quarta-feira, 11 de agosto de 2021

APRENDI A TOMAR CAFÉ!!!

ATÉ QUE EM FIM, APRENDI A TOMAR CAFÉ, DE UM JEITO GOSTOSO, E SABORES DIFERENCIADOS.

 Apaixonados por café são exigentes. Além de buscar grãos de qualidade, bem preparados e servidos corretamente, cada vez mais os consumidores esperam que uma boa cafeteria ofereça algo a mais em seu cardápio. E uma das tendências atuais que pode conquistar muitos clientes são as receitas de café com especiarias.

Em combinações sutis ou intensas, com especiarias mais conhecidas ou mais exóticas, essa é uma forma de oferecer ao cliente uma oportunidade de sair de rotina e provar novos sabores, sem precisar fazer grandes investimentos. Com esses toques inusitados, o paladar viaja para terras distantes e o café adquire nuances e profundidades que farão o bom apreciador voltar no dia seguinte.

Contudo é importante conhecer as propriedades de cada especiaria e saber como combinar seus sabores com o café para que o resultado seja agradável e equilibrado. Confira abaixo algumas dicas para explorar estes ingredientes e proporcionar aos seus clientes uma experiência nova a cada gole.

O que são especiarias
Especiarias são condimentos de origem vegetal utilizados na culinária para temperar ou conservar alimentos. Podem ser preparadas a partir de flores, frutos, sementes, cascas, caules ou raízes, e se destacam pelo sabor intenso e aroma forte.

Algumas são usadas na gastronomia há milhares de anos. A canela, por exemplo, era consumida no Egito há pelo menos 4.000 anos e, de tão valiosa, era frequentemente usada para presentear reis, rainhas e como oferendas a deuses.

Entre as especiarias mais conhecidas e utilizadas no Brasil estão a canela, o cravo, a pimenta-do-reino, a noz moscada, o cardamomo, o gengibre e a erva-doce.

Além do uso culinário, muitos desses condimentos possuem propriedades medicinais e terapêuticas, sendo também utilizados na preparação de cosméticos, perfumes e incensos.

Café com especiarias

Há diversas formas de enriquecer o café com especiarias diferentes, dando a ele novos sabores e aromas.

A primeira delas é adicionar o condimento ao grão do café e deixar que repousem juntos. Com o tempo, os sabores irão se combinar e resultar em uma bebida diferente. Outra maneira é misturar o ingrediente ao pó de café, com antecedência ou mesmo na hora de preparar a bebida. Como no método anterior, o café sairá coado já com um sabor especial.

O condimento pode também ser acrescentado à água durante a fervura ou ao açúcar — a combinação de açúcar com baunilha é a mais popular. Ou, por último, misturado ao café após o preparo em pequenas doses, para seu sabor não se sobressair.

1. Canela

A canela é velha conhecida do café no gosto dos brasileiros. A combinação da bebida quente ou gelada com uma pitada da especiaria é simples e capaz de agradar a diversos paladares, incluindo aqueles mais conservadores.

Além de perfumar a xícara de café do dia a dia, a canela potencializa as boas propriedades da bebida. Isso acontece porque ambos são alimentos termogênicos, ou seja, que aceleram o metabolismo. Então, quando combinados, criam uma pequena bomba de energia e aumentam o gasto calórico do corpo — por isso a mistura ganhou fama de aliado das dietas de emagrecimento.

O potencial da canela não para por aí. Ela também ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, combate a diabetes, o colesterol ruim e regula os níveis de triglicérides.

2. Cardamomo

Nativo da Índia, o cardamomo possui sabor levemente picante e, misturado ao café, intensifica suas características. Essa mistura nasceu no Oriente, onde o cardamomo é usado há milhares de anos, e ainda hoje é bastante popular por lá.

Para preparar um café com cardamomo, acrescente grãos desse condimento ao pó de café na hora do preparo ou coloque um ou dois grãos na xícara junto com o café pronto. Você pode quebrar o grão para extrair dele o máximo de sabor, mas não exagere na quantidade para não deixar o café muito apimentado.

