quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

A ÁGUA É VIDA

O NOSSO CORPO É UMA MAQUINA PERFEITA. ENTÃO CUIDEMOS BEM DELE.
A água não é apenas importante, mas indispensável para a vida humana, representando cerca de 60% do peso de um adulto. Nos bebês, a proporção é ainda maior: 70%. 
Ela é o elemento mais importante do corpo, o principal componente das células e um solvente biológico universal, por isso todas as nossas reações químicas internas dependem dela

. A água também é essencial para transportar alimentos, oxigênio e sais minerais, além de estar presente em todas as secreções (como o suor e a lágrima), no plasma sanguíneo, nas articulações, nos sistemas respiratório, digestivo e nervoso, na urina e na pele.
 Ela é encontrada até mesmo onde pouca gente imagina. Ela é responsável, por exemplo, por 20% dos ossos. Por tudo isso, a gente se ressente imediatamente da falta dela no organismo.
Um ser humano pode ficar semanas sem ingerir alimentos, mas passar de três a cinco dias sem ingerir líquidos pode ser fatal. Os especialistas recomendam que a gente beba no mínimo 2,5 litros por dia.
 “Quando a pessoa está com sede é porque já passou do ponto de beber água”, diz a pneumologista Juliana Ferreira, do Hospital das Clínicas, em São Paulo. 
Em dias muito quentes, ou quando a pessoa faz exercícios intensos, essa ingestão pode até superar os 6 litros, principalmente porque o suor “desperdiça” muito líquido na tentativa de manter a temperatura do corpo num nível adequado.
“É preciso se hidratar corretamente, caso contrário o organismo gasta mais água do que absorve”, afirma a nutricionista Isabela Guerra, que desenvolve doutorado na área de hidratação e espor em líquidos
O organismo depende dela para várias funções, da proteção ao cérebro à digestão
Ajuda na limpeza
Os rins são responsáveis pela formação da urina, líquido que tem 95% de água em sua composição e serve para eliminar resíduos inúteis para o organismo. Para gerar 1 litro de urina, os rins processam cerca de 1 000 litros de sangue
Suco digestivo
A água é o principal componente dos sucos gástricos, pancreáticos e da bile, substâncias produzidas em órgãos como o estômago e o pâncreas. A ação desses líquidos é fundamental no processo de digestão dos alimentos

Entra e sai

Alimentos também são importantes para manter o tanque cheio
Hidratação diária: 2 550 ml
• Alimentos – 1 000 ml
• Líquidos – 1 200 ml
• Reações químicas internas – 350 ml
Desidratação diária: 2 550 ml
• Urina – 1 250 ml
• Pele – 850 ml
• Pulmões – 350 ml
• Fezes – 100 ml
Sangue azul
A rapidez no transporte de nutrientes pelo sistema sanguíneo depende da água, responsável por 95% da composição do plasma, a chamada parte líquida do sangue
Cérebro protegido
As meninges (membranas que envolvem o cérebro) são lubrificadas pelo liquor. Esse fluido, é claro, contém água e ajuda a reduzir o impacto sobre a massa encefálica, caso o crânio seja deslocado
Controle de circulação
Não é só o ar que inspiramos que passa por nossos pulmões, os líquidos corporais também. Esses órgãos se encarregam então de controlar a circulação dos fluídos, direcionando parte deles para a excreção – tanto via suor como via urina
Lubrificante natural
O precioso líquido também está presente num fluido encontrado em todas as articulações do corpo. Ele funciona como uma espécie de lubrificante, evitando o atrito entre os vários ossos – no caso do cotovelo, entre o úmero e o rádio e o cúbito
Mergulhe nessa

DICAS PARA MELHORAR O SABOR DO SEU CAFÉ

Há quem diga que para fazer um bom café não há nenhum segredo especial no preparo, mas se fosse assim, não existiriam aquelas situações constrangedoras nas quais mal conseguimos terminar de tomar uma pequena xícara, de tão intragável que está a bebida. Quantas vezes o cafezinho que a gente tanto ama não vira um vilão por conta do sabor ruim?

