quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Palavras Têm Poder!!!

 

As Palavras Têm Poder!

Sabemos disso, mas acabamos nos descuidando do seu valor. Especialistas mostram como tornar cada uma delas correta e, com isso, melhorar a vida

por Dulce Kernbeis

24/11/2013 - 08h45

Há muito tempo ouvimos dizer que as palavras têm poder. Mas algumas pessoas ainda ignoram ou fazem pouco dessa frase. Você já parou para pensar em como está o seu diálogo com os outros, com o mundo e com você mesmo? Isso é superimportante.

A palavra pode levantar ou derrubar, agradar ou desagradar, emocionar ou irritar, trazer para perto ou afastar. Pode ser mel ou fel, tanto para quem ouve quanto para quem fala. Num momento ela exprime toda uma paixão, todo um amor, ternura, admiração, respeito, e num outro toda a raiva, rancor, ressentimento, inveja. A palavra pode estar respaldada na verdade ou esconder a mesma verdade.

Afinal, através da fala, das palavras, criamos a nossa realidade. E assim como criamos, com a fala também temos o poder de transformá-la.

“O biofísico russo e biólogo molecular Pjotr Garjajev e seus colegas exploraram o comportamento vibratório do DNA. E comprovaram, recentemente, que as frequências de determinadas palavras, alteram e reprogramam o DNA. Isso mesmo! O DNA das células, o que nos compõe, a massa física da qual somos feitas”, lembra a terapeuta Jaqueline Salles, coach, escritora e ela própria uma pesquisadora e palestrante sobre o assunto.

A escritora Louise Hay, muito antes desses estudos, já havia comprovado o poder das Afirmações Positivas. Virou best seller nos anos 80, especialmente com o livro traduzido “Você Pode Curar Sua Vida”. Através de livros vendidos pelo mundo, ela levou a simplicidade de sábias palavras para quem estivesse sedento de cura, tanto física quanto espiritual. Afinal, como já está comprovado cientificamente, a palavra nunca existe sozinha. Ela está sempre acompanhada: de emoções e de sensações físicas decorrentes dela.

Mas não ficou só nela. Vários outros autores estudaram o tema. E até existe uma ciência específica para falar sobre o assunto: a PNL, abreviação de Programação Neurolinguística. No quesito livros e palestras, um dos expoentes mais conhecidos da PNL por aqui é o médico e também escritor Lair Ribeiro.

Mas o que é exatamente a PNL? “Programação Neurolinguística” é uma expressão um tanto obscura, que não faz sentido para muita gente. Na verdade, compreende três ideias. A parte “Neuro” da PNL reconhece a ideia fundamental de que todos os comportamentos nascem dos processos neurológicos como a visão, audição, olfato, paladar, tato e sensação, as reações fisiológicas.

A parte “Linguística” indica que usamos a linguagem para ordenar nossos pensamentos e comportamentos e nos comunicarmos com os outros. A “Programação” refere-se à maneira como organizamos nossas ideias e ações para produzir resultados. A PNL trata da estrutura da experiência humana subjetiva, de como organizamos o que vemos através dos nossos sentidos. Também examina a forma como descrevemos isso através da linguagem e como agimos, intencionalmente ou não, para produzir resultados.

Quer um exemplo prático? Chame alguém de “estúpido, burro” - mesmo fora de uma discussão. E peça para essa pessoa descrever como se sente. Não apenas dirá que se sente mal, do ponto de vista físico, ele teve os batimentos cardíacos alterados. A frequência ficou muito mais forte, ok? Peça desculpas e fale que não era isso que queria dizer, você se enganou. Os batimentos da pessoa mudarão. É essa relação, inegável desde que o mundo é mundo e desde que o homem aprendeu a fala, que a PNL estuda.


A palavra certa com a fórmula certa

“As palavras não são inocentes, o vento não as levam embora como folhas”, analisa a terapeuta Jaqueline. Com base nessa premissa, “Louise Hay formulou milhares de afirmações de cura, estudadas através de padrões de pensamentos que são repetidos e passados de geração para geração”, complementa para ir além: “as afirmações positivas já curaram milhares de pessoas ao redor do mundo. E como a pesquisa científica do Dr. Pjtor Garjajev muito bem diz, não é qualquer frequência de palavra que transforma”.

