sexta-feira, 7 de julho de 2023

CUIDADOS PELA VIDA :FALANDO DE CRIANÇAS

 

 

NOSSOS FILHOS É TUDO EM 
NOSSAS VIDAS!!!


Quais hábitos de crianças favorecem a entrada de vírus e bactérias no organismo?


  • +A
  • -A


A entrada de vírus e bactérias no organismo das crianças pode ocorrer por diversos hábitos simples, como não lavar as mãos antes de comer, ingerir alimentos de procedência duvidosa e não ter uma dieta saudável, rica em vários nutrientes importantes. Cabe, portanto, aos pais garantir que seus filhos sigam todos os cuidados possíveis para que suas imunidades estejam sempre em alta para combater esses agentes infecciosos.  

Lavar as mãos e alimentação saudável


“É preciso tomar certas precauções para que esses microrganismos não nos infectem ou causem doenças. Lavar sempre as mãos antes de comer e após ir ao banheiro; tomar banho todos os dias, secando bem o corpo; manter os ambientes que vivemos bem arejados e limpos para circulação do ar; 
ter uma alimentação saudável e bem balanceada para nos tornarmos resistentes a infecções por esses germes, são alguns cuidados importantes”, indica a imunologista Cláudia Lobo César.
Os pais devem dar o exemplo e fazer com que seus filhos criem hábitos de vida saudável o mais cedo possível, não apenas para que eles cresçam com hábitos saudáveis, mas também porque a imunidade nos primeiros anos de vida é pouco desenvolvida. “Quanto menor a criança, mais imaturo é seu sistema de defesa, portanto são mais suscetíveis a infecção por esses microrganismos”, afirma a profissional.

Pais devem ter ainda mais cuidado com filhos bebês


Em relação aos bebês, os pais devem tomar ainda mais cuidados, evitando, por exemplo, levá-los a lugares fechados com aglomeração de pessoas, caso ainda não tenham completado seu calendário vacinal básico. “A disseminação de vírus e bactérias ocorrem com muito mais facilidade quando os bebês não foram devidamente vacinados”, alerta Claudia.
O leite materno também é essencial para a imunidade do bebês, principalmente até os seis meses de vida, pois possui vários fatores de proteção que impedem as infecções por vírus e bactérias. “Já as crianças maiores devem buscar sempre se hidratar bem, com água potável. Os pais devem atentar ainda para a lavagem correta de verduras e frutas antes do consumo, para evitar que seus pequenos sejam infectados”, recomenda a médica.
Dra. Claudia Lobo César é alergista, imunologista e pediatra, formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e atende em Itatiba (SP). CRM-SP: 53881
COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: FIM

MENSAGEM DA NANE WHATSAPP

 Pessoa alguma existirá que atravesse a existência sem enfrentar a adaga afiada das mil interrogações. São dúvidas que surgem aqui e ali, quais estiletes cortantes do sentido existencial, cobrando do ser o mergulho nas suas origens profundas.

 Não nos referimos aqui às dúvidas corriqueiras, aquelas que nascem pela manhã e se diluem ao entardecer, ou respondidas no imediatismo da vida material ou desidratadas pela inutilidade de suas conveniências no âmbito do oportunismo.

 Destacamos aquelas perguntas que começam a brotar no cérebro, sedento de respostas e avançam no tempo ao longo da existência, algumas vezes furtando o sono das madrugadas ou impelindo o ser para arraiais religiosos ou filosóficos, onde se materializam com mais forças à nossa frente, quais fantasmas a nos assombrarem a ignorância.

Qual nossa origem espiritual?

Como compreender dois mil anos de Cristianismo e vinte séculos consecutivos de atrocidades e genocídios periódicos?

Que mecanismos mentais nos aprisionam no medo irracional da morte, quando tantas e tão fartas evidências dão sustentação de que a vida não começa no berço nem se esvai no sepulcro?

Por que o egoísmo feroz ainda é a marca iniludível desses tempos de glórias tecnológicas?

Quais razões sustentam o ser na sua competição insana por poder e posses, olvidando a precariedade da argamassa celular de que se reveste?

