quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Como lidar com críticas e impulsionar seu crescimento pessoal?

 

CRESCIMENTO PESSOAL

Como lidar com críticas e impulsionar seu crescimento pessoal?

Receber críticas nunca é legal, especialmente no ambiente de trabalho. E é comum para as pessoas ficarem se sentirem ofendidas ou na defensiva ou quando escutam comentários negativos sobre si mesmas. Mas já parou para pensar que não saber reagir a esse tipo de feedback pode afetar negativamente sua carreira? Então, como lidar com críticas de uma maneira positiva?

Existe uma diferença entre comentários destrutivos – feitos de maneira indelicada e realmente ofensiva – e críticas construtivas, que nada mais são do que pontos a serem melhorados. Prestar atenção a essa segunda categoria é importante para crescer pessoalmente e na profissão


geral, as críticas destrutivas são feitas por pessoas, em especial líderes, que não possuem a habilidade de lidar com os outros e estão ligadas à características pessoais, ou seja, na personalidade. Elas não contribuem para uma evolução pessoal e ainda são feitas sem fundamento, servindo apenas para prejudicar a autoestima. Nesse caso, o problema está em quem a faz e não em quem recebe.

Já no caso de um comentário construtivo, como o próprio nome indica, serve para construir. São as ações que podem ser melhoradas, pontos de atenção que antes eram prejudiciais e podem se tornar positivos. Os líderes com boas habilidades sociais reforçam essa cultura do feedback positivo e dão retornos para o funcionário sobre o bom desempenho e pontos a serem melhorados sem soar de maneira arrogante. 

Como lidar com críticas?

Mas, afinal, como lidar com críticas? Mesmo sabendo que aquele feedback é para uma evolução pessoal, nem sempre o nosso cérebro processa como algo positivo. Assim, o primeiro passo é compreender os motivos pelos quais ouvir esse tipo de comentário te abala, além de saber diferenciar quais dessas opiniões são realmente construtivas e quais são destrutivas. 

Para te ajudar nessa missão, nós separamos algumas dicas que podem te ajudar. Confira abaixo:

1 – Ouça e faça uma reflexão sobre o que foi dito

É muito importante não tentar se justificar ou procurar por desculpas ao receber um feedback. Antes de pensar em uma resposta, escute com atenção o que o outro tem a dizer, sem interrompê-lo. 

Muitas vezes, ao escutar críticas, a pessoa pode tomar uma posição defensiva e falar de forma agressiva mesmo sem perceber. Isso porque quem convive com muitos comentários destrutivos tem a tendência de retrucar ao “ataque”. 

Em seguida, reflita tanto sobre a sua própria reação quanto sobre o que foi dito. Essa é uma maneira de autoconhecimento e, também, de tentar melhorar aqueles pontos que foram chamados a atenção. 

2 – Analise o que foi dito

Depois de refletir sobre as críticas e feedbacks, é importante buscar a veracidade na situação. Aquele foi um comentário construtivo? Existem muitas pessoas que sentem prazer em ofender ou chatear as pessoas sem motivo aparente. É algo que acontece porque elas estão inseguras e não costumam ter nada a ver diretamente com quem foi criticado.

De toda maneira, se você é um alvo de críticas, busque entender se o comentário é verdadeiro e se te acrescenta de alguma forma. 

Leia também: Pontos fortes e pontos fracos: como descobrir os seus?

3 – Entenda que a crítica não é à sua pessoa

Sabendo que aquele comentário é verídico e construtivo, é importante lembrar que a pessoa que o fez não está te criticando como pessoa. Ela está levantando pontos que podem ser melhorados e que, ao buscar melhorá-los, te ajudam a se tornar um profissional melhor.

Compreenda e respeite o ponto de vista daquela pessoa, seja ela seu líder ou um colega. Caso contrário, você pode reagir mal e começar a discordar antes mesmo que ela conclua o pensamento, mostrando que não consegue controlar seus sentimentos e lidar bem com feedbacks. Se você não concordar com algo que foi lhe dito, peça detalhes ou outras opiniões.

4 – Tire um tempo para falar sobre a crítica

A comunicação é fundamental em qualquer relacionamento, inclusive entre colegas de trabalho. Assim, para tentar entender o problema sob todos os ângulos, é importante discutir o problema. 

Alinhe uma reunião, caso seja necessário, e faça perguntas para entender os motivos da crítica recebida. Nesse momento, é muito válido pedir ajuda para saber como aprender com as falhas.

5 – Faça uma autoanálise 

A autoanálise é um processo fundamental de autoconhecimento. É a partir dela que você consegue adquirir humildade e maturidade para aceitar os erros e se comprometer a não repeti-lo. E não se culpe. Lembre-se que, a partir dos feedbacks, é possível entender se você está cometendo erros prejudiciais e pensar em como evoluir. Quando construtivas, as críticas são essenciais para o seu crescimento e da empresa também. 

6 – Aprenda com o erro

Por último, mas não menos importante: aprenda com o erro e não fique se culpando. A vontade de saber como lidar com críticas e buscar aprendizado já te torna um bom profissional. Se for preciso, é possível pedir ajuda aos demais colegas de trabalho ou mesmo ao chefe para corrigir os pontos negativos. 

Aprender como lidar com críticas é um passo importante para evoluir na carreira. Outro ponto para crescer profissionalmente e desenvolver novas habilidades é apostar em uma pós a distância. Conte com a especialização para alcançar seus objetivos profissionais.

quarta-feira, 8 de novembro de 2023

BORBOLETAS E FLORES

 



 MAL- ME-QUER, BEM-ME-QUER

Dia desses, em Pompéu, encontrei esta flor numa hortinha de fundo de quintal, derramando luz e poesia nos canteiros de verdura. O hortelão vai falando com entusiasmo do seu mundo, da sua vivência com as plantas e com a mulher,  com quem vive há mais de trinta anos.

Ao me deparar com a flor, sou tomada de duplo encanto. E comento com admiração: “até flor, vocês cultivam aqui!” E o casal, tão singelo como a flor, me brinda esta lição: “A flor é para as borboletas. Elas põem os ovos aqui e não botam nas verduras. Assim, a gente evita as pragas. Nesses anos todos que nós mexe com horta, nunca deu lagarta na nossa couve nem nas outras verduras. Senhora pode ver. E a gente não usa agrotóxico.”

Imagine: horta sem praga e sem agrotóxico. E, ainda, com flores multicoloridas cultivadas sem mais trabalho. E bailado de borboletas.

Bem-me-quer,  mal-me-quer… bem-me-quer, mal-me-quer… Meu espírito voa com as borboletas e retorna a antiga casa da Volta do Brejo. Bem-me-quer, mal-me-quer… bem-me-quer, mal-me-quer… Aos poucos, um novo cenário vai-se reconstruindo na memória. Cenas já quase apagadas se reconstituem: Bem-me-quer, mal-me-quer… bem-me-quer, mal-me-quer…

No quintal da minha infância, essa flor era nativa. Num solo úmido e fértil, não carecia de cuidados. Crescia e florescia no jardim entre dálias, jasmins, lampiões, manacás e sabugueiros;  na horta e no pomar.  E me encantava pela profusão de cores e pela alegria. Pelo suave perfume. Pela simplicidade. E pela magia.

