quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

"APRENDE É BRINCANDO" Brincadeira de criança como é bom, como é bom.

  


 Porquê o brincar é tão importante para o desenvolvimento infantil?

Fonte: http://www.minutocrianca.com
O brincar é algo que faz parte da vida das crianças, porém não é apenas entretenimento como muitos pensam, o brincar é de grande importância para o desenvolvimento da criança.

 Ao brincar a criança pode estimular a socialização, linguagem, coordenação motora fina e grossa, percepção, criatividade, aprendizagem dos papeis sociais, desenvolve autonomia, memória e organiza sentimentos e emoções.


Ao brincar as crianças se imaginam sendo outras pessoas, outros personagens, e assim elas vão criando recursos internos para enfrentar o mundo já que não compreendem ainda a complexidade das relações.


Quando estão brincando as crianças podem exercitar os papeis sociais e lidar com as próprias dificuldades e conflitos, encontrando soluções de acordo com sua faixa etária, o que irá possibilitar explorar, reviver e elaborações situações que para ela naquele momento são difíceis e causam sofrimento negativos e ansiedade.


As brincadeiras vão variar de acordo com a faixa etária da criança porque vão de encontro a fase do desenvolvimento que estão.

Até os 2 anos de idade as crianças estão explorando o mundo, é uma fase onde o desenvolvimento motor e da autonomia estão em alta.  Por isso nesse momento do desenvolvimento brinquedos que explorem a percepção visual e auditivas são adequados. 

Os pais podem brincar com os filhos de esconder rosto e objetos, isto irá auxiliar a criança a elaborar o a espera pela realização dos desejos e a ausência dos pais.


Dos 2 aos 4 anos o brincar adquiri funções mais especificas, aqui a criança irá vivenciar através do brincar a sua vida, seus conflitos e suas necessidades. Por isso tendem a brincar de papeis sociais.

 Além disso também bolas, muitos blocos de brinquedos para equilibrar um em cima do outro, casa de bonecas, massinha de modelar, instrumentos musicais e quebra cabeça simples.

Dos 4 aos 6 anos a criança começa a se interessar por jogos com regras onde é possível através do ganhar e perder trabalhar a frustração, aspecto de grande importância para o desenvolvimento emocional.

Os brinquedos aqui têm a função de auxiliar a criança a entrar no mundo da fantasia, como por exemplo, caixa registradora, postos de gasolina, meios de transporte, instrumentos musicais, jogos e lápis de cor.

Dos 8 aos 10 anos é uma fase onde a criança gosta de jogos comunitários como por exemplo, pega-pega, esconde-esconde, futebol, vôlei, queimada. É uma fase onde jogos de tabuleiro e quebra-cabeças TAMBÉM  são bem-vindos.

E os jogos eletrônicos? Aqui o bom senso por parte dos pais deve sempre existir. Os pais devem ficar atentos quanto ao conteúdo dos jogos. 

Quando usado com moderação podem auxiliar a criança a desenvolver habilidades cognitivas e uma oportunidade de trabalharem com seus desejos, tomadas de decisões, estratégias e frustraçõesQuando usado em exagero os jogos eletrônicos podem tirar a criança do convívio social e familiar, e assim prejudicar o seu desenvolvimento.


Independente da faixa etária tanto a brincadeira em grupo como a individual tem o seu valor. Ao brincar com o grupo a criança irá aprender a dividir ideias e brinquedos, negociar papeis e vontades.

 E assim irá treinar a convivência social e vivenciar os conflitos que podem existir na convivência com outras pessoas e buscar soluções para resolve-los. Ao brincar sozinha a criança poderá exercitar a persistência, vontade de não desistir, de refazer quando algo não saiu como planejado, além de tentar elaborar conflitos ao brincar bonecos.


Tanto a brincadeira em grupo como a individual devem ter espaço na vida da criança, porém os pais devem ficar atentos quando a criança só quer brincar sozinha, isso pode sinalizar alguma dificuldade e os pais devem auxilia-la ou buscar auxilio de um profissional.
E qual a importância do contar histórias para as crianças?