Como compreender tantos templos religiosos e tão funda descrença na criatura humana, a ponto de duvidar da própria existência?

Que motivos o levam a murar vastos latifúndios, adquirir incontáveis hectares de terras, aprisionar para si águas e fontes, lançando o outro na secura e na canícula desesperadora?

Ambiciona o poder e a fama e, quando atinge o ápice da popularidade, se refugia em castelos fortificados e coberturas luxuosas, ignorando as origens humildes de onde procede.

Como se manter blindado contra a ansiedade que presentemente vitima bilhões de pessoas?

Onde encontrar o oásis tão sonhado da paz profunda?

Como atender tantos compromissos firmados para escassas 24 horas?

Procuramos entender o outro e sentimos enorme dificuldade de sermos compreendidos.

Onde Deus, que não estanca a hemorragia ética que presentemente apodrece a sociedade?

Perguntas, dúvidas, interrogações, questionamentos...

Se fazem quase que infinitos.

E o alto, em percebendo nossa maturidade espiritual, quase sempre adquirida nas forjas das dores e na escola do sacrifício, vai enviando a cada um pedaços do imenso quebra-cabeça que caracteriza o viver, aguardando que cada ser monte seu próprio piso, no qual assentará os pés na jornada que nunca cessa.

A uma interrogação equacionada hoje, dez novas inquietações surgirão amanhã, num perene desafio de superação.

Quanto mais se sabe, mais responsável se torna o ser.

O instinto vai sendo domado. A irracionalidade vai perdendo forças para o livre arbítrio, que se agiganta conforme nos integramos na sinfonia da vida.

E um entendimento novo começa a nos mostrar que em parte alguma vige privilégios, surgem castigos divinos ou prêmios à preguiça ou ao ócio criminoso.

Em qualquer circunstância ou lugar, o Espírito, esteja no estojo de ossos ou fora dele, é senhor das próprias deliberações, decisões e pensamentos, recebendo de volta reações próprias e de acordo com seus atos.

A curiosidade o obriga a examinar. O medo elabora a coragem. A sede de infinito o constrange a andar em busca das estrelas.

A arrogância o brutaliza. A violência o asselvaja.

Suas interrogações nascem da excessiva imantação à matéria, na qual se locupleta e se afoga em suas sensações passageiras.

Dá-se conta de que nunca esteve sozinho na ascese. Jamais foi barco à matroca no mar agitado da evolução.

És uma centelha, um fascículo de luz, imergindo dos milênios sem fim para tua gloriosa destinação: a união com o pensamento divino, criador e mantenedor da ordem.

O caos é teu espinho.

A luta, teu meio.

Jesus, teu modelo e guia.

A plenitude, tua meta.

Alguma dúvida?


Marta

Salvador, 29.06.2023

Candidíase: o que é, sintomas, Ce Tratamento

CUIDE DE SUA SAUDE


A candidíase é uma infecção causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida albicans, que afeta mais frequentemente a região genital, causando sintomas como coceira intensa, vermelhidão ou corrimento esbranquiçado.

No entanto, a candidíase também pode surgir em outras partes do corpo, como boca (sapinho), intestinos, pele ou unhas, por exemplo. Este fungo vive naturalmente na pele e mucosas e se prolifera quando o sistema imunológico está mais enfraquecido.

O tratamento da candidíase deve ser orientado por um médico, de acordo com o tipo de candidíase, mas geralmente inclui o uso de remédios antifúngicos na forma de pomadas ou comprimidos.


Sintomas de candidíase

Os principais sintomas de candidíase são:

  • Coceira intensa, inchaço ou irritação na região genital ou pele;
  • Corrimento vaginal branco;
  • Dor ou ardência durante o contato íntimo;
  • Placas amarelas ou esbranquiçadas na boca;
  • Vermelhidão ou rachaduras no canto da boca;
  • Manchas vermelhas e ardor na pele.

Além disso, no caso da candidíase genital em homens, podem surgir sintomas como placas vermelhas ou esbranquiçadas no pênis ou ressecamento da pele. Veja outros sintomas de candidíase masculina.  

