sexta-feira, 12 de outubro de 2018

A FORÇA DO PROFESSOR




A FORÇA DO PROFESSOR
Braulio Bessa

Um guerreiro sem espada
sem faca, foice ou facão
armado só de amor
segurando um giz na mão
o livro é seu escudo
que lhe protege de tudo
que possa lhe causar dor
por isso eu tenho dito
Tenho fé e acredito
na força do professor.


Ah... se um dia governantes
prestassem mais atenção
nos verdadeiros heróis
que constroem a nação
ah... se fizessem justiça
sem corpo mole ou preguiça
lhe dando o real valor
eu daria um grande grito
Tenho fé e acredito
na força do professor.

Porém não sinta vergonha
não se sinta derrotado
se o nosso pais vai mal
você não é o culpado
Nas potências mundiais
são sempre heróis nacionais
e por aqui sem valor
mesmo triste e muito aflito
Tenho fé e acredito
na força do professor.


Um arquiteto de sonhos
Engenheiro do futuro
Um motorista da vida
dirigindo no escuro
Um plantador de esperança
plantando em cada criança
um adulto sonhador
e esse cordel foi escrito
por que ainda acredito
na força do professor.



Braulio Bessa

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Nossa Senhora Aparecida




Nossa Senhora Aparecida

virgem Santa, mãe de Jesus Cristo, apareceu em diversas localidades ao redor do mundo em momentos importantes da história. Graças à misericórdia de Deus, Maria apareceu no Brasil na forma de uma imagem negra, na época em que a escravidão no país estava em alta.
Maria foi proclamada Nossa Senhora da Conceição AparecidaRainha do Brasil, em 16 de julho de 1930 pelo papa Pio XI. O Brasil rende-se ao amor incondicional da “Mãe negra” no dia 12 de outubro, data que marcou, em 1980, a proclamação de feriado e consagração do Santuário Nacional de Aparecida pelo Papa João Paulo II.

História da Padroeira do Brasil

A aparição da imagem de Nossa Senhora de Aparecida ocorreu em 1717, época das Capitanias Hereditárias. O governante das capitanias de São Paulo e Minas de Ouro estava de passagem pelo Vale do Paraíba, mais precisamente por Guaratinguetá. Animados com a visita, o povo daquela localidade resolveu fazer uma festa de boas-vindas e para isso chamaram três pescadores, Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso para lançar as redes no rio e pescar bons peixes.
O fato era que, naquela época, meados de Outubro, não era tempo de peixes. Porém, como não podiam contradizer o pedido, rezaram pela proteção e benção da Virgem Maria e de Deus para que pudessem voltar à terra firme com fartura. Depois de inúmeras tentativas sem sucesso, eis que surpreendentemente eles pescaram o corpo de uma imagem. Curiosos, lançaram novamente as redes e “pescaram” uma cabeça que se encaixou perfeitamente ao corpo. Depois deste encontro, que nos dias de hoje é representado em todo o Brasil no dia 12 de outubro emocionando os fieis, o barco se encheu tanto de peixes que ele quase virou!
A partir daí, a devoção da Santa foi se espalhando. Primeiro nas casas, depois se construiu uma capela, depois uma basílica, até chegar ao quarto maior santuário do mundo, o Santuário Nacional de Aparecida localizado na cidade de Aparecida, interior do Estado de São Paulo.

DIA DAS CRIANÇAS


Reflexão do dia das crianças...
São pequeninos seres
Que em tudo dependem de nós
Dentro deles há um espírito que muito precisa aprender
Cabe a nós, adultos, a tarefa de lhes dar orientação

Não há nada mais doce, mais sublime, mas gratificante, mais calmante do que o sincero sorriso de um bebê. Ele sorri, não porque acha graça, ele sorri, porque é a única maneira que conhece de se comunicar com os outros seres que estão à sua volta. É algo forte, sincero, que não vem da mente, mas do coração.


