quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

politica de convivencia

POLITICA DE PRIVACIDADE

Há duas tendências muito fortes no ser humano: 
uma para buscar a autonomia, a auto-suficiência,
 a independência;
e outra para fazer parte e pertencer a uma unidade maior.

Publicidade
Essa unidade maior pode ser definida como a família, a nação, uma ideologia, ou seja, um universo maior que tenha um significado importante.

 Dessa forma o indivíduo se desenvolve, ultrapassa sua individualidade e busca a integração com os outros.
Para se desenvolver de forma equilibrada, a pessoa precisa se comprometer, se adaptar, ceder.
Tudo isso não é muito fácil, pois sempre haverá conflitos entre o eu e o outro, entre o querer tudo para si e precisar fazer algo para o outro. A vida em sociedade fica mais fácil quando entendemos que dependemos uns dos outros para viver melhor, e que juntos somos mais fortes.

Os seres humanos não vivem juntos apenas por escolha, mas porque a vida em sociedade é uma necessidade. 
Se alguém, por livre vontade, se isolasse numa ilha, com todos os recursos para sobrevivência, em pouco tempo sentiria falta de companhia e sofreria com a solidão, por não ter com quem compartilhar idéias, dar e receber afeto. Poderia até mesmo enlouquecer.
Portanto, as pessoas satisfazem suas próprias necessidades vivendo em sociedade.
Quando a auto-estima - a visão que a pessoa tem de si mesma - é positiva, o relacionamento 
em sociedade torna-se mais fácil, mais saudável e mais satisfatório. O inverso também é verdadeiro, isto é, um bom relacionamento social alimenta a auto-estima positiva.
Para manter um bom relacionamento com as outras pessoas são necessárias algumas condições básicas: sermos autônomos, assertivos, confiantes e termos auto-estima elevada. Sem essas condições, atribuiremos aos outros a causa das dúvidas, fraquezas, incertezas e desconfianças que temos a respeito de nós mesmos.
Em sociedade o eu e o outro sempre se relacionam, e as necessidades sociais vão sendo estabelecidas. Elogiamos e somos elogiados; compreendemos e somos compreendidos; amamos e somos amados; vemos e somos vistos; valorizamos e somos valorizados. 

Até as frustrações são mútuas: rejeitamos e somos rejeitados; causamos dor no outro e ele em nós; discriminamos e somos discriminados. O certo é que para o bem e para o mal, querendo ou não, o outro é parte de nossa vida e nossa vida é parte do outro.
Muitas pessoas se queixam de que a sociedade define muitas regras e que sem elas a vida poderia ser melhor. A verdade é que cada um deve definir seu limite, respeitar a sua individualidade e também a do outro. Aí surge a pergunta: isso também não é uma regra?
A necessidade de nos mantermos unidos a outros seres humanos não é um capricho ou um desejo individual, é uma questão de sobrevivência orientada pelo instinto e referendada pela razão.
Aproveite para crescer, melhorar e aperfeiçoar-se como ser humano. Assim, você estará sempre motivado para praticar o bem e para o bem-estar de si mesmo e de todos os que convivem com você em sociedade.
fonte : mais equilibrio

AMAI OS VOSSOS INIMIGOS

AMAI OS VOSSOS INIMIGOS





"Amai-vos uns aos outros como eu vos amei!" (JESUS)
            Com certeza este é o Maior mandamento que o mestre nos deixou. Quando ele diz: "amai-vos como eu vos amei", entendemos o tamanho da nossa tarefa, pois, até hoje, dois mil anos após a sua vinda, não conseguimos nem a dádiva da toleráncia.
 Amar incondicionalmente, sem mescla, sem preferidos, sem perguntar pela cor, pela religião, pela opção sexual, é caminho a ser trilhado por todos nós. O nosso atual estágio evolutivo nos permite dizer que estamos anos luz disso, mas nos permite também começar! Comecemos então com o perdão que a propósito será o nosso passaporte para a permanência neste mundo. Como todos sabemos, o planeta terra está passando, conforme a classificação de Kardec, de mundo de expiações e provas, para um mundo de regeneração. O perdão é nosso passaporte, porque seremos perdoados conforme tivermos a capacidade de perdoar, de esquecer as faltas alheias de todo o coração. E, para que seja um perdão completo, ainda é necessário transformar o que era antipaia em simpatia. Não é atoa que o mestre recomendou que perdoassemos setenta vezes sete; também disse que antes de entregarmos a nossa oferta ao altar deveríamos nos reconciliar com os nossos inimigos, que por sinal é um remédio infalível contra obsessão.
          Comecemos pelo perdão e pela tolerância, um dia chegaremos ao AMOR!!!