Já nos casos de candidíase intestinal, podem surgir sintomas, como manchas brancas nas fezes e excesso de gases intestinais, por exemplo. Saiba mais sobre os vários tipos de candidíase e seus sintomas.  

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico de candidíase normalmente é feito pelo médico através da avaliação dos sintomas, embora também possam ser feitos exames como a análise laboratorial do corrimento, secreção ou biópsia da pele, para identificar o fungo e descartar outras doenças.

Qual médico consultar

O médico especialista para identificar e tratar a candidíase genital nas mulheres é o ginecologista, enquanto que, no caso dos homens, é o urologista.


Já no caso da candidíase oral ou intestinal, o médico que realiza o tratamento é o gastroenterologista.

Tipos de candidíase

Os principais tipos de candidíase são:

1. Candidíase vaginal

A candidíase vaginal é um tipo de candidíase genital que afeta a vagina e a vulva de mulheres, geralmente devido ao sistema imune enfraquecido ou por alguma alteração hormonal. 

Esse tipo de candidíase é a infecção ginecológica mais comum, uma vez que a vagina é um ambiente quente e úmido que favorece o crescimento do fungo. Saiba identificar todos os sintomas da candidíase vaginal.  

Teste de sintomas para candidíase vaginal

Para saber a chance de estar com candidíase vaginal, selecione no teste a seguir os sintomas apresentados:

  1. 1. Coceira intensa na região genital
  2. 2. Vermelhidão e inchaço na região genital
  3. 3. Placas esbranquiçadas na vagina ou na cabeça do pênis
  4. 4. Corrimento esbranquiçado com grumos, semelhante a leite talhado
  5. 5. Dor ou queimação ao urinar
  6. 6. Desconforto ou dor durante o contato íntimo

2. Candidíase no pênis

A candidíase no pênis, ou candidíase masculina, afeta homens, principalmente quando não se realiza a higiene íntima adequadamente.

Além do pênis, esse tipo de candidíase pode afetar os testículos ou a virilha, por exemplo. Saiba mais sobre a candidíase masculina.

3. Candidíase oral

A candidíase oral é mais comum em bebês devido a sua imunidade ainda pouco desenvolvida, sendo conhecida popularmente como sapinho. Este tipo de candidíase pode afetar o interior das bochechas, a língua e os lábios. Veja como identificar e tratar o sapinho em bebê.

Em casos mais raros, a candidíase oral também pode afetar a garganta e o esôfago, mas isso é mais frequente em adultos que têm o sistema imune enfraquecido devido a doenças crônicas, tratamento do câncer ou por infecção pelo HIV, por exemplo.

4. Candidíase cutânea

A candidíase cutânea afeta a pele, sendo mais comum em regiões de dobras de pele, como pescoço, virilhas, axilas, atrás do joelho e por baixo dos seios, que são áreas mais quentes e que suam muito, favorecendo o desenvolvimento do fungo. 

Este tipo de candidíase pode acontecer em qualquer pessoa, no entanto, é mais comum em pessoas acima do peso, idosos ou bebês. Confira as principais causas de candidíase cutânea.  

5. Candidíase intestinal

A candidíase intestinal afeta os intestinos podendo surgir quando há desequilíbrio da microbiota intestinal como consequência de alterações do sistema imunológico, sendo mais comum nos casos de doença de Crohn, doenças autoimunes ou AIDS.

Este tipo de candidíase deve ser tratado o mais rápido possível, já que existe um maior risco da infecção se espalhar para outras partes do corpo. Veja como é feito o tratamento da candidíase intestinal.  

6. Candidíase disseminada

A candidíase disseminada é aquela em que a infecção pelo fungo Candida albicans atinge a corrente sanguínea, podendo afetar diferentes órgãos, como pulmões, fígado, coração, ossos ou, até, o cérebro.

Esse tipo de candidíase é grave, sendo geralmente causada pelo enfraquecimento do sistema imunológico, especialmente em casos de AIDS, transplantes de órgãos, desnutrição ou câncer, por exemplo.

