sábado, 7 de outubro de 2017

EPITAFIO


VALORIZE A SIMPLICIDADE

Muitas vezes nos preocupamos com coisas tão pequenas e acabamos por desprezar outras tão grandes. Um simples sorriso pode mudar seu dia e talvez sua rotina. Acreditar que a beleza interna se traduz no carisma, no sorriso ou na simplicidade de uma simples conversa pode ser tão bom quanto se imagina.
- Rafael Teles

Cada um é um ser com suas virtudes e seus defeitos, afinal perfeito só Deus. 
Repare mais no sol, na Lua, nas estrelas, nas flores, nos pássaros, na Natureza, enfim. 
Arrisque mais, chore mais, ria mais, brinque mais, namore mais. 
Com essa mensagem e essa linda melodia desejo a todos não só uma linda de  semana e sim uma VIDA de AMOR E PAZ.E HOJE É DOMINGO INICIANDO MAIS UMA SEMANA.


PRÉ-NATAL E ESPIRITUALIDADE ANDAM JUNTOS

PRÉ NATAL É NECESSÁRIO FAZ PARTE DO CUIDADO, É UMA ORIENTAÇÃO DE PROFISSIONAIS NOS AUXILIANDO E TRANQUILIZANDO SOBRE O BEBE E A MAMÃE, PARA QUE FIQUEMOS TODOS POR DENTRO DOS ACONTECIMENTOS MÊS A MÊS SE ESTÁ TUDO BEM E AÍ DESEJAMOS QUE QUE NOSSO BEBE VENHA COM SAÚDE, PERFEITO, LINDO, MAS É TAMBÉM IMPORTANTE QUE CONVERSEMOS COM NOSSO BEBE, DIZER DA IMPORTÂNCIA DE SUA VINDA E QUE ELE É MUITO ESPERADO,E QUE ELE É MUITO IMPORTANTE EM SUAS VIDAS.
E AGRADECER A DEUS SEMPRE POR ESTAR GRAVIDA GERANDO UM FILHO, ORAR AO PAI, AGRADECER E ENTENDER O POR QUE DESTE FILHO ESTAR VINDO, QUAL A NOSSA OBRIGAÇÃO PARA COM ESSA  CRIANÇA. È O DE ENSINAR, GUIAR PELO CAMINHO BOM , DE GENEROSIDADE, CARINHO E AMOR. Liah Conceição

VI – Prece Para Um Nascimento

 Fonte: O evangelho segundo o espiritismo

      53 – Prefácio –  Os Espíritos só chegam à perfeição depois de haverem passado pelas provas da vida corporal. Os que estão na erraticidade esperam que Deus lhes permita voltar a uma existência que deverá proporcionar-lhes os meios de adiantamento, seja pela expiação de suas faltas passadas, mediante as vicissitudes a que estiverem sujeitos, seja pelo cumprimento de uma missão útil à Humanidade. Seu progresso e sua felicidade futura serão proporcionais ao emprego que derem ao tempo de sua nova passagem pela Terra. O encargo de lhes guiar os primeiros passos, dirigindo-os para o bem, é confiado aos pais, que responderão perante Deus pela maneira com que se desincumbirem do seu mandato. É para facilitar-lhes a execução, que Deus fez do amor paternal e do amor filial uma lei da natureza, lei que jamais será violada impunemente.

