sábado, 30 de junho de 2018

Dicas para afastar as energias negativas

Evolução Espiritual: Dicas para afastar as energias negativas

Fonte| Publicado por Rádio Boa Nova 
Para alcançarmos a Evolução Espiritual é necessário iniciarmos o processo de Reforma Íntima. Afastar-se das energias negativas é um passo fundamental rumo ao progresso moral.
É importante ressaltar que a Evolução Espiritual é um processo gradual no qual deve-se caminhar respeitando o tempo de cada sujeito. O Espiritismo é um grande auxiliador na busca da perfeição moral, pois nos mostra a vida com outras perspectivas.
O Evangelho Segundo o Espiritismo é a principal obra da Doutrina Espírita na construção de nossa moral que resultará na Evolução Espiritual. Migrando seus tópicos para os dias de hoje, segue abaixo algumas dicas para afastar-se das energias negativas:
Perdoar 70×7
O perdão é um importante passo para a Evolução Espiritual, pois as mágoas e os ressentimentos criam energias negativas que atraem mais negatividade. Com isso pode ocorrer sentimentos de vingança e ódio, que somam uma sequência de prejuízos para a encarnação.
Lembre-se de que todos nós somos imperfeitos e erramos, portanto não prolongue tais energias. Perdoe aqueles que o ofenderam, pois um dia você pode ter sido o ofensor. Vigie-se também para que nunca alguém te ofenda.
Livrar do que é Tóxico
Somos bombardeados diariamente com energias negativas e tóxicas, seja nas mídias, nos ambientes que frequentamos ou pelas pessoas que convivemos. Essas energias inibem a positividade e a alegria de viver, prejudicando assim o nosso progresso.
As energias tóxicas podem trazer o medo, as preocupações, a raiva e a desconfiança, portanto distancie dessa negatividade. Sempre que identificar essas situações tóxicas, lute para manter-se positivo.
Mantenha-se Positivo
Diante dessas situações, manter-se positivo te ajuda a não se envolver na negatividade alheia. As pessoas podem até tentar te influenciar, mas se estiver com uma energia mais forte e positiva, suas vibrações não te afetarão.
Afirme o Positivo
Os pensamentos e as palavras são poderosas e emanam energias que atraem suas semelhantes. A frequência da sintonia positiva pode ser alterada pela padrão energético da negatividade.
Para que isso não ocorra utilize as afirmações para fortalecer a positividade que há em você. Pense e fale o quanto tudo está bom e o quanto tudo vai melhorar.
Confiança e Prece
É também pelos pensamentos e pelas palavras que podemos e devemos agradecer às bênção concedidas. As preces reafirmam a confiança em Deus e as ligações com seus Espíritos Protetores.
Peça que restauração de suas energias e esteja sempre conectado com sua fé e principalmente com o amor.

sexta-feira, 29 de junho de 2018

APENAS UMA REFLEXÃO (UM POUQUINHO DE CADA UM DE NÓS)

A arte de viver bem
Não exija dos outros o que eles não podem lhe dar, mas cobre de cada um a sua responsabilidade. Não deixe de usufruir o prazer, mas que não faça mal a ninguém. Não pegue mais do que você precisa, mas lute pelos seus direitos.
Não olhe as pessoas só com os seus olhos, mas olhe-se também com os olhos delas. Não fique ensinando sempre, você pode aprender muito mais. Não desanime perante o fracasso, supere-se o transformando em aprendizado.
Não se aproveite de quem se esforça tanto, ele pode estar fazendo o que você deixou de fazer. Não estrague um programa diferente com seu mau humor, descubra a alegria da novidade. Não deixe a vida se esvair pela torneira, pode faltar aos outros…
O amor pode absorver muitos sofrimentos, menos a falta de respeito a si mesmo! Se você quer o melhor das pessoas, dê o máximo de si, já que a vida lhe deu tanto. Enfim, agradeça sempre, pois a gratidão abre as portas do coração.
Içami Tiba 
FONTE:https://www.belasmensagens.com.br

quarta-feira, 27 de junho de 2018

DICAS VALIOSA DE UM LINDO JARDIM .