As histórias vão auxiliar as crianças a elaborarem os sentimentos que são comuns na primeira infância, como por exemplo, medo de rejeição e abandono, frustrações, carinho, dor, curiosidade, amor, diferenças, entre outros. Ao ouvirem a história da Cinderela é possível trabalhar o sentimento de rejeição, João e Maria o sentimento de abandono pela ausência dos pais, Branca de Neve a ingenuidade, e a insegurança através da história do Peter Pan

Quando estão ouvindo as histórias as crianças vivenciam através da imaginação os conflitos dessa história, o que irá auxilia-la a resolver seus próprios conflitos. Além de permitir que a criança entre em contato com diferentes modos de ver entender o mundo. Por meio das histórias podemos proporcionar a criança a experiência de viver o imaginário, além de enriquecer as experiências infantis, de estimular a linguagempensamento hipotético e ampliar o vocabulário.

 Ao brincar e contar histórias para os filhos os pais estarão fortalecendo o vínculo familiar, proporcionando situações onde é possível lidar com regras, limites, frustrações e as próprias emoções.

 E assim estarão contribuindo para a construção de um adulto mais flexível, capaz de agir com autonomia segurança na busca de seus objetivos, alguém mais preparado emocionalmente para lidar com os conflitos que irão surgir ao longo da vida. E tudo isso é possível através de algo tão gostoso e prazeroso como o brincar.


terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

COVIDE 19 MATA. CUIDE-SE DE VOCÊ E DE QUEM VOCÊ AMA.


 Obs. A pandemia não acabou, mas a população perdeu o respeito por se e pelo próximo, não respeitando as regras de conduta, as regras a seguir e por isso a pandemia se alastra cada vez mais. 

Se nesse, desespero de estar perto uma das outras existisse realmente o amor, manteriam a distancia, por que o amor falariam mais alto.

 Mas o desrespeito, falta de educação e o amor próprio para consigo e o próximo e principalmente aos familiares ESTÁ FALANDO MAIS ALTO. INFELIZMENTE.

" É preciso a certeza de que tudo vai mudar" SIM TUDO VAI DAR CERTO

É preciso a certeza de que tudo vai mudar;

É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós:
onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão.
O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração;
Pois a vida está nos olhos de quem sabe ver ...
Se não houve frutos, valeu a beleza das flores.
Se não houve flores, valeu a sombra das folhas.
Se não houve folhas, valeu a intenção da semente.

Tudo tem seu lado bom, tudo vale a pena e é um aprendizado constante."

Sabe, a Fé?

 


Sabe, a fé? 

É ela quem nos carrega nos braços quando as coisas estão difíceis,  quando os problemas parecem estar insuportáveis,  e quando tudo dói.  


Mesmo sem força,  mesmo sem esperança,  em seus momentos mais difíceis,  mesmo sem conseguir fazer uma prece, eleva teus pensamentos,  se apresenta a Deus,  deixa tua fé te guiar. É ela que nos carrega nos braços até nosso Pai.

 Deixa tua fé gritar tuas dores.  Depois o alívio chega. Ela é o bálsamo nas feridas. Só não se entrega, não perde as esperanças, não duvida de que tudo passa. 

Nem duvida da tua vitória.  É pela fé que vemos os milagres, um a um. É por ela que vencemos cada dia. E é com ela que vivemos as alegrias vindas de Deus.

Eu vejo flores brotarem por entre as frestas das tuas dores. Vejo você evoluir, apesar delas. Vejo sua bondade, sua luz. Você verá também. 

 Só entende uma coisa, nada, absolutamente nada é maior que o poder de Deus.  É a Ele que devemos recorrer. Todo o resto, apenas passa. 

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

ALMA GÊMEA DIZ: SENTA QUE LÁ VEM HISTORIA:

 Minha cidade é especial! 





