quarta-feira, 9 de agosto de 2017

GENEROSIDADE



AS DUAS FACES DA GENEROSIDADE: VOCÊ SABE QUAIS SÃO?

A generosidade pode ter, pelo menos, duas faces: uma boa e uma má ou uma verdadeira e uma falsa, como você achar melhor.
A boa é marcada pela liberdade de agir conforme a consciência simples que decide sempre em favor do desfavorecido – ainda que este seja um inimigo ou alguém que não seja objeto da nossa maior simpatia – e que vê na ação da ajuda a benção em si e não um meio de se alcançar alguma benção. Ela é, portanto, despretensiosa, livre, não romântica, não sentimentalista, não ufanista e nem marqueteira.
A face má da generosidade, por assim dizer, é caracterizada muitas vezes pela sutileza de uma “bondade” que nada mais é que pretexto para manipulação dos incautos. Políticos e religiosos maus intencionados são exemplos disso que aqui falo. Mas não precisa ser político ou religioso picareta, basta ser apanas mal caráter mesmo. Não é difícil encontrar os que usam da politica da “boa vizinhança”, de uma imagem de “boa gente” e que usam de artifícios vários para ir fazendo discípulos ou “amigos” com o fim de alcançar interesses pessoais.
A “generosidade” ainda pode ter um lado inconsciente, em muitos casos uma realidade vivida por muitos. Falo da generosidade que é motivada pelo desejo de ser aceito, portanto, não consciente, não racional, não isento de uma busca emocional por compensações psicológicas. Em geral  parte de pessoas que não conseguem dizer “não”, que não conseguem saber os seus limites, que não discernem muitas vezes as reais necessidades do outro. Tal “generosidade” é movida pela carência dos que só querem ter gente por perto, gente agradecida, gente que as reconheça, gente que as bajule. Algumas capazes de serem “boas” até o fim, mas não sem viverem em estado constante de uma ansiedade pela atenção dos outros.
Os que são objetos da generosidade mau intencionada, como também da generosidade dos carentes, acabam se tornando objetos de uma armadilha dos “generosos” e não, raras vezes, tornam-se reféns de uma bondade perversa ou doentia, ou mesmo das duas coisas.
A generosidade pura e simples é uma marca do Reino de Deus no coração dos sinceros. Generosidade é uma consciência que precisamos construir existencialmente, conforme o exemplo de Cristo e seus ensinos.
Fazer o bem, de fato, faz bem para quem só quer vê o bem do outro e nada mais.
Fazer o bem é bom e tem que ser assim: de um modo que a mão esquerda não veja o que fez a mão direita.


Por: Samuel Andrade  

TOLERANCIA


É preciso tolerar e aceitar as pessoas como elas são, porém, conservando-nos o direito de nos afastar cordialmente de quem não nos agrada.
A tolerância é uma necessidade urgente neste mundo violento de hoje, em que uma simples discussão no trânsito pode chegar a provocar mortes. A intolerância é a mãe do preconceito, da exclusão, do racismo, de tudo, enfim, que segrega, separa e agride o que não se aceita, o que não se acha normal, o que incomoda sem nem haver razão. Sim, é preciso tolerar e aceitar as pessoas como elas são, porém, conservando-nos o direito de nos afastar cordialmente de quem não nos agrada.
Podemos entender que o outro tem a própria maneira de pensar, que sua história de vida é peculiar e suas bagagens podem ser totalmente diferentes das nossas. Podemos compreender que as verdades alheias, por mais que nos soem ilógicas e absurdas, são do outro tão somente e não necessariamente nossas. Desde que não nos firam, as escolhas do outro não nos dizem respeito. Desde que o outro esteja feliz, sem pisar ninguém, não temos como tentar intervir em estilos de vida que não são nossos.

Devemos saber discordar sem ofender, sem tentar impor o que pensamos como verdade absoluta – isso é arrogância burra. Necessitamos ouvir o que o outro tem a dizer, por mais que não enxerguemos ali razão alguma, mesmo que o que disserem ou fizerem seja exatamente o contrário de tudo o que temos como certo. Desde que não nos ofendam, nem ultrapassem os limites de nossa dignidade pessoal, os outros terão o direito de viver o que bem quiserem.
Por força maior, como o emprego ou a família, inevitavelmente estaremos sujeitos à obrigação de conviver ao lado de pessoas com quem não simpatizamos ou cujas idéias não se afinem minimamente com as nossas. No entanto, sempre poderemos escolher quem ficará ao nosso lado nos momentos mais preciosos de nossa jornada, enquanto construímos nossa história de vida, de luta e de amor.

