quinta-feira, 14 de julho de 2022

GIRASSOL LINDA FLOR

 Aprenda os cuidados necessários para cultivar a planta

Para o cultivo, contudo, são necessários alguns cuidados específicos, de forma que a sua planta fique saudável e permaneça florindo a cada ano. O mais importante, por exemplo, é deixar a flor em um local que receba luz direta do sol, principalmente se estiver plantada em um vaso.

Em relação à iluminação, o seu girassol vai precisar de pelo menos 4 horas diárias. Como a incidência solar é necessária, lembre-se de regar a planta com frequência, sem encharcar demais a terra — que deve estar devidamente preparada e fertilizada (à base de nitrogênio), para que a muda se desenvolva com força e beleza. Aliás, vale destacar que essa espécie, especificamente, gosta de um pH neutro.

Geralmente, o girassol floresce apenas uma vez ao ano, na primavera ou no verão. Logo, não é necessário realizar várias podas, principalmente no caso de vasos solitários. Entretanto, se você cultiva mais de uma muda, o ideal é podá-las para que uma planta não derrube a outra devido à proximidade. Retire também as folhas e as flores fracas, para que ela se fortaleça e tome um aspecto mais bonito e saudável.

⠀⠀

Veja mais curiosidades sobre o girassol

O girassol é uma flor muito bonita que faz a diferença no jardim ou na decoração. Ele se destaca de longe pela cor e pelo formato. Além de um ótimo presente, é uma alternativa para a jardinagem. E muito utilizada no paisagismo e na composição de ambientes. Conheça algumas curiosidades sobre a flor:

  • é um dos símbolos da Páscoa, pois traduz a procura por Jesus. A planta segue o Sol, como os cristãos procuram em Cristo “o caminho, a verdade e a vida”;
  • as sementes são utilizadas na produção de óleo de cozinha, biodiesel, lubrificantes e sabonetes. Além de servirem como alimento para pássaros;
  • o caule contém uma fibra que pode ser aplicada na fabricação de papel;
  • as folhas e sementes são usadas como antigripal, diurético e expectorante. Age contra problemas estomacais, pulmonares, de garganta, debilidades orgânicas e dores de cabeça. Ameniza febres intermitentes, inclusive as da malária, úlceras, feridas, contusões, escoriações e atua como tônico estimulante, principalmente para o apetite das crianças;
  • os templos astecas eram decorados, e as sacerdotisas coroadas com suas flores;
  • os maias fabricavam um extrato de pétalas indicado como afrodisíaco;
  • no México, as pétalas são refogadas em óleo e depois consumidas para garantir a felicidade dos noivos;
  • segundo a tradição húngara, basta colocar sementes de girassol na janela, no princípio da gravidez, para nascer um menino;
  • no Brasil, muitos acreditam que pôr sementes ao sol cura a infertilidade;
  • para os espanhóis, onze flores de girassol trazem sorte.

Após conhecer o significado do girassol, temos certeza que ele conquistará posição privilegiada entre as opções de flores para a sua casa. Ou para presentear quem você ama com toda a energia e positividade. Então, que tal curtir belos arranjos com essa flor maravilhosa?

quarta-feira, 13 de julho de 2022

RUGAS ? NÃO!!!

  Remédios Caseiros para Combater RUGAS Naturalmente

Uma ótima forma de combater rugas ou evitar o aparecimento de novas rugas é melhorar a hidratação e a elasticidade da pele, aplicando diariamente uma máscara nutritiva, um tônico facial e um creme antirrugas, que podem ser feitos em casa com ingredientes naturais.

Esses produtos ajudam a manter a pele mais nutrida e livre de toxinas que causam o envelhecimento da pele e o aparecimento de linhas de expressão e rugas. Outras recomendações para conter as rugas são lavar o rosto com água mineral, usar filtro solar todos os dias e deixar de fumar. 

Os ingredientes destes produtos podem ser encontrados em farmácias e lojas de produtos naturais. 

1. Máscara nutritiva antirrugas

A máscara nutritiva antirrugas ajuda a aumentar a hidratação da pele, além de revitalizar e nutrir a pele, o que contribui para diminuir o aparecimento de rugas e melhorar o aspecto de envelhecimento da pele.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de glicerina líquida;
  • 1 colher e meia de água de hamamélis;
  • 3 colheres de sopa de mel de abelhas;
  • 1 colher de sopa de água de rosas.

