quinta-feira, 11 de julho de 2019

COMO É QUE TÁ TEU CORAÇÃO, AÍ AGORA?


POR QUE AMAR É TÃO DIFÍCIL?


Afinal, por que um verbo que traduz um sentimento tão bom, é tão complicado?


Durante uma data em que as pessoas costumam festejar, explodir felicidades e compartilhar alegria, me encontrei tão antagônica a tudo isso, que comecei a refletir sobre o sentimento universal que move esse tipo de celebração: o amor.
Parece que quando gostamos de alguém e esse sentimento não é correspondido, nosso mundo desaba. No entanto, acabei me dando conta de algo mais difícil ainda do que isso: o amor correspondido. Por mais que seja um sentimento bom, quando verdadeiro, vem permeado de muitas dificuldades também. São duas pessoas diferentes, que viveram suas vidas até então da forma que consideravam mais conveniente para si mesmas e que, de repente, se deparam com a missão de não agradarem apenas a si próprias, mas a um outro também.
Quem ama e não é correspondido sente uma dor irreperável, eu concordo. No entanto, quem ama e é correspondido também sofre, pois construir uma história com alguém todos os dias exige muito comprometimento e compreensão. E por mais que esse sofrimento seja de certa forma mais ameno, suas doses homeopáticas podem ser muito torturantes.
Hoje considero amar mais difícil do que desamar, pois implica em aceitar, compreender, duvidar, questionar, superar e, muitas vezes, saber esperar. Relacionar-se com alguém ainda me parece um dos grandes mistérios da vida. Nunca sabemos se vai dar certo, mas não queremos perder as esperanças. Nunca brigamos achando que não haverá um amanhã, mas ficamos cansados de tantos desentendimentos. Nunca damos um beijo pensando que será o último, mas sempre guardamos um pouquinho de insegurança.
Afinal, amar é tão difícil porque te retira da sua zona de conforto. Não há mais espaço apenas para o "eu", que agora está acoplado em um grande " nós", te obrigando a lidar com os medos, angústias, receios, alegrias e sonhos de outra pessoa também. E, de certa forma, por mais que seja uma delícia, em alguns momentos pode ser assustador pensar que ao mesmo tempo em que você é um pilar essencial para o outro, também necessita de um apoio que é sim incontrolável, pois ninguém é capaz de segurar um amor.
Como já diziam, o amor é eterno enquanto dura. Hoje ele pode estar aqui e isso é maravilhoso. O amanhã é um enigma que vale a pena ser desvendado se houver coragem o suficiente para deixar seu coração na mão do outro, mesmo sabendo que ele pode ser partido a qualquer momento.


FONTE:obvious: http://lounge.obviousmag.org/recanto_da_desconstrucao/2015/01/por-que-amar-e-tao-dificil.html#ixzz5tMboXW8r 
Follow us: @obvious on Twitter | obviousmagazine on Facebook