Eu, menina, brincava de boneca e de casinha debaixo de uma velha mangueira, na divisa, onde moravam as fadas. Era neste lugar encantado que eu passava as tardes e fazia a lição de casa, estudando em voz alta para gravar no coração:

Eu amo, tu amas, ele ama,

nós amamos, vós amais, eles amam.

Minha casinha: sala, quarto, cozinha e biblioteca; tinha também um jardim. E meu jardim eram as trepadeiras que cresciam na cerca dividindo os quintais; as margaridas brancas e amarelas e as margaridas cor-de-rosa, vermelhas e alaranjadas, a que chamávamos de bem-me-quer.  Um jardim que se estendia até o fundo do quintal, até a mina d’água no meio do arrozal, onde brincavam preás; até o Corguinho de água cristalina onde nadavam piabas prateadas, e eu pescava sonho e poesia; até o poço sem fundo que ia dar no Japão, do outro lado do Mundo.

Bem me quer, mal-me-quer… bem-me-quer, mal-me-quer… Ficando mocinha, essa flor da inocência e da pureza, agora me seduz pelos seus poderes mágicos. E, tirando pétala por pétala, ia repetindo alternadamente as palavras:  bem me quer, mal-me-quer… bem-me-quer, mal-me-quer… para saber os sentimentos do menino que acendia a luz nos meus olhos e tocava o sino do meu coração.

Bem-me-quer, mal-me-quer… bem-me-quer, mal-me-quer…

A flor. Trata-se de uma espécie de margarida, cientificamente conhecida por Chrysantemum leucanthemum. O povo a conhece também como bem-me-quer, mal-me-quer, crisântemo pequeno, olho-do-dia.

Essa flor é símbolo da unidade. Em sua estrutura, o seu disco central, solar e luminoso e suas múltiplas pétalas, todas dirigidas para o centro, representa a unidade do corpo e espírito, a relação entre o terreno e o divino.

A margarida era utilizada por muitos povos antigos na medicina e como cosméticos, sempre  associada à  magia,  mistério, palavras mágicas. Combate a tristeza e estabiliza as emoções; mantém a alegria e a jovialidade.

Popularizou-se pela brincadeira tradicional utilizada pelas moças para descobrir o real sentimento do namorado. Por isso, o seu significado está intimamente relacionado à  pureza de sentimentos, inocência, virgindade, primeiro amor, e aos sonhos de menina.

Ainda hoje, a flor guarda certa magia. E seduz as pré-adolescentes em “Jogos de Menina” na internet, inspirado na brincadeira tradicional:  Bem-me-quer, mal-me-quer.

Um encontro transformador com Jesus Cristo

 



Quando pensamos nos encontros de Jesus registrados na Bíblia, um deles se destaca não apenas por sua singularidade, mas também por sua profunda mensagem espiritual: o encontro de Jesus com a mulher samaritana junto ao poço. Nesse episódio, encontramos lições que ecoam através dos séculos e que tocam os corações daqueles que buscam uma experiência verdadeira com Deus. Hoje, vamos explorar três pontos fundamentais desse encontro e descobrir como podemos aplicar essas lições em nossas vidas.

1: Quebrando Barreiras Culturais e Sociais

Uma das primeiras coisas que notamos neste encontro é como Jesus quebrou barreiras culturais e sociais ao falar com a mulher samaritana. Naquela época, os judeus geralmente evitavam os samaritanos, considerando-os impuros. No entanto, Jesus não só se dirigiu a ela, mas pediu água, quebrando assim barreiras de preconceito. Isso nos ensina que o amor de Cristo transcende todas as divisões humanas. Ele nos desafia a olhar além das diferenças culturais e sociais e a tratar todas as pessoas com dignidade e respeito. Sua compaixão com aqueles que mais precisam dela.

2: A Água Viva de Cristo

No decorrer do encontro, Jesus revela Sua identidade como o Messias prometido, oferecendo à mulher “água viva” que saciará a sede eterna da alma. Essa “água viva” não é apenas uma metáfora, mas representa o Espírito Santo e a graça redentora que Jesus oferece a todos nós. Assim como a mulher samaritana encontrou plenitude em Cristo, também podemos encontrar satisfação espiritual e vida abundante ao beber da “água viva” que Ele nos oferece.

3: Adoração em Espírito e Verdade

A mulher samaritana, após seu encontro com Jesus, torna-se uma adoradora sincera e verdadeira. Jesus nos ensina que a adoração não é uma questão de local ou forma, mas de atitude e sinceridade do coração. Ele nos convida a adorá-Lo “em espírito e em verdade”, ou seja, em um relacionamento genuíno com Ele, independentemente das circunstâncias. Nossa adoração deve ser uma resposta à revelação de Cristo em nossas vidas, levando-nos a compartilhar Sua mensagem com outros.

Conclusão

O encontro de Jesus com a mulher samaritana é uma poderosa história de graça, compaixão e transformação. Nossas vidas também podem ser transformadas quando nos aproximamos de Jesus com sinceridade e sede espiritual. Podemos experimentar a “água viva” que Ele oferece, beber dela livremente e, em resposta, adorá-Lo em espírito e verdade. Hoje, desafio você a refletir sobre sua própria sede espiritual e buscar a presença de Cristo em sua vida. Permita que Ele preencha sua alma e o capacite a compartilhar Sua graça e amor com aqueles ao seu redor, assim como a mulher samaritana fez. Que o encontro com Jesus seja uma experiência que transforma sua vida e a vida daqueles que você toca. Amém.

DICAS RÁPIDAS

Guia Prático do Cuidador


Dicas Rápidas para Saúde e Prevenção de Câncer

Publicado em 25 de agosto de 2014 às 12:55am

  1. Durma bem!Uma boa saúde começa pelo sono. Precisamos entre 7 a 8 horas por dia de um repouso com qualidade, chamado de sono reparador. À noite, os sistemas são reequilibrados e um poderoso antioxidante natural, chamado melatonina, é produzido pelo cérebro. Sabe-se que pessoas que dormem pouco ou trabalham em plantões acabam tendo muito mais doenças, como obesidade, diabetes e inclusive câncer de mama.
  2. Mexa-se!A Organização Mundial da Saúde recomenda pelo menos 150 minutos semanais de exercícios aeróbicos. Outra recomendação importante é que pelo menos duas vezes por semana se trabalhe os músculos, em aulas de hidroginástica, musculação, lutas marciais ou pilates.
  3. Desintoxique-se!
  4. Cigarro, sal em excesso, açúcar, bebida alcóolica…  tudo isso aumenta e muito os riscos para desenvolvimento de doenças cardíacas, câncer e doença de Alzheimer. Um jeito interessante de começar o cuidado consigo mesmo é justamente evitando hábitos nocivos. Escolha um e comece já!
  5. Lembre-se as das frutas e verduras!
  6. Não são só teus intestinos que agradecerão! Frutas e verduras são ricos em fibras, vitaminas, minerais e outras substâncias antioxidantes. Acho importante lembrar que quase todas as doenças possuem lá em seu princípio um desequilíbrio entre a quantidade de “radicais livres” e antioxidantes. Quando os radicais livres vencem, eles danificam estruturas do organismo e dão origem às doenças. Você pode ajudar nessa guerra que ocorre dentro de você mesmo! Consuma pelo menos 6 porções de frutas ou verduras ao dia!

