quinta-feira, 13 de julho de 2017

COMO SE AQUECER NO FRIO

 Aquecer-se quando faz frio pode ser desejável ou até mesmo salvar vidas. Manter seu corpo aquecido faz você se sentir mais confortável e ajuda a diminuir os gastos de energia durante o inverno. Aqui você encontra algumas dicas para se manter aquecido no frio.
aquecendo-se em condições extremas
Vista roupas quentes. A melhor forma de manter-se aquecido é vestir roupas apropriadas. Se você for sair, vista várias camadas de roupas.
Você deve ter três camadas de tecido isolante. Para a primeira camada, vista uma calça térmica, segunda pele ou outro material que isole a umidade. Para a camada do meio, vista roupas grossas, como jaquetas de lã ou penas. Para a camada de cima, vista um material impermeável, que o proteja contra neve, chuva e vento.
As camadas devem ficar folgadas, em vez de apertadas. É preciso evitar o suor, já que ele cria a umidade que o deixa com mais frio.
Cubra todas as partes de seu corpo. Use touca, cachecol e luvas. Você ficará com mais frio se esquecer de usar um cachecol, pois perderá muito calor através do pescoço. Vestir apenas uma camada de calças é um erro que muitas pessoas cometem. Vista calça térmica, meia-calça ou legging por baixo do jeans. Vista vários pares de meias com botas de inverno. Assegure-se de que as meias sejam de lã bem justa.
Crie uma fricção. Se não tiver roupas quentes à disposição, ou se ainda estiver com frio mesmo usando camadas de roupas, crie uma fricção nas partes frias do corpo. Esfregue os braços e pernas e tente criar o máximo possível de fricção; isso deve gerar algum calor.
Se for possível, mantenha os braços dentro da camiseta. Você se tornará uma massa maior, retendo assim mais calor, já que este se irradia do tecido e de seus braços. Se estiver usando camiseta de mangas compridas, coloque um braço em uma das mangas e vice-versa.
Torne-se a maior massa de calor que puder. Coloque mãos e braços embaixo das pernas ou use a técnica da camiseta. Mas não se solte; a maior parte do calor é conduzida quando muitas partes do corpo estão juntas e podem compartilhar e prover calor mutuamente.
Movimente braços e pernas. Para aquecer os pés e as mãos, faça o sangue dentro deles circular. Se o pé estiver frio, tente mexer sua perna para frente e para trás umas 30 ou 50 vezes. Certifique-se de incluir os músculos da coxa nesse movimento e balance as pernas em arcos bem abertos. Para aquecer os braços, faça amplos movimentos circulares de 360 graus. Tenha certeza de envolver o braço inteiro nesses movimentos.
Uma das razões porque suas mãos e pés ficam frios deve-se ao fato de que o interior de seu corpo suga todo o calor para si, deixando as extremidades sem calor e sem sangue. Vista coletes e mais camadas de roupa sobre o torso se suas mãos e pés ficarem constantemente frios.
Se extremidades como nariz e mãos ficarem frias, use a respiração para aquecê-las. Gere um ar quente a partir do fundo da garganta e exale em suas mãos. Para o nariz, faça uma concha com as mãos na frente de seu rosto. Exalando dessa maneira, você aquecerá seu nariz e também manterá suas mãos quentes.
Abrace alguém. O calor corporal é transferido entre pessoas e a massa corporal maior atrai mais calor. Outras pessoas emitem bastante calor corporal, por isso, caso você esteja preso em algum lugar com alguém, abracem-se para ficarem aquecidos. 

