quinta-feira, 28 de março de 2024

A verdadeira Beleza

 

Estamos vivendo um tempo em que a beleza física é a grande preocupação. Prolifera o número de academias para a malhação, aumenta o número de clínicas de estética.

As artistas são questionadas a respeito dos seus segredos para se manterem belas, jovens e de corpo perfeito.

Observa-se que as adolescentes, em especial, buscam o mundo da moda, desejam se tornar modelos, não medindo esforços para isso.

Em nome da beleza física, homens e mulheres se submetem aos tratamentos mais diversos, internam-se em clínicas especializadas, passam finais de semana em locais de repouso.

E cada um tem a sua fórmula especial, o seu segredo de beleza: alimentação balanceada, beber muita água, comer frutas e vegetais, tomar sol em horas certas, cremes, massagens, terapias com ervas, banhos etc.

Uma das grandes atrizes do cinema americano, a belga Audrey Kathleen Ruston, conhecida internacionalmente por Audrey Hepburn, que marcou sua presença nas telas vivendo a adolescente espirituosa e sofisticada, foi eleita a mais bonita atriz de Hollywood.

Pois essa premiada atriz, modelo e humanista, que se tornou embaixatriz da UNICEF, sintetizou em dez itens as suas dicas de beleza.

Primeiro – se desejar lábios atraentes, fale palavras de ternura.

Segundo – se pretender ter olhos encantadores, procure ver sempre o lado positivo das pessoas.

Terceiro – para uma silhueta esguia, compartilhe a sua comida com aquele que tem fome.

Quarto – para cabelos bonitos, deixe uma criança passar os dedos entre eles uma vez ao dia.

Quinto – para a postura, caminhe com sabedoria, pois você nunca andará só.

Sexto – nunca despreze ninguém. Muito mais do que as coisas, as pessoas devem ser restauradas, revividas, requisitadas, perdoadas.

Sétimo – lembre que se um dia precisar de uma mão amiga, você a encontrará na extremidade de cada um dos seus braços. Na medida em que você for envelhecendo, descobrirá que tem duas mãos – uma para ajudar a você, a outra para ajudar os outros.

Oitavo – a beleza de uma mulher não está nas roupas que ela veste, na imagem que ela carrega ou no penteado de seus cabelos.

A beleza de uma mulher deve ser vista nos seus olhos, pois esta é a porta de entrada para o seu coração, o lugar onde o amor reside.

Nono – a beleza de uma mulher não está num tipo de rosto, mas a verdadeira beleza numa mulher está refletida na sua alma, no carinho que ela cuidadosamente dá, na paixão que ela mostra.

E, finalmente, o décimo e último item – a beleza de uma mulher cresce com o passar dos anos.

*   *   *

A verdadeira beleza reside além da imagem física, que é sempre passageira.

A verdadeira beleza é a do Espírito que se irradia pelo semblante, iluminando os olhos, adoçando os gestos, modulando a voz.

A verdadeira beleza resiste ao tempo, ao passar dos anos e se expressa na meiguice do olhar, na serenidade da face, no carinho dos gestos.

A verdadeira beleza é imortal.

 

Redação do Momento Espírita, com citação
das 
Dicas de beleza, de Audrey Hepburn.
Em 12.9.2013.


quarta-feira, 27 de março de 2024

FAMÍLIA UNIDA E FELIZ É RESPONSABILIDADE DE TODOS

 

              Família unida e feliz

Quando uma família é unida e forte, não há catástrofe que a derrube. Nossos dias são muito difíceis e o desgaste nas relações são frequentes. Somos consumidos pelo tempo e os momentos que compartilhamos, nem sempre são proveitosos. As tecnologias, apesar de úteis, afastam as pessoas. Pais, mães e filhos, lado a lado, mas cada um em seu mundo.

Já uma família unida, luta pelos interesses comuns. Todos os que a constituem, sabem que a felicidade é um processo lento e árduo. Por isso, eles valorizam cada instante que vivem juntos, ao preenche-los com amor e alegria.

Ver uma família feliz é cada vez mais raro. Mas as que conseguem garantem estabilidade para todos. Os problemas de cada um são mais facilmente vencidos, pois juntos lutam contra eles. Os sonhos de cada membro são conseguidos, pois todos se apoiam mutuamente.

Uma família unida e feliz é uma dádiva que dá trabalho, mas ainda assim, é um presente que sempre compensará.

