quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

É O CICLO DA VIDA, TUDO PASSARÁ ! ! !


É O CICLO DA VIDA.
Era uma vez um reino próspero que, pela primeira vez, vivia tempos difíceis. Centenas de súditos morriam todos os dias, acometidos por uma doença misteriosa. Eram fortes os indícios de traição entre os nobres, tanto que o rei não sabia mais em quem confiar. Para agravar a situação, o rigoroso inverno destruíra a colheita e impusera a fome. Por fim, havia a ameaça de uma iminente invasão de povos inimigos.

Perdido em meio ao caos, o senhor daquelas terras consultou todos os seus conselheiros, mas nenhum foi capaz de oferecer uma solução. Desesperado, partiu em uma jornada, na companhia do único servo em quem ainda confiava plenamente. Seguiram para o topo de uma montanha conhecida pelos perigos que escondia, situada em uma área para lá de remota. Foram em busca de um velho homem que, dizia a lenda, já caminhava pela terra havia mais de um século, tendo se isolado da humanidade fazia algumas dezenas de anos, em um tipo de retiro espiritual, só que permanente. O rei estava disposto a fazer o que fosse preciso para salvar seu povo e o império, mesmo que isso significasse arriscar a própria vida para ouvir o misterioso sábio.

O percurso foi árduo. Caminharam dias a fio, enfrentando animais silvestres e o frio intenso, sem contar o receio de, a qualquer momento, sofrerem ataques de inimigos. Após uma semana de tensão e desgaste físico, finalmente chegaram à casa do eremita.

Era uma pequena cabana de madeira, que parecia extremamente frágil, sobretudo em um ambiente hostil como aquele do topo da montanha, mas que surpreendentemente se mantivera de pé por décadas. O ancião se encontrava sentado em frente a uma lareira, de costas para a porta, bebericando o que parecia ser chá. Cansado da viagem, o monarca foi direto ao ponto: “Velho Sábio, minha família governa esta região há séculos e agora nosso povo está sob grave ameaça. Qual conselho você me daria para lidar com este tempo de dificuldade e salvar o meu reino?”

O ermitão, que aparentava mesmo ter passado dos cem anos de idade, virou-se e, olhando nos olhos do visitante, disse apenas: “Como tudo em sua vida, isso também passará”. Não podia ser! Tanto esforço para nada?! O soberano não se conteve: “Só isso? Que conselhos você me dá para que isso passe o quanto antes?” A resposta foi, mais uma vez, desconcertante: “É só isso. O resto você vai descobrir. Leve esta carta e abra-a quando você estiver vivendo momentos de glória.”

Furioso, o senhor feudal pegou o pedaço de papel e se retirou na velocidade de um raio. A sós com o servo, desabafou: “Não me importa o conselho desse sábio maluco. Arriscamos nossa vida por nada. Jogue isso fora!”. Mas o escudeiro, que, embora não tivesse educação formal, era bastante experiente e conhecia seu mestre desde que este não passava de uma criança, desobedeceu à ordem. Guardou a carta.

De volta ao castelo, o rei ficou remoendo a informação por algum tempo: “Velho maluco! Como as coisas vão passar se eu não fizer nada? Estarei morto!” Frustrado, resolveu parar de pensar no assunto e focar em ações. “Se for para morrer, que seja tentando”.

E foi assim que o líder daquele povo – ele mesmo dotado de virtudes notáveis, como grande inteligência e capacidade de gestão, além de reconhecida eloquência, graças a anos de muito estudo e preparação para o posto de soberano – lançou-se ao trabalho. Estruturou um plano de ação, determinado a combater as quatro frentes críticas que ameaçavam o império: a doença misteriosa, a traição dos nobres, a fome que assolava o povoado e a ameaça do inimigo.

O plano começou a surtir efeitos em poucas semanas. Homens, mulheres e crianças foram retomando a saúde, e a doença finalmente acabou contida. A segurança real identificou cada um dos traidores. O inverno terminou, e a terra, semeada, voltou a pôr o alimento nas mesas. O inimigo desistiu do ataque, concluindo que teria enorme chance de falhar, especialmente agora, restabelecida a força do vizinho.