Da mesma forma, conseguiremos nos desviar de quem nos desagrada, afastando-nos das pessoas que nada nos acrescentam, sem precisar criticá-las ou brigar com elas. Sim, podemos – e devemos – aceitar as pessoas como elas são, pois isso é o mínimo que se requer, em se tratando de sociedade, porém, não seremos obrigados a conviver além do necessário, além do suportável, além do adequado, com gente que enche a paciência e nos irrita. Isso seria masoquismo.

FONTE : POR - MARCEL CAMARGO Graduado em Letras e Mestre em "História, Filosofia e Educação" pela Unicamp/SP, atua como Supervisor de Ensino e como Professor Universitário e de Educação Básica. É apaixonado por leituras, filmes, músicas, chocolate e pela família.

NO CALOR OU FRIO HIDRATAÇÃO SEMPRE!!!

Corrija OS HABITOS comuns que te impedem de ter uma pele hidratada

Veja o que pode comprometer a saúde e a beleza da sua pele

POR JÉSSIE PANEGASSI PUBLICADO EM 01/07/2016

Esquecer de fazer a hidratação - Uma pele lisinha, macia, sedosa e hidratada é o sonho de muita gente, mas ela não é tão difícil de conquistar quanto parece. Alguns hábitos comuns do dia a dia podem estar te atrapalhando nesse projeto. Saiba quais são eles e como ajustar sua rotina para deixar a pele mais hidratada e bonita. Confira aqui:atação da pele

hidratação da pele é importante para garantir a integridade da barreira cutânea, o que impede a descamação e também o surgimento de um aspecto opaco da pele. Além de impedir a instalação de infecções oportunistas, sejam bacterianas ou fúngicas.
A pele tem uma camada, chamada de manto hidrolipídico, muito importante para a hidratação. Ele é responsável pela proteção natural da pele contra a entrada de microrganismos indesejados, e também retém a hidratação (água e gordura) dentro da pele. Quando a pele não está hidratada, essa retenção fica prejudicada e a pele acaba seca e opaca.
A reconstrução da camada protetora pode ser feita a partir do uso de hidratantes. Para que seja alcançado um resultado satisfatório, é importante utilizar hidratantes específicos para o seu tipo de pele. Até porque, segundo explica a dermatologista Carolina Reato Marçon, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, "o uso do hidratante errado pode, por exemplo, piorar a situação de pessoas com dermatite de contato. Pois se elas usarem produtos com corantes ou perfumes, podem ter irritações, assim como quem tem pele seca e utiliza um hidratante em gel pode acabar ressecando ainda mais a pele", alerta.

Passar menos ou mais hidratante do que o necessário

Ter equilíbrio na hora de usar o hidratante também é importante, uma vez que passar menos ou além do que a pele precisa pode ser prejudicial. "Passar hidratante demais, principalmente na face, colo ou dorso, pode provocar acne", diz Salomão.
Já a pele ressecada fica opaca, com descamações finas, sem luminosidade, e pode até assumir um aspecto como se estivesse "quebrada". Nos casos mais intensos, a pele seca pode até coçar. Ou seja, além do problema estético, a pele sem hidratação adequada pode evoluir para quadros mais preocupantes de doenças da pele, como o eczema.

Não beber água o suficiente

A água corresponde a 70% do nosso corpo e todas as células precisam dela. "Ela é essencial para a manutenção, fisiologia e bom funcionamento do organismo", diz o médico Andrea Bottoni, especialista em nutrologia  Contudo, a maior parte desta água - assim como os demais nutrientes que comemos - vai para os órgãos essenciais, os que nos mantêm vivos.
Logo, a pele e cabelos não são os primeiros locais a receber água no organismo. Por isso, para que fiquem bonitos e saudáveis é importante ter reserva de alguns nutrientes e água. Sabendo disso, não esqueça que é imprescindível beber bastante água. Para saber a quantidade de água que seu corpo precisa, você pode multiplicar o seu peso por 35 ml de água. Por exemplo, se uma pessoa pesa 65 quilos deve ingerir 2,3 litros de água por dia.

Metrô SP Linha 3 Vermelha - Barra Funda para Itaquera [Visão da cabine] ...