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador, depois aplicar a máscara no rosto e deixar atuar por 20 minutos. Lavar o rosto com água morna e, em seguida, usar um tônico para a pele.

2. Tônicos antirrugas

Os tônicos para o rosto ajudam a regular o pH da pele que pode causar obstrução dos poros e envelhecimento, além de melhorar a ação do creme hidratante para a pele.

As receitas de tônicos de chá verde ou de rosas e babosa são indicadas para prevenir o aparecimento de rugas ou para suavizar rugas mais marcadas ou profundas, melhorando a aparência da pele. 

Tônico de chá verde

O tônico de chá verde ajuda a reduzir a inflamação, aumentar a elasticidade da pele e reduzir a obstrução de poros, além de deixar a pele com um brilho jovem.

Ingredientes

  • 3 colheres de chá verde;
  • 1 xícara de água fervente. 

Modo de preparo

Adicionar o chá verde na água fervente e deixar descansar por 20 minutos. Com a ajuda de um pedacinho de algodão, espalhar o tônico no rosto 2 vezes ao dia e deixar secar sozinho.

Tônico de rosas e babosa

O tônico de rosas e babosa ajuda a deixar a pele do rosto mais macia e brilhante, melhorando o aspecto e a elasticidade da pele, o que ajuda a combater as rugas. Além disso, a babosa, chamada cientificamente de Aloe vera, possui antioxidantes que combatem os radicais livres que causam danos às células e envelhecimento da pele.

Ingredientes

  • Pétalas de rosa vermelhas frescas;
  • Gel da folha de babosa fresco.

Modo de preparo

Cortar uma folha de babosa, lavar e retirar o gel que tem dentro da folha. Lavar as pétalas de rosa vermelha fresca. Colocar tudo no liquidificador e bater, ou usar um mixer. Coar e armazenar em um frasco de vidro limpo e seco. Colocar um pouco do tônico em um algodão e aplicar no rosto limpo, de preferência à noite.

3. Creme antirrugas caseiro

O creme antirrugas caseiro para o rosto ajuda na renovação de células da pele e combate a inflamação, melhorando a saúde da pele e revertendo os sinais de envelhecimento.

Ingredientes

  • ½ xícara de óleo de amêndoa;
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco;
  • 2 colheres de sopa de cera de abelha derretida;
  • 1 colher de chá de óleo de vitamina E;
  • 2 colheres de sopa de manteiga de karité;
  • 15 gotas de óleo essencial de olíbano.

Modo de preparo

Misturar todos os ingredientes em um recipiente limpo e seco. Mexer bem rápido até conseguir uma mistura firme. Colocar a mistura em um recipiente hermético limpo e seco, coberto com papel alumínio, e manter em ambiente fresco e seco

Aplicar generosamente no rosto à noite, após lavar o rosto, tendo cuidado para não entrar o creme nos olhos.



As Rugas são linhas e depressões que se formam na pele com o envelhecimento. São dobras que ocorrem na pele ao longo dos anos pela força da musculatura e movimentos tanto dos membros como de todos os músculos chamados de expressão facial. Essas dobras, quando associadas aos efeitos solares, podem se tornar definitivas, profundas e até mesmo apresentarem alterações na qualidade da pele no fundo das mesmas.

Elas aparecem principalmente em áreas mais expostas ao sol, como rosto, pescoço, mãos e braços. Além disso, A flacidez da pele e as rugas atingem principalmente a região facial, o pescoço e as mãos. Ocorrem quando a pele fica mais fina, devido ao avanço da idade, ou quando a colagina no tecido da pele está danificada. Isso faz com que ocorra perda de gordura, a suavidade e a elasticidade.

o rosto, os sinais mais visíveis acontecem nos cantos da boca e dos olhos. E se alguns vincos são temporários, outros tornam-se definitivos. Então, Veja como se faz este maravilhoso tratamento caseiro antirrugas:


  • 50 ml de óleo de Argan ou de azeite extravirgem de oliva
  • 2 cápsulas de Vitamina E (vende-se em farmácias)
  • 2 chumaços de algodão

MODO DE PREPARO:

  • Misture a Vitamina E (você vai furar as cápsulas e extrair o líquido, pois só nos interessa a vitamina) com 50 ml de óleo de argan ou de azeite de oliva e mexa bem.
  • Em seguida, mergulhe o algodão e passe ao redor dos olhos – faça isso deitado(a).
  • Deixe a mistura agir por 10 minutos.
  • Depois, remova e massageie a área com a ponta dos dedos.

terça-feira, 12 de julho de 2022

 Há cada vez mais uma procura por soluções naturais para controlar pragas na sua horta. Neste artigo, vou partilhar consigo 9 plantas repelentes de pragas que deve conhecer e usar próximo das suas culturas.

