quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Se Você Ama Seus Filhos, Assista Este Video.


MAMÃE ASSISTA A ESTE VÍDEO É MUITO IMPORTANTE. PRINCIPALMENTE PARA OS SEUS FILHOS. SENTA E OUÇA JUNTAMENTE COM SEUS FAMILIARES E PROCURE ENTENDER CADA PALAVRA, ISSO É MUITO IMPORTANTE.




quarta-feira, 23 de outubro de 2019

CARÁ MAIS UMA VEZ PRA VOCÊ!!!


Cará: O que é, 14 Benefícios e propriedades

Você já conhece o tubérculo chamado cará e seus benefícios para saúde? Provavelmente até já deparou com ele por aí, talvez até com outro nome, pois em diversos lugares do país é vendido como inhame. Você sabe a diferença? Veja tudo agora isso agora!
Atualmente é consumido como uma ótima opção para carboidratos saudáveis e vitaminas e ultrapassa a batata-docemandioca e até mesmo a batata.
Nesse texto falaremos mais sobre o cará: qual é a sua origem, benefícios, para que seja uma boa opção na sua alimentação.
Cará

O que é o cará?

O cará é uma hortaliça, cujo o nome científico é Dioscorea alata L, sendo primo do inhame.

Origem:

A discussão sobre a sua origem é variada, mas dizem que foi trazida para o Brasil pelos escravos africados, das ilhas de Cabo Verde e São Tomé.

Diferença para o inhame

cará e inhame diferenças
Por conta da sua semelhança com o inhame, é constantemente confundido, mas há características que as diferenciam.
inhame possui uma casca mais escura e pelos longos. O cará tem formato mais comprido e não tem pelos.
O cará é um alimento muito rico em proteínas e vitaminas, principalmente a do complexo B.
É rica em carboidratos complexos, que são considerados os carboidratos bons, pois não geram picos de glicose e insulina no sangue.

Propriedades e informações nutricionais

Em uma porção de 100 gramas do cará, são encontradas cerca:
  • 0,30mg de vitamina B6;
  • 28g de carboidrato;
  • 0,20mg de cobre;
  • 17mg de vitamina C;
  • 815mg de potássio;
  • 4g de fibras;
  • 0,10mg de vitamina B1;
  • 55mg de fósforo;
  • 0,55mg de vitamina B3;
  • 0,30mg de vitamina B5;
  • 25mg de vitamina B9;
  • 20mg de magnésio;
  • 0,55mg de vitamina B3;
  • 1,55g de proteína;
  • 0,05mg de vitamina B2;
  • 0,25mg de zinco.

Como reconhecer o cará?

Além das características comentadas anteriormente, há algumas outras formas de se reconhecer o cará:
Raiz: sua raiz é carnuda e comestível.
Cor: o cará comumente possui a casca em cor clara e por dentro pode ser branca e amarela, ainda podendo ser roxa em sua outra variedade.
Sabor: possui um sabor doce bem suave.
Quais são os benefícios do cará?
Como você pode ver, o cará é bem rico em nutrientes e seus benefícios são inúmeros. Abaixo, apresentamos 14 deles.

14 Benefícios

1. Melhora na circulação sanguínea:

A antocianina, um pigmento vegetal, e o potássio presentes no cará, controlam a pressão arterial, ajudando na saúde do coração.
Ele possui propriedades antioxidantes que eliminam os radicais livres do corpo, que podem, então, formar coágulos sanguíneos. Já o potássio ajuda no aumento do cálcio nos ossos.

2. O cabelo fica mais saudável:

O cará possui vitamina A, que ajuda no crescimento do cabelo. Aliado com o beta-caroteno presente na hortaliça, ajuda a dar brilho e combater a caspa.

3. As fibras e seus benefícios:

É muito conhecido que as fibras ajudam em problemas digestivos. O cará também possui essa propriedade, ajudando na digestão dos alimentos e é muito benéfico para quem apresenta problemas de constipação.
Essa estrutura também auxilia na prevenção da diabetes, pois evita picos de insulina no corpo que acontecem quando há uma grande quantidade de glicose.
Essa alta taxa provoca o aumento do trabalho do pâncreas para a criação de insulina.
Em consequência, com o passar do tempo, o corpo vai criando resistência à insulina, desenvolvendo diabetes do tipo 1.
Para evitar essa situação, o ideal é ter fibras em sua alimentação, pois assim, menor será liberação de insulina no sangue.