Hoje acordei meu filho de 5 anos para ir a escola, mas ele quer que a mãe e o pai o leve de moto,mas explique a ele que não pode três na moto tem muito guarda de transito por ai meu filho, a mãe vamos por baixo da terra como tatus e ai disse a ele  que já existe maravilhas de conduções que anda debaixo da terra ha muitos anos e que são grande e muito rápidos e é trem é chamados de metrô, em São Paulo e em outras cidades no mundo e  que  é uma forma de aliviar o fluxo do transito e aliviar a vida dos passageiros com essa facilidade e agilidade e  é magnifico andar de trem. Cara tinha até me esquecido do METRÔ do desenvolvimento, vivo hoje numa cidade pequena calma entre "aspas" por que a síndrome do progresso nos pega de mansinho e deixa pra lá  . Mas São Paulo é linda amo esse lugar, me identifico muito com essa cidade, nasci na BAHI , MAS TENHO CERTEZA QUE EM OUTRA ENCARNAÇÃO NASCI FOI NA CIDADE DE SÃO PAULO NÃO SEI AINDA ONDE, QUAL O LUGAR MAS FOI EM SÃO PAULO . E ESSE VIDEIO ME FEZ VOLTAR AO PASSADO quando eu morava em são paulo ,E CARA, ESTÁ DE PARABÉNS QUEM FEZ ESSA FILMAGEM, ESTÁ PERFEITA A VISÃO É ESPLENDIDA, ATÉ PARA QUEM NUNCA ESTEVE DENTRO DE UM METRÔ SENTE UMA EMOÇÃO MARAVILHOSA, ACHEGADA E SAÍDA NAS ESTAÇÕES, O TRAJETO PELOS TUNEIS E A VISÃO DAS RUAS  E O MAIS INCRÍVEL OS TRENS SE CRUZANDO COM UMA PRECISÃO, E COM UM CURTO ESPAÇO DE TEMPO ENTRE UM E OUTRO, A AGILIDADE E A RESPONSABILIDADE É TAMANHA. MAS, INFELIZMENTE  ALGUNS NÃO VALORIZAM TUDO ISSO QUE ESTÁ A SEU DISPOR, OU MELHOR NÃO CONHECE O QUE TEM DE BOM A SEU DISPOR. QUE USAM E NÃO SABE QUAL O REAL VALOR DE TUDO ISSO, TUDO ISSO É IMPRESIONANTE.


terça-feira, 8 de agosto de 2017

A VIDA É UM JARDIM QUE A PRÓPRIA PESSOA CULTIVA


 A VIDA É UM JARDIM QUE A PRÓPRIA PESSOA CULTIVA
Fabii Rodrigues • 14 de setembro de 2016

Eu estava no metrô quando li a frase que se tornou título desse texto.
Estava sentada ao lado de uma senhora que lia um livro – o qual não pude ver o título e sim, eu sempre dou uma bisbilhotada nos livros que as pessoas leem no metrô, já encontrei livros interessantíssimos ­–  no qual uma das seções dizia exatamente o que eu estava pensando naquele momento: que eu deveria fazer o melhor por mim mesma, todos os dias. Nada menos que isso. “ A vida é um Jardim que a própria pessoa cultiva”.
Eu sorri, pois, ainda que eu saiba o quanto nossa mente é poderosa e tem o dom de atrair aquilo que pensa, eu ainda me maravilho com esse tipo de coisa.
Pequenas respostas do universo.  E isso me faz pensar sobre o quanto nós perdemos tempo reclamando das situações. Se pudéssemos contar quantas vezes reclamamos durante o dia – incluindo sobre o clima, sobre o sono, sobre o metrô lotado, a fechada que você levou no trânsito – certamente entenderíamos o porquê de nossas vidas serem como são!
O que você está fazendo para cuidar do seu “jardim” hoje?
Pense em um jardineiro. Meticulosamente ele retira ervas daninhas e lagartas, apara a grama, ajeita os vasos…. Seu trabalho não é feito do dia para a noite; é um cuidado diário. Quando foi que começamos a pensar que as transformações ocorrem instantaneamente em nossas vidas?

