sábado, 18 de março de 2023

O TEMPO " PARA ENTENDERMOS MELHOR A NÓS MESMOS"

 

O TEMPO

 " PARA ENTENDER, MELHOR A NÓS MESMOS, LEIA."

Caminho, Verdade e Vida — Emmanuel


1


O Tempo

“Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz.” — Paulo. (ROMANOS, 14.6)


1 A maioria dos homens não percebe ainda os valores infinitos do tempo.

2 Existem efetivamente os que abusam dessa concessão divina. Julgam que a riqueza dos benefícios lhes é devida por Deus.

3 Seria justo, entretanto, interrogá-los quanto ao motivo de semelhante presunção.

4 Constituindo a Criação Universal patrimônio comum, é razoável que todos gozem as possibilidades da vida; contudo, de modo geral, a criatura não medita na harmonia das circunstâncias que se ajustam na Terra, em favor de seu aperfeiçoamento espiritual.

5 É lógico que todo homem conte com o tempo, mas, se esse tempo estiver sem luz, sem equilíbrio, sem saúde, sem trabalho?

6 Não obstante a oportunidade da indagação, importa considerar que muito raros são aqueles que valorizam o dia, multiplicando-se em toda parte as fileiras dos que procuram aniquilá-lo de qualquer forma.

7 A velha expressão popular “matar o tempo” reflete a inconsciência vulgar, nesse sentido.

8 Nos mais obscuros recantos da Terra, há criaturas exterminando possibilidades sagradas. No entanto, um dia de paz, harmonia e iluminação, é muito importante para o concurso humano, na execução das leis divinas.

9 Os interesses imediatistas do mundo clamam que o “tempo é dinheiro”, para, em seguida, recomeçarem todas as obras incompletas na esteira das reencarnações… Os homens, por isso mesmo, fazem e desfazem, constroem e destroem, aprendem levianamente e recapitulam com dificuldade, na conquista da experiência.

10 Em quase todos os setores de evolução terrestre, vemos o abuso da oportunidade complicando os caminhos da vida; entretanto, desde muitos séculos, o apóstolo nos afirma que o tempo deve ser do Senhor.


Emmanuel


Texto extraído da 1ª edição desse livro.



O que é o tempo ? 
Tempo é a duração de fatos. É a maneira como contabilizamos os momentos, seja em horas, dias, semanas, séculos, etc. No cotidiano, o uso da palavra é basicamente empregado para determinar a duração dos acontecimentos. Entretanto, o tempo também é uma grandeza física, considerado uma das dimensões do universo.




O SENTIDO DO TEMPO EM NOSSAS VIDAS
 
Nós, seres humanos em evolução, sempre buscamos organizar os afazeres cotidianos para alcançar um melhor desempenho. Ocorre que medir o tempo e o que se fazia, ou se faz, evoluiu na forma, mas não na habilidade do aproveitamento dele com eficácia e eficiência, e por isto mesmo, muitos  de nós vivemos afobados com um volume maior de coisas a fazer do que as horas disponíveis.  
 
Se buscarmos na história veremos que inicialmente pensava-se que o deus Chronos seria capaz de controlar tudo de todos. Depois, na Idade Média, prevalecia a ideia de que o tempo presente deveria ser sacrificado, pois a felicidade somente seria possível em algum momento do futuro. E, avançando na história, constata-se que Deus deixou de ser o centro das ideias, ocasião em que tudo passou a girar ao redor do homem e da mulher, e todos deveriam, para serem felizes, gozar, no tempo carnal  em um sensualismo insaciável.
 
Esta postura hedonista vige nos dias atuais onde muitos, ainda, acreditam que a vida é curta e procuram curtir tudo que podem, procurando no sensualismo o sentido da felicidade.
 
O Espiritismo veio oferecer à Humanidade o sentido do tempo do Espírito imortal, que na encarnação pode ir além do transitório, do fugaz, do frágil, para aproveitar bem o tempo e ampliar o conhecimento de si mesmo perante as Leis divinas, porquanto o período em que vivemos na Terra como Espíritos encarnados vai muito além de céu e inferno, dos castigos e punições, porque, em verdade, vivemos a dimensão da evolução rumando ao infinito, com direitos e deveres perante a nossa consciência.
 
Diante disto, reflitamos no que significa estarmos reencarnados nos dias atuais e o bom uso do tempo. O fundamental, em relação ao tempo será o bom aproveitamento para o aprimoramento e evolução do Espírito imortal, que é capaz, pelo esforço constante, de realizar grandes conquistas em muitas dimensões em si mesmo. Daí o convite para o equilíbrio entre os deveres materiais e os deveres espirituais.
 