Aquecendo-se em condições normais
Tome bebidas quentes. Beber chá, café e sopa quente ativa os sensores de calor ao longo de seu trato digestivo, o que provém uma sensação de aquecimento. O chá e o café trazem muitos benefícios à saúde, portanto, quando você toma essas bebidas, você aquece seu corpo e também ingere bons antioxidantes, desde que abra mão de cremes, adoçantes e marshmallows. Já a sopa tem o benefício extra de ter poucas calorias.
Tomar bebidas quentes também pode esquentar suas mãos. Segurar uma caneca de chá ou café quente com as duas mãos pode aquecer você em alguns minutos.
Coma gengibre. Comer gengibre é uma forma natural de se esquentar, com vários efeitos colaterais benéficos. Ele funciona como um estimulante que faz o sangue circular e eleva temperatura do seu corpo. O gengibre aquece seu corpo de dentro para fora. Experimente usá-lo como ingrediente em chás, pães, biscoitos ou polvilhe um pouco de gengibre ralado em outros pratos.
Experimente colocar gengibre em pó dentro de sapatos, sandálias ou meias se não conseguir aquecer seus pés.
Cozinhe. Usar o forno e panelas elétricas ajuda a aquecer a cozinha, cozinhando em fogo mais baixo por um período de tempo maior. Tortas, cozidos e sopas esquentam o corpo e ainda são pratos deliciosos!
Tome um banho quente. Se estiver com frio, ficar de molho numa banheira com água quente ou alguns minutos debaixo do chuveiro eleva a temperatura de seu corpo. Após o banho, seque o corpo o mais rápido possível e vista uma blusa de mangas longas e calças para reter o calor.
Experimente passar um tempo numa sauna para se aquecer, se tiver acesso a esse lugar.
Coma gorduras saudáveis. Um motivo para a má regulação da temperatura corporal é o baixo teor de gordura corporal. A gordura é necessária para manter o calor em seu corpo, então inclua em sua dieta gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, encontradas em alimentos como nozes, castanhas, salmão, abacate e azeite de oliva.
Limpe a casa. Realizar tarefas domésticas faz com que você se movimente, o que bombeia o sangue de seu corpo. Quando o sangue começa a circular, sua temperatura interior aumenta. Passe o aspirador de pó e varra o chão para esquentar o corpo.
Lavar a louça pode lhe ajudar a se esquentar de forma significativa. Encher a pia com água quente e deixar suas mãos na água enquanto lava e enxágua a louça ajuda a elevar a temperatura do corpo.
Lavar roupa também pode ajudar na luta contra o frio. Se você tiver uma secadora, o calor que emana dela pode ajudar a esquentar as mãos e os pés. Vista as roupas quentes que tirar da secadora para se aquecer.
Exercite-se. Fazer exercícios faz seu sangue circular e aquece seu corpo. Corra, levante peso, faça ioga ou qualquer tipo de movimento que o faça suar.
Se você não puder fazer exercícios em grande escala, faça alguns que exijam menos esforço físico, como alongar as pernas e movimentar os braços.
Pratique o método Ashtanga de ioga. Essa técnica tem posições e exercícios de respiração que geram calor corporal interno, usando movimentos contínuos que fazem o corpo suar bastante.
Está com muito frio agora e sem tempo para aulas de ioga? Tente fazer esse simples exercício, chamado a cobra: Deite-se no chão com o rosto para baixo. Coloque as palmas das mãos no chão, próximas ao peito. Impulsione-se para cima, levantando a cabeça, os ombros e o peito. Abaixe as omoplatas ao mesmo tempo. Fique nessa posição por alguns segundos, depois abaixe mais. Repita esse passo algumas vezes até se sentir mais aquecido.
Respire pelo nariz. O ar esquenta quando você respira pelo nariz, o que ajuda a elevar a temperatura do corpo. Tente inspirar e segurar o ar por 4 segundos antes de exalar. Repita algumas vezes para se aquecer.

Seja sociável. Segundo pesquisas feitas na Universidade de Toronto, pessoas que são solitárias ou excluídas sentem mais frio. Logo, passar mais tempo com outras pessoas faz você se sentir mais aquecido. Em vez de ficar sozinho assistindo TV, reúna-se com um amigo ou parente. 



FAMÍLIA COMPORTAMENTO

O QUE VOCÊ ESTÁ PLANTANDO EM SUA VIDA?
Perceba como modificar as situações negativas no dia-a-dia
Não adianta plantar banana e querer colher laranja, nem muito menos plantar alface e querer colher maçã. Afinal, a gente colhe o que planta, não é mesmo? Nossa vida também é assim, plantamos ações, intenções, emoções, pensamentos e tudo que se passa dentro de nós. Não semeamos apenas as nossas palavras e ações, mas plantamos o que somos a cada momento, com todas as sementes de nossas emoções, pensamentos e aspectos mais sutis, dos quais muitas vezes nem mesmo estamos conscientes.
Quantas vezes não nos empenhamos em conseguir um relacionamento, mas nada acontece? Mudamos nossa maneira de agir com as pessoas no trabalho, mas mesmo assim o clima ruim continua? Tentamos todas as abordagens com nossos filhos, brigando, sendo gentil, sendo mais indiferente, mas eles insistem no comportamento desagradável?
É fácil perceber que fazer sempre a mesma coisa e esperar um resultado diferente é algo que não faz muito sentido. Seria como plantar banana, achando que é laranja, perceber que há algo errado na colheita e mesmo assim continuar com as mesmas expectativas, sem fazer nada para mudar. E como se não fosse suficientemente ruim, ainda nos lamentamos e reclamamos que nada dá certo para nós.