Existe uma fórmula para que uma pessoa interessada no assunto possa produzir suas próprias afirmações de cura, de prosperidade, de criatividade, de autoconfiança. Qual é essa fórmula então? “É o que eu chamo de a fórmula dos 4 P’s”, diz Jaqueline. Ou seja a pessoa tem que falar de forma - Positiva. Pessoal. Presente. Poderosa. Ou seja, afirmações altamente positivas influenciaram o DNA de cada pessoa. De tal forma que tudo se transforma.  Parece mágica, autoajuda ou esoterismo. Mas não é. É estudo com uma eficiência metodológica. E para isso é preciso treinamento.

Mas como conseguir isso? Jaqueline tem um site que a apoia as pessoas a distância, com técnicas do seu trabalho de coaching e das terapias realizadas. É um trabalho voluntário. “O objetivo desse trabalho é que as informações fossem difundidas e chegassem ao máximo de pessoas possíveis, principalmente as distantes, às que não têm como acessar esse tipo de informação de ponta, e já que é um projeto 100% on line, ou seja, não há distância física, basta ter acesso à internet, fica mais fácil”. Não por acaso a página é www.auditoriodaalma.com.br. Nesta matéria, ela adianta algumas das principais afirmações que toda pessoa deve fazer todos os dias.

Para quem acredita que na vida só impera o lado negativo, para quem fala mais coisas ruins do que boas, ou acha que como na famosa lei de Murphy, o pão sempre cai com o lado da manteiga no chão, a terapeuta faz um desafio: “Podemos, sim, transformar nossas estruturas físicas e mentais e, consequentemente, nossa realidade, utilizando determinadas palavras. A ciência está agora comprovando o que Louise Hay já conclama há muito tempo. E o que muitos anônimos, mas não menos importantes, já comprovaram na prática. Existem com incontáveis relatos de cura, de transformação e de alcance de uma realidade desejada. Seja cientista: experimente!”. Em outras palavras, use afirmações positivas. Vai, você pode, você consegue!

terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Doação de sangue:

 


Doação de sangue: como doar, quem pode doar, impedimentos

    O que é a doação de sangue?

    A doação de sangue é um gesto solidário de doar uma pequena quantidade do próprio sangue para salvar a vida de pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias.


    Além de pessoas que submetem a procedimentos e intervenções médicas, o sangue também é indispensável para que pacientes com doenças crônicas graves - como Doença Falciforme e Talassemia - possam viver por mais tempo e com mais qualidade, além de ser de vital importância para tratar feridos em situações de emergência ou calamidades.
    Uma única doação pode salvar até quatro vidas. Um simples gesto de amor e solidariedade pode gerar muitos sorrisos. Faça sua parte, independentemente de parentesco entre o doador e quem receberá a doação
    O sangue é insubstituível e sem ele é impossível viver. Por isso, o Ministério da Saúde reforça periodicamente a importância de os brasileiros adotarem a cultura solidária da doação regular e espontânea de sangue.
    O objetivo é manter os estoques de sangue sempre abastecidos e não apenas em datas específicas ou quando algum conhecido precisar.
    Agora que você entende a importância deste ato de solidariedade, faça a sua parte. Vá ao hemocentro mais próximo e doe sangue regularmente. Vidas dependem de você!

    Quais são os requisitos para doação de sangue?

    Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.
    Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.
    O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.
    Os requisitos para doar sangue é estar com bom estado de saúde e seguir os seguintes passos:
    • Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.
    • Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
    • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
    • Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
    • A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulher.
    • O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

    Quais são os impedimentos temporários para doar sangue?