Leandro Brancher de Oliveira


quarta-feira, 30 de novembro de 2016

A CORRUPÇÃO E A "LEI DE GERSON"


A CORRUPÇÃO E A "LEI DE GERSON"



JORNAL DO LEITOR


(Antonio de Andrade)

Tempos atrás, na televisão brasileira, em uma propaganda de cigarro o então jogador brasileiro de futebol Gerson terminava dizendo que se você fumasse tal cigarro "levaria vantagem, certo?". Aí começou a "Lei de Gerson": levar vantagem.

A enxurrada de corrupção que está sendo conhecida pelos brasileiros, escândalos vindo à tona dos subterrâneos enlameados deste nosso país, em denúncias que surgem por vários cantos, em especial na "Lava Jato" mostrados pela imprensa,não uma imprenssa marrom mas uma imprensa de responsabilidade. são verdades que tem muito a ver com aquela "Lei de Gerson". 


Se o leitor examinar a fundo as motivações que levaram as pessoas, envolvidas nessas corrupções, a desejarem cada vez mais dinheiro extra, era a vontade, cheia de ganância, de "levarem vantagem" da função pública que exerciam, do cargo para o qual foram nomeadas em estatais ou eleitas para função política. 

"Levar vantagem", desviando recursos públicos, de estatais ou do governo, explorando outros que pagavam as propinas para também eles, "levarem vantagem" em alguma coisa. Chegou-se ao ponto, tempos atrás, no Senado brasileiro, de até um suplente de deputado mandar matar a titular para assumir o seu lugar, levando vantagem... 

Felizmente foi cassado. Parecia que ia se safar impune como tantos outros, como por exemplo o que ocorreu no Senado brasileiro, aquele "anão do Orçamento" que chegou a ridicularizar a inteligência brasileira, dizendo que a grande fortuna que amealhou era fruto de mais de 200 prêmios ganhos na loteria e aquele tal juiz que teve a coragem de afirmar que a sua fortuna veio de um tio que era alfaiate e não era produto de desvio das verbas da construção de certo prédio do Tribunal de Justiça em São Paulo...


E a sociedade brasileira (ou seja, cada um de nós, você, eu...) assiste estarrecida à escalada gritante de corrupção em muitos lugares, em escalões diversos das administrações do país, em muitas esferas de poder. E o que é mais estarrecedor: quando um corrupto é pego, nega e mente descaradamente ou ficam em silêncio com a maior cara de pau. 

Alguns, a serem presos, como mostram as notícias da "Lava Jato", tentam diminuir a pena fazendo "delação premiada" apresentando além da denúncia, as provas das corrupções em que estavam envolvidos...


Essa escalada de corrupção que ocorre na sociedade brasileira e em muitos outros países parece indicar a disseminação social de um comportamento sem ética que está afetando o relacionamento entre as pessoas, condicionando-as a, também elas, quererem "tirar uma casquinha" de alguma oportunidade levando vantagem, também elas... 

Isso tudo tem ocorrido porque a sociedade atual incentiva as pessoas a uma busca frenética de "ter" cada vez mais, em detrimento do "ser", com valores de vida distorcidos, valorizando somente o "ter cada vez mais vantagens" sobre os outros (bens financeiros, em especial, bens materiais, etc.) não importando se para isso, elas precisem agir de modo desonesto, utilizando meios escusos e pouco éticos ou lícitos.

 Em outras palavras, parece ser a disseminação de que "ser desonesto, conseguindo vantagens, é ter mais valor, é ser mais esperto do que os outros". 

    Assim, com esses valores de vida distorcidos, as pessoas começam a olhar para as outras como se elas fossem "lobos que podem devorá-las", na frase do dramaturgo Plauto em 184 a.C., "Homo homini lupus", utilizada pelos filósofos ingleses Bacon e Hobbes indicando que "o pior inimigo do homem é o homem".


Esse estado de coisas leva a refletir se a sociedade humana, espalhada em países pelo planeta Terra, ainda tem condições de ter seres humanos mais equilibrados e saudáveis e que ajam com caráter, honradez e eqüidade, sem terem a necessidade de "passarem por cima" de Leis, da ética, para levarem vantagem.

