Por Christina Lozano

Ao observar os ciclos da natureza, você pode ganhar um profundo conhecimento sobre sua própria vida, como a sua energia flui e sobre as marés da mudança que tanto estão afetando você quanto lhe inspirando .


Todo mundo já ouviu (e provavelmente disse) o velho ditado: “deve ser uma lua cheia” , quando se nota um comportamento estranho ou um influxo de energia emocional nos outros. Há alguma verdade nestas palavras? Isso é muitas vezes algo a se discutir, mas nossa linhagem diz-nos que, sim, onde o sol, a lua e as estrelas estão em relação ao nosso planeta importa. As forças da natureza não são destinadas a nos governar, mas são forças que se destinam a fluir com a harmonia e unidade.

 Há muito que podemos aprender sobre nós mesmos, observando os ciclos da natureza e honrando as mudanças que a natureza atravessa e reconhecendo as mudanças semelhantes dentro de nossas próprias vidas. Esta é a alquimia que acontece no mundo natural, estando nós conscientes ou não. Pode ser uma magia poderosa em sua vida se você simplesmente permitir que isto se torne uma parte de você.


Este conceito é a base para todas as práticas xamânicas, especialmente Wicca, que segue o que chamamos de “A Roda do Ano”, bem como observar os dias sagrados que correspondem com a mudança das estações, equinócios, solstícios, luas cheias, luas novas e muito mais. Você estando ou não conectado ao Xamanismo ou envolvido em Wicca, ainda pode apreciar o giro da roda do ano e como esta energia se manifesta em sua vida.


Há tantas camadas, como as pétalas de uma rosa. A natureza é tão vasta e rica, e ainda, tão simples. Vamos começar com as quatro estações: cada estação tem um processo alquímico único. A sucessão das estações ao longo do ano é um padrão de vida completo: morte, renascimento, regeneração, rebrota, maturidade e então a morte de novo, renascimento, e assim por diante. É a transformação a cada 365 dias.

 Não é à toa que tantas pessoas celebram 31 de dezembro com tal vigor, aproximando-se de 01 de janeiro com uma lista de objetivos e intenções. Para muitos, comemorar o “Ano Novo” é a única vez que eles reconhecem um novo ciclo. No entanto, dentro do ano são os ciclos das estações e no âmbito do ciclo das estações do ano são os ciclos da lua … a dança espiral continua.

As quatro estações podem representar os quatro pilares da sua vida, os quatro elementos e os quatro pontos cardeais. Dentro de cada temporada é um mundo de magia esperando você para explorar e para ser ativado em sua vida.



Inverno

inverno
Frio e desolado, gelado e branco. A luz do sol é fraca, os dias são curtos. Este é um tempo onde há pouco ou nenhum crescimento no mundo natural … ou assim parece. Este é o momento em que muitos animais hibernam e quando as plantas estão em repouso. O que você está fazendo durante o inverno para reconhecer sua própria necessidade de hibernação e descanso? O inverno é uma época de se voltar para dentro, refletir e ir se preparando para a primavera. Algumas coisas a ponderar no inverno são tais como: que sementes eu vou plantar quando a primavera chegar? O que eu conquistei no ano passado? O que eu preciso melhorar no ano que vem? Durante o Inverno todos nós somos lembrados que o sol vai voltar. É quando celebramos o nascimento (ou re-nascimento) dos deuses do sol e relaxamos sob a esperança de que a sua renovação trará. É um lembrete para ter esperança durante os dias escuros do inverno e manter essa chama da luz dentro de seu coração.