            54 – Prece –  (Para ser dita pelos pais) – Espírito que vos encarnastes como nosso filho, sede bem-vindo entre nós. Agradecemos a Deus Todo-Poderoso, pela benção que nos concedeu. É um depósito que nos confiou, e do qual teremos de prestar contas um dia. Se ele pertence à nova geração de Bons Espíritos, que devem povoar a Terra, obrigado,  Senhor, por mais esse favor! Se é uma alma imperfeita, nosso dever é o de ajudá-la no progresso, em direção ao bem, por nossos conselhos e nossos bons exemplos. Se cair no mal por nossa culpa, teremos de  responder por isso perante vós, porque não teremos cumprido nossa missão para com ele. Senhor, amparai-nos no cumprimento da nossa tarefa, e dai-nos a força e a vontade de bem realizá-la. Se esta criança tiver de ser um motivo de provas para nós, seja feita a vossa vontade! Bons Espíritos, que viestes presidir ao seu nascimento e que deveis acompanhá-la durante a vida, jamais a abandoneis. Afastai os maus Espíritos que tentarem induzi-la ao mal. Dai-lhe a força de resistir às suas sugestões, e a coragem de sofrer com paciência e resignação as provas que a esperam na Terra. (Cap. XIV, nº 9)
            55 – Prece – Meu Deus, Vós me confiastes a sorte de um dos vossos filhos; fazei, pois, Senhor, que eu me torne digno da tarefa que me destes. Concedei-me a vossa proteção, e esclarecei a minha inteligência, para que eu possa discernir desde logo as tendências desse Espírito, que devo preparar para a vossa paz.
            56 – Prece – Deus de infinita bondade, já que te aprouve permitir ao Espírito desta criança voltar novamente às provas terrenas, para o seu próprio progresso, concede-lhe a luz necessária, a fim de aprender a conhecer-te, amar-te e adorar-te. Faze, pelo teu supremo poder, que esta alma se regenere na fonte dos teus divinos ensinamentos. Que, sob a proteção do seu Anjo da Guarda, sua inteligência se fortaleça e se desenvolva, aspirando a aproximar-se cada vez mais de ti. Que a Ciência do Espiritismo seja a luz brilhante a iluminar o seu caminho, através dos escolhos da existência. Que ele saiba, enfim, compreender toda a extensão do teu amor, que nos submete à prova para nos purificar. Senhor, lança o teu olhar paterno sobre a família a que confiaste esta alma, para que ela possa compreender a importância da sua missão, e faze germinar nesta criança as boas sementes, até o momento em que ela possa, por si mesma, Senhor, e através de suas próprias aspirações, elevar-se gloriosamente para ti. Digna-te, ó meu Deus, ouvir esta humilde prece, em nome e pelos méritos daquele que disse: “Deixai vir a mim os pequeninos, porque o Reino dos Céus é daquele que se lhes assemelham!”







quinta-feira, 5 de outubro de 2017

PALAVRAS PROFUNDAS

MENSAGENS PARA QUE NÓS OUÇAMOS COM BASTANTE ATENÇÃO, PARA  QUE APLIQUEMOS AO NOSSO DIA A DIA, E REFLITAMOS AS NOSSAS  AÇÕES PASSADAS E AS VINDOURAS.

Alegria

Alegria é o cântico das horas com que Deus te afaga a passagem no mundo. 

Em toda parte, desabrocham flores por sorrisos da natureza e o vento penteia a cabeleira do campo com música de ninar. 

A água da fonte é carinho liqüefeito no coração da terra e o próprio grão de areia, inundado de sol, é mensagem de alegria a falar-te do chão. 

Não permitas, assim, que a tua dificuldade se faça tristeza entorpecente nos outros. 

Ainda mesmo que tudo pareça conspirar contra a felicidade que esperas, ergue os olhos para a face risonha da vida que te rodeia e alimenta a alegria por onde passes. 

Abençoa e auxilia sempre, mesmo por entre lágrimas. 

A rosa oferece perfume sobre a garra do espinho e a alvorada aguarda, generosa, que a noite cesse para renovar-se diariamente, em festa de amor e luz. 
Autor: Meimei
Psicografia de Chico Xavier



Ainda quando escutes alusões em torno da suposta decadência dos valores humanos, exaltando a força das trevas, farás da própria alma lâmpada acesa para o caminho.

Mesmo quando a ambição e o orgulho te golpeiem de suspeitas e de rancores o espírito desprevenido, amarás servindo sempre.

Quando alguém te aponte os males do mundo, lembrar-te-ás dos que te suportaram as fraquezas da infância, dos que te auxiliaram a pronunciar a primeira oração, dos que te encorajaram os ideais de bondade no nascedouro, e daqueles outros que partiram da Terra, abençoando-te o nome, depois de repetidos exemplos de sacrifício para que pudesses livremente viver. Recordarás os benfeitores anônimos que te deram entendimento e esperança, prosseguindo fiel ao apostolado de amor e serviço que te legaram...

Para isso, não te deterás na superfície das palavras.

Colocar-te-ás na posição dos que sofrem, a fim de que faças por eles tudo aquilo que desejarias que te fizessem nas mesmas circunstâncias.