Possíveis causas

A candidíase é causada pelo crescimento excessivo de fungos do gênero Candida sp., principalmente Candida albicans. Este tipo de fungo está presente naturalmente nas mucosas e pele, mas que pode proliferar devido a algumas situações, como: 

  • Uso frequente de antibióticos, anticoncepcionais e corticoides;
  • Gravidez;
  • Alterações hormonais;
  • Doenças como diabetes, HPV e lúpus;
  • Infecção pelo HIV ou AIDS;
  • Câncer ou tratamento do câncer;
  • Uso de dentaduras;
  • Hábito de fumar.

Uma pessoa também pode estar contaminada com o fungo e não saber, pois a doença normalmente se manifesta quando o sistema imunológico está enfraquecido.

Como é feito o tratamento

O tratamento da candidíase deve ser feito com orientação médica, sendo normalmente indicados remédios antifúngicos na forma de pomadas ou comprimidos.

No caso da candidíase genital, normalmente são indicados pomadas como, nistatina, clotrimazol, miconazol, isoconazol ou fenticonazol, por exemplo. Veja as principais pomadas para candidíase genital e como usar.  

Além disso, algumas dessas pomadas também podem ser indicadas para a candidíase na pele.

Em alguns casos, o médico pode ainda recomendar o uso de comprimidos antifúngicos, como o fluconazol ou itraconazol, por exemplo, que ajudam a combater a infecção desde o interior do corpo, atingindo melhores resultados do que só com as pomadas. Veja mais detalhes do tratamento para candidíase.  

Além de tudo isso, fazer uma alimentação pobre em açúcar também ajuda o organismo a combater mais facilmente o crescimento dos fungos, curando a candidíase mais rápido. Veja o que comer para fortalecer a imunidade e combater a cândida mais rápido nesse vídeo:


quarta-feira, 5 de julho de 2023

UM DEDINHO DE PROSA AO PÉ DO RADIO - ALMA GÊMEA APROXIMANDO OS CORAÇÕES.

 

Quebra-cabeça

Quebra-cabeça.



Algumas pessoas estão sempre reclamando, dos acontecimentos, da falta de sorte, da falta de um amor, entre outras lamentações. Ficam tristes, desanimadas e algumas chegam até mesmo à depressão. 

Acumulam pensamentos negativos,
 que deixam o viver complicado demais.
 Vivem lutando contra o destino, abandonando situações, as quais retornam de uma outra forma, pois têm que ser vivenciadas. 

Acabam travando uma guerra com sua própria vida.
 Fica então difícil entendê-la, quando na realidade o grande segredo é “não tentar entendê-la”, mas vivê-la. 


A vida é um grande quebra-cabeça, onde as peças são os acontecimentos e as emoções. Qualquer coisa que aconteça no presente, se somará a outra. 

E assim vai-se construindo o futuro, que bem devagar, vai se tornando passado. Os acontecimentos e emoções vão se encaixando, até se tornaram uma linda existência. 

Por certas vezes, há peças que parecem não se encaixar, mas depois se descobre que estavam no lugar errado. 

E não dá para jogar nenhuma fora. Um quebra-cabeça não pode ser montado faltando peças,

não é mesmo?

fé é uma dos componentes mais importantes da vida.

 É ela que dá força e que levanta a auto-estima.
 Quando existe fé, não há questionamentos, mas sim aceitação e agradecimentos. 

Tudo o que acontece tem uma razão. Não se tem que discutir, mas vivenciar cada momento e transformar cada experiência, em um aprendizado.
 Não é um tipo de conformismo, é apenas uma visão positiva, tranquila e amadurecida de se encarar a própria história. 

Muitas vezes a imaturidade leva a uma não adaptação e não aceitação dos fatos que surgem, dificultando o desenvolvimento emocional.


Pode-se escolher entre ficar chateado, revoltado, entristecido, ou simplesmente ir deixando as peças se encaixarem e ser feliz. 

Pode-se criar uma nova maneira de pensar, deixando de lado aquela sensação de que há sempre alguma coisa errada.

 Tudo está como tem que ser. Pode-se até transformar uma coisa ou outra, mas mudar, não. 

