quinta-feira, 30 de julho de 2015

A NATUREZA ME SURPREENDE A TODO INSTANTE

-
MAGNIFICO PRESENTE DE DEUS.


 Borboleta transparente - Enquanto a maioria das borboletas têm listras coloridas, algumas borboletas de Monteverde são conhecidas por suas "asas de vidro".




segunda-feira, 27 de julho de 2015

Estar em casa e ter tranquilidade




Estar em casa e ter tranquilidade. Talvez este seja o sonho de muitas famílias e a realidade de outras. Mas, para ter este bem-estar é preciso muito respeito mútuo e bons exemplos vindos dos pais. O pais deem ser o espelho para os seus filhos, agir corretamente A psicóloga Débora Macedo Jorge afirma que estes são os caminhos que a família deve percorrer para viver em harmonia. "Aquele que quer manter a harmonia na casa tem que estar atento às necessidades do outro, fazendo tudo para que ele se sinta bem. Agindo assim, os pais darão exemplo e todos acabam por agradar o outro." A referência dos filhos vem da amizade entre o casal. "Não há diálogo com quem não é amigo, e este diálogo é o que mantém a harmonia dentro do lar, sustentado pela confiança e amizade", explica a psicóloga. Em uma casa onde os irmãos não se dão bem, parece uma utopia falar de amizade e de harmonia. "Independentemente disso, sempre há um momento de calmaria, em que os pais devem fazer o filho refletir sobre o que aconteceu, os motivos da briga, dando sempre exemplos para sensibilizar e mostrar na prática como é bom respeitar e manter a paz na casa. As crianças só deixam de brigar quando percebem o que fizeram de errado", ensina Débora. Segundo ela, para que este clima harmonioso se mantenha, é preciso que todos tenham respeito, consideração e amor. "Se existe respeito e consideração, não precisa ter limite, que é imposto quando não há harmonia e as regras da casa não são acatadas." É o que confirma a empregada doméstica Fátima Gomes. "Para se viver bem em casa é preciso que todos saibam compartilhar, que sejam uma equipe, sem que haja alguém que mande, mas que todos tenham a mesma visão do todo. Além disso, respeito e saber ouvir mais e falar menos são características muito importantes para o convívio familiar."

domingo, 26 de julho de 2015

RECICLAGEM COM PNEUS E PET EM PRAÇAS PUBLICAS




Jardins criativos

CRIATIVIDADE EM ALTA, UM CIRCULO DE PET E DUAS TAÇAS NO CENTRO



Com a chegada da primavera dizemos adeus às temperaturas baixas e nos preparamos para receber o calor. Nesta época, as áreas externas servem como o cenário ideal para relaxar, reunir a família e ficar com os amigos. Para deixar o ambiente convidativo, separamos algumas dicas e inspirações de jardins criativos.

CASINHA  DE GARRAFAS PET, A COBERTURA TAMBÉM.


E O QUE DIZER DESTE BANHEIRO?
UM PARQUE DE DIVERSÕES? DE PENEUS CLARO,  E OLHA SÓ QUE MARAVILHA!!!


UMA MANDALA

UM BANCO UM ACENTO

DIVERSÃO DE CRIANÇA É AQUI.

















pneuscomplanta



pneus para usar em jardins pequenos

Reutilize!

Para evitar o descarte, reutilize itens que já perderam a sua função original. Os pneus são alternativas divertidas para auxiliar na plantação de flores e vegetais. A proposta oferece um clima rústico e ousado. Além disso, o meio ambiente agradecerá!
vasos suspensos para jardins pequenos

Vasos suspensos

Jardins pequenos também merecem soluções criativas! Os vasos suspensos dão graça e vida aos espaços menores e podem ser pendurados com ganchos, cordões resistentes ou cabos. Uma opção simples e rápida para renovar o visual da área externa.
vasos feitos com latinhas