Os deveres espirituais são as prioridades e eles na reencarnação se conectam dentro dos deveres materiais, ou seja, todo dever material traz em si o dever consciencial de evoluir espiritualmente. E eles acontecem o tempo todo, estando nós encarnados ou não. Já os deveres materiais acontecem, na estrada da vida enquanto encarnados, conforme as circunstâncias que experienciamos, onde reconhecemos que toda tarefa digna, se reveste de utilidade, porém é imprescindível buscar vivenciar os exemplos extraídos no evangelho de Jesus, o nosso modelo e guia.
 
Certamente que sempre estamos conectados com a nossa vontade, frágil ou vigorosa, com os nossos pensamentos bem ou mal direcionados e também com os nossos sentimentos elevados ou viciosos, produzindo ou não atos nobres.
 
E como podemos canalizar a nossa vontade, os nossos sentimentos e os nossos pensamentos, fazendo com que os nossos atos comecem a ser expressos como os atos imortais que vão gerar os hábitos imortais? Compreendendo que hábitos imortais são aqueles conectados com o nosso propósito existencial, propósito da existência do Espírito na jornada rumo a pura e eterna felicidade.
 
Será refletir o quão profundo e benévolo é para cada um de nós agirmos com hábitos imortais diante das experiências, bem aproveitando o tempo, como empréstimo divino para a nossa evolução.
 
Valoroso acolher com amor o desenvolvimento dos valores morais para agir com operosidade em conexão com a Lei do trabalho, aproveitando o fato de sermos muito bem preparados antes de entrar na vida física, para cumprir a vontade de Deus que designa para nós evoluirmos com consciência de nós mesmos e com consciência da finalidade de nossas existências.
 
Irmos além do apenas não fazer o mal, laborando o bem na construção íntima em sintonia com o bem ao próximo como a si mesmo, como resultado do autoamor. Como esclarece Allan Kardec em o Livro dos Espíritos, quando trata da Lei divina ou natural, no que tange ao bem e o ao mal, na questão 642:
 
642. Para agradar a Deus e assegurar a sua posição futura, bastará que o homem não pratique o mal?
“Não; cumpre-lhe fazer o bem no limite de suas forças, porquanto responderá por todo mal que haja resultado de não haver praticado o bem.
 
Vejamos a importância de observar este conceito sob dois pilares: em primeiro lugar, o tempo para evoluir é infinito, sendo assim não há tempo limitado para o conhecimento, logo, existe uma dimensão atemporal no íntimo da criatura, porém temos o dever, não com o desespero de evoluir, mas com o tempo que no corpo é limitado; em segundo lugar, como Deus não nos pune, mas nos ama, e não sendo Ele um cobrador intransigente, somos convidados a lembrar que o que o Pai mais quer de nós é a nossa evolução para nos aproximarmos Dele, razão pela qual nos provê todos os dias de experiências necessárias para isto.
 
Meditemos na lição 115 de O Livro dos Espíritos, quando se estuda sobre a progressão dos Espíritos:
 
115. Dos Espíritos, uns terão sido criados bons e outros maus?
 
“Deus criou todos os Espíritos simples e ignorantes, isto é, sem saber. A cada um deu determinada missão, com o fim de esclarecê-los e de os fazer chegar progressivamente à perfeição, pelo conhecimento da verdade, para aproximá-los de si. Nesta perfeição é que eles encontram a pura e eterna felicidade. Passando pelas provas que Deus lhes impõe é que os Espíritos adquirem aquele conhecimento. Uns aceitam submissos essas provas e chegam mais depressa à meta que lhes foi assinada. Outros só a suportam murmurando e, pela falta em que desse modo incorrem, permanecem afastados da perfeição e da prometida felicidade.”
 
a) – Segundo o que acabais de dizer, os Espíritos, em sua origem, seriam como as crianças, ignorantes e inexperientes, só adquirindo pouco a pouco os conhecimentos de que carecem com o percorrerem as diferentes fases da vida?
 
“Sim, a comparação é boa. A criança rebelde se conserva ignorante e imperfeita. Seu aproveitamento depende da sua maior ou menor docilidade. Mas, a vida do homem tem termo, ao passo que a dos Espíritos se prolonga ao infinito.
 
Esta missão será cumprida, em mais ou menos tempo, dependendo da boa utilização deste, pela submissão à vontade de Deus. Logo, o sentido do tempo em nossas vidas é o bom aproveitamento para nos aproximarmos de Deus, cumprindo a Sua vontade.
 