Caso houvesse a possibilidade de se saber, o tempo que nosso quebra-cabeça levará para se completar, não perderíamos tempo com bobagens, com pensamentos destrutivos.


Estar em paz com o próprio espírito, é o melhor presente que se pode dar a si mesmo. Para isso, trabalhar o caráter e fazer coisas dignas, são atitudes básicas. 

Praticar a caridade também faz parte, não só a material, como também a espiritual, que às vezes é bem mais difícil. 

Há a necessidade também de ser íntegro e ter comportamentos que honrem o bem. Aceitar-se, transformar-se, não lutar contra si, mas a favor, é amar a vida, seja ela como for.


Fé, Paz e Amor para Você!



BOA TARDE ! ! !

 

⁠ Boa tarde!

 Lembrem-se : nada é em vão, quando a vida possui um sentido. 

Mas é preciso esforço e dedicação, para que tudo some e agregue um propósito.

 Cada pessoa é chamada a fazer com que sua vida valha a pena, independentemente da situação em que se encontra.

BOA SORTE



segunda-feira, 3 de julho de 2023

Parábola: "Tudo Passa" REFLEXÃO! ! !

 

Parábola: "Tudo Passa"


Reflexão para este momento que estamos vivendo!

Havia um rei muito poderoso que tinha tudo na vida, 

mas sentia-se confuso. Resolveu consultar os sábios

 do reino e disse-lhes:

– Não sei por que me sinto estranho e preciso ter paz 

de espírito. Preciso de algo que me faça alegre quando estiver triste e que me faça triste quando estiver 

alegre.

Os sábios resolveram dar um anel ao rei, desde que o

 rei seguisse certas condições:

Debaixo do anel existe uma mensagem, mas o rei só

 deverá abrir o anel quando ele estiver num momento intolerável. Se abrir só por curiosidade, a mensagem perderá o seu significado. Quando TUDO estiver 

perdido, a confusão for total, acontecer a agonia e 

nada mais puder ser feito, aí o rei deve abrir o anel.

O rei seguiu o conselho. Um dia o país entrou em 

guerra e perdeu. Houve vários momentos em que a 

situação ficou terrível, mas o rei não abriu o anel 

porque ainda não era o fim. O reino estava perdido,

 mas ainda podia recuperá-lo. Fugiu do reino para se 

salvar. O inimigo o seguiu, mas o rei cavalgou até que perdeu os companheiros e o cavalo.

Seguiu a pé, sozinho, e os inimigos atrás; era possível

 ouvir o ruído dos cavalos. Os pés sangravam, mas 

tinha que continuar a correr. O inimigo se aproxima

 e o rei, quase desmaiado, chega à beira de um 

precipício. Os inimigos estão cada vez mais perto e não

 há saída, mas o rei ainda pensa:

– Estou vivo, talvez o inimigo mude de direção. Ainda 

não é o momento de ler a mensagem…

Olha o abismo e vê leões lá embaixo, não tem mais 

jeito. Os inimigos estão muito próximos, e aí o rei abre

 o anel e lê a mensagem: “Isto também passará”. De 

súbito, o rei relaxa. Isto também passará e,

 naturalmente, o inimigo mudou de direção. O rei volta

 e tempo depois reúne seus exércitos e reconquista 

seu país. Há uma grande festa, o povo dança nas ruas 

e o rei está felicíssimo, chora de tanta alegria e, de 

repente, se lembra do anel, abre-o e lê a mensagem:

 “Isto também passará”. Novamente ele relaxa, e assim obtém a sabedoria e a paz de espírito.

Em qualquer situação, boa ou ruim, de prosperidade

 ou de dificuldades, em que as emoções parecem 

dominar tudo o que fazemos, é importante que nos lembremos de que

 tudo é efêmero, de que tudo passará, de que é 

impossível perpetuarmos os momentos que vivemos, queiramos ou não, sejam eles escolhidos ou não.