Do ponto de vista terapêutico, o cardamomo auxilia na digestão e ajuda a combater dores de estômago, mau hálito e problemas respiratórios. Além disso, é considerado um afrodisíaco.

Mas atenção: esta é atualmente uma das especiarias mais caras do mundo, junto com o açafrão.

3. Noz-moscada

A noz-moscada tem origem na Indonésia, mas hoje é cultivada em diversos lugares do mundo e é amplamente utilizada na gastronomia. Em pequenas quantidades, é usada para dar um leve toque de sabor em receitas como molhos derivados de leite, massas, sopas e doces.

A noz-moscada é muito marcante e uma pitada desse condimento faz o café atingir picos de sabor. Misturar um pouco dela no café moído ou acrescentar uma pequena quantidade no café pronto, antes de servir, pode conquistar os clientes mais abertos a novas experiências.

Outra sugestão é combinar essa especiaria a outras. No café, ela vai bem junto com canela ou com cravo. E, para uma bebida mais doce, ela dá um toque extravagante a um café com creme de avelã.

Rica em óleos essenciais, a noz-moscada age na circulação sanguínea, no aparelho gastrointestinal e no sistema nervoso, sendo apontada como aliado no tratamento de depressão e ansiedade.

4. Cravo

Diferentemente do cardamomo, o cravo da Índia é uma especiaria de baixo custo e bastante conhecida do brasileiro. Trata-se de um botão floral seco extremamente versátil, usado em receitas de doces e salgados.

Muito utilizado no preparo de chás, ele também harmoniza bem com o café, principalmente quando associado a outras especiarias. A combinação mais feliz é a de café com cravo e canela, que resulta em uma bebida reconfortante e com gosto familiar. Para preparar essa receita, acrescente os cravos na água que será usada para o café.

Outra possibilidade é a de associar cravo e gengibre, para fazer um café mais adstringente.

Para a saúde, o cravo oferece diversos benefícios. Potente antioxidante a anti-inflamatório, faz bem para a pele, para o sistema digestivo e a circulação.

Para fazer um café com especiarias não é necessário investir em equipamentos ou treinamento específico; basta um pouco de conhecimento e uma pitada de ousadia. Com essas receitas, sua cafeteria poderá conquistar novos clientes, consumidores atentos às novidades e abertos a provar sabores diferentes.


terça-feira, 10 de agosto de 2021

Homens

 

Homens

Gostei deste texto e postei. PARABENS 



O universo masculino é muito extenso. Não é tão fácil de ser explicado, mas é possível “tentar entender’.



 O que dizer desses seres maravilhosos, que assim são quando o querem? Se soubessem como são importantes quando responsáveis por sentimentos tão belos, como o amor e a paixão, dentro de nossos corações femininos...

Quando um homem quer, ele sabe cuidar de sua parceira, seduzi-la, protegê-la. Mas, na maioria das vezes tem medo. Baixar muito a guarda sentimental, pode desestruturar seu ego masculino (o meio cultural e social influenciam muito). E ele acaba bloqueando sua sensibilidade e atitudes de carinho que o fariam ser mais amado.




Todo homem procura em sua companheira, um pouco de sua mãe (de forma inconsciente, claro). Algumas mulheres têm dificuldade de enxergar o que eles buscam com isso.

 Na verdade querem ser acarinhados, cuidados, querem um colo de vez em quando. Esse processo nada mais é que uma pequena extensão do “ complexo de Édipo”, para a mulher (companheira). 

Vejo isso como uma grande chance de se conquistar mais uma parcela emocional do companheiro.

 E não há com que se preocupar, ele continuará a ver a parceira como “mulher” e não como mãe.

Há homens que ficam para sempre em nossas vidas: filhos, pai, irmãos, tios, primos, sobrinhos, avôs. Eles estarão sempre ali e os laços de sangue e de afeto serão para sempre. 

O amor entre “homem e mulher” (como casal), como diz Vinícius: ... “Que não seja imortal posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure” ... O grande desafio é alimentar essa chama para que dure para sempre.


