quinta-feira, 23 de maio de 2019

UM ABRAÇO

O que você faz quando está com dor de cabeça, ou quando está chateado?
Será que existe algum remédio para aliviar a maioria dos problemas físicos e emocionais?
Pois é, durante muito tempo estivemos à procura de alguma coisa que nos rejuvenescesse, que prolongasse nosso bom humor, que nos protegesse contra doenças, que curasse nossa depressão e que nos aliviasse o estresse.
Sim, alguma coisa que fortalecesse nossos laços afetivos e que, inclusive, nos ajudasse a adormecer tranquilos.
Encontramos! O remédio já havia sido descoberto e estava à nossa disposição. O mais impressionante de tudo é que não custa nada.
Aliás, custa sim, custa abrir mão de um pouco de orgulho, um pouco de pretensão de ser autossuficiente, um pouco de vontade de viver do jeito que queremos, sem depender dos outros.
É o abraço. O abraço é milagroso. É medicina realmente muito forte. O abraço, como sinal de afetividade e de carinho, pode nos ajudar a viver mais tempo, proteger-nos contra doenças, curar a depressão, fortificar os laços afetivos.
O abraço é um excelente tônico. Hoje, sabemos que a pessoa deprimida é bem mais suscetível a doenças. O abraço diminui a depressão e revigora o sistema imunológico.
O abraço injeta nova vida nos corpos cansados e fatigados, e a pessoa abraçada sente-se mais jovem e vibrante. O uso regular do abraço prolonga a vida e estimula a vontade de viver.
Ouvimos, há algum tempo, a teoria muito interessante de uma psicóloga americana, dizendo que se precisa de quatro abraços por dia para sobreviver, oito abraços para manter-se vivo e doze abraços por dia para prosperar.
E o mais bonito é que esse remédio não tem contraindicação e não há maneira de dá-lo sem ganhá-lo de volta.
*   *   *
Temos visto, colado nos vidros de alguns veículos, um adesivo muito simpático, dizendo: Abrace mais!
Eis uma proposta nobre: Abraçar mais.
O contato físico do abraço se faz necessário para que as trocas de energias se deem, e para que a afetividade entre duas pessoas seja constantemente revitalizada.
abraçar mais é um excelente começo para aqueles de nós que nos percebemos um tanto afastados das pessoas, um tanto frios no trato com os outros.
Só quem já deu ou recebeu um sincero abraço sabe o quanto este gesto, aparentemente simples, consegue dizer.
Muitos pedidos de perdão foram traduzidos em abraços...
Muitos dizeres eu te amo foram convertidos em abraços.
Muitos sentimentos de saudade foram calados por abraços.
Muitas despedidas emocionadas selaram um amor sem fim no aconchego de um abraço.
Assim, convidamos você a abraçar mais.
Doe seu abraço apertado para alguém, e receba imediatamente a volta desse ato carinhoso.
Utilize a terapia do abraço contra a tristeza e a depressão.
Abrace, afetuosamente, a quem você ama e transmita as emoções desse seu sentimento.
Abrace e transmita bem-estar, paz.
Pense nisso! Abrace mais você também.

Redação do Momento Espírita, com base em palestras
de Alberto Almeida, nos dias 29, 30 e 31 de março
de 2002, em Matinhos, PR e no texto 
Um abraço, de
autoria ignorada.
Em 18.4.2014.

quarta-feira, 22 de maio de 2019

DICA - ECONOMIZANDO ÁGUA

Água

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
25. Reaproveite a água depois de lavar a roupa: reutilize a água proveniente da lavagem de roupa para lavar o quintal ou carro. Esta dica vale para a água da chuva.
26. Feche a torneira enquanto escova os dentes: pode parecer bobeira, mas muitas pessoas possuem o hábito de deixar a torneira aberta enquanto escovam os dentes. Fechá-la durante este ato ajuda a economizar até 1,9 milhões de litros de água ao longo da vida.
27. Conserte torneiras com vazamentos: se aquele pinga-pinga nunca te incomodou é hora de prestar mais atenção. Esta pequena goteira pode desperdiçar até 2 mil litros de água ao mês.
28. Retire os restos de comida antes de lavar a louça: assim você economizará mais água ao lavar a louça com apenas pequenos resíduos de comida.E não vai entupir os canos os esgotos e também será uma economia e menos dor de cabeça.
29. Instale uma descarga econômica: alguns vasos sanitários possuem uma válvula de descarga econômica, a qual permite a seleção da quantidade de água necessária de acordo com a situação. O desperdício diminuirá significativamente.
30. Utilize regador: precisa regar seu jardim? Um regador utiliza menos água do que uma mangueira, garantindo a economia.
31. Diminua o tempo no banho: cada minuto a menos embaixo do chuveiro economiza cerca de 23 litros de água.
32. Espere juntar roupa suja para lavá-la: utilizar a máquina menos vezes em sua capacidade total garante maior economia de água.
33. Troque a mangueira pelo balde: ao lavar o carro, esta simples mudança pode economizar significativamente. Por exemplo, se você utilizar 6 baldes, você pode economizar até 150 litros por lavagem.
34. Regue seu jardim à noite: essa opção garante máximo proveito da água, já que a ausência do sol diminui a evaporação.