Feliz com a reviravolta, o senhor do recém-recomposto império se lembrou do solitário homem da montanha, ainda com algum rancor, mas ao mesmo tempo com admiração. “Como tudo em sua vida, isso também passará…”

Uma grande festa foi organizada. Havia muito que comemorar, e o governante se sentia intocável. Seu fiel servo percebeu, então, que era hora de lhe devolver a carta entregue pelo velho sábio. O rei ficou furioso. “Eu mandei você jogar isso fora!”, gritou. “Peço desculpas, mestre, mas entendi que era para o seu bem. Lê-la não vai atrapalhar agora. Afinal, estamos no auge do império”, respondeu o criado.

Cedendo, o monarca abriu a carta e leu: “Como tudo em sua vida, isso também passará.”

E eis que tudo fez sentido. Os pés do rei voltaram ao chão. Subitamente, ele não se sentia mais invencível. Retomou o estado de alerta, reativou todo o instinto de autopreservação. Não deixou de aproveitar a festa; ao contrário, enxergou o momento como uma oportunidade única, que, por ser rara, não exigia o cometimento de excessos, e nem mesmo abaixar a guarda. O rei curtiu a celebração com os olhos abertos, presente em cada instante. Para ele a lição era cristalina: o momento de pujança também passaria, como passara o de aflição, tristeza, morte e medo. Era preciso tomar cuidado, sempre. Novas doenças poderiam se espalhar. Outros traidores poderiam se revelar. Ameaças inimagináveis poderiam surgir.

Compreender que nada é definitivo fez um enorme bem àquele rei. De fato, meses mais tarde, descobriu-se que, na noite da festa, um traidor ainda não capturado havia planejado cometer regicídio, mas, como o monarca demonstrava estar bastante atento a tudo e a todos, não conseguira nem mesmo se aproximar dele.

Olá, caro leitor. Escrevi essa história inspirado numa parábola conhecida como A Lenda do Anel do Rei. Não há muita certeza acerca da autoria do conto original, que nos ensina uma máxima muito simples, mas ao mesmo tempo profunda: tudo na vida passa, tanto as piores como as melhores fases. Acredito que essa lição pode funcionar como um divisor de águas em sua trajetória, por isso quis compartilhá-la em nossa conversa semanal.

Você notou como o protagonista da narrativa perdeu tempo em conversas infrutíferas, na esperança de obter alguma fórmula mágica para seus problemas? Percebeu como isso o levou a retardar a ação? Ficou claro como ele tinha, sim, competência para enfrentar as dificuldades desde o começo, mas não conseguia enxergar isso? Veja bem: não se trata de ignorar o poder dos conselhos vindos de quem é mais experiente do que nós, mas de estar atento à hora certa de deixar a conversa de lado e pôr a mão na massa.

Para dizer o óbvio, entender que nada é definitivo pode nos ajudar a manter o foco. O que é importante agora? Talvez vivenciar um luto que nos tenha sido imposto, e só depois seguir nossa jornada? Talvez trabalhar arduamente para pagar as contas? Talvez aprimorar nossos maiores talentos, na procura incansável por melhores condições de vida? Seja o que for, compreender que qualquer “urgência” é passageira nos dá paz de espírito, tranquilidade, o que é essencial na tomada de decisões.

Olhe um instante para trás,

analisando sua existência até aqui.

 Tudo passa, não é mesmo?

 E é justamente por isso que a 

vida é tão bela.

A verdade é que, mal nascemos, começa a correr a contagem regressiva em nosso relógio pessoal. O fim, todos nós sabemos qual é; só o caminho é de todo incerto, cabendo a nós planejar o melhor percurso. O tempo é precioso demais num contexto em que tudo passa, e rápido. Se é assim, não podemos nos dar ao luxo de desperdiçá-lo com bobagens. Nada de perder o sono inutilmente. Nada de se “pré-ocupar” com algo que ainda não ocorreu. Nada de viver de “ses”! Por outro lado, há detalhes valorosos demais ao nosso redor que não temos o direito de ignorar. Refiro-me a um pôr do sol especial, a um almoço com os pais, à água do mar molhando nossos pés… Tudo passa, e mais rápido do que pode ser desejável, então nada de reservar sua melhor louça apenas para os dias de visita; use-a  no dia a dia, mesmo que esteja sozinho. Também não seja tão crítico consigo mesmo, tampouco deixe de pedir desculpa de vez em quando, ou de perdoar. Jamais pare de sonhar com algo mais. Jamais desista de tentar. Tudo passa rápido demais, e o arrependimento é um dos piores sentimentos que existe.