terça-feira, 9 de julho de 2019

ALEITAMENTO MATERNO

Fonte http://www.saude.mg.gov.br/aleitamentomaterno

aleitamento materno é a alimentação ideal para todo bebê. Devido a sua composição de nutrientes, é considerado um alimento completo para garantir o crescimento e desenvolvimento saudável da criança durante os primeiros dois anos de vida ou mais, além de ser um alimento de fácil e rápida digestão, completamente aproveitado pelo organismo infantil. Por meio dele, o bebê recebe o aporte necessário para um bom desenvolvimento, sendo uma prática saudável tanto para mãe quanto para o filho. Além disso, protege contra infecções, doenças respiratórias, doenças crônicas não transmissíveis e má-formação da arcada dentária; sendo também uma estratégia na prevenção da obesidade infantil e certas patologias. A alimentação favorece também o vínculo mãe-filho e facilita o desenvolvimento emocional, cognitivo e sistema nervoso.
Ao analisar-se a composição do leite humano, distingue-se o colostro, o leite de transição e o leite maduro. Confira as principais diferenças entre eles:
  • colostro é produzido nos cinco primeiros dias pós-parto, e é muito rico em proteínas, vitaminas, sais minerais, macrófagos (que conferem proteção ao recém-nascido) e lactose.
  • leite de transição é produzido aproximadamente entre o quinto e o décimo quinto dia após o nascimento. Sua composição altera-se ao longo dos dias, variando das características do colostro às do leite maduro.
  • leite maduro possui maior valor calórico e maior volume. É constituído principalmente de proteínas, carboidratos, lipídios, minerais e vitaminas.
Ministério da Saúde recomenda amamentação exclusiva do nascimento até os seis meses de idade, e a sua continuidade até pelo menos dois anos, junto com uma alimentação adequada e saudável. A partir dos seis meses, as crianças precisam de uma alimentação variada, mas recomenda-se que o aleitamento materno continue sendo oferecido até o segundo ano de vida ou mais. A mãe pode continuar a amamentar até quando ela e a criança desejarem. 
Ouça a nossa playlist no Spotify para uma amamentação tranquila:
É possível doar leite materno?
Sim, é possível. O Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Odete Valadares (MOV) é protagonista na promoção ao aleitamento materno em Minas Gerais. O BLH atende, mensalmente, aproximadamente 1.400 pacientes, entre gestantes, mães em aleitamento materno e seus bebês; além de realizar visitas domiciliares para coleta de leite humano e promover grupos de mães. Consegue captar, por mês, em torno de 250 a 300 litros de leite humano, além de atender prematuros da própria maternidade e de outros hospitais conveniados.
» Clique aqui e confira a lista completa de bancos de leite e postos de coleta em Minas Gerais. (atualizado em 07/06/2019)
Qual o passo a passo para doar o leite?
Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano; basta estar em boas condições de saúde e não tomar medicamento que interfira na amamentação e na doação. Assim, é necessário que ela procure um Posto de Coleta de Leite Humano/Banco de Leite Humano na região de sua residência.
A equipe do serviço de saúde verificará por meio de exames físicos e laboratoriais se a lactante está apta à doação, e ela também será orientada quanto à forma e os cuidados necessários na extração do leite, armazenamento e transporte.
Segue abaixo o passo a passo:
  1. Use potes de vidro com tampa plástica.
  2. Ferva os potes e as tampas por 15 minutos e deixe que sequem sobre um pano limpo (conte 15 minutos após a fervura). Utilize-o quando estiver seco.
  3. Em casa, procure tirar o leite em um lugar limpo e tranquilo.
  4. Use uma touca ou um lenço na cabeça, coloque uma máscara ou amarre uma fralda sobre o nariz e a boca.
  5. Lave as mãos e os braços até o cotovelo com bastante água e sabão.
  6. Lave as mamas apenas com água.
  7. Seque as mamas e as mãos com um pano limpo.
  8. Massageie os seios com a ponta dos dedos, com movimentos circulares. Despreze os primeiros jatos ou gotas e inicie a coleta no frasco.
  9. Encha o pote até faltarem dois dedos para completá-lo e, caso seja necessário, recomece uma nova coleta em outro pote higienizado.
  10. Identifique o pote com seu nome e a data em que retirou o leite pela primeira vez. Para completar um pote que já está no congelador, faça a coleta em um copo de vidro e depois despeje no pote.
  11. O leite pode ficar até 15 dias no congelador ou no freezer.
  12. A coleta do leite deverá ser acordada com o BLH ou PCLH.

segunda-feira, 8 de julho de 2019

Dieta Mental


Dieta Mental
Em tese, todas as manifestações
mórbidas se reduzem a desequilíbrio,
desequilíbrio esse cuja causa repousa
no mundo mental.
Emmanuel 36

As células do nosso organismo se alimentam do mesmo teor dos
nossos pensamentos. Tudo o que se passa na mente se passa no corpo.
Você não é apenas o que come, é também o que pensa.

Basta constatar como as lembranças tristes e amargas nos trazem
sensações físicas desagradáveis.

 O corpo sente o que a mente pensa
constantemente.
Selecione seus pensamentos tanto quanto você seleciona os alimentos que leva a boca.

 Os bons pensamentos geram boas sensações
corporais, e isto quer dizer que o corpo aprovou nosso modo de
pensar.
A sensação corporal é um excelente termômetro para medir a
qualidade do nosso pensar.

 Jogue, imediatamente, fora todo e qualquer
pensamento que lhe traga sensações físicas desagradáveis como aperto
no peito, no na garganta, tensão muscular, dor de cabeça.

Combata, principalmente, os pensamentos de medo, pois saiba
que a doença somente terá o poder que você atribuir a ela. Você é maior
do que a doença e ela não é sua inimiga. Pare de pensar em doença como castigo.