Conheça algumas plantas repelentes

1- Citronela

Começamos esta lista com a citronela, um dos melhores exemplos de plantas repelentes. Esta planta medicinal acaba por representar um dos repelentes naturais mais poderosos. Pertence à família Poaceae e destaca-se pela grande quantidade de constituintes químicos importantes na sua composição. As espécies desta planta são perenes, possuem um crescimento ereto e podem atingir até um metro de altura. Apresentam folhas bastante longas e um cheiro muito característico.

Pode plantá-la na horta ou no jardim pois vai ajudá-lo a afastar insetos como moscas, mosquitos e formigas. Se possível, plante-as num local na direção do vento de forma a disseminar o seu cheiro e aumentar a eficácia.

Além de usá-la junto aos seus cultivos pode também usá-la sobre a forma de infusão. Coloque as folhas de citronela num recipiente e junte água, deixando repousar ( 6 folhas de citronela para meio metro de altura). Por ter um cheiro agradável pode passar este líquido no corpo especialmente nas alturas de maior calor, afastando moscas e mosquitos. Pode usá-la também como ” produto de limpeza” para limpar o chão e janelas.

plantas repelentes de moscas

2- Lavanda

A lavanda caracteriza-se por ser planta com um aroma excecional responsável pro emitir um aroma quer a partir das suas flores quer a partir das suas folhas. As suas flores apresentam colorações azul-lilás e desenvolve-se sob a forma de espiga ao longo de um caule fino e longo. A lavanda ajuda a repelir traças, pulgas, moscas e mosquitos. Há quem espalha saquinho de alfazema espalhados pela casa para disseminar o seu incrível aroma.

Nas produções agrícola, pode usar lavanda em consociação na sua horta ou como biopesticida. A lavanda acaba por atrai polinizadores tais como abelhas, zangões e borboletas.

plantas repelentes de mosquitos

3- Manjericão

manjericão é também conhecido como Basílico ou Alfavaca (Ocimum basilicum). Caracteriza-se por ser uma planta perene com origem africana e asiática que pode atingir cerca de 1 metro de altura. O manjericão caracteriza-se por ter um aroma muito característica e um sabor forte. Para incentivar o crescimento vegetativo desta planta pode remover algumas flores (especialmente as que aparecem em primeiro lugar).

O manjericão quando plantado na horta funciona com um dos melhores exemplos de plantas repelentes dado que ajuda a afastar moscas e mosquitos.

plantas repelentes de pragas

4- Salsa

A salsa, Petroselinum sativum, é originária da Europa. Esta erva aromática é muito utilizada nos pratos culinários e por essa razão é muito fácil encontrá-la nos supermercados. No entanto, melhor mesmo é cultivá-la na sua horta.
Se acha que o seu cultivo é complicado, desengane-se. Pode semear em local definitivo ou em vaso desde que garanta boa iluminação solar e evite regar em excesso. Esta cultura não gosto de geadas e nestes casos pode não resistir. Quanto ao tipo de solos, a salsa gosta de solos com textura areno-argilosa, ricos em matéria orgânica, com uma boa drenagem e com um pH ligeiramente ácido.

Além de ser de fácil cultivo, a salsa acaba por ser um excelente repelente de pragas da sua horta.