  7. Não viva deprimido ou esgotado!

  8. Felizmente, o preconceito contra as doenças mentais e os profissionais da área reduziu bastante. Sabemos hoje que a depressão, a ansiedade e o último estágio do estresse – chamado esgotamento – pode acometer qualquer pessoa. Ninguém está imune a ter uma dessas doenças, ainda mais no mundo apressado no qual vivemos. O mais importante é reconhecer que as coisas não vão bem e procurar ajuda. Insatisfações constantes, brigas, problemas familiares e profissionais, perdas… diversos são os fatores de risco para uma tristeza que se transforma em doença, que nos leva a energia e o prazer de viver.

  9. xxxxxxxx
  10. Pouca gente sabe, mas depressão e ansiedade estão fortemente relacionadas ao câncer. Fique atento! Não se acostume a viver deprimido! É A DICA DE HOJE, O PUXÃO DE ORELHA, FIQUE DE OLHO NA SUA SAÚDE!!!
  11. Cultive amizades!Isso mesmo, cultivar. Quem cuida de plantas compreende bem esse verbo. Ele diz respeito a cuidar, estar presente, tomar iniciativas, retirar inços e pregas e coletar os frutos. Na vida da gente é assim também: amizades precisam ser cultivadas! Ao fazer pesquisas sobre o impacto da solidão, deparei-me com uma associação muito forte com mortalidade prematura, doenças do coração e depressão. Por outro lado, quando quis saber do impacto de uma vida social ativa na saúde da população, vi que muito se ganha com amigos: menos depressão, menos doenças do coração e muito menos casos de demência. Quanto mais amigos, mais longevidade e qualidade de vida!
  12. Visite o médico frequentemente!Somos seres humanos e, logo, precisamos de orientação em diversos momentos da vida. No campo do autocuidado, essa orientação é extremamente necessária e não está disponível nos meios de comunicação.  O médico de confiança é a pessoa certa para te ajudar a pensar sobre hábitos, exames e tudo que envolve a prevenção e manutenção da saúde. Hoje, cresce a procura dos pacientes por uma medicina preventiva. Pessoas com 20, 30, 40 anos que já consultaram médicos visando o envelhecimento saudável rapidamente perceberam como suas vidas melhoraram com pequenos ajustes. Fora isso, cabe lembrar que só através de consultas frequentes e onde há vínculo que se consegue detectar doenças silenciosas. Experimente você também essa melhora em sua saúde!
    Abraços, Leandro Minozzo FIM


Como melhorar a comunicação com pacientes idosos

Publicado em 29 de setembro de 2017 às 9:34am
Olá! Sabemos que o atendimento de pessoas idosas pode ser um tanto quanto desafiante. Não me refiro nem aos aspectos de diagnóstico e tratamento, mas a algo anterior: a comunicação. Provavelmente, ao lado do interesse e da empatia, a competência de comunicação seja uma das mais importantes para os profissionais de saúde que lidam com idosos. Digo isso porque comunicar é muito mais do que ouvir e falar. É o ouvir com atenção e fazer-se compreender com a fala, a escrita e gestos.

Com o crescimento da população na terceira idade, e a lacuna marcante de profissionais especializados em atendê-la, é importante que todos busquem compreendê-la, adquirir e praticar competências de comunicação adaptada. Com exceção dos pediatras, e olhe lá que muitos dos seus pacientes são levados pelos avós, todas as especialidades médicas e todas as profissões da saúde atendem e atenderão cada vez mais pessoas com mais de 60 anos.
Deixo algumas estratégias justamente sobre comunicação com os idosos. São difíceis de serem inseridas na rotina de muitos, sei que sim. Hoje, mais do que nunca, o cuidado à saúde está sendo feito com pressa por diversos motivos. Aumentar o tempo de consulta, por exemplo, é algo difícil. Mas peço atenção às outras sugestões. Pode ser que alguma delas seja aplicável e os resultados serão melhores.

  • Oferte tempo extra para idosos, ou marque consultas mais freqüentes;
  • Minimize distratores (excesso de pessoas no consultório, objetos, sons);
  • Posicione-se face a face e mantenha contato com os olhos;
  • Escute sem interrompê-lo;
  • Questione no começo da consulta sobre as capacidades auditivas e visuais;
  • Fale devagar, claramente e, dependendo, mais alto;
  • Use frases curtas e palavras simples;
  • Aborde um tópico por vez – legal é encerrar o tópico e dizer que agora se falará sobre outro assunto;
  • É importante identificar qual a primeira e principal queixa do paciente e, no término da consulta, destacá-la e apontar alguma conduta (isso porque muitas vezes o que é importante para o profissional não corresponde ao que motiva a consulta do paciente);
  • Simplifique e escreva as instruções;
  • Use recursos visuais (desenhos nas receitas, desenhos para explicar doenças);
  • Use receituário em folhas grandes, do tamanho A4;
  • Sumarize os pontos mais importantes e faça mais de uma vez se achar necessário;
  • Dê ao paciente espaço para perguntas;
  • Marque os idosos cedo ou em horários que não estejam sonolentos;
  • Cumprimente-o na chegada;
  • Mantenha a sala de espera calma;
  • Faça sinais, formulários e panfletos de fácil leitura;
  • Fique preparado para ajudá-lo no deslocamento dentro do consultório ou da unidade de saúde;
  • Caso haja suspeite de problemas cognitivos, peça para que o idoso venha acompanhado;
  • Use o contato físico para manter o paciente tranqüilo;
  • Entregue não só a receita, mas um resumo da consulta quando possível;
  • Tente finalizar a consulta e a visita de forma positiva e alegre.

Essas estratégias são bastante úteis, porém só se tornarão válidas se a mensagem a ser transmitida vier acompanhada de compaixão pelo sofrimento ou limitação daquela pessoa a sua frente e de uma capacidade de tratá-la com dignidade.
Um grande abraço,
Leandro Minozzo

Compartilhe esse texto. Ajude a melhorar a forma como os idosos são tratados.
fim


A Independência: uma nova receptividade

 à vida


A receptividade é uma forma brilhante para vivenciar a vida. É uma maneira muito eficaz e eficiente de construir aprendizados e, assim, gerar resultados de grande crescimento pessoal.

A vida nada mais é do que uma passagem de ensinamentos e aprendizados constantes. 