A ansiedade, freqüentemente, não nos deixa analisar

 o que nos ocorre com objetividade. Nem sempre é 

possível, mesmo. Mas, em muitos momentos, 

precipitamos

 atitudes que só pioram o que queríamos que 

melhorasse, e é na esfera dos relacionamentos

 amorosos que isso ocorre quase sempre.

A calma, conforme o ditado popular, pode ser o 

melhor remédio diante daquilo que não depende de

 nós…

 Manter as emoções constantemente sob controle é 

pura fantasia e qualquer um já viveu a sensação de 

pânico ao perceber que o que mais se valoriza está escapando por entre os dedos.

“Dar tempo ao tempo” não é sintoma de passividade,

 mas de sabedoria na maior parte dos casos.

Fonte: https://www.refletirpararefletir.com.br/parabolas-para-refletir


XXXXXXXXXXXXXXXXXX



XXXXXXXXXXXXXXX

XXXXXXXXXXXXXXX

XXXXXXXXXXXXXXX

XXXXXXXXXXXXXXX

XXXXXXXXXXXXXXX

PLANTANDO EM SOLO FÉRTIL (CARTA DE JULIE PARA A AVÓ SOCORRO)

Por José Carlos Castro Sanches

Site: www.falasanches.com

A criança é a esperança que devemos cultivar, nela há pureza e capacidade para assimilar o melhor que temos a dar e receber. Se plantarmos amor, colheremos amor. Se educarmos e ensinarmos os valores éticos e princípios morais, receberemos a devida recompensa. Na sombra de uma semente brotará uma árvore frondosa, na escuridão da ignorância brilhará intensa luz que refletirá o que semeamos e cultivamos com amor, paciência, determinação e perseverança.

Quem planta colhe! Acreditando nessa premissa e suportado pelo propósito de transformar as pessoas e construir um mundo melhor recebemos com alegria as bênçãos divinas por meio de pequenos gestos de carinho dos nossos netos.

Nesta crônica em narrativa breve descreverei um acontecimento que me causou a sensação de extrema felicidade, um daqueles momentos de epifania que elevam a alma, traduzem a  beleza e o aroma das flores regadas com carinho, o canto do passarinho no ninho, a alegria de uma mãe que deu à luz uma linda menina, do filho perdido ao reencontrar os pais.

Era sexta-feira, 09 de junho de 2023, quando eu chegava ao meu lar doce lar, após um dia abençoado de trabalho. Fui recebido por minha esposa mostrando-me uma carta escrita por nossa neta Julie Sanches.

A vó estava extasiada com o presente escrito à mão, com a pureza d’alma de uma criança inocente e verdadeira nas suas expressões.

Aquela mesma criança que em 2020, com sete anos de idade, corria alegremente pelo escritório ditando seus contos para serem escritos pelo seu avô José Carlos e publicados no livro “Pérolas da Jujuba com o Vovô”, agora com dez anos, senta-se na cadeira dedicada a ela no escritório do avô e escreve sozinha suas cartas, bilhetes, contos e poemas infantis.

Imaginem a minha satisfação e orgulho ao vê-la escrevendo sem precisar de ajuda, sem ser solicitada a fazer como outrora, com iniciativa própria, pelo simples desejo de presentear a vovó com um mimo literário e palavras doces.

Reproduzo abaixo a linda carta que emoldurei em um quadro e mantenho na estante da sala do nosso apartamento como prova de que somos agentes de transformação do mundo, e através de pequenas ações podemos influenciar pessoas a propagarem o amor além-mares.

Só agora obtive a autorização da minha neta para publicar a cartinha dedicada à avó Socorro Sanches, sem a qual não tornaria público a sua singela manifestação de amor e carinho.

SEGUE A CARTA NA INTEGRA MANTENDO A ORIGINALIDADE NAS PALAVRAS, PONTUAÇÃO, ESPAÇAMENTO E QUEBRAS DE PÁGINAS PELA AUTORA JULIE SANCHES SIMAS LOPES.

Por Julie Sanches Simas Lopes

(Coautora de Pérolas da Jujuba com o Vovó)

 

“09/06/23

De: Juju

 

Ser avó é conhecer um amor doce

e profundo! E Viver de amizade,

é fazer dos netos o seu mundo!