São seres pequeninos, frágeis, dependentes, mas que tem muito a nos ensinar. Eles não têm malícia, são seres puros.

Pudéssemos nós, sermos como crianças e nosso mundo seria melhor, muito melhor.

Pena que todos, um dia nos tornamos adultos, egoístas e insensatos.

Neste mundo, tudo depende das crianças, se quisermos um mundo melhor no futuro, isso depende do que ensinarmos hoje para elas, tudo depende do exemplo que estamos dando, dos ensinamentos que estamos ministrando às nossas crianças.

Dia 12 de outubro é o “dia das crianças”, o dia do futuro.

Nós que hoje estamos na terceira idade, os que já morreram, fomos irresponsáveis e inconsequentes com o que seria o nosso próprio futuro, hoje temos que assumir as consequências. O século passado foi o século das descobertas, do desenvolvimento, porém não foi o século da preparação para o futuro, a Terra está agredida e a natureza responde da única forma que sabe, atacando, revidando.

Reflitamos neste “dia das crianças”, que não seja somente um dia de brinquedos e brincadeiras, mas um dia de reflexão, que cada adulto, cada pai, cada professor tome sobre si a responsabilidade de conscientizar nossas crianças de quanto o futuro delas depende de como agimos no presente.

Acreucho


quarta-feira, 10 de outubro de 2018

FLOR DE MAIO FÁCIL DE CUIDAR




Como cuidar e fazer mudas de Flor de Outubro e Flor de Maio

Para começar bem este mês, nada mais lindo do que a beleza das Flores de Outubro!
Assim como a Flor de Maio, a Flor de Outubro também é da família das cactáceas. Uma das diferenças, como o nome já diz, é a data em que costumam ocorrer as flores. Além disso, a forma das flores e folhas também é um pouco diferente.
São plantas muito resistentes, que gostam de luz, porém não gostam de pegar sol direto por mais que 4 horas por dia.
Se você gosta de cores fortes, um vaso com Flor de Outubro vai deixar a sua casa muito mais alegre!
Fotos e texto: Bianca Barreto


Como fazer mudas de Flor de Outubro ou Flor de Maio - Passo a Passo

1-Arranque uma folha destacando-a da folha debaixo.
Dica: Não corte a parte debaixo da folha. Segure-a e mexa de um lado para o outro para que ela se solte exatamente no ponto que se encaixa com a outra folha.
2-Enterre a parte de baixo na terra e posicione-a de maneira que ela fique em pé.
3-Regue pouco, sem encharcar o solo.
Dica: Se o local onde você mora for muito seco, observe as folhas. Se estiverem ficando enrugadas, é sinal de desidratação, então aumente a frequência da rega.
Outra dica: Coloque uma leve camada de musgo seco sobre a terra para manter a terra protegida. Assim quando for regar, a força da água não faz buracos e a folha continua firme no mesmo local que foi plantada.
4-Regue uma vez por semana e tenha perseverança para cuidar da folha até nascer outra folhinha como na foto acima.
Pronto!


Como cuidar da Flor de Outubro ou Flor de Maio para que elas deem flores
1-Mantenha-as em local arejado e bem iluminado. A falta de luz enfraquece muito estas plantas e se não receberem luz suficiente podem morrer. Porém não deixe-as pegar sol direto por mais que 4 horas, pois o sol direto pode queimar as folhas.
2-Regue quando a terra estiver seca. Geralmente uma vez por semana, mas a frequência pode variar, dependendo da região que você mora. Em lugares com clima mais seco, aumente a frequência da rega.
3-Mantenha a terra nutritiva, ou seja, adube a cada 2 meses. Pode adubar com esterco, com farinha de osso ou com adubos vendidos em casas de jardinagem, como o Green-Fix, por exemplo.
Dica: Seja sempre cauteloso com as adubações, pois adubo demais também mata qualquer planta. Então quando comprar adubo, leia as instruções e siga a quantidade descrita no rótulo. Se tiver dúvida, é melhor usar menos adubo do que usar em excesso.
Dica: Se for usar esterco fresco , certifique-co fermenta e pode matar a planta.
4-Quando perceber que têm botões de flores, não deixe-as pegar sol direto, pois o sol desbota as flores.
Pronto!