 

 Boa tarde! 

Não adianta bater o pé se revoltar, reclamar, por ter que esperar, enquanto isso a vida se faz de surda, não cede um milímetro. 

Para viver bem é necessário fazer as pazes com a espera, pois não há outro caminho a não ser dar tempo ao tempo. 

A pressa nunca conseguiu sustentar algo duradouro. 

Não é difícil aprender a esperar. O ponto de partida é justamente a consciência de que a vida, por ter um valor infinito, não acontece na instantaneidade.

 Se não existe outra alternativa, o segredo está na aceitação.

 Que a maturidade possa ofertar flexibilidade e paciência, para acolher o que só a espera pode resolver. 

Quem espera sempre alcança. 

Yes!!!





NÓS-MOSCADA

 


A noz-moscada é uma das especiarias mais apreciadas e valorizadas desde a antiguidade por suas propriedades aromáticas, afrodisíacas e curativas. 

 Sua história remonta ao século I, como evidenciado nos escritos de Plínio, o escritor romano.

 Nos escritos védicos hindus é recomendada para dores de cabeça, febre e mau hálito. 

Nos escritos árabes é referenciada tanto para a cura de doenças estomacais quando como afrodisíaco.

 Depois que os portugueses conseguiram dobrar o Cabo da Boa Esperança, na África, no final de 1400, eles descobriram uma nova rota para o Oriente e conseguiram adquirir o controle do comércio mundial das especiarias.

 Apesar de ser uma viagem mais longa e perigosa, era extremamente lucrativa porque eles podiam transportar noz-moscada nos porões dos navios a um custo menor do que o das caravanas que viajavam para o Oriente em busca desses produtos nas rotas tradicionais.


 Este feito que lhes rendeu riqueza e prestigio. Mas, infelizmente isso não durou muito, logo os holandeses e ingleses lhes tomaram o posto e dominaram esse lucrativo comércio. 

 1 / 6 Noz-Moscada um estimulante para o cérebro A noz-moscada é uma árvore perene, nativa da floresta tropical da Ilha Moluccas, na Indonésia, também conhecida como Ilhas das Especiarias.

 O fruto da noz-moscada é uma drupa, do tamanho de um damasco. 

Quando amadurece divide-se e apresenta uma semente envolvida por uma camada rendada de cor vermelha conhecida como “mace”. 

O mace também é comercializado como uma especiaria. 

 Tanto a semente de noz-moscada quanto o mace, são especiarias que contém muitos compostos químicos antioxidantes, conhecidos por agirem na prevenção a doenças e promoção de saúde. 

 A noz-moscada contém trimiristina e muitos outros óleos essenciais voláteis, como os que são responsáveis por seu sabor aromático como amiristicina, elemicina, eugenol e safrol. 

Seus princípios ativos tem muitas aplicações terapêuticas e são utilizados em muitos medicamentos tradicionais como anti-fúngicos, anti-depressivos, digestivos, afrodisíacos e carminativos. 

 2 / 6 Noz-Moscada um estimulante para o cérebro Estudos apontam que os compostos miristicina e elemicina, encontrados nessa especiaria possuem propriedades estimulantes para o cérebro.

 Pesquisadores também descobriram que a noz-moscada tem propriedades antibacterianas que destroem a E. coli. 

Testes realizados com camundongos demonstraram que seus extratos diminuem significativamente os níveis de glicose nos sangue, estimulam a liberação de insulina pelo pâncreas, melhora o peso do fígado e pâncreas, o que pode ajudar a controlar a diabetes.

 Alguns benefícios da noz-moscada à saúde: Tônico cerebral Nos tempos antigos, as civilizações romana e grega, usavam a noz-moscada como um tipo de tônico cerebral. 

Além de efetivamente estimular o cérebro, a noz-moscada ajuda a eliminar a fadiga e o stress. 

É um bom remédio também para ansiedade e depressão. 

Também ajuda a melhorar a concentração. 3 / 6 Noz-Moscada um estimulante para o cérebro Alívio da Dor Na medicina chinesa, a noz-moscada é um coringa.

 Além de ser um sedativo eficaz, os chineses a utilizam para tratar inflamações e dores abdominais. Seu óleo é também empregado para dores nas articulações, dores musculares, artrite e outras doenças.


 Auxilio na indigestão Oferece alívio a problemas relacionados com a digestão, como diarreia, prisão de ventre, inchaço, flatulência, etc. 