MAIS DO QUE ATITUDES, É PRECISO MUDAR PENSAMENTOS E CRENÇAS

Porém, se tentamos diversas atitudes, mas os resultados não mudam, bem provavelmente não estamos conseguindo identificar que na realidade todas as tentativas - apesar de diferentes - não mudaram a semente da situação. Muitas vezes, as sementes das experiências que colhemos em nossa vida não estão no plano das atitudes físicas e palavras, mas sim em nossos sentimentos, motivações, crenças e pensamentos. Pode ser que as misteriosas sementes daninhas estejam nas atitudes emocionais, mentais e espirituais.
Ao pensar nessas questões, lembro-me de dois programas na TV. Um é aquele das babás que ajudam mães e pais - que têm dificuldades em lidar com seus filhos - a "domar as ferinhas". Em 100% dos casos, elas mostram que não são somente as ações e as palavras dos pais que acarretam o comportamento problemático das crianças, mas principalmente as emoções e os sentimentos dos pais entre si e também na relação com os filhos. Geralmente, há situações mal resolvidas entre os pais, seja como casal ou na condução da educação das crianças. Diante do mau comportamento dos filhos, há também uma expectativa negativa em relação a eles, algo como um desânimo, um sentimento de fraqueza e impotência diante da situação.
Mas por que as crianças reagem melhor à babá do que aos pais? Simplesmente por que ela é uma estranha a eles? Não. Mas sim porque a atitude dela, seja por meio de palavras, ações, emoções, pensamentos ou outros aspectos mais sutis, estão em harmonia. É claro que pelo fato da babá não conviver com as crianças faz com ela tenha um sentimento diferente dos pais, que geralmente já se encontram em um alto nível de exaustão. Porém, a grande diferença está no fato da babá se manter em seu poder pessoal, ou seja, não se deixar intimidar pelos testes que a criança lhe impõe, mantendo autoridade em sua postura, confiança e esperança de que a criança pode agir harmoniosamente, mesmo quando ela insiste em lhe desafiar. Ela não se deixa abalar ou afetar pela criança, como seus próprios pais fazem.
Na maioria das vezes, o que a babá faz é sinalizar aos pais como o comportamento das crianças é fruto das tensões geradas no relacionamento do casal e semeadas na relação com os filhos. Além disso, os problemas também podem ser frutos das expectativas negativas que os pais criam sobre os filhos, ao serem confrontados com o comportamento distorcido dos pequenos.
Outro exemplo interessante é dado no programa do encantador de cães, um treinador e adestrador que faz até os cachorros mais incontroláveis se dobrarem a ele. O adestrador também sempre mostra como os problemas de comportamento dos bichinhos de estimação na realidade são apenas reflexos das inseguranças e de outros medos e problemas dos seus donos.
Tanto as babás quanto o encantador de cães mostram que enquanto pais e donos de bichos plantam as sementes da insegurança, impaciência, impotência e falta de crença, eles conseguem resultados diferentes, que às vezes parecem até mágicos ou milagrosos. Esses especialistas plantam as sementes de paciência, autoridade positiva, confiança em si e no outro, mesmo quando as crianças ou os bichinhos tentam mostrar o contrário - como se tentassem demovê-los de sua esperança e crença positiva. Os pais ou donos de animais sucumbem aos seus próprios medos e inseguranças. Esses sentimentos são plantados nas relações com as crianças e os bichos, e colhidos no comportamento deles, fazendo com que a pessoa se sinta impotente para lidar com a situação.

O QUE VOCÊ ESTÁ PLANTANDO?

O mesmo acontece em nossas situações de vida, quando somos desafiados com o "sumiço" dos pretendentes da vida afetiva, com os colegas ou chefes que tripudiam de nós, com a sequência de dificuldades que vive a nos perseguir, ou qualquer outra situação desagradável que vivenciamos.
São as sementes de nossos próprios medos, na forma de sentimentos e crenças negativas, que plantamos em qualquer aspecto de nossas vidas e cujos frutos colhemos. Se plantamos as sementes da carência, é bem provável que colheremos algo como relacionamentos problemáticos ou a ausência de qualquer um deles. Se plantamos a semente da doação exagerada, fazendo tudo pelos outros e trabalhando exageradamente para manter o controle absoluto, podemos acabar colhendo atitudes intimidadoras e ameaçadoras das pessoas ou, por outro lado, atraindo pessoas extremamente descompromissadas, por exemplo. Esses são apenas dois exemplos, mas os frutos de nossas atitudes sutis podem ser variadas e acontecer nos diversos aspectos da vida.
É fácil perceber que plantar banana não vai gerar laranjas, mas é um pouco mais difícil quando não estamos prestando atenção ao que plantamos de maneira sutil em nossa vida, ainda mais se não estivermos dispostos a admitir nossos próprios equívocos. Quantas vezes nos pegamos lamentando: "eu tento tanto, me esforço tanto, então por que não estou conseguindo alcançar os resultados que desejo?". Muitas vezes acreditamos que nosso desejo de plantar banana e colher laranja deve ser atendido pela vida ou pelo universo, pelo simples fato de estarmos plantando e nos esforçando. Assim, tentamos muitas vezes mudar e lutar contra as regras da vida, quando na realidade muitas coisas simplesmente são como são, gostemos disso ou não.

A ARTE DE OLHAR PARA DENTRO DE SI

Pode ser que a não-concretização dos resultados desejados seja decorrente apenas do tempo da germinação, e que os frutos ainda levem um tempo para acontecer. Já que estamos plantando corretamente, em alguns casos é apenas uma questão de paciência para que o tempo de cultivo chegue. Mas podemos estar realmente enganados, achando que estamos plantando algo quando na realidade estamos plantando outra coisa. É só através da atenção e da auto-observação contínua que poderemos desenvolver esse discernimento e sabedoria.
Portanto, ao se deparar com qualquer situação negativa em sua vida, procure se questionar e perceber que tipo de semente você está plantando nela - com todas as suas atitudes, palavras, sentimentos, pensamentos, crenças - mesmo que não intencionalmente. Avalie o que pode estar trazendo tais frutos negativos para sua vida. Mesmo que de início não consiga tirar conclusões, continue observando, pois sua percepção se desenvolverá cada vez mais, assim como sua habilidade de plantar o que realmente deseja. O importante é perseverar e não desistir!
Veja abaixo algumas perguntas que podem lhe ajudar a perceber o que está errado em sua vida:
  • Você identifica aspectos na vida em que planta uma coisa, mas colhe outra?
  • Quais emoções e sentimentos levam você a desejar o fruto/resultado que não está conseguindo colher? Que sementes você está realmente plantando?
  • Quais medos podem estar atrapalhando você na colheita do fruto/resultado?