        
 Dona Luísa, mãe de Luna, estava no facebook e chamou a filha:   - Venha ver estas fotos que Antônia postou! Luna se apressou – adorava fotos! Eram fotos da cidade em que a prima morava, realmente lindas! Era inverno e as ruas e praças estavam cobertas de neve. Havia um enorme parque temático perto da cidade e Antonia tinha ido andar de esqui, de trenó. Tudo era tão lindo e diferente!         - Odeio minha cidade! – reclamou Luna. Não tem neve, não tem parque, não tem nada pra fazer! É uma cidade feia e sem graça!         A mãe apenas ouviu, não disse nada.         Alguns dias depois de uma conversa da mãe com a professora de Luna, a menina tinha como tarefa da escola um trabalho com o tema: Minha cidade – aspectos positivos e negativos. - Nem sei como começar! – protestou Luna.
         - Converse com algumas pessoas, sugeriu a mãe.
         - Vou começar por você, mãe!

         - Não, eu serei a última entrevistada, sorriu dona Luísa.   Como sabia que não adiantava reclamar, Luna começou as entrevistas. Falou primeiro com a avó Ângela, que contou como a cidade era antigamente e como mudou ao longo dos anos: novos prédios, novas escolas, praças modificadas, além de muitas lembranças... A avó falou do local onde conheceu o avô de Luna, a Igreja onde casaram, o hospital onde nasceu dona Luísa, a escola onde ela, como professora, viu muitas crianças crescerem, até se tornarem pais e mães, de outras crianças, que agora frequentam a mesma escola... Ela até deu algumas dicas de lugares para Luna fotografar.         No outro dia, Luna foi conversar com seu tio Carlos, que contou que adora a cidade em que mora, pois tem muitos amigos; que eles se encontram pra jogar futebol e estudar no Centro Espírita que ele frequenta há muitos anos.  Luna também entrevistou o pai, e seu Juarez falou da poluição, das pessoas que jogam lixo nas ruas e nos rios, daqueles que não cuidam da calçadas em frente às suas casas. Quando ele parecia desanimado, seu olhar mudou, e ele falou que cabe a cada um DE NÓS fazer a sua parte para cuidar com responsabilidade do lugar em que viveMOS. Depois da conversa, Luna ficou pensando como poderia fazer a parte dela para que a cidade fosse limpa e boa de viver.         A prima Clara contou à Luna que estava feliz, porque estava estudando Veterinária, curso conquistado pela Universidade local há poucos anos. Falou das oportunidades de estudo e trabalho, e das indústrias. Luna ouviu atentamente e anotou tudo.         Ao retornar da casa de Clara, Luna observou que havia buracos nas ruas e poucas árvores. Minha cidade não é perfeita, pensou.         Ao ouvir a mãe, Luna entendeu que, embora a cidade tivesse alguns aspectos negativos, é o local que, provavelmente, DEUS escolheu PARA ELA MORAR  aprender e evoluir.         Luna pesquisou na Internet a história da cidade, os pontos turísticos e acrescentou fotos aos relatos: prédios, árvores, praças, famílias, estudantes, tornando o trabalho escolar um sucesso!         Mas o mais importante é que Luna compreendeu que a cidade que escolhemos para viver é especial e importante para o progresso individual e coletivo. E que, embora possa não ter parques temáticos e outras coisas que gostaríamos, é o lugar adequado a cada um. Afinal, é onde escolhemos viver e progredir material e espiritualmente, através do convívio com outras pessoas e dos desafios diários.   
Claudia Schmidt

HISTORIA A FORÇA DO SOL + CONTE ESTA HISTORIA PARA SEU FILHOS! ! !

