quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

HORTA CASEIRA

 

A prática da horticultura caseira possibilita o cultivo de diversas espécies. A melhora do bem estar e a redução do stress são importantes vantagens propiciadas pela prática. Os cuidados com a horta geram muito prazer e pode ser considerado terapêutico.
Um pouco de dedicação, um solo adubado, água e luz do sol é tudo que as plantas precisam para produzir alimentos saudáveis. É possível fazer uma horta em qualquer lugar, num canteiro, vaso ou jardineira. Em casas que não dispõem de muito espaço no quintal as hortas podem ser acondicionadas em janelas, desde que recebam luz.

Pode-se elencar algumas vantagens de se ter uma horta caseira, como o acesso a alimentos de qualidade e mais frescos do que os encontrados em mercados e feiras, a diminuição de gastos com alimentos, enfim, a melhoria da alimentação da família.
A horticultura orgânica é a mais indicada para a produção de alimentos saudáveis, nela não é utilizado nenhum tipo de adubos químicos ou agrotóxicos e sim adubos naturais ou húmus, o composto orgânico produzido com os resíduos úmidos da casa.

domingo, 15 de dezembro de 2019

A NOSSA ENERGIA VITAL.

A NOSSA ENERGIA VITAL.

 Essas vibrações não são perceptíveis aos nossos sentidos. De acordo com o filósofo Aristóteles, é parte de um composto substancial que integra, além da nossa essência, o corpo físico, a alma e o espírito de cada um.

Quando a energia vital vibra harmonicamente, prevalece o perfeito estado de graça. Ou seja, não há nenhuma negatividade influenciando ou atrapalhando sua vida. 

Mas quando essa carga emocional se desequilibra, começam a aparecer vários sintomas psicossomáticos que podem causar tristeza, depressão, mal-estar e angústia.

Por que a energia vital se desequilibra?
A energia vital tem sua porta de entrada através da inspiração, percorrendo todo o nosso corpo a nível celular. No ciclo contínuo de inspiração-expiração, a cada segundo recebemos e exalamos energia do universo.

Porém, esse fluxo energético pode ficar bloqueado devido a pensamentos negativos, maus hábitos, alimentação ruim e estresse. Se você está sentindo um aperto no peito sem motivo, não se preocupe! Aprenda como reequilibrar sua energia vital com as dicas abaixo.

Como posso reequilibrar minha energia vital?

DIETA – Procure alimentos frescos que venham da natureza, nada de enlatados ou conservas. As frutas e legumes captam a energia direta da terra, por isso, além de carregarem todos os seus nutrientes, colocam um pouco da mãe natureza em você.



EXERCÍCIOS – É comprovado cientificamente que atividades físicas nos deixam mais felizes e dispostos. As reações químicas mexem com todo nosso corpo e consequentemente com o equilíbrio físico mental. Valorize a saúde e a autoestima!

RESPIRAÇÃO – Como já citamos anteriormente, a respiração é a porta de entrada da energia vital nas nossas vidas. Sempre que passar por alguma situação ruim, tire dez minutos para inspirar e respirar bem forte, e tente focar no que realmente importa e te faz bem.


COMPORTAMENTO – O que fazemos diz , exatamente quem somos. Por isso, se você tem uma vida de vícios, estresse ou trata mal o próximo, com certeza carrega muita negatividade dentro de si. Procure ser mais generoso e tente reequilibrar seus chakras através de terapia holística, como meditação, yoga, reiki etc.

EMOÇÕES – Sabe aquele ditado que diz que energia boa atrai mais?. É exatamente isso! Se está feliz, você irradia luz para o universo e atrai mais positividade para si. O contrário, negatividade. Por isso, estar em equilíbrio com suas emoções é fundamental. Renove-se, se algo não está bom, tenha a coragem de mudar!

NATUREZA – A energia vital pode ser reposta por um banho de sol ou passeio ao ar livre e outras infinitas possibilidades. Use sua imaginação, a atividade fica a seu critério, basta que tenha a natureza envolvida!






SAÚDE DOS PÉS - DICAS


Você sabia que nós temos mais de 70 mil terminações nervosas nos pés e que todos esses pontos estão diretamente ligados à saúde do nosso corpo?

Para se ter uma noção de toda a estrutura que sustenta e equilibra o corpo humano, os pés possuem 26 ossos, 20 músculos, 27 articulações, 114 ligamentos e 70 mil terminações nervosas.

 Só por esses números já dá para perceber a importância que eles têm para o nosso organismo, não é?

No entanto, as funções dos pés vão muito além de dar sustentação, equilíbrio e permitir que nos movimentemos com agilidade e segurança. 

Devido às terminações nervosas interligadas a toda a estrutura corporal, os pés são grandes aliados no tratamento de diversas desordens em nossa saúde.

Quer saber mais sobre o assunto e entender a importância das terminações nervosas nos pés? Veja o artigo que preparamos para você:

TERMINAÇÕES NERVOSAS DOS PÉS E SAÚDE 
Os primeiros a descobrir a ligação dos pés com a saúde e o bom funcionamento do organismo e da mente foram os povos antigos de Índia, China e Mesopotâmia.

Para eles, os pés eram como uma espécie de reflexo do corpo: as terminações nervosas, também conhecidas como “zonas reflexas”, são capazes de estimular o fluxo enérgico por todo o corpo.

Com o passar dos anos, a ciência ocidental e vários estudiosos se interessaram por essas teorias milenares, concluindo que as terminações nervosas dos pés realmente são derivadas dos nervos espinhais e cranianos.

Por estarem diretamente associadas ao bom funcionamento do nosso organismo, quando estimuladas as terminações podem auxiliar no tratamento de diversos problemas de saúde e desordens físicas e mentais.

MAPEAMENTO DOS PÉS - A partir dos estudos que citamos acima, foi possível mapear toda a região dos pés e fazer a correspondência de cada uma com os órgãos do nosso corpo. Foi assim que nasceu a reflexologia podal, terapia que estimula, por meio de pressão e calor, os pontos terminais nervosos dos pés para aliviar dores, curar doenças, tratar disfunções emocionais e  trazer de volta o bom funcionamento ao organismo.    

BENEFÍCIOS DA REFLEXOLOGIA  - Hoje, a reflexologia é um tratamento que pode ser aliado a outros procedimentos ou mesmo ser o único a tratar diversos tipos de problemas de saúde física e mental.

Por meio de massagens, pressiona-se os pontos correspondentes ao órgão que necessita de cuidados. 

Os impulsos elétricos percorrem o sistema nervoso e atingem o cérebro que, por sua vez, envia o estímulo de resposta ao organismo, corrigindo o estado de mau funcionamento do corpo.

É muito comum que as pessoas com problemas emocionais e mentais — como insônia, estresse, síndrome do pânico e ansiedade, por exemplo — procurem o tratamento de reflexologia. 

Afinal, essa terapia não está ligada apenas ao tratamento do corpo físico, mas também dos estados emocionais, promovendo o bem-estar como um todo.

Além disso, a reflexologia podal é muito indicada para o tratamento de quem sofre com  problemas de fibromialgia, espasmos musculares, disfunções de articulações, enxaqueca, problemas digestivos, doenças respiratórias, infecções, sinusite, reumatismo, tendinite, dores musculares e nas costas, e até mesmo auxilia no tratamento de Alzheimer.
Gostou de saber mais sobre a importância das terminações nervosas nos pés? 









INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...