quarta-feira, 12 de julho de 2017

AROMAS DO BEM




              
                                                                      AROMAS DO BEM 

Vocês já devem ter ouvido falar sobre aromas da Natureza que fazem bem para a saúde, presentes em plantas flores e madeiras, dos quais a Aromaterapia tira partido para trazer benefícios para o corpo, mente e espírito.
 Como terapia alternativa, a Aromaterapia consiste na busca do bem-estar através do olfato que é estimulado pelos aromas presentes nos óleos essenciais produzidos a partir de vários elementos naturais. A palavra Aromaterapia, etimologicamente é composta pela palavra aroma, significando fragrância, e pela palavra terapia, que quer dizer tratamento.A Aromaterapia é o ramo da Fitoterapia que, através da aplicação de óleos essenciais extraídos das plantas, busca contribuir para a saúde e bem-estar das pessoas. Fundamenta-se no princípio de que diferentes aromas, disparados pelo olfato, atingem o sistema nervoso do cérebro que aciona respostas específicas para diversos fins.Todos nós já experimentamos sensações estimuladas por aromas capazes de evocar sentimentos como saudades, desejo, náuseas, água na boca, etc. e, que geralmente, acontecem através de um aroma que provoca um efeito imediato.

terça-feira, 11 de julho de 2017

É PRECISO CONHECER

É PRECISO CONHECER PARA VIVER MELHOR.
E ISSO DEVE SER APLICADO EM NOSSA VIDA A FORA , DEVIDO UMA SIMPLES VIAGEM A PASSEIO, A TRABALHO, OU ATÉ MESMO MUDAR-SE PARA ESSE LUGAR CONHECIMENTO É SEMPRE BOM ATÉ MESMO PARA ESCOLHER UMA ROUPA ACESSÓRIOS PARA SE PROTEGER DE DETERMINA SITUAÇÕES, É BOM ESTAR ENTENDIDO DE TUDO UM POUCO PORQUE NÃO. 

GEOGRAFIA

Tipos de Clima
Clima é o termo utilizado para definir as condições atmosféricas que caracterizam uma região.
Existem dez tipos principais de clima em todo o mundo e são influenciados pela pressão atmosférica, correntes marítimas, circulação de massas de ar, latitude, altitude, precipitação pluviométrica e inclinação solar – a quantidade de luz que incide sobre a superfície terrestre.
Principais Tipos de Clima
A sobreposição de uma característica sobre as demais é que define o tipo de clima de uma determinada região. Os dez principais tipos de clima são: equatorial, tropical, subtropical, desértico, temperado, mediterrâneo, semi-árido, continental árido, frio da montanha e polar.
Para saber mais: Climas do Brasil.
Clima Equatorial
É registrado nas zonas próximas ao Equador, como partes da África e do Brasil. É quente e úmido. Tem pouca variação térmica durante o ano, em média de 25ºC. No clima Equatorial, há chuva abundante durante todo o ano.
Clima Tropical
Ocorre nas zonas próximas aos trópicos de Câncer e Capricórnio. A temperatura média anual é de 20ºC. A principal característica é a clara definição de duas estações no ano, que são o inverno – seco – e o verão – chuvoso.
Dependendo da região, pode variar em clima tropical seco ou clima tropical chuvoso. É dividido em clima tropical equatorial; tropical de monções; tropical úmido ou de savana e clima tropical de altitude.
Este clima e suas variações, são encontrados no Brasil, Cingapura, regiões da Índia, Sri Lanka, Havaí, Honolulu, México, e Austrália.
Clima Subtropical
O clima subtropical marca as regiões abaixo do trópico de Capricórnio. É mercado pela diferenciação térmica durante o ano porque tem quatro estações bem definidas.
Os principais extremos de temperatura ocorrem no verão, com variação de 20ºC a 25º, e no inverno, quando os termômetros podem marcar entre 0ºC e 10ºC.
As chuvas nas regiões atingidas por este clima variam de 1 mil a 1,5 mil milímetros anuais. São Paulo, o sul de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e o Rio Grande do Sul sofrem a influência do clima Subtropical.
Clima Temperado
As quatro estações bem definidas também são características nas regiões de clima temperado. É registrado nas regiões localizadas no meio dos trópicos e dos círculos polares dos hemisférios sul e hemisfério norte.
É dividido em quatro tipos: temperado mediterrâneo, temperado continental e temperado oceânico. Este é o clima de regiões como a Europa, América do Norte e Ásia.
Clima Mediterrâneo
É caracterizado por invernos curtos e de temperaturas baixas, variando entre 0ºC e 15ºC. Já o verão é longo, registrando temperaturas que oscilam entre 18ºC e 25º.
O período chuvoso é o de inverno e o seco ocorre no verão. Embora o inverno seja breve e o verão longo, as quatro estações ano são bem definidas. É encontrado nas regiões localizadas junto ao mar Mediterrâneo.
Clima Desértico
No clima desértico, o calor com médias de 30ºC de temperatura como a principal característica. As chuvas são escassas, quase insignificantes, podendo haver anos em que não chegam a ocorrer.
Em consequência, a umidade do ar é baixa, chegando a 15%. As altas temperaturas ocorrem durante o dia, mas podem ser negativas durante o inverno.