BRIGADEIRO DE PANELA





Gostoso de fazer mais gostoso de comer.
Brigadeiro de panela

Aqueça a panela em fogo médio.
Acrescente 1 colher de sopa de manteiga.
Logo após utilize todo o Leite Condensado junto a manteiga.
Em seguida acrescente 4 colheres de sopa de Chocolate em Pó e mexa sem parar até desgrudar da panela.

terça-feira, 9 de outubro de 2018

UM DIA PERFEITO

Por
 Fabíola Simões
De vez em quando acontece: um dia perfeito_ pouco sol, temperatura amena, céu limpo, brisa suave. Daí vem um fundo musical, uma decoração singela, gestos delicados, vista espetacular. Pra qualquer canto que se olhe, há poesia. Até uma pedra no chão, parece que foi premeditadamente colocada ali. E a gente percebe que faz parte da perfeição também. Que nosso colorido encaixa, e nosso coração também. E tudo fica tão bonito e singelo, que corre-se o risco de achar que está sonhando. Ou então que morreu e foi pro céu.
De repente, no meio disso tudo, um menino vestido como um príncipe senta-se num balanço_ enfeitado com fitas coloridas que dançam à mercê do vento_ e fica a observar uma rosa que acabou de pegar no chão. O menino embala-se delicadamente e olha a flor, se fixa nela, passa a mão no caule, observa com olhos de novidade, tentando decifrar alguma coisa que só a natureza pode traduzir em sua perfeição. Ele percebe o cheiro das pétalas, sente a textura no rosto, volta a conferir o caule; presta atenção nos espinhos. E eu constato surpresa que, quando achava que nenhuma rosa poderia me falar mais, a imagem do menino que se entretém e pensa coisas que eu não sei contar, me comove de um jeito novo, inimaginável. Porque virão outras rosas e outros espinhos em sua jornada, mas talvez pra mim _ e só pra mim_ essa rosa será o símbolo de um momento assim_ perfeito.
Lá na frente, um noivo comovido lê seus votos. E o sol das quatro da tarde _ leve, morno, despontando acanhado atrás das nuvens pra confirmar que foi contra as previsões de chuva e a favor das promessas à Santa Clara_ ilumina o rosto do jovem. Ele se declara falando acerca de coisas que só o coração pode entender e a noiva conta um amor que começou há 21 anos, quando ainda eram crianças. Então o padre, traduzindo toda a atmosfera, fala a língua dos poetas citando Milan Kundera, Nietzsche, Renato Russo e Vinicius de Moraes.
E a gente aprende que de vez em quando a vida faz sentido; e mesmo que não consiga explicar porque, consegue colocar algumas peças soltas no lugar, perdoando aqueles reveses que fizeram parte do caminho e acreditando que no final das contas, viver não é tão complicado; difícil é encontrar alegria e satisfação nos pequenos gestos…
Então encontro na rosa do menino a metáfora que me reconecta à minha sabedoria interior, aquela que todos nós temos mas deixamos esquecida diante da imperfeição diária e do barulho interno. Mesmo correndo o risco de soar clichê _pois ainda assim, pra mim e para o menino, a experiência é primeira_ esses novos horizontes que se descortinam me fazem entender que existem e existirão espinhos, mas nem a aparência ou o medo de ser espetado podem afastar o que de belo existe; e não conseguem esconder a beleza, e o fascínio, e a alegria do todo, que é simplesmente o viver.
Imersa nesses pensamentos, e ainda comovida com a poesia dos protagonistas dessa tarde inesquecível, me surpreendo uma vez mais, ao som dos violinos que encerram a cerimônia enquanto balões coloridos sobem ao céu, perfeitamente emoldurado pelo cenário do Pão de Açúcar à esquerda e o Cristo Redentor à direita. Lembro Renato Russo, e a canção “Dia Perfeito” me vem à cabeça. Embora a música seja outra, meu coração canta silenciosamente: “Podem até maltratar meu coração, que meu espírito ninguém vai conseguir quebrar…”
E enfim desejo aos noivos: Que lembrem um ao outro esse dia. Que recordem as promessas à Santa Clara e entendam, segundo as palavras do noivo, que poderia até ter chovido, mas o casamento aconteceria de qualquer jeito.
O casamento acontece também _ e talvez mais ainda_ quando a gente se permite viver mais um dia e confirma as promessas nas horas mais difíceis_ naquelas, em que não haverá sol nem vista espetacular_ ao permanecer_ e criar raízes_ quando nem tudo for tão bom ou perfeito.
E aí quem sabe, depois de alguns anos, vocês encontrem novamente um dia assim_ perfeito_ e entendam que valeu a pena ter permanecido…