4. Retarda o envelhecimento da pele:

Outro benefício do cará é forte presença da vitamina C, antioxidantes e ácido ascórbico, que ajuda a eliminar os radicais livres que danificam a pele.
A vitamina C tem ainda o poder de regenerar a pele danificada, estimular a produção de colágeno, deixando a pele macia e elástica.

5. É uma boa fonte de carboidratos para quem treina:

Como mencionado, o cará é muito consumido por ser conhecido como um alimento que contém carboidratos complexos, ou seja, que não possui gordura ruins e é rico em vitaminas, proteínas e minerais.
Dessa forma, acaba sendo uma ótima fonte de energia, principalmente para quem treina e quer ganhar músculos e perder gordura.

6. Ajuda na reposição hormonal feminina:

Essa é uma ótima notícia para as mulheres que estão na menopausa. O cará é uma ótima fonte de diosgenina, uma substância similar ao estrógeno, significando na melhora dos sintomas dessa fase da vida da mulher.

7. Auxilia no combate a depressão:

O cará é muito rico em vitaminas do complexo B, como falado anteriormente. Essas vitaminas ajudam na síntese de neurotransmissores, principalmente as responsáveis pelo humor como a serotonina e adopamina.
Aliado com vegetais ricos em triptofano, como o amendoim, frango, ovo, entre outros, ajudam a diminuir os efeitos da depressão.

8. Reduz desconfortos durante a gravidez:

Muito conhecido por ajudar na minimização dos sintomas da gravidez, como vômitos e náuseas, o cará, por conter vitamina B6, também alivia problemas relacionados a constipação, por conta de suas fibras e ajuda na prevenção de partos prematuros.

9. Ajuda no tratamento da catapora:

As propriedades do cará podem ser muito poderosas para amenizar os sintomas da catapora, podendo ser consumido ou como elixir ou como compressa em cima das feridas.

10. Ajuda no tratamento de abscessos:

Uma das formas para combater os abcessos, que são bolsas de pus que se acumula nos tecidos do corpo, é fazendo compressas com o cará.
Isso porque a hortaliça tem componentes anti-inflamatórios, ajudando no desinchaço do edema.
Uma das formas é ralar o cará cru, fazer uma compressa e substituir de hora em hora, fazendo, no mínimo por quatro horas.
Também funciona para a diminuição de furúnculos, queimaduras e até acnes.

11. Antibacteriano e antiviral:

As propriedades do cará possuem atividades anti-bactericidas, agindo contra elas em no organismo, prevenindo e combatendo gripes e resfriados.

12. Auxilia no combate ao câncer:

Essa é mais uma ação dos radicais livres do cará. Aliadas ao selênio e o iodo, também presentes no tubérculo, auxiliam no combate ao câncer, por suas propriedades anticancerígenas.

13. Ótimo para a alimentação de bebês:

Por toda a sua riqueza nutricional, o cará é ótimo para a dieta de bebês e crianças, principalmente a partir dos seis meses de vida.
Pode ser feito como papinha salgada, em forma de purê ou em conjunto com o leite que está habituado a consumir.

14. Ajuda na saúde do cérebro:

O cará também é fonte de fósforo e vitamina B6, que ajuda no funcionamento do cérebro.
O cará também ajuda no controle do colesterol ruim que afeta os neurônios de forma negativa na corrente sanguínea.

Quais são efeitos colaterais?

A ingestão do cará em excesso, pode causar diarreia, dor de cabeça e vômito.
Além disso, como é um agente similar de estrogênio, ao comer em demasia, pode desregular os hormônios no organismo.

O cará ajuda emagrecer?

Essa é uma questão relativa. Ele possui a presença de calorias complexas, livres de gordura e é muito utilizado por quem treina musculação e quer ganhar massa muscular.
Seu consumo deve ser evitado em excesso por quem está querendo emagrecer, pois mesmo se tratando de um carboidrato completo, o excesso também engorda.
Alguns de seus componentes auxiliam na perda de peso e dentro de uma alimentação balanceada, só trará benefícios. Portanto, o mais indicado é falar com um nutricionista e ver suas recomendações.

Cará: Como incluir na alimentação


Cará:

 Como incluir na alimentação

O alimento (que não é igual ao inhame) pode substituir a batata, ajudando a emagrecer e a controlar a glicemia

Resultado de imagem para foto do cara e do inhame

cará é um alimento fonte de energia, da família dos tubérculos, com carboidrato de baixo índice glicêmico e rico em potássio, magnésio, fósforo e cálcio. De acordo com a nutricionista Silvia Micelli, ele pode ser um ótimo substituto da batata inglesa para quem precisa controlar a glicemia ou para quem busca emagrecer.

