sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

DICAS DE ETIQUETA

  Nos dias de hoje o interesse pela etiqueta aumentou, nos diversos segmentos e em ambos os sexos. Pudera, ela representa importante papel no dia-a-dia das pessoas, inclusive contando pontos profissionalmente.

A etiqueta é uma tradição de séculos, que foi modificando seus conceitos acompanhando a mudança dos tempos, sem contudo perder o seu sentido, que está baseado na boa educação e nas boas maneiras.

Podemos perfeitamente adaptar regras tradicionais de etiqueta aos dias de hoje, levando em consideração o bom senso e a praticidade.

Algumas regras de etiqueta são básicas e, uma vez assimiladas não se esquece mais, passando a fazer parte dos nossos dias Por exemplo:

– Devemos cumprimentar pessoas com as quais não temos muita intimidade com um aperto de mão agradável e firme.
A iniciativa deve ser sempre da mulher.
Reserve os beijinhos para os amigos com os quais você tem certa intimidade.

– Em jantares formais ou ainda com serviço à francesa (como bodas e casamentos, por exemplo) não devemos repetir o prato pois isso atrapalharia a organização do evento.
Em jantares informais, na casa de amigos, não há problema algum em repetir o prato, aliás é até um elogio à anfitriã e a quem o preparou.

– As visitas à maternidade devem ser curtas, entre 15 – 30 minutos, o tempo suficiente para ver a mãe, o bebê, e entregar seu presente. Depois que ambos forem para casa você poderá fazer uma visita mais demorada, sempre ligando com antecedência para marcar.

Antes que seja tarde - HISTORIA

 


As historias sempre são algo que comovem as pessoas de tal maneira que é até algo belo de se ver, com isso as pessoas acabam sempre pensando no que viram e ouviram

Antes que seja tarde: uma carta que nos convida a refletir

·  setembro 18, 2018
https://amenteemaravilhosa.com.br/antes-que-seja-tarde/
Passamos a metade das nossas vidas imaginando que temos todo o tempo do mundo pela frente. Acreditamos que somos imortais e temos a coragem de deixar para outro dia o que é importante e não urgente. Isso não funciona assim, o tempo continua passando; mesmo que você não queira estar consciente, ele permite que você valorize e viva o que tem, aqui e agora.
A última carta vencedora do III Concurso de Cartas de Amor em Toledo, na Espanha, fala dessa experiência de não esperar que seja tarde demais. De não desperdiçar o tempo que temos agora em nossas mãos e saber valorizar e agradecer antes que o tempo nos capture e roube a nossa memória. Talvez amanhã já seja tarde, talvez amanhã você não esteja mais aqui…

Antes que seja tarde…

“Eu escrevo agora, enquanto você dorme, caso amanhã não seja eu quem amanheça ao seu lado. Nestas viagens de ida e volta, cada vez passo mais tempo do outro lado, e em uma delas, quem sabe? Temo que já não haverá retorno.
Caso amanhã eu não seja capaz de entender o que está acontecendo comigo, caso amanhã não possa lhe dizer o quanto o admiro e valorizo a ​​sua integridade, este seu esforço de estar ao meu lado, tentando me fazer feliz apesar de tudo, como sempre.
Caso amanhã eu não esteja consciente do que você faz quando coloca bilhetes em cada porta para que eu não confunda a cozinha com o banheiro; quando você nos faz rir depois de colocar os meus sapatos sem meias; quando você insiste em manter a conversa viva, embora eu me perca em cada sentença. Quando você se aproxima de mim e sussurra no meu ouvido o nome de um dos nossos netos; quando você responde com ternura às explosões de raiva que me assaltam de vez em quando, como se algo dentro de mim se rebelasse contra esse destino que me prende.
Por essas e por tantas outras coisas. Talvez amanhã eu não me lembre do seu nome ou do meu.
Talvez amanhã eu não possa mais lhe agradecer. Talvez amanhã eu não seja capaz de lhe dizer, mesmo que seja pela última vez, que eu te amo”.