As estações do ano são diferenciadas pela variação de temperatura. Este tipo de clima é encontrado no deserto do Saara, na África; Oriente Médio; Oeste norte-americano, na região de Sonora, no norte Mexicano; no Atacama, que fica no litoral do Chile e Peru; na Austrália e Índia.
Clima Semiárido
Chuvas irregulares e escassas, altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar são as principais características do clima semiárido.
A temperatura média anual chega a 27ºC e as chuvas variam em, no máximo, 750 milímetros ao ano. Além de escassas, as chuvas são irregulares e mal distribuídas. É registrado na região Nordeste brasileira.
Clima Continental Árido
Este tipo de clima é marcado pela baixa umidade relativa do ar, em consequência da densidade pluviométrica média de 250 milímetros ao ano.
Além de seco, tem como característica a grande variação de temperatura entre o verão (17º) e o inverno (20º negativos). É observado em regiões como a Ásia Central, Montanhas Rochosas norte-americanas e na Patagônia.
Frio de Montanha
Também chamado de Clima de Altitude, este tipo de clima tem baixas temperaturas durante todo o ano. Em média, os termômetros registram 0º durante o ano, mas inverno, é esperada queda de temperatura para índices negativos. As chuvas nas regiões chega a 1,5 mil milímetros anuais.
Clima Polar
É o clima de temperaturas negativas mais extremas, com termômetros sempre abaixo de 0ºC, com média de 30ºC negativos e que podem cair a 50ºC negativos no inverno.
Além da amplitude térmica, a umidade do ar é elevada, mesmo com baixa incidência de chuvas. Tem como característica também a presença de neve cobrindo o solo durante todo o ano, com cerca de 100 milímetros registrados durante o ano.
Ocorre em regiões como a costas eurasianas do Ártico, sendo o clima da Groenlândia, norte do Canadá, Alasca e na Antártida.
Tipos de Clima e Vegetação
As peculiaridades do clima resultam em vegetações diferenciadas em cada região da Terra. No clima polar ocorre durante o verão a tundra, formada por musgos e liquens.
Árvores e vegetações acostumadas com o rigor do inverno estão nas regiões de clima temperado. É nesta área que permanecem a floresta temperada, com árvores de grande porte e decíduas, ou seja, perdem as folhas durante o inverno.
A chamada vegetação de altitude está presente caracterizado como frio da montanha. São plantas como as pradarias, encontradas na Argentina, e em regiões brasileiras como o rio Grande do Sul, na área conhecida como Pampa Gaúcho.
O clima subtropical é favorável para o desenvolvimento de plantas como araucárias e pinheiros. Este tipo de vegetação é beneficiada pela distribuição regular de chuvas durante o ano.
Já no clima tropical, a diversidade da vegetação é maior, em consequência da oferta de luz e elevada umidade. Sob a influência deste clima estão as florestas tropicais úmidas, muito semelhantes às florestas equatoriais. A principal delas é a floresta Amazônica.

Saiba mais sobre os Tipos de Vegetação.
Clima Influencia na Estrutura da Planta
As condições de oferta pluviométrica abundante, calor e luz favorecem a diversidade da vegetação do clima equatorial, com árvores longas e arbustos, dependendo da localização.
Ao contrário da elevada disponibilidade de água, o clima semiárido favorece o desenvolvimento de árvores de pequeno porte, em que os troncos são retorcidos e espinhosos, conhecidas como Caatinga.
Sob a influência deste clima também estão plantas como cactos. A estrutura das plantas é adequada à escassez hídrica.
A escassez de água também marca a vegetação no clima desértico, onde são encontradas plantas espinhosas e de raízes profundas.

TEMPO FRIO E SECO É SINAL DE DOENÇA

Resultado de imagem para AR SECO
CONHEÇA UMA POUCO SOBRE O AR QUE RESPIRAMOS, O CLIMA SE É SECO, ÚMIDO

Com a umidade do ar baixa, é comum sentir irritação na garganta, no nariz e nos olhos. O desconforto é ainda maior para pessoas que já têm doenças respiratórias como asma, rinite alérgica ou bronquite crônica, que ficam propensas ao agravamento dos quadros. Em semanas como esta, em que a umidade relativa do ar chegou ao índice mais baixo registrado neste ano na cidade de São Paulo, é preciso tomar cuidados especiais para evitar esses problemas. Médicos ouvidos pelo G1 dão dicas de como amenizar a secura.

O pneumologista Ciro Kirchenchtejn, coordenador do Centro de Tratamento do Tabagismo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, lembra que essa condição climática também favorece a manutenção dos poluentes no ar, o que potencializa os danos à saúde.

