sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

APRENDA COM AS CRIANÇAS



Os adultos desejam ensinar tudo às crianças. Quando elas iniciam a balbuciar, não se cansam de repetir as palavras, a fim de que aprendam a falar de forma correta.
Nós lhes ensinamos o alfabeto, os números, as cores. Mergulhamos com elas nos livros, auxiliando-as a descobrir as maravilhas do macro e do microcosmo.
Somos os mais experientes porque já vivemos alguns anos a mais do que elas.
Contudo, existem lições de sabedoria que essas criaturinhas nos ensinam, todos os dias.
Quando uma criança se machuca, não importa se é um pequeno ou grande machucado, ela logo chora e procura o colo da mãe. Chorando, ela informa que está doendo, que aquilo a está incomodando muito.
Buscando o colo da mãe, ela deseja ser acarinhada, confortada, auxiliada. Lição para o adulto: você não precisa suportar a dor sem chorar. E procure alguém em quem você confia para ajudá-lo.
Pode ser um amor precioso, ou um amigo, um irmão. Enfim, alguém que lhe dê a mão.
Quando uma criança cai de um brinquedo e quebra o braço, nem por isso deixa de, ainda com o braço engessado, subir no mesmo brinquedo. Deseja provar que é capaz, que consegue, que vai vencer.
Ensina, desta forma, que não se deve desistir porque o negócio não deu certo ou porque foi reprovado em teste de seleção em uma empresa. O importante é não se deixar abater e continuar a tentar, até conseguir.
Quando uma criança está com sono, ela se aconchega, fecha os olhinhos e dorme.
Se o coelhinho de pelúcia perdeu uma orelha ou o carrinho quebrou, assim mesmo ela dorme. E no sono, se permite sonhar. Sonha com lugares lindos, bolas coloridas, muitos brinquedos, sorvete, brincadeiras e amigos.
Nova lição para o adulto: se seu corpo assinala que está na hora de dormir, atenda-o. Recolha-se ao leito e descanse. Depois, você recomeçará as tarefas, e muito melhor.
Não se permita a insônia por causa de coisas materiais. Se os índices da bolsa oscilaram, ou se sua conta bancária não apresenta tantos dígitos, durma mesmo assim.
Seu corpo precisa recuperar as energias pelo repouso. Depois, você retornará às lutas, ao trabalho, às melhores decisões.
Quando uma criança brinca, ela se permite entrar em seu mundo de faz-de-conta e mergulha por inteiro. Ela fantasia, fala com seus bichinhos e bonecos, cria histórias, sonha de olhos abertos.
Ela é o homem que voa, o dono de uma grande fazenda cheia de animais, o astronauta a caminho do Infinito. Não há limites para a sua imaginação. E isso a satisfaz, a faz feliz.
Com isso, diz ao homem que ele nunca deve deixar de sonhar e de perseguir os seus sonhos. Que deve se concentrar em seus desejos e perseverar. Tudo é possível àquele que trabalha, prossegue, não desiste.
*   *   *
A criança é alguém que nos diz, todos os dias, que é bom viver, que o mundo é belo e que não há limites para a mente humana.
Ela nos afirma, com seu jeito de ser, que podemos sonhar, sem perder a esperança; que podemos sofrer reveses, sem cair no desânimo; que podemos preservar a saúde, mesmo que adversidades nos envolvam.
Enfim, ela nos ensina que a esperança deve brilhar sempre em nossos olhos. Isto porque, depois deste dia, o sol despertará o amanhã e tudo terá o brilho do novo, do não conquistado, da alegria ainda não fruída.

Redação do Momento Espírita.
Em 17.07.2009.

FAÇA SUA VIDA VALER A PENA ANTES QUE SEJA TARDE




FAÇA SUA VIDA VALER A PENA ANTES QUE SEJA TARDE

Viver é bom! Viver é muito bom! Não viver de qualquer jeito.
Viver com jeito. 
No seu próprio estilo.
Uns agitados outros apenas contemplando. Se bem, que saber contemplar é o ápice de uma vida.
Cada um do seu jeito, da sua maneira, pode viver numa plenitude. Basta se encontrar, descobrir o equilíbrio, a sintonia certa. Os extremos são permitidos, mas esporadicamente e dentro dos limites da lei, pois se não perde a graça e destoa nossa realidade.
Podemos sim, tentar agir, vestir, se portar, se comportar, ter atitude que nos deixa em estado de felicidade, de êxtase e de prazer por momentos muito longos e duradouros.
Às vezes não contínuos, mas com espaços de tempo, entre os bons momentos, tão pequenos que nem sentimos. Há gestos simples que nos trazem, também, este estado de felicidade, como: Sorrir sempre, abraçar os entes queridos, beijar, ser solidário, dançar, brincar, viajar, cantar e AMAR.
Por isto ame muito, apaixone-se, viva e renasça toda manhã como se fosse o primeiro dia de sua vida.
Dinheiro é bom, mas sozinho não traz felicidade. Por incrível que pareça podemos ser felizes até sem dinheiro. Pode acreditar! 
Comece hoje a fazer sua vida valer a pena antes que seja tarde. Boa diversão!