Seu óleo ajuda nas dores de estômago, remove o excesso de gases nos intestinos.

 Tratamento mau hálito Devido suas propriedades antibacterianas, a noz moscada é usada para tratamento de halitose ou mau hálito.


 A causa de mau hálito geralmente é o acumulo de bactérias na boca. 

A noz moscada combate e mata essas bactérias. Por essa razão, é um ingrediente comum, encontrado em muitas marcas de creme dental. 

Pode ser usada também para tratar problemas de gengivas e dentes. 4 / 6 Noz-Moscada um estimulante para o cérebro Detox de Fígado e Rins O tipo de dieta, a poluição, o stress, o fumo, medicamentos e outras substâncias levam ao acúmulo de toxinas nos nossos órgãos. 

A desintoxicação é um importante fator para a manutenção de uma boa saúde. 

O fígado e os rins são os dois órgãos onde esse acúmulo tóxico muitas vezes se concentra. 

A noz moscada, quando usada na forma de um tônico, pode limpar e remover essas toxinas. É benéfica para a saúde do fígado e também é eficaz na prevenção e na dissolução de cálculos renais. 

 Problemas cardiovasculares A noz moscada é utilizada como prevenção às doenças cardíacas, uma vez que ela ajuda a aumentar a circulação sanguínea e estimula o sistema cardiovascular.

 Problemas respiratórios Acredita-se que a noz-moscada também pode ajudar em problemas respiratórios, como a tosse causada pelo resfriado comum.

 Ela geralmente é encontrada como um ingrediente de xaropes para tosse.

 E também pode ajudar nos casos de asma. 5 / 6 Noz-Moscada um estimulante para o cérebro Embora a noz moscada proporcione muitos benefícios à saúde, doses elevadas podem ser tóxicas e causar sérios problemas. Não é recomendado consumir mais que 30g (6 colheres de chá) por dia. 

 Você pode incluir a noz moscada em sua dieta e aproveitar seus benefícios à saúde com segurança. 

A Cuesta Sabores oferece uma linha de temperos, totalmente naturais, sem adição de sal ou quaisquer químicos que incluem a noz-moscada em sua composição. 

 Os temperos ARABIAN , GREEK , INDIAN , MAROCCAN e VEGGIE fornecem a quantidade exata de noz moscada para tornar sua vida mais saudável.

 Experimente


terça-feira, 26 de março de 2024

TATO DE MÃE

 Um menino, com um breve poeminha à mão, entrou correndo pela porta do quarto dos pais, ansioso para que o lessem.

Encontrou os pais numa discussão acirrada a respeito de um tema que desconhecia.

À maneira que só as crianças conseguem fazer, ficou ali, ao lado, quase invisível, tentando ser escutado.

Pai, mãe, olha o que escrevi!

Repetiu esse acalanto algumas vezes, falando cada vez mais alto, tornando a balbúrdia no aposento quase insuportável.

Ninguém se entendia e todos queriam ser ouvidos.

Repentinamente, o pai, já sem paciência, tomou a folha de papel das mãos do filho, amassou com força e disse: Já não expliquei que agora não posso!?

Atirou o papelote na lixeira mais próxima, o que deixou o filho sem chão e repleto de lágrimas.

Mais tarde, a mãe, que não havia ficado satisfeita com a cena presenciada e se enchia de compaixão, procurou o menino.

Ela carregava na mão esquerda uma folha de papel enrugada. Tinha a expressão emocionada e condoída.

Filho... Foi você quem escreveu este poema?

O menino, que ainda estava cabisbaixo, apenas acenou com a cabeça que sim.

Que coisa mais linda! Você é um poeta, meu filho! Você é um poeta! - E abraçou, carinhosamente, a criança.

A partir daquele diadiz a história desse menino, ele resolveu definitivamente ser poeta.

O relato é do próprio autor que conta que, se não fosse pela destreza e tato de sua mãe, possivelmente não se dedicaria à poesia.

Assim, graças à sensibilidade daquela mulher, o mundo pôde conhecer a arte e inspiração de Pablo Neruda.

*   *   *

O tato é essa capacidade que temos, ou não, de lidar com situações delicadas.

Saber dizer as coisas certas na hora certa. Saber calar. Saber abraçar e chorar junto.

Para se ter tato faz-se necessário desenvolver a empatia, essa capacidade sublime de colocar-se no sentimento do outro.