Vários homens fazem parte de nossas vidas. Além dos que amamos e compartilhamos nossa intimidade, há também, por exemplo: os amigos, o porteiro do prédio, os chefes, os dentistas, os médicos, entre outros.


A amizade entre homem e mulher é o que eu consideraria perfeita (amigos homens são mais companheiros e não competem), não fosse o quase sempre desencadeante probleminha de um dos dois se apaixonar pelo outro. Se partirem para um relacionamento mais íntimo (sexual), os laços de amizade se desfazem e nunca serão como antes.

No prédio em que tenho consultório, trabalha um senhor na portaria, onde recebe nossas correspondências e dá informações. 

Todos os dias eu o cumprimento e ele me dá um sorriso. Se há alguma coisa para mim ele já vem com os envelopes na mão. È muito simpático. No final do dia me dá um adeusinho com outro sorriso. Ele faz parte do meu cotidiano e admiro sua simpatia e cordialidade.

Os chefes são importantes em nossas vidas. 

Sejam bons ou ruins. Os “ruins” (machistas em extremo), nos testam o tempo todo. Se soubermos encarar com atitude, os superamos profissionalmente. Já ao “bons”, cavalheiros, gentis, são como “mentores” e sabem liderar mulheres como ninguém, sem usar sedução.

Dentistas e médicos, quando amam a profissão, são os melhores no que fazem. Ir ao dentista para mim, é um momento de bem estar, de relax. Conheço meu odontologista há dezessete anos. Não houve um só dia que eu o encontrasse e que ele estivesse de mau humor ou tenso. Sempre que pergunto:...- Tudo bem?...Ele responde: ... -“Melhor estraga!”... É a positividade em pessoa. Seu consultório é de uma energia de paz impressionante.

Tenho tanta confiança em meu médico, que só de chegar em seu consultório e vê-lo, já melhoro 40%. O mesmo acontece com meu filho, quando vai ao seu pediatra. Eles são um exemplo de sabedoria, carisma e profissionalismo.


Meus queridos seres humanos do sexo masculino, nós mulheres os amamos e os admiramos. Principalmente quando sabem nos amar. Não queremos guerra, apenas companheirismo, parceria, união, respeito e amor. Todos vocês são importantes em nossas vidas.
Um carinho em seus corações e muita paz!



segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Ser professor é ser o orientador da vida.

 Se alguém lhe perguntasse qual é a mais nobre das profissões, o que você responderia?

Talvez a resposta correta seja: Todas. Todas as que são exercidas com nobreza.

Todavia, há uma profissão da qual praticamente todas as demais dependem: é a de professor.

Esse profissional é o grande responsável pela formação intelectual dos seres que passam pelas salas de aula. E não são poucos.

O professor é quase um segundo pai e a professora, uma segunda mãe, pois ambos têm o poder de influenciar sobremaneira, na formação dos caracteres de seus alunos.

Por isso, a profissão do educador é uma das mais nobres e também de grande responsabilidade.

Se todo professor tivesse consciência da gravidade da ação que exerce sobre seus educandos, certamente a nossa sociedade seria melhor.

Não queremos dizer que toda responsabilidade pese sobre o professor, mas grande parte dela, já que os pais são os maiores responsáveis pela conduta moral dos filhos.

No entanto, há professores e professores.

Há aqueles que não passam de comerciantes da educação. Dão suas aulas como quem se desincumbe de pesado fardo, pensando no valor que recebem no final do mês.

Há os indiferentes, que dão aulas de forma maquinal, não se esforçam nem para sair da mesmice, que os alunos já não suportam mais.

Há aqueles que são o exemplo vivo da deseducação. Sentam-se na mesa, gritam para serem ouvidos, esmurram a mesa ou o quadro para chamar a atenção dos educandos.

Há também os que pensam que crianças são adultos em miniatura. Não usam a criatividade nem para buscar o aperfeiçoamento pessoal e fazem apenas o que seus superiores lhes ditam.