A cada etapa da vida, vivencia-se uma jornada para aprender algo muito importante e saber primar pelo que é mais importante na dádiva da existência.
Cada ser é testado diariamente. São provas e testes diários para verificar se cada ser está apto para se direcionar e vivenciar as próximas fases de sua vida, sendo ela progressiva.
Reconhecer a vida com receptividade é trazer o poder da aceitação de como ela se mostra a cada etapa, e fazer o seu melhor.
 Estar receptivo à vida é saber administrar a vida com sabedoria e inteligência, pois são estas as grandes precursoras do conhecimento, da compreensão, da liberdade e da independência de vida.
A independência e a receptividade estão ligadas. É como se uma fosse companheira da outra para uma vida construída para a felicidade e plenitude.
A independência promove a consciência de si e ativa o poder pessoal, fazendo com que estes colaborem na jornada da vida permitindo que cada ser possa ser receptivo às experiências, pois têm em si o que precisa para vivenciar da melhor forma os acontecimentos da vida. 
A independência ativa a confiança interna em si mesmo para poder potencializar todos os recursos e utilizá-los durante toda a jornada.
A independência gera uma expansão interna da confiança e reduz significativamente o medo. A pessoa, neste momento, começa a ter fé em si mesmo para poder vivenciar todos os momentos que a vida trouxer com receptividade e independência, pois ela conta definitivamente consigo para atingir o sucesso pessoal e a evolução.

Independência é uma forma de pensar, sentir, agir e gerir a própria vida. Os pensamentos, os sentimentos e as atitudes são as grandes maneiras de colocar em prática a independência, a confiança em si, o poder pessoal, a plena consciência e a receptividade das experiências da vida.


Independer é ter a consciência de que és possuidor de todos os recursos eficazes e eficientes e que há muito poder pessoal no seu verdadeiro “eu”, só precisa ativá-lo para criar uma vida de plenitude e excelência.
Independência é crescer no decorrer do caminho, vencendo cada etapa com o foco em seu potencial e tornar cada dificuldade uma transformação de vida. 
É vivenciar ativando as suas virtudes, ampliando o seu poder interior
 e transformando cada “dificuldade” em um grandioso desafio para o pleno crescimento e o aumento da produtividade.
Ser independente é um desafio e u
ma forma espontânea de viver a vida. É uma forma de aceitar a realidade interna e a realidade da vida bem como elas se apresentam, criando maneiras para atingir o sucesso pessoal e a excelência de vida.
Você pode ativar o seu poder interno e ser plenamente realizado e feliz!
FIM
DICAS D BEM ESTAR

O bem-estar varia de pessoa para pessoa, mas o importante é se sentir realizado com o que se é, vive e se faz, porque cada ser tem sua natureza.
O que traz bem-estar para um pode não trazer para o outro, pois, nossas experiencias e percepções são diferentes.
A realização e satisfação advém de fazermos o que gostamos e faz bem para nossa alma.
Para nos sentirmos bem não precisamos ser melhores do que os outros, sermos famosos, termos status, ganharmos mais ou sermos detentores de um cargo elevado.
Estar bem é se sentir bem consigo, com suas escolhas e decisões.
Bem-estar tem a ver com a realização que você sente em fazer algo, que parte de sua natureza essencial, que transborda de seu interior para ser compartilhado com o mundo.
Homem e mulher vestidos de branco, praticando yoga, com visão do mar ao fundo.
Se sentir realizado está atrelado a fazer o que ama, doar e partilhar o seu dom e talentos beneficiando de alguma forma à vida e ao próximo, sentindo satisfação e prazer.
O bem-estar resulta de desempenhar e fazer o que tenha sentido, propósito e significado para você, e que possa se estender ao próximo, promovendo também o bem-estar dele.
Atitudes que promovem bem-estar:
Algumas atitudes contribuem para nos sentirmos bem conosco e lidarmos melhor com a vida, veja a seguir quais são:

1-Não esqueça do Essencial:

Quando se vive somente para o material esquecemos do essencial.
Existem pessoas que são bem-sucedidas financeiramente, mas não têm tempo para curtirem a si mesmas e aos que ama. Para se sentir bem é necessário ter equilíbrio entre esses aspectos.

2-Priorize o que importa:

Valorize o que é mais importante, se a pessoa quer enriquecer às custas de sacrificar a sua saúde, o que valerá tanto dinheiro se será gasto com médicos e remédios?

3-Cuide das diversas áreas de sua vida:

Neste caso, é importante se auto-observar para se autoconhecer e reconhecer o que precisa ser mudado em sua vida e quais áreas precisam de mais atenção, principalmente se estiverem estagnadas.

4-Cultive o respeito por si e pelos outros:

O orgulho, a arrogância e a presunção fazem parte da fórmula do fracasso, por isso, cultive a humildade e a simplicidade, mas sem se anular .

5-Mantenha um bom relacionamento consigo e com os outros:

Para cultivar o bem-estar nos relacionamentos e saber lidar com o outro, você primeiro precisa saber se aceitar e lidar bem consigo mesmo.

6- Valorize seus aprendizados e conquistas:

Viva o momento presente como único, nele se concentra a sua vida agora e também está inserido o que você aprendeu com o passado.
O futuro será resultado de suas ações atuais e quanto mais você cultivar o seu bem-estar, mais força terá para encarar os seus desafios.
Lamentar pelo que não deu certo só nos enfraquece e nos deixa mal.
Se queremos avançar e progredir, só existe uma direção: seguir adiante, pois o tempo não para e mesmo sem sair do lugar estamos em movimento e nos modificando. Por isso, tire o melhor de cada experiência e cresça através delas para estar bem consigo.

6-Aprenda a se adaptar às mudanças:

Por mais facilidade que a pessoa tenha, se ela vive isso sem equilíbrio e lucidez, poderá se frustrar, pois, a existência é feita de ciclos e neles tudo está em constante movimento e mudança, por isso, desenvolver a capacidade de adaptação é uma necessidade para lidarmos bem com a realidade e não sofrermos.

7-Use os seus potenciais:

Sinta e perceba aquilo que você faz e te deixa feliz, que realiza movido pelo coração!

8-Simplifique e resgate a simplicidade:

Quanto menos complicação e mais simplicidade, maior nosso prazer em viver até o trivial, valorizando cada momento de nossa existência, por mais banal e corriqueiro que possa ser.

9- Aceite-se e foque na solução e não no problema:

Nossa mente foi condicionada a resolver problemas e o efeito colateral disso é que através dos pensamentos estamos constantemente criando problemas, ao invés de soluções e realizações. Por isso, precisamos mudar o foco, desacelerar nossa mente, expressar mais nossa A criatividade e agir com lucidez para nos sentirmos bem.

