quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

"APRENDE É BRINCANDO" Brincadeira de criança como é bom, como é bom.

  


 Porquê o brincar é tão importante para o desenvolvimento infantil?

Fonte: http://www.minutocrianca.com
O brincar é algo que faz parte da vida das crianças, porém não é apenas entretenimento como muitos pensam, o brincar é de grande importância para o desenvolvimento da criança.

 Ao brincar a criança pode estimular a socialização, linguagem, coordenação motora fina e grossa, percepção, criatividade, aprendizagem dos papeis sociais, desenvolve autonomia, memória e organiza sentimentos e emoções.


Ao brincar as crianças se imaginam sendo outras pessoas, outros personagens, e assim elas vão criando recursos internos para enfrentar o mundo já que não compreendem ainda a complexidade das relações.


Quando estão brincando as crianças podem exercitar os papeis sociais e lidar com as próprias dificuldades e conflitos, encontrando soluções de acordo com sua faixa etária, o que irá possibilitar explorar, reviver e elaborações situações que para ela naquele momento são difíceis e causam sofrimento negativos e ansiedade.


As brincadeiras vão variar de acordo com a faixa etária da criança porque vão de encontro a fase do desenvolvimento que estão.

Até os 2 anos de idade as crianças estão explorando o mundo, é uma fase onde o desenvolvimento motor e da autonomia estão em alta.  Por isso nesse momento do desenvolvimento brinquedos que explorem a percepção visual e auditivas são adequados. 

Os pais podem brincar com os filhos de esconder rosto e objetos, isto irá auxiliar a criança a elaborar o a espera pela realização dos desejos e a ausência dos pais.


Dos 2 aos 4 anos o brincar adquiri funções mais especificas, aqui a criança irá vivenciar através do brincar a sua vida, seus conflitos e suas necessidades. Por isso tendem a brincar de papeis sociais.

 Além disso também bolas, muitos blocos de brinquedos para equilibrar um em cima do outro, casa de bonecas, massinha de modelar, instrumentos musicais e quebra cabeça simples.

Dos 4 aos 6 anos a criança começa a se interessar por jogos com regras onde é possível através do ganhar e perder trabalhar a frustração, aspecto de grande importância para o desenvolvimento emocional.

Os brinquedos aqui têm a função de auxiliar a criança a entrar no mundo da fantasia, como por exemplo, caixa registradora, postos de gasolina, meios de transporte, instrumentos musicais, jogos e lápis de cor.

Dos 8 aos 10 anos é uma fase onde a criança gosta de jogos comunitários como por exemplo, pega-pega, esconde-esconde, futebol, vôlei, queimada. É uma fase onde jogos de tabuleiro e quebra-cabeças TAMBÉM  são bem-vindos.

E os jogos eletrônicos? Aqui o bom senso por parte dos pais deve sempre existir. Os pais devem ficar atentos quanto ao conteúdo dos jogos. 

Quando usado com moderação podem auxiliar a criança a desenvolver habilidades cognitivas e uma oportunidade de trabalharem com seus desejos, tomadas de decisões, estratégias e frustraçõesQuando usado em exagero os jogos eletrônicos podem tirar a criança do convívio social e familiar, e assim prejudicar o seu desenvolvimento.


Independente da faixa etária tanto a brincadeira em grupo como a individual tem o seu valor. Ao brincar com o grupo a criança irá aprender a dividir ideias e brinquedos, negociar papeis e vontades.

 E assim irá treinar a convivência social e vivenciar os conflitos que podem existir na convivência com outras pessoas e buscar soluções para resolve-los. Ao brincar sozinha a criança poderá exercitar a persistência, vontade de não desistir, de refazer quando algo não saiu como planejado, além de tentar elaborar conflitos ao brincar bonecos.


Tanto a brincadeira em grupo como a individual devem ter espaço na vida da criança, porém os pais devem ficar atentos quando a criança só quer brincar sozinha, isso pode sinalizar alguma dificuldade e os pais devem auxilia-la ou buscar auxilio de um profissional.
E qual a importância do contar histórias para as crianças?

As histórias vão auxiliar as crianças a elaborarem os sentimentos que são comuns na primeira infância, como por exemplo, medo de rejeição e abandono, frustrações, carinho, dor, curiosidade, amor, diferenças, entre outros. Ao ouvirem a história da Cinderela é possível trabalhar o sentimento de rejeição, João e Maria o sentimento de abandono pela ausência dos pais, Branca de Neve a ingenuidade, e a insegurança através da história do Peter Pan

Quando estão ouvindo as histórias as crianças vivenciam através da imaginação os conflitos dessa história, o que irá auxilia-la a resolver seus próprios conflitos. Além de permitir que a criança entre em contato com diferentes modos de ver entender o mundo. Por meio das histórias podemos proporcionar a criança a experiência de viver o imaginário, além de enriquecer as experiências infantis, de estimular a linguagempensamento hipotético e ampliar o vocabulário.

 Ao brincar e contar histórias para os filhos os pais estarão fortalecendo o vínculo familiar, proporcionando situações onde é possível lidar com regras, limites, frustrações e as próprias emoções.

 E assim estarão contribuindo para a construção de um adulto mais flexível, capaz de agir com autonomia segurança na busca de seus objetivos, alguém mais preparado emocionalmente para lidar com os conflitos que irão surgir ao longo da vida. E tudo isso é possível através de algo tão gostoso e prazeroso como o brincar.


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