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

VALOR DAS COISAS




VALOR DAS COISAS
Texto de Stefano Rodrigues de Pinho Tavares

As coisas em nossa vida tem o valor que damos a elas. Estes valores são mensurados conforme as fases da vida, nosso estado de espírito e nossa própria vivência.

Para uns as coisas materiais tem maior valor. Para outros não. Para uns a ética, a educação, a saúde, a reciprocidadea solidariedade, a amizadeo amor, a lealdade, o reconhecimento a família são infinitamente mais valiosos.

Para outros não.

Medimos o valor das coisas conforme nossas próprias regras, nossa própria régua. É uma coisa muito subjetiva e com muitas variáveis. 
Contudo, com o passar do tempo e com a vivência aprendemos, com nobreza, com facilidade ou de forma dolorosa, que tudo tem um preço, um custo. 
Com dignidade é possível termos ambas as coisas se soubermos ter equilíbrio na vida
A renuncia, a paciência, a humildade e a fé são instrumentos daqueles que sabem aonde e como chegar, bem como, o que obter. 


Portanto, na vida o que vale realmente é o caminhar, a trajetória, a busca, e não o destino ou objetivo final. Por isso que já ouvimos esta frase: “Há coisas na vida que não tem preço. Para todas as outras há o dinheiro”. 

A VIDA É UMA PERGUNTA E UMA RESPOSTA

A VIDA É UMA PERGUNTA E UMA RESPOSTA

Na vida nos deparamos sempre com perguntas e cabe a cada um de nós responde-las da melhor maneira possível. 

As respostas são dadas, na maioria das vezes, de formas simples, não descartando, também às vezes, certa complexidade. 

As respostas às perguntas da vida são adquiridas através de conversas com amigos, da leitura de livros, jornais e revistas, de filmes, de estudos, de auto-analise e reflexões cotidianas. 

O melhor juízo ou a melhor escolha das respostas a serem dadas tem na vivencia seu grau de qualidade. O tempo ajuda às vezes nas respostas, mas pode prejudicar quando a angustia ou a magoa é muito forte.

 A solução para estes casos é uma resposta rápida, imediata. Deparamo-nos em algumas ocasiões com o exercício da lógica ou com o descarte de determinadas opções quando a resposta exige uma atitude mais apurada.
 Mas nada de desespero, a cada pergunta da vida é na vida que encontramos as respostas. Podemos, às vezes, até não ver, mas com certeza poderemos sentir.

PALAVRINHAS MÁGICAS

A convivência pede palavrinhas mágicas

Conheça todos os benefícios que a convivência tranquila com o outro proporciona à vida

Peça um abraço

“Preciso de um abraço!”


Quem tem filhos adolescentes sabe o quanto é difícil receber deles alguma manifestação de carinho. Às vezes, o maridão também pode relutar em demonstrar sua fragilidade e admitir que está precisando de ajuda. Quebre essa barreira invertendo os papéis. Peça você um abraço. É muito mais fácil para eles corresponder a esse carinho do que tomar a iniciativa. Mas o importante é que, usando essa frase, todos vocês vão ficar mais próximos!
Nas relações de amizade a frase também vale. Afinal, nada melhor do que um abraço amigo, nas horas boas e ruins.

“Em que será que você está pensando?”


Perguntas diretas como “Em que você está pensando?” ou “O que você está me escondendo?” costumam colocar as pessoas na defensiva e até fazer com que se sintam invadidos. Se você quer mesmo saber o que está angustiando alguém, suavize a pergunta com a fórmula “Em que será…”. Isso deixa a pergunta menos direta e dá ao outro a sensação de que pode escolher entre abrir ou não seu coração. Mais à vontade, a pessoa provavelmente se abrirá!

“Nós podemos!”


Em vez de dizer “você precisa reclamar do aumento do aluguel na imobiliária” para o marido ou “eu vou te colocar na aula particular” para o filho, prefira usar o pronome “nós” (“nós vamos resolver isso!”). Essa mudança reduz as brigas e promove o espírito de equipe na família.
Sempre diga eu te amo

“Eu te amo!”


Não é preciso esperar nenhuma ocasião especial para dizer “eu te amo”. Ao contrário, ouvir isso inesperadamente nos faz sentir que a frase é espontânea e sincera. Sempre que puder, diga isso aos seus familiares queridos. Eles vão ficar tocados. Afinal, nunca é demais ouvir que somos especiais para alguém. Então, a partir de hoje, inclua ou utilize mais essa frase no repertório da sua família!