Alzheimer e esquecimento: não permita que seja tarde demais

A carta mostra o medo de alguém de se perder no esquecimento, de desaparecer mesmo estando presente. Perder a memória nos faz esquecer quem somos e quem são os que nos rodeiam. Perdemos a essência de sermos o que éramos, mas, além disso, o Alzheimer recai sobre todos os que caminham ao nosso lado.
O esquecimento talvez seja o nosso pior inimigo, pois somos feitos de memórias. Somos experiências, somos o fruto daquilo que trazemos do passado, de toda a nossa vida, por mais curta que ela seja. Quando perdemos isso, começamos a deixar de existir. Portanto, não espere que seja tarde, não deixe o mais importante para o final, não deixe de dizer o quanto você ama quem está ao seu lado, não desperdice o tempo, os segundos que você passa com eles.
O que podemos fazer então? Como podemos lutar contra aquilo que nos persegue e que parece estar cada vez mais próximo a cada ano que passa? Não há receita mágica para evitar o esquecimento, mas há dicas para reduzir as possibilidades: permanecer ativo, não fumar, ter uma alimentação saudável, dedicar-se a novas tarefas que forcem o seu cérebro a pensar e descobrir novos caminhos.


Aprenda coisas novas, conheça novas pessoas que lhe mostrem novas formas de pensar e, acima de tudo, valorize cada segundo da sua vida. Agradeça por ter o que você tem, embora pareça pouco, porque infelizmente chegará o dia em que você não estará mais aqui e não terá a oportunidade de fazê-lo. Antes que seja tarde demais, comece a se lembrar hoje.
Antes que seja tarde demais, abra os seus olhos para o presente, leve o seu coração para passear e valorize tudo que você tem.
“É preciso estar atento aos detalhes. Eles preenchem a nossa vida com pedrinhas que nos guiam”.
-Katherine Pancol-

HUMOR

 Como aprender a ser uma pessoa positiva e bem-humorada.

da 17/07/2015

O bom humor torna a vida mais alegre e agradável. Algumas dicas simples que podem ajudar a deixar o mal-humor de lado e ser mais feliz
17/07/2015.  Antes de mais nada, para aprender é preciso um desejo de mudança. Sem o desejo de melhorar e enxergar a vida de forma positiva não dá para obter sucesso algum. Se você já optou por ser uma pessoa mais bem-humorada e positiva, parabéns! O primeiro e mais 
importante passo já foi dado, agora é preciso seguir algumas dicas e perseverar.
  • 1. Procure exercitar o positivismo logo ao acordar

    Ainda deitado, pense em coisas boas e encare os problemas, que com certeza terá, como sendo apenas "um pequeno obstáculo" para seu crescimento. Decida encará-los dessa forma logo pela manhã, todos os dias. Observe as coisas boas que estão ao seu redor: o dia que amanheceu, sua vida e saúde, sua família, seu lar, seus amigos, seu emprego e tantas outras coisas. Seja grato por elas. A gratidão ensina a olhar a vida de forma positiva.
  • 2. Não leve tudo a ferro e fogo

    Mesmo tendo atitudes positivas e procurando ter bom ânimo, os problemas continuam em vários aspectos da vida, é normal para todos. O segredo é escolher não dar valor demais para eles. Não deixe que esses mesmos problemas ou pessoas dominem seus sentimentos, é você quem deve dominá-los, então escolha agir de forma positiva frente a eles.
  • 3. Procure se olhar no espelho pela manhã

    e desafiar-se a ter um dia feliz. Você é a única pessoa que poderá decidir isso por você.
  • 4. Seja educado

    com as pessoas a sua volta, essa simples atitude derrete os corações mais gelados e cria um ambiente mais leve e agradável.
  • 5. Ria mais

    rir é um bom remédio para combater o mal humor e o negativismo. Ria de si mesmo. Quando sorrimos nosso organismo libera substâncias que dão a sensação de bem-estar e nos fazem sentir bem e felizes.
  • 6. Reserve um tempo do seu dia para fazer algo que goste

    , um hobby. O tempo dedicado a uma atividade prazerosa melhora o humor e traz uma sensação relaxante, ideal para manter o bom astral.
  • 7. Evite críticas

    Refreie a língua. Quando sentir a vontade de criticar algo ou alguém, pense em coisas positivas sobre eles. Não é uma atitude fácil no início, mas trará mais alegria e você se sentirá bem por ter conseguido.
  • 8. Não desanime, persevere!

    Será normal em alguns dias estar se sentindo menos disposto a “exercitar o bom ânimo”, mas pense que se trata de um exercício e como tal deve ser feito diariamente para dar resultado.
    Coloque em prática essas dicas simples durante todos os dias, e a vida vai se tornar mais simples e feliz. Você vai ver!

O ABRAÇO

 O abraço



Estudos têm revelado que a necessidade de ser tocado é inata no homem. O contato nos deixa mais confortáveis e em paz.

