segunda-feira, 30 de outubro de 2023

O AMOR É ASSIM = SENTA QUE LÁ VEM HISTORIA.

 O Que é Amar. 

Teorizar sobre o amor não é difícil. Escrever poemas de amor não é difícil. O difícil é amar concretamente. É amar através de gestos. É demonstrar esse amor nas diversas instâncias da vida.

Por isso, hoje, quando as suas vidas estão no altar de Deus para se unirem, não venho aqui teorizar sobre o amor. Não venho aqui tecer loas e versos a respeito do amor. Mas venho tomar como ponto de partida para falar de amor uma história que fala de alguém que, efetivamente amou e demonstrou esse amor através de gestos claros e definidos na esperança de que ao longo de sua vida conjugal vocês possam sempre ler essa história e dos princípios que dela emanam, fazer os alicerces da história de amor que vocês vão escrever.

I Samuel 1. 1-9

Havia um homem da tribo de Efraim, chamado Elcana, que vivia na cidade de Ramá, na região montanhosa de Efraim. Ele era filho de Jeroão, neto de Eliú, bisneto de Toú e trineto de Zufe. Elcana tinha duas mulheres, Ana e Penina. Penina tinha filhos, porém Ana não tinha. Todos os anos Elcana saía da sua cidade e ia a Siló a fim de adorar e oferecer sacrifícios ao Deus Todo-Poderoso. Hofni e Finéias, os filhos de Eli, eram sacerdotes do Deus Eterno, em Siló. 

vez que Elcana oferecia o seu sacrifício, ele dava uma parte para Penina e outra para todos os seus filhos e filhas. Mas para Ana ele dava uma porção dobrada. Elcana a amava muito, embora o Deus Eterno não permitisse que ela tivesse filhos. Penina, sua rival, provocava e humilhava Ana porque o Eterno não permitia que ela tivesse filhos. Isso acontecia ano após ano. Sempre que iam à casa do Deus Eterno, Penina irritava tanto Ana, que ela ficava só chorando e não comia nada. Um dia o seu marido Elcana lhe perguntou: -Ana, por que você está chorando? Por que não come? Por que está sempre triste? Por acaso, eu não sou melhor para você do que dez filhos?

1. É dar além do esperado.

O texto nos diz que Elcana dava a Ana porção dobrada porque a amava muito. Amar é ir além do esperado.

Todos os anos eles subiam, todos os dias ofereciam sacrifícios. Elcana, como o chefe de família providenciava os elementos para o sacrifício. A Penina dava o convencional. Mas por causa do seu amor dava a Ana, porção dobrada.

O esperado era que ele desse a Ana o mesmo que dava a Penina. Mas o verdadeiro amor é dotado de generosidade e excede as expectativas. Se vocês se amam, demonstrem esse amor com gestos generosos. Sejam pródigos nisso, não se conformem com o ordinário, com o comum. Se o esperado é lavar a louça, enxugue também. Cuidem um do outro como a jóia mais preciosa jamais encontrada, como a flor rara e delicada que jamais existiu.

Todos nós sabemos como é maravilhoso quando todas as nossas expectativas são superadas. Não deixem que o egoísmo mine a beleza do amor, mas a cada dia se superem na doação e na entrega por amor um ao outro.

Porque amar é ir além do esperado.

2. É não mudar mesmo recebendo aquém do desejado.

Se amar é ir além do desejado, também é verdade que o verdadeiro amor permanece, quando, mesmo tendo ir além do esperado recebendo aquém do esperamos.

Hoje, vivemos o imperativo da estética. A beleza está em primeiro plano. Naquela época não era assim. Não que a beleza física, já naquela época não atraísse. Mas, a realização do homem estava na procriação. O salmista expressando essa idéia corrente dizia: Os filhos são um presente do SENHOR; eles são uma verdadeira bênção. Os filhos que o homem tem na sua mocidade são como flechas nas mãos de um soldado. Feliz o homem que tem muitas dessas flechas! Ele não será derrotado quando enfrentar os seus inimigos no tribunal.” Salmo 127 3-6.

Elcana amava Ana mesmo ela não lhe dando o que esperava. Ana nesse sentido ficava aquém das expectativas, mas isso não era motivo para que ele a amasse menos.

Quero dizer para vocês nesse momento. Em alguns aspectos vocês estarão aquém das expectativas do outro. Por melhor que vocês sejam. Não são perfeitos. Há áreas da nossa vida em que somos mais frágeis.

Por isso, lembrem-se: mesmo que você vá além do esperado. Não faça cobranças naquilo em que as suas expectativas forem frustradas. Não mudem de atitude. Não amem menos, pelo contrário, amem mais pois essa é a grandeza do amor.

O amor não é troca é entrega, é doação incondicional.

O grande exemplo é o de Deus que nos ama além do que merecemos, recebendo em troca bem menos do que merece.

É a essência de Deus. Ele é amor.

O apóstolo Paulo, dotado de muita sabedoria disse: “quem ama não busca os seus próprios interesses”.

3. É ser para quem se ama melhor que o mais sonhado.

Há um momento em que Ana se desespera. Quer filhos. Eles não vêm. O seu sonho maior não se realiza. Quem teve um grande sonho e não o viu concretizar sabe o que Ana sentia no coração. Para aumentar ainda mais a sua tristeza a outra desfila diante do seu rosto a sua alegria; os filhos, o anelo mais profundo de Ana.

É nesse momento que Elcana intervém. Não te sou eu melhor do que dez filhos.

Não penso que Elcana esteja sendo pretensioso quando fala essas coisas. O relato já nos mostrara anteriormente como, a despeito da esterilidade de Ana ele a amava e dava a ela a distinção devida.

Portanto, não é com presunção, mas, com convicção que ele afirma ser para ela dez vezes melhor do que sonho maior de sua vida, um filho.

Amar é ser para o outro, melhor que o desejo mais profundo do coração, que anelo o anelo mais entranhado em nosso ser, que tudo o que mais sonhamos.

4. É ser solidário e compreensivo quando necessitado.

Mas Deus em sua misericórdia concede o desejo do coração de Ana, um filho. É nesse momento que Elcana demonstra mais uma vez o seu amor. Ele é solidário e compreensivo com ela quando ela diz que não subirá com ele ao Santuário enquanto a criança não estiver desmamada. Isso levaria uns três anos. Ele é compreensivo com ela. Faça o que achar melhor é o que diz para ela.

Lendo o texto hoje não compreendemos a riqueza do que isso significava. Aquela era uma época patriarcal, os direitos do homem dentro da casa eram absolutos e inquestionáveis. Uma mulher ter vontades e ser compreendida não era algo comum.

Depois que o menino é desmamado ela o leva para viver na Casa de Deus. Mas uma vez Elcana demonstra compreensão e solidariedade. Não se percebem no texto contrariedade, objeção, entraves.

Imaginem, a dramaticidade daquele momento para Ana estava levando o seu filho para longe dela para viver na Casa do Senhor. Elcana está do seu lado, ele a apóia ele a compreende porque ele a ama.

Haverá momentos decisivos na vida de vocês. Momentos dramáticos em que o peso da decisão será muito grande e o gesto de apoio, carinho, a companhia, o ombro amigo são mais do que necessários.

Amar não é apenas estar ao lado nos momentos fáceis, nos momentos de calmaria, mas nos momentos de tempestades.

É estar junto compreensivo e solidário nas horas agônicas e difíceis.