“Você escolhe!”


Na convivência com crianças é bom que elas exercitem a habilidade de tomar decisões. Portanto, deixe-as começar por decisões pequenas, como opinar sobre o que querem vestir ou sobre o que pensam fazer a respeito de uma desobediência. Assim, você envia a mensagem de que confia nela. Estudos mostram que isso estimula a autoconfiança delas e as incentiva a fazer escolhas responsáveis.

“Puxa, muito obrigada!”


Pesquisadores da Universidade da Califórnia descobriram que elogiar e agradecer até os mínimos favores estimula as crianças a repeti-los para agradar os pais. Mas é importante saber que ela não se reduz somente a essa relação. Agradeça sempre! “E usar uma expressão de exclamação como ‘puxa!’ ou ‘nossa’ reforça ainda mais o seu agradecimento”, garante a escritora B. J. Gallagher, autora do livro O Sim Vive na Terra do Não. Por isso, não economize no incentivo. 


quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

POST = AQUI E AGORA!!!


Este é o teu momento de viver intensamente a realidade da vida.
Desnecessário recordar que, agora, o teu momento presente é relevante para a aquisição dos bens inestimáveis para o Espírito eterno.
Há muito desperdício de tempo, que se aplica nas considerações do passado como em torno das ansiedades do futuro.
A tomada de consciência é um trabalho de atualidade, de valorização das horas, de realização constante.
A vida é para ser vivida agora.
Postergar experiências significa prejuízo em crescimento na economia da vida.
Antecipar ocorrências representa precipitação de fatos que, talvez, não sucederão, conforme agora tomam curso.
As emoções canalizadas em relação ao passado ou ao futuro dissipam ou gastam a energia vital, que deve ser utilizada na ação do momento.
*   *   *

Se vives recordando o passado ou ansiando pelo futuro perdes a contribuição do presente, praticamente nada reservando para hoje.
O momento atual é a vida, que resulta das atividades pretéritas e elabora o programa do porvir.
Encoraja-te a viver hoje, sentindo cada instante e valorizando-o mediante a consciência das bênçãos que se encontram à tua disposição.
A vida é um sublime dom de Deus.
Naturalmente, quando recebes um presente de alguém sentes o desejo irrefreável de agradecer, de louvar, de bendizer.
Desse modo, agradece a Deus o sublime legado, que é a tua vida, por Ele concedido.
*   *   *

Deus, nosso Pai de infinita justiça e bondade:
Como é bom agradecer pela vida, por esta oportunidade sem igual de fazer parte de Teu Universo resplandecente.
Brilha meu coração quando, ao observar o cântico da Tua natureza, percebe que tudo é feliz e cumpre seu papel resignadamente.
Brilha meu coração quando compreendo Tuas leis perfeitas a reger o cosmo; das leis que equilibram os corpos no espaço às leis morais que harmonizam as relações humanas.
Brilha meu coração ao saber que todos rumamos para a felicidade e que, embora acampemos agora em campos de aflição e dúvida, o passar das eras está construindo em nós as bases de dias felizes.
Brilha meu coração, hoje, agora, enquanto me dou conta de Ti, de mim, de meu próximo e percebo que estamos todos entrelaçados, e que a felicidade depende de como cuido de Ti, de mim e de meu próximo.
Brilha meu coração que é Teu, Pai amado. E a luz que ele emite é a gratidão da criatura para com o Seu Criador.

É um despertar decisivo para a verdadeira vida, agora, aqui, na imensidão de minha alma encantada ao descobrir-Te, gradual e definitivamente.

Redação do Momento Espírita, com base no cap. 17, 
do livro 
Alegria de viver, pelo Espírito Joanna de Ângelis,
psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. LEAL.
Em 15.1.2016.

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Você aproveita a vida?

Você aproveita a vida?

É muito comum ouvir as pessoas e, principalmente os jovens, dizendo que querem aproveitar a vida. E isso geralmente é usado como desculpa para eximir-se de assumir responsabilidades.
Mas, afinal de contas, o que é aproveitar a vida?
Para uns é matar-se aos poucos com as comilanças, bebidas alcoólicas, fumo e outras drogas.
Para outros é arriscar a vida em esportes perigosos, noitadas de orgias, consumir-se nos prazeres carnais.
Talvez isso se dê porque muitos de nós não sabemos porque estamos na Terra. E, por essa razão, desperdiçamos a vida em vez de aproveitá-la.
Certo dia, um jovem que trabalhava em uma repartição pública, na companhia de outros colegas que costumavam se reunir todos os finais de expediente para beber e fumar à vontade, foi convidado a acompanhá-los.