A amorosidade também faz parte da conquista do tato, pois tudo aquilo que é dito com amor, com carinho, tem muito mais chance de ser bem recebido pelo outro.

Ficamos a pensar quantos Nerudas deixamos de conhecer no mundo, pela simples falta de tato de pais e educadores, que não promoveram o incentivo necessário ou que simplesmente abafaram, silenciaram talentos tão importantes.

Assim, olhemos nossas crianças com atenção. Operemos sempre com muito tato, psicologia, em tudo que façamos, falemos ou deixemos de falar a eles.

Nem sempre serão grandes talentos ou gênios.

Porém, um incentivo aqui, um elogio ali são os responsáveis primeiros pela formação de uma boa autoestima.

Tratemos o lar como a terra que necessita estar sempre fértil, preparada para receber as mudas da filiação bendita, que Deus nos dá como presente e responsabilidade.

Redação do Momento Espírita.
Em 15.7.2022.

 

A Aparência da Alma " É A SUA FORMA DE SER E AGIR".

 Há um antigo conto popular japonês que narra a história de uma moça tiranizada pela sogra.

Tudo era motivo para ela brigar e xingar. A jovem sofria calada, sem responder.

Certo dia, um monge andarilho bateu à porta da casa e a nora lhe deu um bolinho de arroz.

Quando soube, a velha senhora ficou furiosa e a mandou buscar o alimento de volta.

Muito constrangida, ela obedeceu. Procurou o homem e explicou que teria de levar o bolinho.

O monge sorriu e devolveu. Também deu a ela uma toalha que deveria ser usada para enxugar o rosto e amenizar o peso da convivência com a mãe do marido.

A partir desse dia, a irritadiça mulher começou a notar que sua nora ficava cada vez mais linda. Isso alimentou sua raiva e inveja.

Numa manhã, viu-a enxugar o rosto com a toalha e observou que ela ficava mais bela e radiante.

Acreditou tratar-se de um objeto mágico e planejou pegá-lo para si.

No dia seguinte, enquanto a jovem foi ao mercado, ela roubou o presente.

Lavou o rosto e o enxugou uma vez. Nada aconteceu.

Esfregou o rosto com mais força. Sua aparência começou a se alterar. Entretanto, em vez de rejuvenescer, como esperava, assumiu a aparência de um monstro.

Horrorizada, deu um grito e desmaiou.

Quando a nora chegou em casa e viu o que parecia ser uma criatura monstruosa, tentou fugir. A mulher, chorando, implorou por socorro.

Reconhecendo a voz da sogra, ela se comoveu.

Saiu pelo vilarejo em busca do monge. Ele saberia, com certeza, como reverter aqueles efeitos da toalha.

Quando, finalmente, o encontrou e contou o sucedido, o andarilho sorriu e disse:

Quando uma pessoa usa a toalha, revela a aparência de sua alma. Para que ela volte a ser como antes, basta enxugar o rosto com o outro lado do tecido.

Assim foi feito e a velha senhora recuperou a forma anterior.

O mais interessante é que algo se modificou nela, depois do ocorrido. Parou de ofender a nora, alterando a maneira de tratamento para com ela.

Compreendeu que o aspecto monstruoso, provocado pela toalha mostrava, em verdade, a pequenez de sua alma. Envergonhou-se da maneira cruel com que tratava a esposa do filho e se esforçou para mudar.

Envelheceu feliz, abandonando a raiva, a inveja e a maldade.

*  *  *

Quando cultivamos o orgulho, o egoísmo, a raiva, a inveja, a maledicência, moldamos nossa alma com uma aparência feia, monstruosa.

Se aplicamos o amor, a caridade, a amizade, a solidariedade, a bondade, assumimos formas luminosas de inigualável beleza.

É possível modificar a alma por meio da autotransformação, da mudança de padrão vibratório.

Isso requer coragem: olhar-se, ver-se por dentro e assumir o que precisa ser mudado.

Depois, é preciso fortalecer os bons sentimentos, que trazemos no íntimo, alguns mais desenvolvidos, outros menos.

Assim, não importa a idade e a aparência física que tenhamos, nossa alma assumirá o aspecto inconfundível das pessoas de consciência leve.

 

Redação do Momento Espírita, com base no conto
A toalha mágica, do livro ...E foram felizes para sempre –
contos de fadas para adultos
, de Allan B. Chinen,
ed. Cultrix.
Em 2.6.2015
.

segunda-feira, 25 de março de 2024

Quebra-cabeça Quebra-cabeça.