 A FORÇA DO SOL




   Carlinhos, menino bom e prestativo, gostava de ajudar as pessoas.
         Uma coisa, porém, Carlinhos não suportava: ver gente discutindo ou brigando.
         Logo ficava nervoso e entrava no meio da discussão, querendo apartar a briga. Isso acontecia em qualquer lugar em que estivesse: em sua casa, na escola ou na rua.
         Em casa, quando seus pais começavam a discutir por problemas domésticos, Carlinhos colocava-se no meio deles, querendo resolver a parada.
         Na escola, muitas vezes seus colegas se desentendiam jogando futebol ou por qualquer outro motivo, e partiam para a briga aos empurrões, socos e pontapés. Carlinhos corria tentando separá-los e acabava no meio da briga.
         Chegava em casa desanimado, cansado, todo sujo e, não raro, machucado.
         A mãe, que o conhecia bem, já sabia o que tinha acontecido, e aconselhava-o com amor:
         — Meu filho, não faça mais isso. Qualquer dia você pode se machucar seriamente tentando apartar uma briga. Tenha mais cuidado! Chame um adulto, o professor responsável pela turma.
         Mas qual! Carlinhos prometia não interferir mais em discussões, porém quando uma briga começava, lá estava ele de novo no meio.
         Certo dia, em que ele tinha chegado com um olho vermelho e a testa sangrando, a mãe aflita perguntou-lhe:         — O que aconteceu desta vez, meu filho? Veja seu estado! Você está todo sujo, o uniforme rasgado, e está machucado! Andou brigando de novo?
         — Claro que não, mamãe! Ao contrário. Tentava separar dois amigos meus que se desentenderam jogando bola.
         A mãe o envolveu num abraço e disse, com amor:
         — Depois conversaremos. Agora vá tomar um banho.
         Quando o menino saiu do banho, já com aspecto melhor, ela fez um curativo na testa dele e chamou-o para almoçar. O pai, que chegara naquele momento, olhou para o filho, sério, respirou fundo e ia ralhar com ele, mas resolveu manter-se calado.
         Os dois irmãos menores olhavam para Carlinhos e riam. Todos sabiam o que tinha acontecido. Não era a primeira vez que ele chegava machucado em casa.
         — Parem de rir, vocês dois. Isso não é brincadeira.

 Carlinhos, meu filho, almoce e depois farei uma compressa em seu olho para evitar que fique roxo.

         Após a refeição, enquanto colocava a compressa sobre o olho de Carlinhos, a mãe conversava com ele dizendo:
         —  FILHO,Mantenha distância quando perceber que uma briga está prestes a começar, meu filho.
         — Mas, mamãe! Quero evitar que meus amigos briguem! Não suporto vê-los de cara virada um com o outro, com raiva.
         — Eu sei que sua intenção é boa, Carlinhos. Para fazer isso, porém, é preciso manter certa distância da briga e, especialmente, agir com tranquilidade, delicadeza, equilíbrio e muito amor.
         — Como assim, mamãe? O que é equilíbrio?
         — É quando nós ,NOS mantemos controlados e imparciais no meio de uma situação, isto é, sem pender para um lado ou para o outro, guardando os melhores sentimentos. Entendeu? — Mais ou menos. 
mas a mãe vendo que ele não entendeu
         A mãe procurou em torno algo que pudesse servir-lhe de exemplo. De repente, olhou pela janela e viu o sol brilhando lá fora.
         Levou o garoto até o jardim e perguntou:
         — Carlinhos, sem contar Deus, que é nosso Pai e Criador do Universo, o que existe de maior e mais poderoso neste mundo em que vivemos?
         O menino pensou um pouco e depois respondeu, olhando para o alto: e falou todo euforico        — O Sol, mamãe. Estudei na escola que o Sol é uma estrela muitas vezes maior que o nosso planeta Terra. Ele nos dá luz, calor e condições de viver. A professora, ela explicou que o Criador fez tudo tão bem feito que, se o Sol estivesse um pouco mais distante da Terra, morreríamos congelados por falta de calor; se estivesse um pouco mais próximo, morreríamos queimados!         — Isso mesmo, Carlinhos. E não só nós, seres humanos, mas todos os seres viventes, animais e plantas. Então o Sol é poderoso e está bem distante da Terra, não é? No entanto, indispensável à vida, seus raios chegam até nós com delicadeza, sem nos machucar ou ferir; penetram os lugares mais escondidos e profundos, com suavidade, levando luz e calor.         O garoto pensou um pouco e disse:
         — Entendi aonde a senhora quer chegar, mamãe. Quer dizer que para ajudar não precisamos entrar na briga, não é?
         — Exatamente, meu filho. Veja! Você tem apenas oito anos, mas é bem maior que os garotos da sua idade. Então, o que acontece? Se os meninos forem menores, você pode machucá-los com sua força. Se forem maiores, você acaba machucado.     — É verdade, mamãe. Então, o que posso fazer?
         — Na hora do perigo, pense em Deus pedindo que a paz e o entendimento se estabeleçam. Depois, se puder ajudar, faça-o, mas sem entrar na briga.
         A partir desse dia, ao ver os garotos discutindo, Carlinhos fazia uma rápida oração e depois dizia sereno:    — Calma, pessoal. Vamos tentar resolver esse problema em paz, está bem? O que está acontecendo? Posso ajudar? Ouvindo-lhe a voz tranquila, os amigos paravam de discutir, acalmavam-se os ânimos, e logo estavam brincando de novo, felizes por estarem juntos e em paz.         Não há o que não se possa resolver, quando existem boa vontade e paz no coração.   Tia Célia
Célia Xavier Camargo 
FIM.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