Ele agradeceu e disse que não bebia e que também não lhe agradava a fumaça do cigarro. Os demais riram dele e lhe perguntaram, com ironia, se a religião não lhe permitia, ao que ele respondeu: A minha inteligência é que me impede de fazer isso.
E que inteligência é essa que não lhe permite aproveitar a vida? Perguntaram os colegas.
O rapaz respondeu com serenidade: E vocês acham que eu gastaria o dinheiro que ganho para me envenenar? Vocês se consideram muito espertos, mas estão pagando para estragar a própria saúde e encurtar a vida que, para mim, é preciosa demais.
*   *   *

Observando as coisas sob esse ponto de vista, poderemos considerar que aproveitar a vida é dar-lhe o devido valor.
É investir os minutos preciosos que Deus nos concede em atividades úteis e nobres.
Quando dedicamos as nossas horas na convivência salutar com os familiares, estamos bem aproveitando a vida.
Quando fazemos exercícios, nos distraímos no lazer, na descontração saudável, estamos dando valor à vida.
Quando estudamos, trabalhamos, passeamos, sem nos intoxicar com drogas e excessos de toda ordem, estamos aproveitando de forma inteligente as nossas existências.
Quando realmente gostamos de alguma coisa, fazemos esforços para preservá-la. Assim também é com relação à vida. E não nos iludamos de que a estaremos aproveitando acabando com ela.
Se você é partidário dessa ideia, vale a pena repensar com seriedade em que consiste o aproveitamento da vida.
E se você acha que os vícios lhe pouparão a existência, visite alguém que está se despedindo dela graças a um câncer de pulmão, provocado pelo cigarro.
Converse com quem entrega as forças físicas a uma cirrose hepática causada pelos alcoólicos.
Ouça um guloso inveterado que se encontra no cárcere da dor por causa dos exageros na alimentação.
Visite um infeliz que perdeu a liberdade e a saúde para as drogas que o consomem lentamente.
Observando a vida através desse prisma, talvez você mude o seu conceito sobre aproveitar a vida.
*   *   *
A vida é um poema de beleza, cujos versos são constituídos de propostas de luz, escritas na partitura da natureza, que lhe exalta a presença em toda parte.
Em consequência, a oportunidade da existência física constitui um quadro à parte de encantamento e conquistas, mediante cuja aprendizagem o Espírito se embeleza e alcança os altos planos da realidade feliz.

Redação do Momento Espírita, com pensamentos finais extraídos do item Alegria de viver, do cap. 6, do livro Vida: desafios e soluções, pelo Espírito Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. Leal.
Disponível no CD Momento Espírita v.6, ed. Fep.
Em 29.11.2010.

O PREÇO DAS COISAS






VALOR DAS COISAS
Texto de Stefano Rodrigues de Pinho Tavares

As coisas em nossa vida tem o valor que damos a elas. Estes valores são mensurados conforme as fases da vida, nosso estado de espírito e nossa própria vivência.

Para uns as coisas materiais tem maior valor. Para outros não. Para uns a ética, a educação, a saúde, a reciprocidadea solidariedade, a amizadeo amor, a lealdade, o reconhecimento a família são infinitamente mais valiosos.

Para outros não.

Medimos o valor das coisas conforme nossas próprias regras, nossa própria régua. É uma coisa muito subjetiva e com muitas variáveis. 
Contudo, com o passar do tempo e com a vivência aprendemos, com nobreza, com facilidade ou de forma dolorosa, que tudo tem um preço, um custo. 
Com dignidade é possível termos ambas as coisas se soubermos ter equilíbrio na vida
A renuncia, a paciência, a humildade e a fé são instrumentos daqueles que sabem aonde e como chegar, bem como, o que obter. 
Portanto, na vida o que vale realmente é o caminhar, a trajetória, a busca, e não o destino ou objetivo final. Por isso que já ouvimos esta frase: “Há coisas na vida que não tem preço. Para todas as outras há o dinheiro


segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

POST ; DANCE, DANCE, DANCE CONFORME A MÚSICA!!!


POTA vida te dar oportunidades, basta você aproveitar a chance no momento certo.


O PREÇO QUE PAGA

A PREVENÇÃO É A MELHOR ARMA CONTRA A DENGUE

AO ACORDAR



Bom Dia

Mentalização ao acordar
O momento do despertar é o início de um novo dia.Você deve
fazer do início do dia um momento abençoado.Para isso,comece
enumerando todas as graças recebidas até hoje e agradeça.
Inicie o dia dizendo,logo ao despertar,as palavras de gratidão
"Muito Obrigado".Agradeça a Deus que continuou fazendo o seu
coração bater,o seu pulmão funcionar,o seu estômago digerir,
enfim,todos os seus órgãos executarem perfeitamente as
respectivas funções enquanto você dormia!!
Livro:Preceitos de Luz-Masaharu Taniguchi!

INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...