10-Identifique e saia de padrões negativos:

Medo, preocupação, ansiedade, desconfiança, excesso de expectativa, preguiça, procrastinação, amargura, rancor, egoísmo, entre outros, são padrões negativos que nos travam e complicam nossa vida. Por isso, ao detectamos a atuação deles, é necessário parar de nos deixar levar por esse negativismo, invertendo a chave.
Dessa forma, vamos tendo mais domínio sobre nossa mente e dando espaço para insights positivos entrarem nela.
Se sentir bem consigo mesmo contribui para sua realização e sucesso.
Promova seu bem-estar, recordando se si!
Em suma:
O bem-estar é o resultado do quão bem resolvida a pessoa está com ela e suas vivências.
Algumas pessoas podem levar mais tempo para alcançar esse resultado, pois isso depende dos recursos internos e externos de cada indivíduo. Mas o importante é saber que esse estado é a nossa natureza, porém, identificado com o material, nos desequilibramos.
Como Jesus nos lembrava, não adianta termos o mundo e perdemos nossa alma.
O estado interno de bem-estar está atrelado à expressão de nossa alma.
Esse estado contribui para que a alma se projete no mundo exterior através de realizações criativas e feitas com amor!
Que todos encontremos o que deixa nossa alma realizada, como uma criança que ao brincar se sente feliz!
E falando em brincadeira, vamos brincar de ser feliz?
Afinal, nossa alma gosta de alegria!

Despeço-me DIZENDO lembre SE sempre de promover a alegria em tua vida!

fim.


DICAS DE ECONOMIA
Cuidar das finanças pessoais inclui os cuidados com as despesas domésti
cas. Isso garante a estabilidade financeira da família e ajuda a proporcionar uma melhor qualidade de vida.
A economia doméstica teve sua origem após a Revolução Industrial, quando a sociedade começou a se organizar para obter uma melhor qualidade de vida depois de um período de consumismo irrefreável. Hoje em dia, a sustentabilidade e o desejo de garantir a preservação do meio ambiente para gerações futuras se une com a economia.
Ao fazer pequenas modificações no dia a dia, seja modificando seus hábitos na hora da compra, economizando água, energia ou alimentos, esses novos cuidados colaborarão na obtenção de maior economia doméstica.

43 ótimas dicas de economia doméstica

Algumas práticas podem ajudar a controlar o orçamento familiar, reduzir despesas do lar e ajudam a colaborar com um desenvolvimento social mais sustentável. Confira algumas dicas interessantes que, ao serem implementadas na sua rotina doméstica, farão a diferença no seu bolso:

Energia

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
1. Desligue a função turbo do seu chuveiro: se o seu chuveiro é pressurizado, desligar a função turbo desliga também o motor que garante maior pressão na saída da água, proporcionando menor gasto de energia.
2. Mantenha seu refrigerador cheio: espaços vazios exigem mais do motor para manter os alimentos congelados. Quanto mais itens no freezer, melhor.
3. Desligue os eletrodomésticos da tomada: ao finalizar seu uso, desligá-los da tomada ajuda a economizar. Afinal, aquela luz vermelha também consome energia.
4. Aproveite a luz do sol: aproveite a luz natural, abra as cortinas e evite o gasto desnecessário ao utilizar luzes artificiais de dia.
5. Instale painéis solares: estes trabalham durante o dia, captando a luz solar e posteriormente aquecendo a água utilizada no banho.
6. Compre eletrodomésticos de classificação A: os aparelhos que possuem o selo da Procel com classificação A consumem menos energia em seu uso.
7. Apague a luz ao sair de um ambiente: apesar de parecer lógico, somente quando adotamos esse costume no dia a dia ele se torna um hábito, ajudando a evitar o desperdício.
8. Troque suas lâmpadas: utilizar uma lâmpada de LED pode reduzir consideravelmente o consumo de energia da sua casa. Existem ainda outras opções econômicas, como as fluorescentes.
9. Mantenha o chuveiro na posição verão: em dias com clima agradável, deixar o chuveiro na posição verão pode ajudar a economizar até 30% mais do que deixá-lo na posição inverno.
10. Troque a borracha de vedação da geladeira: se a mesma não está mais cumprindo seu papel e está dando vazão ao ar frio, vale a pena trocá-la por uma nova, evitando o desperdício. i>11. Espere os alimentos esfriarem para guardá-los na geladeira: ao serem guardados quentes, a geladeira trabalhará mais para que os mesmos atinjam uma temperatura compatível ao de seu interior.
12. Livre-se de extensões: extensões e benjamins (o famoso “T”) ajudam a desperdiçar energia. Utilize-os somente se necessário.
13. Evite utilizar os eletrodomésticos no horário de pico: o horário de pico é o horário em que se dá o maior consumo de energia elétrica. É estabelecido entre 18h e 22h, sendo aconselhável evitá-lo.
14. Limpe o filtro do ar condicionado: manter o filtro do ar condicionado sempre limpoevita a sobrecarga do aparelho para o resfriamento do ambiente.
15. Desligue a chave de energia: vai viajar? Desligue a chave de energia e evite o desperdício de energia por eletrodomésticos sem uso.

Cozinha e alimentação

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
16. Asse mais de um alimento ao mesmo tempo: ao utilizar o forno e cozinhar dois alimentos ao mesmo tempo, além de economizar energia (no forno elétrico), pode-se ainda economizar o gás (no caso de fogão à gás).
17. Visite hortas comunitárias: muito comuns na maioria das cidades, as hortas comunitárias são boas opções para economizar ao comprar verduras e hortaliças, além de ajudarem a ter uma vida mais saudável.
18. Faça seus próprios doces e aperitivos: é fã de bolos, bolachas e salgadinhos? Aproveite a enorme quantidade de receitas disponíveis na internet e mãos à obra. Além de economizar, você ainda garante que os seus alimentos serão de boa procedência.
19. Tenha sua própria horta: se você gosta de cultivar plantas, ter sua própria horta em casa é uma ótima opção. Além de possuir alimentos frescos e sem agrotóxicos, ainda economiza na feira. Não possui espaço? Um jardim vertical pode ser uma ótima opção.
20. Compre frutas da época: comprar frutas da época proporciona economia no mercado. Descubra qual a época de sua fruta favorita e aproveite!
21. Reaproveite as sobras: nem tudo o que é dispensado dos alimentos precisa necessariamente ir para o lixo. Há várias receitas reaproveitando cascas e sementes, por exemplo, que muitas vezes são jogadas fora. Pesquise e faça deliciosos pratos com as sobras.
22. Reutilize a água do cozimento de legumes: ela pode servir para caldos, sopas e até mesmo para dar sabor ao arroz de todos os dias.
23. Escolha as laranjas mais pesadas: vai comprar laranjas para suco? As mais pesadas possuem mais polpa, portanto rendem mais.
24. Mantenha as panelas fechadas ao cozinhar: ao deixá-las abertas, necessita-se de mais gás para que o cozimento seja efetivo.