Gostaria que vocês, olhassem um para o outro e dissessem:

Eu quero te dar além do que você espera, mesmo que receba aquém do que desejo. Quero ser para você, melhor que o mais sonhado por você e estar ao seu lado sempre que você precisar.

domingo, 29 de outubro de 2023

SALVIA

 

  • Família botânica Lamiaceae (Labiateae).
  • Nomes populares: sálvia-comum, salva-das-boticas, salva-dos-jardins, salva-ordinária, entre outros.
  • Herbácea aromática nativa da Europa Meridional, região Mediterrânea e que passou a ser cultivada na América do Norte e em outros locais.
  • Flores pouco frequentes por aqui, de coloração azul ou violácea (obs. é a primeira vez que a vejo florir na cidade de São Paulo).
  • Principals componentes químicos: óleo essencial alfa ou beta-tujonas (30 a 50%), cineol, cânfora, borneol, ácido caféico, carnosólico, clorogênico, elágico, ferúlico, gárlico, rosemarínico, taninos, pricossalvina e salvina.
  • Propaga-se facilmente por estacas
  • .Parte usada: folha e sumidade florida. A sálvia tem sido utilizada há muitos anos na culinária como aromatizante de alimentos e como fragrância para perfumes e produtos de higiene (sabonetes, desodorantes).
  • A sálvia é classificada pelo Council of Europe como fonte natural de aromatizante alimentar. Relatos dos usos na medicina tradicional: ação antioxidante, antiespasmódica, para indigestão, galactorreia, distúrbios da menopausa e ação hipoglicemiante e hipotensora (estudos em animais); como uso externo: ação adstringente, antisséptica, afecções da boca, gengivite, faringite, sudorese excessiva das mãos e axilas.
  • Contraindicações e precauções: evitar o uso da sálvia por gestantes (pode causar aborto espontâneo); utilizar com cautela em pacientes propensos à hipoglicemia (como os diabéticos); em pacientes em uso de anticonvulsivantes (pode ocorrer perda do controle convulsivo); pode causar irritação local e estomatite em altas doses e evitar o consumo da planta em excesso ou durante longos períodos seguidos.
  • A sálvia-comum é uma planta europeia da região do Mediterrâneo, e dificilmente floresce aqui no Brasil. Eu plantei no Jd de medicinais no Dojo da São Joaquim da Mahikari e recebe uma energia chamada okiyome e acredito que isso tenha ajudado a florir

  • Referência:
    Avila, Juan R.; Fetrow, Charles W. Manual de Medicina Alternativa para o profissional. Guanabara Koogan, 2000.
    Lorenzi, H.; Matos, F.J.A. Plantas medicinais no Brasil: nativas e exóticas cultivadas. 2.ed. Nova Odessa, SP: Plantarum, 2008.

Sigam-me instagram@lineteharaguchi

Farmacêutica/Biomédica , especialista em educação em saúde pública, homeopatia e fitoterapia clínica e mestre em ciências/saúde coletiva (UNIFESP).

ALECRIM

 

Alecrim: erva popular, e com razão!

Conheça os usos do alecrim-do-campo, suas propriedades e curiosidades sobre a erva

Alecrim: erva popular, e com razão!

Conheça os usos do alecrim-do-campo, suas propriedades e curiosidades sobre a erva

 

 

Mas o aroma é apenas uma das diversas propriedades da erva, que também dá sabor a muitos pratos e ajuda na manutenção da qualidade de vida por causa dos componentes que fazem bem para a saúde.

Sem dúvidas, essa é uma das especiarias mais conhecidas pelos brasileiros. Continue acompanhando para entender o porquê dessa fama toda!

 

Falaremos sobre:

Alecrim: para que serve?

Benefícios do alecrim para a saúde

Curiosidades sobre o alecrim

 

 

Alecrim: para que serve?

O alecrim (Baccharis dracunculifolia), ou alecrim-do-campo, como é conhecido no Brasil, é uma erva aromática originária da região do Mar Mediterrâneo e da Ásia.

Ele serve principalmente para consumo como chá ou para tempero no preparo de carnes, legumes, sopas e molhos.

Além do uso na culinária, o alecrim também serve como repelente natural contra insetos e é usado na fabricação de produtos químicos como fragrâncias, xampus, produtos de limpeza etc.

O alecrim-do-campo também tem importância ecológica. Por ser uma planta resistente, ele é utilizado na agricultura para a recuperação da saúde de solos.

 

 

Benefícios do alecrim

O alecrim é rico em cálcio, potássio e magnésio, nutrientes essenciais para a saúde de qualquer pessoa.

Ele tem propriedades antimicrobianas, digestivas, diuréticas, calmantes, antiestressantes e antidepressivas.

A erva também conta com componentes flavonoides e ácido cafeico. Os flavonoides são substâncias que podem ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares e doenças degenerativas, como o câncer. O ácido cafeico, por sua vez, tem propriedades antioxidantes, antivirais, anti-inflamatórias e neuroprotetoras.

No alecrim-do-campo também são encontrados compostos fenólicos, substâncias que atuam na cicatrização e na regeneração celular.

É importante lembrar que o alecrim não deve ser utilizado como remédio sem orientação médica. 

 

 

Como conservar alecrim

Vai comprar alecrim? O alecrim-do-campo fresco dura de 10 a 14 dias se for refrigerado. Basta embrulhá-lo em papel-toalha molhado e colocar em um saco plástico na geladeira.

Para congelar, basta picar, lavar e armazenar em sacos próprios para freezer ou em formas de gelo com um pouco de água.

Já o alecrim seco (erva desidratada) deve ser mantido em um recipiente com tampa, de preferência de vidro, em local escuro e seco para durar mais tempo.

 

 

Curiosidades sobre o alecrim

 

Mais do que um tempero, o alecrim-do-campo é rodeado de particularidades que fazem dele uma planta conhecida em vários lugares.

 

Alecrim dourado: de onde vem essa música?

A cantiga conhecida nas brincadeiras infantis é uma música folclórica portuguesa, cantada para pular fogueira nas festividades de São João.

O nome popular de alecrim-do-campo só é usado aqui no Brasil. A música de Portugal menciona “a flor do monte”, fazendo referência à produção abundante de sementes da planta, que se espalham com o vento e não precisam ser plantadas pelo homem para crescer.

 

 

Alecrim para proteção: crenças e religiões

O alecrim já era considerado sagrado por romanos, gregos e egípcios. Até hoje, a erva é símbolo de prosperidade e proteção para alguns.


Violeiros antigos deixavam alecrim dentro dos instrumentos para atrair sucesso e, em certos lugares, colocar alecrim no cabelo de outra pessoa era sinal de afeto.


Pessoas o usam como amuleto de sorte e para afastar mau agouro. Em religiões brasileiras de matriz africana, o alecrim é usado com o intuito de afastar influências negativas e fazer defumações e acertos de contas com os santos.

Praticar o 'sorriso interior'

 TAOÍSMO

Como praticar o 'sorriso interior' com o taoísmo

Sorriso interior é uma técnica de meditação taoísta que ajuda a cultivar energia positiva e paz interior. É uma ferramenta poderosa para autocura e crescimento espiritual. O taoísmo ensina que o Sorriso interior pode ajudar a equilibrar a energia do corpo e trazer harmonia para a mente e o espírito.