Te amo, minha queria vovó e vou sempre

ao teu lado cuidando e te amando de

montão.

Querida avó obrigada por todos esses anos

ter me dado a sua companhia, conselhos

e amor.

Querida vovó, mantenha sua fé, seja

forte e tenha esperança que tudo vai dar

CERTO!

     Minha avó, sem dúvidas todo o carinho

      e o amor recebido pelos seus braços

      contribuiu positivamente para a pessoa

      que sou hoje, além de me inspirar para

      tudo que ainda desejo me tornar.”

 

                          “ Te

Amo”

 Digam-me queridos leitores. Temos motivos para nos orgulhar?

EM ANEXO, FOTO DA CARTA EMOLDURADA.

José Carlos Castro Sanches

É químico, professor, escritor, cronista, trovador e poeta maranhense. Membro Efetivo do PEN Clube do Brasil, da Academia Luminense de Letras, da Academia Maranhense de Trovas, da Sociedade de Cultura Latina do Maranhão, da União Brasileira de Escritores e da Associação Maranhense de Escritores Independentes. Membro Correspondente da Academia Arariense de Letras, Artes e Ciências e da Academia Vianense de Letras.

Autor dos livros: Colheita Peregrina, Tenho Pressa, A Jangada Passou; No Fluir das Horas é tempo de ler e escrever, A Vida é um Sopro!, Gotas de Esperança, Pérolas da Jujuba com o Vovô e Pétalas ao Vento.

Visite o site falasanches.com e a página “Fala, Sanches” (Facebook) e conheça o nosso trabalho.

Adquira os Livros da Tríade Sancheana: Colheita PeregrinaTenho Pressa e A Jangada Passou, na Livraria AMEI do São Luís Shopping ou através do acesso à loja on-line www.ameilivraria.com; os livros da Trilogia da Vida: No Fluir das HorasGotas de Esperança e A Vida é um Sopro!, no site da Editora Filos: https://filoseditora.com.br/?s=Sanches

O Livro "Pérolas da Jujuba como Vovô" com edição limitada você poderá adquirir diretamente com o autor.

NOTA: Esta obra é original do autor José Carlos Castro Sanches e está licenciada com a licença JCS17.06.2023. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas. Esta medida fez-se necessária porque ocorreu plágio de algumas crônicas do autor, por outra pessoa que queria assumir a autoria da sua obra, sem a devida permissão – contrariando o direito à propriedade intelectual, amparado pela Lei nº 9.610/98, que confere ao autor direitos patrimoniais e morais da sua obra.

 


XXXXXXXXXXXXXXXXXX


Por José Carlos Castro Sanches

 “A vida já é curta, mas nós tornamo-la ainda mais curta, desperdiçando tempo.” (Victor Hugo)

Neste texto rápido de linguagem simples e fácil quero deixar uma mensagem preciosa e profunda para você refletir sobre a vida e o tempo. Boa leitura e reflexão!

Num desses dias abençoados e inspirado por Deus durante o trajeto da minha casa para o local onde pego ônibus para o trabalho todas as manhãs me surpreendi refletindo sobre a vida agitada e frenética que temos.

“A vida e o tempo são os dois maiores professores. A vida nos ensina fazer bom uso do tempo enquanto o tempo nos ensina o valor da vida.” (Autor desconhecido)

Começa a “frenesi” ao acordar pelo toque do despertador, o coração quase rompe o peito (logo o meu que bate mais rápido que todos normalmente) levantar atarantado, tomar café apressado, correr até o ônibus debaixo de chuva. O ônibus atrasa fico todo molhado e ainda inseguro com ladrão nas ruas.

 Adrenalina em excesso. Para que? E todo aquele movimento de carros, motos, bicicletas, outros caminhando. Todos buscando algo logo cedo para fazer.

“O tempo é teu capital; tens de o saber utilizar. Perder tempo é estragar a vida.” (Franz Kafka)

E então peguei o caderno e a caneta e comecei a redigir este artigo. Fui até o local de trabalho escrevendo uma mensagem sobre a vida e o tempo, que transcrevo para leitura silenciosa e reflexiva dos meus queridos leitores.