 Doença é auxí1io, é o bem disfarçado de mal.
Conscientes disso, milhares de pessoas passaram a viver muito
melhor depois que adoeceram, porque fizeram transformações positivas
em suas vidas.

Procure pensar naquilo que você deseja que aconteça em seu caminho.
Por equivoco, geralmente dirigimos o nosso pensamento para as
coisas que não desejamos em nossa vida, quando deveria ocorrer o contrário.

Pense naquilo que você quer, e não no que você não quer. Se
quiser se curar, pense na saúde e não na enfermidade.

O Mestre Jesus nos deu uma grande chave para abrir as portas da
cura ao afirmar que os olhos são como uma luz para o corpo:

 “Se os 36 Vinha de Luz, psicografia de Francisco Cândido Xavier, FEB.
47
teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz. Se, porém, teus olhos
forem maus, o teu corpo será tenebroso.”37

A cura depende da maneira como se olha vida. Um bom olhar,
aquele capaz de trazer luz ao corpo significa um olhar de positividade
de fé, de alegria, de total confiança de que o bem em nossa mente faz
entrar o bem em nossa vida.
Se quiser se curar, pense na saúde
e não na enfermidade.

REGRAS DE ETIQUETA???

Afinal, o que são regras 

de etiqueta?

As regras de etiqueta podem ser entendidas como um conjunto de princípios ou normas que denotam boa educação e bom comportamento. Estas regras definem boas maneiras e bons costumes, tornando a vida cotidiana mais harmoniosa e servindo como um indicador de civilidade. 
O aprendizado, entendimento e aplicação dos princípios definidos pela etiqueta colabora fortemente no desenvolvimento e crescimento pessoal do indivíduo.
Fonte:https://www.dicasdeetiqueta.com.br

Boas maneiras: Atitudes adequadas para convivência social


As boas maneiras, também chamada de bons modos, são sub itens da etiqueta e definem as atitudes ou gestos adequados para convivência social harmônica e respeitosa.
A interação com outras pessoas faz parte de nosso cotidiano e a maneira como vamos lidar com isso influencia diretamente como os outros lhe veem e lhe tratam, por isso as boas maneiras são tão importantes.

Você tem boas maneiras?

Essa é uma pergunta que você precisa fazer a si mesmo. Comece a notar seu comportamento com as outras pessoas. Você acha que é cordial e respeitoso? Identifique pontos que você acha que precisa melhorar e anote para que você consiga acompanhar seu progresso e estar em constante melhoria.

Exemplos de boas maneiras:

Em nosso cotidiano, há várias ocasiões em que podemos por em prática as boas maneiras. São atitudes simples que realmente fazem a diferença no dia-a-dia:
  • Diga por favor: Quando pedir ou precisar de algo, seu pedido deve ser gentil e sempre vir acompanhado de um “por favor”. Dessa maneira, você estabelece uma relação respeitosa. Você demonstra que o tempo da pessoa é valioso.

  • Diga obrigado: Sempre quando receber algo, agradeça dizendo “obrigado”. Agradecer o caixa do supermercado é um bom exemplo e que muitas pessoas esquecem de fazer ou simplesmente não dão valor.

  • Peça desculpas: Caso você atrapalhe alguém, mesmo que seja sem querer, ou caso você esbarre em alguém, peça desculpas imediatamente. Isto manterá um ambiente saudável e sem conflitos.

  • Segure a porta: Caso alguém vá utilizar a mesma porta que você, você pode segurar a porta para que a pessoa possa passar primeiro. Lembrando que não são só os homens que podem fazer este gesto. É uma questão de respeito, não de gênero.

  • Peça licença: Caso queira interromper alguém por um assunto importante, a maneira mais educada de fazer é pedir “com licença” e, caso seja lhe dado permissão, só então falar sobre o assunto pretendido.

  • Cumprimente as pessoas: Ao chegar em um local, cumprimente as pessoas. Desta maneira você demonstra que a presença da pessoa é importante para você.

  • Fale de forma educada: Procure manter um tom de voz adequado para o ambiente que você está, não fale alto ou baixo demais e não interrompa as pessoas enquanto estiverem falando, ouça o que a pessoa tem a dizer e aguarde sua vez de falar.

  • Identifique-se no telefone: Caso você ligue para alguém, é a sua obrigação se identificar primeiro. Não ligue para alguém e pergunte quem está falando, primeiro se identifique e depois peça para falar com a pessoa pretendida.

