sábado, 25 de março de 2023

AMOR CARINHO E PAZ

 

AMOR, CARINHO E PAZ

Muitas pessoas procuram a fórmula para um relacionamento perfeito, mas isso não existe. Amor, carinho e paz são ingredientes que podem fazer o seu relacionamento dar certo e claro, fazer com que o casal viva mais feliz.

Exercício diário

O segredo de manter a paz em suas relações é praticá-la todos os dias, sem esquecer-se de nenhum, pois motivos para perdê-la você terá, em todos os lugares, mas dependerá de você aceitar isso ou não.


COPIAR
COMPARTILHAR
Tranquilidade

A paz interior é a coisa mais bela que alguém pode ter, pois dá pra fazer todos os dias e ainda garante que, ao deitar a noite no travesseiro, a noite será de tranquilidade e coração cheio de frutos bons.


COPIAR
COMPARTILHAR
Somos o amor

Pensar no amor e se excluir é um erro; falar sobre ele como se fosse apenas um mero sentimento é errôneo. O amor está em nós, então, ele faz parte do que somos, de como agimos e pensamos. Portanto, o amor é nós, todos nós o temos, o sentimos e o possuímos como se fosse um membro nosso.


COPIAR
COMPARTILHAR
O amor

Amar não é uma coisa fácil e, quem tiver real interesse em conhecê-lo, precisará de muita persistência, paciência e uma pitada de ousadia.


COPIAR
COMPARTILHAR
Acredite

Acredite, o amor é a única forma de ter contato com o universo da sua alma, com um mundo de paz e serenidade, pois somente o amor é o mestre dos bons sentimentos e das boas energias.


COPIAR
COMPARTILHAR
Todo orgulho

Que todo orgulho banal transforme-se em amor e paz. Que nenhum sentimento seja capaz de superar o sentimento do amor, da compreensão e da felicidade.


COPIAR
COMPARTILHAR
Segredos do amor

Para se ter um grande amor, é preciso primeiramente amar a si, encher seu coração de paz e, depois, abastecer o relacionamento a dois de carinho e compreensão, além de uma boa dose de cumplicidade.


COPIAR
COMPARTILHAR
 
Perdoar

Quem é capaz de perdoar o outro e a si mesmo merece gozar da mais infinita paz de espírito. Indivíduos que conseguem agir assim entendem que as penitências em terra têm um prazo curto para martirizar ao outro e só quem as prorroga em forma de ser humano somos nós mesmos.


COPIAR
COMPARTILHAR
Equilíbrio

Não permita perder sua paz interior, não deixe que ninguém a tire de você e cuide a todo instante para que ela aumente. Somente ela é capaz de lhe manter em equilíbrio com o mundo e tranquilo nos momentos de dificuldades.


COPIAR
COMPARTILHAR
Conhecimento

Conhecer o que se passa em sua vida é o primeiro passo para consertar o que há de errado nela e, em seguida, ter uma boa paz interior.


COPIAR
COMPARTILHAR
Sinta a paz

Você é totalmente responsável pela paz ou falta dela que traz em seu interior. Por isso, cultive-a a todo momento, em cada pensamento e quando for agir. Respire fundo se preciso for, quantas vezes precisa, mas sinta aquela serenidade que paira em sua alma em cada amanhecer.



LHAR
Verdadeiro sentimento

O amor, assim como o carinho construído ao longo dos anos, não é o suficiente para haver um relacionamento de bem, pois a confiança, paciência e gratidão são fundamentais para uma vida próspera e saudável a dois.


COPIAR
COMPARTILHAR
O que falta

O mundo carece de sentimentos bons, puros e verdadeiros. Se as pessoas cultivassem diariamente o amor um pelo outro, respeito, carinho e paz, não haveria espaço para guerra.


COPIAR
COMPARTILHAR
Cative-me

Cative-me e use de todo o carinho que tiver para me envolver em tua lábia e planos para o futuro. Abuse do amor, faça juras de paixão e me ouça nos momentos de reflexão. Faça-se único, me tome para si e me contagie com esse monte de sentimentos bons que só você tem.


COPIAR
COMPARTILHAR
Vontade de viver

Essa vontade de viver, de conquistar o mundo, de encantar pessoas, só me faz perceber o quanto é bom ter uma grande dose de carinho e afeto em todas as relações que estabeleço.

REFLEXÃO

 Qual a melhor forma para se falar com Deus?

Muitas pessoas perguntam como posso falar com Deus? Existe uma fórmula? Um rito? Palavras mágicas? Começo esta reflexão com uma pergunta para você que deseja aprender a melhor forma de falar com Deus: “Você tem amigos? Como você se relaciona com os seus amigos?”.


Com um amigo não temos filtros, somos quem somos, por isso, a Palavra de Deus nos diz: “Quem encontrou um amigo encontrou um tesouro”(Eclo 6,14).


No livro de Eclesiástico, encontramos ainda a comparação do verdadeiro amigo com um remédio para a alma (Eclo 6,17).