Diferenças entre o cará e o inhame

O cará é comumente confundido com o inhame, porém se tratam de tubérculos diferentes. De acordo com especialistas, ambos são ricos em vitaminas do complexo B, em destaque B6 e B9, e fornecem muita energia por serem ricos em carboidratos complexos, não gerando picos de glicose e insulina no sangue. Mas o cará pode ser diferenciado do inhame pela sua forma, que é mais arredondada e com pêlos escuros enquanto o inhame é mais comprido e com pêlos ralos.

Informações nutricionais do Cará

NutrientesQuantidade
Proteínas1.5 g
Lipídeos0.1 g
Carboidratos18.9 g
Potássio203 mg
Fósforo28 mg
Magnésio15 mg
Cálcio5 mg
Fibras2.6 g
Calorias78 kcal
Tabela TACO 2014 - 100g de Cará

Benefícios do Cará

-Deixa o cabelo mais saudável: "Devido à presença da vitamina A, que é altamente benéfica para o crescimento celular, incluindo o crescimento de cabelo. A deficiência de beta-caroteno pode levar a cabelos secos, sem brilho e sem vida que descama em caspa", afirma Breno Lozi.
-Regula a pressão arterial: "O cará é rico em minerais como potássio e magnésio que podem regular a pressão arterial, desde que se esteja com a alimentação equilibrada. Existe uma variação da espécie do cará, que tem coloração roxa, isto são antocianinas que favorecem a circulação sanguínea", explica a nutricionista Silvia Micelli.


-Retarda o envelhecimento da pele: "O consumo do cará traz benefícios para pele, retardando o surgimento de sinais de envelhecimento como rugas e manchas. Isso se deve à grande quantidade de ácido ascórbico, a vitamina C e demais nutrientes com propriedades antioxidantes. Tais antioxidantes auxiliam na eliminação dos radicais livres e previnem danos celulares na pele. Além disso, a vitamina C regenera a pele danificada e estimula a produção de colágeno, deixando a pele mais elástica e suave", explica o nutricionista Breno Lozi.
-Tem ação antibacteriana: "Esta raíz contém fibras com propriedades prebióticas, isto é, servem como substratos para melhorar a flora intestinal e consequentemente podem favorecer o crescimento de bactérias boas no intestino que irão melhorar a imunidade", afirma Silvia.
-Melhora a digestão: "Por ele ser um alimento energético, possui grande quantidade de vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B1 como a Tiamina e vitamina B5, como a Niacina, que estimulam o apetite e auxiliam no processo digestivo. Além disso, ele conta com a presença das fibras, principalmente a pectina, que promove uma boa digestão dos alimentos prevenindo problemas de constipação entre outros distúrbios digestivos", explica Breno.

-Ajuda na reposição hormonal feminina: De acordo com Breno Lozi, mulheres na fase de menopausa podem usufruir dos efeitos benéficos do cará. É ótima fonte de diosgenina, substância que tem a estrutura similar aos estrógenos humanos e que é utilizada como matéria-prima para fabricação de pílulas anticoncepcionais. Mas, vale ressaltar que a estrutura da diosgenina é diferente dos estrógenos, e o corpo humano não pode transformá-la em estrógenos. Mesmo assim, dados científicos demonstram que a ingestão pode levar à melhoria dos sintomas da pós-menopausa.

-Auxilia no combate à depressão: "Para combater a depressão, precisamos melhorar a produção de neurotransmissores, e uma das medidas é consumo de vitaminas do complexo B. O cará possui essas vitaminas, mas também é necessário aumentar o consumo de outros vegetais ricos em triptofano para auxiliar. Por isso, uma alimentação variada e rica em nutrientes é fundamental", explica Silvia.

-Ajuda na saúde do cérebro: "O cará ajuda na saúde do cérebro devido aos altos níveis de vitamina B6 (piridoxina), fundamental para o bom funcionamento do sistema neurológico. Essa vitamina está diretamente envolvida com a síntese de neurotransmissores, inclusive os responsáveis pelo humor", explica Lozi.
-Reduz desconfortos gestacionais: "O cará auxilia na redução dos sintomas de vômitos e náuseas durante a gravidez devido à presença da Vitamina B6 piridoxina. Além disso, auxilia na prevenção de ocorrência de partos prematuros e pode ajudar a aliviar problemas como constipação", indica o nutricionista Breno Lozi.