Como praticar o 'sorriso interior' com o taoísmo

Sorriso interior é uma prática simples, mas poderosa, que pode ser feita em qualquer lugar e a qualquer hora. Aqui estão os passos para praticar o Sorriso interior com o taoísmo:

  • Sente-se em uma posição confortável com os olhos fechados.
  • Traga sua consciência para o seu corpo e relaxe os músculos.
  • Concentre-se em sua respiração e respire lenta e profundamente.
  • Visualize uma energia calorosa e amorosa irradiando de seu coração.
  • Sorria para si mesmo e sinta o calor da energia.
  • Permita que a energia flua por todo o seu corpo.
  • Quando estiver pronto, abra lentamente os olhos.

Sorriso interior é uma poderosa técnica de meditação que pode ajudar a trazer equilíbrio e harmonia à sua vida. Pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade e promover sentimentos de paz e alegria. Com a prática regular, o Sorriso interior pode ajudar a cultivar um profundo sentimento de paz interior e bem-estar.

Um dos mais conhecidos neidan taoístas ( alquimia interior ) pratica é o 'sorriso interior' - no qual sorrimos interiormente para cada um dos principais órgãos do nosso corpo, ativando dentro de nós a energia da bondade amorosa e despertando o Cinco Elementos rede associativa. Isso é fácil de fazer e requer apenas 10 a 30 minutos (mais tempo se você quiser). Aqui aprenderemos uma variação dessa prática clássica, que nos permite direcionar a energia curativa de um sorriso para qualquer parte do nosso corpo que desejarmos.

11 Passos para Praticar o Sorriso Interior

  1. Sente-se confortavelmente, em uma cadeira de espaldar reto ou no chão. O importante é que sua coluna esteja em uma posição ereta e sua cabeça disposta para permitir que os músculos do pescoço e da garganta fiquem relaxados.
  2. Faça algumas respirações profundas e lentas, observando como seu abdômen se eleva a cada inspiração e depois relaxa em direção à coluna a cada expiração. Deixe de lado os pensamentos do passado ou do futuro.
  3. Descanse a ponta da língua suavemente no céu da boca, em algum lugar atrás e perto dos dentes superiores da frente. Você encontrará o local perfeito.
  4. Sorria gentilmente, permitindo que seus lábios se sintam cheios e macios conforme eles se espalham para o lado e se levantam levemente. Esse sorriso deve ser como o sorriso da Mona Lisa, ou como poderíamos sorrir - principalmente para nós mesmos - se tivéssemos acabado de ouvir uma piada que alguém nos contou há alguns dias: nada muito extremo, apenas o tipo de coisa que relaxa todo o nosso rosto e cabeça, e nos faz começar a nos sentir bem por dentro.
  5. Agora traga sua atenção para o espaço entre as sobrancelhas (o centro do 'Terceiro Olho'). Conforme você coloca sua atenção lá, a energia começará a se acumular. Imagine esse lugar como uma piscina de água morna e, como piscinas de energia ali, deixe sua atenção se aprofundar mais nessa piscina - para trás e em direção ao centro de sua cabeça.
  6. Deixe sua atenção descansar agora bem no centro de seu cérebro - o espaço equidistante entre as pontas de suas orelhas. Este é um lugar referido no taoísmo como o Palácio de Cristal - lar das glândulas pineal, pituitária, tálamo e hipotálamo. Sinta a energia reunida neste lugar poderoso.
  7. Permita que essa energia reunida no Palácio de Cristal flua para seus olhos. Sinta seus olhos se tornando 'olhos sorridentes'. Para melhorar isso, você pode imaginar que está olhando nos olhos da pessoa que você mais ama, e ela está olhando de volta para você, infundindo em seus olhos essa qualidade de bondade e deleite.
  8. Agora, direcione a energia de seus olhos sorridentes para trás e para baixo em algum lugar em seu corpo que gostaria de um pouco dessa energia de cura. Pode ser um lugar onde você teve uma lesão ou doença recentemente. Pode ser um lugar que parece um pouco entorpecido ou 'sonolento', ou simplesmente algum lugar que você não explorou recentemente. De qualquer forma, sorria para aquele lugar dentro de seu corpo e sinta esse lugar se abrindo para receber a energia do sorriso.
  9. Continue a sorrir para esse lugar dentro de seu corpo, pelo tempo que desejar, deixando-o absorver a energia do sorriso como uma esponja absorve água.
  10. Quando isso estiver completo, direcione seu olhar interior, com sua energia de sorriso, para o centro do umbigo, sentindo o calor e o brilho se acumulando agora na parte inferior do abdome.
  11. Solte a ponta da língua do céu da boca e solte o sorriso (ou mantenha-o, se agora parecer natural).

Dicas para a prática do seu sorriso interior

Como em todas as práticas neidan, é importante encontrar um equilíbrio entre esforço e relaxamento. Se você notar um acúmulo de tensão, relaxe, respire fundo algumas vezes e volte à prática. Se sua mente divagar, simplesmente observe isso e volte à prática.

Lembre-se de manter a qualidade de um sorriso gentil e genuíno — infundido com a energia da bondade e da compaixão — principalmente ao direcionar seu 'sorriso interior' para um local ferido. Se você notar frustração, raiva, medo ou julgamento se aproximando, respire fundo algumas vezes e, em seguida, conecte-se novamente com bondade e compaixão - as energias que podem nos curar.

TIMO = VOCÊ A IMPORTANCIA DESTE ORGÃO ?

   OLHE VALE APENA,

 DE VEZ EM QUANDO CONHECER O NOSSO LINDO E MARAVILHO CORPO, OU PELO MENOS PARA AJUDAR OS NOSSOS FILHOS, ACREDITE VALE APENA.


Glândula timo ou timo: hormônios, funções e significado no corpo humano.

A estrutura e as funções da misteriosa glândula timo - timo

Timo ou timo - o órgão mais misterioso localizado na parte superior peito responsável pela qualidade do trabalho sistema imunológico e, consequentemente, para a saúde de todos os órgãos ...

A glândula timo ou timo é o órgão mais misterioso localizado na parte superior do tórax, responsável pela qualidade do sistema imunológico e, consequentemente, pela saúde de todos os órgãos. É colocado na 7ª semana de embriogênese e é o primeiro órgão do sistema endócrino e linfóide. A glândula tem aparência, assemelhando-se a um garfo de duas pontas, pelo qual recebeu o nome de "garfo". Sua existência é conhecida desde a antiguidade.

Os antigos gregos acreditavam que era neste órgão que se localizava a alma humana, por isso o chamavam de timo, que em grego significa "força vital". Se você quiser saber onde está seu timo, coloque dois dedos sob a fossa clavicular - essa será sua localização aproximada.

Hoje, a glândula timo também é chamada deponto de felicidadenosso corpo por sua capacidade de neutralizar a energia negativa.

O timo tem funções especiais - amadurece, sofre diferenciação e formação de células, que posteriormente serão responsáveis ​​pelo funcionamento de todo o sistema imunológico.

Existem duas camadas na própria glândula - a cortical (camada externa) e a medula.

A camada cortical é composta por células hematopoiéticas e células epiteliais. Eles produzem vários hormônios e células, devido aos quais ocorre a maturação dos linfócitos T. Essas células são de dois tipos:

1) T-helpers (ajudantes) que ajudam a combater o vírus e a infecção

2) T-killers (assassinos) que matam vírus e infecções

A medula separa os defeituosos e células T saudáveis certificando-se de que o sistema imunológico não destrua as células saudáveis.