Ser professor, no verdadeiro sentido da profissão, é ajudar a formar cidadãos de bem. É conhecer o aluno e procurar extrair o que tem de melhor em sua intimidade, ajudando-o a reformular o que tenha que ser repensado.

Ser professor é estar sempre em busca do próprio aperfeiçoamento, para melhor servir.

É buscar sempre o que tem de melhor, para oferecer aos seus educandos.

É jamais se conformar com os desafios, por mais imponentes que sejam.

Ser professor é descobrir em cada aluno seu universo de potencialidades e ajudá-lo a desenvolvê-las.

Ser professor é muito mais do que passar teorias e conceitos. É edificar pelo próprio exemplo.

É romper com os modelos ultrapassados de incutir na cabeça do educando fórmulas prontas. É incentivar a criatividade, permitindo o surgimento de mentes mais preparadas para a construção de um mundo novo, onde não haja lugar para o preconceito, para a hipocrisia, nem para a subjugação dos mais fracos.

Ser professor, finalmente, é poder aplicar o amor na sua mais expressiva manifestação de sublimidade. É fazer brilhar no íntimo de cada aluno, a chama sagrada que o Criador ali depositou.

*   *   *

O nobre professor é abençoado maestro que consegue retirar dessa harpa viva, que é o coração da criança, a mais sublime musicalidade.

Sabe dedilhar nas cordas mais sutis da alma juvenil, a canção do dever e da justiça.

Consegue despertar nas almas que lhe ouvem os sábios conselhos, a mais harmoniosa melodia da esperança, da fé e do amor sem limites.

 

Redação do Momento Espírita.
Em 31.12.2009.

Sono de beleza:

 

Sono de beleza: mito ou verdade?

Dormir cansada e acordar linda. Assim é a promessa do sono da beleza. Mas será que isso é verdade? Durante o sono, o nosso corpo descansa, mas trabalha ao mesmo tempo. E é nessa hora que ele executa diversos processos reparadores na pele e em todo o nosso organismo. Saiba como isso acontece e por quais motivos é melhor você dormir mais cedo!

Sono reparador

É durante os estágios de sono profundo que o corpo realiza funções básicas. No sentido contrário disso, é cada vez mais comum dormir menos e, por isso, não conseguimos chegar até os estágios do sono em que o corpo trabalha na renovação, no reparo e no reequilíbrio dos estragos que o organismo sofre durante o dia com a poluição e exposição solar, por exemplo.

Hormônio importante

Quando estamos dormindo, o corpo renova suas células, sintetiza hormônios do crescimento (GH) e produz a melatoninahormônio que age contra os radicais livres, prevenindo o envelhecimento. VER COM É BOM DE MAIS Quando estamos muito preocupados ou sofremos de algum distúrbio do sono, como a apneia obstrutiva do sono, que fragmenta o nosso sono, tudo isso fica de lado. NÃO ACONTECE COMO DEVERIA

Por isso, se você quer garantir uma pele bonita e a disposição que precisa para realizar todas as atividades da sua agenda, durma pelo período necessário. Dessa forma, você acordará mais bonita e mais disposta!

x x x x x x x x x x x x x x

A falta de sono ou a dificuldade para dormir bem interferem diretamente na nossa qualidade de vida . , isso porque noites mal dormidas diminuem a capacidade de concentração durante o dia e também pode resultar em alterações no humor de qual quer ser humano. Além disso, quando a má qualidade do sono se torna frequente, pode haver alterações no apetite e problemas de saúde também como estresse, ansiedade e o desenvolvimento de falhas da memória.

Assim, para dormir bem é importante que a pessoa adote alguns hábitos que ajudam a regular o sono e que ajudam a chegar à fase do sono de profundo relaxamento, que muitas vezes é difícil de alcançar. Para isso, é importante determinar um horário para dormir e respeitar esse horário, criar um ambiente escuro e confortável e beber um chá calmante pelo menos 30 minutos antes de dormir.

Algumas dicas que podem ser úteis por melhorar a qualidade de sono e que devem ser adotadas como novo estilo de vida são:

1. Respeitar o horário de ir dormir

Em média, é preciso dormir cerca de 8 a 9 horas de sono repousante para se estar bem alerta no dia seguinte e, por isso, quem precisa acordar cedo também deve ir para a cama cedo, respeitando estes horários, até mesmo nos fins de semana e feriados.