Você sabia que é possível fazer um lindo jardim em sua casa mesmo com pouca grana? 
Apesar do que muitos pensam, criar ambiente florido, bem cuidado e extremamente colorido é processo simples e que não necessita de grandes investimentos. O segredo é escolher os produtos ideais e colocar a mão na massa.  Veja como!
Dica número 1:
selecione as flores da estação Pesquise uma lista completa de espécies e seus períodos ideais. 

Se você escolher as flores ou plantas corretas para cada momento do ano, terá mais chances de acertar no plantio.
 Para guardar um pouquinho mais de dinheiro, ainda vale optar pelas flores ainda em sementes. 
Elas são baratas e fáceis de encontrar, mas precisa de mais cuidados.

Dica número 2:
estude e aprenda Nada pior do que perder as suas plantinhas por não saber cuidar.

 Pesquise sobre as espécies escolhidas, as necessidades de poda e irrigação
Também é importante entender um pouquinho sobre a nutrição da terra e as suas necessidades ao longo das estações.

Dica número 3:
comece pelos vasos O seu pequeno jardim pode ser cultivado inicialmente em recipientes. Escolha vasos de plástico ou barro para harmonizar com a decoração de sua casa. 

Este é o momento para entender todos os cuidados e iniciar o seu processo de aprendizado. Encare como um teste e faça de tudo para acertar!

Dica número 4:
crie o seu próprio jardim Agora que você já sabe quais são os processos de crescimento de uma plantinha, vale investir em um espaço mais amplo.

 Encontre ambientes propícios em sua área verde e não se esqueça de manter a sua mente sempre renovada.

 O conhecimento em jardinagem é essencial para manter o seu jardim colorido e lindo!


A LIÇÃO DO JARDINEIRO.

Um dia, o executivo de uma grande empresa contratou, pelo telefone, um jardineiro autônomo para fazer a manutenção do seu jardim. 

Chegando em casa, o executivo viu que estava contratando um garoto de apenas 15 ou 16 anos de idade. Contudo, como já estava contratado, ele pediu para que o garoto executasse o serviço. 

Quando terminou, o garoto solicitou ao dono da casa permissão para utilizar o telefone e o executivo não pôde deixar de ouvir a conversa. 

O garoto ligou para uma mulher e perguntou: "A senhora está precisando de um jardineiro?" 

"Não. Eu já tenho um", foi a resposta. 

"Mas, além de aparar a grama, frisou o garoto, eu também tiro o lixo." 

"Nada demais, retrucou a senhora, do outro lado da linha. O meu jardineiro também faz isso." 

O garoto insistiu: "eu limpo e lubrifico todas as ferramentas no final do serviço." 

"O meu jardineiro também, tornou a falar a senhora." 

"Eu faço a programação de atendimento, o mais rápido possível." 


"Bom, o meu jardineiro também me atende prontamente. Nunca me deixa esperando. Nunca se atrasa." 

Numa última tentativa, o menino arriscou: "o meu preço é um dos melhores." 

"Não", disse firme a voz ao telefone. "Muito obrigada! O preço do meu jardineiro também é muito bom." 

Desligado o telefone, o executivo disse ao jardineiro: "Meu rapaz, você perdeu um cliente." 

"Claro que não", respondeu rápido. "Eu sou o jardineiro dela. Fiz isto apenas para medir o quanto ela estava satisfeita comigo." 

Em se falando do jardim das afeições, quantos de nós teríamos a coragem de fazer a pesquisa deste jardineiro? 

E, se fizéssemos, qual seria o resultado? Será que alcançaríamos o grau de satisfação da cliente do pequeno jardineiro? 

Será que temos, sempre em tempo oportuno e preciso, aparado as arestas dos azedumes e dos pequenos mal-entendidos? 

Estamos permitindo que se acumule o lixo das mágoas e da indiferença nos canteiros onde deveriam se concentrar as flores da afeição mais pura? 

Temos lubrificado, diariamente, as ferramentas da gentileza, da simpatia entre os nossos amores, atendendo as suas necessidades e carências, com presteza? 

E, por fim, qual tem sido o nosso preço? Temos usado chantagem ou, como o jardineiro sábio, cuidamos das mudinhas das afeições com carinho e as deixamos florescer, sem sufocá-las? 