Quanto mais nos responsabilizamos com esta conquista e desenvolvemos as virtudes, que estão latentes em nós, mais evoluímos e nos aproximamos do Pai, amoroso e bom. Por outro lado, quanto mais rebeldia, mais “matamos” o tempo, servindo ao senhor sensualismo, na procura do menor esforço, querendo satisfazer aos desejos egóicos, mais nos afastamos do Criador.
 
Importa lembrar que se o tempo fosse nosso poderíamos controlá-lo, teríamos como adiantar, atrasar ou tornar mais lento o passar das horas. Mas, não é isto que ocorre. O controle dos segundos que correm céleres a nossa frente pertence ao Criador, de forma que o tempo é um empréstimo divino para que utilizemos deste recurso-dádiva em busca da nossa transformação moral. É um empréstimo por não nos pertencer, não ser nossa propriedade; e dádiva divina por ser uma oportunidade magnífica de trabalharmos a nossa autotransformação moral, buscando a auto iluminação.
 
Busquemos crer sim, mas não só crer, irmos além gravando o Evangelho na própria existência, modelando Jesus.
 
Saulo Gouveia
Vice-presidente administrativo da Feemt – Federação Espírita do Estado de Mato Grosso
(Artigo publicado na edição nº 2.259, de junho/2017, da revista Reformador, publicada pela Federação Espírita Brasileira)
 
REFERÊNCIAS:
1 KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. Trad. Evandro Noleto Bezerra. 4. ed. 2. imp. Brasília: FEB, 2014. q. 115 e q. 115a, p. 97 e q. 642, p. 290.
2 KARDEC, Allan. O evangelho segundo o espiritismo. Trad. Evandro Noleto Bezerra. 2. ed. 2. imp. Brasília: FEB, 2014. cap. 17, it. 04, p. 228.
3 STEFANINI II, Afro, Vozes Alerta. Mensagem “O tempo é de Deus”. Pelo Espírito Honório. 1. Ed. Cuiabá: Editora Espiritizar. M. 2, p. 21.
4 CERQUEIRA FILHO, Alírio, A presença amorosa de Deus em nossas vidas. 1. Ed. Cuiabá: Editora Espiritizar. 2º encontro, ressignificando o temor a Deus. Parte II, p. 36.

.

quinta-feira, 16 de março de 2023

Emoções Positivas:

 Emoções Positivas: entenda o que são e como cultivá-las

Ser positivo é um desafio. Afinal, nem sempre estamos em um bom momento nas nossas vidas. Por isso, é importante manter a atenção sobre nosso comportamento. Se isso não for feito, estaremos sempre cercados por pensamentos ruins que não nos levam a lugar algum.

Para alcançar objetivos e desenvolver relacionamentos é preciso ter emoções positivas. Por isso, mostro neste post o que são elas, quais as principais e como cultivá-las na sua vida. Acompanhe!

Saiba o que são as emoções positivas

Em nosso dia a dia, estamos expostos a uma série de emoções. Entretanto, nem sempre sabemos identificar quais são benéficas e quais não são. Por isso, estamos sempre sob o risco de dedicar tempo demais ao que não vale a pena.

As emoções positivas são as que mais têm importância em nossas vidas. São elas que trazem tranquilidade, satisfação, bem-estar e a ideia de um bom futuro. Logo, quanto mais delas cultivamos, melhor será a nossa vida.

Dito isso, não gosto de falar que apenas elas estarão em nossa rotina. Isso seria uma tentativa de enganar você. Afinal, somos seres humanos e temos nossos momentos de baixa, seja com raiva, seja com  tristeza. O que realmente importa é saber o que fazer com esses sentimentos.

Por isso, peço que reflita. Como você se sente quando está feliz e motivado? Certamente, com mais energia para encarar a rotina e seus planos profissionais e pessoais. É que as emoções positivas são quase um combustível para a vida!

É importante analisar essa questão do ponto de vista psicológico. Se emoções desse tipo são comuns, conseguimos ter maior qualidade de vida. Ou seja, tudo passa pelo foco e atenção que damos a acontecimentos e momentos em que vivemos.

As principais emoções positivas

Para cultivar emoções positivas precisamos conhecê-las. Desse modo, é possível dar mais valor a cada uma delas e mantê-las sempre em alta. Algumas das principais são: gratidãoalegriaamorotimismoorgulhocontentamentoesperança e interesse.

Entenda o impacto dessas emoções em sua vida

Sentimentos e emoções têm grande impacto em nossas vidas. A todo tempo, estamos refletindo nosso redor e o que temos passado. Por isso, ainda que o momento seja difícil, é importante tentar ser resultado do que está acontecendo de bom.