As vias aéreas são uma das partes do nosso corpo mais sensíveis a essas variações climáticas, de acordo com a médica Ana Paula Moschione Castro, da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai). “O ar tem que chegar ao pulmão a uma temperatura de 36ºC, com umidade de 60%. Em dias secos, o nariz tem que trabalhar muito para garantir que o ar fique nessas condições”, explica.
Hidratação
A principal recomendação para os dias secos é tomar bastante água, o que pode ajudar a aliviar a irritação na garganta. Lavar as narinas com soro fisiológico também ajuda a diminuir o desconforto no nariz. Ana Paula observa que o ideal é escolher as soluções fisiológicas, que tem a mesma concentração dos líquidos corporais, e não apenas usar água pura ou soro caseiro.
Vaporizadores e bacias de água
Em dias muito secos, pode-se recorrer também aos vaporizadores, principalmente na hora de dormir. Mas é importante cuidar para que o ambiente não fique úmido demais, de modo que favoreça o crescimento de fungos. Kirchenchtejn lembra que a água do vaporizador deve estar sempre bem limpa, para não contaminar e aumentar o número de bactérias no ambiente.
Para Ana Paula, a bacia de água ou a toalha úmida no quarto são opções mais seguras. Outra opção mais sofisticada são os umidificadores de ar em que é possível regular a umidade. Neste caso, o ideal é programar a umidade para ficar entre 55% e 60%.
Exercícios físicos
De acordo com o médico Gustavo Wandalsen, professor do Departamento de Pediatria da Escola Paulista de Medicina (Unifesp), em dias de umidade muito baixa,
é recomendável evitar fazer atividades físicas nos horários mais secos do dia, entre o fim da manhã e o início da tarde. “Se estiver muito ruim, o ideal é postergar para outro dia. Mesmo em ambientes fechados, dentro de casa ou da academia, o ar também vai estar seco”, diz.
Cuidados com os olhos
Quando o clima está seco, as lágrimas também evaporam mais, o que faz com que as pessoas tenham a sensação de olho seco. De acordo com o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, o olho seco fica mais vulnerável a alergias e a conjuntivites. O ar condicionado agrava ainda mais a situação.
Para aliviar a secura dos olhos, o médico recomenda que as pessoas usem colírios do tipo lágrima artificial. “As lágrimas artificiais não necessitam de prescrição. O que acontece nesses períodos é que muitas pessoas lançam mão do colírio que têm em casa. Aumenta automedicação com colírios vasoconstritores, que têm princípios ativos que, usados indiscriminadamente, até ressecam mais o olho”, diz Queiroz Neto. Outras dicas do médico são evitar coçar os olhos e higienizar bem as mãos antes de tocar os olhos, no caso das pessoas que usam lentes de contato.

segunda-feira, 10 de julho de 2017

Crescer é aprender a dizer adeus para certas coisas

Crescer é aprender a dizer adeus para certas coisas
“Mudam as exigências, as compreensões dos defeitos alheios, a semântica dos conceitos de fracasso, autoestima e amizade. Muda-se o gesto contido e egoísta para a ação coletiva”Graça Taguti
Especial para o Jornal Opção 
Cai a folha, o fruto, o dente, a chuva. Surge o tesão, as espinhas, a menstruação, o verão. Crescem o peitinho, a ansiedade, os jeitinhos e as opiniões. Mudam as formas, o clima, o corpo, as estações. 
Passam as horas, os dias, alegrias e expectativas. Passa o choro de ontem, a ilusão de anteontem, o amor que se mostrava eterno no ano passado. Passa a chuva e o calor. A compulsão de comer chocolate, assistir àquele filme, ir para a balada esta noite, ficar com o gatinho que parecia especial, também passa. 
Passam certas necessidades a serem colocadas a limpo. As qualidades, os defeitos, as metas e planejamentos para o próximo ano, são passados para a agenda nova.
 