O Dr. Harold Voth, psiquiatra da universidade de Kansas, disse: O abraço é o melhor tratamento para a depressão.

Objetivamente, ele faz com que o sistema imunológico do organismo seja ativado.

Abraçar traz nova vida para um corpo cansado e faz com que você se sinta mais jovem e mais vibrante.

No lar, um abraço todos os dias reforçará os relacionamentos e reduzirá significativamente os atritos.

Helen Colton reforça este pensamento: Quando a pessoa é tocada, a quantidade de hemoglobina no sangue aumenta significativamente. Hemoglobina é a parte do sangue que leva o suprimento vital de oxigênio para todos os órgãos do corpo, incluindo coração e cérebro.

O aumento da hemoglobina ativa todo o corpo, auxilia a prevenir doenças e acelera a recuperação do organismo, no caso de alguma enfermidade.

É interessante notar que reservamos nossos abraços para ocasiões de grande alegria, tragédias ou catástrofes.

Refugiamo-nos na segurança dos abraços alheios depois de terremotos, enchentes e acidentes.

Homens, que jamais fariam isso em outras ocasiões, se abraçam e se acariciam com entusiasmado afeto, depois de vencerem um jogo ou de realizarem um importante feito atlético.

Membros de uma família, reunidos em um enterro, encontram consolo e ternura uns nos braços dos outros, embora não tenham o hábito dessas demonstrações de afeição.

O abraço é um ato de encontro de si mesmo e do outro. Para abraçar é necessário uma atitude aberta e um sincero desejo de receber o outro.

Por isso, é fácil abraçar uma pessoa estimada e querida. Mas se torna difícil abraçar um estranho.

Sentimos dificuldade em abraçar um mendigo ou um desconhecido. E cada pessoa acaba por descobrir, em sua capacidade de abraçar, seu nível de humanização, seu grau de evolução afetiva.

É natural no ser humano o desejo de demonstrar afeição. Contudo, por alguma razão misteriosa, ligamos ternura com sentimentalidade, fraqueza e vulnerabilidade. Geralmente hesitamos tanto em abraçar quanto em deixar que nos abracem.

O abraço é uma afirmação muito humana de ser querido e de ter valor.

É bom. Não custa nada e exige pouco esforço. É saudável para quem dá e quem recebe.

*   *   *

Você tem abraçado ultimamente sua mulher, seu marido, seu pai, sua mãe, seu filho?

Você costuma abraçar os seus afetos somente em datas especiais?

Quando você encontra um amigo, costuma cumprimentá-lo simplesmente com um aperto de mão e um beijo formal?

A emoção do abraço tem uma qualidade especial. Experimente abraçar mais.

Vivemos em uma sociedade onde a grande queixa é de carência afetiva.

Que tal experimentar a terapia do abraço?

 

Redação do Momento Espírita, a partir de adaptação do texto
A importância do abraço, do Prof. Jorge Luiz Brand e
Rolando Toro Araneda, 
Biodança, Coletânea de textos.
Disponível no livro Momento Espírita, v. 2, ed. FEP.
Em 18.3.2020.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

VONTADE.

 


"apresentado por Raul Teixeira, 13/05/2019"



"A vida da gente é algo bastante fascinante, porque existe um leme e muito pouca gente se dá conta de que a nossa vida tem um leme.

É muito comum encontrarmos, em cada momento, nas nossas conversas, junto às pessoas de nosso relacionamento, aqueles discursos que dizem: Eu não consigo. Isso aí eu não consigo. Não sou capaz.Eu não dou conta. Ah! Isso é muito difícil.

Certamente quando encontramos esse tipo de discurso, percebemos que existe uma grande fragilidade do indivíduo, do dono do discurso, em função do que ele pretende expressar. Quase sempre ele deseja dizer da sua incapacidade, da sua impossibilidade.

Mas, existe um fator preponderante, torno a dizer, que é o leme das nossas ações. Esse leme de tudo quanto nós fazemos, chama-se vontade. Naturalmente que somos pessoas dotadas de vontade, no entanto, existe uma coisa chamada boa vontade e outra, má vontade.

Às vezes, temos má vontade de fazer as coisas para nós próprios e, certamente, em nível de psicologia humana, isso representa um grande paradoxo, porque a coisa que nós mais queremos é crescer, é evoluir, é progredir.

Ao mesmo tempo, parece que fazemos tudo para que esse estágio de evolução não se concretize e aí saímos com esses discursos vazios, frágeis: Eu não sou capaz, eu não posso, eu não consigo. Eu não dou conta. Já fiz de tudo. Já tentei tudo.