 “O tempo tem uma forma maravilhosa de nos mostrar o que realmente importa.” (Autor desconhecido)

Deveríamos viver plenamente a vida no “tempo presente" sem guardar nada além dos alimentos que ingerimos. Não ter apego a nada além das pessoas que nos cercam. Viver uma vida leve e serena. Deixar que a simplicidade, a paz e o amor permeiem as nossas virtudes e ações. O nosso sentimento maior deveria ser o amor. E a nossa devoção suprema "àquele" que tudo fez e criou o mundo em 7(sete) dias.

“As montanhas da vida não existem apenas para que cheguemos no topo, mas para que aprendamos o valor da escalada.” (Autor desconhecido)

 O dia deveria ser para trabalhar, sorrir, conviver com as pessoas amadas, ajudar os outros e agradecer pelas infindáveis bênçãos. Acolher os amigos sentado na porta ao final do dia e bater papo com os vizinhos, cantar no banheiro e tomar banho no rio Itapecuru. Ouvir o canto dos pássaros no jardim, o som do vento, curtir o brilho do sol, o cheiro das flores e beleza infinita da natureza bela. Estudar e aprender um pouco mais sobre a vida, o tempo e as pessoas. Exercitar-se!

 A noite para orar, dormir e relaxar. Também para deitar e abraçar os amados. Apreciar a lua e as estrelas. Beijar e copular para reproduzir e manter o ciclo de vida das futuras gerações.

Não precisaríamos de muitos anos de vida e de uma vida agitada e frenética, estressada desinteressante porque teríamos vivido a plenitude naquilo que realmente importa e que faz sentido à vida.

“Desperdiçamos o tempo, queixando-nos sempre de que a vida é breve.” (Marquês de Maricá)

A maior parte do tempo que vivemos é dedicado ao passado ou futuro por isso deixamos de viver o presente e sofremos as consequências no corpo e na alma.

“Dedica-se a esperar o futuro apenas quem não sabe viver o presente.” (Sêneca)

Grande parte do sofrimento que carregamos está associado à ambição de querer mais do que necessitamos para ter uma vida digna e feliz. Não precisamos mais do que ar, água, alimentos, um cômodo com roupa e agasalho, carinho, saúde, paz e amor. Tudo mais é sobra!

O problema é reconhecer e aceitar mudarmos o rumo de nossas vidas e vivermos felizes o Presente que Deus no deu até o derradeiro dia de bênçãos, como se fosse o primeiro dos nossos dias. “O tempo é o correio da Vida, ele trará tudo aquilo que estiver destinado a cada um de nós.” A vida é o maior Presente!

“Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. 

Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o

 dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.” (Dalai Lama)

 São Luis, 13 de janeiro de 2017.

José Carlos Castro Sanches

É químico, professor, escritor, cronista e poeta maranhense.

Membro Efetivo da Academia Luminense de Letras, da Academia Maranhense de Trovas, da Associação Maranhense de Escritores Independentes, da União Brasileira de Escritores e do PEN Clube do Brasil.

Visite o site falasanches.com e a página “Fala, Sanches” (Facebook) e conheça o nosso trabalho.

Adquira os Livros da Tríade Sancheana: Colheita PeregrinaTenho Pressa e A Jangada Passou, na Livraria AMEI do São Luís Shopping ou através do acesso à loja on-line www.ameilivraria.com; os livros da Trilogia da Vida: No Fluir das HorasGotas de Esperança e A Vida é um Sopro!, no site da Editora Filos: https://filoseditora.com.br/?s=Sanches

 NOTA: Esta obra é original do autor José Carlos Castro Sanches e está licenciada com a licença JCS13.01.2017. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas. Esta medida fez-se necessária porque ocorreu plágio de algumas crônicas do autor, por outra pessoa que queria assumir a autoria da sua obra, sem a devida permissão – contrariando o direito à propriedade intelectual, amparado pela Lei nº 9.610/98, que confere ao autor direitos patrimoniais e morais da sua obra.


INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...