Qual a melhor forma para se falar com Deus

Foto Ilustrativa: by Getty Images / AlexSava


Deus é o nosso grande amigo

Se, em meio a nós, pessoas ‘limitadas’ com as quais nos deparamos todos os dias, com virtudes e pecados, a amizade verdadeira serve de bálsamo para alma, imagina quando nos deparamos com o Amigo dos amigos, o Deus misericordioso, Aquele que nos ama antes de tudo e acima de todas as coisas.


O relacionamento de intimidade com Deus passa, antes de tudo, pela experiência da liberdade no dar-se inteiramente Àquele que é o exemplo de entrega total, pois, antes mesmo de me dirigir a Ele, já me aguarda de braços abertos como um Pai amoroso que conta as horas para me encontrar.


A escola da oração e seus desafios

A oração é esse local de diálogo, entrega, cultivo, intimidade com Deus.


Para os santos a oração era algo que ia muito além de métodos e palavras sendo pronunciadas em direção a Deus, entre eles veja só como Santa Terezinha definia a experiência da oração: “Para mim, a oração é um impulso do coração, é um simples olhar lançado para o céu, é um grito de gratidão e de amor, tanto no meio da tribulação como no meio da alegria”.


O Santo Papa João Paulo II, na celebração que deu início ao seu pontificado, disse, na praça de São Pedro, em Roma, como direcionamento para todo o mundo: “Não, não tenhais medo! Antes, procurai abrir melhor, escancarar as portas a Cristo!”.


Muitas pessoas já partilharam comigo sobre ter medo de falar com Deus ou diziam que Deus não escuta o que eu digo.

Diante das tantas barreiras e dificuldades que você encontra hoje para iniciar uma vida de amizade e oração com Deus, lanço um desafio, convido você a dar alguns passos nesta escola, que se chama: vida de oração.

Seja no seu quarto, na Igreja ou no ônibus, para falar com Deus, basta que o seu coração deseje, acima de tudo, encontrar-se com ele, alimentar e cultivar uma amizade com esse amigo que está a todo instante disponível para você.


Como falar com Deus?

Existem várias fórmulas que podem te ajudar a orar, principalmente você, que já colocou na cabeça que não sabe rezar, partilho uma dica que pode muito te ajudar: “reze com os Salmos”.


Abra a sua Bíblia, por exemplo, no Salmo 1, e lendo o que lá está escrito, coloque-se no lugar do salmista, como que falando diretamente a Deus.


Depois de ler algumas vezes, fique um tempo em silêncio; e colha o que Deus pode vir a falar em seu coração, seja no silêncio ou por meio da própria palavra escrita do Salmo que você leu.


Fale com Deus sobre a sua vida no tempo presente, das suas alegrias e tristezas; das vitórias e derrotas e, acima de tudo, não tenha receio de ser você na presença d’Ele, pois Deus te ama por aquilo que você é, Ele te conhece por inteiro. E, no exercício diário de encontro com Ele, vamos sendo renovados e, mais ainda, transfigurados na Sua imagem e semelhança.


Encerro esta simples reflexão na esperança de ter te ajudado no dia de hoje a dar um passo em direção ao Divino Amigo, pedindo simplesmente: “Vinde Espírito Santo!”.



 

quarta-feira, 22 de março de 2023

SENTA QUE LÁ VEM HISTORIA. " O Jovem que OUVIU A DEUS ! ! !

 


Histórias para refletir:

 O jovem que queria escutar a Deus




Eram aproximadamente 22:00 horas quando um jovem começou a se dirigir para casa.
Sentado no seu carro, ele começou a pedir:
– ‘Deus! Se ainda falas com as pessoas, fale comigo.
Eu irei ouvi-lo.Fareitudo para obdecê-lo’
Enquanto dirigia pela rua principal da cidade, ele teve um pensamento muito estranho:
– ‘Pare e compre um galão de leite’. Ele balançou a cabeça e falou alto:
– ‘Deus? É o Senhor?’. Ele não obteve resposta e continuou dirigindo-se para casa.
Porém, novamente, surgiu o pensamento:
– ‘Compre um galão de leite’.
‘Muito bem, Deus! No caso de ser o Senhor, eu comprarei o leite’.
Isso não parece ser um teste de obediência muito difícil…
Ele poderia também usar o leite. O jovem parou, comprou o leite e reiniciou o caminho de casa.
Quando ele passava pela sétima rua, novamente ele sentiu um pedido:
– ‘Vire naquela rua’. Isso é loucura…
– pensou
– e, passou direto pelo retorno.
Novamente ele sentiu que deveria ter virado na sétima rua.
No retorno seguinte, ele virou e dirigiu-se pela sétima rua.
Meio brincalhão ele falou alto
– ‘Muito bem, Deus. Eu farei’.
Ele passou por algumas quadras quando de repente sentiu que devia parar.
Ele brecou e olhou em volta.
Era uma área mista de comércio e residência.
Não era a melhor área, mas também não era a pior da vizinhança.
Os estabelecimentos estavam fechados e a maioria das casas estavam escuras, como se as pessoas já tivessem ido dormir, exceto uma do outro lado que estava acesa.
Novamente, ele sentiu algo:
– ‘Vá e dê o leite para as pessoas que estão naquela casa do outro lado da rua’.
O jovem olhou a casa.
Ele começou a abrir a porta mas voltou a sentar-se.
-‘ Senhor, isso é loucura. Como posso ir para uma casa estranha no meio da noite?’.
Mais uma vez, ele sentiu que deveria ir e dar o leite.
Finalmente, ele abriu a porta…
– ‘ Muito Bem, Deus, se é o Senhor, eu irei e entregarei o leite àquelas pessoas.
Se o Senhor quer que eu pareça uma pessoa louca, muito bem.
Eu quero ser obediente. Acho que isso vai contar para alguma coisa, contudo, se eles não responderem imediatamente, eu vou embora daqui’.
Ele atravessou a rua e tocou a campainha.
Ele pôde ouvir um barulho vindo de dentro, parecido com o choro de uma criança.
A voz de um homem soou alto: – ‘Quem está aí? O que você quer?’
A porta abriu-se antes que o jovem pudesse fugir.
Em pé, estava um homem vestido de jeans e camiseta.
Ele tinha um olhar estranho e não parecia feliz em ver um desconhecido em pe na sua soleira.
‘O que é?’.
O jovem entregou-lhe o galão de leite.
– ‘Comprei isto para vocês’.
O homem pegou o leite e correu para dentro falando alto.
Depois, uma mulher passou pelo corredor carregando o leite e foi para a cozinha.
O homem a seguia segurando nos braços uma criança que chorava.
Lágrimas corriam pela face do homem e, ele começou a falar, meio soluçando:
– ‘Nós oramos.
Tínhamos muitas contas para pagar este mês e o nosso dinheiro havia acabado.
Não tínhamos mais leite para o nosso bebê.
Apenas orei e pedi a Deus que me mostrasse uma maneira de conseguir leite.
Sua esposa gritou lá da cozinha:
– Pedi a Deus para mandar um anjo com um pouco de leite…
Você é um anjo?’
O jovem pegou a sua carteira e tirou todo dinheiro que havia nela e colocou-o na mão do homem.
Ele voltou-se e foi para o carro, enquanto as lágrimas corriam pela sua face.
Ele teve certeza que Deus ainda responde aos verdadeiros pedidos.





Nós temos o hábito de querer tudo "para ontem" e que as coisas aconteçam do nosso jeito e no nosso tempo. A situação é tão complicada que, nos dias atuais, pedir para uma pessoa ansiosa se acalmar e dizer que "tudo tem o seu tempo" é quase uma ofensa. A Palavra de Deus, porém, diz o seguinte:
"Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu: tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou, tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir, tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar, tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter, tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de lançar fora, tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar, tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de viver em paz" (Eclesiastes 3:1-8).

terça-feira, 21 de março de 2023

EDUCAÇAO DOS FILHOS...

 


20 conselhos eficazes na educação dos filhos


Todos nós sabemos como é importante ter uma boa e sólida relação com nossos filhos. Esta é a porta principal que nos permite navegar por suas personalidades e compreendê-los melhor e que nos leva a ter uma família estável e melhor. A seguir, damos 20 conselhos simples e eficazes que ajudarão no desenvolvimento de uma relação excelente com nossos filhos.

1. Destine um tempo para cada um de seus filhos. Almoce com um deles, caminhe com o outro, ou mesmo saia com cada um deles separadamente. É importante que você faça com que cada um dos filhos se sinta amado individualmente, sem comparação com os irmãos. Se eles se sentirem comparados, tentarão competir pela atenção dos pais; neste caso, um ou mais deles poderia isolar-se e se sentir inseguro sem que você saiba disto!


2. Ajude-os a construir a autoconfiança, estimulando-os e apreciando cada esforço e não só os resultados do esforço como, infelizmente, muitos de nós fazemos.

3. Comemore suas conquistas diárias, como por exemplo, um almoço especial porque seu filho entrou para o time de futebol ou porque sua filha teve boas notas nos exames. Isto fará com que cada um deles sinta que você está interessado em suas vidas e conquistas. Nunca seja assim apenas com um deles mesmo que os outros não consigam nada. Se você procurar bem sempre encontrará alguma conquista dentro deles. Certifique-se de que você aja simbolicamente para que eles não se rivalizem agressivamente em lugar de serem felizes com as conquistas dos outros.

4. Ensine seus filhos a pensarem positivamente. Assim, em vez de se queixar que seu filho voltou sujo da escola e se sentou para almoçar sem lavar as mãos, diga-lhe: “Parece que você se divertiu hoje na escola”.


5. Pegue o álbum de fotografias de seus filhos de quando eram bem pequenos e conte-lhes algumas histórias desta época de suas vidas e que eles não se lembram.

6. Fale de algumas coisas que você aprendeu com eles e lembre-lhes de como eles o ajudaram.
7. Diga-lhes como é maravilhoso ser pai deles e como você aprecia vê-los crescer.
8. Faça com que seus filhos escolham suas próprias roupas. Agindo assim, você estará demonstrando como respeita a decisão deles.


