sábado, 15 de julho de 2023

Dicas para fazer um chocolate quente bem cremoso História por Redação Guia da Cozinha

As estações mais frias são recheadas de receitas especiais, sejam doces ou salgadas, mas sempre fumegantes. Uma boa sopa não pode faltar, assim como bebidas saborosas como um chocolate quente bem cremoso.

Preparar chocolate quente pode parecer simples, já que os ingredientes são certeiros e o modo de preparo é bastante simples. No entanto, às vezes é difícil deixá-lo com a textura aveludada que todo mundo ama.

Algumas dicas são essenciais na hora de preparar a bebida se você gosta de uma textura mais densa. Existem várias formas de garantir que a receita fique realmente cremosa, como adicionar outros ingredientes ou só dar mais atenção aos que já estão na lista.

Como deixar o chocolate quente bem cremoso?

Com os ingredientes que você já tem

Vamos começar pelo básico. Uma receita de chocolate quente geralmente leva leite e achocolatado, mas, para garantir mais cremosidade, é possível olhar para esses ingredientes com mais carinho.

  • No caso do leite, opte por um leite integral de qualidade, que possui maior teor de gordura;
  • Substitua o achocolatado por um chocolate em pó, que tem menos açúcar.

Com uma barra de chocolate

Dá para usar uma barra de chocolate inteira no preparo do chocolate quente. Já imaginou que delícia? Além de ficar bem docinha, a bebida também vai ficar muito mais cremosa.

  • Não tem segredo: o preparo é idêntico ao do chocolate quente tradicional com achocolatado;
  • Basta cortar a barra de chocolate do jeito que preferir e e derramá-la no leite já quente na panela. Mexa até a mistura incorporar bem e sirva em seguida.

Com creme de leite

O creme de leite é o melhor amigo de quem gosta de receitas bem cremosas. Por ser mais gorduroso que o próprio leite, é capaz de trazer ainda mais consistência à bebida.

  • Prepare o chocolate quente clássico da forma que preferir (com leite e chocolate, por exemplo) e então adicione o creme de leite à panela. Misture por alguns minutos e sirva.

Com amido de milho

Outro bom ingrediente para adicionar à receita e deixar o chocolate quente mais denso é o amido de milho já que ele é um excelente espessante.

  • O amido de milho deve ser dissolvido em leite ou água antes de ser adicionado ao chocolate quente. Acrescente-o à mistura fervida de leite com chocolate, aqueça por mais alguns minutos e sirva em seguida.

sexta-feira, 14 de julho de 2023

OLÁ, BOA TARDE.!!!



OLA BOA TARDE !!!

Desejo que você esteja tendo um dia maravilhoso e a correria do dia a dia não te deixe esquecer de apreciar as coisas simples da vida.

Permita-se desacelerar. Aproveite o momento presente. Olhe ao seu redor e veja quanta beleza existe em cada detalhe.
Seja grato. A vida é um presente de uso único, e cada instante deve ser vivido intensamente.

Aproveite essa tarde para fazer algo que te faça bem, que te traga paz e felicidade. Seja gentil com os outros e, principalmente, consigo mesmo, e verá como o mundo pode ser um lugar melhor.

quinta-feira, 13 de julho de 2023

A importância da família

 

A importância da família

Em nossa civilização, originada e baseada na família, 

sua ruptura traz consequências negativas para os 

filhos. 