 

Quebra-cabeça

Quebra-cabeça.



Algumas pessoas estão sempre reclamando, dos acontecimentos, da falta de sorte, da falta de um amor, entre outras lamentações. Ficam tristes, desanimadas e algumas chegam até mesmo à depressão. 

Acumulam pensamentos negativos,
 que deixam o viver complicado demais.
 Vivem lutando contra o destino, abandonando situações, as quais retornam de uma outra forma, pois têm que ser vivenciadas. 

Acabam travando uma guerra com sua própria vida.
 Fica então difícil entendê-la, quando na realidade o grande segredo é “não tentar entendê-la”, mas vivê-la. 


A vida é um grande quebra-cabeça, onde as peças são os acontecimentos e as emoções. Qualquer coisa que aconteça no presente, se somará a outra. 

E assim vai-se construindo o futuro, que bem devagar, vai se tornando passado. Os acontecimentos e emoções vão se encaixando, até se tornaram uma linda existência. 

Por certas vezes, há peças que parecem não se encaixar, mas depois se descobre que estavam no lugar errado. 

E não dá para jogar nenhuma fora. Um quebra-cabeça não pode ser montado faltando peças,

não é mesmo?

fé é uma dos componentes mais importantes da vida.

 É ela que dá força e que levanta a auto-estima.
 Quando existe fé, não há questionamentos, mas sim aceitação e agradecimentos. 

Tudo o que acontece tem uma razão. Não se tem que discutir, mas vivenciar cada momento e transformar cada experiência, em um aprendizado.
 Não é um tipo de conformismo, é apenas uma visão positiva, tranquila e amadurecida de se encarar a própria história. 

Muitas vezes a imaturidade leva a uma não adaptação e não aceitação dos fatos que surgem, dificultando o desenvolvimento emocional.


Pode-se escolher entre ficar chateado, revoltado, entristecido, ou simplesmente ir deixando as peças se encaixarem e ser feliz. 

Pode-se criar uma nova maneira de pensar, deixando de lado aquela sensação de que há sempre alguma coisa errada.

 Tudo está como tem que ser. Pode-se até transformar uma coisa ou outra, mas mudar, não. 

Caso houvesse a possibilidade de se saber, o tempo que nosso quebra-cabeça levará para se completar, não perderíamos tempo com bobagens, com pensamentos destrutivos.


Estar em paz com o próprio espírito, é o melhor presente que se pode dar a si mesmo. Para isso, trabalhar o caráter e fazer coisas dignas, são atitudes básicas. 

Praticar a caridade também faz parte, não só a material, como também a espiritual, que às vezes é bem mais difícil. 

Há a necessidade também de ser íntegro e ter comportamentos que honrem o bem. Aceitar-se, transformar-se, não lutar contra si, mas a favor, é amar a vida, seja ela como for.

HISTORIA INNTERESANTE

 Histórias interessantes  com mensagens incríveis e cheias de sabedoria!

1. Tente entender o que o outro está dizendo

Uma vez, quatro mendigos se encontraram por acaso em uma encruzilhada: um turco, um árabe, um persa e um grego. Para celebrar o encontro, decidiram fazer uma refeição juntos. Reuniram os poucos centavos que tinham, com o intuito de comprar algo para a comemoração. Mas aí chegaram a um impasse. O que comprar com o dinheiro? “Uzum”, disse o turco. “Ineb”, disse o árabe. “Inghur”, disse o persa. “Staphilion”, disse o grego. Cada um deles havia feito sua escolha num tom decidido, e logo todos estavam discutindo ferozmente, cada um defendendo que sua escolha era a melhor.

Nesse momento, passou por ali um sábio que conhecia todas aquelas línguas e revelou o absurdo da briga.

— Cada um de vocês está sugerindo a mesma coisa, só que com palavras diferentes: uvas!

Quantas vezes não nos inflamamos e saímos, de espada em punho, defendendo nossas opiniões, sem ao menos confirmar antes ou tentar entender o que o outro está nos dizendo?

Autor desconhecido

imagem da publicacao

2. O Sabonete

Um garoto pobre, com doze anos de idade, vestido e calçado de forma humilde, entra na loja, escolhe um sabonete comum e pede ao proprietário que o embrulhe para presente.
– É para minha mãe – diz, com orgulho.