9. Interaja com seus filhos quando estiver brincando com eles, como, por exemplo, suje suas mãos com barro ou aquarela, etc.

10. Conheça a carga horária escolar de seus filhos, seus professores e amigos para que você não pergunte a eles quando voltam da escola: “o que você fez hoje?” e sim: “então, o que seu amigo (dizer o nome do amigo) fez hoje ou o que o seu professor disse a você?” Isto fará com que as crianças sintam que você conhece suas vidas em detalhe e que você se importa com eles.

11. Quando seu filho pedir alguma coisa, não fale com ele/ela enquanto você estiver ocupado com alguma coisa, como quando as mães falam com os filhos enquanto estão cozinhando ou vendo TV, mas dê a eles total atenção e olhe direto em seus olhos quando estiverem falando com você.

12. Almoce com sua família pelo menos uma vez por semana e discuta com todos as questões da última semana. Lembre-se de não só ouvir mas, também tentar participar, contando-lhes alguma coisa que lhe tenha acontecido na última semana também.


13. Escreva palavras amorosas e encorajadoras, orações e até piadas em pequenos pedaços de papel para seus filhos e coloque-os próximo à cama deles ou em suas mochilas se você sai mais cedo do que eles. Isto DEMONSTRARÁ  que você pensa neles todo o tempo.

14. Faça seus filhos ouvirem você enquanto estiverem em outro cômodo da casa. Diga alto o quanto você os ama e como você se orgulha deles.


15. Quando seus filhos fizerem suas pinturas, coloque-as em um canto especial da casa e faça com que sintam o orgulho que você sente deles.


16. Não trate seus filhos da mesma forma que você foi tratado por seus pais, o que poderia destruí-los psicologicamente.

17. Quando seu filho fizer algo errado, em vez de censura-lo “Você fez isto errado” diga “Por que você fez isso assim?” e ensine a ele a forma correta.

18. Crie uma senha ou símbolo que mostre seu amor por cada um de seus filhos e certifique-se de que ninguém mais tenha conhecimento disto.

19. Tente começar um novo dia sempre que o sol se levantar e se esqueça de todos os erros passados como se cada novo dia trouxesse uma nova oportunidade de amar seus filhos mais do que antes e descubra novos dons neles.

20. Beije seus filhos todos os diasabrace-os e diga-lhes que você os ama. Independente do número de vezes que você faça isto, eles sempre precisarão saber de sua paixão por eles em cada etapa da vida delesMesmo quando forem adultos ou quando se casarem e tiverem seus próprios filhos.


Fonte:
Postei esse artigo no fórum dos bebês e agora lembrei que seria interessante postar também aqui...
Espero que gostem!
Tem dicas preciosas!

segunda-feira, 20 de março de 2023

Doze "Nãos" Necessários E Algumas Considerações.

 

SEGUNDA-FEIRA, 12 DE NOVEMBRO DE 2007


Doze "Nãos" Necessários E Algumas Considerações.


Não julgue
Mesmo tendo certeza da necessidade do julgamento. Procure sempre valores positivos nas pessoas. Com o tempo, se torna um hábito, pratique;

Não fique sem falar com alguém

Isso gera angústia e alimenta sentimentos ruins. Trabalhe o perdão em seu coração;



Não perca energia com brigas e discussões

Guarde sua energia para situações de alegria e paz. Não significa “engolir sapos”, mas esperar um momento de calma para conversar sobre o assunto em questão;



Não use as pessoas como “válvula de escape”
Resolva os problemas onde e com quem devem ser resolvidos;

Não ligue para a aparente dureza de coração das pessoas
Você não pode vê-las por dentro. Uma atitude fria pode ser uma fuga para não enfrentar emoções;

Não pule janelas, abra portas
O caminho mais curto nem sempre é o melhor. O melhor, é simples e democrático, serve para todos;

Não tente convencer os outros a pensarem como você
Cada um tem sua própria verdade. Respeite a posições individuais, cada uma trás sua história, seus erros e acertos;

Não fale mal dos outros
Imagine que a pessoa está por perto, ouvindo o que você fala, assim se sentirá acanhado e não o fará;

Não perca a fé
Tudo o que acontece, por pior que pareça, é o melhor. Enfrente tudo com coragem, oração e agradecimentos;

Não deixe de chorar, mas prefira sorrir
Lágrimas são bonitas, porém seu sorriso é seu melhor “cartão de visitas”. Nem todos têm paciência para tristeza;

Não tente entender o amor
Amor não se entende, o amor se sente. Não critique a maneira pelo qual o amor for expresso. Cada um tem seu jeito de amar, experimente;

Não suba no palco e nem fique na platéia
Saia do teatro e viva sua vida. Se aceite e acredite no seu valor pessoal.

Paz e Amor!

BOA TARDE...

 Boa tarde!

Desejo que você esteja tendo um dia maravilhoso e a correria do dia a dia não te deixe esquecer de apreciar as coisas simples da vida.