A ausência do pai, por exemplo, tem alta correlação 

com o mau desempenho acadêmico


Para o bem ou para o mal, a família é a base de nossa sociedade; nascemos e crescemos numa. Os poucos que dela carecem (digamos, um menino de rua ou de orfanato) são vistos com pena; sente-se que falta algo a quem cresce sem pai ou mãe. E mesmo uma realidade comum como o divórcio é vista com tristeza, especialmente se o casal tiver filhos. A necessidade e normatividade da família estão enraizadas em nossas crenças e expectativas sobre o mundo.
Esse modelo de criação dos filhos pelos pais biológicos que moram juntos em união permanente (em geral firmada num ritual de casamento) não se restringe ao Ocidente; ele é a regra no mundo quase inteiro (com uma variação relevante: a poligamia): Oriente Médio, China, Japão, África; até os astecas do México, sem contato prévio com o Velho Mundo, tinham casamento e famílias. Bebês precisam vir ao mundo, precisam de cuidados intensos e de um ambiente seguro para crescer; a família é uma instituição particularmente adequada a esse fim. Se em sua origem tinha vantagens evolucionárias (cuidar dos próprios filhos garante ao homem a continuidade de seus genes; e a união monogâmica estável aumenta as chances dos filhos serem, de fato, dele), o que a torna atrativa hoje em dia são os benefícios humanos que ela promete, como a possibilidade do amor homem e mulher que se frutifica nos filhos, a alegria que eles trazem, etc.
Seria possível existir humanidade sem família? Bem, embora prevalente, ela não é estritamente universal. Tome-se como exemplo os Mosuo, etnia chinesa matriarcal em que as mulheres trocam livremente de parceiros e os filhos são cuidados pela família da mãe. Por mais interessante que seja compará-los conosco, o fato é que uma vida na qual os homens durmam em grandes quartos coletivos, nunca deixem a casa da mãe e cuidem dos sobrinhos em vez dos filhos nos é distante demais para servir de modelo prático.
Em nossa civilização, originada e baseada na família, sua ruptura traz consequências negativas para os filhos. A ausência do pai, por exemplo, tem alta correlação com o mau desempenho acadêmico. Na mesma linha, há evidências de que a participação dos pais na vida escolar da criança a auxilia, indicando que a escola, por si só, não basta. Ao mesmo tempo, outras evidências sugerem que diferentes métodos pedagógicos e disciplinares têm pouca influência na vida adulta dos filhos (a esse respeito recomendo o livro provocador do economista Bryan Caplan: Selfish Reasons to Have More Kids).
 O que se conclui desses dois resultados díspares? Que a família em si importa mais do que as ambições e planos de seus membros. 
Ou seja, os pais não moldam seus filhos; podem e devem, isso sim, proporcionar-lhes um meio para seu desenvolvimento natural. O filho se assemelha mais a uma planta, que precisa de um solo saudável, do que a uma escultura de barro à espera de um escultor detalhista.
Esse solo saudável – aqui já não tenho nada em que me basear fora experiências pessoais minhas e de outros – consiste em grande medida no valor do exemplo que os filhos sentem e observam.
O pai, a mãe e os irmãos são o chão moral e sentimental de sua existência: aquelas pessoas que estarão lá sempre, incondicionalmente, e que nos dão o modelo de como homens e mulheres são e se comportam.
 É com seu exemplo de trabalho, de carinho e de prioridades que formamos os parâmetros pelos quais julgaremos o resto do mundo.

 Talvez por isso o divórcio seja tão duro para os filhos, mesmo adultos: é o fim de algo que consideravam básico inabalável, e coloca em dúvida a possibilidade do amor verdadeiro e até a morte, deixando seu mundo mais triste.
Assim, a defesa da família não é bandeira de velhos reacionários amedrontados com o futuro. Antes, é a garantia de que às gerações futuras serão ofertados os mesmos horizontes amplos, e os mesmos ideais elevados, que alimentam a convicção de que vale a pena produzir e investir nas gerações futuras. A ruptura generalizada das famílias anuncia um mundo sem crianças.
Joel Pinheiro é editor da revista cultural Dicta&Contradicta.

quarta-feira, 12 de julho de 2023

PARABOLA DA ROSA

 

   
 