 Uma sociedade onde ser honesto, ter caráter e agir com responsabilidade seja a regra geral para as pessoas e não a exceção. Há muitos anos atrás o brasileiro Rui Barbosa (1849-1923), estadista, jurista, Ministro da Fazenda e embaixador do Brasil, já alertava em carta aos senadores da época: "A falta de justiça, Srs. Senadores, é o grande mal da nossa terra, o mal dos males, a origem de todas as nossas infelicidades, a fonte de todo nosso descrédito, é a miséria suprema desta pobre nação.

 A sua grande vergonha diante do estrangeiro, é aquilo que nos afasta os homens, os auxílios, os capitais.

 A injustiça, Senhores, desanima o trabalho, a honestidade, o bem; cresta em flor os espíritos dos moços, semeia no coração das gerações que vêm nascendo a semente da podridão, habitua os homens a não acreditar senão na estrela, na fortuna, no acaso, na loteria da sorte, promove a desonestidade, promove a venalidade, promove a relaxação, insufla a cortesania, a baixeza, sob todas as suas formas. 

De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”.


As novas gerações são sempre uma esperança de um mundo melhor, no futuro, já que elas assumirão os postos de comando deste planeta Terra.

 Mas, para que as novas gerações possam evoluir de modo mais sadio e com características saudáveis de seres humanos, a sociedade de hoje precisa repensar os tipos de mensagens e exemplos que está dando às crianças e jovens, formando as suas personalidades.

 Isso "SE" a sociedade deseja realmente formar seres humanos saudáveis e felizes, mais responsáveis, mais equilibrados, autênticos e honestos, com princípios éticos, com valores onde não predomina o "ter cada vez mais", mas que haja valores em "ser cada vez mais" pessoas que mereçam ser chamadas de seres humanos. 

Costuma-se dizer que o Brasil é um país subdesenvolvido, mas a realidade tem mostrado que o problema do país e de tantos outros países considerados de "terceiro mundo", é uma submentalidade, é a acomodação das pessoas. 

Na realidade, o que falta ao Brasil (e aos outros países) são pessoas capazes e que tenham a decisão de fazerem bem a sua parte, que assumam a sua parte com responsabilidade pelas mudanças para uma sociedade mais saudável e equilibrada, e isso inclui erradicar a corrupção. 

É preciso que cada um, independente da atividade que realiza ou da posição que exerce, seja um Agente de Mudanças, em seu âmbito de ação. Se cada brasileiro (e cada pessoa, em outros países) fizer a sua parte, o melhor possível, certamente o país poderá chegar a ter uma sociedade mais equilibrada e ética, obtendo melhores resultados,seguindo regras de convivência mais sadias e não mais seguindo a "Lei de Gerson, levando vantagem".



É preciso que cada um faça bem a sua parte, e isto inclui você, leitor! Ajude a parar com as ações daqueles seres humanos que acham que podem "levar vantagem", não votando mais em políticos corruptos, não pagando propina qualquer que seja o valor, não agindo sem ética. Corrupção, nunca mais! Certo?! Certíssimo!



QUE TAL ESSA FRASE ? ELEGANTE OU DESELEGANTE?





QUE TAL ESSA FRASE ?
ELEGANTE OU DESELEGANTE?


 Se algum dia alguém te criticar pelo que você é, não ligue. Ser uma joia preciosa provoca muita inveja no meio de tantas bijuterias. 