Está em um momento particularmente difícil? Conforte-se, sabendo que ele vai passar. Mas não baixe a guarda, pois uma fase boa também passa. É o ciclo da vida. Esteja preparado para ele.


CRESCIMENTO PESSOAL! ! ! SENTA QUE LÁ VEM HISTORIA! ! !

 EU LI NO DIA 07/04/2021

A árvore foi cortada. Haverá esperança?


Nada é bastante ao homem para quem tudo é demasiado pouco.” – Epicuro (341-271 a.C.), filósofo grego


Na última segunda-feira, em uma live, conversei com o juiz e nosso professor Enedino das Chagas. De família pobre da região do Gama, no entorno do Distrito Federal, Dr. Enedino é dono de uma daquelas biografias que confirmam o poder da persistência. Para se ter uma ideia de sua história, o hoje magistrado, quando criança, usava um saco de açúcar como mochila de escola. Vendedor de bananas desde os 6 anos de idade, trabalhou, ainda, como flanelinha e copeiro, entre outras profissões, antes de alçar voos mais altos. Em nossa conversa, perguntei que conselho ele daria para o concurseiro seguir em frente neste difícil momento de isolamento social que atravessamos. A resposta dele foi tão boa que decidi transformá-la em artigo.

Foi na Bíblia que Enedino buscou inspiração para nos brindar com uma bela reflexão, bastante oportuna para quem precisa renovar a esperança e a fé, como acredito ser o caso de todos nós neste primeiro semestre de 2020. Mas um alerta: embora a referência seja um livro cristão, quero deixar claro, desde logo, que a mensagem que compartilharei aqui é laica. Lembre-se de que a Bíblia reúne, acima de tudo, ensinamentos de extrema sabedoria. Você pode, portanto, interpretar sua mensagem com ou sem óptica vinculada a uma crença específica. Fica a seu critério.

A reflexão trazida por Enedino começa remetendo ao legado do Rei Salomão. Tido como o homem mais sábio de seu tempo e autor de diversos provérbios, tudo indica que Salomão escreveu também o livro de Eclesiastes, no qual é possível colher algumas lições bem simples e verdadeiras. Em Eclesiastes 11:3, por exemplo, encontramos esta passagem: “Quer uma árvore caia para o sul quer para o norte, onde cair ficará”. Em outras palavras, o que aconteceu, aconteceu. Já era. Não há nada mais a fazer.

Parece algo duro de dizer, concorda? Mas será mesmo? Tenho que a mensagem é mais profunda do que soa e logo mais vou explicar por quê. Antes, porém, vejamos uma segunda reflexão, extraída das palavras de outro filósofo e sábio, Jó, homem piedoso e extremamente correto. Está em 14:7-9: “Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Ao cheiro das águas brotará”. Jó fora muito rico, mas perdeu tudo. Em dado momento, após a própria ruína, ele percebeu que havia esperança para si, assim como havia para a árvore cortada. Ao observar a natureza, ele notou o simples: que, ao cheiro das águas, mesmo a árvore tombada brotava novamente, e dava folhas, e dava caule, e dava tronco, e frutificava.

Agora quero que você me acompanhe neste exercício de análise: contraponha as duas mensagens, de Salomão e de Jó. Notou a aparente contradição? Você pode pensar: está muito estranho tudo isso! Um sábio diz que, se a árvore cair, onde ela cair, ficará, tão condenada quanto quem quer que se agarre a ela. Outro parece afirmar o contrário, que há esperança até mesmo para a árvore caída. Ora, amigo leitor, a incoerência está só na superfície. A verdade que se extrai das duas ideias é uma só: quando uma árvore é cortada, a parte que tombou – e apenas essa parte – vai ficar ali, apodrecendo; todavia, há enorme potencial no tronco ainda preso à terra, plenamente capaz de florescer novamente.