PARÁBOLA
 DA ROSA
Um homem plantou uma rosa e passou a regá-la constantemente.  Antes que ela desabrochasse, ele a examinou e viu o botão que em breve desabrocharia, mas notou espinhos sobre o talo e pensou,“Como pode uma flor tão bela vir de uma planta rodeada de espinhos tão afiados?”Entristecido por este pensamento, ele se recusou a regar a rosa e, antes mesmo de estar pronta para desabrochar, ela morreu. Assim é com muitas pessoas.  Dentro de cada alma há uma rosa: são as qualidades dadas por Deus. D entro de cada alma temos também os espinhos: são as nossas falhas.  Muitos de nós olhamos para nós mesmos e vemos apenas os espinhos, os defeitos.  Nós nos desesperamos, achando que nada de bom pode vir de nosso interior.  Nós nos recusamos a regar o bem dentro de nós e, consequentemente, ele morre.  Nunca percebemos o nosso potencial.  Algumas pessoas não veem a rosa dentro delas mesmas.  Portanto alguém mais deve mostrar a elas.  Um dos maiores dons que uma pessoa pode possuir ou compartilhar é ser capaz de passar pelos espinhos e encontrar a rosa dentro de outras pessoas.  Esta é a característica do amor.  Olhar uma pessoa e conhecer suas verdadeiras falhas.  Aceitar aquela pessoa em sua vida, enquanto reconhece a beleza em sua alma e ajudá-la a perceber que ela pode superar suas aparentes imperfeições.  Se nós mostrarmos a essas pessoas a rosa, elas superarão seus próprios espinhos.  Só assim elas poderão desabrochar muitas e muitas vezes.  Portanto sorriam e descubram as rosas que existe dentro de cada um de vocês e das pessoas que amam.

Autor Desconhecido

BONAS TARDES ! ! !.

 

Boa tarde! 
Que a sua tarde seja brilhante, cheia de grandes ideias e com muita produtividade!
Não deixe que as distrações te desviem das suas metas e objetivos.
Esta mensagem é só para te lembrar do quanto você é forte, corajoso e capaz de superar qualquer obstáculo que surgir em sua caminhada .Que o seu dia esteja sendo incrível até aqui e que a sua tarde seja repleta de conquistas e realizações.Lembre-se que cada novo dia é uma oportunidade para recomeçar, aprender coisas novas e crescer dignamente , coma moral em alta. Aproveite o dia de hoje com o coração cheio de gratidão e otimismo você pode tudo depende só de te.
Boa tarde!.

musica: SABE FILHO de Mara Lima

terça-feira, 11 de julho de 2023

Falando de Amor

 

QUARTA-FEIRA, 31 DE OUTUBRO DE 2007

Falando de Amor

Amar é fácil e difícil ao mesmo tempo. Quando amamos, emanamos esse sentimento para alguém.

 Quando esse alguém também nos ama, ótimo, recebemos também amor. 
O que dificulta são as diferenças. Se depender do sentimento, agimos só pelo coração. 

Mas precisamos de um direcionamento racional, para equilibrar o que o que sentimos e converter as diferenças em acordos.

 Não adianta querermos permanecer com atitudes já interiorizadas no ego. Para amar, temos que nos adaptar uns aos outros. 

Traçar objetivos em comum, ajustar um comportamento aqui, outro ali. 

Não significa mudar a personalidade, mas lapidá-la a favor do amor, de uma convivência mútua que precisa de doses de humanismo, afeto, consideração.
O amor maduro entre homem e mulher é uma conquista de longos anos.

 Essa conquista pode vir durante um mesmo amor, ou vir após vários (relacionamento, casamento, namoro). Nem todos estão preparados e amadurecidos o suficiente para compartilhar vida, intimidade, sentimentos com outra pessoa. 

Isso serve para todos os tipos de amor (homem e mulher, amor pelos filhos, amor pelos amigos). 