terça-feira, 29 de novembro de 2016

PERDOAR É ESQUECER


PERDOAR É ESQUECER
  • Frequentemente, ouvimos falar: “Perdoo, mas não esqueço”.
    Na verdade, quem diz isto não perdoa, porque guarda rancor.
    Por isso é dito que não se perdoa de verdade quando, no fundo, não se está disposto a esquecer. Perdoar é esquecer? Ambos produzem o mesmo efeito? 
    “Aquele que é incapaz de perdoar é incapaz de amar” (Martin Luther King).
    Parece-me que é preciso diferenciar “esquecer”, quando significa ressentimento, e esquecer como “desaparecer da memória”. Vou me referir ao primeiro sentido: é preciso esquecer, “não regateie o perdão: é impossível caminhar com tantas feridas abertas… perdoe todas as velhas feridas e as cicatrize com resinas de amor” (Zenaida Bacardí de Argamasilla).
    É não querer mal, não há outro caminho.
    “Perdão é uma palavra que não é nada, mas que carrega sementes de milagres” (Alejandro Casona), sementes semeadas em nossos corações pelo próprio Jesus, que se alimentam até mesmo das ofensas: cada ofensa recebida é uma oportunidade de melhorar nossa capacidade de perdoar, pois, em vez de causar ressentimentos, é estímulo para essa coisa divina chamada perdão. O paraíso está do outro lado da porta, mas muitos perderam a chave que se chama misericórdia… Todos nós precisamos de amor, de atenção, assim como de poder dar nosso amor aos outros. Por isso, sempre se deve pedir perdão: pelas ocasiões perdidas, pela plenitude não vivida no convívio, pelas palavras não ditas.
    Diz uma lenda árabe que dois amigos viajavam pelo deserto. Num determinado ponto da viagem discutiram e um deu uma bofetada no noutro. Este, profundamente ofendido, sem dizer nada, escreveu na areia: “Hoje o meu melhor amigo me deu uma bofetada no rosto”. Continuaram o trajeto e entreviram um oásis. Mortos de sede, ambos correram e o primeiro que chegou se atirou na água sem pensar e, em seguida, começou a se afogar. O outro amigo se atirou na água para salvá-lo. Assim que melhorou, pegou uma faca e escreveu em uma pedra: “Hoje o meu melhor amigo salvou a minha vida.” Intrigado, o amigo perguntou: “Por que, depois de eu ter te feito mal, escrevestes na areia e agora escreves em uma pedra?” Sorrindo, o outro respondeu a ele: “Quando um grande amigo nos ofende, devemos escrever a ofensa na areia, porque o vento do esquecimento a leva; por outro lado, quando nos faz algo notável, devemos gravá-lo na pedra da memória do coração, onde nenhum vento do mundo poderá apagá-lo”.
    O erro de muitos é pensar que o perdão deve surgir de seus corações, que é algo que devemos sentir, que deve, de certa forma, “nascer em nós”. Mas o perdão é uma decisão, não um sentimento, porque quando perdoamos não sentimos mais a ofensa, não sentimos mais o rancor.
    “Perdoa, que perdoando terás a tua alma em paz e a terá quem te ofendeu” (Madre Teresa de Calcutá).
    O perdão é o melhor, não apenas individualmente, mas também para cada sociedade e para o mundo em geral:
    “À espiral da violência somente arrefece o milagre do perdão” (João Paulo II).
    De certa forma, todos somos corresponsáveis pelas ações e omissões de cada um, e é a gotinha de cada dia que cria a revolução do amor:
    “O melhor que podes dar ao teu inimigo é o perdão; a um adversário, tolerância; a um filho, bom exemplo; ao teu pai, deferência; a tua mãe, uma conduta da qual ela sinta orgulho; a ti mesmo, respeito; a todos os homens, caridade” (John Balfour).
    Quando alguém é perdoado transforma-se em uma pessoa diferente, ainda que demore a reagir:
    “Nada encoraja tanto o pecador como o perdão” (William Shakespeare).
    Isso ocorre porque se sente querido, e muito valorizado, porque as pessoas sempre estão acima dos seus erros (Jutta Burggraf).
    E, quando cresce a consciência do seu valor, comporta-se melhor. Por outro lado, cresce também quem perdoa, pois “nada nos assemelha tanto a Deus como estarmos sempre dispostos a perdoar” (São João Crisóstomo)”.
    Que tal aproveitar para dar uma olhadinha em lindas histórias para reflexão?
  • Trata-se de uma questão de grande importância, já que o perdão é essencial para uma vida feliz e equilibrada:

Sorria,




Sorria (tradução)

Sorria,
Embora seu coração esteja doendo
Sorria,
Mesmo que ele esteja partido
Se há nuvens no céu
Você vai dar um jeito
Se você sorrir
Com seu medo e tristeza
Sorria, e talvez amanhã
Você descobrirá que a vida ainda vale a pena
Se você apenas...
Ilumine seu rosto com alegria
Esconda todo rastro de tristeza
Embora uma lágrima possa estar tão próxima
Este é o momento que você tem que continuar tentando
Sorria,
Pra que serve o choro?
Você descobrirá que a vida ainda vale a pena
Se você apenas
Sorria
Embora seu coração esteja doendo
Sorria,
Mesmo que ele esteja partido
Se há nuvens no céu
Você vai dar um jeito
Se você sorrir
Com seu medo e tristeza
Sorria, e talvez amanhã
Você descobrirá que a vida ainda vale a pena
Se você apenas sorrir
Essa é a hora
Que você tem que continuar tentando
Sorria,
Pra que serve o choro?
Você descobrirá que a vida ainda vale a pena
Se você apenas sorrir



INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...