Como consumir e quantidade recomendada

O nutricionista Breno Lozi afirma que o cará pode ser consumido na forma cozida, após a retirada da casca e que pode substituir a batata em vários pratos como sopas, caldos, purês e refogados. Também pode ser usado na forma de bolo, biscoito, cremes, panquecas, pães, pirão e/ou tortas.
"Por mais que o cará seja um alimento saudável, ele é uma fonte de carboidratos e pode ser calórico, portanto o ideal é consumi-lo em baixa quantidade, com uma porção ao dia. Para adolescentes, praticantes de exercícios físicos, atletas o número de porções poderá ser modificada", alerta o nutricionista.

Como incluir na alimentação da criança

De acordo com Breno, a melhor idade para a criança começar a comer alimentos como o cará é a partir do 6º mês, através de papinhas salgadas.

O nutricionista recomenda que essa introdução seja feita de maneira gradual, preferencialmente oferecendo à criança um alimento de cada vez para que se possa perceber algum tipo de reação ou alterações intestinais. É recomendado que o cará seja dado para a criança em forma de purê, com o leite que ela está habituada a consumir.

Escolhendo o cará na hora da compra

Na hora da compra, é necessário prestar atenção em alguns detalhes para escolher corretamente a raiz. Breno Lozi recomenda que se observe o local onde o alimento está exposto no estabelecimento, pois o mais indicado é que seja ventilado e sem muita incidência de luz solar. Por dentro, o alimento deve apresentar uma cor levemente amarelada.
As boas unidades também devem parecer mais frescas, sem buracos, fissuras ou machucados demais. Se existirem pequenas lesões na casca, estas podem ser retiradas durante o descascamento, sem prejudicar a qualidade do alimento.
"Quando for escolher o cará, certifique-se de que ele não tenha nenhuma marca, mancha ou áreas descoloridas. A cor do cará deve ser marrom e a casca é normalmente firme e lisa, sem danificações. Evite comprar carás murchos ou brotados, sem partes mofadas ou amolecidas", sugere Lozi.

Referências

Silvia Micelli: Nutricionista, pós graduada em nutrição clínica USP, pós-graduada em nutrição funcional VP/Unicsul, coach de saúde e bem-estar Carevolution/Wellcoaches, cursando Pós Graduação Fitoterapia Funcional VP/Unicsul, atuação em saúde empresarial e atendimento ambulatorial.

Breno da Silva Lozi: Nutricionista pós-graduado em nutrição clínica e desportiva pelo Instituto Educacional São Pedro (IESPe) - Juiz de Fora/MG

MASTECTOMIA A RETIRADA DA MAMA.

NA DEFESA

Fotos que emocionam: a amamentação depois da mastectomia


FONTE: http://www.simers.org.br/noticia/fotos-que-emocionam-amamentacao-depois-da-mastectomia



Sarah Whitney amamenta seu filho recém-nascido depois de passar por uma mastectomia
A cena de Sarah amamentando emociona por toda a sua história de luta. Foto: Katie Murray

Ter o filho recém-nascido nos braços e amamentá-lo pela primeira vez. Para muitas mães, não há lembrança mais especial do que essa. Depois de longos meses de gestação, é a hora do encontro. Em 2015, porém, Sarah Whitney, 31 anos, e seu bebê, Kal El, deram um significado ainda mais emocionante a esse momento de conexão.
Kal não era seu único filho e aquela estava longe de ser a primeira vez que amamentava. Podia ser um momento normal, em que uma mãe aleita seu filho, a não ser pela notícia que mudou a gravidez de Sarah. Passadas as 20 semanas iniciais de gestação, ela descobriu que estava com câncer de mama. Mais do que isso, que o tratamento começaria imediatamente. Os planos precisaram mudar.
Ainda durante a gravidez, ela iniciou a quimioterapia e se submeteu a uma mastectomia, em que sua mama esquerda foi removida. A gestante também sabia que, duas semanas depois de dar à luz, seria necessário retomar o tratamento de forma intensa. A amamentação deixaria de ser uma possibilidade.
Não é difícil imaginar por que as fotos da primeira vez em que Kal foi amamentado por sua mãe viralizaram na internet. De um lado do peito, o bebê. Do outro, a cicatriz evidente da cirurgia. Nos olhos, transbordava a emoção de quem realizava um sonho, mesmo que por pouco tempo.
“Eu odiei ser rude e tirar uma foto quando ela estava chorando, mas sabia que ela gostaria de ter uma foto daquele milagre que estava acontecendo”, desabafou Katie Murray, fotógrafa responsável por capturar o momento, em entrevista ao Northwest Florida Daily News.