RELIGIOSIDADE PARA OS FILHOS

Diz o ditado que futebol, política e religião não devem ser discutidos, cada um tem suas preferências e o mais acertado é mesmo guarda-las para si mesmo. Mas, no que se refere a filhos, oferecer algum tipo de orientação religiosa – preferencialmente desprendida de rótulos – pode ser uma boa maneira de ensinar a eles valores como a caridade e o amor ao próximo.
Quando introduzir o assunto na educação dos pequenos e como fazê-lo para que não se sintam forçados a adotar essa ou aquela religião, além do cuidado para não desenvolver neles nenhum tipo de preconceito ou ódio motivado pela fé, são questionamentos comuns e importantes entre os pais.

A importância de contar a verdade sempre, principalmente na família

SEMPRE A VERDADE  PRINCIPALMENTE EM FAMÍLIA

Dentro de casa, só a verdade

que significa o que não pode faltar na casa de cada um.
 não pode faltar a verdade.

Como viver em família mascarando a verdade?

Não sei como é na sua casa, mas você já pode tomar a decisão de assumir a verdade em seu lar. Essa será sempre a melhor escolha.
Podem existir situações complicadas, mas deixe o passado na mão de Deus e siga decidido a viver assim em seu lar. Se você tem filhos, é importante já ir passando para eles, desde os primeiros anos de vida, que a verdade sempre é o melhor caminho. E as crianças são espertas, elas gravam as atitudes mais do que as palavras.
 " EXEMPLOS DO NOSSO DIA A DIA, NOSSAS AÇÕES FALA MAIS QUE QUAL QUER PALAVRA"
Se elas presenciam os pais mentindo, até mesmo em pequenos atos, eles vão gravar que mentir é normal. E não existem pequenas ou grandes mentiras, mentira é mentira, e ela pode destruir um lar, um relacionamento.
A realidade pode ser dura, mas é preciso a enfrentar com  e transparência; assim, todos entenderão que não podemos fugir dos problemas nem mascarar uma situação. Os problemas temos de enfrentar, e se puder ser junto, será melhor.

Diálogo verdadeiro

No relacionamento do casal, aí que não pode faltar verdade mesmo! Se algo está incomodando seu coração, pergunte, converse, ache o melhor momento, mas não engula para si as dificuldades entre vocês. Isso pode virar um vulcão dentro de você.
Se em seu lar você foi traído e conseguiu perdoar, decidiu continuar junto do seu cônjuge, imagino que você dê mais valor à verdade ainda.
Seja transparente sempre, em qualquer situação! Isso também vale nas despesas financeiras, com o que cada um gasta, como tem empenhado o seu dinheiro. É com os gastos de casa? Tem acumulado dividas com coisas supérfluas?
Transparência e verdade sempre, pois a mentira pode gerar um ciclo vicioso e destrutivo.
A Palavra de Deus nos ensina: “Pois não existe nada escondido que não venha a ser revelado, ou oculto que não venha a ser conhecido.” (Luc 12,2)

SER PAI

É transmitir a vida.
É muito mais ainda.
É difundir o amor.
É amar.
É saber confiar.
É crer no filho.
É deixá-lo crescer.
É vigiar sem ofender.