Se as emoções positivas são cultivadas, há muitos benefícios para se aproveitar. Assim, é possível alcançar objetivos, ter maior sucesso e viver em harmonia. A seguir, veja quais são os impactos das emoções positivas em nossas vidas.

Os relacionamentos se tornam mais agradáveis

Esperamos que outras pessoas sejam sempre pontos de segurança para nós. Porém, nem sempre nos preocupamos em ser o mesmo para elas. Para que isso seja possível, é fundamental basear nossas atitudes em emoções positivas.

Se estamos sempre focados nas coisas boas, estaremos sempre mostrando nossa melhor versão. Para outras pessoas, isso significa muito. Elas passarão a nos ver com outros olhos e, junto a isso, conseguimos ser melhores para o próximo.

Essa postura é importante em qualquer tipo de relacionamento. Por exemplo, no seu trabalhoem negociaçõescom a família e com amigos. Portanto, as melhores emoções nos permitem nos conectarmos melhor com outras pessoas.

Há mais disposição e energia para a rotina

Emoções negativas podem consumir toda nossa energia, o que nos faz ter menos disposição. Por exemplo, sabe aqueles dias em que você está muito preocupado e ansioso? Nesses momentos, parece que não temos energia para fazer nada.

É realmente isso que acontece, já que a tensão nos causa cansaço. Em outras palavras, emoções negativas levam toda nossa energia. No entanto, se você foca nas coisas boas, há mais motivação para o dia a dia.

Em resumo, estamos falando de como nosso corpo funciona. As emoções ruins prejudicam a produção de serotonina pelo nosso organismo. Por isso, nos sentimos sem disposição, desmotivados e tristes. Agora, se você se mantém positivo, há mais força para agir!

Seu foco é direcionado às emoções positivas

Às vezes, é difícil de se livrar de um sentimento ruim. É como que eles estejam ligados a lembranças, preocupações e inseguranças. Então, por mais que seja difícil esquecer deles, cabe a nós o esforço para focar no que é positivo.

Em vez de lembrar do que o preocupa, foque em um objetivo. Assim, você vai conseguir ocupar sua cabeça com algo importante. Além disso, tente focar nas conquistas que você já realizou. Isso vai trazer orgulho e satisfação.

Para focar no que importa é preciso entender o que é prioridade. Desse modo, fica mais fácil tirar seus pensamentos do que gera cansaço emocional. Se você faz isso, conseguirá focar no que realmente importa na sua vida.

O bem-estar emocional só aumenta

Precisamos entender que nós mesmos criamos o ambiente em que vivemos. Por isso, não espere estar bem se você não consegue ultrapassar sentimentos ruins. Se eles estão sempre por perto, você ficará ansioso e isso pode levar a um estado depressivo.

Naturalmente, não estou dizendo que basta querer ter emoções positivas. Esse processo depende de um estímulo e do direcionamento dos seus pensamentos. Agora, se você consegue isso, estará mais perto de alcançar o bem-estar emocional.

Ser grato, reforçar suas conquistas e outras atitudes geram um ambiente positivo. Logo, sua vida será cada vez melhor e repleta de bons sentimentos. Isso vai contagiar quem está ao seu redor!

Saiba como cultivar emoções positivas

Cultivar emoções positivas e sentimentos bons é um exercício. Conforme você consegue chegar ao estado ideal, é possível alcançar benefícios. Agora, confira as principais dicas sobre como cultivar emoções positivas no seu dia a dia!

Avalie o seu passado e reflita suas conquistas

O que você tem feito nos últimos anos e quais resultados conquistou? Esse questionamento é importante para ter mais orgulho.

Às vezes, nos cobramos demais pelo que não está dando certo. No entanto, o passado trouxe muitas conquistas que você alcançou por esforço próprio. Assim, é sempre importante pensar no que você já fez de positivo.

Então, sempre que você tiver um grande objetivo pela frente, lembre-se do que já conseguiu em sua vida. Se você não fizer isso, sentimentos como o medo e a insegurança podem tomar conta. Ao fazer essa prática, você fortalece sua mente com emoções positivas.

Priorize enxergar ensinamentos em vez de erros

Eu já tive muitos momentos difíceis na vida. Se você não erra e experimenta a derrota, não está realmente pronto para vencer. Assim, o que pode ser feito é absorver todo o aprendizado de momentos como esse.

Dito isso, há duas maneiras de lidar com os erros: enxergar eles como falta de capacidade ou como chance de aprendizado. Afinal, até quando dá tudo errado é possível tirar experiência e ensinamento.