    • Gripe, resfriado e febre: aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas;
    • Período gestacional;
    • Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana;
    • Amamentação: até 12 meses após o parto;
    • Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
    • Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação);
    • Extração dentária: 72 horas;
    • Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: 3 meses;
    • Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem seqüelas graves, tireoidectomia, colectomia: 6 meses;
    • Transfusão de sangue: 1 ano;
    • Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina;
    • Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos 6 meses;
    • Ter sido exposto a situações de risco acrescido para infecções sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses após a exposição).

    Quais são os impedimentos definitivos para doar sangue?

    • Ter passado por um quadro de hepatite após os 11 anos de idade;
    • Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue:  Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;
    • Uso de drogas ilícitas injetáveis;
    • Malária

    Como doar sangue?

    Para doar sangue, basta procurar as unidades de coleta de sangue, como os Hemocentros, para checar se você atende aos requisitos necessários para a doação.
    Existem impedimentos temporários e também impedimentos definitivos. No mais, basta estar embuído pelo desejo de ajudar o próximo.

    Qual o intervalo entre doações de sangue?

    Homens:de 2 em 2 meses, sendo, no máximo, 4 vezes ao ano
    Mulheres:3 em 3 meses, sendo, no máximo, 3 doações anuais. 

    Qual a quantidade de sangue doado?

    Uma pessoa adulta tem, em média, 5 litros de sangue. Em cada doação, o máximo de sangue retirado é de 450 ml.  

    Quais são os cuidados pós-doação de sangue?

    Após a doação de sangue, é necessário ter alguns cuidados, como:
    • Evite esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas.
    • Aumente a ingestão de líquidos (água).
    • Não fume por 2 horas.
    • Evite bebidas alcoólicas por 12 horas.
    • Mantenha o curativo no local da punção por, pelo menos, quatro horas.
    • Não dirija veículos de grande porte, não trabalhe em andaimes e não pratique paraquedismo ou mergulho.
    • Faça um pequeno lanche e hidrate-se. É importante que o doador continue se sentindo bem durante o dia em que efetuou a doação de sangue.

    INVEJA??? UI.

     Especialistas em comportamento humano apontam os riscos de alimentar e desenvolver impulsos e desejos sobre o que pertence ao outro; condição pode causar transtornos físicos


    Todo mundo, alguma vez na vida, já ouviu ou vivenciou aquela famosa história da visita que chega e, depois de elogiar a planta de sua casa, vai embora e as lindas rosas murcham e morrem em poucos dias. Ou já experimentou contar uma notícia feliz e, pouco tempo depois, a viu se transformando, estranhamente, em tristeza, quem sabe até em tragédia.


    Segundo a crença popular, existe nesses casos algo que vai muito além do que podemos ver ou tocar. Para muitos, está aí o tal olho gordo, ou melhor, um dos sete pecados capitais: a inveja. Mas será que isso não é mais uma invenção de nossas cabeças? É possível a alegria alheia incomodar? Amigos leitores, protejam-se: a inveja não só existe como também pode prejudicá-los, principalmente em tempo de grandes exposições.

    A felicidade alheia incomoda? Infelizmente, sim. A inveja existe e pode trazer impactos negativos para o invejoso e para o invejado. O melhor é se proteger e não deixar que ela destrua você (foto: Dandanian/Istockphoto)
    Considerado um dos sentimentos mais difusos e, ao mesmo tempo, o que temos mais dificuldades para admitir, a inveja é uma palavra que vem do latim invido, de olhar mau, ou melhor, de um mau-olhado. O mais renegado dos sete pecados capitais é uma emoção inerente à condição humana, por mais difícil que seja confessá-la. Ao mesmo tempo em que o ciúme é querer manter o que se tem e a cobiça é desejar aquilo que não lhe pertence, o invejar é não querer que o outro tenha.


    Existe uma fábula que diz que, certa vez, um homem, extremamente invejoso de seu vizinho, recebeu a visita de uma fada, que lhe ofereceu a chance de realizar um desejo. "Você pode pedir o que quiser, desde que seu vizinho receba o mesmo e em dobro", sentenciou. O invejoso respondeu, então, que queria que ela lhe arrancasse um olho. Moral da história: o prazer de ver o outro se prejudicar prevaleceu sobre qualquer vontade.