Água

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
25. Reaproveite a água depois de lavar a roupa: reutilize a água proveniente da lavagem de roupa para lavar o quintal ou carro. Esta dica vale para a água da chuva.
26. Feche a torneira enquanto escova os dentes: pode parecer bobeira, mas muitas pessoas possuem o hábito de deixar a torneira aberta enquanto escovam os dentes. Fechá-la durante este ato ajuda a economizar até 1,9 milhões de litros de água ao longo da vida.
27. Conserte torneiras com vazamentos: se aquele pinga-pinga nunca te incomodou é hora de prestar mais atenção. Esta pequena goteira pode desperdiçar até 2 mil litros de água ao mês.
28. Retire os restos de comida antes de lavar a louça: assim você economizará mais água ao lavar a louça com apenas pequenos resíduos de comida.E não vai entupir os canos os esgotos e também será uma economia e menos dor de cabeça.
29. Instale uma descarga econômica: alguns vasos sanitários possuem uma válvula de descarga econômica, a qual permite a seleção da quantidade de água necessária de acordo com a situação. O desperdício diminuirá significativamente.
30. Utilize regador: precisa regar seu jardim? Um regador utiliza menos água do que uma mangueira, garantindo a economia.
31. Diminua o tempo no banho: cada minuto a menos embaixo do chuveiro economiza cerca de 23 litros de água.
32. Espere juntar roupa suja para lavá-la: utilizar a máquina menos vezes em sua capacidade total garante maior economia de água.
33. Troque a mangueira pelo balde: ao lavar o carro, esta simples mudança pode economizar significativamente. Por exemplo, se você utilizar 6 baldes, você pode economizar até 150 litros por lavagem.
34. Regue seu jardim à noite: essa opção garante máximo proveito da água, já que a ausência do sol diminui a evaporação.

Compras de mercado

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
35. Faça uma lista: fazer uma lista contendo somente o que está em falta garante que você não se distraia facilmente entre as prateleiras do mercado e compra além do que necessita. 

36. Leve dinheiro contado: esta dica é válida para quando você já sabe o valor do que necessita comprar. Ao levar o dinheiro exato da compra, você evitará gastos desnecessários.

37. Faça uma refeição antes de ir ao supermercado: ao fazer compras com estômago vazio, é mais fácil se deixar seduzir por doces e outras comidas que você não precisa comprar no momento.

38. Utilize produtos que você já possui na limpeza de casa: produtos de limpeza podem ter um precinho salgado. Lembre-se que você pode fazer seus próprios produtos de limpeza.

39. Evite gastar com pilhas: se você possui muitos eletroportáteis que utilizam pilhas, comprar baterias recarregáveis pode ser uma boa opção.

40. Compre marcas genéricas: marcas famosas geralmente possuem custos mais elevados do que aquelas não tão populares. Mas isto não significa que as genéricas são menos eficientes. Dê uma chance à elas e experimente novos produtos.musicas brasileira

Desapegue

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
41. Livre-se de móveis antigos: ao desfazer-se dos móveis já sem uso, além de você garantir mais espaço para o novo, ainda pode ganhar dinheiro com a venda dos mesmos. Sites como o OLX, o Remobile e o Enjoei são ótimas oportunidades para quem deseja desapegar.
42. Venda as roupas que você não usa mais: quer desentulhar o armário e ainda ganhar um dinheirinho? Vender suas roupas usadas em brechós e bazares online são uma ótima pedida. Confira sites como Brechó OnlineRepassaGarimpário e Recicla Luxo e que fazem sucesso na rede.
43. Invista em um hobby: ao fazer cursos para aprender mais sobre o seu hobby favorito — seja ele relacionado à artesanato, culinária ou computação –, além de estar fazendo algo de que gosta, ainda pode se especializar e obter uma renda com a atividade que lhe dá prazer. Alguns portais como Portal EducaPrime CursosPortal EducaçãoIped e Edukdisponibilizam cursos online para aperfeiçoar suas habilidades.

Como organizar as finanças domésticas

De acordo com Viviane Ferreira, planejadora financeira pessoal, organizar as contas pessoais com o objetivo de eliminar dívidas e poupar mais dinheiro é fundamental para a saúde financeira de qualquer pessoa. “É muito simples cuidar bem das finanças, embora nem sempre seja fácil para a maioria das pessoas, pois lidar com o dinheiro está associado às questões emocionais. Dar ao dinheiro seu devido valor é o segredo para fazer com que ele te ajude a ter uma vida mais feliz e plena”, ensina.
“Atualmente, grande parte da população brasileira está endividada e poucos tem coragem de realmente encarar suas contas com o objetivo de se livrar das dívidas. Mas a única maneira que existe é essa: encarar as finanças de frente e colocar as mãos nos números”, revela.
Confira cinco passos indicados pela profissional para equilibrar suas contas:
  1. Saiba exatamente quanto, onde e quando você gasta seu dinheiro: “é necessário anotar em um caderninho, planilha no computador ou aplicativo no celular todos os gastos que você tem diariamente. Mesmo que você pague com o cartão de crédito, é preciso anotar cada item pago no cartão separadamente, pois somente assim você poderá saber quanto gasta em cada tipo de despesa, como por exemplo: supermercado, combustível, lanches e refeições fora de casa, passeios, vestuário, farmácia, moradia etc”.
  2. Saiba quanto você tem de receita: “parece estranho, mas já vi muitas pessoas que não sabem exatamente quanto recebem de receitas e salário. É importante saber tanto o valor que se recebe quanto a data que recebe cada valor, pois assim você poderá organizar seus pagamentos para depois do dia que recebe e, portanto, evitar que sua conta fique negativa”, orienta.
  3. Conheça suas dívidas: “se você possui dívidas, estejam elas sob controle ou não, você precisa conhecê-las muito bem. Faça uma planilha com as seguintes informações: o valor total da dívida, número de parcelas totais, número de parcelas que foram pagas, número de parcelas que faltam pagar, valor total que falta pagar e qual o valor da taxa de juros mensal. Dessa maneira, você poderá priorizar quais dívidas devem ser pagas primeiro. As dívidas que possuem as maiores taxas de juros devem ser eliminadas primeiro e assim evitar que aquela dívida continue crescendo tanto. Depois, elimine as dívidas que mais pesam no seu orçamento, até que você ataque as dívidas menores e mais longas. No caso de um financiamento imobiliário, pode ser que você mantenha a dívida e continue pagando até terminar o financiamento. Mas mantenha ela sob controle, pois quando tiver uma folga no orçamento poderá julgar se vale a pena reduzir a dívida ou investir o dinheiro”, instrui.
  4. Acompanhe o orçamento mês a mês para poder planejar o próximo: “mensalmente, é necessário avaliar as informações do que se gastou em cada item do seu orçamento. Analise se os valores estão compatíveis com seu orçamento, se estão exagerados ou se podem ser alterados. Por exemplo, você saberá exatamente quanto gastou no supermercado (e se poderá gastar menos no próximo mês) com esse número na cabeça. Poderá estar mais atento ao fazer as compras, definindo valores máximos para cada compra. Se você realiza uma compra por semana, poderá dividir o valor mensal em quatro e limitar cada compra a esse valor máximo, assim poderá gastar menos no supermercado. O mesmo pode ser feito com contas de consumo, como conta de luz, uma vez que você pode estar muito próximo do uso de energia na menor tarifa e com uma campanha de economia em casa poderá reduzir a conta de luz”, revela.
  5. Elimine dívidas e invista seu dinheiro: “antes de o mês iniciar, faça um planejamento de tudo o que terá de gastos nas semanas seguintes, tomando como base o mês anterior. Analise se no próximo mês poderá reduzir gastos, se terá algum gasto que não teve no mês anterior, como por exemplo, uma consulta médica, uma taxa anual como o IPTU ou IPVA, alguma manutenção necessária seja para a casa ou carro. Antes de o mês começar, defina a folga que terá no orçamento e o que fará com ela. No dia que receber seu salário, já separe esse recurso, não deixe parado na conta, senão você acaba gastando”, sugere.
A profissional relata que ao seguir estes cinco passos, torna-se mais fácil organizar suas finanças. “Então mantenha o foco para conhecer todos os seus gastos, as receitas, as dívidas, acompanhar mensalmente e tomar as ações necessárias para eliminar dívidas e investir seu dinheiro economizado. Dessa maneira, você irá organizar suas finanças e ter uma vida mais tranquila e equilibrada”, complementa.
Ao implementar estas pequenas mudanças no seu dia a dia e seguir as dicas de economia doméstica, sua saúde financeira e qualidade de vida aumentarão significativamente. Mantenha seu dinheiro sob controle!