AROMATERAPIA = UMA DELICIA DE TRABALHO. O PERFUME ESTÁ NO AR!!!

 


AROMATERAPIA -  é uma técnica natural que utiliza o aroma e as partículas liberadas por diferentes óleos essenciais para estimular diferentes partes do cérebro, ajudando a:

  • Aliviar os sintomas de ansiedade, insônia, depressão, asma ou resfriado;
  • Promover o bem-estar;
  • Fortalecer as defesas do corpo.

Apesar de serem usados produtos naturais, é importante que a aromaterapia seja orientada por um naturopata ou outro profissional especializado, para saber qual o melhor óleo essencial a utilizar em cada caso.

Para que serve cada óleo essencial

Alguns dos óleos essenciais mais utilizados na aromaterapia são:

Óleo essencial

Para que serve

Alecrim

Cansaço mental, falta de memória, dificuldade de concentração, dor de cabeça, enxaqueca, dores musculares e dores articulares.

Lavanda

Excesso de estresse, dor de cabeça, resfriados, insônia e problemas respiratórios.

Canela

Cansaço físico ou mental, tonturas, irritabilidade, dor de cabeça, falta de concentração, cólicas menstruais e dificuldade em relaxar.

Jasmim

Diminuição da líbido, problemas respiratórios, excesso de estresse, depressão e tensão muscular.

Bergamota

Excesso de estresse, depressão, ansiedade, infecções da pele, má digestão.

Camomila

Excesso de estresse, tensão muscular, depressão e inflamação do sistema urinário.

Eucalipto

Problemas respiratórios, dor de cabeça, enxaqueca, dores musculares, febre e tensão muscular.

Limão

Falta de concentração, ansiedade, excesso de estresse, falta de energia, sistema imune enfraquecido, dor de cabeça, má digestão e febre.

Sândalo

Dor no peito, excesso de estresse, tensão muscular, diminuição da líbido.

Ilangue-ilangue

Ansiedade, excesso de estresse, dor de cabeça, náuseas, pressão alta, problemas intestinais ou redução no crescimento de pêlos.

Estes óleo essenciais podem ser utilizados separados ou ao mesmo tempo para aliviar vários problemas ao mesmo tempo. Porém, as misturas devem ser indicadas pelo naturopata, já que devem ser usados em fórmulas específicas.

Veja ainda os óleos de aromaterapia mais indicados para tratar ansiedade e para emagrecer.

Como usar os óleos

A principal e mais benéfica forma de utilizar os óleos essenciais é a inalação, no entanto, eles podem ser usados de outras formas diferentes, adequando-se ao problema a tratar ou ao estilo de vida de cada pessoa:

1. Inalação

A inalação é a forma mais completa de obter os efeitos e benefícios dos óleos essenciais, pois permite que as moléculas consigam chegar facilmente no sistema límbico do cérebro, criando alterações no funcionamento do corpo, que o tornam capaz de se curar.