    É por aí que esse sentimento atua. De acordo com a fundadora do Instituto de Pesquisas em Terapia Quântica, psicóloga, psicanalista e terapeuta quântica Carmem Farage, podemos separar a inveja em material e moral. “Na primeira, queremos ter o que o outro tem e, na, segunda, queremos ser o que o outro é. Essa última é a mais dolorosa das duas. Pode ser, às vezes, muito sutil, fazendo com que o invejoso ambicione secretamente as qualidades de alguém a quem ele admira secretamente”, diz.

     

    Ela afirma que o material pode ser comprado ou roubado. "Mas como tirar de alguém uma qualidade? Então, o invejoso passa a imitar – numa tentativa insólita de ser o que não é e que o deixa sempre muito infeliz, mal-humorado e raivoso com a vida. Essa energia negativa volta contra a própria pessoa, fazendo mais mal ao invejoso do que ao invejado, envenenando corpo e mente”, decreta.

    Para a taróloga Arlete Siqueira, o sentimento é um mal forte, que pode até matar. “Geralmente, ele está dentro de casa, entre irmãos e parentes. Existe a inveja que quer ter o que você tem e aquela que não quer que você tenha. A última é a pior delas, é para derrubar”, comenta. Segundo o psicólogo Fabrício Ribeiro, professor de saúde mental e direito do Centro Universitário Newton Paiva, desejamos só aquilo que não temos. “Aquilo que tenho, não desejo. Por isso, dizemos que a inveja é querer aquilo que está na mão do outro. É sempre bom lembrar que a natureza humana não é tão boa assim”, avisa Fabrício.

    CUIDADO

    Mas, até que ponto essa energia negativa pode destruir o invejado? Como nós, meros mortais, podemos evitar em cair na tentação de invejar? Há como se proteger desse sentimento? Para essas e tantas outras perguntas que rondam o imaginário popular toda vez que se toca nesse assunto, o Bem Viver entrevistou especialistas em diversas áreas. Todos disseram que sim, a inveja existe e é preciso cuidado com ela. E avisam: não grite alto a sua felicidade, a inveja tem sono leve.

     A felicidade alheia incomoda? Infelizmente, sim. A inveja existe e pode trazer impactos negativos para o invejoso e para o invejado. O melhor é se proteger e não deixar que ela destrua você.

    BOA TARDE! ! !

     


                                            BOA TARDE.

    Sorria! A sua existência é o mais lindo motivo para comemorar

    . Você é brilhante! 

    Que a alegria faça um rebuliço na sua vida,

    E na vida de todos que estiverem, em contato contigo.

     Boa tarde!


    segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

    É MUITO IMPORTANTE DOAR SANGUE!!!

     


    É possível salvar quatro vidas 

    com apenas uma doação de sangue.