Entendeu agora? A Bíblia está nos ensinando que, quando uma situação é ruim e temos nossa esperança roubada, podemos tomar uma dentre duas atitudes: depositar toda a nossa energia naquilo que perdemos e, então, apenas lamentar, ou voltar-nos para o que restou e recomeçar. Em poucas palavras, é possível ceder à derrota ou optar pela reconstrução. Há uma floresta inteira que pode germinar a partir da nossa persistência. A decisão é exclusivamente nossa.

Agora vamos pensar um pouco sobre esta fase ruim que estamos passando. É tempo de peste e de crise, mas vamos nos apegar à parte que tombou de nossa árvore, ou ao que restou dela, o tronco firmemente preso à terra?

Pode ser que as coisas se desenrolem de maneira dramática para mim ou para você, caro leitor. Pode ser que apenas você, em seu núcleo familiar, se mantenha apto a reconstruir tudo que tiver tombado. Nesse caso, será VOCÊ o tronco no qual brotará tudo de novo: a esperança, a história, os sonhos. Se se vir nessa situação extrema e absolutamente indesejável, procure pensar no que a pessoa que se foi desejaria. Tenho um palpite: ela ia querer ver você feliz. Seja forte e agarre-se a essa certeza, meu amigo, minha amiga. Olhe para o que ficou e retome sua vida a partir disso, tendo sempre em mente que a alegria é capaz de ressurgir.

Não podemos levar a vida inteira presos ao que não existe mais, lamentando continuamente o que se perdeu ou o que nunca chegamos a conquistar. Devemos, sim, é buscar renovação com a lembrança das boas experiências que tivemos. Temos de recorrer ao apoio dos familiares, à sabedoria dos livros, ao valor da nossa capacidade, ao poder dos nossos talentos, mantendo firme a convicção de que não somos do time que desiste. Ao contrário, somos imparáveis.

É uma questão de sobrevivência. A semente está em nossas mãos, e só depende de nós e do nosso esforço trabalhar para fazer a planta nascer e dar novos frutos. Você e eu somos o tronco. Podemos reconstruir tudo ao cheiro das águas, renovados pela fé. A fé, que é o tal “cheiro das águas”, nos impede de ceder e abrir mão das vitórias, dos sonhos, da felicidade.

Esta crise vai passar. Sairemos dela fortalecidos como pessoas, como família, como nação, como sociedade, como humanidade. Será tempo de mais solidariedade e compreensão. Então sejamos proativos. Sigamos em frente, na direção dos nossos objetivos, caminhando com firmeza rumo ao nosso abençoado futuro.

Em tempo de pandemia, tenhamos a paciência de JÓ e a sabedoria de SALOMÃO. Sejamos exemplos de serenidade e fé para suportar as aflições.

“Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento. Porque é melhor a sua mercadoria do que artigos de prata, e maior o seu lucro que o ouro mais fino.” – Provérbios 3:13,14



BOA TARDE

BOA TARDE 

Que o seu dia esteja sendo incrível até aqui e que a sua tarde seja repleta de conquistas e realizações.

Cada novo dia é uma oportunidade para recomeçar, aprender coisas novas e crescer como pessoa.

Aproveite o dia com o coração cheio de gratidão e otimismo.
Boa tarde!



Amar Um Pouco Mais

Frejat

Ao Redor Do Precipício


Hoje o dia me acordou
Entre cores que eu nem sei o nome
Até quis fotografar
Mas como é que se congela o tempo
Eu queria te contar
Como a vida me atingiu por dentro
Mas não dá pra separar
Tanto tom que tinge esse momento

Nos sinais, nos bares e nos templos
Tem sempre alguém pra reclamar
Enquanto cruza a vida desatento

Tem que ter mais
Que só esse mundo
Tem que ter mais
Que só essa vida
Mas quanto mais
Se pode querer?
Quando que a gente
Perdeu a medida?

Eu te pego pela mão
E a esperança já não faz sentido
Se eu desejo o que já tenho
Quando eu tenho o seu olhar comigo
Quando eu ando pelas ruas
Teu sorriso vem me lembrar
De esperar um pouco menos
E aprender a amar um pouco mais

Por aí, pela noite, pelos cantos
Tanta gente desatenta
Que cruza a vida reclamando

Tem que ter mais
Que só esse mundo
Tem que ter mais
Que só essa vida
Mas quanto mais
Se pode querer?
Quando que a gente
Perdeu a medida?