Plantas para banheiro: 36 espécies que trazem mais frescor ao ambiente


Escrito porAndressa Oliveira
  •  
  •  
  •  

Foto: Reprodução / GISELE RAMPAZZO
As plantas fazem a diferença na decoração e exercem uma influência positiva tanto nos espaços como nas pessoas. Elas podem estar presentes em todos os ambientes da casa, inclusive no banheiro.  
Mas para levar a natureza para esse espaço, é preciso estar atento na hora de escolher a espécie.  É necessário considerar se o banheiro tem ou não ventilação e luz natural. A umidade e presença de vapores também devem ser observadas para definir a escolha.
Confira a seguir indicações de plantas para banheiro e inspire-se para adicionar um toque de verde nesse ambiente.

1. Avenca


Foto: Reprodução / ESCALA ARQUITETURA
A avenca é indicada para banheiros pois não precisa de luz direta, podendo ser cultivada em uma luz difusa. Também aprecia bastante a umidade, por isso é recomendado regar com frequência para manter a sua terra úmida, mas sem encharcar.

2. Tillandsia


Foto: Reprodução / RSRG ARQUITETOS
A tillandsia é uma planta que não precisa de terra e vive no ar ou em suportes. É uma espécie fácil de cuidar que vive bem em ambientes internos, como o banheiro. Necessita de luz indireta e bastante umidade.

3. Espada-de-são-jorge


Foto: Reprodução / PATRICIA FIUZA
Planta de fácil cultivo que prefere o sol e a meia-sombra e vive bem em ambientes internos. É ótima para filtrar o ar e não precisa de muita área para se desenvolver. Regue uma vez por semana e aumente para duas vezes no verão. Atenção para o excesso de água que pode apodrecer a planta.

4. Costela de Adão


Foto: Reprodução / CARINE ROCHA
A costela de adão é uma planta que precisa de luz, mas sem insolação direta. As regas devem ser regulares, com frequência de aproximadamente uma vez por semana. Mantenha o solo sempre úmido, mas sem encharcar.

5. Jiboia


Foto: Reprodução / LINNEA’S JUNGLE
Planta tropical com grande capacidade de se adaptar ao meio, por isso é perfeita para ambientes internos e para ser posicionada na janela do banheiro. Regue-a duas vezes por semana, aumentando a frequência no verão. É uma espécie de fácil manutenção e bastante resistente se cultivada em sol pleno ou meia-sombra.

6. Bromélias


Foto: Reprodução / IARA KILARIS
As bromélias toleram bastante umidade e por isso crescem com sucesso nos banheiros. Devem ser cultivadas com luz indireta, pois a luz solar queima suas folhas. Regue com frequência de dois em dois dias e lembre-se de não acumular água em suas folhas para evitar a proliferação de mosquitos.

7. Orquídeas


Foto: Reprodução / STUDIO DEUX
Com suas belas flores, as orquídeas são uma ótima opção de plantas para banheiro. Para manter as suas sempre belas e vistosas, faça as regas preferencialmente quando o substrato estiver seco. Uma boa frequência costuma ser de 2 a 3 vezes por semana. Evite molhar as flores, pois elas são bastante delicadas. Cultive em locais iluminados, mas sem sol direto.

8. Planta Aranha


Foto: Reprodução / CASA BOTÂNICA
A planta aranha é uma planta que também pode ser cultivada no banheiro, a meia-sombra ou sol pleno. Regue regularmente, com maior frequência no verão, de modo que a terra nunca fique seca por completo, e vaporize as folhas à noite com borrifador. Verifique o vaso para que a planta fique bem drenada, sem acumular água em excesso.

9. Peperômia


Foto: Reprodução / CREATO ARQUITETURA
A peperômia é uma planta bem fácil de cuidar e que se dá muito bem em banheiros, pois precisa de pouca água e luz indireta. Entretanto, no verão ela requer um pouco mais de atenção, pois precisa de mais água – regue a cada dois dias ou diariamente, se estiver muito calor.

10. Planta-mosaico


Foto: Reprodução / CULTIVE AMOR
A planta-mosaico é uma bela folhagem decorativa e ótima para banheiros, pois deve ser cultivada com luz indireta, evitando correntes de ar e ar condicionado. Além disso, aprecia temperaturas amenas e umidade. É preciso ficar atento com as regas, pois a planta não tolera estiagens.

11. Bambu


Foto: Reprodução / JULIANA PIPPI
O bambu também é indicado como uma das plantas para banheiro, pois é uma planta que gosta de sombra e luminosidade indireta. Regue semanalmente e, durante os meses mais quentes, borrife água para refrescá-lo. Plante em um vaso que possibilite a drenagem da água, pois o bambu não gosta de solos encharcados.

12. Chifre-de-veado


Foto: Reprodução / ESTUDIO NODO
O melhor lugar para cultivar o chifre-de-veado é sob a luz solar, mas nunca na luz direta. A planta deve receber a luz de forma filtrada. Prefira cultivá-la em um local com ventilação natural. Com relação às regas, seu substrato ou apoio deve estar sempre úmido. Regue em maior quantidade no verão.

13. Samambaia


Foto: Reprodução / HISTÓRIAS DE CASA
Existem milhões de espécies de samambaias, mas os cuidados no geral são os mesmos. Devem ser cultivadas em luminosidade indireta e meia-sombra. Regue em torno de uma a duas vezes por semana, sempre tomando cuidado para não deixar o solo encharcado.

14. Rhipsalis


Foto: Reprodução / H2C ARQUITETURA
Essa planta é ideal para usar dentro de casa e no banheiro, pois adora sombra e meia-sombra, além de não exigir muitos cuidados. Regue de 1 a 2 vezes por semana, mantendo o solo úmido, mas sem encharcar. Se o solo estiver muito molhado, não regue.

15. Maranta


Foto: Reprodução / ESTUDIO NODO
A maranta adora ambientes frescos e com umidade, como o banheiro. Deve ser cultivada em luz difusa ou meia-sombra. Regue aproximadamente uma vez por semana. O solo deve ser mantido úmido, mas sem encharcar.