      Já pensou quão bom seria se você colaborasse para salvar cerca de 12 vidas a cada ano? É muito provável que a sensação de dever cumprido faria ainda mais parte da sua rotina. E, sabe? Você tem essa chance doando sangue!  Isso porque, cada doação de sangue pode ajudar até quatro vidas. Ou seja, se você doar a cada três meses, pode ajudar a manter vivas até doze pessoas, além, é claro, da gratidão de suas famílias.
      O sangue é insubstituível e sem ele é impossível viver. O sangue doado é utilizado em diversas situações: para pessoas com doenças hematológicas variadas, câncer, pessoas que se submetem a cirurgias eletivas de grande porte e para emergências.  E se você se entusiasmou com o tema, o Blog da Saúde te dá ainda mais motivos para ser solidário. Confira a conversa com Flavio Francisco Vormittag, coordenador de Sangue e Hemoderivados, do Ministério da Saúde.
      1. Porque é tão importante doar sangue regularmente?
      Não há um substituto para o sangue, a doação é a responsável por garantir a reserva de sangue que será utilizada para fins diversos. Pessoas com doenças crônicas, tais como a talassemia e a doença falciforme, pessoas com vários tipos de câncer, assim como aquelas que se submetem a transplantes e cirurgias de grande porte ou se acidentam necessitam de transfusão de sangue. O sangue doado pode ir para pessoas em qualquer uma destas situações.
      2. Qual a maior motivação para doação de sangue?
      O brasileiro sempre se mobiliza para a doação de sangue quando é necessário. Entretanto, em geral, a mobilização acontece quando ele conhece uma pessoa que precisa de sangue. O Ministério da Saúde vem investindo para que essas doações aconteçam de forma espontânea, habitual e regular, independente das características individuais e de o doador conhecer ou não a pessoa que precisa de sangue, só desta forma os bancos de sangue conseguirão manter os estoques adequados de todos os componentes todos os dias.
      3. Quais são os critérios para doação?
      - Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);
      - Pesar no mínimo 50 kg;
      - Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas;
      - Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
      - Apresentar documento de identificação com fotografia, emitido por órgão oficial. (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe).
      4. E depois da doação, o que é preciso fazer?
      É importante, depois da doação, continuar se hidratando, tomando água ou suco. É necessário também evitar atividade física no dia da doação.
      5. Qual o intervalo entre doações?
      A frequência máxima de doações de sangue total é de 4 doações para o homem e de 3 doações para a mulher em 12 meses. O intervalo mínimo entre doações deve ser de 2 meses para os homens e de 3 meses para as mulheres.
      6. Quanto tempo dura o processo de doação de sangue?
      Em média são 40 minutos entre o candidato se cadastrar até a efetiva doação.
      7. Quanto tempo leva para o organismo repor o sangue doado?
      A reposição do volume de plasma ocorre em 24 horas e a dos glóbulos vermelhos em até 4 semanas. Entretanto, para o organismo atingir o mesmo nível de estoque de ferro que apresentava antes da doação, são necessárias 8 semanas para os homens e 12 semanas para as mulheres. Esses são os intervalos mínimos entre as duas doações de sangue. Se mantidos estes intervalos a doação de sangue não prejudicará o doador.
      8. É necessário estar em jejum para doar sangue?
      Não, pelo contrário, o candidato a doação deve estar alimentado - evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
      9. O que é feito com o sangue doado?
      O sangue total coletado é centrifugado e pode produzir até 4 componentes diferentes: Concentrado de Hemácias (CH), Concentrado de Plaquetas (CP), Plasma Fresco Congelado (PFC) e Crioprecipitado (CRIO). Cada um desses componentes pode ser utilizado como produto terapêutico em pacientes diferentes.
      10. O que é o sangue raro?
      O sangue raro é um sangue com característica específica pouco frequente na população e algumas vezes, pode ser uma característica familiar. A frequência de doadores com sangue raro é menor que 1 para cada 1.000 pessoas.
      11. Se houver alteração no resultado dos exames com o sangue que doei?
      O doador será comunicado em caso de alteração nos resultados dos exames realizados para orientação e/ou coleta de nova amostra e esclarecimento dos resultados.
      12. O uso de medicamento pode impedir alguém de doar sangue?
      Dependendo do medicamento pode, por isso é importante buscar o hemocentro mais próximo, conhecer as condições básicas para a doação e ser sincero na entrevista que antecede a doação. É por meio desta entrevista realizada pelo profissional treinado que o candidato saberá se pode ou não realizar a doação sem nenhum prejuízo para ele ou risco para os pacientes que receberão os componentes produzidos com a doação.
      13. Existem doenças que impedem a doação e sangue?
      Sim, por exemplo: HIV, Hepatite (após 11anos de idade), Malária, Doença de Chagas, Câncer e outras. É importante ir ao hemocentro mais próximo para tirar todas as dúvidas.
      Vamos esclarecer algumas mentiras e verdades sobre a doação?
      • Posso doar sangue menstruada?
      Sim pode doar sangue.
      • Doar sangue engrossa ou afina o sangue?
      Não engrossa e nem afina.
      • Doar sangue engorda ou emagrece?
      Não engorda e nem emagrece
      • Doar sangue vicia?
      Não vicia.
      • Quem está fazendo regime para emagrecer pode doar sangue?
      Para doar sangue, tem que estar em bom estado de saúde. Essa avaliação é feita pelo profissional na entrevista que antecede a doação.
      • Grávidas podem doar sangue?
      Não.
      • Quem fuma pode doar sangue?
      É recomendável um intervalo sem fumar de pelo menos 2 horas antes e depois da doação.