Quem consegue fazer isso, certamente vai desenvolver emoções positivas a partir de um momento difícil. Se você conseguir enxergar coisas boas, levará aprendizado para o resto da sua vida.

Olhe mais para o que há de positivo acontecendo

O que está acontecendo na sua vida agora? Se você só consegue ver a parte ruim, vai ser difícil gerar emoções positivas. Logo, você estará em um lugar difícil em que não consegue enxergar chances de melhora.

Agora, se sua visão está direcionada para a parte boa da vida, há sempre esperança. Por isso, foque sempre no que tem dado certo. Não deixe de valorizar pequenas conquistas, esforços e, principalmente, sua competência.

Se você valoriza as coisas boas, consegue entender que elas dependem de você. Afinal, elas estão ali, só que até o momento você preferiu focar no que não está bom. Esse é o erro!

Então, o ensinamento que deixo é que você deve valorizar as coisas positivas.

Trace objetivos que sejam possíveis de alcançar

Você sabia que os objetivos que traça podem ser auto sabotagem? Afinal, se você quer alcançar algo que sabe que não conseguirá, vai se frustrar. Logo, fica difícil manter emoções positivas depois de se decepcionar.

O ideal é evitar esse comportamento. Para isso, você deve focar em objetivos que sejam realmente possíveis. Dessa forma, você trabalha com metas realistas e que estão adequadas aos esforços que você pode fazer atualmente.

Comece com pequenos objetivos. Se você os alcançar, terá orgulho disso! Em seguida, continue seu planejamento e pense em metas maiores. Dessa maneira, você evolui pouco a pouco, sempre movido por emoções positivas.

Alcançar sonhos e metas é o que precisamos. Por vezes, se tratam de objetivos financeiros, mas às vezes, é só sobre pessoas e relacionamentos. Seja lá qual for a sua intenção, saiba que as emoções positivas geram o ambiente ideal. Foque nelas sempre!


quarta-feira, 15 de março de 2023

Cuidados com Alimentação

 

Cuidados com alimentação: higienização correta de legumes, verduras e frutas


Os brasileiros estão cada vez mais preocupados com a alimentação. No entanto, os cuidados com a alimentação vão muito além das escolhas. O processo de higienização dos alimentos é uma etapa muito importante.

Hortaliças, frutas e vegetais são produzidos no meio ambiente e carregam bactérias, vírus e parasitas. Por isso, é fundamental checar o estado dos alimentos no momento da compra. Esses cuidados devem ser ainda mais severos com relação à carne bovina, frango e peixes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a intoxicação alimentar é um problema mundial e crescente. São 582 milhões de pessoas que adoecem, e destas, 351 mil morrem por ingestão de alimentos contaminados.

“A contaminação por alimentos pode causar mais de 200 tipos de doenças, desde diarreia até câncer. Os principais agentes de transmissão são a salmonella typhi, e.coli e o novovírus. Há ainda riscos em alimentos de origem animal crus, em frutas e vegetais contaminados com fezes e em mariscos com biotoxinas marinhas”, alerta Artur Timerman, médico infectologista.

Só água não basta

“Não basta utilizar somente água corrente. A água apenas retira a sujeira superficial. A primeira dica: se o preparo do alimento for realizado antes do consumo, o ideal é colocar o item escolhido em um saquinho plástico aberto dentro da geladeira por uma hora. Desta maneira, a temperatura do alimento diminui e não há a absorção de micro-organismos no momento da higienização. Se a compra for feita no dia anterior, a sugestão é guardar o alimento na geladeira e só higienizar na hora do preparo”, ressalta Daniela Lasman, nutricionista.

Segundo os especialistas, a higienização deve ser realizada da seguinte maneira: retire todas as partes estragadas, passe todos os alimentos em água corrente e faça uma mistura com uma colher de bicarbonato de sódio ou com duas colheres de vinagre. Deixe todos os alimentos mergulhados nessa solução e em um recipiente com 1 litro de água por 15 minutos. Com a ajuda da escova Lava Legumes, retire todas as impurezas que ainda estão nos alimentos e para finalizar passe todos os itens na água corrente novamente.

Faça sua horta

Segundo a Anvisa, o Brasil é o país que mais consome agrotóxicos no mundo. Muitas frutas, verduras e legumes têm concentração de produtos químicos acima do permitido. Se a opção for consumir alimentos orgânicos é importante exigir o selo de certificação do produto. Há diversas feiras de verduras, legumes e frutas orgânicas espalhadas pelo Brasil.

Outra dica: faça a sua própria horta. É possível plantar os alimentos preferidos em qualquer lugar, independente do espaço. É uma maneira eficaz de garantir a origem dos itens e também, um momento de terapia.