E o pior é estragar um café de qualidade por causa de erros básicos no processo de preparação do seu cafezinho. Que desperdício!

Saiba que existem algumas dicas e detalhes que podem melhorar o sabor do seu café, mesmo que você não seja um craque na arte de prepará-lo. O tipo de água e até mesmo a qualidade dos grãos pode influenciar no sabor da bebida, além disso, o equilíbrio entre a água e o pó é fundamental. Confira a seguir mais sugestões e informações para você fazer um café incrível até a última gota!

PREFIRA A ÁGUA MINERAL OU FILTRADA

Nada de sair ligando a torneira e encher o bule para preparar seu café! A água sem filtrar, mesmo depois de submetida a altas temperaturas, pode apresentar resíduos sólidos, que de uma forma ou de outra, alteram o sabor da bebida. Segundo especialistas, o ideal é optar por água filtrada ou mineral. Melhor ainda se a máquina de café tiver um filtro interno!

FIQUE DE OLHO NA PROPORÇÃO

Outro detalhe muito importante é se atentar à proporção da água e do pó. O mais indicado é buscar o equilíbrio, para que a bebida não fique forte nem fraca demais. O ideal para preparar um café curto ou expresso normal é usar de 30 a 50 ml para 7 g de café. Já para o típico café caseiro, feito com filtro de papel, o recomendado é usar de cinco a seis colheres de sopa para um litro de água.

NÃO DEIXE A ÁGUA FERVER

Ao contrário do que muitos pensam, o café mais saboroso não é feito com água fervida. A água do preparo deve estar a aproximadamente 90 graus, do contrário, acontece uma perda de oxigênio que altera consideravelmente a acidez do café. Cumpre ressaltar que o ponto certo é a água em movimento, porém sem bolhas grandes e vapor forte.

MANTENHA O PÓ DE CAFÉ NA GELADEIRA

Depois de aberto, o pó do café deve ser guardado na geladeira. A baixa temperatura tem o poder de preservar todos os aromas e sabores da bebida. O pó pode ser guardado em potes específicos ou na embalagem original, desde que devidamente fechado.

NÃO MISTURE AÇÚCAR COM A ÁGUA

Você já deve ter ouvido que café bom é café puro. Na verdade, o açúcar e o adoçante mascaram o sabor e comprometem as propriedades da bebida. Se você não conseguir abrir mão de adoçar o café, faça isso depois de pronto. Quando o açúcar é colocado durante o preparo, ele muda o ponto da ebulição, vira xarope e consequentemente, altera o sabor do café.

CONSUMA O CAFÉ NA HORA

O café saboroso é o café fresco. Nunca requente a bebida e procure consumi-la dentro de no máximo uma hora. Mesmo dentro da garrafa térmica, o sabor não é preservado, apesar dos nutri entes serem mantidos. E aí, gostou das nossas dicas para melhorar o sabor do seu café? Como você costuma preparar a bebida na sua casa? Compartilhe suas opiniões e experiências conosco!  

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

DOAÇÃO DE SANGUE " SEG".


Doação de sangue: 

como doar, quem pode doar, impedimentos

    O que é a doação de sangue?

    A doação de sangue é um gesto solidário de doar uma pequena quantidade do próprio sangue para salvar a vida de pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias.