Este é um trabalho tão maravilhoso que a glândula timo faz!

Em uma glândula recém-nascida, tem uma cor rosa brilhante, mas após o início da puberdade fica amarela, fundindo-se com o tecido adiposo que a envolve.

A singularidade do timo reside no fato de que em uma criança seu peso é 15g, seguido por um período de crescimento ativo até 18 anos, e depois que o ferro atrofia gradualmente, diminui de tamanho e desaparece completamente na velhice, deixando para trás o tecido conjuntivo.

Nos primeiros anos de vida, o timo assume todas as funções de defesa do organismo. Com o desenvolvimento e crescimento de outros órgãos, parte das tarefas da glândula timo é gradualmente distribuída a eles. Graças ao timo, as doenças infantis são mais fáceis de tolerar - sarampo, escarlatina, varicela e outras, às quais os adultos não têm mais essa força de imunidade.

O timo é uma espécie de ponte entre o corpo e o cérebro. Durante o estresse, a glândula encolhe, o que leva a uma diminuição energia vital. Além do estresse, essa glândula não tolera mudanças de temperatura, insolação excessiva, barulho alto, anestesia. Tudo isso leva ao rápido desgaste e envelhecimento da glândula.

O QUE O TIMO AMA?

O timo adora proteína, assim como outros órgãos do sistema imunológico, já que a proteína é o principal material para a produção de anticorpos.

Juntamente com o suficiente proteínas para o timo são úteis tratamentos térmicos, como a ida à sauna, banhos, várias compressas de aquecimento, uso de óleos essenciais, sessões de fisioterapia. Durante um resfriado, basta aquecer a glândula, mas não mais de 10 dias seguidos.

Para evitar complicações, é estritamente proibido influenciar o timo durante a temperatura elevada corpo.

Patologias do timo

As doenças do timo são extremamente raras e podem ser acompanhadas por fraqueza geral com aumento simultâneo linfonodos, plenitude súbita forte, tosse sem causa e alergias.

Timomegalia - um aumento do timo - uma condição autoimune que se desenvolve, na maioria dos casos, nos primeiros anos de vida de uma criança e passa aos cinco anos de idade, com a devida observância das recomendações do médico. Em casos raros, é necessária a remoção parcial da glândula para evitar sua degeneração e a ocorrência de um tumor - timoma.

Crianças com anomalias cromossômicas graves (como Síndrome de Down) têm um timo reduzido.

Queda de imunidade, deformação tecido ósseo e a suscetibilidade a infecções dos idosos estão associadas ao chamado processo de involução (a extinção do timo).

Segundo os médicos, quanto mais longa e melhor a glândula timo funcionar, melhor para uma pessoa, porque na verdade é capaz de desacelerar o relógio biológico, ou seja, retardar o envelhecimento. Por que isso está acontecendo? Sim, porque o timo é responsável não só pela maturação dos linfócitos, mas também pela produção de hormônios tímicos (timalina, timosina, timopoietina), que contribuem para a Rápida Recuperação células, melhorar a regeneração da pele, em uma palavra, esta glândula faz um trabalho sério para rejuvenescer todo o corpo.

Virologista australiano Sir Frank Macfarlane Burnet, Prêmio Nobel de Imunologiaacredita que o aumento da atividade funcional do timo reduz o risco de oncologia.

Assim, nossa tarefa é ativar o timo.

MANEIRAS DE ESTIMULAR A GLÂNDULA TIMO:



1) Prática " sorriso interior”(este é um sorriso sincero para todas as partes do corpo, incluindo todos os órgãos e glândulas, assim como os músculos e o sistema nervoso .. a técnica é fácil de encontrar na Internet).

2) Bater com os dedos na área onde se encontra o órgão, por cerca de 20 segundos, respirando profundamente. As batidas leves podem ser feitas com o punho levemente fechado. Isso criará uma vibração agradável.

Em nenhum caso, não esfregue, pois isso causará o efeito oposto!

3) Os profissionais aconselham você a simplesmente colocar a mão na glândula mágica e imaginar como a energia flui através dela.

4) Cantar com a glândula timo, ou seja, peito, não garganta ou barriga.

5) Massagem da arcada superior do palato (para isso, com uma almofada de pano pré-lavado dedão massageie o céu no sentido horário).

De qualquer um desses métodos, você pode obter rapidamente um efeito positivo. Adicione positivo,afirmação da vida afirmações, por exemplo: “Tudo está bem no meu mundo. Meu mundo cuida de mim”, e você aumentará o efeito benéfico geral no corpo.

Se você repetir essa técnica diariamente, sentirá o resultado não apenas no nível fisiológico, mas também no emocional. Após essa estimulação, seu corpo ficará cheio de energia, você sentirá uma sensação de alegria e felicidade, uma visão de respostas para uma variedade de perguntas se abrirá.

Se você tiver ataques frequentes de pânico, excitação ou medo - execute essa técnica várias vezes ao dia e você retornará o equilíbrio da vida.

E, no entanto, o mais eficaz método de ativação- adicionar alimentos à sua dieta nutrição funcional -

"Força vital" - é exatamente assim que o nome do timo, uma das glândulas endócrinas mais misteriosas, soa em grego. timo é o corpo mais importante o sistema imunológico humano, juntamente com a medula óssea, e atua como uma espécie de base de treinamento. Sua tarefa é cultivar linfócitos, dividi-los em grupos, ensiná-los a proteger o corpo e combater as células inimigas e depois liberá-los na corrente sanguínea para fazer seu trabalho direto.

O QUE É TIMO

O timo (timo, ou bócio, glândula) faz parte do sistemas endócrinos s de uma pessoa e ao mesmo tempo entra no sistema imunológico, pois participa diretamente da formação da imunidade humana a partir do desenvolvimento pré-natal da criança.

Os cientistas classificam a glândula timo entre os chamados órgãos da linfopoiese. Estes são os órgãos que asseguram a maturação e diferenciação das células linfóides, e posteriormente a sua transformação em linfócitos.

O fato de o timo ser o principal construtor da imunidade humana, os cientistas aprenderam nos anos 60 do século passado, desde então a influência da glândula timo na vitalidade o homem é constantemente estudado. Os experimentos de cientistas russos visam em grande parte estudar a imunidade em crianças com distúrbio congênito funções do timo.

Biólogos e anatomistas ocidentais estão estudando o timo para encontrar uma droga que possa retardar o envelhecimento e curar doenças perigosas. Assim, em 2014, cientistas escoceses da Universidade de Edimburgo durante os experimentos conseguiram aumentar o tamanho do timo em um camundongo adulto para um estado jovem e reiniciar a função anti-infecciosa do órgão.

Os especialistas esperam que, no futuro, isso lhes permita dar um passo importante no tratamento de pacientes com distúrbios imunológicos e doenças genéticas relacionadas à idade.

LOCALIZAÇÃO DO ÓRGÃO

Onde a glândula timo está localizada é conhecida há muito tempo - no topo do peito, o chamado mediastino superior.

Esta é uma zona delimitada na frente pelo esterno e atrás pela coluna. Da parte de trás, o timo cobre o pericárdio (membrana do coração), dos lados é circundado pela membrana pleural mediastinal.

As seções superiores do timo, divergindo em lados diferentes, pode se projetar além do esterno e até atingir a glândula tireoide.