Nesse caso, há o que se trabalhar (psicologicamente) nas bases do desenvolvimento da personalidade que foram oferecidas pela educação familiar e cultural. Com esse trabalho, podemos conquistar uma nova estrutura individual da própria personalidade.
Uma grande dificuldade no amor, é quando colocamos no outro nossa felicidade, passando ele a ser a razão da mesma e de nossa existência. Não é difícil isso acontecer, principalmente em pessoas muito carentes de afeto. Na realidade, aquele que vem para partilhar a vida (a pessoa a quem amamos), deve apenas somar emoções. Se algum dia se for, que leve apenas o que trouxe, não arrancando pedaços de nós. Sendo assim, devemos nos amar e exercitar a auto-estima sempre. Para a grande maioria das pessoas, é um exercício difícil, mas é só praticar.
Através de experiências a dois que forem vivenciadas, o amor vai se constituindo. Haverá conflitos sempre, não tem jeito (somos humanos), mas o que vai mudando com o tempo é o equilíbrio psicológico e diferenças vão se acertando e se encaixando, dissolvendo os conflitos naturalmente.
Estarmos dentro do coração, um do outro, deve nos trazer bem-estar e confiança em um sentimento compensador. A paz vai se fortalecendo gradualmente. Haverá momentos em que ela estará presente só em um, ou só em outro. O que não pode acontecer é ela não estar presente em nenhuma das partes. É interessante então, o que estiver em momento pacífico, ceder.

Muita paz e muito amor para você!

HORTELA

 



Com sabor refrescante, aroma agradável e coloração verde e viva, a hortelã – também conhecida como menta – é uma planta utilizada tanto nos preparos de inúmeras receitas, como em tratamentos medicinais diversos. Além de ser uma excelente fonte de proteína e fibra dietética, a hortelã também é rica em vitamina Bvitamina Cvitamina D e diversos minerais, como sódio, ferromagnésio e potássio.

Uma porção de 100 gramas da planta fornece somente 70 calorias. Amplamente utilizada no Brasil e no mundo, a hortelã dá sabor à diversos produtos industrializados, como gomas de mascar, balas, cremes dentais, anti-sépticos bucais e até mesmo chocolates.

A erva também apresenta propriedades medicinais nem tão conhecidas pelo público, mas uma característica sabida por muita gente é a de que a hortelã ajuda a melhorar o sistema digestivo. Falaremos a seguir sobre os benefícios da hortelã para a saúde.

Os Diversos Benefícios da Hortelã e suas Propriedades

Folhas de hortelã

A hortelã é também bastante utilizada nos preparos de smoothies e saladas, graças ao seu paladar refrescante e
delicioso. Porém, essa planta possui uma série de propriedades medicinais – muitas delas desconhecidas por nós.

Dentre os benefícios da hortelã, destacam-se, por exemplo, o efeito relaxante que ela proporciona, e até mesmo o auxílio no tratamento e recuperação de queimaduras de pele. No caso das queimaduras, costuma-se aplicar o suco de hortelã na área da pele que está queimada, processo este que traz diversos benefícios para os tecidos.

O aroma da hortelã, por sua vez, é utilizado na aromaterapia devido às propriedades que a erva tem, que proporcionam relaxamentos físico e mental. O chá de hortelã também proporciona relaxamento para o corpo.

Há ainda a possibilidade das folhas da hortelã serem imersas em água morna na banheira, ajudando a aliviar o estresse do dia-a-dia. Já o óleo de hortelã é utilizado em diversos medicamentos para o tratamento de depressão e dores de cabeça.

Conhecendo os Benefícios da Hortelã

Benefícios do hortelã

Os benefícios da hortelã vistos anteriormente são apenas uma parte da vasta gama que essa erva traz para aqueles que fazem uso de suas propriedades. Os benefícios da hortelã não somente contribuem para a saúde do nosso corpo, como também nos ajuda a manter a boa forma. A planta é conhecida, por exemplo, como um agente natural que limpa o sangue, ajudando o organismo eliminação das toxinas, além dela ser diurética.

