quarta-feira, 21 de abril de 2021

DIGO SEMPRE: FAÇA UMA HORTA. OLHA SÓ O QUE ENCONTREI.

VIVEIRISTA DE PLANTAS E FLORES - Pronatec – IFPR


http://pronatec.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2012/07/vpf1.pdf

https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/77778/1/doc-283.pdf


 Por Thiago Tadeu Campos*


https://ciclovivo.com.br 


mao-na-massa/horta/aprenda-como-enraizar-plantas-na-agua/


Produzir mudas através de uma técnica simples de enraizamento de plantas em água pode ser um bom aliado para manter seus vasos e hortas sempre renovados. O método, conhecido como estaquia, pode ser feito com galhos ou folhas.

A reprodução de plantas pode ser feita tanto através de sementes, como utilizando o processo vegetativo, onde é possível obter novos exemplares a partir de uma parte específica da planta, como estacas de galhos, folhas e rebentos. Em algumas espécies, o enraizamento na água ocorre com maior facilidade. Vale lembrar que o enraizamento de plantas na água é um método diferente do processo da hidroponia.

Como enraizar as plantas na água

A metodologia é bastante simples, no entanto, existem algumas etapas e cuidados a serem tomados para que você tenha sucesso na reprodução de suas mudas. Veja então o passo a passo:

Passo 1: Escolha uma planta adulta e saudável. O processo de enraizamento na água funciona bem com a maioria das hortaliças de caule macio. Já as plantas com caules fibrosos como o alecrim, por exemplo, a técnica de estaquia funciona melhor quando aplicada diretamente na terra ou no substrato.

Passo 2: Faça a rega da planta escolhida pela manhã ou no final do dia. Aguarde por uma hora após a rega para que o caule tenha uma boa reserva de água. Logo depois, corte galhos com tamanho entre 10 e 15 centímetros, caso for muda de manjericão ou hortelã, o tamanho pode ser entre 5 e 8 centímetros.

Passo 3: Escolha um recipiente de vidro, como um copo, uma jarra ou um vaso, lave-os bem e encha com água limpa.

Passo 4: Coloque os galhos no recipiente e observe até onde a água encosta. Então, retire o galho e retire as folhas da parte do caule que for ficar submersa para que as folhas não apodreçam. Depois, acomode-os novamente no recipiente.

Passo 5: Coloque o recipiente em um local fresco apenas com luminosidade, protegidos do sol. Troque a água a cada 3 dias, evitando que a água fique turva e também a proliferação de mosquitos.

Manjericão criando raiz na água
Manjericão criando raízes na água | Foto: iStock

Plantas que enraízam com mais facilidade

As estacas macias, como as da cebolinha, enraízam com maior facilidade pois a espécie tem muita facilidade de emitir raízes usando esta metodologia. Outros exemplos de cultivos são:

  • hortelã
  • manjericão
  • salsinha
  • melissa
  • orégano
  • stevia
  • sálvia
  • tomilho

As espécies semi-lenhosas, como o alecrim, também são capazes de enraizar na água, porém o processo leva mais de tempo.

ervas aromáticas em jarras de vidro e água
Ervas aromáticas podem ser facilmente reproduzidas pelo método | Foto: iStock

Tempo de enraizamento

O tempo de enraizamento das plantas é geralmente entre 7 e 15 dias, contudo, ele vai variar de acordo com a espécie. O manjericão, por exemplo, por ter caule mais macio, enraíza mais rápido que a hortelã.

Faça suas mudas

Agora que você aprendeu como enraizar plantas em água, você já pode preparar suas mudas e fazer sua horta. Quando o caule estiver com raízes fortes e longas, este é o momento de levar as mudas para o plantio! A partir da água, você pode preparar mudas usando esta técnica, e também é possível cultivar as hortaliças através da hidroponia.

*Thiago Tadeu Campos é Especialista em Agricultura Orgânica e colunista do CicloVivo, clique aqui para ver todos os seus artigos.

terça-feira, 20 de abril de 2021

FOLHA VERDE: PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DAS FLORES

FOLHA VERDE: PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DAS FLORES



.

PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DAS FLORES

Xanana Turnera ulmifolia (L.). Erva que aparece no período chuvoso naqueles terrenos compactados. Boa produtora de própolis e portanto indicada como suporte apícola. Tem uso medicinal popular, que está sendo validado por várias pesquisas científicas.
Além de ser recuperadora de solos degradados mediante o enraizamento que conduz água ao interior, melhorando a infiltraçao e diminuindo impacto das chuvas bem como reduzindo o escoamento superficial, areja e incrementa a micro-vida dos solos.
Sua beleza é fundamental  na paisagem.



FOLHA VERDE: PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DAS FLORES

FOLHA VERDE: PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DAS FLORES: Xanana Turnera ulmifolia (L.). Erva que aparece no período chuvoso naqueles terrenos compactados. Boa produtora de própolis e portanto indic...

INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...