*** 



O amor floresce nos pequenos detalhes. Como gotas de chuva que umedecem o solo ou como o sol abundante que se faz generoso, distribuindo seu calor. 

A gentileza, a simpatia, o respeito são detalhes de suma importância para que a florescência do amor seja plena e frutifique em felicidade.
Equipe de Redação do Momento Espírita, com base em texto de autoria ignorada

A FAMÍLIA. (COLMEIA DE ABELHAS)


Você já parou algum dia para pensar como funciona uma colmeia? Já se deu conta de que nela tudo é ordem, disciplina, preocupação pelo todo?

A colmeia é formada por células de cera, que se contam aos milhares. Em algumas dessas células existem ovos ou larvas de abelha.
Outras servem como depósitos de pólen e de mel. Essas são os favos de mel.

Numa colméia podem existir até 70 mil abelhas, que exercem diferentes funções.

As operárias são as que alimentam as larvas, cuidam da colméia, trazem comida para todos os habitantes da comunidade
. Elas começam como faxineiras, limpando as células onde estão os ovos. Depois produzem a geléia real que serve para alimentar as abelhas mais jovens e a rainha. Também trabalham como babás alimentando as abelhinhas mais crescidas com pólen e mel.

Com dez dias de vida elas se tornam construtoras. Começam a produzir cera, que lhes permite construir e remendar as células da colméia.

A rainha tem como tarefa botar ovos, dos quais sairão as operárias, os zangões e as novas rainhas. No verão chega a botar em um só dia 1.500 ovos.

O zangão, desde que nasce, tem por tarefa a procriação com a rainha. Depois morre.

Tudo na colmeia reflete ordem, equilíbrio.

As operárias são também as que saem da colméia para buscar a matéria prima de que necessitam. Estranhamente, elas nunca se enganam no caminho de volta para casa, para onde retornam com sua preciosa carga.

Embora sua vida seja curta, de cinco semanas apenas, elas não se cansam de trabalhar, sem cansaço, pelo bem-estar de toda a equipe.

Podemos pensar na família como uma colméia racional. Cada um tem sua tarefa a cumprir, visando o crescimento da pequena coletividade, como exige o lar.

E todos são importantes no desempenho do grupo doméstico.

É no seio da família, na intimidade do lar, que se vão descobrir operárias incansáveis, trabalhando sem cessar, não se importando consigo mesmas. Em constante processo de doação.

É na família que se aprende a transformar o fel das dificuldades, as amarguras das incompreensões no mel das atenções e do entendimento.

É ali que se exercita a cooperação. Afinal, como a família é uma comunidade, há necessidade de ajuda mútua.

Quando a família enfrenta as dificuldades com união, cresce e supera problemas considerados insolúveis.
Para que a família progrida no todo, cada um deve se conscientizar de sua tarefa e realizá-la com alegria.

É por este motivo que as crianças devem ser incentivadas, desde cedo, a pequenas tarefas no lar.

Retirar os pratos da mesa, lavar a louça, aquecer a mamadeira do menorzinho.

Renúncia a um pequeno lazer para satisfazer o outro. Nem que seja somente a satisfação da companhia ou de um diálogo amistoso.
Se na colméia familiar reinar o amor, conseguiremos com certeza ter elementos para uma atuação segura, verdadeiramente cristã, junto à família maior, na imensa colméia do mundo.

***

A família é abençoada escola de educação moral e espiritual. É oficina santificante onde se burilam caracteres. É laboratório superior em que se refinam ideais.
Equipe de Redação do Momento Espírita, com base na revista Mini-monstros, editora Globo, Nº 19964 e no livro Rosângela, cap. A colméia, Editora Fráter livros Espíritas.