Composição: Frejat / Leoni

Como ter mais inspiração para escrever?

Não Perca 7 Dicas!




Passar informações para o papel ou computador nem sempre é uma tarefa fácil. Mesmo quem já está habituado a produzir textos sente, vez ou outra, dificuldade para preencher a folha em branco. Nesses momentos de bloqueio, o melhor caminho é exercer atividades que estimulem o cérebro e tragam


inspiração para escrever.

Muitas são as táticas que ajudam a obter ideias e criar bons conteúdos. A escolha de um lugar confortável, por exemplo, favorece o processo criativo e permite que você mantenha o foco por um longo período. São estratégias como essa que preparam estudantes para as provas do Enem e até para vestibulares de diferentes instituições de ensino superior.

Quer mais dicas para fazer redações de qualidade? Então fique de olho neste post que preparamos!

1. Ouça músicas

Melodias alegres podem ser úteis para receber aquele empurrãozinho na tarefa da escrita. Assim, sempre que você sentir falta de um impulso, experimente curtir uma ou mais faixas animadas da sua playlist. Esse exercício vai distrair sua mente e fazer com que pensamentos ansiosos saiam de cena — liberando espaço para a imaginação fluir.

Há pessoas que gostam de ouvir um som enquanto escrevem, pois o barulho não atrapalha a reflexão. Se você faz parte desse grupo, pode fazer uma seleção de canções para escutar durante a produção dos textos. Melhor ainda se as letras das músicas forem em outro idioma, de modo que o significado de suas mensagens não se torne o alvo principal.

Também é legal pesquisar áudios específicos para quem não quer trabalhar ou estudar em completo silêncio. Esses materiais estão disponíveis em vários canais e geram bastante inspiração para escrever.


2. Anote todas as ideias

A criatividade não funciona de maneira contínua. Por isso, não se preocupe se você costuma perdê-la naqueles instantes em que mais precisa. Já percebeu como esboços de conceitos, fórmulas e outros itens relevantes ajudam a manter o foco nos estudos? Esse hábito faz parte da rotina de muita gente que precisa organizar suas próprias ideias.

Então, sempre que você quiser uma injeção de ânimo para escrever, comece registrando as principais questões que deseja abordar no texto. Podem ser tópicos em forma de títulos, frases importantes e demais pontos que surgirem para estruturar o conteúdo. Faça esse esqueleto de maneira despretensiosa para poupar energia e dedicá-la à redação.

Outro costume que melhora a capacidade de dissertar sobre qualquer assunto é anotar os insights logo que eles surgirem: durante um passeio, na hora do banho ou enquanto você toma aquele cafezinho. Assim, fica mais fácil recuperar a linha de raciocínio quando necessário.

3. Leia muito

Explorar os conteúdos de outras pessoas é um excelente passo para ampliar seu vocabulário, descobrir novos estilos de linguagem e dominar diferentes elementos de comunicação. Com todo esse repertório em mãos, a inspiração para escrever tende a vir com mais naturalidade, passando a ser frequente na rotina.

Pense que a leitura será exigida em diversas situações da sua vida, por isso, não deixe de consumir livros, revistas, jornais e blogs sobre diferentes temas. Ao começar a faculdade ou uma nova profissão, por exemplo, você precisará se expressar tanto verbalmente quanto por meio de textos — seja um simples e-mail, seja um artigo extenso. Logo, para que a mensagem seja transmitida corretamente e não gere interpretações dúbias, é preciso treino constante.


4. Não se pressione

É normal que a sua mente fique agitada nos minutos que antecedem a escrita. Você começa a pensar nos possíveis caminhos para iniciar o texto, nas questões que não podem ficar de fora e em maneiras de conectar todas as ideias. Isso pode gerar certo desconforto, principalmente quando outras preocupações estão rondando o seu cotidiano.

Quando perceber que a atividade não está fluindo de jeito nenhum, faça uma pausa e descanse. Se possível, deixe a produção para outro momento e tente resolver os demais assuntos que estão tomando conta da sua cabeça antes de retornar. Esse intervalo será crucial para evitar o estresse e a percepção negativa do processo de redigir um conteúdo.

