sábado, 23 de janeiro de 2016

JUÁ PLANTA TIPICA DO NORDESTE

 



Juazeiro


JUÁ


FONTE: Plantas que curam

Ziziphus joazeiro

Descrição : Planta da família das Rhamnaceae, também conhecida como joá, joazeiro, juá-de-espinho, juazeiro, jurubeba, jurupeba, raspa-de-juá, juá-fruta, enjuá, enjoaá, juá-mirim, laranjeira-do-vaqueiro. Joazeiro.
Árvore alta, de até 10m de altura, muito bonita, frondosa, espinhosa. Esgalhada desde o solo, produzindo sombra para o gado e para o homem do sertão.
Folhas coriaceas, lustrosas, elípticas; Flores pequenas, axilares, em caches, amarelo-esverdeadas, em formato de estrela.
O fruto e globoso, amarelo, comestível com pedúnculo orlado, lembra uma pitomba, porem menor, branco por dentro, doce, com 1 semente dura que se parte em duas metades.
Conserva-se verde durante as secas, cresce lentamente e vivem mais de 100 anos.
Ha mais de 100 espécies e aparece em todas as regiões tropicais do mundo, sendo estas especies tansagem utilizadas na medicina popular de todos os países onde cresce.
Parte utilizada: Folhas, frutos, casca, raiz.
Habitat: E native da caatinga nordestina. Aparece em Reader secas da Argentina, Bolívia, Paraguai.
História: Árvore muito respeitada pelos caboclos, serve de alimento para o gado na seca, fornece frutos para alimentação humana, medicamento e madeira muito durável para a movelaria, cabos de ferramentas agrícolas, entalhes e carvão.
Princípios Ativos: Ácido betulínico, ácido oleamólico, amido, anidrido fosfórico, cafeína, celulose, hidratos de carbono, óxido de cálcio, proteína, sais minerais, saponina, vitamina C.
Propriedades medicinais: Adstringente, anti-inflamatória, antigripal, caspa, cicatrizante, desopilante, expectorante, favorece o crescimento e evitar a queda dos cabelos, febrífuga, higienizante, sudorífero, tônico capilar. Frutos: ricos em vitamina C.
Juazeiro
Indicações: Caspa, febre, gengivite, má digestão, mal do estômago, órgãos sexuais, placa bacteriana, queda de cabelo, vias urinárias.
Uso pediátrico: Contraindicada
Uso na gestação e na amamentação: Contraindicada por seu conteúdo de saponinas.
Contraindicações/cuidados: Gestantes, nutrizes e crianças. Por conter saponina, a planta é considerada tóxica e deve-se ter cuidado em seu consumo.
Modo de usar:
- fitocosmética (fabricação de): shampoos, loções (doenças de pele), produtos de higiene bucal;
- decocto de folhas e entre cascas: lavar o couro cabeludo, gargarejo (gengivite etc.), males do estômago;
- decocção da raiz: má digestão, febres e problemas nos órgãos sexuais e das vias urinárias.
- frutos consumidos “in natura” ou na fabricação de geleias e doces.
Farmacologia: A saponina encontrada nas cascas é responsável pela espuma e pela sua alta capacidade de limpeza.
Por isso é usada na fabricação de sabonetes e shampoos.
O juazeiro é uma boa fonte de ácido betulínico assim como 3 esteres derivados somente encontrados nele até agora.
O ácido betulínico é reconhecido há muito tempo como possuidor de atividade antibiótica moderada e atividade anticancerosa.
Mas a descoberta de seus 3 esteres derivados no juazeiro revelaram agentes bactericidas potentes; Hoje em dia há pesquisas sendo realizadas com o ácido betulínico para tratamento e prevenção do melanoma humano; Em um estudo clínico in vivo com cobaias marcadas com melanomas humanos, o ácido betulínico inibiu completamente o crescimento do tumor e sem toxidade; Em outro estudo in vitro o ácido betulínico inibiu a cultura de um carcinoma humano de boca e linhagens de células de melanoma humano; Embora o mecanismo não seja ainda conhecido, foi comprovada sua eficácia para febres em geral; Cientistas brasileiros validaram seu uso como bactericida.
E demonstraram sua atividade anti-inflamatória. E mais, o extrato da folha cura e previne as infecções bacterianas secundárias causadas pelo bicho-geográfico.