terça-feira, 26 de junho de 2018

As crianças amadas se tornam adultos que sabem amar


  • Psicologia e Comportamento
Nossas primeiras experiências com o mundo marcam o início do nosso desenvolvimento emocional. Na infância se tece uma rede que conectará nossa mente e nosso corpo, o que determinará em grande parte o desenvolvimento da capacidade de sentir e de amar.
Neste sentido, nosso crescimento emocional dependerá dos nossos primeiros intercâmbios emocionais, que nos ensinarão o que ver e o que não ver no mundo emocional e social no qual nos encontramos.
Assim, o campo da nossa infância nos permite semear o amor de maneira natural, o que determinará que a capacidade de amar e de sermos amados cresça de maneira saudável e nos ajude a nos desenvolvermos no futuro.
Se alimentarmos as crianças com amor, os medos morrerão de fome
As amostras de carinho e afeto elevam a autoestima das crianças e as ajudam a construir uma personalidade emocionalmente adaptada e inteligente. Ou seja, o nosso amor as ajuda a lidar com os medos naturais que surgem nas diferentes idades, fomentando um grau de sensibilidade saudável.
As crianças têm uma confiança natural em si mesmas. De fato, nos surpreende que frente a desvantagens insuperáveis e fracassos repetidos elas não desistam. A persistência, o otimismo, a automotivação e o entusiasmo são qualidades inatas das crianças.
Percebermos isso nos ajuda a sermos conscientes do quão importante é amarmos nossos filhos e educá-los em relação ao respeito, empatia, expressão e compreensão dos sentimentos, controle da impaciência, capacidade de adaptação, amabilidade e independência.

O que podemos fazer para criar crianças felizes e saudáveis?
O temperamento de uma criança reflete um sistema de circuitos emocionais inatos específicos no cérebro, um esquema de sua expressão emocional presente e futura, e de seu comportamento. Estes podem ser adequados ou não, por isso a educação deve se tornar um apoio e um guia para elas.
Para alcançar uma saúde emocional ideal, devemos mudar a forma como se desenvolve o cérebro das crianças. A ideia é que através do amor e da educação emocional estimulemos certas conexões neuronais saudáveis.
Ou seja, todas as crianças e todos os adultos partem de certas características determinadas que devem ser administradas em conjunto para que possamos alcançar o bem-estar físico e emocional.
Por exemplo, quando uma criança é tímida por natureza os adultos que se encontram ao seu redor a protegem exageradamente, fazendo com que ela se torne ansiosa com o passar do tempo.

A educação emocional requer uma certa “desaprendizagem” adulta. Uma criança tímida deve aprender a dar nome às suas emoções e a enfrentar o que a perturba, não deve sentir que cortamos suas asas porque ela é vulnerável.
Um adulto deve demonstrar empatia sem reforçar suas preocupações, propondo, por sua vez, novos desafios emocionais que a permitam evoluir. Deve-se proteger a saúde emocional da criança através do desenvolvimento de suas características naturais.

As chaves básicas de uma educação emocional saudável
1. Os especialistas costumam recomendar que ajudemos as crianças a falarem de suas emoções como uma maneira de compreender a si mesmas e os demais. Entretanto, as palavras só dão conta de uma pequena parte (10%) do verdadeiro significado que obtemos através da comunicação emocional.
Por essa razão, não podemos ficar só na verbalização; devemos ensiná-las a compreender o significado da postura, das expressões faciais, do tom de voz e de qualquer tipo de linguagem corporal. Isso será muito mais efetivo e completo para o seu desenvolvimento.
2. Há anos vem se promovendo o desenvolvimento da autoestima de uma criança através do elogio constante. Entretanto, isso pode fazer mais mal do que bem. Os elogios só ajudarão as nossas crianças a se sentirem bem consigo mesmas se eles estiverem relacionados a ganhos específicos e ao domínio de novas aptidões.


3. O estresse é um dos grandes inimigos da infância. Entretanto, é um inconveniente com o qual elas têm que conviver, por isso protegê-las em excesso é uma das piores coisas que podemos fazer. devem aprender a enfrentar estas dificuldades naturais de tal forma que desenvolvam novos caminhos neurais que as permitam se adaptar ao meio no qual vivem.
Não podemos tentar criar nossas crianças em um mundo da Disney de inocência e ingenuidade. O estresse e a inquietação fazem parte do mundo real e da experiência humana, tanto quanto o amor e o cuidado.
Se tentarmos eliminar esses obstáculos, impediremos que elas tenham a oportunidade de aprender e desenvolver capacidades realmente importantes que as ajudem a enfrentar desafios e decepções que são inevitáveis na vida.


OLHE O TEU AGORA E DEIXA O PASSADO PRA LÁ.