Ante as vítimas da penúria, imagina o que seria de ti nos refúgios de ninguém, sob a ventura da noite, carregando o corpo exausto e dolorido a que o pão mendigado não forneceu suficiente alimentação; renteando com os doentes desamparados, reflete quanto te doeria o abandono sob o guante da enfermidade, sem a presença sequer de um amigo para minorar-te o peso da angústia; à frente das crianças despejadas na rua, pensa nos filhos amados que aconchegas ao peito, e mentaliza o reconhecimento que experimentarias por alguém que os socorresse se estivessem desvalidos na via pública; e, perante os irmãos caídos em criminalidade, avalia o suplício oculto que te rasgarias entranhas da consciência, se ocupasses o lugar deles, e medita no agradecimento que passarias a consagrar aos que te perdoassem os erros, escorando-te o passo, das sombras para a luz.

Ainda mesmo quando te vejas absolutamente a sós, no trabalho do bem, sob a zombaria dos que se tresmalham temporariamente no nevoeiro da negação e do egoísmo, não esmorecerás. Crendo na misericórdia da Providência Divina e nas infinitas possibilidades de renovação do homem, seguirás Jesus, o Mestre e Senhor, que, entre a humildade e a abnegação, nos ensinou a todos que o amor e o serviço ao próximo são as únicas forças capazes de sublimar a inteligência para que o Reino de Deus se estabeleça em definitivo nos domínios do coração.

Autor: Emmanuel
Psicografia de Chico Xavier




Meu filho, o lar é o berço do teu destino!…
Templo aberto ao teu coração, aí tens o porto a que o Senhor te conduziu no extenso e furioso mar da vida terrestre.
Aprende a respirar dentro dele, com o respeito e a bondade que a vida nos merece.
Haverá, porventura, lição mais comovente que o esforço de teu pai por manter-se robusto e poderemos, acaso, encontrar mais sublime testemunho de sacrifício e ternura que o carinho de tua mãe, esquecida de si mesmo, em favor da tua alegria?
Quando a chuva, lá fora, enlameia a estrada e quando a ventania passa zunindo, na altura, já pensaste na bênção do teto que te agasalha?
À mesa, quando a sopa fumegante convida tua fome ao repasto, já refletiste na sublimidade do santuário que te abriga?
Quando, cansado, te acolhes ao leito, já meditaste na doce e misteriosa mão de Deus que te sustenta o sono?
Aprende a honrar tua casa, no culto da gentileza, enriquecendo-a com o teu serviço constante no bem e santificando-a com o teu amor.
O lar é o primeiro degrau com que o Todo Poderoso nos induz a escalar o Céu.
Tua casa é o teu celeste jardim no mundo.
Cultiva aí, nesse abençoado recanto de paz e trabalho, as flores do bem que nunca fenecem.
Ajuda-o na preservação da tranqüilidade e do bem estar, porque, um dia, de fronte preocupada, como agora acontece ao teu pai e à tua mãe, crescido e pensativo, terás um lar diferente, onde entrarás como senhor, e, inclinado sobre algum rosto alegre e saltitante, como o teu, igualmente dirás:
– “Meu filho! Meu Filho”!…
Chico Xavier – Meimei






    • Emmanuel

  • Sobre o Autor

    • Emmanuel é o nome do espírito que tutelou a atividade mediúnica de Franscisco Cândido Xavier, o maior médium psicógrafo de sempre, hoje com mais de 350 obras psicografadas. Ao tempo da passagem de Jesus pela Terra, chamou-se Públio Lentulus - senador romano -, e, ao que se sabe, foi a única autoridade que efetuou perfeito descrição Dele, através da célebre carta, publicada em numerosas línguas, autêntica obra-prima do gênero pessoalmente, encontrou-O, solicitando-Lhe auxílio para a cura de sua filha Flávia, que, supomos, estaria leprosa desencarnou em Pompeia, no ano 79, vítima das lavas do Vesúvio, encontrando-se na altura invisual anos depois, reencarnaria como judeu na Grécia, em Éfeso, já não mais sob a toga de orgulhoso senador romano, mas sim na estamenha de modesto escravo Nestório, que, na idade madura, participava das reuniões secretas dos cristãos nas catacumbas de Roma. Podemos ficar com melhor conhecimento da história dessse espírito através das suas obras: Há Dois Mil Anos e Cinquenta Anos Depois, transmitidas mediunicamente através de Chico Xavier. Estas obras constituem verdadeiras obras primas de literatura mediúnica e histórica.