      lições de vida que você tem que aprender:

       



      A vida é um caminho de escolhas e aprendizagens.
       Por mais que você pense que sabe o suficiente nesse ponto da sua vida, sempre existe alguma lição que será ensinada quando você menos espera. Algumas dessas lições devem fazer parte do nosso cotidiano, garantindo uma vida mais saudável, balanceada e livre do estresse.

       lições de vida que você tem que aprender:

      1. Dinheiro nunca vai solucionar todos os seus problemas
      O dinheiro nunca vai solucionar todos os seus problemas. Nós vivemos em um mundo onde o dinheiro é supervalorizado e as pessoas acreditam o que o status social é a solução de tudo. Mas lembre-se daquele ditado que você ouviu muitas vezes na sua vida: o dinheiro não pode comprar felicidade.

      2. Calma é o segredo
      A calma é o segredo para uma vida longe do estresse. Você pode acreditar que precisa fazer todas as suas tarefas ao mesmo tempo, mas a verdade é que estar sobrecarregado faz com que você fique mais estressado e preste menos atenção no que deve ser feito. Faça as coisas no seu tempo.

      3. Você não pode agradar a todos
      Você nunca será capaz de agradar todas as pessoas. Você não é obrigado a concordar com todo mundo, e muitas pessoas deixam os seus valores de lado para sentirem que pertencem a um grupo. É importante acreditar nas suas convicções e, acima de tudo, lembrar de ser você mesmo antes de tentar ser o que os outros esperam que você seja.


      4. A sua saúde é o mais importante
      A sua saúde é a coisa mais importante que você tem. As pessoas pensam que a saúde está garantida e tendem a esquecer de cuidar do corpo e da mente. Lembre-se que você não sabe o que pode acontecer amanhã e cuide da sua saúde o máximo possível.

      5. Nem sempre você consegue o que quer
      Essa é uma das lições de vida mais duras que você pode aprender, mas nem sempre você vai conseguir o que quer. A vida não depende apenas de você, e às vezes as coisas simplesmente não saem como o planejado.

      6. Nem tudo é sobre você
      Nem tudo é sobre você, mesmo que seja difícil olhar as coisas de uma perspectiva que não é a sua. Preste atenção no que acontece ao seu redor, no seu ambiente de trabalho e com as pessoas ao seu redor. Você pode descobrir as melhores coisas ao sair do seu próprio mundinho.

      7. Não saber de algo não é vergonhoso
      Não existe vergonha em não saber alguma coisa. Lembre-se de que, durante a sua vida, você aprendeu muitas coisas e vai aprender mais. Ninguém sabe de tudo o que é possível saber, e a vergonha está em ter medo de aprender.

      8. Amar é uma escolha
      Amar é uma escolha, e nem todo o amor no mundo é o “amor romântico”. Você pensa que só porque não tem um namorado ou namorada você não tem amor? Pense nos seus pais, na sua família, nos seus amigos. Amar pode ser difícil, mas escolher amar pode fazer de você uma pessoa muito melhor.

      9. Perspectiva é uma coisa bonita
      Problemas que parecem grandes demais podem não significar nada. Você precisa aprender que a perspectiva é uma coisa bonita, e olhar para o quadro geral pode ser um grande benefício. Nem tudo é o que parece ser.

      10. Não ache que tudo é garantido
      A vida é inconstante, e você não pode tomar as coisas que você tem por garantidas. Seja grato por tudo o que você tem no momento, perceba o seu valor antes que seja tarde demais. A vida pode mudar drasticamente em poucos minutos, então saiba apreciar as coisas enquanto você as tem.

      INICIO

      COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

        O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...