Muitas vezes também perdemos tempo olhando para o jardim do vizinho e pensando em como ele deveria ser. Como o chefe deveria se comportar, o amigo, a amiga, o cônjuge, o pai, a mãe. Tudo seria muito bom se o fulano fosse assim, ou assado, fizesse isso, ou aquilo… Mas nós não temos o poder de mudar os outros. Mudando a nós mesmos, o mundo responderá de uma maneira diferente aos nossos novos comportamentos e atitudes

A vida não é perfeita, você se irrita: são as contas para a pagar, a espera pela promoção no emprego, a faculdade e a vida de dona de casa. Nós sabemos. Todos os dias a vida parece ser uma maratona, uma corrida diária pela sobrevivência e o que muda é apenas o jeito como você encara as coisas.
De todas as folhas que caem na terra, todas podem virar adubo; é tarefa do jardineiro aprender a usá-las. Quem cuida do jardim do outro ou esquece do seu por conta das preocupações diárias jamais terá tempo para cuidar do que lhe pertence.
Perderá também a chance de se deleitar em um dos melhores presentes da vida: o autoconhecimento.

A Arte de Conviver


Conviver é aprender a confiar, “com fio…” para se tecer o manto do bom relacionamento.
Em nossa jornada humana um dos grandes desafios pelo qual passamos é a arte de conviver.

 Para se conviver bem faz-se necessário conhecer-se bem. E conhecer-se bem é uma busca contínua do nosso universo interior com desafios, dificuldades, talentos inatos e por construir.

É conhecer o seu mundo afetivo e toda a riqueza que ele possa te proporcionar. Uma atenção constante e ativa sobre nós mesmos.

A vida nos proporciona a cada instante oportunidades de crescimento, e através da convivência aprendemos as nossas grandes lições. 

Ao observarmos a natureza podemos tirar grandes exemplos de como viver e conviver.

Observemos as abelhas tão reverenciadas por várias civilizações por sua expressão de riqueza, sabedoria, trabalho, organização e prosperidade.

Nas colônias observamos claramente o senso de organização e cooperação.

 As abelhas são um verdadeiro exemplo de conduta: sabem trabalhar em equipe, são disciplinadas e infatigáveis. Possuem um eficiente sistema de divisão de trabalho e comunicação.

A comunicação é crucial no convívio em grupo e pode ser um grande recurso na construção de relações saudáveis, além de ajudar na prevenção de situações de conflito e discórdia.

Pessoas e situações nos levam ao autoconhecimento quanto ao nosso mundo afetivo e ao desenvolvimento de novas potencialidades e habilidades. 
Na vida somos todos educadores e alunos e convivendo, através dos encontros e desencontros, sempre, aprendemos.

Saber conviver é respeitar nossa individualidade e alteridade, bem como a daqueles com quem convivemos.
Saber ouvir, é saber falar e esperar… É estabelecer contatos verdadeiros e transformar para o bem de todos.
Conviver é aprender a confiar, “com fio…” para se tecer o manto do bom relacionamento.
A confiança sustenta a crença do valor uns dos outros.
Conviver é um processo para o entendimento da vida dentro e fora de nós.
Rosa Barros
Psicóloga, Metafísica e Terapeuta floral

Waleska Farias
Coaching, Carreira e Imagem.

ACREDITE EM VOCÊ, TU ES ESPECIAL.


SEU BRILHO É ASSIM, COMO O SOL, A LUA E AS ESTRELAS
Olhar pro céu me faz ver o quanto sou tão pequeno diante de um universo tão grande, admiro a lua e as estrelas que com seu brilho ilumina a noite e enfeita todo esse infinito, quando nasce o dia vem a luz do sol e mesmo que não posso ver, sei que estrelas continuam lá brilhando em todo universo.

Aprendi algo bom observando o céu, percebi que o sol, a lua e as estrelas dividem momentos e assim todos podem mostrar seu brilho e nos impressionar com sua beleza, mesmo dividindo momentos, nem o sol, nem a lua e nem as estrelas deixam de brilhar por um minuto se quer.

Talvez já tenha percebido onde quero chegar, mas realmente é algo que preciso dividir com você leitor, se observar tudo o que existe na natureza, ela sempre vai ter algo que pode nos ensinar a ser melhor.

Quem deseja brilhar na vida?
Claro que todos nós, assim como todo brilho que existe no céu é necessário pra iluminar e também nos impressiona sempre que observamos, precisamos também ter brilho próprio, você precisa, aliás você têm brilho próprio, você deve estar se perguntando que brilho é esse?

Esse brilho está nos seus sonhos, na sua esperança, em cada passo seu, esse brilho está nas coisas boas que existem dentro de você, está na capacidade de amar e fazer bem, de acreditar que sempre é possível melhorar em alguma coisa.