"TODO MUNDO ERRA!"


"TODO UNDO ERRA !!!"

Você, certamente, já ouviu ou falou a frase: "todo mundo erra!". 
Essa afirmativa está correta, porque a terra é um planeta de provas e expiações, o que quer dizer que neste mundo não há ninguém perfeito. 


A perfeição é uma meta que todos nós alcançaremos um dia, mas não pode ser encontrada no atual estágio evolutivo da humanidade terrestre. 

Não é outra a razão porque todos ainda cometemos erros, embora muitas vezes tentando acertar. 


Tudo isso é fácil de entender, dirão alguns. E mais fácil ainda é tentar justificar as próprias faltas com a desculpa da imperfeição. 

Admitir, portanto, que cometemos falhas mais vezes do que gostaríamos, não é difícil. Também não é difícil tolerar os escorregões dos nossos afetos. 

No entanto, se você admite que "todo mundo erra", porque é tão difícil relevar as imperfeições alheias? 

Porque é tão fácil justificar os próprios erros e tão difícil aceitá-los nos outros? 

Se quebramos um copo, por exemplo, logo nos desculpamos dizendo que foi sem querer, e pode ter sido mesmo. Mas, se é outra pessoa que o faz, já achamos uma maneira de criticar, dizendo que é descuidada ou não prestou a devida atenção no que estava fazendo. 

Se a esposa não conseguiu servir o almoço na hora que deveria, é porque ficou de conversa fiada com alguma amiga. Mas quando você é o esposo e não dá conta de entregar um serviço no prazo, é porque é um homem muito atarefado. 

Quando o marido chega em casa nervoso e irritado, é porque está sobrecarregado de problemas, mas não desculpa se a esposa está impaciente por ter passado o dia todo ouvindo choro de criança e atendendo as tarefas da casa. 

Se você é a esposa e tem seus motivos para justificar a falta de atenção com os filhos, em determinado momento, pense que seu esposo também tem suas razões para justificar uma falta qualquer. 

Se você é filho e acha que está certo agindo desta ou daquela maneira, entenda seus pais, pois eles também encontrarão motivos para justificar seus deslizes. 

O que geralmente ocorre, é que não paramos para ouvir as pessoas que transitam em nossa estrada. O que é mais comum, é criticar sem saber dos motivos que as levaram a se equivocar. 

Se temos sempre uma desculpa para nossas faltas, devemos convir que os outros também as têm. 

Se assim é, por que tanta inquietação com as ações que julgamos erradas nos outros? 

Não temos a intenção de fazer apologia ou defender o desculpismo, mas, simplesmente, chamar a atenção para o fato de que todos estamos sujeitos a dar um passo em falso. E por isso devemos, no mínimo, entender quando isso acontece. 

Se todo mundo erra, temos mais motivos para a tolerância e o perdão. 

E se ninguém é perfeito, mais razão para entender as imperfeições alheias. 

Ou será que só nós temos o direito a tropeçar? 

Pense nisso! 

A terra é uma escola de aperfeiçoamento da humanidade. 

As pessoas que aqui estagiam, estão se preparando para conquistar mundos mais adiantados, universidades mais avançadas. 

Por essa razão, vale a pena prestar atenção no seu aproveitamento pessoal, e deixar aos outros o dever de cuidar dos próprios atos. 

Pois a cada vez que deixamos o corpo físico, pela desencarnação, uma nova avaliação é feita e todos, sem exceção, receberemos conforme nossas obras. 

Pense nisso!

terça-feira, 21 de maio de 2019

Limpar os ouvidos






Limpar os ouvidos

OS COTONETES PODEM SER USADOS ATÉ NOS RECÉM-NASCIDOS, MAS CUIDADO

REDAÇÃO PAIS&FILHOS
As hastes flexíveis (famosos “cotonetes”) podem ser usadas em crianças e adultos, inclusive nos recém-nascidos. Mas sempre com cuidado. Não é recomendada a utilização na parte interna do ouvido, pois elas podem ultrapassar o conduto auditivo, alcançando o tímpano (membrana que fica no canal do ouvido). Isso pode machucá-lo e até causar sua perfuração, o que diminui a audição. Outro ponto importante é o fato de que a haste empurra a cera – que é produzida normalmente pelo organismo e serve como proteção – para dentro do ouvido e isso pode acabar formando uma espécie de rolha. Se o ouvido ficar “entupido” com a cera, a criança pode sentir dor, coceira ou ter sua audição diminuída. Nesse caso, só um médico poderá resolver o problema. A cera é eliminada pelo próprio corpo, naturalmente. Portanto, não se preocupe em retirá-la. É aconselhado o uso das hastes flexíveis apenas na parte externa, a orelha, para secagem e higienização. Limpe só as regiões que você consegue ver!
Consultoria: Gerson Matsas, pai de Silvio e Gabriela, é pediatra do Hospital Samaritano.