Uma boa dica para respeitar o horário de ir dormir é ter um alarme no celular a lembrar a que horas se deve ir para a cama. Além disso, para evitar que se durma mais do que o aconselhado e, consequentemente, fique mais tempo desperto à noite, pode ser interessante colocar o despertador longe da cama, pois assim a pessoa deve levantar para desligar o despertador e dessa forma fica mais fácil respeitar o horário de dormir no fim do dia.

2. Desligar a TV e outros aparelhos

A televisão, o computador ou outros aparelhos eletrônicos, devem ser desligados cerca de 30 minutos antes do horário ideal de ir para a cama. O ideal é que a pessoa fique longe destes aparelhos, assim como do celular e dos jogos de vídeo game, pois eles excitam o cérebro, deixando a pessoa mais agitada e prejudicando o sono. 

Além disso, o relógio também deve ser mantido fora do quarto ou longe da cama, porque quando a pessoa vai dormir e entende que não está a conseguir adormecer, tem tendência a olhar para o relógio, que é mais um motivo de estresse, que dificulta o sono.

Algumas pessoas conseguem ter o sono estimulado e dormir melhor quando escutam algum som mais calmo ou ritmado e, por isso, pode ser colocado algum som ambiente, por exemplo.

3. Ler antes de dormir

O ideal é que a pessoa se deite na cama somente quando tiver sono e antes disso, pode-se ficar recostado na cama ou, de preferência, no sofá, lendo um livro sob uma luz um pouco mais fraca. É importante que seja dada preferência à leitura de coisas que tragam paz e tranquilidade, devendo evitar livros ou histórias que promovam a tensão e o estresse, como noticiários, por exemplo.

4. Criar um ambiente escuro

Antes de dormir, é importante apagar as luzes e deixar apenas um abajur ligado, de preferência, com uma luz amarela, pois ela favorece o sono, conforme indica a cromoterapia. Como alternativa ao abajur, pode-se acender uma vela. O objetivo é tornar o quarto aconchegante para que o sono seja estimulado e se possa ter uma boa noite de sono.

5. Cochilar depois do almoço

Um cochilo de aproximadamente 10 a 30 minutos logo a seguir ao almoço já deve ser o suficiente para relaxar sem prejudicar o sono noturno. Não se devem tirar sonecas prolongadas durante o dia, pois elas podem tirar o sono à noite. As sonecas prolongadas durante o dia são somente indicadas para bebês e crianças até aos 4 anos de idade.

6. Praticar exercício regularmente

Praticar pelo menos 30 minutos diários de exercícios, de preferência antes das 21 horas, pode ser benéfico porque ao praticar exercícios o corpo gasta mais energia, aumentando a necessidade de descanso ao longo do dia. As pessoas que têm dificuldade em ir para a academia, podem experimentar caminhar um pouco ou andar de bicicleta, antes do jantar, por exemplo.

A atividade física após as 21h não é recomendada, pois pode ter o efeito contrário, pois a curto prazo o exercício aumenta a disposição e, por isso, pode interferir na hora de dormir e na qualidade do sono.

7. Evitar tomar café 6h antes de dormir

O consumo de bebidas estimulantes, como coca-cola, café, chá preto, chá verde e alguns refrigerantes, deve ser evitado 6 horas antes de dormir, porque a pessoa pode ficar mais desperta e ter dificuldade para adormecer. Além disso, também se deve evitar comer muito ao jantar.

Sempre que possível, a pessoa deve optar por bebidas que favorecem o sono, como um copo de leite morno ou uma taça de vinho tinto, por exemplo.

8. Tomar um chá antes de dormir

Tomar um chá calmante antes de ir dormir, pode ajudar a induzir o sono e a dormir melhor. Alguns exemplos de chás com estas propriedades são os com valeriana, passiflora, cidreira, camomila ou lavanda, por exemplo. Saiba como preparar os chás calmantes.