O dono da loja ficou comovido diante da singeleza daquele presente. Olhou com piedade para o seu freguês e, sentindo uma grande compaixão, teve vontade de ajudá-lo. Pensou que poderia embrulhar, junto com o sabonete comum, algum artigo mais significativo. Entretanto, indeciso, ora olhava para o garoto, ora para os artigos que tinha em sua loja. Devia ou não fazer? O coração dizia sim, a mente dizia não.

O garoto, notando a indecisão do homem, pensou que ele estivesse duvidando de sua capacidade de pagar. Colocou a mão no bolso, retirou as moedinhas que dispunha e as colocou sobre o balcão. O homem ficou ainda mais comovido quando viu as moedas, de valor tão insignificante. Continuava seu conflito mental. Lembrou de sua própria mãe. Fora pobre e, muitas vezes, em sua infância e adolescência, também desejara presentear sua mãe.

Quando conseguiu emprego, ela já havia partido para o mundo espiritual. O garoto, com aquele gesto, estava mexendo na profundeza de seus sentimentos. Do outro lado do balcão, o menino começou a ficar ansioso. Alguma coisa parecia estar errada. Por que o homem não embrulhava logo o sabonete? Impaciente, ele perguntou:
– Moço, está faltando alguma coisa?
– Não – respondeu o proprietário da loja – é que, de repente, me lembrei de minha mãe, que morreu quando eu ainda era muito jovem. Sempre quis dar um presente para ela mas, desempregado, nunca consegui comprar nada.

Na espontaneidade de seus doze anos, perguntou o menino:
– Nem um sabonete?

O homem se calou. Refletiu um pouco e desistiu da idéia de melhorar o presente do garoto. Embrulhou o sabonete com o melhor papel que tinha na loja, colocou uma fita e despachou o freguês, sem responder mais nada.

A sós, pôs-se a pensar. Como é que nunca pensara em dar algo tão pequeno e simples para sua mãe? Sempre entendera que presente tinha que ser alguma coisa significativa, tanto assim que, minutos antes, sentira piedade da singela compra, e pensara em melhorar o presente daquele garoto. Comovido, entendeu que, naquele dia, tinha recebido uma grande lição. Junto com o sabonete do menino, seguia algo mais importante e grandioso, o melhor de todos os presentes: o gesto de amor!

Autor desconhecido

 

imagem da publicacao

3. Sinta orgulho de seu trabalho

O trabalho que cada pessoa executa é uma das fontes de motivação da empresa. Por isso, por mais simples que seja uma tarefa, devemos nos orgulhar dela. Quando Abraham Lincoln foi eleito presidente dos Estados Unidos, a classe alta americana se chocou. Como poderia um proletário assumir a liderança do país? Um senador fez um comentário irônico:

– Vamos ver se o filho de um sapateiro tem condições de dirigir nosso país…

Ao que Lincoln respondeu:

– Que bom o senhor ter se lembrado de meu pai. Eu gostaria de ser um presidente tão bom quanto meu pai foi um bom sapateiro. Aliás, estou vendo que o senhor está usando um par de sapatos fabricado por ele. Aprendi a consertar sapatos com meu pai. Se algum dia os seus apresentarem algum problema, me procure que eu os consertarei.

Não importa o que esteja fazendo, sempre tenha orgulho disso e crie algo especial, porque é nos detalhes que você deixa a sua marca. E a qualidade só é percebida quando nos diferenciamos pelos pequenos detalhes. O reconhecimento de um trabalho bem feito aumenta a motivação. E é disto que as empresas mais precisam: de pessoas motivadas.

Autor desconhecido

imagem da publicacao

4. Pão e Ervilhas

Nasrudin estava sobrevivendo numa dieta miserável de pão e ervilhas. Seu vizinho, que também se dizia um homem sábio, morava num palacete e deliciava-se com refeições suntuosas oferecidas pelo próprio imperador.
Um dia o vizinho interpelou Nasrudin;

– Se você ao menos aprendesse a bajular o imperador e ser subserviente como eu não precisaria viver de pão e ervilhas

– E se você ao menos aprendesse a viver de pão e ervilhas como eu não precisaria bajular e ser subserviente ao imperador – respondeu Nasrudin.