    Além de pessoas que submetem a procedimentos e intervenções médicas, o sangue também é indispensável para que pacientes com doenças crônicas graves - como Doença Falciforme e Talassemia - possam viver por mais tempo e com mais qualidade, além de ser de vital importância para tratar feridos em situações de emergência ou calamidades.
    Uma única doação pode salvar até quatro vidas. Um simples gesto de amor e solidariedade pode gerar muitos sorrisos. Faça sua parte, independentemente de parentesco entre o doador e quem receberá a doação
    O sangue é insubstituível e sem ele é impossível viver. Por isso, o Ministério da Saúde reforça periodicamente a importância de os brasileiros adotarem a cultura solidária da doação regular e espontânea de sangue.
    O objetivo é manter os estoques de sangue sempre abastecidos e não apenas em datas específicas ou quando algum conhecido precisar.
    Agora que você entende a importância deste ato de solidariedade, faça a sua parte. Vá ao hemocentro mais próximo e doe sangue regularmente. Vidas dependem de você!

    Quais são os requisitos para doação de sangue?

    Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.
    Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.
    O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.
    Os requisitos para doar sangue é estar com bom estado de saúde e seguir os seguintes passos:
    • Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.
    • Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
    • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
    • Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
    • A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulher.
    • O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

    Quais são os impedimentos temporários para doar sangue?

    • Gripe, resfriado e febre: aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas;
    • Período gestacional;
    • Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana;
    • Amamentação: até 12 meses após o parto;
    • Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
    • Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação);
    • Extração dentária: 72 horas;
    • Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: 3 meses;
    • Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem seqüelas graves, tireoidectomia, colectomia: 6 meses;
    • Transfusão de sangue: 1 ano;
    • Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina;
    • Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos 6 meses;
    • Ter sido exposto a situações de risco acrescido para infecções sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses após a exposição).

    Quais são os impedimentos definitivos para doar sangue?

    • Ter passado por um quadro de hepatite após os 11 anos de idade;
    • Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue:  Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;
    • Uso de drogas ilícitas injetáveis;
    • Malária

    Como doar sangue?

    Para doar sangue, basta procurar as unidades de coleta de sangue, como os Hemocentros, para checar se você atende aos requisitos necessários para a doação.
    Existem impedimentos temporários e também impedimentos definitivos. No mais, basta estar embuído pelo desejo de ajudar o próximo.

    Qual o intervalo entre doações de sangue?

    Homens:de 2 em 2 meses, sendo, no máximo, 4 vezes ao ano
    Mulheres:3 em 3 meses, sendo, no máximo, 3 doações anuais. 

    Qual a quantidade de sangue doado?

    Uma pessoa adulta tem, em média, 5 litros de sangue. Em cada doação, o máximo de sangue retirado é de 450 ml.  

    Quais são os cuidados pós-doação de sangue?

    Após a doação de sangue, é necessário ter alguns cuidados, como:
    • Evite esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas.
    • Aumente a ingestão de líquidos (água).
    • Não fume por 2 horas.
    • Evite bebidas alcoólicas por 12 horas.
    • Mantenha o curativo no local da punção por, pelo menos, quatro horas.
    • Não dirija veículos de grande porte, não trabalhe em andaimes e não pratique paraquedismo ou mergulho.
    • Faça um pequeno lanche e hidrate-se. É importante que o doador continue se sentindo bem durante o dia em que efetuou a doação de sangue.

    Onde doar sangue? 

    Quem doa sangue para quem?


    Pode doar para:Pode receber doação de:
    Sangue tipoA+AB+ e A+A+, A-, O+ e O-
    Sangue tipo A-A+, A-, AB+ e AB-A- e O-
    Sangue tipo B+B+ e AB+B+, B-, O+ e O-
    Sangue tipo B-B+, B-, AB+ e AB-B- e O-
    Sangue tipo AB+AB+
    A+, B+, O+, AB+, A-, B-, O- e AB- (todos)
    Sangue tipo AB-AB+ e AB-A-, B-, O- e AB-
    Sangue tipo O+A+, B+, O+ e AB+O+ e O-
    Sangue tipo O-A+, B+, O+, AB+, A-, B-, O- e AB- 


    (todos)"