A adolescente, viçosa e manhosa, começa a passar hidratantes na pele iluminada e batom nos lábios. Aquelas ondas tão altas concordam em se aquietar um pouco para você passar com a sua prancha para além da rebentação. 
Nasce a vontade de crescer, ter a chave de casa, viajar com os amigos, entrar para a faculdade.  Conseguir o diploma e já pensar no mestrado. 
Urge ir à praia, comprar biquíni novo, experimentar o bronzeador cor de mate, tomar um chope geladíssimo na hora do almoço. 
Urge também criar coragem e se declarar para o professor de anatomia.  Dizer poemas em voz alta para Manoel de Barros, abraçar em sonhos os caleidoscópios de Fernando Pessoa, as reflexões de Drummond, as delicadezas transparentes de Mário Quintana. 
Notam-se os traços do líder, da mocinha politizada, da rebeldia inconteste, dos iconoclastas declarados.  Registram-se os movimentos do gesto solidário, as virtudes dos ideais multiplicados. Notam-se a intransigência e a ganância dos políticos, só menor que suas falácias, tramoias e ardis. 
Anoitecem as verdes querências, as antigas indulgências, as compulsões pelos porres e as ressacas. As inconsequências, saudosas irresponsabilidades, a certeza de que o universo é infinito, porém menor que a estupidez humana. 
Nasce mais adiante a vontade de casar, comprar apartamento, e se não der, alugar um, de preferência na zona sul da sua cidade. Ter um filho é um desejo que nasce invariavelmente.  Vem o primogênito, então, mais parecido com um lindo bebê de borracha, que todos anseiam apertar e mordiscar. 
Nasce ainda a vontade de transar com a mulher do melhor amigo, porque é proibido proibir. De escrever às escuras uma biografia não autorizada da sua vizinha, que todas as noites troca de visitantes. Seu apartamento, o porteiro comenta à boca pequena, mais  se  assemelha a  porta de bar, ostentando diuturnamente um  entra-e-sai fervilhante. 
Muda o gosto pela leitura, pela música, como é legal escutar música clássica, a moda comportada, que dá lugar à irreverência fashion. Muda o corte de cabelo, a cor das mechas, o tamanho dos seios, com alguns bem vindos mililitros de silicone. O jeito de andar, de seduzir, de beijar e se apaixonar. 
Mudam as exigências, as compreensões dos defeitos alheios, a semântica dos conceitos de fracasso, autoestima e amizade. Muda-se o gesto contido e egoísta para a ação coletiva. As manifestações e passeatas nas ruas. 
O modo mais enérgico de acordarmos o gigante sonolento, cujo leito tem as dimensões  do Brasil. Mudam o tom e o conteúdo das reivindicações ao governo que nunca-está-nem-aí-para o povo, as demandas,  agora mais claras e incontestáveis.
 
Sacodem-se os projetos ainda em gestação, as poeiras do passado, as relações desbotadas, os discursos maquínicos. As poeiras dos tapetes, as roupas nos varais, as belas ancas, que dançam soltas um forró delicioso e gingado com um,  dentre os inúmeros  e afoitos pretendentes. 
Aprende-se a viver mais de mansinho, a morrer sem estardalhaço, a trocar a costumeira arrogância por duas doses de humildade. A trancar mentiras feias nas gavetas da consciência. Aprende-se a buscar rotinas mais éticas, um corpo mais harmonioso, relações mais mágicas e férteis, no amor e no trabalho. 
Aprende-se a dançar um tango vertiginoso, embebido em estrógenos e testosteronas que circulam sem parar pelos salões da tentação. 
Se aceita o envelhecer, a memória preguiçosa, a vitalidade que decai aos pouquinhos, a comida com menos sal, porque a pressão não pode subir tanto. Tolera-se refrear a gula, alternar sonhos iridescentes por outros mais pertinentes. As perdas que doem tanto, as criticas alheias, às vezes implacáveis. As injustiças tremendas que os correios do acaso remetem sem aceitar devoluções. 
Tolera-se, com tristeza, é verdade, o amigo que desistiu de você, a falsidade dos outros, a esperteza de alguns que acabam sendo flagrados, felizmente, por sua intuição em estado de alerta. 
Hospeda-se a doença, às vezes insuperável, o tumor a ser extirpado, a morosidade das horas, a sucessão de exames clínicos, a austeridade do silêncio, indispensável em certas etapas da existência. 
Suportam-se despedidas, longas ou curtas, abandonos inexplicáveis, o crepúsculo da vontade, em seu estágio mais débil. O lamentável definhar de sorrisos e acolhidas familiares, histórias esgarçadas pelo medo, indiferença, inveja e desamor. 
Compreende-se a beleza muda e estonteante de alvoradas. As promessas da natureza, ao oferecer, a quem sabe apreciá-la, seu o hipnótico balé de pássaros e borboletas de todas as cores. A liberdade no voo das águias, a elegância das garças e girafas, o faro de panteras à espreita de pobres alvos distraídos. A amizade buliçosa dos golfinhos, cuja euforia espalha-se no mar quente e escandalosamente azul. 
Descobre-se, por fim, a sabedoria embutida no verbo crescer. Nos imprescindíveis desapegos diários. Nas despedidas de hábitos inúteis, situações e pessoas. 
Porque afinal constata-se que crescer também é um pouquinho isso: ir dizendo adeus para as coisas.
 
Graça Taguti é escritora.

VALORIZE SEU CASAMENTO VALOR)

Transformando seu lar em um ninho de amor

Aprenda valores que você precisa buscar em seu casamento e família e transforme seu lar em um ninho de amor, para onde seu cônjuge e filhos sempre correrão de volta.
69,808 views   |   4,761 shares 
  • Cuidar do casamento exige amorpaciênciatempodedicação e interesse em priorizar a união. Viver a dois requer que cada um dê a devida atenção ao relacionamento e use de sabedoria para lidar com situações adversas que surgirem. Isso, além de dar bom exemplo aos filhos sobre como lidar com as situações diferentes do dia a dia, aumenta a confiança e a segurança de quem amamos.
    Embora a pessoa deseje que seu cônjuge priorize os objetivos comuns do casal, ela precisa saber que é normal que ele tenha também expectativas individuais. Além disso, haverá sempre alguns pontos a discordar, afinal, são duas pessoas que possuem histórias de vida distintas, e, apesar das diferenças, decidiram se unir e construir uma história juntos, formando uma família distinta, com seus próprios valores e características.Veja alguns valores importantes a levar em consideração para um casamento duradouro e uma família exemplar:
  • 1. Singularidade