Permita-se desacelerar. Aproveite o momento presente. Olhe ao seu redor e veja quanta beleza existe em cada detalhe.
Seja grato. A vida é um presente de uso único, e cada instante deve ser vivido intensamente.

Aproveite essa tarde para fazer algo que te faça bem, que te traga paz e felicidade. Seja gentil com os outros e, principalmente, consigo mesmo, e verá como o mundo pode ser um lugar melhor.

Valorizar o Simples!!

 

"Valorizar o simples, o cotidiano, a luz que invade a sua mesa na primeira hora do dia, as plantas que brotam inesperadamente. Uma flor que abre a cada brotação de uma plantinha. Enxergar os detalhes que cercam o seu lar pode ser a fórmula para ser feliz agora

Texto Carolina Nogueira

 

1. O dom da luz  - A janela é um espaço privilegiado da casa.

 Ela emoldura a paisagem e funciona como uma ponte entre o que está dentro e o que está fora.

 Ela nos convida a sair e traz para a casa um pedaço do resto do mundo.

 Quando pensar em cortinas, não queira isolamento. 

Modelos pesados – como os de veludo vermelho do teatro – só são bem-vindos como um jeito inteligente de dividir ambientes, no interior da casa.

 Nas janelas, cortinas são cúmplices da luz, não seus algozes. 

Devem ser de fibra natural, para balançarem ao vento, como o vestido de uma criança correndo pelo corredor, depois de um banho fresco no meio de uma tarde de verão. 

A luz não é um detalhe: ela é a vida por completo.

 Deixe o sol da manhã acordá-lo, tocando de leve a sua pele. Sinta no seu corpo a alegria de estar vivo.

2. O cuidado dos outros -Talvez você já tenha presenciado a cena de um reencontro de pessoas queridas em um aeroporto e, mesmo sem conhecer os envolvidos, tomado aquela alegria como sua. A explicação para esse sentimento: você faz parte da grande família dos homens. Cada vez que um idoso segurar um bebê no colo ou você tocar a barriga de uma mulher grávida, ou que a mão calejada de um homem segurar delicadamente a de um menino, você vai fixar essa cena em sua mente. Pense na sua família, nos seus amigos, na necessidade que cada ser carrega de trocar experiências e de entrar em contato. Não negligencie a conexão íntima, rústica, que não passa pela palavra. Valorize a simplicidade da amizade entre todos os espíritos – até mesmo com seu cachorro, com um gatinho de rua. Apaixone-se pelo ciclo da vida e compartilhe com o outro a essência desse modo de viver.


3. A beleza do inacabado - Há milênios, os japoneses cultivam uma estética baseada na aceitação da transcendência e do eternamente inacabado. Concebida como a beleza do imperfeito, do impermanente e do incompleto, a filosofia wabi-sabi se expressa no ritual do chá, nos arranjos de ikebana, no exercício interminável de manter um jardim feito de pedrinhas e areia, na qual você desenha e redesenha com a ajuda de um ancinho. Mais do que o resultado final, é o ritual que importa. Amar o inacabado é aceitar que viver não se trata de atingir um objetivo – que, no fundo, a gente nunca chega lá. O que importa é o caminho. Celebre o assimétrico, o instável. Ninguém precisa recuperar o jardim zen que teve um dia para entrar em contato com essa filosofia. O desafio é construir seu jardim zen interno, espiritual. Encontrar o seu ritual eternamente inacabado, que não tenha nenhum objetivo maior a não ser fazer você feliz.


 4. A ordem das coisas - Você já percebeu como nossas casas estão cada vez menores? Mas pense bem: por que isso é ruim? Em menos cômodos há mais convivência. Estamos mais perto de quem amamos. Não é uma questão de espaço, mas 

de organização. Em uma casa menor, só cabe o que importa – então livre-se de tudo o que entulha a vida. Delete o supérfluo. 

Arquive as memórias.

 Seus móveis precisam servir para alguma coisa: tenha estantes, use gavetas, crie caixas.

 Ouse reciclar, acolha os materiais baratos – pense em papel kraft, em caixas de feira, em nichos de madeira.

 Nutra o hábito de classificar o essencial. 

Faça da organização um ritual de purificação – não uma penitência. Resuma. 

E, sobretudo, permita o vazio e o celebre. Ele é um convite à criação.

5. As habilidades das mãos - Disponha um arsenal sobre a mesa: lápis, lã e agulha de tricô, uma xícara de farinha, um pedaço de tecido. Agora desafie suas mãos a escolher suas armas. Ao ataque: crie. Usar as habilidades das mãos dá sentido à vida. “Muitas vezes ouvi, e tenho certeza de que você também, pessoas dizerem “no dia em que eu tiver meu ateliê, vou pintar quadros”, ou então “vou fazer esculturas...”, diz Li. “Todos nós sabemos que não precisamos de nada disso. Simplesmente vá lá e faça.” Grandes criadores contemporâneos, como o arquiteto italiano Andrea Branzi, concebem móveis nos quais acoplam criações: gravuras, pinturas, esculturas que já vêm como parte de uma estante. Mas logo ao lado há um nicho, um espaço vazio, convidando a ser ocupado por você. Para que comprar, se você pode criar?