O fato da hortelã ser refrescante faz com que ela seja usada na fabricação de diversos produtos para higiene oral. Ela combate os germes e bactérias presentes na boca, eliminando o mau hálito, além de proteger as gengivas e os dentes. Conheça mais sobre a planta:

Benefícios da Hortelã Para a Digestão

A hortelã contribui de maneira significativa para a melhora do processo digestivo, auxiliando no fortalecimento dos nossos órgãos digestivos, proporcionando uma digestão mais eficiente e saudável. O resultado disso são a redução dos desconfortos do estômago, a prevenção de inflamações e a prevenção do mal-estar gerado pelos mesmos.

Isso acontece devido ao fato da hortelã ser cheia de fitonutrientes e antioxidantes na sua composição, além de seu sabor ativar a ação das glândulas salivares, o que leva os músculos estomacais relaxarem, aliviando os tratos digestivos. A hortelã também diminui os problemas intestinais, além de diminuir a flatulência e a acidez no organismo.

O chá de hortelã ajuda aqueles que sofrem de prisão de ventre, uma vez que suas fibras dietéticas ajudam o intestino a se movimentar melhor. O consumo recomendado de hortelã é de uma xícara (chá) após cada refeição.

Sentindo os Benefícios da Hortelã na Pele

Como visto anteriormente, a hortelã é uma erva cujas propriedades medicinais são amplamente utilizadas em diversos tratamentos, incluindo aqueles para a pele. A planta possui propriedades que são anti-inflamatória e ante-pruriginosas, podendo ser aplicada sobre as áreas da pele que coçam.

As propriedades presentes na hortelã, como os antioxidantes e o ácido rosmanírico, atuam de maneira significativa na remoção e purificação da pele morta, combatendo os radicais livres e até protegendo a nossa pele do desenvolvimento de câncer. Os poderes anti-inflamatórios da erva também reduzem o surgimento de cravos e espinhas.

Saiba também que os óleos feitos à base de hortelã nos ajudam a evitar as picadas de insetos, graças à presença do ácido salicílico na planta, que atua como um esfoliante e hidratante naturais, reduzindo a oleosidade da pele e limpando os poros da mesma.

Hortelã Sim, Estresse Não

Como a hortelã possui um aroma que traz alívio, muitos produtos – como sabonetes aromáticos e perfumes – são feitos à base da erva, ajudando a pessoa a conseguir relaxar e dormir melhor. Somente por sentirmos o cheiro das folhas de hortelã nós já despertamos o nosso funcionamento cerebral, processo que reduz a sensação de cansaço, desanimo e ansiedade.

É possível dormir com folhas da planta em baixo do travesseiro, ou comprar óleos de hortelã que, quando aplicados no corpo ou até no travesseiro, proporcionam horas de sono mais agradáveis.

Benefícios da Hortelã Para a Redução de Náuseas e Dores de Cabeça

O consumo de folhas de hortelã reduz as náuseas e dores de cabeça, diminuindo inclusive os impactos das náuseas de quem sofre com viagens, ou provenientes da gravidez. Diversos produtos feitos com a planta, como pastilhas, contribuem para a diminuição dos enjoos.

A hortelã também pode ser esfregada na testa, auxiliando na redução das diversas inflamações e até dores de cabeça, proporcionando um efeito calmante para o indivíduo.

Combatendo as Doenças Respiratórias

Dentre os diversos benefícios da hortelã, está o fato de que o consumo da planta ajuda na prevenção de diversas doenças respiratórias, uma vez que o cheiro forte da hortelã promove a limpeza das traqueias, combatendo as congestões do nariz e das vias respiratórias e aliviando os brônquios e os pulmões, atuando como um expectorante natural. Também é possível preparar suco e chá de hortelã para se obter os mesmos resultados.

O aroma da erva também ajuda a combater a asma, o que faz da hortelã um excelente aliado para pessoas que sofrem de rinite e alergias nos tempos frios e secos do ano. O cheiro da hortelã também proporciona um efeito calmante para o corpo, reduzindo as dores de cabeça e o estresse, além de melhorar a qualidade do sono.