Mas lembre-se que, o sol, a lua e as estrelas dividem momentos pra que todos possam brilhar, você também precisa saber dividir, o maior brilho não é aquele que só você se destaca e todos os demais ficam apagados, mas sim quando você brilha e através do seu brilho todos a sua volta possam brilhar juntos.

Quando se sentir apagado, olhe pro céu, você vai se lembrar de tudo isso e perceberá que na verdade, você não se apagou, você está brilhando o tempo todo, seus sonhos jamais são apagados, por mais que você pense em desistir, uma hora ou outra você acaba acreditando novamente, seu brilho é assim, como o sol, a lua e as estrelas.

Se um dia se sentir pequeno, olhe pro quão infinito é o universo e veja que todas as estrelas sempre estarão lá brilhando, mesmo que pareçam tão pequenas e distantes uma da outra, jamais se apagam, assim também é você, mesmo que pareça pequeno e muitas vezes despercebido no mundo, você sempre será único e terá seu brilho próprio.

Ao se impressionar olhando o céu e todas as suas maravilhas, se impressione com você mesmo, acredite! Você tem muito em comum com todo esse universo.




ABRA OS BRAÇOS

E SIGA ADIANTE

Oração de São Francisco
Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado;
Compreender, que ser compreendido;
Amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe,
É perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive
para a Vida Eterna

LINDO DIA

Oração de São Francisco
Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado;
Compreender, que ser compreendido;
Amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe,
É perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive

para a Vida Eterna




segunda-feira, 7 de agosto de 2017

FILHOS: COMO VOCÊ OS VÊ?

FILHOS: COMO VOCÊ OS VÊ?

Dentre algumas coisas que se possa dizer, penso que filhos também são possibilidades oferecidas pelo Pai da eternidade para o dilatamento do amor no nosso coração. Pensar nos filhos apenas como parte de nossa tribo ou como manutenção da linhagem é apenas uma forma pré-histórica de se lidar com os filhos.

É claro que quando eles vem eles afloram em nós um instinto até então desconhecido. Com os filhos “nasce” em nós um instinto de defesa e proteção da prole que pode ser comparado ao que acontece no mundo animal e isso também foi Deus quem nos deu, faz parte da nossa natureza. Mas o que nos faz potencialmente melhor que os animais? Não seria o poder que Ele nos deu de darmos significado as coisas, a vida? Neste sentido filhos são mais que pessoas por quem temos uma responsabilidade social. Filhos são instrumentos pedagógicos que nos ajudam a transcender a comodidade da vida de solteiro, como também os nossos egoísmos; são meios que nos ensinam que não há maior projeto para um ser humano na terra do que amar outros seres humanos que precisam aprender a ser humanos com a gente na mesma medida em que nós aprendemos com eles a sermos seres humanos melhores para eles (os filhos), inclusive, mas também para nós mesmos e para os outros.

É claro que isso não é uma percepção de todos, nem todos cultivam este olhar, mas penso que ser pai e mãe (biológico ou não) é no mínimo viver essa possibilidade de crescimento.

Ser pai e mãe é ser confrontados em seus próprios limites, é ser desafiados a transpor-los.

Ser pai e mãe é aprender com as decepções que se pode ter consigo mesmos, como também a reagir com bom ânimo em busca de sabedoria e do melhor que se possa extrair da alma.

Ser pai e ser mãe é descobrir coisas novas, é ser descoberto pelo outro, é se descobrir.

Ser pai e ser mãe é ser desafiados todos os dias a responder com fé as demandas e eventualidades que a vida oferece.

É aprender a dividir, a pedir conta de algo, a ensinar, a abraçar com o abraço que, quem sabe, nunca recebeu.

É entender o valor da disciplina na vida, sua e na do outro. É aprender a dizer “não”, é aprender a dizer “sim” ou mesmo a dizer “espere”.

É aprender a ser melhor para oferecer o melhor, mas sem estupros de si mesmo, antes com paciência. O próprio processo natural, leve e compromissado de mudança já é em si algo que trás um potencial de impacto na vida dos que nos observam.

Ser pai e mãe é aprender a redesenhar o caráter, os modos, os pensamentos, motivados pelo desejo, em amor, de servir aqueles que de nós precisam de forma direta.

Ser pai e mãe é aprender o valor da impotência diante da vida e seus sustos e com isso aprender e ensinar aos filhos que não há maneira melhor de se lidar com as nossas impossibilidades senão entregando-se todos os dias nas mãos do Eterno.