IDOSOS OU VELHOS - EIS A QUESTÃO




IDOSOS OU VELHOS

Fonte: http://www.portalterceiraidade.org.br
Durante uma conversa, quase sempre nos deparamos com alguém se referindo a uma pessoa com mais idade ora de idoso, ora de velho. Afinal, existe uma diferença?

Na minha opinião, sim. E, para ilustrar um pouco o uso que fazemos dos dois termos, achei interessante analizarmos este texto que recebi recentemente, de autor desconhecido, que nos faz refletir sobre o tema: 

Idosos ou Velhos?

Idosa é uma pessoa que tem muita idade. Velha é a pessoa que perdeu a jovialidade

 A idade causa degeneração das células.
A velhice causa a degeneração do espírito. Por isso nem todo idoso é velho, e há o velho que ainda nem chegou a ser idoso.
Você é idoso quando sonha. É velho quando apenas dorme.
Você é idoso quando ainda aprende. É velho quando já nem ensina.

Você é idoso quando pratica esportes, ou, de alguma outra forma, se exercita. É velho quando apenas descansa.

Você é idoso quando ainda sente amor. É velho quando só tem ciúmes e sentimento de posse.

Você é idoso quando o dia de hoje é o primeiro do resto de sua vida. É velho quando todos os dias parecem o último da longa jornada.

Você é idoso quando seu calendário tem amanhãs. É velho quando seu calendário só tem ontens.

O idoso é aquela pessoa que tem tido a felicidade de viver uma longa vida produtiva, de ter adquirido uma grande experiência. Ele é uma ponte entre o passado e o presente, como o jovem é uma ponte entre o presente e o futuro. E é no presente que os dois se encontram. 

Velho é aquele que tem carregado o peso dos anos, que em vez de transmitir experiência às gerações vindouras, transmite pessimismo e desilusão. Para ele, não existe ponte entre o passado e o presente, existe um fosso que o separa do presente pelo apego ao passado.

O idoso se renova a cada dia que começa. O velho se acaba a cada noite que termina.

O idoso tem seus olhos postos no horizonte de onde o sol desponta e a esperança se ilumina. O velho tem sua miopia voltada para os tempos que passaram. O idoso tem planos. O velho tem saudades.

O idoso curte o que resta da vida. O velho sofre com o que o aproxima da morte.

O idoso se moderniza, dialoga com a juventude, procura compreender os novos tempos. O velho se emperra no seu tempo, se fecha em sua ostra e recusa a modernidade.

O idoso leva uma vida ativa, plena de projetos e de esperanças. Para ele o tempo passa rápido, mas a velhice nunca chega. O velho cochila no vazio de sua vida e suas horas se arrastam destituídas de sentido.

As rugas do idoso são bonitas porque foram marcadas pelo sorriso. As rugas do velho são feias porque foram vincadas pela amargura.
Em resumo, idoso e velho, são duas pessoas que até podem ter a mesma idade no cartório, mas têm idade bem diferente no coração.

A vida, com suas fases de infância, juventude e madureza, é uma experiência constante. Cada fase tem seu encanto, sua doçura e suas descobertas. Sábio é aquele que desfruta de cada uma das fases em plenitude, extraindo dela o melhor. Somente assim, na soma das experiências e oportunidades, ao final dos seus anos, guardará a jovialidade de um homem sábio. 

Se você é idoso, guarde a esperança de nunca ficar velho.”

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

BILHETE EM RESPOSTA


O seu trabalho é a revelação de você mesmo.
Servir é a nossa melhor oportunidade.
Quando você age em favor de alguém, você está induzindo outros a agir em seu benefício.

Nunca se canse de auxiliar para o bem.
Desculpe sempre, porque todos temos algum dia em que necessitamos de perdão.