Coloridas e funcionais

Você possui muitas latas de alumínio e não sabe o que fazer com elas? Estilize todas facilmente com tinta esmalte ou PVA. Seguindo o conceito da sustentabilidade, evitar o descarte ajuda o planeta e muda a sua casa sem gastar muito.
pallets no jardim

Jardins verticais

Sabe as caixas de madeira crua usadas para transportar alimentos? Elas se chamam pallets e nos últimos tempos ganharam novas utilidades, assumindo um papel decorativo que vai além de funcional. Nos jardins, você pode aproveitá-las para fazer uma exposição vertical de plantas e flores.
05Jardins

De dentro para fora

Os móveis antigos saem do quartinho da bagunça e viram apoios repletos de identidade. Expô-los de maneira criativa e criar uma disposição de vasos de flores garantirá um aspecto original. Ótima ideia para festas e recepções!
garrafas pet como vasos para jardins pequenos

Hortas em garrafas

Mais um caminho interessante aos jardins pequenos: garrafas de plástico ou cascas de frutas servem como recipientes. Aqui, ajudaram a fazer uma hortinha nas janelas.
Gostou? Então aposte em ideias simples e com um custo baixo para curtir os dias e as noites quentes!








Como decorar uma garrafa com decupagem e pintura








Como decorar uma garrafa com decupagem e pintura
Uma das coisas mais especiais do Mural da Vila é o encontro com pessoas generosas, e que compartilham com alegria sua experiência, sem medo de sair perdendo. Hoje esta pessoa é a Lis Maria Gonçalves de Adamantina/SP que enviou seu tutorial com uma dica de reciclagem que ensina a decorar uma garrafa com decupagem e pintura.
Ela teve seu trabalho exposto em nosso Mural sobre garrafas, clique pra recordar, e que fez muito sucesso. Recebeu vários pedidos de dicas e de coração aberto enviou seu passo-a-passo para mostrar como criou suas peças. Não é uma querida?
Essas coisas me enchem de alegria, ver essa troca acontecendo aqui na Vila e vocês interagindo, aprendendo e fazendo amizades. Neste momento só posso fazer uma coisa: convidar você pra ir até a página da Lis Maria e conhecer todos os trabalhos dela, até porque ela produz para vender e seu compartilhamento será um baita incentivo para que ela cresça. Clique aqui em Ateliê Pinta e Cola e divulgue para seus amigos.
Agora vamos ao que nos trouxe a Lis Maria até a Vila, ao passo-a-passo da garrafa decorada que ela chama Garrafa Doce Lar.