ALGUMAS SOLUÇÕES PRATICAS




As prateleiras de cosméticos oferecem produtos com alta tecnologia para todos os tipos de pele, cabelo e necessidades. Mesmo assim, algumas mulheres juram de pés juntos pelas dicas de beleza de suas avós, mães, conhecidas e, mais recentemente, da internet.

Remover máscara de cílios e hidratar os cabelos com azeite
Funciona. “Óleos vegetais, em geral, são ótimos para hidratar e remover maquiagem”, explica Carla Góes. Para remover a máscara de cílios, atente para a oleosidade da pele, que vai aumentar. Além disso, quem sofre com descamação na região dos cílios (que parecem caspas), deve deixar o truque de lado. Já nos cabelos, passe o azeite só nas pontas, como um silicone
Usar vaselina nas áreas de atrito do pé com o sapato, para não formar bolhas
Funciona. Segundo Carla Vidal, essa dica é utilizada por atletas profissionais para evitar bolhas nos pés e assaduras entre as pernas. “A vaselina funciona como lubrificante e impede o atrito, mas deve ser removida para não causar alergias e obstrução dos poros”, recomenda.

Usar uma colher como molde para delinear os olhos
Funciona. Para quem quer um gatinho mais curvo, a borda de uma colher pode servir como um guia na hora do delineador, “mas fica complicado segurar a colher em uma mão e o pincel na outra”, diz Caroline. Para quem quer um guia, usar uma fita adesiva para fazer o desenho é uma solução, mas nada supera a prática. Caroline também sugere fazer o traço com lápis e passar o delineador por cima, ajeitando o traço com um cotonete embebido em removedor de maquiagem depois.

Usar chá de camomila para clarear fios loiros, e café para dar brilho aos castanhos
Funciona. “A camomila possui propriedades clareadoras que atuam na medula capilar, deixando os fios loiros mais loiros”, diz Carla Vidal. “O café ativa os fios e aumenta o brilho, dando uma aparência mais saudável”, explica Carla Góes.
Passar ovo nos cabelos para fortalecer e dar brilho
Funciona. Essa dica passada de geração para geração é certeira. “A proteína da clara ajuda a fortalecer e reestruturar os fios”, conta Carla Góes, “mas a gema deve ser descartada”. E vale lembrar que, mesmo que você lave bem os cabelos, o cheiro demora a sair

A natureza é bela







A Natureza é transformadora, basta observar que o ela nos mostra a todo momento, que também podemos nos transformar  renovando e crescendo espiritualmente.
A Natureza é linda e exuberante com suas formas, cores, brilhos, sons. As vezes parece que está morta mas, apenas fica em estado de dormência, mas dentro da terra está latente, acordada devido a seca , mas ao sinal de chuva , ela brota com todo vigor como se estivesse brotando pela primeira vez, cresce e floresce.




    

CRIANÇAS CONECTADOS COM A NATUREZA





Emmanuel e Lavínia plantaram as sementes de  Maravilha e já nasceram e estão felizes com o resultado, agora é transportar para o solo e acompanhar o crescimento, as flores são vermelhar e amarelas





      





  





  



quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

dicas para se dar bem no trabalho








dicas para se dar bem no trabalho





Conseguir aquela desejada promoção ou ser reconhecida pelos colegas de trabalho pode não ser tão difícil como muita gente pensa. O segredo está nas pequenas atitudes, que sempre fazem grande diferença.


-Seja gentil: não importa o cargo, procure ser simpática com todos. Sempre que possível, elogie seus colegas de trabalho e seja educada com eles também fora do ambiente de trabalho.



-Assuma seus erros: é claro que ninguém é perfeito e você pode cometer alguns erros. Mas lembre-se de também assumir sua posição quando as coisas não dão certo e comprometa-se a não repetir a falha.

-Ofereça ajuda: nem sempre as pessoas pedem a nossa ajuda, mesmo quando precisam. Por isso, não custa nada perguntar se algum dos seus colegas precisa de ajuda para alguma tarefa, principalmente se há alguém novo no trabalho.

-Tenha espírito de equipe: em qualquer empresa você conviverá com outras pessoas, portanto, saber trabalhar em equipe é mais do que necessário. Por isso, não desconte seu estresse em seus companheiros.