E sabemos que não é verdade, porque se tivéssemos tentado de fato, com boa vontade, teríamos conseguido.

Em verdade, a vontade é um leme, através de cuja ação, a embarcação da nossa vida, as nossas ações, se dirigem para onde nós quisermos.

Há pessoas que têm vontade de ser paparicadas, de serem vistas como coitadinha, de serem vistas como alguém que está sempre precisando de um afago alheio.

Não é a melhor opção, não é isso que deve ser a regra de nossa vida. A regra de nossa vida deve ser a da independência, de sabermos o que queremos e, ao sabermos o que queremos, tratarmos de marchar para esse objetivo. 
Nada de ficarmos com essas justificativas injustificáveis, de que não é capaz, de que não consegue. Porque quando nós dizemos assim, já estipulamos a incapacidade, já estabelecemos a nossa derrota.

É como se alguém fosse fazer um exame, uma prova, um concurso e dissesse: Eu sei que eu não vou passar.

Já determinou que não quer passar. É diferente daquela criatura que diz assim: Apesar de tudo eu vou fazer. Tive pouco tempo para estudar, tive pouco tempo para me preparar, porque trabalhei muito, porque viajei ou por qualquer outro motivo, mas eu vou tentar, eu vou conseguir.

Esse estado de ânimo em que a criatura diz: Eu vou conseguir, já deu a ela um background excelente para que ela alcance os objetivos de sua vida.

A vontade é esse timão, através do qual dirigimos a embarcação de nossa existência. Em todas as coisas que fazemos, só fazemos porque temos vontade.

Quando fazemos alguma coisa sem ter vontade, significa que é sem ter boa vontade. Mas, se estamos fazendo alguma coisa sem que tenhamos boa vontade, aí estaremos fazendo com má vontade.

A vontade sempre existe, mas ela pode ser uma vontade capaz de nos fazer crescer ou uma vontade capaz de nos atirar ao chão.

Qual é a nossa proposta de vida? Já que vontade vem do latim: volerevolere que deu voliçãoa vontade de, a vontade de realizar alguma coisa.

E a partir dessa volição, dessa vontade de realizar alguma coisa, nós somos responsáveis pela nossa vida, pelos passos da nossa vida, pelas coisas que desejamos ou não realizar.

Muitas vezes, o nosso discurso é de quem quer, mas a nossa prática é a de quem não quer. Muitas vezes dizendo não querer, o nosso discurso estabelece o que nós de fato desejamos.

* * *

Quando a criatura diz: Eu já tentei tudo, certamente essa é uma postura de comodidade, porque tudo ninguém jamais foi capaz de fazer. Nós fizemos algumas coisas e dessas coisas que fizemos, algumas deram certo, outras não deram certo.

Jesus Cristo foi especial ao nos dizer que tudo é possível àquele que crê. Lemos isto nas anotações do evangelista Marcos. E se tudo é possível àquele que crê, por que se torna possível a ele?

Porque essa crença está amalgamada sobre a vontade. Está alicerçada sobre a vontade. 
Tudo é possível àquele que tem vontade, poderíamos dizer assim. Porque quando nós temos vontade superamos problemas. Quando temos vontade superamos dificuldades, quando temos vontade nos esforçamos.

Essa vontade é um elemento catalisador que impulsiona dentro de nós as reações mais impossíveis. Aquela criatura que dizia assim: Não, com essa paralisia eu não serei capazE aí chega um fisioterapeuta, um médico, um amigo e diz assim: Você vai conseguir. Você é capaz.

E começa a fazer o exercício, começa a mostrar que é possível.
 No começo dói, no começo é difícil, no começo... mas o indivíduo vai vencendo as dificuldades.

Na medida em que vamos vencendo as nossas dificuldades, tudo se torna possível. É por isso que vimos Aleijadinho, com as deficiências que portava, ter se tornado o excelente engenheiro do barroco.

É por isso que vimos a notável Helena Keller, cega, surda, muda, tornar-se notável professora de cegos, surdos e mudos, viajar pelo mundo, fazer conferências.

É por causa disso que encontramos hoje as Olimpíadas para deficientes físicos, as Paraolimpíadas. E ficamos estupefatos, entusiasmados de ver o que vemos.

É por isso que hoje vemos criaturas cheias de mazelas orgânicas fazendo verdadeiros milagres, com o poder da sua vontade.