    Seu cônjuge precisa ser tratado de forma especial, diferente do que você trataria qualquer outra pessoa. É maravilhoso senti-se não só amado, mas único para a pessoa que amamos.
  • 2. Lealdade

    Os problemas devem ser resolvidos entre os dois, sem o envolvimento de outra pessoa de fora, seja um familiar ou amigo.
  • 3. Perdão e Paciência

    O perdão deve ser diário; a paciência, exercida constantemente. Não adie a solução de conflitos e seja paciente em lidar com as diferenças.
  • 4. Honestidade

    Não minta ou esconda qualquer coisa de seu cônjuge. Ele é seu parceiro igual. Da mesma forma, é necessário haver transparência ao lidar com as finanças. Ambição e secularismo minam o desejo de construir uma vida juntos.
  • 5. Lazer

    Trabalhar é imprescindível, mas o lazer também é muito importante. É nas horas de lazer que vocês podem apreciar melhor a companhia um do outro. É quando as conversas podem ser prolongadas e aprofundadas, quando conseguem descontrair e dar a devida atenção que seu cônjuge merece, deixando o resto de lado.
  • 6. Prontidão

    Esteja sempre acessível para quando seu cônjuge precisar de você. Desmarque compromissos, se necessário ou dedique-lhe tempo assim que estiver desocupado.Tem horas que ele terá necessidade de dialogar, desabafar ou precisará de você para algo importante. Estar de prontidão é uma das melhores formas de demonstrar seu amor.
  • 7. Voluntariedade e Iniciativa

    Ao se casarem, o homem e a mulher tornam-se “um”. Essa unidade deve ser manifestada não somente através de expressões de amor, mas através do serviço. Na verdade, servir é uma expressão de amor. Na prática, cooperar nas tarefas diárias, dividir a responsabilidade na educação dos filhos, entre outros – sem cobranças, de livre e espontânea vontade – é uma forma de mostrar o que é unidade. Ações assim equilibram as forças.
  • 8. Altruísmo

    Antecipe-se às necessidades e desejos de seu cônjuge. Estabeleça prioridades colocando sua família no topo. Mostre pelas atitudes o que realmente importa para você, abrindo mão de seus desejos egoístas em prol de quem você ama.
  • 9. Amizade

    Seu cônjuge pode ser seu melhor amigo. Confie nele para fazer confidências. É uma ótima forma de exercitar a admiração, o não julgamento, e a gratidão de poder ser digno de confiança.
  • 10. Otimismo

    Tenha confiança de que as dificuldades e problemas passarão. Se lutarem juntos, serão capazes de superar os revezes da vida e adquirirem mais força para trilhar o caminho. No momento certo, e com muito empenho, vocês terão êxito. Não seja negativo nem desanime. Seja uma força positiva dentro do seu lar.
    Não esqueça, seu cônjuge deve ser mais importante do que qualquer problema a ser resolvido. Expresse seu amor através de ações, não só de palavras. Os filhos verão isso e seu lar será um refúgio, um verdadeiro pedacinho do céu.
    O autor Harriet Beecher Stowe disse, “As lágrimas mais amargas derramadas sobre os túmulos são por palavras não ditas e coisas que deixamos de fazer." 
  • e ISSO É A MAIS PURA  REALIDADE, SE AUTO ANALISE . É, FULANO SE FOI E EU DEVIA TER FEITO ISSO, DITO AQUILO, PORQUE AGI DESSA FORMA, PORQUE NÃO FIZ ASSIM, MUITAS VEZES É A INTOLERÂNCIA O EGOISMO DE NÃO PENSAR NO SENTIMENTO DO OUTRO E SÓ OLHAR O PRÓPRIO UMBIGO, SE ESQUECENDO QUE O OUTRO TAMBÉM PRECISA DE AMOR E DE ATENÇÃO TANTO QUANTO VOCÊ E TEM SENTIMENTOS.

  •  CUIDAR NÃO TIRA PEDAÇO SER GENTIL E GENEROSO UNS COM OS OUTRO É GRANDIOSO E A CONVIVÊNCIA  SE TORNA MUITO MAIS FÁCIL AS GENTILEZAS FLUI NO DIA A DIA QUE SE TORNA TÃO NATURAL, AFINAL ESTÁ NO SEU INTIMO USANDO AS PALAVRAS COM NATURALIDADE QUE SAI OS SENTIMENTOS COM TAL NATURALIDADE A VIDA É UM EXERCÍCIO CONSTANTE.
  • PENSEMOS MAIS EM NOSSAS ATITUDES EM NOSSOS DIAS, PARA ASSIM NÃO NOS SENTIRMOS DEVEDORES DE SENTIMENTOS BONS. ABRAMOS OS BRAÇOS, O SORRISO E PRINCIPALMENTE O CORAÇÃO E A MENTE EM UMA CONVIVÊNCIA MAIS SIMPLÓRIA , PORQUE AMOR É SIMPLICIDADE.

INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...