É cuidar sem sufocar.
É compreender.
É ter paciência de vê-lo crescer.
É mostrar os caminhos.

É deixá-lo escolher.
É estar atento às suas necessidades.
É ser verdadeiro para que ele encontre a verdade.
É acreditar nos homens para que eles descubram verdadeiros amigos.
É ser honesto comigo mesmo, para que ele acredite em mim.

É abrir as portas da minha casa, para que haja mais união.
É compreender que sou pecador, para que ele perdoe minhas falhas.
É ficar bem pequeno, para que ele possa se lançar na vida.
É tornar-me forte, para deixá-lo partir.
Seguir seu caminho.
Pular obstáculo sem medo.
Ajudar e pedir ajuda.
Cair e levantar.
Ser feliz na sua liberdade.
Como é difícil ser pai!
O importante não é dizer: “Eu amo”.
O importante é amar de verdade!

domingo, 7 de outubro de 2018

Pensamento e Vida




Pensamento e Vida

O homem pode ser considerado o pensamento que exterioriza, fomenta e nutre.
Conforme a sua paisagem mental, a existência física será plasmada, face ao vigor da energia direcionada.


O pensamento é a manifestação do anseio espiritual do ser, não uma elaboração cerebral do corpo.

Sendo o Espírito o agente da vida, nos intrincados painéis da sua mente se originam as idéias, que se manifestam através dos impulsos cerebrais, cujos sensores captam a onda pensante e a transformam, dando-lhe a expressão e forma que revestem o conteúdo de que se faz portadora.


O homem de bem, pensando corretamente como conseqüência da sua realidade interior, progride, adicionando forças à própria estrutura.

A criatura de constituição moral frágil, por efeito das suas construções mentais infelizes, envolve-se nas teias dos pensamentos perturbadores e passa a estados tumultuados, doentios.


Como resultado, conclui-se que o Espírito e não o corpo, é fraco ou forte, conforme o conteúdo dos pensamentos que elabora e a que se entrega.

O pensamento é força.

Por isso, atua de acordo com a direção, a intensidade e o significado próprios.

A duração dele decorre da motivação que o constitui, estabelecendo a constância, a permanência e o direcionamento do que possui como emanação da aspiração íntima.

O pensamento são os fenômenos cognitivos que procedem do ser real.

Pensa no amor; e te sentirás afável.

Cultiva a ideia do progresso, e terás estímulo para porfiar, logrando êxito nos empreendimentos.
Sustenta a ideia do bem, e descobrirás quão ditoso és como fruto do anelo vitalizado.
Se pensas no medo, ele assoma e te domina. Se dás atenção ao pessimismo, tornas-te incapaz de realizações ditosas.

Se te preocupas com o mal, permanecerás cercado de temores e problemas.

Se agasalhas as idéias enfermiças, perderás a dádiva da saúde.

Tudo pode ser alterado sob a ação do pensamento.


Vibração que sintoniza com ondas equivalentes, o teu pensamento é o gerador das tuas ações, e estas, as modeladoras da tua vida.

Pensamento e vida, pois, são termos da equação existencial do ser humano.
Pensando na necessidade de ascensão, os heróis, os cientistas, os mártires, os educadores e os santos edificaram o mundo melhor, que ainda não alcançou o seu ápice, porque tu e outros ainda não vos convencestes de pensar bem, agindo melhor; para conquistardes a vitória sobre as paixões, a dor e a infelicidade.



Autor: Joanna de Ângelis
Psicografia de Divaldo Franco. Do livro: Vida Feliz

INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...