5. Assista a filmes e documentários

Programas televisivos também são ótimas fontes de inspiração para escrever. Isso porque apresentam riqueza de diálogos e argumentos que fazem o telespectador enxergar o mundo de diversas formas. Quem nunca se pegou refletindo sobre um assunto que nunca havia questionado depois que conferiu o roteiro de um filme ou documentário?

A ideia é tratar o cinema em casa como um programa de lazer e, ao mesmo tempo, um método de aprendizado. Para isso, vale a pena escolher produções educativas ou que abordem os temas que você precisa trabalhar em sua redação. É uma boa forma de obter conhecimento e recuperar a empolgação para fazer seus primeiros esboços de conteúdo.

6. Saia um pouco da rotina

Agendas detalhadas com tarefas e seus devidos prazos são essenciais para manter compromissos em ordem. Quando mantidas sem alterações por muito tempo, no entanto, elas podem minar sua capacidade criativa. Com a repetição dos afazeres, surge o risco de você lidar com dois grandes inimigos da inspiração: o tédio e o desânimo.


Felizmente, é possível combater essas sensações com mudanças simples na rotina. Para conseguir relaxar e receber outros estímulos, altere ou insira novos hábitos em sua rotina. Pense em começar a caminhar pela manhã, em visitar um familiar ou amigo, em tentar um hobby que sempre quis. Essas novidades com certeza vão trazer muitos benefícios.

7. Escreva sobre temas que gosta

A inspiração para escrever vem com facilidade quando envolve aquilo que já dominamos. Se falar de plantas é algo tranquilo e que te motiva, por exemplo, pode ter certeza de que não terá tantos bloqueios para redigir um texto sobre o assunto. A dica final, portanto, gira em torno de priorizar temas que você gosta ao treinar redações.

A ideia é colocar sua habilidade de produção em prática de um jeito prazeroso para que o interesse pela escrita seja preservado. Depois desse exercício, os assuntos considerados complexos vão ficar menos desafiadores. Lembre-se de que não se trata de talento, mas de treino feito com constância e disciplina.

Agora que você sabe como ter inspiração para escrever, fique à vontade para testar as ações que combinam com o seu perfil e estilo de vida. Sempre que terminar um texto, faça uma revisão para avaliar as mudanças no seu modo de comunicar ideias, identificar as falhas ou avanços e continuar aprimorando a sua escrita.

Quer mais dicas para mandar bem nas redações das provas? Fique por dentro de algumas das principais técnicas!

quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

alongar e relaxar ombros e pescoço

 Exercícios para alongar e relaxar ombros e pescoço

Sequência de movimentos pode ser feita diariamente e ajuda a acabar com a tensão nessa parte do corpo
Bernardo Sampaio - Fisioterapia - CREFITO 125811F/SP
Escrito porBernardo SampaioFisioterapiaCREFITO 125811F/SP

Fisioterapeuta diretor clínico da Unidade de Guarulhos do ITC Vertebral, professor de graduação e pós-graduação. Possui...

i
dor-ombro
dor-ombro - Foto: Shutterstock/Seasontime

Exercícios de alongamento e relaxamento

 Exercícios de alongamento e relaxamento


NuBio



Muitas vezes as dores e o cansaço que sentimos ao chegar em casa depois do trabalho, nada mais é do que má postura. Nós fazemos uma porção de esforços desnecessários, deixando os braços na altura errada, sobrecarregando as costas e outras posturas inadequadas. Além disto, ainda há os problemas e as urgências, o efeito cumulativo só piora a situação, que se agrava ainda mais devido ao stress.

Esses exercícios de alongamento podem ser executados no trabalho, nos momentos de "descanso". Eles ajudam a evitar ou minimizar os efeitos das dores lombares causadas pelas posições inadequadas que adotamos na execução das rotinas de trabalho. Além disto ainda, estamos sujeitos às lesões por esforços repetitivos (LER) que podem ser causadas por qualquer atividade repetitiva. Então, não custa observar e aprender a trabalhar de maneira mais adequada e confortável. É importante fazer deles uma rotina.

As sugestões abaixo devem ser repetidas no mínimo três vezes por dia. Permaneça alguns segundos em cada posição.