 

6. A cura pelas plantas - Aprenda com as plantas a viver o momento presente. Amanhã a flor pode já ter murchado. Amanhã pode ser que não chova – ou que falte o sol. 

Aprenda com as plantas a não economizar experimentações. Viva o hoje intensamente. Aprenda a aceitar o eterno ciclo da mudança de estações como uma bênção. Receba cada fase como um novo começo – e não como um novo fim.

 Tenha em mente que é sempre possível replantar, mudar de terra. Celebre, numa simples mudança de jardineira, a promessa da terra nova.

 Os budistas dizem que, se pudéssemos perceber claramente o milagre que representa uma simples flor, nossa vida mudaria por completo. Contemple a vida em suas infinitas escalas – da planta inteira, raiz, caule e folhas, ao microcosmo de cada nervura de folha. Cerque-se de plantas, aprenda com elas. Acredite numa vida mais saudável e mais perto do natural, em que as plantas sejam acolhidas numa casa como seres e não como objetos.

7. O sentimento de liberdade 

 

Vivemos uma era nômade, sonhamos com evasão.

 Queremos ter raízes – mas precisamos poder nos livrar delas de vez em quando. 

A mobilidade tornou-se uma urgência.

 Poder mudar permanentemente sua casa de lugar tornou- se o idílio do nosso tempo.

 “Nas minhas férias, conheci um jovem que viajava por uma

 rota de praias em seu coupé conversível, luxuoso”, conta Li.

 “A cada dia ele chegava a uma cidade diferente e instalava ao

 lado do carro uma minúscula tenda de camping para uma

 única pessoa, onde passava as noites.

 No contraste de seu belo carro com esse estilo de vida de uma simplicidade fundamental, extrema, eu vi o sonho contemporâneo de liberdade.”

 O verdadeiro luxo de hoje em dia é poder ser livre.  Dormir numa rede. 

Não seguir a moda. 

Desenvolver uma relação mais profunda com os objetos que estão em seu entorno, buscar o essencial. T

era uma vida portátil.

 

8. Assar o pão – Do cheiro de pão no forno emana a promessa de um belo dia pela frente. Água, farinha, sal e fermento. Nenhum alimento é mais simples. Nada pode ser mais essencial. Toque o relevo da casca, saboreie o barulho que ela faz ao ser partida com as mãos. Experimente a textura do miolo que se desfaz lentamente enquanto uma fumaça suave e quase transparente convida: me saboreie. Ame o cotidiano com o mesmo amor incansável com que todas as manhãs celebramos a nossa paixão pelo pão. Cultive pela vida esta mesma instigante e insaciável fome.

9. A alegria do lar - No fundo, a ideia é esta: a sensação que você tem quando volta de uma longa e cansativa viagem. Você deita na sua cama, encosta a cabeça no travesseiro, coloca sua música preferida para tocar, fecha os olhos e constata: “enfim, em casa”. Ao seu redor estão seus livros favoritos. Seus quadros favoritos. Suas comidas favoritas. Suas pessoas favoritas. Você vai andar de pijama. Vai beber leite. Vai cozinhar. Vai dormir debaixo de camadas e mais camadas do lençol mais macio que tiver. E vai almoçar no chão da sala – se decidir assim. Pense nos seus sonhos de criança, quando tudo o que você queria era morar numa cabana na árvore. O que você levaria para lá? Seu brinquedo preferido, sua comida preferida, seu amigo preferido – e não muito além. É disso que se trata ter uma casa, um refúgio no qual você se reconheça em todos os objetos e móveis.

10. Patchwork de culturas 

 

Um quimono e um turbante árabe. Uma louça chinesa sobre uma tapeçaria mexicana. 

O cocar de um índio brasileiro enfeitando uma máscara africana.

 Artefatos de todos os povos, de todas as épocas, contam as mesmas histórias de valentia, de valores, de respeito. 

Conectar culturas é celebrar o que existe de comum em toda a humanidade. 

Antes de os europeus chegarem às Américas, povos indígenas de norte a sul do continente desenvolveram o ikat, uma técnica de tecelagem feita a partir de fios retorcidos.

 Nunca foi possível identificar onde a tradição começou. Estampas semelhantes e técnicas idênticas surgiram em diferentes pontos do continente americano ao mesmo tempo. 

“O ikat é a metáfora perfeita das conexões que existem entre as culturas”, ensina Li. “A força espiritual que conecta as diferentes tradições.

 Um jeito nômade de descobrir conexões e celebrar as ligações invisíveis dos povos.”
 

 "Separe um punhado de canela em pau e cravos da índia (cerca de 20 g de cada é suficiente).

 Ferva um copo de água, 300 ml, e acrescente os cravos e a canela. 

 Deixe descansar por  alguns minutos.

 Depois de frio, coloque em um borrifador para facilitar a aplicação.

 

Aplique na entrada da casa e nos quatro cantos de cada  cômodo. 

