Equilíbrio na vida
https://blog.estacio.br/calouros/equilibrio-de-vida/
Você já ouviu falar em gestão das emoções? Essa expressão está sendo muito utilizada hoje em dia, tanto para questões da vida pessoal quanto no mercado de trabalho.
Isso porque a maneira como lidamos com nossas emoções tem reflexos importantes no modo como nos relacionamos com as outras pessoas e tomamos decisões importantes.
Como você está iniciando a vida universitária agora, saiba, que além do planejamento dos estudos e do foco na carreira, você precisa encontrar seu equilíbrio de vida para conseguir lidar com todo tipo de dificuldade ― o que vai desde um término de namoro, uma nota baixa no exame final, um colega complicado ou até a falta de tranquilidade em uma seletiva para estágio ou emprego.
Para ter equilíbrio de vida, é preciso cuidar do corpo e, principalmente, da mente. Dessa maneira, você aprende a enxergar as coisas de uma forma mais racional e deixa de se sentir vítima em tudo que acontece com você ou no ambiente ao seu redor.
Pensando nisso, fizemos este post para ajudar você a conquistar seu equilíbrio de vida. Que tal falar desse assunto tão importante para seu presente e futuro?

O que significa equilíbrio de vida?
Para viver de maneira equilibrada é preciso considerar todos os aspectos da sua vida: relacionamentos, família, estudos, trabalho, seus planos e, claro, saúde física e bem-estar emocional. Por isso, em uma explicação simples, equilíbrio de vida significa viver sentindo-se em paz e com harmonia interior todos os dias.
O equilíbrio de vida está relacionado principalmente ao autoconhecimento e autocuidado ― sim, pois o condicionamento físico, a saúde do corpo e sentir-se belo colaboram para o cuidado mental e espiritual.
Quando estamos com as “baterias descarregadas”, existe uma tendência a sentimentos ruins ― muitos dos quais são criados por nós e não correspondem à realidade.
Isso gera cansaço, tristeza, irritação e insegurança, fazendo com que nossos pensamentos nos prendam.

Por outro lado, se estamos bem com nós mesmos, ganhamos alegria e coragem para seguir adiante e lidar com toda a carga de responsabilidade que temos.
O equilíbrio de vida pode significar coisas diferentes para cada pessoa, mas talvez a melhor definição seja ter leveza e prazer em tudo o que você faz, onde você está e com quem. Assim, você consegue criar um projeto de realização pessoal e todos ao seu redor vão querer estar perto de você.
Logo, tudo melhora e é como se os caminhos para seus objetivos se abrissem mais facilmente. O motivo é simples: você criou um padrão de pensamentos positivos e boas vibrações.
Como conseguir equilíbrio de vida?
O equilíbrio de vida surge quando mudamos alguns hábitos, que incluem comportamentos e pensamentos que nos limitam ou prejudicam. Por exemplo, o sedentarismo, cigarro, agressividade, procrastinação, e por aí vai.
Às vezes, uma simples reorganização da sua agenda já ajuda bastante. Em outros casos, quando alguém tem episódios de ansiedade ou depressão, é preciso buscar ajuda profissional.
Então, separamos algumas dicas cuidados com seu corpo e mente para manter e melhorar seu equilíbrio de vida. Vamos lá?
Planeje um tempo dedicado à saúde física e mental
Sabemos que uma rotina diária pesada de trabalho e estudos pode nos deixar quase loucos, e quase não sobra tempo para nada. Por isso mesmo, é preciso de muito planejamento em sua vida para cuidar de si.
Em primeiro lugar, encontre um espaço para fazer exercícios físicos. Pode ser em casa mesmo ou caminhe/corra pelo seu bairro ― isso já ajuda.
Também não se esqueça de melhorar sua alimentação com refeições regulares e saudáveis. Na internet há muitas opções de cardápios rápidos e com os nutrientes necessários para uma dieta equilibrada.

Quanto à sua mente, pratique meditação. Essa prática milenar é excelente para “esvaziar” a cabeça e tranquilizar você. Além disso, preste atenção no tipo de música que anda ouvindo. Você sabia que certos tipos de som contribuem para o estresse?
Por fim, valorize momentos em família, nem que seja uns poucos minutos todo dia. Afinal, eles são o bem mais importante em sua vida.
Trabalhe seu autoconhecimento
Você já percebeu que tem muita gente com vários impulsos ruins? Come demais, fuma e bebe em excesso, sai comprando tudo que vê pela frente, jamais consegue fazer controle de gastos e arranja brigas por todo motivo… Essas pessoas podem ter sérios problemas, muitos deles ligados à falta de autoconhecimento, o que prejudica a gestão de suas emoções.
Por isso, é preciso parar e refletir sobre quem é você. Olhar-se de verdade!

Quais são seus valores, desejos, crenças e por que você age de determinadas formas? Quanto mais você compreender sobre si e sua existência, melhor vai lidar com suas emoções, seus impulsos e o mundo ao redor.
Encare a vida com otimismo
Não seja uma pessoa pessimista. Encare momentos bons e ruins como uma oportunidade de crescimento. Ao olhar o lado positivo das coisas, você acaba tirando boas lições que permitirão ser uma pessoa melhor.

Isso vale para tudo ― do dia em que você perdeu a hora da faculdade até o jeito de encarar pessoas provocativas. Olhar para todas as situações com empatia permite que você deixe a emoção de lado e veja qual a melhor saída para elas. Afinal, tudo é passageiro, inclusive a tristeza e a felicidade, pois a vida é feita de ciclos.
Qual o papel da graduação?
A graduação é uma das fases mais importantes da nossa vida, pois se trata dos primeiros passos rumo à construção de nossa carreira. Então, é preciso vivê-la intensamente e aproveitar todas as oportunidades oferecidas pela faculdade.

Participe de todos os cursos extras possíveis, workshops, eventos e atividades complementares que a instituição propuser. Aproxime-se de seus professores e colegas, estabeleça laços de amizade e tenha um grupo de estudos sólido. Dessa forma, todos vão se conhecendo, e você poderá ter até mesmo uma rede de contatos profissionais, que oferecerá importantes oportunidades ― o chamado networking.
Nesse sentido, durante a graduação, você sairá da adolescência em direção à vida adulta. Assim, você vai ganhar autonomia, assumirá responsabilidades e começará a encarar o mundo plenamente. Mas, para que isso aconteça de forma mais tranquila, é preciso ter equilíbrio de vida, afinal uma mente e corpo saudáveis são essenciais para ter o ímpeto de alcançar objetivos.

Viu como pequenas mudanças nos seus hábitos e pensamentos podem fazer uma grande diferença para alcançar seu equilíbrio de vida? Então, pensando como isso pode refletir em sua carreira, sugerimos que você continue conosco mais um pouco e confira como ser um profissional do futuro. Boa leitura!"