terça-feira, 11 de maio de 2021

 Equilíbrio na vida

https://blog.estacio.br/calouros/equilibrio-de-vida/


''Para viver de maneira equilibrada é preciso considerar todos os aspectos da sua vida: relacionamentos, família, estudos, trabalho, seus planos e, claro, saúde física e bem-estar emocional. Por isso, em uma explicação simples, equilíbrio de vida significa viver sentindo-se em paz e com harmonia interior todos os dias.

"APRENDA COMO CONSEGUIR EQUILÍBRIO DE VIDA

equilíbrio de vida
6 minutos para ler

Você já ouviu falar em gestão das emoções? Essa expressão está sendo muito utilizada hoje em dia, tanto para questões da vida pessoal quanto no mercado de trabalho.

Isso porque a maneira como lidamos com nossas emoções tem reflexos importantes no modo como nos relacionamos com as outras pessoas e tomamos decisões importantes.

Como você está iniciando a vida universitária agora, saiba, que além do planejamento dos estudos e do foco na carreira, você precisa encontrar seu equilíbrio de vida para conseguir lidar com todo tipo de dificuldade ― o que vai desde um término de namoro, uma nota baixa no exame final, um colega complicado ou até a falta de tranquilidade em uma seletiva para estágio ou emprego.

Para ter equilíbrio de vida, é preciso cuidar do corpo e, principalmente, da mente. Dessa maneira, você aprende a enxergar as coisas de uma forma mais racional e deixa de se sentir vítima em tudo que acontece com você ou no ambiente ao seu redor.

Pensando nisso, fizemos este post para ajudar você a conquistar seu equilíbrio de vida. Que tal falar desse assunto tão importante para seu presente e futuro?

O que significa equilíbrio de vida?

Para viver de maneira equilibrada é preciso considerar todos os aspectos da sua vida: relacionamentos, família, estudos, trabalho, seus planos e, claro, saúde física e bem-estar emocional. Por isso, em uma explicação simples, equilíbrio de vida significa viver sentindo-se em paz e com harmonia interior todos os dias. 

O equilíbrio de vida está relacionado principalmente ao autoconhecimento e autocuidado ― sim, pois o condicionamento físico, a saúde do corpo e sentir-se belo colaboram para o cuidado mental e espiritual.

Quando estamos com as “baterias descarregadas”, existe uma tendência a sentimentos ruins ― muitos dos quais são criados por nós e não correspondem à realidade. 

Isso gera cansaço, tristeza, irritação e insegurança, fazendo com que nossos pensamentos nos prendam.

Por outro lado, se estamos bem com nós mesmos, ganhamos alegria e coragem para seguir adiante e lidar com toda a carga de responsabilidade que temos.

O equilíbrio de vida pode significar coisas diferentes para cada pessoa, mas talvez a melhor definição seja ter leveza e prazer em tudo o que você faz, onde você está e com quem. Assim, você consegue criar um projeto de realização pessoal e todos ao seu redor vão querer estar perto de você. 

Logo, tudo melhora e é como se os caminhos para seus objetivos se abrissem mais facilmente. O motivo é simples: você criou um padrão de pensamentos positivos e boas vibrações.

Como conseguir equilíbrio de vida?

O equilíbrio de vida surge quando mudamos alguns hábitos, que incluem comportamentos e pensamentos que nos limitam ou prejudicam. Por exemplo, o sedentarismo, cigarro, agressividade, procrastinação, e por aí vai.

Às vezes, uma simples reorganização da sua agenda já ajuda bastante. Em outros casos, quando alguém tem episódios de ansiedade ou depressão, é preciso buscar ajuda profissional. 

Então, separamos algumas dicas cuidados com seu corpo e mente para manter e melhorar seu equilíbrio de vida. Vamos lá?

Planeje um tempo dedicado à saúde física e mental

Sabemos que uma rotina diária pesada de trabalho e estudos pode nos deixar quase loucos, e quase não sobra tempo para nada. Por isso mesmo, é preciso de muito planejamento em sua vida para cuidar de si.

Em primeiro lugar, encontre um espaço para fazer exercícios físicos. Pode ser em casa mesmo ou caminhe/corra pelo seu bairro ― isso já ajuda.

Também não se esqueça de melhorar sua alimentação com refeições regulares e saudáveis. Na internet há muitas opções de cardápios rápidos e com os nutrientes necessários para uma dieta equilibrada.

Quanto à sua mente, pratique meditação. Essa prática milenar é excelente para “esvaziar” a cabeça e tranquilizar você. Além disso, preste atenção no tipo de música que anda ouvindo. Você sabia que certos tipos de som contribuem para o estresse? 

Por fim, valorize momentos em família, nem que seja uns poucos minutos todo dia. Afinal, eles são o bem mais importante em sua vida.

Trabalhe seu autoconhecimento

Você já percebeu que tem muita gente com vários impulsos ruins? Come demais, fuma e bebe em excesso, sai comprando tudo que vê pela frente, jamais consegue fazer controle de gastos e arranja brigas por todo motivo… Essas pessoas podem ter sérios problemas, muitos deles ligados à falta de autoconhecimento, o que prejudica a gestão de suas emoções.

Por isso, é preciso parar e refletir sobre quem é você. Olhar-se de verdade!

Quais são seus valores, desejos, crenças e por que você age de determinadas formas? Quanto mais você compreender sobre si e sua existência, melhor vai lidar com suas emoções, seus impulsos e o mundo ao redor.

Encare a vida com otimismo

Não seja uma pessoa pessimista. Encare momentos bons e ruins como uma oportunidade de crescimento. Ao olhar o lado positivo das coisas, você acaba tirando boas lições que permitirão ser uma pessoa melhor.

Isso vale para tudo ― do dia em que você perdeu a hora da faculdade até o jeito de encarar pessoas provocativas. Olhar para todas as situações com empatia permite que você deixe a emoção de lado e veja qual a melhor saída para elas. Afinal, tudo é passageiro, inclusive a tristeza e a felicidade, pois a vida é feita de ciclos.

Qual o papel da graduação?

A graduação é uma das fases mais importantes da nossa vida, pois se trata dos primeiros passos rumo à construção de nossa carreira. Então, é preciso vivê-la intensamente e aproveitar todas as oportunidades oferecidas pela faculdade.

Participe de todos os cursos extras possíveis, workshops, eventos e atividades complementares que a instituição propuser. Aproxime-se de seus professores e colegas, estabeleça laços de amizade e tenha um grupo de estudos sólido. Dessa forma, todos vão se conhecendo, e você poderá ter até mesmo uma rede de contatos profissionais, que oferecerá importantes oportunidades ― o chamado networking.

Nesse sentido, durante a graduação, você sairá da adolescência em direção à vida adulta. Assim, você vai ganhar autonomia, assumirá responsabilidades e começará a encarar o mundo plenamente. Mas, para que isso aconteça de forma mais tranquila, é preciso ter equilíbrio de vida, afinal uma mente e corpo saudáveis são essenciais para ter o ímpeto de alcançar objetivos.

Viu como pequenas mudanças nos seus hábitos e pensamentos podem fazer uma grande diferença para alcançar seu equilíbrio de vida? Então, pensando como isso pode refletir em sua carreira, sugerimos que você continue conosco mais um pouco e confira como ser um profissional do futuro. Boa leitura!"

INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...