Sarah Whitney chorando durante a primeira vez que amamentou seu filho
Com Kal em seu peito, Sarah chora de emoção. Foto: Katie Murray










Câncer de mama em mulheres jovens


Casos como o de Sarah Whitney emocionam por sua trajetória de luta, mas também mostram a importância de falar sobre a doença e entender como ela se manifesta, inclusive na população mais jovem. Embora o número de casos seja menor, a chance existe e não deve ser ignorada.
Conforme lembra o mastologista Rogério Grossmann, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional RS, o câncer de mama em mulheres com menos de 35 anos costuma representar entre 4% e 8% do total de ocorrências. Justamente pela baixa incidência, o diagnóstico precoce não costuma ser uma realidade.
Afinal, é frequente que os sinais de alerta sejam ignorados e de difícil identificação, especialmente pela característica do tecido mamário nessa idade, que é mais denso. A mamografia também não faz parte dos exames de rotina nesta faixa etária. Ou seja, é comum que o nódulo só seja identificado quando já está em estágio mais avançado.
Por conta desses complicadores, Grossmann indica que a mamografia e a ressonância magnética sejam feitas anualmente - e a partir dos 30 anos - por mulheres que se enquadram no grupo de risco. É o caso de quem reúne fatores como mutações genéticas (a exemplo de BRCA1 e BRCA2) e histórico familiar de câncer.
Se a mãe teve a doença aos 40 anos, por exemplo, é importante que a filha tenha cuidado redobrado a partir dos 30. O mesmo vale para a presença de parente em primeiro grau com diagnóstico de câncer de mama (inclusive masculino) ou de ovário. Mas mesmo quem não conta com agravantes de risco pode iniciar os cuidados ainda na juventude. O autoexame de mamas é uma técnica simples e que só exige alguns minutos de cuidado com o corpo.
Basta escolher o momento ideal, como no banho, e examinar as mamas e axilas com movimentos circulares. Vale observar a saída de secreções estranhas do mamilo, a presença de nódulos, a modificação da cor e do volume do seio e a retração de pele. Na dúvida, converse com o seu médico e peça orientação.

SAÚDE METAL

“Hoje em dia, luxo mesmo é ostentar saúde mental”
Marcel Camargo   16 de outubro de 2019

O que salva nossa saúde mental, nosso equilíbrio, nossa lucidez, nesse mundo doido que nos rodeia, é o amor que a gente junta e espalha. Isso, sim, é ostentação que se preze.
O mundo cresceu. O mundo se conectou. O mundo se encheu de pessoas. Agora, somos milhares e milhares que conseguem se comunicar em tempo instantâneo. As notícias se espalham em segundos, os fatos alcançam um monte de gente, é tudo muito rápido e volumoso. Nem dá tempo de digerir tudo isso direito, porque tempo é o que menos temos nessa vida.
tecnologia aumenta as possibilidades de conforto, mas continuamos desconfortáveis. As formas de nos comunicarmos uns com os outros são inúmeras, mas continuamos desconectados afetivamente. Existem variados eletrodomésticos, que nos poupam serviços, mas continuamos cansados.

As informações estão cada vez mais acessíveis a todos, mas continuamos desinformados. É tanta coisa nova, que não conseguimos dar conta do mínimo.
O mundo está violento, perigoso, e a maldade toma conta dos noticiários. A competitividade permeia todos os setores da vida, desde o mercado de trabalho, até os relacionamentos cotidianos. As obrigações se avolumam e vamos, feito robôs, levando os dias adiante. Robotizamos nossas atividades, robotizamos nossas obrigações e o cumprimento das tarefas. Robotizam-se ações, pensamentos e sentimentos. A dureza lá de fora então se instala aqui dentro de nós.

      

terça-feira, 22 de outubro de 2019

O Saeb

Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb)

O Saeb e a Prova Brasil são dois exames complementares que compõem o Sistema de Avaliação da Educação Básica. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), realizado pelo Inep/MEC, abrange estudantes das redes públicas e privadas do país, localizados em área rural e urbana, matriculados na 4ª e 8ª séries (ou 5º e 9º anos) do ensino fundamental e também no 3º ano do ensino médio. São aplicadas provas de Língua Portuguesa e Matemática. A avaliação é feita por amostragem. Nesses estratos, os resultados são apresentados para cada unidade da Federação e para o Brasil como um todo.

A avaliação é censitária para alunos de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental público, nas redes estaduais, municipais e federais, de área rural e urbana, em escolas que tenham no mínimo 20 alunos matriculados na série avaliada. Nesse estrato, a prova recebe o nome de Prova Brasil e oferece resultados por escola, município, unidade da Federação e país.

Fonte: Inep

INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...