Primavera

primavera
Ahhhh … Primavera! Novos começos, renascimento, crescimento, vida! Passarinhos bebês e folhas brotando em árvores, as primeiras flores de uma flor e as neves derretidas revelando o verde. Esta época do ano sempre cria um burburinho de excitação, especialmente quando o tempo aquece. Primavera é muito sobre o plantio de sementes e criação. É sobre essas primeiras etapas necessárias em todos os aspectos da criação e transformação – um passo da intenção. Sua intenção é a semente que você plantou. É seu objetivo (ou metas), que você deseja realizar na vida. No Equinócio da Primavera é quando o Sol é celebrado enquanto cresce ainda mais forte, e sua luz começa a banhar a terra mais uma vez. Quando a luz atinge a sua semente enterrada nas profundezas da terra, você está preparado para o que vai crescer a partir de sementes? É sua intenção pura e clara? Você está alimentando suas sementes com amor e carinho? Quando esta planta começa a brotar e crescer, vai crescer forte, ou vai ser coberta por ervas daninhas? A primavera é um momento emocionante para plantar um jardim inteiro, mas a menos que você alimente-o com apenas a melhor energia, amor e apoio, não vai se tornar um jardim exuberante, vibrante e saudável como tem o potencial para ser. Na nova luz energizante da primavera, como você está cultivando seus objetivos, suas intenções, seu trabalho, ou seus relacionamentos?

Verão

verão
Aqui a natureza está em sua força total. As árvores estão cheias, verdes e dando frutos. As plantas estão florescendo e oferecendo-nos belas ervas curativas e flores. O sol está em seu pico e os dias são longos e brilhantes. Mesmo com toda sua beleza abundante, se você não tiver nutrido-se através de inverno e esclarecido a sua intenção através da primavera, o verão pode ser muito difícil de suportar. O problema do verão é a letargia – que todos nós já ouvimos falar ou provavelmente tivemos uma tarde preguiçosa de verão. Pode ser muito fácil escorregar para o estado de espírito que o verão é de só sentar e relaxar. Sim, devemos saborear a alegria de sua luz brilhante e abundante, é um tempo poderoso para ver seus objetivos serem concretizados. Há uma grande quantidade de energia no verão que se presta para o sucesso nos negócios, relacionamentos e alegria na vida. No Verão pode parecer que o jardim está totalmente crescido, mas ainda há muito mais a fazer! Não abandone o seu jardim agora. Ele precisa ser regado como os dias são quentes, e na sua fertilidade, ervas daninhas têm aparecido em toda parte. A poda é muitas vezes necessária para crescer forte. Onde em sua vida estão as ervas daninhas que estão impedindo o seu crescimento ou sucesso? Use a força do sol para queimá-las. Arranque as ervas daninhas, faça a poda dos galhos mortos ou insalubres e a sua colheita será mais abundante do que você possa imaginar.

Outono

outono
Tempo de Colheita. Um momento agridoce do ano em que começa a colher os frutos do seu trabalho, mas também de dizer adeus para o calor do verão. Esta época do ano para muitas pessoas traz uma sensação de renovação da mesma maneira que a primavera traz, apesar de ser a conclusão de um ciclo. No Outono, colhemos o que cresceu de nossas sementes, comemoramos nossas realizações e contamos nossas fortunas. Conforme você colhe o que semeia, você conta suas bênçãos? Este é um momento de ação de graças! Você deixa o outono passar por você em uma enxurrada de folhas voando, ou você tira um tempo para agradecer à natureza por permitir fluir e crescer com ela ao longo do ano? Conforme este ciclo de vida chega ao fim, as plantas estão morrendo, as árvores estão derramando suas folhas e os animais preparando-se para a hibernação, nós também temos tempo para honrar as vidas de nossa família humana cujos ciclos de vida terrena terminaram também. O Outono é um momento de grande reverência e admiração com a vida frágil que termina tão rapidamente depois de muitos meses de crescimento e fertilidade. Você está preso no meio da agitação da mudança das estações ou você está cheio de gratidão por tudo o que foi abençoado? Sua atitude aqui irá definir o tom para o seu reflexo no inverno …

E o ciclo continua mais uma vez.

Texto traduzido da revista Magus Magazine: “Honour Nature, Honour Yourself”
christinaEditora-chefe da Revista Magus Magazine e Vice-Presidente da Modern Mystery School Canadá