16. Filodendro-pendente


Foto: Reprodução / SELVVVA
Planta tropical que apresenta um visual estonteante com sua folhagem. Deve ser cultivada em meia-sombra ou luz difusa e irrigada frequentemente, de 1 a 2 vezes por semana. É uma planta tóxica para animais domésticos e humanos, e por isso é melhor cultivar a planta de forma suspensa.

17. Aglaonema


Foto: Reprodução / GOOA ARQUITETURA
Essa bela folhagem tropical não vive bem em ambientes frios, secos e com ventos, portanto o banheiro é um bom espaço na casa para cultivar a aglaonema. Deixe-a perto da janela para receber luz indireta. Regue 1 vez na semana mantendo o solo sempre úmido. Também é uma planta tóxica para pessoas e animais.

18. Hera


Foto: Reprodução / FERNANDA MARQUES
A hera tem folhas de coloração verde escura e prefere locais úmidos, assim, também é uma das opções de plantas para banheiro. Deve ser cultivada em uma luz moderada. Regue a cada dois dias no verão e, no inverno, uma vez por semana. É importante que o solo da planta tenha uma boa drenagem.

19. Kalanchoe


Foto: Reprodução / LORE ARQUITETURA
Essa espécie apresenta variadas cores de floração, uma boa opção para decorar a bancada do banheiro. Dispensa regas com frequência, portanto coloque água apenas quando o solo estiver seco. Deve ser cultivada em luz indireta.

20. Lírio da Paz


Foto: Reprodução / SELVVVA
O lírio da paz é uma planta bastante utilizada em espaços internos. Precisa de luminosidade indireta e exige regas constantes, aproximadamente uma vez por semana. O solo deve ser mantido úmido, mas sem exageros. É ideal para banheiros, pois tem a capacidade de absorver esporos de fungos.

21.  Cactos e suculentas


Foto: Reprodução / CREATO ARQUITETURA
Os cactos e as suculentas são espécies super resistentes que exigem poucos cuidados. A rega deve acontecer uma vez por semana no verão e a cada duas semanas no inverno. Lembre-se de regar somente a terra, não a planta inteira. Prefira deixa-los onde recebam ar fresco e iluminação solar.

22. Zamioculca


Foto: Reprodução / LORENZA FRANCESCHI ARQUITETURA
A zamioculca se adapta bem a ambientes internos e suporta ambientes úmidos como o banheiro. É uma planta bem resistente, durável e exige poucas regas. Não necessita de muita luz para se desenvolver, tampouco deve receber luz solar direta.

23. Chamaedorea


Foto: Reprodução / ATELIÊ RECUL
A Chamaedorea é uma palmeira de pequeno porte que aprecia o calor e umidade. Deve ser cultivada em meia-sombra ou luz difusa. O solo deve ser irrigado com frequência, entre uma e duas vezes por semana. O substrato entre regas deve ser mantido úmido.

24. Dinheiro em penca


Foto: Reprodução / STUDIO RG
Planta de pequeno porte, apresenta uma folhagem densa e ornamental e aprecia locais úmidos. Deve ser cultivada em meia-sombra e com irrigação regular para que o solo seja mantido levemente úmido. Não tolera frio e ventos fortes.

25. Palmeira Ráfia


Foto: Reprodução / CAROL FERRARI E VANESSA XAVIER
A palmeira ráfia se adapta bem aos ambientes internos, mas prefira locais iluminados e ventilados. Borrife água na planta uma vez por semana e regue a cada 15 dias. Água em excesso compromete o seu crescimento.

26. Begônia


Foto: Reprodução / CROCHÊ PRIVÊ
Cultive as begônias em um ambiente que receba luz solar, mas não diretamente. Essa planta não suporta mudanças bruscas de clima, nem excesso de água. A dica é regá-la a cada quatro dias, diretamente na terra – não molhe as folhas, nem as flores. No calor, a begônia irá precisar de mais água.

27. Pacová


Foto: Reprodução / PILONI ARQUITETURA
A pacová é uma planta de clima tropical que aprecia ser cultivada na sombra com luminosidade indireta. A sua folhagem se destaca por sua aparência ornamental e decorativa. A rega deve ser realizada de duas a três vezes por semana.

28. Antúrio


Foto: Reprodução / ESTÚDIO MINKE
Uma espécie colorida e resistente, sendo ideal para decorar o banheiro com sua bela folhagem. Em relação à luminosidade, deve ser cultivada em meia-sombra. O sol da manhã ajudará a planta a florescer.  Regue de uma a duas vezes por semana.

29. Imbé


Foto: Reprodução / SUITE ARQUITETOS
Planta bastante versátil que pode ser cultivada tanto na sombra, quanto na meia-sombra. A luz direta do sol o dia todo deve ser evitada, pois deixa suas folhas amareladas. É fã de clima úmido e a rega deve ser feita duas vezes na semana. Vale lembrar que esta também é uma planta tóxica, se ingerida por crianças ou animais de estimação.

30. Caládio


Foto: Reprodução / SELVVVA
O caládio se destaca com suas folhas que misturam as cores verde, vermelho e branco. Mantenha sua planta em uma área bastante iluminada com sombra cheia ou parcial, de preferência próximo a uma janela. O caládio precisa de bastante água, portanto, assegure-se de manter a terra sempre úmida, regando com frequência.

31. Alocasia


Foto: Reprodução / ESPAÇO DO TRAÇO
A alocasia deve ser cultivada com luz solar indireta. Evite correntes de ar e locais muito quentes. As regas no verão devem ser mais frequentes que no inverno. A planta gosta de bastante umidade, por isso borrife suas folhas.

32. Violeta


Foto: Reprodução / APTO 704
As violetas também podem decorar o banheiro, mas precisam receber claridade. Exigem poucas regas, pois suas flores absorvem a umidade do ambiente.

33. Asplênio


Foto: Reprodução / ALINE FERRARI ARQUITETURA
Planta de folhagem larga que deve ser cultivada em luminosidade indireta, pois a exposição direta ao sol pode matá-la. A rega deve ser feita uma vez por semana, mantendo a terra sempre úmida.

34. Lavanda


Foto: Reprodução / AVNER POSNER
Além de decorativa, a lavanda é um aromatizador natural. A planta gosta de sol, de 3 a 4 horas de exposição diária, mas proteja a planta do excesso de calor. Muita água também é fatal, por isso mantenha o solo úmido com cascas de pinos ou outro substrato e realize regas esporadicamente.

35. Columéia


Foto: Reprodução / SELVVVA
A columéia deve ser cultivada em meia-sombra, mas o sol da manhã também é benéfico para a planta. Regue de uma a duas vezes por semana, evitando encharcar o solo.

36. Comigo-ninguém-pode


Foto: Reprodução / BOREALIS PLANTAS
Planta ótima para banheiros, gosta de luminosidade indireta e água com mais frequência durante os meses quentes. Também é uma planta tóxica, coloque fora do alcance de crianças e animais.
Agora que você já conhece uma variedade de plantas adequadas para utilizar nesse espaço e os cuidados para cultivar cada uma, escolha sua preferida ou utilize várias espécies para decorar seu banheiro. Assim, você vai deixar o ambiente muito mais agradável com um toque de verde e frescor!

INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...