Graças a esse arranjo, o timo (glândula timo) recebeu um significado secreto - “o ponto da felicidade”. Acreditava-se que os antigos guerreiros, quando batiam no peito, não apenas juravam lealdade e se preparavam para a batalha, mas também ativavam o timo. Isso deu às pessoas uma carga de força, energia, aumento forças defensivas organismo, ajudou a superar as dificuldades físicas.

Hoje, especialistas em acupuntura, ciência da biologia pontos ativos corpo - eles acreditam que é possível aumentar a imunidade e manter a saúde se você fizer regularmente uma leve massagem no timo. Encontrar a glândula timo é bastante simples - você precisa colocar dois dedos logo abaixo da fossa clavicular. Aqui está o ponto da felicidade. É fácil tocar a pele neste local 10 a 12 vezes todas as manhãs (e algumas vezes durante o dia) por 10 a 14 dias, e as células imunológicas funcionarão ainda mais ativamente.

E durante o período de resfriados, os terapeutas aconselham aquecer o timo - vá ao banho, faça uma massagem leve com óleos essenciais. Mas não por muito tempo - 5-10 dias são suficientes na véspera da epidemia de gripe e SARS.

APARÊNCIA, ESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO DO TIMO

O timo é um pequeno órgão rosa-acinzentado que fica amarelo com o passar dos anos e, na velhice, se funde em cor e estrutura com o tecido adiposo circundante.

O timo consiste em dois lóbulos, que são soldados um ao outro ou simplesmente estão muito próximos um do outro. As partes inferiores desses lobos são largas, enquanto as superiores são estreitas e divergem ligeiramente para os lados. Essa semelhança da glândula com um garfo de duas pontas deu ao timo seu segundo nome.

O timo é um órgão incrível que, ao longo da vida de uma pessoa, sofre mudanças muito fortes, tanto em forma, tamanho e cor. O timo é formado no feto já na 6ª semana de gravidez futura mãe, e o bebê nasce no mundo já com uma glândula timo pronta para o trabalho, cheia de linfócitos T. E depois de alguns anos, a involução começa - a morte silenciosa do bócio.

O tamanho do timo muda ao longo dos anos da seguinte forma:

  • A glândula timo em crianças imediatamente após o nascimento pesa 13-15 gramas, o comprimento e a largura, respectivamente, são 5 e 4 cm.
  • Para puberdade a floração do timo é observada. Aos 6-15 anos, pesa 20-37 gramas, o tamanho pode chegar a 16 cm de comprimento.
  • Após 50 anos, mais de 90% do volume total da glândula é tecido adiposo e conjuntivo, que é de cerca de 13 a 15 gramas. O peso do timo em si é de 3 a 6 gramas, aos 70 a 80 anos pode se dissolver completamente ou deixar uma pequena marca.

A glândula timo é dividida em 2 lobos - direito e esquerdo, fortemente interconectados. Eles são protegidos por uma cápsula conectiva densa, dentro de cada parte há um córtex e uma medula.

Todos estão concentrados no córtex veias de sangue, os hormônios são sintetizados aqui, os linfócitos T sobem para esta zona à medida que amadurecem. Na medula, as células imunes crescem e se fortalecem.

FUNÇÕES DO TIMO

A glândula timo no corpo humano desempenha 2 funções importantes:

  • responsável pela proliferação, maturação e diferenciação (distribuição em grupos) de linfócitos T;
  • produz hormônios tímicos especiais que afetam diretamente a função das células linfocitárias.

As células do timo se desenvolvem a partir de seus precursores de linfócitos, que são regularmente fornecidos ao timo por células vermelhas. Medula óssea. No processo de desenvolvimento, os linfócitos T possuem receptores e co-receptores celulares especiais.

Os receptores nas células linfocitárias podem desempenhar uma função diferente, dependendo disso, as células do timo são divididas em grupos:

  • T-helpers (da ajuda em inglês - "ajuda"). Esses linfócitos reconhecem células hostis e fornecem a resposta imune do corpo.
  • T-killers (do inglês kill - "matar"). Os linfócitos assassinos detectam uma célula inimiga (vírus, bactéria, célula cancerosa) e destruí-lo.
  • T-supressores (do inglês. Suprimir - suprimir, restringir). Um grupo de linfócitos supressores mantém a tolerância do organismo aos seus próprios antígenos e previne doenças autoimunes. São doenças nas quais as células confundem seus irmãos com agentes inimigos, e o corpo começa a se autodestruir.

T-helpers e T-killers são combinados em um grande grupo de linfócitos efetores. Os supressores são chamados de linfócitos reguladores - eles regulam a atividade das células imunes efetoras.

HORMÔNIOS DO TIMO E SUA FUNÇÃO

A glândula timo secreta muitos biologicamente substâncias ativas, os principais são os hormônios tímicos e os neuropeptídeos.


Os hormônios do timo são:

  • protimosina a;
  • timosina α1, α4, α5, α7, α11;
  • timosina β3, β4, β8, β9, β10;
  • timopoietina;
  • timulina;
  • fator tímico X;
  • fator humoral tímico.

Entre os neuropeptídeos, os principais são a vasopressina (hormônio antidiurético), neurofisina, somatostatina, ocitocina, cromogranina A, etc. A quantidade de vasopressina que é sintetizada no timo é muito pequena (o volume principal de ADH é produzido no hipotálamo). A substância cria uma resposta imune e também, juntamente com a oxitocina, ajuda as células T a crescer e se diferenciar. As funções exatas dos neuropeptídeos restantes não são totalmente compreendidas.

A função dos hormônios tímicos pode ser representada na tabela a seguir.

HormônioFunção
protimosina αServe como um precursor para a timosina α1
timosina α1Responsável pela diferenciação dos linfócitos auxiliares, afeta o trabalho do hipotálamo
timosina β4Responsável pela diferenciação dos linfócitos nas fases iniciais, inibe vários reações inflamatórias no corpo
timulinaApoia a maturação e diferenciação de células imunes
timopoietinaConsiste em duas formas: a timopoietina I é responsável pela condução neuromuscular (extingue os impulsos dos nervos para os músculos), a timopoietina II controla a diferenciação das células tímicas
fator tímico XRestaura o número necessário de linfócitos no sangue
fator humoral tímicoFornece ativação de linfócitos T

A glândula timo funciona com força total por apenas alguns anos e depois "se aposenta" - essa é precisamente a razão do enfraquecimento gradual proteção imunológica no corpo do idoso. Mas você não deve ter medo da extinção do timo - este órgão incrível em apenas 5 anos de trabalho ativo consegue acumular muitos linfócitos T de vida longa e trazê-los para o sangue. E essa reserva é suficiente para uma pessoa por toda a vida.

O timo, também chamado de timo ou timo, é um dos principais órgãos do sistema imunológico. É uma espécie de interruptor (interruptor) dos sistemas imunológico e endócrino. O timo não possui ductos excretores, como, por exemplo, a glândula parauretral. É classificada como uma glândula endócrina.

Glândula Timo: funções

O timo faz três funções importantes, visando apoiar a atividade vital humana: imunorreguladora, endócrina e linfopoiética (produz linfócitos). É ele quem produz as células T, que são os reguladores centrais da resposta do sistema imunológico. Em outras palavras, o timo destrói as células imunes auto-agressivas que matam as células saudáveis ​​do corpo. Além disso, a glândula timo filtra a linfa e o sangue que passa por ela. Se ocorrer alguma falha no funcionamento de um órgão, isso inevitavelmente leva ao desenvolvimento de patologias autoimunes e oncológicas e a uma alta suscetibilidade a várias infecções.