Sou de uma época em que não tínhamos celular ou outra forma de comunicação que nos “oferecesse” a falsa sensação de segurança que hoje temos. Eu era despedido por meus pais (para qualquer lugar que eu fosse) sempre com um “Deus te abençoe e te proteja meu filho” e um “tome cuidado!” – fé e responsabilidade própria eram a nossa melhor segurança naquele tempo.

Nessa era do culto a tecnologia, da informação na palma da mão, das facilitações aleijantes e do aceleramento de processos que só reforçam a ansiedade, os distanciamentos relacionais e a desestruturação mental/emocional, aprender a crer, esperar e suportar conforme o aprendizado do amor de Deus em nós – no contexto das nossas relações consigo mesmos e com o outro – pode curar a nossa alma das nossas doenças e nos livrar dos processos de idiotização neste tempo presente.

Ser pai e mãe é aprender a passar esses valores da vida.

Ser pai e mãe é ser mais generoso, compassivo, perdoador. É aprender que a verdadeira autoridade reside no amor e que sendo assim ele pode e deve disciplinar, tirar, repreender e até exigir, se for o caso. Na lógica do amor a disciplina é instrumento essencial para o bem dos filhos e tal disciplina consiste em ações que promovam toda sorte de benefício para a saúde da alma e forjamento do caráter do outro. Nisso cabe o carinho, o diálogo, a brincadeira e os limites. Disciplina é tudo isso – palavra que vem da mesma raiz da palavra “discípulo”.

Felizes são os pais e mães que não se deixam ser reféns do medo de assumirem seus papéis e missão. Felizes são os que não se tornam reféns dos caprichos infantis dos filhos. Felizes os que não se dobram a tirania das ideologias doentias do nosso tempo. Felizes os que não transferem a responsabilidade de educar os filhos à escola, à igreja, aos meios de comunicação ou a qualquer outra coisa. Felizes os que não se furtam em dizer “não”, “perdão” ou “eu te amo”. Felizes os que não encaram a experiência de ter filhos um peso ou castigo.

O mundo precisa, mais que genitores, de pais e mães que defendam seus filhos dos abusos do mundo e de si mesmos, que os motivem em vez de os adularem, que os libertem de sentimentos dolorosos por meio de uma relação franca e acolhedora e que não projetem sobre eles as suas frustrações, sejam frustrações profissionais, políticas, religiosas, familiares ou de qualquer outra natureza.

Uma pena que vivamos num mundo tão doente, de crianças e adolescentes tão enfermos de alma. Talvez porque os pais estejam tão ausentes na vida dos seus filhos… E porque será que os pais – falo aos ausentes – estão tão distantes dos seus filhos?

Responder essa pergunta pode custar uma análise psicológica (acho uma boa ideia que pais e mães busquem apoio psicológico para, dentre algumas coisas, buscarem desenvolver uma melhor relação com seus filhos), mas uma coisa podemos pontuar, que tudo isso passa muito também pela maneira como se vê os filhos e a nós mesmos na vida deles.

Sinceramente, você já parou pra pensar nisso?