Respeito e civilidade

Respeito e civilidade - 
As crianças geralmente são lições vivas que retratam os ensinos que recebem de seus pais e professores.
E é gratificante perceber os frutos dessas lições, quando os filhos não estão com os adultos e mesmo assim agem conforme o que aprenderam.
Um dia desses aconteceu um fato interessante, que nos chamou atenção.
Uma menina de 9 anos e um garoto de 3 foram passar uns dias na casa de uma tia, aproveitando as férias de julho.
As crianças levantaram tarde, pois o inverno, no sul, é um convite para ficar um pouco mais debaixo das cobertas...
Após um leve desjejum, as crianças foram brincar no parquinho, enquanto a tia já preparava o almoço para logo mais.
Poucos minutos depois, os dois entraram em casa novamente.
“O que houve?” Perguntou a tia.
E a menina falou, com tranqüilidade: “Tinha um senhor varrendo as folhas secas do parquinho, e a gente não quis atrapalhar.”
“E foi ele que pediu para vocês saírem?”, questionou a tia, desejando saber se a iniciativa era deles mesmo.
“Não, a gente achou melhor sair”, respondeu a garota.
Impressionante que o pequeno também voltou com a irmã mais velha, sem fazer escândalo.
Não havia revolta, nem reprovação, por parte dos dois.
Ambos agiram com a naturalidade de quem sugou as lições de respeito ao próximo, com o leite materno.
Sem dúvida, uma atitude que merece reflexão por parte dos adultos.
Não havia ninguém por perto para dizer àquela menina que ela deveria respeitar a pessoa que estava limpando o parquinho. Ela tomou a decisão com autonomia.
Atitudes como essa denotam que o respeito e a civilidade são lições que valem a pena.
Reportagens feitas nas ruas, e exibidas na TV, demonstraram que a grande maioria dos adultos não nota os varredores de rua.
Tanto isso é verdade, que alguns atores famosos se vestiram de garis e passaram um bom tempo representando esse papel, em locais movimentados, sem que ninguém os reconhecesse.
E se esses trabalhadores não são sequer notados, como serão respeitados?
Isso é fruto de uma visão equivocada, em que as pessoas valem pelo que têm, ou parecem ter, em vez de serem valorizadas pelo simples fato de existirem.
O respeito é um valor básico, e deveria reger as relações sociais.
As noções de civilidade deveriam fazer parte das primeiras lições na infância.
O respeito é uma matéria que deveria compor o currículo normal das escolas, e ser ensinado pela teoria e também pelo exemplo dos educadores.
Quando o respeito não é levado em conta, na base da educação, a sociedade periclita.
A falta de respeito gera conflitos de difícil solução, e é causa de muitas guerras.
O respeito, levado às últimas conseqüências, seria a chave para a solução de inúmeros problemas sociais.
Quando a sociedade respeitar os direitos básicos de cada cidadão, não haverá ninguém a quem falte o necessário. E um cidadão que vê seus direitos respeitados não tem razões para ser violento.
E o primeiro de todos os direitos do ser humano, é o direito de viver.
E para viver, algumas necessidades básicas devem ser atendidas.
Entre elas estão a educação e o trabalho. As demais, o homem constrói com dignidade, pois o trabalho tudo vence.
Você já imaginou como seria uma sociedade regida, naturalmente, pelo respeito mútuo?
Seria a sociedade ideal, não há dúvida...
Você entraria num restaurante e poderia conversar tranquilamente com seus amigos, sem precisar gritar...
Jamais haveria alguém fumando na mesa ao lado...
Você só ouviria as músicas que desejasse dentro do seu lar, e não a dos vizinhos...
O erário (O Tesouro Nacional - conjunto dos recursos financeiros públicos; os dinheiros e bens do Estado; tesouro, fazenda.) só seria usado em benefício de todos, e assim por diante.
Pensemos nisso, e façamos a nossa parte para que essa sociedade seja uma realidade um dia. FIM.
FONTE: Texto da Equipe de Redação do Momento Espírita, com base em fatos reais.

domingo, 19 de maio de 2019

INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...