    Benefícios não devem ser as únicas razões para doar sangue, alerta HemeparDoadores podem ter desconto de até 50% em ingressos para cinema e shows, além de conseguirem um dia de folga. Porém, é preciso ser consciente e verdadeiro durante triagem
    Por Raquel Derevecki
    [21/07/2017] [21:03]
    0 COMENTÁRIOS

    ...
     2 



    Benefícios são atrativos para incentivar doadores, mas não devem ser a principal razão para visitar um banco de sangue| Foto: Raul Santana/Fiocruz
    Garantir 50% de desconto em eventos esportivos e culturais, além de ganhar um dia de folga no trabalho. Esses foram benefícios recebidos por 3.796 pessoas de todo o Paraná que receberam a certificação de doadores de sangue em 2016. No entanto, especialistas alertam para o perigo que a doação buscando apenas benefícios traz, já que, para consegui-los, algumas pessoas podem esconder situações de risco e causar sérios danos à saúde de quem precisa de transfusões.

    Confira os locais onde você pode doar sangue em Curitiba

    Para receber a certificação que garante os descontos, o voluntário deve realizar três doações no período de um ano em qualquer banco de sangue do Paraná. Sete dias após a terceira coleta, o doador pode retirar o documento nos mesmos locais onde realizou a doação e - de acordo com a lei estadual 13.964/2002 - pagará metade do valor na compra de ingressos para shows, cinema, teatro e eventos esportivos. 


    No entanto, o diretor-geral do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), Paulo Roberto Hatschbach, destaca que essa não pode ser a única razão a levar uma pessoa a doar e que a ação deve ser realizada com responsabilidade e consciência, principalmente no momento de preencher a ficha de triagem, em que são respondidas cerca de 30 perguntas a respeito das condições de saúde do candidato . “Se a pessoa for ao banco de sangue com a mente focada somente em conseguir benefícios, ela pode acabar escondendo alguma coisa com medo de ser considerada inapta e isso colocará em risco quem vai receber o sangue”, pontua. 

    Na tentativa de evitar a transmissão de doenças por esse motivo, as 16 mil coletas realizadas mensalmente no Paraná passam por exames rigorosos. Segundo Hatschbach, a tecnologia utilizada é avançada e, nos últimos anos, não foi registrada nenhuma contaminação no Paraná. Mas existem infecções que precisam de um período de tempo específico para se manifestarem no organismo até serem detectadas. “Devido a essa janela imunológica, é importante ser totalmente honesto e correto na triagem clínica”, solicita Hatschbach.

    Caso a pessoa seja considerada inapta, o avaliador explicará o motivo e também deixará claro se a situação é temporária ou definitiva. Já o doador que estiver apto assinará um termo de consentimento e será encaminhado para a sala de coleta. Com isso, poderá salvar até quatro vidas em cada doação.

    Benefícios
    Para conseguir a certificação que garante a meia-entrada no cinema, por exemplo, não basta doar sangue uma única vez. A certificação que garante o benefício é diferente da carteirinha, recebida logo na primeira coleta. Segundo Hatschbach, essa carteirinha apresenta apenas o tipo sanguíneo do doador e sua sorologia, enquanto o certificado emitido após a terceira doação lhe dá o direito de receber descontos em eventos. “Existem casos em que a própria carteirinha acaba sendo aceita, mas a lei solicita o certificado emitido após três coletas de sangue”, explica. 

    O certificado tem validade de um ano e, para renová-lo, basta realizar mais duas doações. “Lembrando que o homem pode doar sangue até quatro vezes durante 12 meses, e a mulher, três. Além disso, em cada doação é necessário apresentar documento oficial com foto”. 


    Outra vantagem conferida aos voluntários é o dia de despensa do trabalho garantido pela Lei Federal 1.075/1950. Para utilizar a folga, é necessário solicitar a declaração de comparecimento ao banco de sangue. “Esse benefício é muito utilizado em vésperas de feriado, quando recebemos um número maior de doações”, comenta o diretor-geral do Hemepar.