Garrafa com decupagem e pintura


Material para o projeto com garrafa
Você vai precisar de:
  • Garrafa de azeite com tampa
  • Primer para metais/vidros/pet
  • Lápis preto
  • Pincel macio Nº 18, 14 e 12
  • Pincel chanfrado Nº 10
  • Pincel fino Nº 0
  • Tinta PVA ou acrílica nas cores: areia, cerâmica e preta
  • Cola para decupagem
  • Verniz acrílico fosco
  • Gravuras para decupagem ou recortes de revistas, ou impressos do computador, neste caso com motivo de casinha
  • Secador ou soprador (no caso de querer acelerar a secagem, não obrigatório)
    Prepare a base
    Com o pincel Nº 18 passe duas demãos de primer deixando secar entre as demãos, isto pode ser acelerado com o secador.
    Procure passar o pincel sempre no mesmo sentido e rapidamente pois o primer seca rápido, principalmente se estiver em ambiente aberto.
    Trace os desenhos
    Com o lápis preto demarque as linhas que representam o telhado e faça os riscos das telhas.
    Desenho esboçado
    Observe o desenho já esboçado.
    Pinte a parte inferior da garrafa
    Lave bem o pincel Nº 18 e use-o para passar a tinta na cor areia até o limite do telhado. Dê duas demãos com secagem entre elas.
    Pinte a parte superior
    Depois pinte o telhado com a tinta cerâmica e o pincel Nº 12 deixando uma borda entre as duas partes.
    O desenho ainda aparece
    Veja a borda e observe que as linhas do desenho continuam aparentes.
    Acerte a borda
    Com o pincel chanfrado e a tinta cor cerâmica acerte a borda do telhado. Dê duas demãos com secagem entre elas.
    Se necessário refaça o desenho do telhado sobre a pintura cor de cerâmica.
    Pinte as linhas do telhado
    Com o pincel Nº 0 e com a tinta preta, pinte os riscos do telhado.
    Enquanto seca prepare suas gravuras.
    Aplique cola de decupagem
    Com o pincel Nº 14, passe a cola para decupagem numa camada fina e uniforme para colar cada figura.
    Posicione as figuras
    Alise as figuras de dentro para fora para não formar bolhas.
    Cole todas as figuras
    Cole bem todas as figuras.
    Adicione detalhes
    Com o pincel Nº 0 e a tinta preta, faça os detalhes como a corrente da placa, da casa do passarinho, movimentos de borboletas e notas musicais do canto do passarinho.
    Impermeabilize a superfície
    Lave o pincel Nº 18 e dê duas demãos de verniz acrílico fosco com secagem entre elas.
    Passe sempre o pincel no mesmo sentido e rapidamente para não amolecer muito o papel.
    Pode acontecer de enrugar um pouco, então, enquanto está molhado de verniz, passe o dedo nas rugas alisando o papel. Se tiver bem colado, as figuras vão aderir novamente.
    Veja como decorei todas as laterais da garrafa. Gostou?
    Laterais da garrafa
    A grande dica para este projeto é encontrar as gravuras certas para o tema que deseja explorar. O tema da Lis Maria era Doce Lar e foi o que ela criou sobre sua garrafa.
    E você? Qual é o seu tema? Divirta-se imaginando um mundinho maravilhoso e brinque com seus pincéis e suas gravuras.
  • Mais uma vez lembro você de ir lá no Ateliê Pinta e Cola, espaço de criação da Lis Maria, e demonstrar seu agradecimento divulgando o trabalho dela.
    Confira os contatos dela:
    Este é um post colaborativo e você também pode nos enviar o seu. Escreva pedindo mais informações.
    Lis Maria, super obrigada e continue assim, pois quem divide conhecimento sempre acaba multiplicando o sucesso.
    Fotos: Lis Maria
    Não copie, compartilhe.
    Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

    RECICLAR GARRAFAS PET




    PET PET PET







    Educação (Semed) parabenizou o professor Fernando Gasparini e a escola pelo sucesso da atividade e salientou que projetos dessa natureza são essenciais para o bom desempenho das atividades escolares em diversos aspectos.





    A Escola Municipal Juscelino Kubitschek, instituição de ensino localizada à Linha 617, em Jaru, realizou na última terça-feira (6) a inauguração de uma praça totalmente ecológica. Existência de uma praça na escola é uma ação do Projeto Com-Vida, tendo como responsável no estabelecimento de ensino o professor de Ciências Fernando Silva Gasparini.

    Segundo a escola JK, a construção da praça contou com a participação de alunos e da comunidade escolar. Após ser concluída, a obra recebeu o nome “Praça Wagson de Sá” em homenagem ao estudante de mesmo nome que foi aluno da escola, mas faleceu no ano passado. O professor Fernando Silva Gasparini agradeceu a todos os envolvidos no projeto: alunos, professores, direção escolar e pais por apoiarem uma atividade tão importante para a Escola JK.

    A construção da praça contou com vários materiais recicláveis. Pneus usados, garrafas pet’s e outros objetos que podem ser reciclados para evitar danos ao meio ambiente foram utilizados com sucesso no projeto. O resultado foi uma praça muito bonita no estabelecimento de ensino e servirá como referência na questão de preservação ambiental.


    A Secretaria Municipal de Educação (Semed) parabenizou o professor Fernando Gasparini e a escola pelo sucesso da atividade e salientou que projetos dessa natureza são essenciais para o bom desempenho das atividades escolares em diversos aspectos.


    parquinho..