-Defina prioridades: de nada adianta você querer assumir muitas tarefas e acabar se sobrecarregando. Defina suas prioridades e organize seu tempo para fazer tudo o que precisa com qualidade.

-Aponte soluções: contribua com ideias para solução de problemas na empresa. Além de demonstrar que você está atenta ao que acontece, as pessoas verão que você se preocupa com o bem-estar geral.


-Demonstre suas qualidades: você pode ser muito boa em alguma coisa, mas, se não demonstrar isso, ninguém vai adivinhar. Portanto, tenha iniciativa e demonstre suas qualidades para que os outros possam valorizá-las.

-Contorne situações: durante o trabalho, é comum termos tarefas um pouco mais complicadas. Se levar muito tempo para fazer alguma coisa, explique que estava trabalhando com cuidado para um ter um bom resultado final. As pessoas verão sua dedicação e não a lentidão.

-Não deixe de se aprimorar: estudar nunca é demais. Fazer cursos e especializações mostra que você está sempre por dentro das novidades da sua área. Às vezes, apenas mostrar que você tem lido sobre o assunto já demonstra seu interesse.

-Tenha sempre bons argumentos: quer pedir um aumento? Um dia de folga? Adiantar as suas férias? Então, sempre que pedir alguma coisa aos seus chefes, tenha bons argumentos e seja verdadeira. De nada adianta discutir ou usar mentiras para tentar convencer os outros.



terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Recalque


Recalque 

FONTE : Por Heloísa Noronha, do UOL, em São Paulo Jeff/UOL


Recalque é muito mais do que uma palavra da moda para alfinetar rivais. Trata-se de um termo que reúne conceitos amplos para a psicologia e vai além da inveja. De acordo com especialistas, o recalcado é alguém que precisou, em algum momento da vida, abafar certos desejos e emoções. E, a partir de então, tenta eliminar do inconsciente vontades que, muitas vezes, são consideradas inaceitáveis para ele. Assim, quando a pessoa recalcada se depara com alguém liberando um desejo que ela considera difícil de realizar, a maneira de lidar com isso é censurando, criticando e reprimindo o outro. São homens e mulheres frustrados, com dificuldade de entrar em contato com os próprios sentimentos, e que encontram no próximo uma maneira de extravasar isso. Veja, a seguir, as características mais extremas dos recalcados e descubra se tem algum perto de você.

PESSOAS QUE ACHAM QUE TODO MUNDO MORRE DE INVEJA DELAS: apesar de acharem que todo mundo está de olho em seu sucesso, na verdade, são as pessoas recalcadas que se incomodam demais com os outros. Segundo o psicólogo Elidio Almeida, a maioria das pessoas acha que a inveja é um sentimento ruim. Então, é mais fácil ver alguém projetar a inveja que sente nos outros, já que se trata de um sentimento difícil de admitir até para si mesmo, do que aceitar o que sente. "E como o recalcado quer que o percebam, uma maneira de chamar a atenção é dizer como os demais o consideram especial, digno de destaque, já que é alvo de inveja",



: SENTIR DIFICULDADE DE ACEITAR CARACTERÍSTICAS ALHEIAS QUE A PESSOA GOSTARIA DE TER: essa é a base do recalque: o desejo do indivíduo é suprido por outra pessoa, o que incomoda muito. Para a psicóloga Lourdes de Paula Gomes, diretora da FACIS (Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo), a dificuldade em admitir o brilho, a beleza, a inteligência ou quaisquer outras qualidades do outro está ligada à baixa autoestima e a sentimentos de menos valia. "E também a um alto grau de competitividade. O resultado vem na forma de atitudes mesquinhas e controladoras, já que o recalcado não consegue ser generoso consigo nem com os outros", diz Lourdes Jeff/UOL


ARRUMAR DEFEITOS NOS OUTROS OU ENALTECER OS QUE REALMENTE EXISTEM: depreciar amigos e colegas, enfatizando seus defeitos e dificuldades, é a forma que pessoas recalcadas, que acreditam muito pouco em si mesmas, encontram para se sentir valorizadas. É como se dissessem, nas entrelinhas: "Olha como o fulano é limitado, enquanto eu sou brilhante". Há uma grande necessidade de ser valorizado através da depreciação do outro. "O que os recalcados, lamentavelmente, não consideram é que todo o esforço e energia psíquica que investem para diminuir os outros poderia ser usada para adquirir repertório para também conseguir ter as qualidades que gostaria", diz o psicólogo Elidio Almeida 