Cuidados com Alimentação

 


Cuidados com alimentação: higienização correta de legumes, verduras e frutas

Os brasileiros estão cada vez mais preocupados com a alimentação. No entanto, os cuidados com a alimentação vão muito além das escolhas. O processo de higienização dos alimentos é uma etapa muito importante.

Hortaliças, frutas e vegetais são produzidos no meio ambiente e carregam bactérias, vírus e parasitas. Por isso, é fundamental checar o estado dos alimentos no momento da compra. Esses cuidados devem ser ainda mais severos com relação à carne bovina, frango e peixes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a intoxicação alimentar é um problema mundial e crescente. São 582 milhões de pessoas que adoecem, e destas, 351 mil morrem por ingestão de alimentos contaminados.

“A contaminação por alimentos pode causar mais de 200 tipos de doenças, desde diarreia até câncer. Os principais agentes de transmissão são a salmonella typhi, e.coli e o novovírus. Há ainda riscos em alimentos de origem animal crus, em frutas e vegetais contaminados com fezes e em mariscos com biotoxinas marinhas”, alerta Artur Timerman, médico infectologista.

Só água não basta

“Não basta utilizar somente água corrente. A água apenas retira a sujeira superficial. A primeira dica: se o preparo do alimento for realizado antes do consumo, o ideal é colocar o item escolhido em um saquinho plástico aberto dentro da geladeira por uma hora. Desta maneira, a temperatura do alimento diminui e não há a absorção de micro-organismos no momento da higienização. Se a compra for feita no dia anterior, a sugestão é guardar o alimento na geladeira e só higienizar na hora do preparo”, ressalta Daniela Lasman, nutricionista.

Segundo os especialistas, a higienização deve ser realizada da seguinte maneira: retire todas as partes estragadas, passe todos os alimentos em água corrente e faça uma mistura com uma colher de bicarbonato de sódio ou com duas colheres de vinagre. Deixe todos os alimentos mergulhados nessa solução e em um recipiente com 1 litro de água por 15 minutos. Com a ajuda da escova Lava Legumes, retire todas as impurezas que ainda estão nos alimentos e para finalizar passe todos os itens na água corrente novamente.

Faça sua horta

Segundo a Anvisa, o Brasil é o país que mais consome agrotóxicos no mundo. Muitas frutas, verduras e legumes têm concentração de produtos químicos acima do permitido. Se a opção for consumir alimentos orgânicos é importante exigir o selo de certificação do produto. Há diversas feiras de verduras, legumes e frutas orgânicas espalhadas pelo Brasil.

Outra dica: faça a sua própria horta. É possível plantar os alimentos preferidos em qualquer lugar, independente do espaço. É uma maneira eficaz de garantir a origem dos itens e também, um momento de terapia.

terça-feira, 14 de março de 2023

Convivendo UNS COM O OUTROS Vivemos para compartilhar!

 Escrito por Euclydes Zanon Filho

     Tudo que vivemos fica guardado no nosso interior.

Porém podemos compartilhar algumas coisas.
O que deduzimos e supomos nem sempre acontece como imaginamos.
Aprendizados é o que compartilhamos.

Aprendemos com as coisas não tão boas que aconteceram nas nossas vidas.
Pois nós todos temos conflitos internos.
O que ocorre de fato é saber lidar com eles.

Pensa: tudo que foi feito nas nossas vidas até agora serve para quê?
Ora, tudo serve como aprendizado!
E a questão não é certo ou errado.

Na verdade, é sentir que faz a diferença.
Como assim?
Tudo — sim, tudo mesmo — que já foi, que está sendo ou que será feito, se for bom, faz bem e se faz bem, é bom.

O contrário é semelhante, pois tudo — sim, tudo mesmo — que já foi, que está sendo ou que será feito, se não for bom, não faz bem e se não faz bem, não é bom.
Não é bom nenhum tipo de violência.

Além de violência física, existe a violência mental e espiritual.
Além de cicatrizes visíveis, existem as cicatrizes invisíveis.
Buscar equilíbrio é buscar paz.

Aprender a gratidão eleva a alma.
Aprendizados funcionam deste jeito

Não foi bom, me senti mal, então não farei novamente; ou, se for fazer, farei diferente e melhor. Foi bom, me senti bem, então farei semelhante outra vez; ou farei diferente e melhor. Mesmo porque tudo está em movimento, independentemente de estarmos parados, pois a vida segue.

No entanto alguém pode dar o que não tem?
Ninguém consegue dar o que não tem.
Se alguém acredita estar dando algo, mesmo que não tenha, a pessoa se ilude e ilude os demais, pois é subjetivo.