    TUDO QUE É BOM DEVE SER COPIADO

    Moradores do Tocantins transformam lixão em praça ecológica



    Um grupo de moradores do Tocantins decidiu acabar por conta própria com um lixão que incomodava a vizinhança e o resultado dessa iniciativa está na reportagem do Carlos Moreira.

    Era difícil ver dignidade morando na frente de um lixão.

    “A gente enxergava uma grande quantidade de lixo, um local abandonado. Um espaço público extremamente degradado”, conta o professor Fabrício Rocha de Souza.

    Há quatro anos, o professor e a vizinhança cansaram de só ficar observando tudo o que acontecia bem diante dos olhos e da casa deles. “O trabalho foi incrível porque a gente começou com um grupo pequeno. De repente, a nossa ideia começou a pegar força. A gente começou a ter a adesão das instituições, das escolas. E cada dia o grupo cresceu”, diz Fabrício.

    O lixo, que incomodava tanto, virou a solução. Uma aquarela de transformação com mais de 10 mil garrafas pets, 500 pneus e tudo aquilo que a criatividade conseguiu reaproveitar e espalhar pela área quase do tamanho de um campo de futebol.

    “E a gente, ao ver como está hoje, pensa: podemos e devemos. Tudo pode ser realizado sim. Depende de você colocar em prática”, afirma a professora Benvinda Lira.

    Até um parquinho foi tirado da lixeira. “Estavam em um lugar abandonado. Nós recolhemos eles, fizemos uma pintura, reformamos”, conta o voluntário Mateus Pereira.

    Uma união de retoques para apagar de vez aquele passado de sujeira e abandono. A força voluntária que deu rumo novo à realidade de uma cidade inteira. “Fica uma coisa para o resto da vida. Fica na memória. A gente pode mostrar para os nossos filhos uma coisa que a gente fez. Uma coisa bonita”, diz o operador de máquinas Maurílio Ramos da Cruz.

    Mais do que lixo, a Praça Ecológica de Pedro Afonso reciclou conceitos. Devolveu vida à natureza, resgatou a autoestima da comunidade e reinventou a relação dos moradores com o ambiente e o poder público. “Canalizou para esse local alguns benefícios que, de repente, não viriam tão ligeiro se não tivesse aqui a presença da pracinha ecológica, que é um ganho para o nosso município”, diz Flávia Amadeu Marson, secretária municipal de Educação, Lazer e Esporte de Pedro Afonso.

    O asfalto, por exemplo, só chegou por causa da praça, e o que já foi o espaço mais sujo do município da região central do Tocantins, agora é o maior orgulho dos 12,7 mil habitantes. “Olhar por essa janela hoje é olhar o futuro. É um local melhor para se viver, um local digno, que realmente garante a cidadania para todos que moram nessa região”, diz Fabrício.




















    PLANTE ARVORES, FRUTÍFERAS


    PLANTE ÁRVORE MAS DE PREFERENCIA FRUTÍFERAS

    Quando criança morávamos em uma casa grande espaçosa  e o s quintais mais ainda eram muito grande com muitas árvores dois coqueiros, três  goiabeiras, pés de pinhas muitos, bananeiras muitas, pés de caju, laranjeiras, mangueira, umbu cajá, pés de uva  em fim muitas arvores frutíferas para a alegria da criançada e de toda família. 
    E o bom de tudo isso é que são frutas que tão em épocas diferentes, e se tem frutas o ano todo para comer ou fazer sucos, doces, ou compotas de tudo um pouco se faz. Além do prazer de ter sombra, ar puro, economia no bolso por estar consumindo o que se tem ao alcance das mãos e a segurança de não está consumindo agrotóxico 

    Esta é a flor da jaqueira, ela nasce esse botão que vai se abrindo e automaticamente surgindo a jaca


    jaqueira por Leda Maria Lucas







    INICIO

    COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

      O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...