  • Coluna cervical
  • Alongue o pescoço para frente, para trás e para os lados. Faça uma rotação completa do pescoço sobre os ombros de forma lenta e o mais acentuado possível, num sentido e depois no outro.


  • Ombros
  • Eleve um dos braços na lateral da cabeça e segure-o na região do cotovelo. Repita o exercício com o outro membro. Cruze a frente do tórax com um dos braços e pressione o cotovelo junto ao peito. Repita o movimento com o outro braço. Estique o braço para frente e apóie a palma de uma das mãos na parede. Gire o tronco para o lado oposto. Mantenha-se nessa posição até sentir o ombro alongado. Depois, faça uma rotação simultânea nos dois ombros nos dois sentidos.


  • Região lombar
  • Separe as duas pernas, flexione levemente os joelhos e solte o corpo para frente. Relaxe os ombros, procurando chegar com as mãos o mais próximo possível do chão. Volte à posição inicial endireitando o corpo, vértebra por vértebra.


  • Punhos
  • Estique um dos braços para frente e puxe o dorso da mão no sentido do antebraço. Em seguida, puxe a palma da mão em direção ao antebraço. Repita os dois movimentos com o outro braço.

    CUIDE DA SAÚDE MENTAL E EMOCIONAL.

     

    Cuidar da Saúde Mental e Emocional o Ano Todo.

    Campanha do Janeiro Branco enfatiza a importância da conscientização sobre o tema

    MUSICA : FOI DEUS QUE FEZ VOCÊ - AMELINHA.

    “Que tal fazermos um pacto pela saúde mental da humanidade em torno da ideia de que todo cuidado conta?”. É com esse convite que a campanha do Janeiro Branco propõe uma reflexão íntima e profunda sobre a necessidade de olhar para si e para o todo, com respeito e também com afeto. A professora Rita Petrarca, do curso de Psicologia da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS, preparou sugestões de como começar o ano cuidando bem da mente e do emocional. 

    Rita também coordena o Centro de Apoio Discente da PUCRS, que presta apoio à aprendizagem, à educação inclusiva e à questões psicossociais. “É um serviço da Universidade que atua na escuta, apoio e orientação para auxiliar no enfretamento de dificuldades emocionais”, explica. 

    No Brasil, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 86% da população sofre de algum tipo de transtorno mentalcomo fobias, depressão, transtornos de ansiedade e personalidade, entre outrosConfira as dicas de como cuidar das emoções, comportamentos e da qualidade das suas relações afetivas: 

    1. Tire um tempo para você

    Em meio aos compromissos da rotina, é importante parar para respirar. Relaxe e separe um momento do seu dia para fazer algo que você gosta: assistir uma série, fazer uma caminhada, ler um bom livro, dançar. O importante é que a atividade seja prazerosa. 

    2. Busque o equilíbrio 

    Tente manter uma organização na realização das tarefas de aula e trabalho, equilibrando as responsabilidades com as atividades de lazer e descanso. Utilizar plataformas de organização e métodos de gestão do tempo podem te ajudar.  

    3. Cuide do corpo 


    Praticar atividades físicas ajuda na liberação de substâncias no organismo que causam as sensações de bem-estar, conforto e melhoram o humor, além de fazer bem à saúde. Lembre-se de dormir bem para descansar o corpo e a mente, além de se hidratar e manter uma alimentação equilibradaAntes de dormir, evite usar o celular e aparelhos eletrônicos para ter uma noite mais tranquila.  

    4. Mantenha boas relações 

    Busque estar próximo das pessoas que você ama e te fazem bem, como família, amigos e amigas, mesmo que virtualmente. Os bons relacionamentos são fundamentais para a saúde mental e ajudam a fazer com que a vida tenha sentido

    5. Procure ajuda

    Preste atenção em você. Se estiver com dificuldades em lidar com as suas emoções, com a realidade desse momento ou com frustrações, procure uma ajuda profissional. Existem diferentes alternativas de profissionais e serviços de psicologia que podem lhe auxiliar a lidar com os momentos difíceis da vida. Lembre-se que é importante falar sobre saúde mental de janeiro a janeiro. 

    Ninguém precisar estar só. 

    INICIO

    COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

      O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...