O que temos, damos.
O amar a si possibilita termos o que dar para outra pessoa.
Dizer que te amo sem me amar primeiro é falso.

Imagem de uma mulher abraçando a si mesma com os olhos fechados
AaronAmat de Getty Images / Canva

Quando temos amor a nós, temos tudo!
Mesmo estando sem recursos financeiros ou sem saúde, amar a si é inabalável.
Note: quem te julga merece sua atenção? Quem te cobra? Quem te persegue? Quem te irrita? Quem não te perdoa? Quem não aceita o seu perdão?

Quem faz essas coisas não merece nada de você nem de ninguém.
Mas não devemos ser radicais nas nossas decisões ou escolhas.
Apenas devemos ter atitude.

Acreditar, confiar e merecer leva tempo, algumas vezes.
Até essa altura de nossas vidas, vivemos e estamos vivos.
Quanto tempo falta para morrermos?

Quantas vidas você consegue viver ainda neste plano?
O que depende dos outros não está ao nosso alcance, nunca esteve.
O que depende de nós, isso pode ser feito.
Faça!

A maior parte das respostas está dentro de nós.
Então por que ter tanta dor, carregar tanto sofrimento? Chorar tantas lágrimas?
O que vemos — a matéria — passa, se decompõe; a matéria e o corpo se desfazem.
Quando fechamos os olhos, vemos o que é real.
Vemos luz, vários pontos de luz.

Todos somos luz.
Alguns apagam a luz ou escolhem as sombras e a escuridão.
Que sejamos luz!
Seja luz!

O que você pede e tem pedido tem chegado até você. Procure perceber o que chega, pois o Deus do Universo te ouve e te atende.
Amar o próximo como a si mesmo(a) funciona quando toma-se a atitude de colocar em prática em relação a si mesmo(a).


Ter cuidado com o outro Ser significa respeitar primeiramente o próprio ser.
Geralmente, os problemas acompanham uma solução.
Na vida, permitir-se mudar e se transformar é a melhor resposta!

Você já está fazendo isso quando decidiu procurar solução ou entendimento.
Quando for necessário, devemos ir atrás do que for preciso para ficarmos bem.
Você existe!

Viva intensamente a sua vida e compartilhe amor!

Gratidão sempre
Namo Amituofo

MEXA-SE!!!

 

Não é só de dieta que vive um corpo saudável . Mude seu estilo de vida,movimente mais,corra mais,pule mais MEXA-SE para ter uma vida saudável! Além de uma boa dieta o corpo precisa estar em movimentos, pra depois não ficar "enferrujado", assim que várias pessoas se consideram hoje!
   A atividade física além de fazer com que a pessoa tenha uma vida saudável, também faz com a auto-estima de pessoa fique lá em cima, assim evitando uma depressão ou outras doenças do tipo.
    Então aproveite a vida, e MEXA-SE, não importa o dia, MOVIMENTE-SE,  não importa a hora, LIBERE, energia positiva para o mundo.

FELICIDADE É SABER VIVER A CADA DIA!!!

          


  Hoje é tempo de ser feliz!  
 Musica: Tente outra vez.

A vida é fruto da decisão de cada momento. Talvez seja por isso, que a ideia de plantio seja tão reveladora sobre a arte de viver.   Viver é plantar. É atitude de constante semeadura, de deixar cair na terra de nossa existência as mais diversas formas de sementes.  Cada escolha, por menor que seja, é uma forma de semente que lançamos sobre o canteiro que somos. Um dia, tudo o que agora silenciosamente plantamos, ou deixamos plantar em nós, será plantação que poderá ser vista de longe... Para cada dia, o seu empenho. A sabedoria bíblica nos confirma isso, quando nos diz que "debaixo do céu há um tempo para cada coisa!".  Hoje, neste tempo que é seu, o futuro está sendo plantado. As escolhas que você procura, os amigos que você cultiva, as leituras que você faz, os valores que você abraça, os amores que você ama, tudo será determinante para a colheita futura.    Felicidade talvez seja isso: alegria de recolher da terra que somos, frutos que sejam agradáveis aos olhos!    Infelicidade, talvez seja o contrário.   O que não podemos perder de vista é que a vida não é real fora do cultivo. Sempre é tempo de lançar sementes... Sempre é tempo de recolher frutos. Tudo ao mesmo tempo. Sementes de ontem, frutos de hoje, sementes de hoje, frutos de amanhã!                  Por isso, não perca de vista o que você anda escolhendo para deixar cair na sua terra. Cuidado com os semeadores que não lhe amam. Eles têm o poder de estragar o resultado de muitas coisas.
Cuidado com os semeadores que você não conhece. Há muita maldade escondida em sorrisos sedutores...Cuidado com aqueles que deixam cair qualquer coisa sobre você, afinal, você merece muito mais que qualquer coisa.