9. Usar óleo essencial relaxante

O uso de óleos essenciais como a lavanda, tem um efeito relaxante e calmante, isso por que ao fazer inspirações profundas com o óleo essencial, faz com que o cérebro receba mais oxigênio, além de também estimular a produção hormonal, promovendo a sensação de bem estar e de relaxamento, favorecendo o sono.

Para usufruir deste óleos, basta colocar 2 a 3 gotas de óleo essencial na almofada ou no pijama, antes de ir dormir. Em alternativa, os óleos também podem ser colocados no aromatizador ou sob a forma de spray, pulverizando-os no quarto.

10. Manter o silêncio e o conforto

Deve-se evitar ambientes muito barulhentos na hora de ir dormir. Usar um protetor de ouvidos, como os utilizados nas piscinas, pode ajudar a conseguir o silêncio necessário para dormir.

Porém, algumas pessoas precisam de um barulho de fundo para conseguirem pegar no sono, chamados de ruídos brancos, como o barulho de uma máquina de lavar roupa, do exaustor da cozinha ligado ou um rádio fora da estação, por exemplo. Além disso, também existem alguns aplicativos de celular que produzem estes ruídos, facilitando o sono.

Além disso, o quarto e a roupa que a pessoa utiliza para dormir também deve ser confortável. O ideal é ter cortinas que deixem o quarto bem escuro durante a noite, manter uma temperatura confortável do quarto, entre os 18ºC e os 21ºC, vestir um pijama também confortável e usar um bom travesseiro, que permita a redução da tensão nas costas e no pescoço, acumuladas durante o dia.

.

Linda História, que Transmite a "Mensagem de Amor ao Próximo".

 O mundo pode ser um lugar muito cruel, solitário e feio. Para algumas pessoas, a esperança de ter uma vida melhor é semelhante a pequena chama de uma vela que luta para não se apagar numa noite de frio...

Exatamente por isso, histórias como a que você lerá abaixo são o que precisamos para recarregar a nossa "fé na humanidade" e não desistir de acreditar no amor e na bondade que também existe neste mundo.

Um edredom por uma oportunidade de ter um futuro


De repente, ambos viram se aproximar um morador de rua, um rapaz jovem, que lhes disse: "vocês podem ficar com meu casaco e edredom. Está muito frio e vocês vão acabar congelando".

Assim, os três começaram a conversar e o casal descobriu que o seu novo "amigo" se chamava Joey. Após horas de bate-papo, a jovem ficou chocada com a ideia de simplesmente ir embora e deixar aquele simpático rapaz ali naquela estação congelante.

"Não estou dizendo que você deve confiar em todos que encontrar na rua, mas em quem exatamente você deve confiar?" - esta foi a publicação que Charlotte fez em sua rede social quando subitamente decidiu convidar Joey a ir para a casa dela.

Após muita insistência do casal, Joey aceitou e foi para a casa de Charlotte - uma cabana "sinistra" no meio da floresta. Assim como o casal podia temer que Joey lhes fizesse mal, o sem-teto também teve as suas reservas quando se deparou com aquele cenário. A confiança, no entanto, era mútua entre Charlotte, Taylor e Joey.


Como era de se esperar, todos os amigos do casal ficaram assustados quando Charlotte contou o que fez. Mas, nem por um minuto sequer, a jovem desistiu ou pensou em voltar atrás. Ela sabia que Joey precisava apenas de uma oportunidade, pois ele era uma boa pessoa.

"Não é porque você vive na rua que se torna automaticamente um drogado ou alcoólatra. Essas pessoas são como eu e você. Elas não tiveram muitas oportunidades na vida ou cometeram alguns erros (quem não comete?)" - confessou Charlotte cinco dias depois de ter acolhido Joey em sua casa, e logo após ele ter recebido uma oferta de emprego!

A vida de Joey mudou drasticamente em apenas uma semana. Uma oportunidade, apenas isso, foi suficiente para mudar toda a história deste rapaz, que já não tinha esperanças em conseguir ter uma vida mais feliz e digna.