Não alegue defeitos para deixar de servir, porque o trabalho é a bênção de Deus que nos suprime as deficiências.
Dificuldade é um teste de paciência.
Desprezo da parte de alguém é a aula da vida para aquisição de humildade.
Você nem sempre terá o que deseja, mas enquanto estiver ajudando aos outros encontrará os recursos de que precise.
Depois de grande esforço para solucionar esse ou aquele problema, não se agite se outro problema aparecer requisitando-lhe novo esforço, porque Deus renovará tuas forças para recomeçar.
Médium: Francisco Cândido Xavier
Livro: Respostas da Vida

Pelo Espírito - André Luiz



terça-feira, 3 de outubro de 2017

PRECE - A voz do Mestre

A voz do Mestre

Deus, nosso Criador,
Somos seres em evolução, dormindo ainda
o sono letárgico da materialidade.

Mas a voz do Mestre ressoa nas profundezas
de nossas almas e a força da vida nos chama,
convidando para o Alto.

Dá-nos pois a Tua mão, generosa e santa,
e ajuda-nos a caminhar com luz nos pensamentos
e amor e alegria em nossos corações.

Que a Tua paz seja a nossa paz a fim de
podermos aprender a grande lição da fraternidade
e compreender onde está a verdadeira felicidade.

Por tudo isso e por tudo o mais te
agradecemos, nosso Criador.

REFLEXÃO DE APRENDIZADO INTERIOR


Meu deus do Céu , hoje entendo e sofro, quando percebo o quanto a vida é complicada e que nos seres humanos temos que nos preocupar de todas as formas sobre os sentimentos que está inseridos em nós e mais nos preocupar seriamente de que forma estamos colocando, inserindo também certos sentimentos em outros seres que estão próximos de nos e principalmente aqueles que dependem de nós, que é nossa responsabilidade, como por ex. filhos principalmente, e mais toda e qual quer crianças em especial que venha depender de nós por qual quer período de seja, por que toda e qual quer ação que nos acontece de bom ou de ruim, fica marcado, ficamos machucados, sentidos, envergonhados, nos sentindo diferente, desprestigiados. Será que os outros seres humanos não sentiram também? Agora eu neste momento me  pergunto com que direito temos que despejar nossos desamor no próximo, nossas amarguras, sofrimentos, os recalques em quem não tem nada haver. A nossa vida é um destempero constante.
Mas precisamos com urgência, parar e pensar, como é a minha vida, o que quero parar realmente, o que me aconteceu, certos acontecimentos, palavras e ações foi eu que causei ou causaram a mim e sem que eu soubesse o porque dos acontecimentos bons ou ruim quero me libertar e me mudar literalmente por mim e pela humanidade, por que assim serei melhor comigo mesmo.
Mas isso quando você tem um discernimento bom de algo e vem uma luz boa e te abre os horizontes, e a luz entra e clareia a sua mente para coisas boas e se for ao contrario e se te acontecer só coisas não muito bom e esse dissentimento não vier coisas não muito boas estar por vir.

Paremos todos nós e vamos refletir, se realmente queremos um mundo melhor, pessoas melhores e felizes e sermos também felizes, temos que mudar nossos contexto, de educação interior, de carinho, respeito, respeito ao próximo por menor que seja o ser vivente, uma planta, um animal racional ou irracional, cada um tem o seu espaço no qual foi inserido tendo a sua necessidade e determinado por DEUS.
O que quero dizer, que ao nascer , todos nos chegamos nesta estação na qual é a nossa vida para começarmos essa nova viagem. Vida que já tivemos a  centenas e milhares de anos, mas aqui estamos todos nos de volta por algum motivo, de nos resgatar a uma melhora como ser espiritual que somos, mas somos cheios de conflitos internos da anterioridade passada, resquícios bons ou maus mas infelizmente vem impregnado em nosso ser, mas para que esses resquícios não sobressaiam, tem que ser adormecidos, transformados, guiados  com ensinamentos diários, com demonstração de amor, entendimentos, doçuras, carinho, gestos e ações de amor desde o ventre. E isto é computado e somado para todos sem exceção e em todos os sentidos, e mais, é de responsabilidade do (pai e mãe) educar  guiar direcionar o caminho reto, certo mas com o saber da criação divina e todo e qual quer ser que tenha ficado sob  a responsabilidade nas mãos de educar, de guiar todo ser a um crescimento interior deve fazer também com amor e respeito como se fosse os pai e será cobrado também o seu trabalho por que essa é a sua missão de uma regeneração, a educação doutrinária do amor ao nosso pai criador do céu e da terra Deus