Cuidado com os amores passageiros... eles costumam deixar marcas dolorosas que não passam...
Cuidado com os invasores do seu corpo... eles não costumam voltar para ajudar a consertar a desordem...
Cuidado com os olhares de quem não sabe lhe amar... eles costumam lhe fazer esquecer que você vale à pena...

Cuidado com as palavras mentirosas que esparramam por aí... elas costumam estragar o nosso referencial da verdade...

Cuidado com as vozes que insistem em lhe recordar os seus defeitos... elas costumam prejudicar a sua visão sobre si mesmo.

Não tenha medo de se olhar no espelho. É nessa cara safada que você tem, que Deus resolveu expressar mais uma vez, o amor que Ele tem pelo mundo.

Não desanime de você, ainda que a colheita de hoje não seja muito feliz.

Não coloque um ponto final nas suas esperanças. Ainda há muito o que fazer, ainda há muito o que plantar, e o que amar nessa vida.

Ao invés de ficar parado no que você fez de errado, olhe para frente, e veja o que ainda pode ser feito...

A vida ainda não terminou. E já dizia o poeta "que os sonhos não envelhecem...".

Vai em frente. Sorriso no rosto e firmeza nas decisões.

Deus resolveu reformar o mundo, e escolheu o seu coração para iniciar a reforma.

Isso prova que Ele ainda acredita em você. E se Ele ainda acredita, quem sou eu para duvidar...

domingo, 12 de março de 2023

LARANJA É BOA PRA SAUDE

 

BONS MOTIVOS PARA COMER ATÉ MESMO O BAGAÇO

Ela faz sucesso por ser um ótimo reforço contra resfriados por conta da vitamina C, mas a laranja é ideal para a saúde intestinal e prevenção de doença

Se você é fã das frutas cítricas, vai adorar conhecer tudo sobre a laranja, um alimento cuja origem se confunde com a história da humanidade. O que se sabe com certeza é que a maioria desses frutos é originária de regiões entre a Índia e o sudeste do Himalaia. Lá, é possível encontrar diversas espécies em estado silvestre – limeiras, cidreiras, limoeiros, toranjeiras, laranjeiras e muito mais.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA LARANJA?

Além do seu sabor marcante, tem também pontos positivos pra saúde, é claro. Veja quais são os motivos para não faltar laranja no seu dia a dia:

AJUDA NO FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DIGESTIVO

Afruta é rica em fibras como pectina, celulose e hemicelulose, que facilitam a digestão e ajudam o intestino a funcionar melhor. Além disso, também reduz parte da absorção de gorduras. Daí vem a dica de comer laranja depois do almoço ou das refeições principais.

PROTEGE CONTRA DOENÇAS CARDIOVASCULARES

Algumas substâncias na laranja, principalmente a pectina, ajudam a reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO

A laranja é rica em nutrientes importantes como as vitaminas A, B e C, que atuam na produção de glóbulos brancos, assim ajudando a reforçar o sistema imune.

RETARDA O ENVELHECIMENTO

É rica em betacaroteno, vitamina A e C, que são antioxidantes e anti-inflamatórios. Ou seja, seu consumo ajuda a combater os radicais livres que causam envelhecimento da pele.

É BOM COMER O BAGAÇO?

Sim! Além de não rolar desperdício, consumir o bagaço da laranja auxilia no funcionamento regular do intestino, graças às fibras. O bagaço também concentra pectina – uma substância que auxilia na redução do colesterol e reduz a absorção de glicose para o sangue.

QUAIS OS TIPOS DE LARANJA?

A boa notícia para os apaixonados por laranja é que no Brasil tem muita variedade pra se deliciar. Olha só as opções mais comuns por aqui:

LARANJA PERA

É a queridinha dos brasileiros, sendo bastante consumida in natura e em sucos, além de ser o tradicional acompanhamento da feijoada.

LARANJA-BAÍA

Também conhecida como laranja com umbigo, ela tem uma saliência na casca, além de não ter sementes, o que a torna bem prática.

LARANJA-LIMA

É a opção menos ácida, tendo um sabor doce e suave. Por isso, costuma fazer sucesso entre as crianças e ser usada na introdução alimentar de bebês.

LARANJA-DA-TERRA

Ela lembra uma pequena poncã, sendo bastante ácida e suculenta. Na cozinha é usada no preparo de sucos, geleias e compotas.


INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...