Quando temos vontade, o céu se move para nós. Quando temos vontade, arrastamos as montanhas mais pesadas e essa vontade é pródromo da fé, alimenta nossa fé.

E o Mestre Nazareno nos disse que, se tivéssemos fé do tamanho de um grão de mostarda, que é tido como dos menores grãos do mundo, uma das menores sementes do mundo, seríamos capazes de dizer às montanhas para que se afastassem e elas se afastariam.

Essas montanhas certamente não são as de granito, não são as montanhas da nossa geologia, são as montanhas da alma, as montanhas de problemas, as montanhas de dificuldades, de deficiências.

É por essa razão que somos movimentados pela nossa vontade.No mundo social, quando as obras não são feitas para a comunidade, dizemos que falta vontade política.

A vontade é, de tal forma identificada nas realizações da vida, que passamos a usá-la popularmente, sem que o povo se dê conta de que está enunciando uma grandíssima verdade.

Falta vontade política nos políticos, mas falta vontade política em nós. Às vezes, pela nossa política doméstica achamos que, se superarmos determinados problemas, não teremos mais o aconchego de Fulano, a paparicação de Beltrano.

Às vezes, na nossa política de vivência social com os nossos amigos, achamos que, se demonstrarmos a nossa capacidade, as pessoas não irão mais fazer para nós.

A nossa vontade precisa se associar à orientação de Jesus Cristo ao nos dizer que, tudo é possível àquele que crê.

Creiamos, desde hoje, que é possível sair da nossa deficiência, da nossa limitação, da nossa desordem interior.

Pessoas de pouca memória que dizem: Ah! Eu não sou capaz de lembrar. Não digam assim. Será melhor dizer: Vou fazer esforços para me lembrar. Porque estaremos trabalhando no positivo.

Quando eu já garanto que não serei capaz, de que já tentei tudo, estou me condenando à falência. A nossa vontade é o leme da embarcação da nossa vida. Se o timoneiro for um bom timoneiro, levará o barco da sua vida para o porto da paz e da realização.
 Mas, se ele for um mau timoneiro, certamente arremessará a nau de sua vida sobre os arrecifes, sobres as montanhas, e seu barco possivelmente, se não chegar a isso, adernará nas ondas bravias.

Vontade, volere, querer. Querer é poder, afirma o brocado popular.

E é por essa razão que, quando sentirmos a necessidade de querer, por que é que não vamos querer o bem, o amor e a paz, para que tudo mais se complete em nossa existência?"

Transcrição do Programa Vida e Valores, de número 122, apresentado por Raul Teixeira, sob coordenação da Federação Espírita do Paraná.
Programa gravado em janeiro de 2008. Exibido pela NET, Canal 20, Curitiba, no dia 24.08.2008.

Em 08.01.2009.

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

HOJE

 

10 preceitos de serenidade





Só por hoje tratarei de viver exclusivamente este dia, sem querer resolver o problema de minha vida, todo de uma vez.
===
Só por hoje terei o máximo cuidado com o meu modo de tratar os outros: 

delicado nas minhas maneiras, não criticarei ninguém, não pretenderei melhorar nem disciplinar ninguém a não ser a mim mesmo.
===
Só por hoje sentir-me-ei feliz com a certeza de ter sido criado para ser feliz, não só no outro mundo, mas também neste.
===
Só por hoje adaptar-me-ei às circunstâncias, sem pretender que as circunstâncias se adaptem a todos os meus desejos.
===
Só por hoje dedicarei dez minutos do meu tempo a uma boa leitura, lembrando-me de que assim como é preciso comer para sustentar o meu corpo, assim também a leitura é necessária para alimentar a vida de minha alma.
===
Só por hoje praticarei uma boa ação sem contá-la a ninguém.
===
Só por hoje farei uma coisa de que não gosto, e se for ofendido nos meus sentimentos, procurarei que ninguém o saiba.
===
Só por hoje far-me-ei um programa bem completo no meu dia. 

Talvez não o execute perfeitamente, mas em todo caso vou fazê-lo.

E guardar-me-ei bem de duas calamidades: a pressa e a indecisão.
===
Só por hoje ficarei bem firme na fé de que Divina Providência se ocupa de mim mesmo como se existisse somente eu no mundo, ainda que as circunstâncias manifestem o contrário.
===
Só por hoje não terei medo de nada. 

Em particular, não terei medo de gostar do que é belo e não terei medo de crer na bondade.
==========================
Papa João XXII

INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...