Samuel Andrade



VEJO MEU FILHO E SOBRINHOS VIVENDO OS SEUS MOMENTO. SENDO O QUE SÃO CRIANÇAS














A Importância de Fazer o Bem






A Importância de Fazer o Bem


“Seja a mudança que você quer ver no mundo” expressou sabiamente o líder espiritual indiano Mahatma Gandhi. Com outras palavras, refletiu a missionária Madre Tereza de Calcutá: “O que eu faço, é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor.”
Ensinou como primeiro mandamento Jesus: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”. O que esses pensamentos têm em comum? A importância de fazer o bem. E dentro deste espírito de solidariedade e de compartilhar este sentimento maior, capaz de transformar vidas, renasce a esperança de um mundo melhor.
Pesquisas mostram que ajudar o próximo pode proporcionar muitos benefícios, além de alimentar o espírito de sentimentos positivos, ajuda a combater a depressão, a ansiedade entre outros males que comprometem a saúde, pelo simples fato de trazer maior bem- estar.
Muitos podem se perguntar por onde começar, atribuindo falta de tempo para se dedicar a um trabalho social ou ainda falta de recursos. Porém como orientam os bons espíritos, para praticar o bem não é preciso grandes ações, nem mesmo ir muito longe, a oportunidade pode estar mais próxima do que se imagina, pode estar ao seu lado, no ambiente em que vive, ou até mesmo dentro no próprio lar.
Como descrito no capítulo: O Homem de Bem de O Evangelho Segundo o Espiritismo: “O verdadeiro homem de bem é aquele que pratica a lei de justiça, de amor e caridade, na sua maior pureza. Se interroga a sua consciência sobre os próprios atos, pergunta se não violou essa lei, se não cometeu o mal, se fez todo o bem que podia, se não deixou escapar voluntariamente uma ocasião de ser útil, se ninguém tem do que se queixar dele, enfim, se fez aos outros aquilo que queria que os outros fizessem por ele”.
Estas reflexões revelam o valioso significado para àqueles que escolhem se dedicar ao caminho do bem, norteando seus passos na verdadeira felicidade que é poder se tornar alguém melhor e fazer a vida de alguém mais feliz.
O amor e caridade tem um grande poder, capaz transformar o egoísmo que impera no mundo e que causa tanto sofrimento. Vale à pena pensar, tentando encontrar sua própria fórmula para fazer a diferença no planeta. Fazer o bem faz bem!
Só o Amor Pode Vencer: Agora, outra vez ao lado de Heitor, com amor e dedicação, ambos serão recompensados. Com uma vida dedicada ao atendimento aos necessitados, com amor e fraternidade, eles vão se elevar espiritualmente.

O VALOR DA INFANCIA


O valor da Infância - Este texto serve para nos guiar em educar melhor melhorar a partir de agora e nos entender determinado assunto só nosso que trazemos de lá de nossa infância.




Quantas descobertas guardam a infância, um período que vai do nascimento até a adolescência. Embora curto, se trata de uma fase muito importante para o aprendizado que será levado para toda a vida.
Os primeiros passos, as primeiras palavras, as emoções que se revelam, tantas coisas novas, aos poucos tudo vai ganhando forma, até que a criança vá se tornando cada vez mais independente e passe a compreender melhor o mundo ao seu redor.
Muitos se recordam dessa época com saudade, outros nem tanto, tudo depende das experiências vivenciadas no passado, se tiverem sido positivas ou negativas. Mas sem dúvida, o conhecimento adquirido nos primeiros anos de vida, se refletirão na vida adulta, desde a forma como enxergamos o mundo como caminhamos em direção aos nossos ideais.
E não há como lembrar ou falar sobre a infância, sem associarmos a esse universo especial das crianças, o papel da família, dos pais ou responsáveis por seu processo educativo,  que envolve cuidar, proteger, educar e transmitir os melhores valores.
Na visão espírita, a família assume uma função de grande importância na evolução dos espíritos que reencarnam como filhos ou dentro do mesmo circulo de convivência determinado. Cabe aos pais a missão de dirigi-los no caminho do bem, semelhante a jardineiros que devem oferecer cuidados para que o jardim possa crescer e florescer.

Esclarece a questão 383 de O Livro dos Espíritos sobre a utilidade para o espírito passar pela infância. “Encarnado, com o objetivo de se aperfeiçoar, o Espírito, durante esse período, é mais acessível às impressões que recebe, capazes de lhe auxiliarem o adiantamento, para o que devem contribuir os incumbidos de educá-lo”.
Destacando a infância como um momento especial da existência, Allan Kardec publicou um artigo na Revista Espírita, em fevereiro de 1859: “A infância tem, ainda, uma outra utilidade; os Espíritos não entram na vida corpórea senão para se aperfeiçoarem, se melhorarem; a fraqueza da juventude toma-os flexíveis, acessíveis aos conselhos da experiência, e daqueles que devem fazê-los progredir; é, então, que se pode reformar seu caráter e reprimir seus maus pendores; tal é o dever que Deus confiou aos seus pais, missão sagrada pela qual terão que responder”.
São muitas as reflexões que se pode fazer sobre o valor da infância, que deve ser cuidada e preservada para que o mundo possa ser um lugar melhor, mas encerramos com as palavras Jesus sobre o valor da pureza de coração que encanta: “Deixai que venham a mim as criancinhas e não as impeçais, porquanto o Reino dos Céus é para os que se lhes assemelham. Digo-vos, em verdade, que aquele que não receber o Reino de Deus como uma criança, nele não entrará.” — E, depois de as abraçar, abençoou-as, impondo-lhes as mãos. (Marcos, 10:13 a 16.






INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...