Sufismo

imagem da publicacao

5. Um pedaço de bolo

Às vezes nos perguntamos: “O que eu fiz para merecer isso?”, ou “Por que Deus tinha que fazer isso justo comigo?”
Aqui vai uma belíssima explicação:
A filha dizia a sua mãe como tudo ia errado. Ela não se saiu bem na prova de Matemática, o namorado resolveu terminar com ela e a sua melhor amiga estava de mudança para outra cidade. Enquanto isso, sua mãe preparava um bolo e perguntou se a filha gostaria de um pedaço, e ela disse:
– É claro mãe, eu adoro os seus bolos.


– Toma, um pouco de óleo de cozinha.
– Credo!
– Que tal então comer uns ovos crus?
– Que nojo, mãe!
– Quer então um pouquinho de farinha de trigo ou bicarbonato de sódio?
– Mãe, isso não presta!
A mãe então respondeu:
– É verdade, todas essas coisas parecem ruins sozinhas, mas quando as colocamos juntas, na medida certa, elas fazem um bolo delicioso

Autor desconhecido

imagem da publicacao

6. A Sra. Link

Eu tinha dezoito anos, ia começar a faculdade e estava dura. Para arrumar algum dinheiro, percorri uma rua tranqüila de casas antigas, vendendo livros de porta em porta. Ao me aproximar de um portão, uma mulher alta e vistosa, na faixa dos oitenta anos, saiu de casa vestida com seu roupão de banho e aproximou-se sorrindo.

-Você chegou, querida! Estava esperando! Deus me disse que você viria hoje.

A Sra. Link precisava de ajuda em sua casa e em seu jardim, e estava convencida de que eu tinha sido enviada para ajudá-la. Quem era eu para discutir com Deus?

No dia seguinte, trabalhei durante seis horas seguidas, mas do que jamais havia trabalhado antes. A Sra. Link me mostrou como plantar bulbos, que flores e ervas daninhas eu devia arrancar e onde jogar fora as plantas murchas. Terminei o dia aparando a grama com um cortador que parecia uma antigüidade. Quando terminei, a Sra. Link me cumprimentou pelo trabalho e verificou a lâmina debaixo do cortador.

-Parece que você acertou uma pedra. Vou buscar a lixa.

Logo descobri porque tudo o que pertencia à Sra. Link funcionava como se fosse novo. Ela era extremamente cuidadosa. Depois de consertar o cortador, ela foi buscar sua bolsa. Por seis horas de serviço, me pagou apenas três dólares. E com cheque! Deus é engraçado algumas vezes, não é?

Na semana seguinte, voltei à casa da Sra. Link. Ela me mostrou exatamente como limpar o antiqüíssimo tapete persa com um aspirador igualmente antigo. Enquanto eu tirava o pó de seus bolos tesouros, ela me contava onde tinha comprado cada objeto. A Sra. Link viajara o mundo todo e adorava contar histórias. Para o almoço, ela refogou legumes frescos de seu jardim. Tivemos uma refeição deliciosa e um lindo dia.

Às vezes, eu fazia papel de motorista. O último presente do Sr. Link tinha sido um fantástico carro novo. Quando eu o conheci, o carro tinha trinta anos, mas ainda era fantástico. Ela nunca pudera Ter filhos, mas sua irmã e seus sobrinhos moravam ali perto. Os vizinhos também gostavam dela. E a Sra. Link participava ativamente das questões comunitárias.

Um ano e meio se passou. Os estudos, o trabalho e a igreja ocupavam mais tempo da minha vida e eu via a Sra. Link cada vez menos. Encontrei outra garota para ajudá-la.

O Natal se aproximava e, como eu era pouco expansiva e estava sem dinheiro, a lista de pessoas para quem mandaria cartões era curta. Mamãe deu uma olhada nos nomes e disse:

-Você deveria mandar um cartão para a Sra. Link.

Incrédula, perguntei:

-Por quê? A Sra. Link tem muitos parentes, amigos e vizinhos. Ela é ativa na comunidade. Eu nem tenho me encontrado com ela nos últimos meses. Por que a Sra. Link iria querer que eu lhe enviasse um cartão?

Mamãe não se deu por vencida:

-Mande um cartão para a Sra. Link – insistiu.

No Natal, meio sem graça, dei à Sra. Link um pequeno buquê, que ela aceitou graciosamente.

Algum tempo depois, tornei a visitar a Sra. Link. No meio do console da lareira, na sua sala de estar cheia de coisas bonitas, estava meu buquê murcho – o único presente de Natal que a Sra. Link recebera naquele ano.

Susan Daniels Adams


INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...