Educação vem de berço

Esta máxima nunca foi tão verdadeira. As boas maneiras precisam ser passadas para as crianças desde cedo. É o papel dos pais ensinar as crianças e dar a devida importância para o modo como devemos lidar com outras pessoas. Uma criança que cresce vendo gentilezas e atitudes respeitosas vai crescer e dar valor a estes gestos também em sua vida adulta.

Influência das boas maneiras

As boas maneiras impactam diretamente na forma como as outras pessoas lhe veem ou lhe tratam. Se você for educado, as pessoas vão lhe ver como alguém maduro e responsável, vão respeitar suas opiniões e lhe ouvir mais. Caso contrário, as pessoas lhe verão como alguém egoísta, que só pensa em si mesmo e pensarão duas vezes antes de acatar sua opinião.
Em sua vida social, se você for mais educado, atrairá pessoas mais gentis e educadas para seu círculo de amizades. Em outras palavras: Gentileza atrai gentileza. Ao fazer bem para os outros, os outros também farão o bem para você.
As boas maneiras, também chamada de bons modos, são subitens da etiqueta e definem as atitudes ou gestos adequados para convivência social harmônica e respeitosa.
A interação com outras pessoas faz parte de nosso cotidiano e a maneira como vamos lidar com isso influencia diretamente como os outros lhe veem e lhe tratam, por isso as boas maneiras são tão importantes.

Você tem boas maneiras?

Essa é uma pergunta que você precisa fazer a si mesmo. Comece a notar seu comportamento com as outras pessoas. Você acha que é cordial e respeitoso? Identifique pontos que você acha que precisa melhorar e anote para que você consiga acompanhar seu progresso e estar em constante melhoriaS.
SER EDUCADO NÃO É SER CAPACHO É DEIXAR A SUA LUZ BRILHAR GRADATIVAMENTE COM SUAVIDADE E GENEROSIDADE.

domingo, 7 de julho de 2019

Dengue, Zika e Chikungunya: saiba como prevenir


Dengue, Zika e Chikungunya: saiba como prevenir

A dengue, a zika e a chikungunya são três doenças que circulam no Brasil transmitidas pelo mesmo vetor: o mosquito aedes aegypti. Todas elas têm as mesmas características sintomáticas: febre alta, dor no fundo dos olhos, vermelhidão na pele, coceira e distúrbios gástricos.
O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Antônio Nardi, indica que após os primeiros sintomas o paciente deve buscar uma unidade de saúde para orientações. “Se o paciente começar a ter qualquer um desses sintomas, ele primeiro deve evitar o uso de medicação sem indicação médica, principalmente para baixar a febre, reforçar o consumo de líquidos e procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS). Caso seja durante o final de semana, ele deve procurar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas)”, disse o secretário.
A automedicação pode ser perigosa, principalmente em casos de dengue. Medicamentos compostos por ácido acetilsalicílico podem agravar a doença. “Não se faz uso de ácido acetilsalicílico no caso dessas doenças. Esse medicamento, amplamente usado pelos brasileiros, pode trazer problemas de disfunção circulatória e levar a quadros hemorrágicos”, explica Nardi. “Quando diagnosticadas e tratadas ainda no início, a dengue, a zika e a chikungunya tem bom prognóstico e geralmente são curadas sem apresentar evoluções mais graves ou sequelas”, disse o secretário.
A melhor forma de prevenir estas doenças é a eliminação do vetor. Como não existem vacinas ou medicamentos que impeçam a contaminação, é necessário diminuir a quantidade de mosquitos que circulam nos ambientes. Para isso, é fundamental eliminar os criadouros do aedes aegypti, que coloca seus ovos em recipientes com água parada. O cuidado para evitar a sua proliferação deve ser feito por todos. Eliminar garrafas, sacos plásticos e pneus velhos que ficam expostos à chuva, além de tampar recipientes que acumulam água como caixas d´agua e piscina, são fundamentais para este controle.
Para chamar a atenção sobre a importância da limpeza para eliminação dos focos do aedes aegypty, o Ministério da Saúde lançou a campanha "Sábado da Faxina - Não dê folga para o mosquito da dengue". A ideia é que toda a população dedique um dia da semana para verificar todos os possíveis focos do mosquito, fazendo uma limpeza geral em sua residência e impedindo a reprodução do aedes. Saiba mais sobre esta campanha na matéria do Blog da Saúde.
Fonte: Gabriela Rocha/ Blog da Saúde

INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...