A salsa repele alguns escaravelhos e a praga da mosca da cenoura. Por essa razão, no momento da sementeira, misture algumas sementes de salsa com sementes de cenoura.

plantas repelentes de pragas

5- Trovisco

O trovisco é uma planta muito usada pelos mais antigos para afastar as toupeiras, cujo nome científico é Daphne laureola. Por libertar um odor desagradável, acaba por afastar esta praga com alguma facilidade. Existem outras plantas igualmente com o mesmo efeito, como por exemplo o tártago (Euphorbia lathyris) ou a coroa imperial.

plantas repelentes de pragas

6- Tagete ou cravo túnico

O cravo túnico também conhecido por tagetes é uma planta anual com uma floração exuberante bastante característica. Na horta, acaba por marcar presença muito frequente tanto como decoração como também como uma excelente protetora das plantas vizinhas na horta contra pragas, por exemplo. Este cravo ajuda a afastar nemátodos, repele pulgões, mosca branca, ácaros e algumas lagartas. Esta planta é cultivada especialmente intercalada com outras culturas como feijoeiro, pimenteiro e tomateiro.

plantas repelentes de pragas

7- Crisântemo

Os crisântemos são exemplos de flores muito bonitas que também podem funcionar perfeitamente como plantas repelentes de pragas. Por possuir na sua composição uma substância chamada piretrina (inseticida natural), esta planta acaba por contribuir para repelir mosquitos, baratas, besouros e moscas. Esta substância acaba por funcionar como um “veneno”, sucumbindo pragas de insetos lentamente.

plantas repelentes de pragas

8- Erva doce

 A erva-doce é também conhecida como anis-verde, anis ou pimpinela-branca. Caracteriza-se por ser uma planta medicinal da família Apiaceae que atinge cerca de 50 cm de altura. As suas folhas são fendadas, possuem flores brancas e os seus frutos secos possuem um aroma e sabor intenso. A erva doce é também um bom exemplo de plantas repelentes de pragas dado que ajuda a repelir pragas de pulgões, lesmas e caracóis. Na horta, plante erva doce na bordadura.

plantas repelentes de pragas

9-Hortelã

A hortelã é provavelmente uma das ervas aromáticas mais conhecidas e possui um sabor e aroma que até os mais leigos na cozinha conseguem identificar. É uma erva perene e possui folhas semelhantes a feltro que podem ser usadas nas mais diversas utilidades culinárias.  Existem várias espécies de hortelã devido aos inúmeros cruzamentos e híbridos,  e por essa razão, pode ser mais difícil saber qual espécie escolher. A hortelã repele leptidópteros, como as traças, formigas e ratos. É uma boa opção para usar na bordadura da sua horta. Atrai insetos benéficos como abelhas, zangões e borboletas.

Hortelã: saiba como cultivar, cuidar e quando deve colher

plantas repelentes de pragas

Quais as plantas repelentes desta lista que já tem na sua horta? 🙂

segunda-feira, 11 de julho de 2022

BEBA ÁGUA,


 


















Pele e fios secos?


Você pode estar bebendo água de maneira equivocada.











Sim, de acordo com especialistas, existe maneira certa de tomar água. Aos detalhes!

“Quando bebemos muita água de uma só vez, o corpo sente dificuldade de fazer a redistribuição desse líquido, descartando-o por meio da urina em uma tentativa de reequilibrar o organismo”, elucida o gastroenterologista
 
Bernardo Martins
, do Hospital Santa Lúcia.
Saúde
Precisa beber mais água? Confira alternativas para hidratar o corpo
Nutricionista dá dicas de chás e frutas para driblar dificuldade em ingerir dois litros de água pura por dia, que é o mínimo recomendado
Chás e sucos
Benefícios

Quanto mais água, melhor. Certo? Na verdade, não. Beber grandes quantidades desse líquido de uma só vez pode, ao contrário do senso comum, prejudicar o processo de hidratação do corpo. Mais do que isso, essa ingestão exacerbada aumenta as idas ao banheiro de maneira desnecessária e pode até desencadear sintomas nada agradáveis, como enjoo e dor de cabeça.

“O ideal para hidratar corretamente todas as partes do corpo, portanto, é beber água pausadamente”, complementa o médico, sugerindo a companhia inseparável de uma garrafinha.


 Outro problema desse consumo em excesso, segundo o especialista, é a intoxicação por água, também conhecida como distúrbio hidroeletrolítico. “Raro, esse distúrbio acontece quando a pessoa bebe de 20 a 25 litros de água por dia”, revela, afirmando que enjoo é um dos principais sintomas. “O sódio fica em desequilíbrio com a quantidade excessiva de água no organismo, podendo inclusive causar uma parada cardiorrespiratória”, alerta.

O nefrologista Rafael Bagustti afirma que essa condição acomete mais atletas e usuários de drogas estimulantes, em especial o ecstasy. “Essas drogas agem na região cerebral do hipotálamo, elevando a temperatura do corpo e provocando uma sede excessiva”, explica.