O melhor dia da nossa vida é sempre aquele que estamos vivendo, pois só no presente temos a possibilidade de consertar erros do passado e é a oportunidade gloriosa  de preparar um futuro melhor.Viu? que legal.

Mudando o nosso comportamento com segurança e auto confiança e lutar a todo custo para a razão da AUTO-ESTIMA interior. Acredite somos seres livres para direcionar a nossa própria vida com muito amor próprio 



A assessora da ONU Mulheres, Wânia Pasinato, explica que esse é um problema relacionado a praticamente todos os tipos de violência, com exceção da física. “A agressão física deixa a mulher machucada e, às vezes, mutilada, então já é reconhecida como uma violência que não pode ser tolerada. Com os outros tipos, isso ainda não acontece”, afirma.
Vejamos alguns  exemplos de atitudes que ainda são consideradas naturais, mas que são crimes previstos pela lei.
Impedir a mulher de trabalhar ou estudar
Esse tipo de atitude é chamada violência patrimonial, conceito que inclui também qualquer tipo de apropriação sobre recursos da mulher ou qualquer tentativa de impedir que ela se desenvolva livremente.
“Isso ainda faz parte dos comportamentos que, para grande parcela da sociedade, não são violência. As pessoas acham que isso é normal e próprio das relações entre casais de namorados ou de pais com filhas”, explica Wânia Pasinato. Também são exemplos de violência patrimonial:
- causar, de propósito, danos a objetos de que a mulher gosta;
- destruir ou reter objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais e outros bens e direitos.
Insistir em relações ou práticas sexuais contra a vontade da mulher
Tentar convencer a mulher a ter relações sexuais mesmo ela tendo manifestado vontade contrária também é violência, assim como forçar relações ou qualquer tipo de prática sexual que a deixe desconfortável, como submetê-la a imagens pornográficas ou forçá-la a fazer sexo com outras pessoas. “Esse é um tipo de violência no qual a vítima ainda é responsabilizada”, destaca Wânia Pasinato.
Também é exemplo de violência sexual:
- impedir a mulher de prevenir a gravidez, forçá-la a engravidar ou ainda forçar o aborto quando ela não quiser.
Envergonhar, xingar, controlar ou humilhar a mulher
Esses comportamentos são chamados de violência psicológica. No entanto, segundo Wânia Pasinato, estão longe de ser reconhecidos como violência. “Avançamos muito pouco no reconhecimento de xingamentos e humilhações como violência. Eles estão no texto da lei, mas a concretização disso deve se dar no reconhecimento, também, da denúncia, no apoio oferecido e no encaminhamento para outros serviços”, afirma. 
De acordo com Wânia, esses também são casos nos quais as mulheres são, muitas vezes, responsabilizadas. Também, são exemplos de violência psicológica:
- ameaçar, intimidar e amedrontar;
- criticar continuamente, desvalorizar os atos e desconsiderar a opinião ou decisão da mulher;
- debochar publicamente;
- diminuir a autoestima;
- tirar a liberdade de ação, crença e decisão;
- tentar fazer a mulher ficar confusa ou achar que está ficando louca;
- atormentar a mulher, não deixá-la dormir ou fazê-la se sentir culpada;
- controlar tudo o que a mulher faz, quando sai, com quem e onde vai;
- impedir que ela trabalhe, estude, saia de casa, vá à igreja ou viaje;
- procurar mensagens no celular ou e-mail;
- usar as/os filhas/os para fazer chantagem;
- isolar a mulher de amigos e parentes.
Causar dano à imagem pública da mulher
Violência moral é como são classificadas atitudes como comentários ofensivos ou humilhantes na frente de estranhos e conhecidos. Também são exemplos:

- expor a vida íntima do casal para outras pessoas, inclusive nas redes sociais;
- acusar publicamente a mulher de cometer crimes;
- inventar histórias ou falar mal da mulher para os outros com o intuito de diminuí-la perante amigos e parentes.

VIVA O PRESENTE

O melhor dia da nossa vida é sempre aquele que estamos vivendo, pois só no presente temos a possibilidade de consertar erros do passado e a oportunidade de preparar um futuro melhor.
Viu? que legal.

QUE TAL SE MELHORAR POR AQUELE QUE VOCÊ, AMA.