    “Precisamos de doações”
    Como o mês de julho não possui feriados, é mês de férias e ainda apresenta baixas temperaturas, ele costuma registrar queda na quantidade de coletas devido às gripes, resfriados e o “medo” de enfrentar o frio. Apenas na última terça-feira (18) – dia mais frio do ano –, por exemplo, 105 doadores compareceram ao Hemepar de Curitiba, sendo que a média esperada é de 180 voluntários diariamente. 

    Diante dessa situação, os bancos de sangue solicitam doações. “O Hemepar, por exemplo, atende 384 hospitais em todo o estado, então nos preocupamos em sempre manter o estoque e contamos com a população para isso. Precisamos de doadores”, informa Hatschbachr. Em Curitiba, é possível realizar a coleta em seis locais, que funcionam em horários diferenciados. Conheça todos eles e escolha o mais próximo de você."
    Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/curitiba/beneficios-nao-devem-ser-as-unicas-razoes-para-doar-sangue-alerta-hemepar-78l2emekprjzitdttj6oke7y8/
    Copyright © 2020, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.
    O-

























    segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

    A arte de nascer a cada dia.


    A arte de nascer a cada dia

    Por mais que se agarre às coisas, pessoas, lugares e situações…tudo vai e  tudo vem.

    A especificidade muda, os rostos mudam, mas o padrão pode permanecer o mesmo.

    Experiências podem ser recicladas com outro contexto, mas já não têm o mesmo sabor. Pois, como o céu, nós nos transformamos. A nossa natureza é de MUDANÇAS.
    Temos medo do tempo, porque não o podemos controlar. 
    Ele passa, assim como todas as coisas que se tornam passado. O nosso maior medo é a mudança.

    Mas e se aprendermos com as mudanças e aceitarmos graciosamente o fim de uma era, de uma crença, de um hábito? Essa é a arte do renascimento.




    O sol nasce todas as manhãs, sem o nosso controle ou esforço. Ilumina e expõe todos os erros cometidos na noite anterior, traz a clareza, por vezes indesejada, de que não fomos como queríamos ser.
    Mas também marca um novo começo, o de um novo dia, que para muitos é um sacrifício e mais uma maneira de sobreviver. 

    Quando pode ser uma oportunidade para sermos totalmente diferentes, nem que seja instaurando-se uma pequena mudança! em nossa forma de ser e agir




    Assim, tomando por garantida a passagem do tempo e deixando passar a oportunidade de um novo dia, muita gente espera que as mudanças caóticas sejam o seu “acordar para a vida”.
    Quantos esperam pelo choque de uma mudança repentina, para finalmente mudarem as suas atitudes?
    Como uma pessoa que deixa passar cada oportunidade de deixar um hábito que sabe que é tóxico a longo prazo, mas deixa passar até ao dia de um problema de saúde?

    Até quando repetir o padrão ao limite de se recuperar a consciência?
    Aprenda a deixar esmorecer o que não lhe serve, em vez de mantê-lo vivo pela sua atenção.
    Ser contra a mudança é ser contra a natureza humana. Então, sigamos o fluxo natural das mudanças.
    A roda viva segue girando, traz e leva, leva e traz. Mas nós, no centro da roda, temos o controle da sua velocidade, do que queremos manter. Apenas podemos manter aquilo que não sofre passagem do tempo a nível físico: valores, crenças, atitudes, desejos.
    Tudo o que ressoa para o Universo e para todas as almas que participam da nossa existência.

    PESE ISSO.

    Todo o medo é uma ilusão:

     a de que algo será para sempre.



    Tudo se transforma, e veja isso como uma 

    bênção, usufruindo do fluxo do tempo e das 

    transições pelas quais você passa, para que

    assim se liberte e se torne quem verdadeiramente é – 

    um ser isento de posses, mas composto por 

    eternidade.



    INICIO

    COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

      O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...