Formação do timo

A glândula timo está localizada na parte superior do tórax. É formado já na sexta semana de desenvolvimento dentro do útero do feto. Além disso, em crianças, o timo é muito maior em tamanho do que em adultos. Após o nascimento de uma criança, esta glândula produz intensamente glóbulos brancos - linfócitos. 

O timo aumenta de tamanho até quinze anos, e então ocorre o processo inverso. 

Na velhice ocorre a involução relacionada à idade, caracterizada pelo fato de que os tecidos glandulares do timo são substituídos por tecidos conjuntivos e gordurosos. 

É por isso que as pessoas na idade adulta são mais propensas a serem expostas a doenças autoimunes e oncológicas.

Disfunção do timo

Se o timo estiver muito aumentado, isso indica a presença de quaisquer distúrbios em seu funcionamento. No entanto, se o aumento for insignificante e for detectado apenas com ultra-som ou exame de raio-x, não pode ser chamado de patologia, pequenas mudanças no tamanho são consideradas a norma. Se o aumento da glândula timo em uma criança com menos de dez anos de idade for significativo, um exame deve ser realizado. Esta condição do timo em crianças é chamada de timomegalia. 

A patologia pode ser congênita e adquirida ao longo do tempo. A timomegalia causa uma forte suscetibilidade das crianças a várias doenças virais, bacterianas e autoimunes.

Para evitar violações da glândula timo, você precisa andar mais com as crianças ar fresco e fornecê-los Alimentação saudável rico em vitaminas. Atividades lúdicas ativas (em movimento) na rua têm um excelente efeito na saúde da criança. 

Mas não esqueça que a atividade deve ser combinada com um bom descanso. Se a doença não puder ser evitada, o tratamento será realizado dependendo características individuais organismo. 

A terapia para normalizar o funcionamento do timo pode incluir medicação, preparações de ervas e outros tipos de tratamento.

ANATOMIA

APARÊNCIA

A glândula timo é um pequeno órgão de cor cinza-rosada, textura macia, sua superfície é lobada. Nos recém-nascidos, suas dimensões são em média 5 cm de comprimento, 4 cm de largura e 6 cm de espessura, e pesam cerca de 15 gramas. 

O crescimento do órgão continua até o início da puberdade (neste momento, suas dimensões são máximas - até 7,5-16 cm de comprimento e a massa atinge 20-37 gramas).

Com a idade, o timo sofre atrofia e velhice pouco distinguível do tecido adiposo mediastinal que o circunda; aos 75 anos, o peso médio do timo é de apenas 6 gramas. 

Ao involuir, perde a cor anterior e, devido ao aumento da proporção de estroma e células de gordura, torna-se mais amarelada.

TOPOGRAFIA

O timo está localizado na parte superior do tórax, logo atrás do esterno ( parte do topo mediastino anterior), situa-se no feixe vascular do coração. À sua frente está a alça e o corpo do esterno ao nível da cartilagem costal IV; atrás - a parte superior do pericárdio, cobrindo as seções iniciais da aorta e tronco pulmonar, arco aórtico, veia braquiocefálica esquerda; lateralmente - pleura mediastinal.

ESTRUTURA

Nos humanos, o timo consiste em dois lobos, que podem ser fundidos ou simplesmente se encaixam perfeitamente. Parte inferior cada lobo é largo e o superior é estreito; assim, o pólo superior pode assemelhar-se a um garfo de duas pontas (daí o nome).

O órgão é coberto por uma cápsula de tecido conjuntivo, a partir do qual os jumpers se estendem até a profundidade, dividindo-o em fatias.

Timo do recém-nascido: topografia. Ilustração de Grey's Anatomy

SUPRIMENTO SANGUÍNEO, DRENAGEM LINFÁTICA E INERVAÇÃO

O suprimento sanguíneo para o timo vem dos ramos tímicos ou tímicos da artéria mamária interna. ramos tímicos arteriae torácicae internae), ramos tímicos do arco aórtico e tronco braquiocefálico e ramos das artérias tireóideas superior e inferior. O fluxo venoso é realizado ao longo dos ramos das veias torácica interna e braquiocefálica.

A linfa do órgão flui para os linfonodos traqueobrônquicos e paraesternais.

A glândula timo é inervada por ramos dos nervos vago direito e esquerdo, bem como nervos simpáticos, originando-se dos nódulos torácicos superiores e estrelados do tronco simpático, que fazem parte dos plexos nervosos que circundam os vasos que alimentam o órgão.

HISTOLOGIA

Estrutura microscópica da glândula timo

O estroma do timo é de origem epitelial, derivado do epitélio da parte anterior do intestino primário. Dois fios (divertículos) originam-se do terceiro arco branquial e crescem no mediastino anterior. Às vezes, o estroma do timo também é formado por fios adicionais do quarto par de arcos branquiais. Os linfócitos são derivados de células-tronco sanguíneas que migram do fígado para o timo. estágios iniciais desenvolvimento intrauterino. Inicialmente, várias células sanguíneas proliferam no tecido do timo, mas logo sua função é reduzida à formação de linfócitos T. A glândula timo tem uma estrutura lobular; no tecido dos lóbulos, distinguem-se corticais e medulas. A substância cortical está localizada na periferia do lóbulo e parece escura em uma micropreparação histológica (há muitos linfócitos nela - células com núcleos grandes). Na substância cortical localizam-se as arteríolas e os capilares sanguíneos, possuindo uma barreira hematotímica que impede a introdução de antígenos do sangue.

O córtex contém células:

  • origem epitelial:
    • células de suporte: formam a "estrutura" do tecido, formam a barreira hematotímica;
    • células estreladas: secretam hormônios tímicos solúveis (ou timo) - timopoietina, timosina e outros que regulam o crescimento, maturação e diferenciação das células T e a atividade funcional das células maduras do sistema imunológico.
    • células "enfermeiras": têm invaginações nas quais os linfócitos se desenvolvem;
  • células hematopoiéticas:
    • série linfóide: linfócitos T em maturação;
    • série de macrófagos: macrófagos típicos, células dendríticas e interdigitantes.

Os linfoblastos T em divisão predominam na composição celular diretamente sob a cápsula. Mais profundos estão os linfócitos T em maturação, migrando gradualmente para a medula. O processo de maturação leva aproximadamente 20 dias. Durante sua maturação, ocorre o rearranjo gênico e o gene que codifica o TCR (receptor de células T) é formado.

Além disso, sofrem seleção positiva: na interação com células epiteliais, são selecionados linfócitos “funcionalmente adequados”, TCR e seus co-receptores que são capazes de interagir com HLA; durante o desenvolvimento, o linfócito se diferencia em auxiliar ou assassino, ou seja, CD4 ou CD8 permanecem em sua superfície. Além disso, em contato com células epiteliais do estroma, são selecionadas células capazes de interação funcional: linfócitos CD8+ capazes de recepção de HLA I e linfócitos CD4+ capazes de recepção de HLA II.

A próxima etapa - seleção negativa de linfócitos - ocorre na fronteira com a medula. As células dendríticas e interdigitantes - células de origem monocítica - selecionam linfócitos capazes de interagir com antígenos do próprio corpo e desencadear sua apoptose.