Tudo que pensamos, fazemos de bom ou de ruim refletirá em nosso intimo em nosso ser sendo ou mais tarde, então que praticaremos o bem sem olhar a quem. Tipo: pensamentos como esse enfeia o mundo
Vou dar amor ao meu filho o reto que se dane.
Eu tenho uma casa ta bom dimais e cada um que corre atrás do seu.
Ele perdeu o seu emprego problema dele.
Pensamentos mesquinhos egoístas, faz bem a quem? A pessoas amarguradas, sem amor, sem carinho, sem respeito, não saber se colocar no lugar do próximo, seria um egoismo ou nunca recebeu a compaixão do próximo para contigo. Mesmo assim isso não se justifica, não devemos pagar o mal com o mal, se nós achávamos injustiçados no passado porque razão ser como o outro, por que agir da mesma forma com que te maltratava, sede bom como gostaria que tivessem sido contigo. seja amigo, camarada, reconheça o irmão que estas a teu lado por que na realidade é o que somos todos nos.











domingo, 1 de outubro de 2017

PRIMAVERA



Primavera
Cecília Meireles


A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la. A inclinação do sol vai marcando outras sombras; e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega.






Finos clarins que não ouvimos devem soar por dentro da terra, nesse mundo confidencial das raízes, — e arautos sutis acordarão as cores e os perfumes e a alegria de nascer, no espírito das flores.



Há bosques de rododendros que eram verdes e já estão todos cor-de-rosa, como os palácios de Jeipur. Vozes novas de passarinhos começam a ensaiar as árias tradicionais de sua nação. Pequenas borboletas brancas e amarelas apressam-se pelos ares, — e certamente conversam: mas tão baixinho que não se entende.

Oh! Primaveras distantes, depois do branco e deserto inverno, quando as amendoeiras inauguram suas flores, alegremente, e todos os olhos procuram pelo céu o primeiro raio de sol.



Esta é uma primavera diferente, com as matas intactas, as árvores cobertas de folhas, — e só os poetas, entre os humanos, sabem que uma Deusa chega, coroada de flores, com vestidos bordados de flores, com os braços carregados de flores, e vem dançar neste mundo cálido, de incessante luz.





Mas é certo que a primavera chega. É certo que a vida não se esquece, e a terra maternalmente se enfeita para as festas da sua perpetuação.



Algum dia, talvez, nada mais vai ser assim. Algum dia, talvez, os homens terão a primavera que desejarem, no momento que quiserem, independentes deste ritmo, desta ordem, deste movimento do céu. E os pássaros serão outros, com outros cantos e outros hábitos, — e os ouvidos que por acaso os ouvirem não terão nada mais com tudo aquilo que, outrora se entendeu e amou.



Enquanto há primavera, esta primavera natural, prestemos atenção ao sussurro dos passarinhos novos, que dão beijinhos para o ar azul. Escutemos estas vozes que andam nas árvores, caminhemos por estas estradas que ainda conservam seus sentimentos antigos: lentamente estão sendo tecidos os manacás roxos e brancos; e a eufórbia se vai tornando pulquérrima, em cada coroa vermelha que desdobra. Os casulos brancos das gardênias ainda estão sendo enrolados em redor do perfume. E flores agrestes acordam com suas roupas de chita multicor.

Tudo isto para brilhar um instante, apenas, para ser lançado ao vento, — por fidelidade à obscura semente, ao que vem, na rotação da eternidade. Saudemos a primavera, dona da vida — e efêmera.






Texto extraído do livro "Cecília Meireles -





Lantana camara

 Lantana camara
A Lantana é um arbusto perene, semi-lenhoso que ocorre das Antilhas até o Brasil. Ramos eretos ou reclinados, às vezes com espinhos, com folhas ásperas e espessas. Inflorescência densa, rígida com flores pequenas, formadas no decorrer de quase todo o ano, muito apreciadas por borboletas. É resistente ao calor e à seca. Manter a umidade e oferecer a ela um local a pleno sol. A Lantana camara tem aumentado a sua popularidade nos últimos anos. A resistência ao calor e a seca tornaram esta planta mais popular nos últimos tempos. Muito florífera e resistente.