Os Benefícios da Hortelã na Prevenção do Alzheimer

Sim, dentre os benefícios da hortelã também se encontra o seu poder de contribuir no melhoramento das funções cognitivas, segundo algumas pesquisas. A capacidade de agilidade mental e concentração do indivíduo é favorecida. A hortelã também estimula e melhora a memorização, quando consumida regularmente.

Como o Alzheimer é uma doença cujos efeitos prejudicam a capacidade que a pessoa tem em memorizar acontecimentos, além de interferir nas funções intelectuais, na personalidade, na capacidade de aprendizado e até mesmo na compreensão da linguagem, o consumo regular de hortelã é excelente para a prevenção da doença.

A Hortelã e a Saúde Bucal

Na nossa boca se encontra uma série de bactérias, muitas vezes responsáveis por infecções, cáries e mau hálito, dentre outros problemas. Devido ao seu poder anti-inflamatório e antibacteriano, a hortelã previne essas condições que são comuns na vida de muitas pessoas.

Os diversos produtos feitos com hortelã podem prevenir e combater essas más condições, mas o consumo das folhas de hortelã cruas também contribui bastante para a saúde bucal.

A Hotelã na Prevenção de Câncer

A hortelã possui álcool perílico em sua composição, capaz de limitar o crescimento das células cancerígenas. Portanto, incluir a erva na dieta faz com que diversos tipos de câncer sejam prevenidos.

O álcool perílico previne o câncer de próstata, de mama, de pulmão, de cólon e até o de câncer de pele, como visto anteriormente. Já os carotenóides e retinóides ajudam na prevenção do câncer de fígado.

Os Benefícios da Hortelã Para a Perda de Peso e Diminuição do Colesterol

Além de uma dieta equilibrada e saudável ser fundamental para o bom funcionamento do organismo e para a manutenção do peso, praticar atividades físicas também é essencial para que a boa forma seja mantida ou alcançada. Porém, a hortelã pode dar uma ajudinha.

A planta estimula as enzimas digestivas, contribuindo para que o organismo absorva melhor as vitaminas e minerais que são importantes para a boa saúde. A eliminação de toxinas e substâncias através do consumo da hortelã também contribuem para a redução de líquidos que são retidos pelo corpo, ajudando a pessoa a se sentir com mais energia e disposição.

O fluxo da bile também tem seu funcionamento melhorado com o consumo da hortelã, levando à quebra molecular das gorduras, o que ajuda a controlar os níveis do colesterol bom (HDL) e colesterol ruim (LDL).

A Hortelã e o Sistema Imunológico

As vitaminas e minerais presentes nas folhas da hortelã fortalecem o organismo, tornando este mais imune às infecções, inflamações e as diversas interferências externas que podem causar doenças.

A erva também é fonte de vitaminas do complexo B, C, D e E, além de apresentar fósforo e cálcio na sua composição – substâncias que são essenciais para uma nutrição equilibrada e completa.

Combatendo as Cólicas com Hortelã

O chá de hortelã pode ser usado para combater as dores das cólicas tanto das crianças como também dos adultos. As cólicas menstruais, por exemplo, podem ser aliviadas com uma xícara de chá de hortelã, uma vez que a erva traz alívio, além de combater as náuseas, isso devido ao fato da hortelã proporcionar o relaxamento dos músculos abdominais, fazendo com que a tensão no útero seja combatida e reduzida.

Conclusão

A hortelã deixa muitos alimentos e bebidas mais gostoso.

Embora a hortelã seja fácil de adicionar a muitos pratos, pesquisas demonstrando seus benefícios à saúde têm utilizado principalmente a hortelã tomada em cápsulas, aplicadas na pele ou inaladas via aromaterapia.

Os benefícios da hortelã para a saúde vão desde a melhoria da função cerebral e dos sintomas digestivos até o alívio da dor na amamentação, sintomas de constipação e até mau hálito.


INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...