O bem gera o bem. Não quebre a corrente e transmita toda a bondade que você recebe para o próximo. Esta é uma das lições mais importantes que os três amigos aprenderam com esta emocionante experiência.

Qual a lição que aprendemos?

Levando em consideração o "mundo maluco" em que vivemos, é difícil confiar num completo desconhecido como Charlotte e Taylor fizeram.

Costumamos julgar as pessoas constantemente pelo modo como se vestem ou pelo que fazem, sem ter a mínima ideia de toda a trajetória de vida que tiveram até chegar onde estão... Quem somos nós para julgar?

O desejo de ir em direção ao outro, de se comunicar com ele, ajudá-lo de forma eficiente, faz nascer em nós uma imensa energia e uma grande alegria, sem nenhuma sensação de cansaço.

Dalai Lama

Existem inúmeras pessoas que podem parecer perdidas na vida e sem futuro, quando na verdade a única coisa que anseiam é por uma oportunidade. Precisam apenas de alguém que olhe para elas e veja uma alma capaz de crescer e de ser feliz, e não apenas uma sombra que não pertence a este mundo.       


musica

SAPATOS DE SALTO ALTO? SAIBA COMO COMPRAR para realmente usar.

 

Toda mulher sabe que, ao subir em um sapato de salto alto, ela eleva sua autoestima, se torna mais elegante e atraente. As bolsas são acessórios inseparáveis para carregar maquiagem, absorventes, agenda, material de trabalho e tantas outras coisas indispensáveis. Mas fisioterapeutas alertam que essa beleza pode custar caro para a saúde. O sapato inadequado e a bolsa pesada influenciam diretamente na postura, podendo causar problemas não apenas nos pés, mas nos ombros, coluna, joelhos e diversas partes do corpo.


Segundo especialistas, algumas dos problemas mais frequentes em mulheres que usam salto alto são tendinite, encurtamento dos músculos da panturrilha, lordose, fraqueza muscular, problemas e dores no joelho e na coluna, ruptura de ligamentos no tornozelo e torções.

Já as bolsas pesadas são vilãs dos ombros, joelhos e coluna. 

Com relação aos saltos dos sapatos, Elineth Braga alerta para os cuidados na hora de escolher. “O salto mais recomendado para uso diário é o de 3 a 4 cm. As mulheres devem optar por calçados do tipo anabela e plataforma que, por terem o salto alto por toda a extensão da sola, diminuem a pressão nas pontas dos pés, proporcionam mais equilíbrio e distribuem melhor o peso do corpo. O resultado estético pode não ser o mesmo, mas, em termos de saúde e bem estar, essa mudança de hábito vale a pena.”, afirma a fisioterapeuta.

Elineth ressalta ainda a importância de fazer exercícios de alongamento dos músculos da coxa e panturrilha três vezes por semana como medida preventiva. “Aconselhamos também fazer um rodízio entre saltos mais altos e mais baixos, não deixando que os pés se acostumem a um tipo específicos e salto. Do contrário, toda vez que mudar a altura do calçado a mulher sentirá dores, mesmo que esteja usando tênis”, ressalta Braga. A fisioterapeuta comenta ainda sobre a importância de escolher sapatos abertos” O uso de sapatos fechados e apertados pode favorecer o aparecimento precoce de joanetes”, conclui.

Tipos de salto e seus efeitos

Agulha
O sapato com este salto e bico fino não é recomendado nem para a mais especial das ocasiões. Causa desequilíbrio porque reduz muito a participação do calcanhar na sustentação do corpo, além de deixar os dedos muito desconfortáveis.

Fino
O modelo com salto fino "achatado" oferece mais equilíbrio que o tipo agulha, mas não deixa a mulher livre de torções de tornozelo e dores nos dedos e na planta do pé.

Plataforma
Este salto oferece uma melhor distribuição da pressão exercida pelo corpo sobre os pés. A ponta angular facilita a impulsão do corpo ao caminhar.