Nome Científico: Lantana camara
Nome Popular: Lantana rosa, branca, telha, laranja, amarela
Família: Verbenaceae

Vacinas da Alma - Chico Xavier


Não permita que o seu modo de falar se transforme em agressão. Ao falar, evite comentários ou imagens contrárias ao bem. Trazer assuntos infelizes à conversação, lamentando ocorrências que já se foram, é requisitar a poeira de caminhos já superados, complicando paisagens alheias. Atacar alguém será destruir hoje o nosso provável benfeitor de amanhã.

Não exageres sintomas ou deficiências com os fracos ou doentes, porque isso viria fazê-los mais doentes e mais fracos.
Na base da esperança e bondade, não existe quem não possa ajudar conversando.
Da mente aos lábios, temos um trajeto controlável para as nossas manifestações.
Por isso, tão logo a ideia negativa nos alcance a cabeça, arredemo-la, porque um pensamento pode ser substituído, de imediato, no silêncio do espírito, mas a palavra solta é sempre um instrumento ativo em circulação.
Autor: André Luiz
Médium: Francisco Cândido Xavier

UMA EXPLICAÇÃO SIMPLES SOBRE A NOSSA CONTINUIDADE.


REFORMA ÍNTIMA

Primavera
Cecília Meireles


A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la. A inclinação do sol vai marcando outras sombras; e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega.


Finos clarins que não ouvimos devem soar por dentro da terra, nesse mundo confidencial das raízes, — e arautos sutis acordarão as cores e os perfumes e a alegria de nascer, no espírito das flores.
Há bosques de rododendros que eram verdes e já estão todos cor-de-rosa, como os palácios de Jeipur. Vozes novas de passarinhos começam a ensaiar as árias tradicionais de sua nação. Pequenas borboletas brancas e amarelas apressam-se pelos ares, — e certamente conversam: mas tão baixinho que não se entende.

Oh! Primaveras distantes, depois do branco e deserto inverno, quando as amendoeiras inauguram suas flores, alegremente, e todos os olhos procuram pelo céu o primeiro raio de sol.
Esta é uma primavera diferente, com as matas intactas, as árvores cobertas de folhas, — e só os poetas, entre os humanos, sabem que uma Deusa chega, coroada de flores, com vestidos bordados de flores, com os braços carregados de flores, e vem dançar neste mundo cálido, de incessante luz.






Mas é certo que a primavera chega. É certo que a vida não se esquece, e a terra maternalmente se enfeita para as festas da sua perpetuação.

Algum dia, talvez, nada mais vai ser assim. Algum dia, talvez, os homens terão a primavera que desejarem, no momento que quiserem, independentes deste ritmo, desta ordem, deste movimento do céu. E os pássaros serão outros, com outros cantos e outros hábitos, — e os ouvidos que por acaso os ouvirem não terão nada mais com tudo aquilo que, outrora se entendeu e amou.



Enquanto há primavera, esta primavera natural, prestemos atenção ao sussurro dos passarinhos novos, que dão beijinhos para o ar azul. Escutemos estas vozes que andam nas árvores, caminhemos por estas estradas que ainda conservam seus sentimentos antigos: lentamente estão sendo tecidos os manacás roxos e brancos; e a eufórbia se vai tornando pulquérrima, em cada coroa vermelha que desdobra. Os casulos brancos das gardênias ainda estão sendo enrolados em redor do perfume. E flores agrestes acordam com suas roupas de chita multicor.

Tudo isto para brilhar um instante, apenas, para ser lançado ao vento, — por fidelidade à obscura semente, ao que vem, na rotação da eternidade. Saudemos a primavera, dona da vida — e efêmera.
Texto extraído do livro "Cecília Meireles -

Lantana camara

 Lantana camara
A Lantana é um arbusto perene, semi-lenhoso que ocorre das Antilhas até o Brasil. Ramos eretos ou reclinados, às vezes com espinhos, com folhas ásperas e espessas. Inflorescência densa, rígida com flores pequenas, formadas no decorrer de quase todo o ano, muito apreciadas por borboletas. É resistente ao calor e à seca. Manter a umidade e oferecer a ela um local a pleno sol. A Lantana camara tem aumentado a sua popularidade nos últimos anos. A resistência ao calor e a seca tornaram esta planta mais popular nos últimos tempos. Muito florífera e resistente.

Nome Científico: Lantana camara
Nome Popular: Lantana rosa, branca, telha, laranja, amarela
Família: Verbenaceae

INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...