IMPLICAR OU SER SEMPRE "DO CONTRA": exemplo típico são os encrenqueiros das redes sociais, que adoram contrariar só para provocar uma briga. Ser o antagonista em todas as situações sugere uma dificuldade do indivíduo de lidar com as pessoas com as quais se relaciona. "Quem contraria sem motivo, na maioria das vezes, só o faz para conseguir atenção para si mesmo. É uma pessoa que prefere aparecer negativamente a não ser lembrada", diz a psicóloga Lourdes de Paula Gomes, diretora da FACIS (Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo). Trata-se de uma forma dolorosa de se promover, como se o recalcado não pudesse lançar mão de suas habilidades para se relacionar sem ter que desempenhar esse papel polêmico. Os recalcados são muito autocríticos e, frequentemente, têm uma imagem ruim de si mesmos




QUERER SEMPRE PARECER MELHOR DO QUE O INTERLOCUTOR: "Quem gosta de contar vantagem, geralmente, são aquelas pessoas com baixa autoestima, que precisam parecer mais interessantes", declara a psicóloga Andrea Lorena. São indivíduos frustrados que necessitam da aprovação do outro para se sentirem satisfeitos consigo mesmos. "Muitas vezes, a pessoa recalcada, que quer parecer melhor do que os outros, está lançando mão de uma defesa psíquica para encobrir suas inseguranças", afirma a psicóloga Cristiane Moraes Pertusi, doutora em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela USP (Universidade de São Paulo)



TER DIFICULDADE DE RECONHECER O SUCESSO ALHEIO: "Muita gente sente que o sucesso alheio significa que estamos fracassando. Na verdade, quase nunca há relação entre esses fatos. Várias pessoas certamente ganhariam muito mais se tomassem o sucesso alheio como referência para sua escalada", fala o psicólogo Elidio Almeida. O recalque caminha de mãos dadas com a inveja. Por não se conformar com o fato de que outra pessoa tem aquilo que ele deseja, o recalcado critica e diminui as conquistas alheias, quando poderia se dedicar a buscar estratégias para conseguir aquilo também J


TENTAR CAMUFLAR A AUTOESTIMA BAIXA: na opinião do psicólogo Elidio Almeida, hoje em dia, as pessoas são cobradas de tamanha forma que muitas se esforçam para exibir um padrão de sucesso, autoestima e automotivação, muitas vezes inalcançáveis. "Infelizmente, não são poucos os que realmente sofrem ou não estão em condições e contextos mais adequados para viver plenamente esses sentimentos. Aí terminam se obrigando a camuflar a realidade das suas emoções, o que só traz mais sofrimento", fala o especialista. Segundo a psicóloga Cristiane Moraes Pertusi, doutora em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela USP (Universidade de São Paulo), camuflar autoestima baixa pode ocorrer de diferentes formas: diminuindo a outra pessoa, tecendo criticas em excesso, realizando atividade pelos outros e não permitindo que o outro se desenvolva. "É o caso de chefes inseguros que podam os funcionários mais eficazes", diz 




Imagem 9/11: USAR BENS MATERIAIS E SÍMBOLOS DE STATUS PARA PARECER MELHOR DO QUE OS OUTROS: sintoma clássico de outra palavra da moda: ostentação. "É importante ter em mente que bens materiais e símbolos de status mostram muito mais a condição de como você está no mundo do que como você é. O estar reflete a aparência, a superfície, enquanto o ser tem a ver com a essência, a profundidade de suas ações e de seus valores", afirma a psicóloga Lourdes de Paula Gomes, diretora da FACIS (Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo). Um exemplo dado pelo psicólogo clínico João Alexandre Borba? é o do sujeito que possui um carrão e debocha de quem tem modelos mais simples. "É um clássico caso de recalque, pois, muitas vezes, o que ostenta o carrão gostaria de não se preocupar tanto com a opinião dos outros", diz

















INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...