A medula contém principalmente linfócitos T em maturação. A partir daqui, eles migram para a corrente sanguínea de vênulas com alto endotélio e se espalham por todo o corpo. Também é assumido que existem linfócitos T recirculantes maduros aqui.

A composição celular da medula é representada por células epiteliais de suporte, células estreladas e macrófagos. Há também take away vasos linfáticos e corpos de Hassall.

FUNÇÕES

Produz linfócitos T e hormônios: timosina, timalina, timopoietina, fator de crescimento semelhante à insulina-1 (IGF-1), fator humoral tímico, todos eles proteínas (polipeptídeos). Com a hipofunção do timo, a imunidade diminui, à medida que o número de linfócitos T no sangue diminui.

DESENVOLVIMENTO

O timo é máximo em infância, mas após o início da puberdade, o timo sofre atrofia e involução significativas. Uma diminuição adicional no tamanho do timo ocorre com o envelhecimento do corpo, que está parcialmente associado a uma diminuição da imunidade nos idosos.

REGULAMENTO

DOENÇAS DO TIMO

TUMORES

  • Timoma - das células epiteliais da glândula timo
  • Linfoma de células T - a partir de linfócitos e seus precursores
  • Os tumores pré-linfoblásticos em alguns casos têm localização primária no timo e são detectados como um infiltrado maciço no mediastino com rápida transformação subsequente em leucemia.
  • tumores neuroendócrinos
  • tumores mais raros (de origem vascular e nervosa)

Os tumores do timo podem ser uma manifestação da síndrome de neoplasia endócrina múltipla tipo I.

  • Histologia, citologia e embriologia (livro didático para universidades). Kuznetsov S.L., Mushkambarov N.N.M.: MIA, 2007.
  • Anatomia humana. Em dois volumes. V.2 / Autores: M. R. Sapin, V. Ya. Bocharov, D. B. Nikityuk e outros / Editado por M. R. Sapin. - 5ª edição, revista e ampliada. - M.: Medicina, 2001. - 640 p.: ll. ISBN 5-225-04586-3
  • Curso de Palestras sobre anatomia patológicacurso particular. Parte II, livros 1,2. /Ed. Acadêmico da Academia Russa de Ciências e da Academia Russa de Ciências Médicas, Professor M. A. Paltsev. - M .: LLC "Publishing House" Russian Doctor "", 2003. - 210 p.

O timo é um órgão lobular pareado localizado na parte superior mediastino anterior. Consiste em dois lóbulos de tamanho desigual, interligados por uma camada de

tecidos. O timo é inervado por nervos parassimpáticos (vagos) e simpáticos originários dos gânglios simpáticos cervicais inferiores e torácicos superiores. O timo produz vários hormônios: timosina, hormônio tímico homostático, timopoietinaEU, timopoietinaII e fator humoral tímico. Todos eles são polipeptídeos. Os hormônios do timo desempenham um papel importante no desenvolvimento das reações de defesa imunológica do organismo, estimulando a formação de anticorpos que fornecem a resposta do organismo a uma proteína estranha.

O timo controla o desenvolvimento e distribuição dos linfócitos envolvidos nas reações imunológicas. Essa função é realizada tanto pela saturação do tecido linfóide com linfócitos, quanto pela produção de hormônios que estimulam o desenvolvimento dessas células sanguíneas, necessárias para fornecer reações imunológicas protetoras. As células-tronco indiferenciadas que se formam na medula óssea entram na corrente sanguínea e entram na glândula timo. No timo, eles se multiplicam e se diferenciam em linfócitos derivados do timo (linfócitos T). Acredita-se que esses linfócitos sejam responsáveis ​​pelo desenvolvimento da imunidade celular. Os linfócitos T constituem a maioria dos linfócitos que circulam no sangue (60-80%).

A secreção do hormônio timo é regulada pelo hipotálamo - a glândula pituitária anterior. Somatotropina(hormônio do crescimento) promove a entrada de hormônios do timo no sangue.

O timo atinge seu desenvolvimento máximo na infância. Após o início da puberdade, ele para no desenvolvimento e começa a atrofiar. A este respeito, acredita-se que o ferro estimula o crescimento do corpo e inibe o desenvolvimento do sistema reprodutivo.

O significado fisiológico da glândula timo deve-se ao fato de conter grande quantidade de vitamina C em suas estruturas celulares, cedendo neste aspecto apenas às glândulas supra-renais.

Com o aumento da glândula timo em crianças, há estado timo-linfático. Acredita-se que essa condição seja uma característica constitucional inata do organismo. Com este estado, além do aumento do timo, há um crescimento excessivo de tecido linfático. A aparência do paciente é característica: rosto pastoso e inchado, frouxidão do tecido subcutâneo,

obesidade, pele fina, cabelos macios. Há uma opinião de que um aumento da glândula timo em crianças é uma manifestação de insuficiência adrenal.


Clinicamente, o estado tímico-linfático pode se manifestar por vômitos repetidos sem causa, alterações na respiração e até mesmo colapso cardiovascular (insuficiência cardíaca aguda). Em casos graves, pode ocorrer a morte.

10.9. PÂNCREAS

10.9.1. CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS E FUNCIONAIS

O pâncreas é uma glândula de função mista. O tecido acinar desta glândula produz suco pancreático digestivo, que é secretado através do ducto excretor na cavidade duodenal. A atividade intrasecretora do pâncreas é dentro sua capacidade de formar hormônios que vêm da glândula diretamente para o sangue.

Pela primeira vez, os cientistas alemães J. Mehring e O. Minkowski (1889) prestaram atenção ao papel endócrino do pâncreas. Eles descobriram que após a remoção do pâncreas em cães, desenvolvem-se sintomas que são observados em humanos com diabetes mellitus: os níveis de açúcar no sangue aumentam acentuadamente, é excretado em quantidades significativas na urina; há um aumento do apetite, da sede, há um aumento da separação da urina. Se esses animais forem transplantados sob a pele do pâncreas, todas as alterações marcadas desaparecerão. Em 1901, o médico russo L.V. Sobolev confirmou os dados de que o pâncreas desempenha uma função endócrina. De acordo com L.V. Sobolev, o pâncreas secreta hormônios que estão envolvidos na regulação do metabolismo de carboidratos. No entanto, esses hormônios não puderam ser isolados do tecido pancreático por muito tempo. Isso se deve ao fato de que os hormônios pancreáticos são polipeptídeos que são destruídos sob a influência de enzimas proteolíticas do suco pancreático. L.V. Sobolev foi o primeiro a propor dois métodos para obter o hormônio do pâncreas - insulina. No primeiro método, o ducto excretor do animal é amarrado alguns dias antes da retirada do pâncreas. Neste caso, não há liberação de suco pancreático na cavidade do duodeno, atrofia do tecido acinar. Como resultado, a possibilidade da influência das enzimas do suco pancreático na insulina é excluída e pode ser isolada do tecido glandular. Além do mais,

L.V. Sobolev propôs extrair insulina do pâncreas de embriões e bezerros recém-nascidos. Durante este período, o pâncreas ainda não forma suco digestivo, mas a síntese de insulina já está ocorrendo. 20 anos após a publicação desses trabalhos, os cientistas canadenses F. Banting e S. Best receberam preparações ativas de insulina.

O substrato morfológico da função endócrina do pâncreas é o aparelho das ilhotas do pâncreas (Ilhotas de Langerhans), espalhadas entre o tecido acinar da glândula. As ilhotas são distribuídas de forma desigual por toda a glândula. Localizam-se predominantemente em sua parte caudal, e apenas um pequeno número deles está presente na seção cefálica da glândula.