 

“Esta receita pode ser usada sempre que se sentir cansado, sem energias”, explica , Cris Ventura."









"Valorizar o simples, o cotidiano, a luz que invade a sua mesa na primeira hora do dia, as plantas que brotam inesperadamente. Uma flor que abre a cada brotação de uma plantinha. Enxergar os detalhes que cercam o seu lar pode ser a fórmula para ser feliz agora

Texto Carolina Nogueira





1. O dom da luz 

A janela é um espaço privilegiado da casa.
 Ela emoldura a paisagem e funciona como uma ponte entre o que está dentro e o que está fora.
 Ela nos convida a sair e traz para a casa um pedaço do resto do mundo.
 Quando pensar em cortinas, não queira isolamento. 
Modelos pesados – como os de veludo vermelho do teatro – só são bem-vindos como um jeito inteligente de dividir ambientes, no interior da casa.
 Nas janelas, cortinas são cúmplices da luz, não seus algozes. 
Devem ser de fibra natural, para balançarem ao vento, como o vestido de uma criança correndo pelo corredor, depois de um banho fresco no meio de uma tarde de verão. 
A luz não é um detalhe: ela é a vida por completo.
 Deixe o sol da manhã acordá-lo, tocando de leve a sua pele. Sinta no seu corpo a alegria de estar vivo.
..................................
..........................................................................................................................................




2. O cuidado dos outros 
Talvez você já tenha presenciado a cena de um reencontro de pessoas queridas em um aeroporto e, mesmo sem conhecer os envolvidos, tomado aquela alegria como sua. A explicação para esse sentimento: você faz parte da grande família dos homens. Cada vez que um idoso segurar um bebê no colo ou você tocar a barriga de uma mulher grávida, ou que a mão calejada de um homem segurar delicadamente a de um menino, você vai fixar essa cena em sua mente. Pense na sua família, nos seus amigos, na necessidade que cada ser carrega de trocar experiências e de entrar em contato. Não negligencie a conexão íntima, rústica, que não passa pela palavra. Valorize a simplicidade da amizade entre todos os espíritos – até mesmo com seu cachorro, com um gatinho de rua. Apaixone-se pelo ciclo da vida e compartilhe com o outro a essência desse modo de viver.
...................
..............................
...........................................................................................................................



3. A beleza do inacabado 
Há milênios, os japoneses cultivam uma estética baseada na aceitação da transcendência e do eternamente inacabado. Concebida como a beleza do imperfeito, do impermanente e do incompleto, a filosofia wabi-sabi se expressa no ritual do chá, nos arranjos de ikebana, no exercício interminável de manter um jardim feito de pedrinhas e areia, na qual você desenha e redesenha com a ajuda de um ancinho. Mais do que o resultado final, é o ritual que importa. Amar o inacabado é aceitar que viver não se trata de atingir um objetivo – que, no fundo, a gente nunca chega lá. O que importa é o caminho. Celebre o assimétrico, o instável. Ninguém precisa recuperar o jardim zen que teve um dia para entrar em contato com essa filosofia. O desafio é construir seu jardim zen interno, espiritual. Encontrar o seu ritual eternamente inacabado, que não tenha nenhum objetivo maior a não ser fazer você feliz.
............................................................................................................................................................................




4. A ordem das coisas 

Você já percebeu como nossas casas estão cada vez menores? Mas pense bem: por que isso é ruim? Em menos cômodos há mais convivência. Estamos mais perto de quem amamos. Não é uma questão de espaço, mas 
de organização. Em uma casa menor, só cabe o que importa – então livre-se de tudo o que entulha a vida. Delete o supérfluo. 
Arquive as memórias.
 Seus móveis precisam servir para alguma coisa: tenha estantes, use gavetas, crie caixas.
 Ouse reciclar, acolha os materiais baratos – pense em papel kraft, em caixas de feira, em nichos de madeira.
 Nutra o hábito de classificar o essencial. 
Faça da organização um ritual de purificação – não uma penitência. Resuma. 
E, sobretudo, permita o vazio e o celebre. Ele é um convite à criação.
........................................
....................................................................................................................................

5. As habilidades das mãos 


Disponha um arsenal sobre a mesa: lápis, lã e agulha de tricô, uma xícara de farinha, um pedaço de tecido. Agora desafie suas mãos a escolher suas armas. Ao ataque: crie. Usar as habilidades das mãos dá sentido à vida. “Muitas vezes ouvi, e tenho certeza de que você também, pessoas dizerem “no dia em que eu tiver meu ateliê, vou pintar quadros”, ou então “vou fazer esculturas...”, diz Li. “Todos nós sabemos que não precisamos de nada disso. Simplesmente vá lá e faça.” Grandes criadores contemporâneos, como o arquiteto italiano Andrea Branzi, concebem móveis nos quais acoplam criações: gravuras, pinturas, esculturas que já vêm como parte de uma estante. Mas logo ao lado há um nicho, um espaço vazio, convidando a ser ocupado por você. Para que comprar, se você pode criar?
...........................................................................................................................................................................