Seu filho seguirá seu exemplo, não seu conselho


O papel dos pais é um dos mais complicados, se não for o mais, que vamos aprender ao longo da vida, posto que ter um filho implica, entre muitas outras coisas, uma felicidade extrema e um esforço constante para sua educação e seu crescimento como pessoa.
Como pai ou mãe sua figura será provavelmente o maior exemplo,ponto de referência e porto seguro que seu filho irá ter na vida pois crianças tem em sua mente que seus pais são super heróis e que devem ser iguais.


A maioria das crianças ouvem o que dizem a elas, algumas inclusive fazem o que é dito, mas todas as crianças se espelham no que os adultos fazem.
De fato você aprende que, conforme cresce, seu filho escolherá, conscientemente ou não, imitar seus atos, e o que provavelmente acontecerá é você perceber alguns comportamentos que não sabia que tinha mas que não havia percebido, refletidos nas crianças. Nunca se esqueça que ser pai é ser exemplo possa escolher seus próprios caminhos.

Os anos mais decisivos são a infância e a adolescência

Estas fases trazem muitos desafios tanto para a vida da criança como para de seus pais. Isso se dá porque são etapas da vida em que uma pessoa começa a inserir-se em uma família, a conhecer costumes e culturas específicas e a forjar o que podem ser seus futuros valores e princípios.
 A disciplina tem fundamental importância, a educação vem dos pais, dos amigos e mais adiante a criança irá aprender também com o ambiente de seu colégio, seus professores, etc.

Os conselhos devem ser sempre condizentes com os atos

As crianças prestam atenção em tudo, e tudo o que disser a elas deve ser acompanhado de um ato representando: então, como pai, se você aconselha seu filho sobre qualquer aspecto e faz o contrário, provavelmente a criança dará mais atenção ao que fez do que ao que disse. Muitas serão as ocasiões na quais seu filho irá recriminá-lo pois você não age conforme sua lição, o que lhe ajudará também a se dar conta de suas fragilidades e defeitos.
“A palavra convence, mas o exemplo arrasta. Não se preocupe porque seus filhos não te escutam, mas te observam todo o dia.”
-Madre Teresa de Calcuta

Deste modo, a coerência é a completa base de qualquer coisa que deseja ensinar a seu filho: se ele acha que o que escuta e o que vê é coerente, provavelmente começará a lapidar sua personalidade e sua mente a partir daí para o futuro. Seu filho o admira e o vê como seu próprio espelho, onde pode observar seu reflexo quando fica em dúvida sobre algo; aí está o desafio e o esforço de ser pai.

Algumas dicas para educar seu filho por meio do exemplo

Já falamos que a educação de um filho é uma tarefa extremamente complexa, muito mais se você pensa que estará sempre no foco de atenção e que qualquer coisa que realizar servirá de exemplo. As crianças são curiosas, observam e querem saber o porquê de tudo. Grande parte do que seu filho aprender virá de seus enisnamentos, por isso aqui estão dicas muito úteis para guiá-lo neste processo de disciplina e educação.
Em primeiro lugar, a dica é aproveitar o dia a dia para impor regras essenciais: as regras para comer à mesa, os horários e deveres do colégio, etc., podem o tornar mais responsáveis desde pequenos.
comunicação é outro dos pilares da relação pais e filhos que pode ser exemplo diário: todos os gestos, expressões ou palavras lhe ajudará a conhecer melhor a seu filho e vice versa.
Outro ponto importante são as normas: sempre claras e acompanhadas de explicações coerentes. É bom que seu filho entenda que às vezes uma coisa é o que ele quer, e outra o que tem que seguir para ser educado.
Uma das coisas que podem ocorrer quando ensina seu filho por meio de exemplo e não só por conselhos é que você se engane. Não esqueça, no entanto, que todo mundo se engana e que você também tem direito a isso: seu filho deve saber que erros existem e até os pais os cometem.
Se reconhecer seu erro e mostramor a ele o lado positivo que é aprender com as falhas, eles logo entenderão que são dessas situações que saem experiências de vida. A sinceridade que conta e sempre poderemos pedir perdão.

“Viva de tal modo que quando seus filhos pensem em justiça, carinho e integridade, pensem em você”
H. Jackson Brown 


INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...