Para fazer as inalações deve-se iniciar com inalações leves e depois ir aumentando o número de inalações e a intensidade, como indicado:

  • Inalações curtas: 3 a 7 respirações seguidas, várias vezes ao dia;
  • Inalações médias: 10 a 15 respirações seguidas, várias vezes ao dia;
  • Inalações longas: 10 a 15 minutos de respirações seguidas, 2 a 3 vezes ao dia.

Para fazer as inalações corretamente deve-se respirar o óleo diretamente do frasco, inspirando profundamente e depois segurando o ar por 2 a 3 segundos, antes de expirar.

O ideal é que sempre se utilizem óleos essenciais biológicos certificados, para evitar inalar pesticidas e outros químicos que podem acabar intoxicando o organismo.

2. Aromatizador

Neste caso, adicionam-se 2 ou 3 gotas, do óleo escolhido, no interior de um aparelho com água que cria uma nuvem de fumaça que libera o aroma por todo o cômodo.

Uma solução mais econômica ao uso do aromatizador consiste em colocar as gotas numa xícara com água fervente, por exemplo, pois à medida que a água vai evaporando, o aroma é liberado para o ar.

3. Evaporização

 

 

 

 

 

 

 

A evaporização consiste em aplicar algumas gotas em bolas de algodão, compressas ou num pano limpo, permitindo que o óleo vá evaporando e liberando o seu aroma.

Esta é uma ótima forma de regular a intensidade do aroma, pois quando mais perto se estiver do pano, mais intenso será o cheiro. Esta também é uma boa técnica para usar no trabalho, pois o algodão, ou o pano, podem ser colocados numa xicara em cima da mesa.


4. Sprays

O spray ajuda a espalhar o aroma por todos os locais que se deseja, para isso basta adicionar algumas gotas do óleo essencial no depósito do spray e preencher com água. Antes de usar o spray deve-se abanar a embalagem para voltar a misturar o óleo, evitando pulverizar apenas água para o ar.

 

Esta é uma ótima forma de purificar o ambiente de um cômodo da casa ou até para utilizar no quarto de alguém que está recuperando de uma doença, por exemplo.

5. Vaporização

Esta técnica deve ser usada especialmente para tratar problemas respiratórios ou resfriados, pois além de liberar o aroma diretamente para o sistema respiratório, permite a inalação de vapor de água que hidrata e relaxa as vias respiratórias.

Para fazer a vaporização, deve-se colocar água fervente numa bacia e depois adicionar algumas gotas na água. Por fim, deve-se respirar a fumaça liberada e, se possível, cobrindo a cabeça com uma toalha para concentrar o vapor de água. No entanto, a vaporização não deve ser usada em crianças com menos de 7 anos.


6. Massagem

A massagem é a forma perfeita para aplicar os óleos essenciais diretamente na pele, de forma a tratar dores musculares, infecções, problemas de pele ou dores articulares. Para isso, basta misturar algumas gotas do óleo essencial pretendido num óleo vegetal, como o óleo de arroz, de sésamo ou coco, por exemplo.

Idealmente, no óleo de massagem apenas se deve misturar 1, 3 ou 5 óleos essenciais, para garantir que não surge alteração das moléculas e consigam ser absorvidas pela pele.

7. Banhos

Os banhos misturam os benefícios da vaporização, pois permitem a inalação do vapor de água e do aroma, e os benefícios da massagem, uma vez que permitem o contato da pele com o óleo. Assim, podem ser usados em quase todos os casos.

Para fazer um banho de aromaterapia deve-se encher a banheira com um pouco de água morna e depois adicionar gotas do óleo até obter o aroma pretendido

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Hábitos saudáveis:QUARTA E QUINTA

DR. RESPONDE Hábitos saudáveis: o guia para construir os seus com a família EM ATUALIZADO EM 16/03/2023 QUAIS SÃO OS HÁBITOS  Certamente, há...