6. A cura pelas plantas 
Aprenda com as plantas a viver o momento presente. Amanhã a flor pode já ter murchado. Amanhã pode ser que não chova – ou que falte o sol. 
Aprenda com as plantas a não economizar experimentações. Viva o hoje intensamente. Aprenda a aceitar o eterno ciclo da mudança de estações como uma bênção. Receba cada fase como um novo começo – e não como um novo fim.
 Tenha em mente que é sempre possível replantar, mudar de terra. Celebre, numa simples mudança de jardineira, a promessa da terra nova.
 Os budistas dizem que, se pudéssemos perceber claramente o milagre que representa uma simples flor, nossa vida mudaria por completo. Contemple a vida em suas infinitas escalas – da planta inteira, raiz, caule e folhas, ao microcosmo de cada nervura de folha. Cerque-se de plantas, aprenda com elas. Acredite numa vida mais saudável e mais perto do natural, em que as plantas sejam acolhidas numa casa como seres e não como objetos.
...........................................................................................................................................................................
7. O sentimento de liberdade 


Vivemos uma era nômade, sonhamos com evasão.
 Queremos ter raízes – mas precisamos poder nos livrar delas de vez em quando. 
A mobilidade tornou-se uma urgência.
 Poder mudar permanentemente sua casa de lugar tornou- se o idílio do nosso tempo.
 “Nas minhas férias, conheci um jovem que viajava por uma
 rota de praias em seu coupé conversível, luxuoso”, conta Li.
 “A cada dia ele chegava a uma cidade diferente e instalava ao
 lado do carro uma minúscula tenda de camping para uma
 única pessoa, onde passava as noites.
 No contraste de seu belo carro com esse estilo de vida de uma simplicidade fundamental, extrema, eu vi o sonho contemporâneo de liberdade.”
 O verdadeiro luxo de hoje em dia é poder ser livre.
 Dormir numa rede. 
Não seguir a moda. 
Desenvolver uma relação mais profunda com os objetos que estão em seu entorno, buscar o essencial. T
era uma vida portátil.

8. Assar o pão 
Do cheiro de pão no forno emana a promessa de um belo dia pela frente. Água, farinha, sal e fermento. Nenhum alimento é mais simples. Nada pode ser mais essencial. Toque o relevo da casca, saboreie o barulho que ela faz ao ser partida com as mãos. Experimente a textura do miolo que se desfaz lentamente enquanto uma fumaça suave e quase transparente convida: me saboreie. Ame o cotidiano com o mesmo amor incansável com que todas as manhãs celebramos a nossa paixão pelo pão. Cultive pela vida esta mesma instigante e insaciável fome.

9. A alegria do lar 

No fundo, a ideia é esta: a sensação que você tem quando volta de uma longa e cansativa viagem. Você deita na sua cama, encosta a cabeça no travesseiro, coloca sua música preferida para tocar, fecha os olhos e constata: “enfim, em casa”. Ao seu redor estão seus livros favoritos. Seus quadros favoritos. Suas comidas favoritas. Suas pessoas favoritas. Você vai andar de pijama. Vai beber leite. Vai cozinhar. Vai dormir debaixo de camadas e mais camadas do lençol mais macio que tiver. E vai almoçar no chão da sala – se decidir assim. Pense nos seus sonhos de criança, quando tudo o que você queria era morar numa cabana na árvore. O que você levaria para lá? Seu brinquedo preferido, sua comida preferida, seu amigo preferido – e não muito além. É disso que se trata ter uma casa, um refúgio no qual você se reconheça em todos os objetos e móveis.
............................................................
................................................................................................................

10. Patchwork de culturas 

Um quimono e um turbante árabe. Uma louça chinesa sobre uma tapeçaria mexicana. 
O cocar de um índio brasileiro enfeitando uma máscara africana.
 Artefatos de todos os povos, de todas as épocas, contam as mesmas histórias de valentia, de valores, de respeito. 
Conectar culturas é celebrar o que existe de comum em toda a humanidade. 
Antes de os europeus chegarem às Américas, povos indígenas de norte a sul do continente desenvolveram o ikat, uma técnica de tecelagem feita a partir de fios retorcidos.
 Nunca foi possível identificar onde a tradição começou. Estampas semelhantes e técnicas idênticas surgiram em diferentes pontos do continente americano ao mesmo tempo. 
“O ikat é a metáfora perfeita das conexões que existem entre as culturas”, ensina Li. “A força espiritual que conecta as diferentes tradições.
 Um jeito nômade de descobrir conexões e celebrar as ligações invisíveis dos povos.”





"
Separe um punhado de canela em pau e cravos da índia (cerca


 de 20g de cada é suficiente).

Ferva um copo de água, 300ml, e acrescente os cravos e canela. 

Deixe descansar por 


alguns minutos.

Depois de frio, coloque em um borrifador para facilitar a 

aplicação.

Aplique na entrada da casa e nos quatro cantos de cada

 cômodo. 

“Esta receita pode 

ser usada sempre que se sentir cansado, sem energias”, explica 

Cris Ventura."

INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...