O profissional destaca, ainda, que a quantidade ideal de água por dia para um adulto é de 30 ml por quilo. “Preferencialmente distribuídos em doses de no máximo um copo (200 ml)”, aconselha.

Em resumo, passar horas do dia sem beber água e tentar compensar com doses cavalares à noite é errado. O ideal mesmo é carregar uma garrafinha consigo e tomar poucos e constantes golinhos.

A pele e os cabelos agradecem!

Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Embora seja fundamental, beber água na quantidade recomendada pelos profissionais de saúde – entre dois e três litros por dia – pode ser um desafio. Ainda mais durante o período de baixas temperaturas, no qual as pessoas não suam tanto e, desta maneira, nem percebem a necessidade de reposição de líquidos. A boa notícia é que, para fechar a conta, o consumo não precisa ficar restrito à água pura.

A nutricionista Beatriz Fausto, da Clínica Corporeum, recomenda alternativas como chás, frutas e sucos. De acordo com a especialista, a melancia, por exemplo, é uma das frutas que mais hidratam, pois contém cerca de 95% de água em sua composição. Além disso, é rica em vitaminas, potássio, ferro, cálcio e tem baixo valor calórico.

“As frutas são ótimas aliadas para a hidratação, pois são compostas por mais de 70% de água, além de serem ricas em vitaminas, antioxidantes, minerais e fibras”, aconselha Beatriz.

A laranja ocupa o segundo lugar no ranking das frutas com mais água em sua composição, com 89,6% do líquido em sua composição. Ela também é rica em fibras, antioxidantes, vitamina C, magnésio, fósforo e ferro. Outras opções são abacaxi, mamão e melão.

Há também opções de chás que, além da hidratação, proporcionam outros benefícios nutricionais. Os chás de camomila, hortelã, frutas vermelhas, gengibre e erva doce são os mais indicados. “Já foi provado que a camomila, por exemplo, ajuda a evitar problemas cardiovasculares e fortalece o sistema imunológico. O chá de gengibre alivia enjoos e o de erva doce ajuda com os gases”, sugere.

Outros aliados da hidratação são os sucos naturais, de preferência sem açúcar, segundo recomendação da especialista. Há ainda os vegetais, que também são alimentos compostos em sua maior parte por água. O alface, por exemplo, possui cerca de 96% de água em sua composição, enquanto o pepino tem 95%. O leite também entra na lista de parceiros, com cerca de 91%.

Os benefícios da ingestão de água ao longo do dia, ainda que por meios alternativos à versão pura, passam pela eliminação de toxinas pela urina, prevenção de infecção urinária e gripe.

A hidratação do corpo também melhora o funcionamento do intestino e a absorção de nutrientes, além de favorecer o emagrecimento e o controle da pressão arterial. “Para não esquecer de se hidratar, ande sempre com uma garrafinha e conte com a ajuda de aplicativos que emitem notificações para lembrar de beber água durante o dia. Isso ajuda a beber mais líquidos sem sofrimento”, indica Beatriz.

PRECE DIÁRIA

     PRECE DIÁRIA


 QUE ESTA PRCE TE AUXILIE DIARIAMENTE

                     PRECE DIÁRIA

*Senhor, muito obrigado pela Vida que me deste.*
*Obrigado pelas minhas faculdades de caminhar, enxergar, ouvir, falar, trabalhar, pensar e servir...*
*Obrigado pela minha saúde, e te agradeço quando não a tenho,* *porque sei que transgredi uma das tuas Leis e, estou reparando e acertando meu coração e o meu entendimento...*
*Obrigado Senhor, porque sei que me atendes*
*quando estou a orar com fé e devoção.*
*Obrigado Senhor, pelo pão de cada dia, pela luz do Sol, pela oportunidade de existir e recompor meu caminhar no bem.*
*Obrigado Senhor, pela Tua Luz que me socorre nas horas de aflições,* *dores e solidão...*
*Obrigado Senhor, por saber que me aceita e me compreende, muitas vezes, na minha ignorância perante a vida e as pessoas que me cercam.*
*Ajuda-me Senhor, na mansidão do teu amor superior sublime que me dulcifica o coração.*
*Realiza Senhor, em nós,* *somente a tua vontade, sem conceder exceção,*
*com o carinho e amor sempre."*
*Assim Seja!




INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...