Centro
O salto que sai do meio do calcanhar facilita o equilíbrio do corpo. Esse modelo deixa os dedos confortáveis e pode ser uma opção para as mulheres que não abrem mão da elegância a toda hora.

Quadrado
O modelo grosso e quadrado é um dos eleitos pela maioria das mulheres que querem manter a elegância por longos períodos do dia. Esse tipo de sapato deixa o calcanhar bem apoiado, o que ajuda no equilíbrio do corpo.

3 a 4 cm
O sapato baixo, com salto de até quatro centímetros, é o único recomendado por especialistas para o uso diário constante.

Anabela
O sapato com este tipo de salto diminui as dores porque distribui bem a pressão do corpo sobre a planta dos pés.

Dicas na hora de comprar

 UM SAPATO DE SALTO.

Compre sapatos ao final da tarde ou à noite, pois os pés incham durante o dia, VIU.

Quando calçar os sapatos, certifique-se que haja uma folga de mais ou menos 1,5 cm entre os dedos e aponta do sapato.

Não use sapatos menores do que o seu pé. Compre sempre o seu número de calçado.

Não acredite que o sapato vai lacear. No momento da compra o sapato deve estar o mais confortável possível.

Calce os dois pés do calçado, pois normalmente temos um pé maior que o outro e ande pela loja ao experimentar e sem medo de ser feliz, afinal você está fazendo uma compra que seja uma maravilhosa compra.



Estas dicas não disse na radio,pra não roubar o tempo e se tornaria extenso demais pelo tempo.

Os melhores truques para usar o salto alto sem sofrimento são:

1. Use um salto de até 5 cm de altura porque assim o peso do corpo é melhor distribuído por todo o pé. Mas se não resistir e comprar um sapato mais alto, coloque uma palmilha no peito do pé, por dentro do sapato, porque seria como diminuir o salto.

2. Use um sapato confortável, que envolva completamente o pé, sem apertar ou pressionar nenhuma parte do pé. Os melhores são aqueles que são acolchoados e que quando você dobra os dedos sente o tecido do sapato ceder um poquinho.

3. Use um salto mais grosso porque assim o peso do corpo que cai sobre o calcanhar é melhor distribuído e há um menor risco de torcer o pé. Mas se você não resistiu e comprou um salto agulha, agora o melhor é treinar muito para se equilibrar e não cair, ou torcer o pé.

4. Use o salto alto pelo menos 30 minutos antes de sair de casa, porque assim os pés se adaptam melhor. Se você não consegue aguentar o sapato nem enquanto se arruma, vai ser um filte de terror ficar com ele no pé o dia ou a noite toda.

5. Use um salto alto com sola emborrachada, se não vier assim de fábrica, uma boa opção é colocar uma sola emborrachada num sapateiro. Este tipo de sola é mais confortável quando você está parada e também quando anda, porque torna o toque do pé no chão mais confortável.

6. Coloque palmilhas por dentro do sapato para deixar mais confortável. Existem palmilhas de silicone que podem ser compradas nas sapatarias, na farmácia ou pela internet. O ideal é experimentar a palmilha dentro do sapato que irá usar, porque os tamanhos variam muito, ou comprar uma palmilha feita sob medida, indicada por um ortopedista, e feita de acordo com o tamanho do pé e os principais pontos de pressão no pé.

7. Para descansar um pouco, quando estiver sentada, tire o sapato ou apoie o peito dos pés numa pilha de livros ou jornais, mas se estiver numa festa, colocar numa outra cadeira pode ser uma boa opção também.

8. Use sapato com salto Anabela ou com uma plataforma na frente para compensar o altura do salto, assim você fica mais alta, elegante e não sofre com dor nas costas, nem nos pés.

9. Use o salto alto no máximo 3 vezes por semana para dar tempo dos pés descansarem, mas se não for possível, tenha sapatos com alturas diferentes.

10. Evitar os sapatos com bico muito fino, dando preferência àqueles que apoiam completamente o peito do pé sem pressionar os dedos.Se tiver que usar mesmo um sapato de bico fino, compre um número maior, que o seu, para garantir que os dedos não ficam apertados.


INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...