Nos humanos, existem 3-25 mil ilhotas de Langerhans por 1 g da glândula. As ilhotas de Langerhans consistem em células alfa (A), beta (B), delta, PP e G. A maior parte das ilhotas de Langerhans são células beta. Cerca de 1/5 do número total de células é representado pelas células alfa, estas últimas são maiores em tamanho do que as células beta e estão localizadas principalmente ao longo da periferia da ilhota.


Produzido em células beta insulina de seu antecessor, pró-insulina. A síntese deste último é realizada no retículo endoplasmático das células das ilhotas. Em seguida, é transferido para o aparelho celular de Golgi, onde ocorrem os estágios iniciais da conversão da pró-insulina em insulina. As células alfa sintetizam glucagon, células delta - somatostatina. As células PP se formam em pequenos números polipeptídeo pancreático- antagonista da colecistoquinina. As células G produzem gastrina. No epitélio dos pequenos ductos excretores ocorre a formação de uma substância lipocaica, que alguns pesquisadores atribuem aos hormônios pancreáticos, enquanto outros a consideram como uma substância de natureza enzimática.

O pâncreas é inervado por nervos simpáticos e parassimpáticos. Os nervos simpáticos são representados por fibras provenientes do plexo solar, parassimpático - pelo nervo vago. Seu papel é regular tanto a formação quanto a secreção de hormônios e o suprimento de sangue para o pâncreas.

Histoquimicamente, verificou-se que o tecido insular da glândula contém uma grande quantidade de zinco. O zinco também é um componente da insulina. O pâncreas tem um suprimento sanguíneo abundante.

10.9.2. HORMÔNIOS PANCREÁTICOS

Insulina participa da regulação do metabolismo de carboidratos. Sob a ação desse hormônio, há uma diminuição na concentração de glicose no sangue (glicemia normal é 4,45-4,65 mmol / l, ou 80-120 mg%) - ocorre hipoglicemia. A diminuição dos níveis de glicose no sangue sob a influência da insulina se deve ao fato de o hormônio promover a conversão da glicose em glicogênio no fígado e nos músculos. Além disso, a insulina aumenta a permeabilidade das membranas celulares à glicose. A este respeito, há uma maior penetração de glicose nas células, onde é realizada sua maior absorção. A insulina estimula a síntese de proteínas a partir de aminoácidos e seu transporte ativo para as células, retarda a quebra de proteínas e sua conversão em glicose. A insulina também regula o metabolismo da gordura - promove a formação de ácidos graxos superiores a partir de produtos do metabolismo de carboidratos e também inibe a mobilização de gordura do tecido adiposo.

Os receptores de insulina estão localizados na membrana da célula-alvo (Fig. 10.5), portanto, o hormônio exerce principalmente seu efeito sem penetrar na célula. A ligação da insulina a um receptor celular específico leva a processos que aumentam a taxa de formação e acúmulo de glicogênio, proteínas e lipídios. A atividade da insulina é expressa em unidades laboratoriais e clínicas. Uma unidade de laboratório, ou coelho, é a quantidade de hormônio que, em um coelho saudável pesando 2 kg, reduz a glicose no sangue para 2,22 mmol/l (40 mg%). Para uma unidade de ação (ED) ou unidade internacional (UI), é tomada a atividade de 0,04082 mg de insulina cristalina. A unidade clínica é!/$ laboratório.

A base da regulação da formação e secreção de insulina é o conteúdo de glicose no sangue. A hiperglicemia leva ao aumento da produção e liberação de insulina no sangue. A hipoglicemia reduz a formação e entrada do hormônio no leito vascular. Isso é feito, em primeiro lugar, com a ajuda de núcleos paraventriculares da região hipotalâmica. Com um aumento na concentração de glicose no sangue, ocorre um aumento na atividade das células nervosas do núcleo paraventricular. Os impulsos que surgiram nos neurônios são transmitidos aos núcleos dorsais do nervo vago e, ao longo de suas fibras, às células beta das ilhotas de Langerhans, e a formação e secreção de insuficiência são aumentadas nelas.

linha (diagrama 10.3). A ação deste último reduz o nível de glicose no sangue. Com uma diminuição na quantidade de glicose no sangue abaixo do normal, ocorrem reações opostas. Excitação do simpático sistema nervoso inibe a liberação de insulina.

Em segundo lugar, um aumento do nível de glicose no sangue excita diretamente o aparelho receptor do tecido pancreático, o que também causa um aumento na formação e secreção de insulina e uma diminuição nos níveis de glicose. Quando a quantidade de glicose no sangue cai, ocorrem reações opostas. A glicose estimula a formação e secreção de insulina também devido a um efeito direto nas células beta das ilhotas de Langerhans. Acredita-se que a glicose interage com um receptor especial na membrana das células beta (receptor de glicose), o que aumenta a síntese e a liberação de insulina na corrente sanguínea.

A secreção de insulina também ocorre reflexivamente quando os receptores de várias zonas reflexogênicas são estimulados. Assim, quando o nível de glicose no sangue aumenta, os quimiorreceptores do seio carotídeo são excitados, resultando em uma liberação reflexa de insulina na corrente sanguínea e o nível de glicose no sangue é restaurado. Estimula a produção e secreção de insulina soma-totropina adeno-hipófise através soma-tomedinov, hormônios gastrointestinais secretina e colecistocinina-pancreossimina, assim como prostaglandina E aumentando a atividade da adenilato ciclase das membranas das células beta pancreáticas.

Somatostatina ao contrário da somatotropina, inibe a formação e secreção de insulina pelas células beta das ilhotas de Langerhans. É produzido nos núcleos do hipotálamo e nas células delta do pâncreas insular.

A quantidade de insulina no sangue também é determinada pela atividade da enzima insulinase, que destrói o hormônio. A maior quantidade da enzima é encontrada no fígado e nos músculos esqueléticos.

Glucagon também participa na regulação do metabolismo de carboidratos. Pela natureza de sua ação no metabolismo de carboidratos, é um antagonista da insulina. Sob a influência do glucagon, o glicogênio é quebrado no fígado em glicose. Como resultado, a concentração de glicose no sangue aumenta. Além disso, o glucagon estimula a quebra de gordura no tecido adiposo.

O mecanismo de ação do glucagon no metabolismo dos carboidratos se deve à sua interação com receptores específicos específicos localizados em membrana celular. Quando o glucagon se liga a esses receptores celulares, a atividade da enzima adenilato ciclase e a concentração de adenosina monofosfato cíclico intracelular (AMPc) aumentam. Este último promove o processo de glicogenólise, ou seja, conversão de glicogênio em glicose (Esquema 10.4).

Com um aumento no conteúdo de glicose no sangue, a formação e a secreção de glucagon são inibidas, com uma diminuição - um aumento. Hormônio do crescimento - hormônio do crescimento Através dos somatomedina aumenta a atividade das células alfa, e elas produzem mais hormônio. Somatostatina inibe a formação e secreção de glucagon. Acredita-se que isso se deva ao fato de a somatostatina bloquear a entrada nas células alfa do pâncreas de íons de cálcio, necessários para a formação e secreção de glucagon.

A insuficiência da função intrasecretora do pâncreas, acompanhada por uma diminuição da secreção de insulina, leva a uma doença chamada diabetes mellitus ou diabetes mellitus.

INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...