sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

O Verdadeiro Sentido do Natal

O Verdadeiro Sentido do Natal
por
Raniere Menezes

  li no alma gemea da n. v

Natal significa nascimento. Não de uma pessoa comum. Todos sabemos. Natal foi criado para se comemorar o nascimento de Jesus. E daí? Ora, Jesus significa salvação. Salvação? Salvar de quê? Por qual razão? Para quê? Qual é o sentido deste nascimento real? Será que Natal é isto que vivemos todos os anos? Será que é suficiente entrar num clima natalino para sermos todos “abençoados”? Eu preciso de salvação ou de um Salvador? O que posso dizer?
Reconheço a insegurança e a transitoriedade desta vida, mas também sei que sou humano e fraco, e que Deus é bom e no final vai dar tudo certo. Afinal, somos todos cristãos e filhos de Deus. Neste período recebemos muitas mensagens de paz, amor, prosperidade, muitos “fluidos” positivos. Há uma atmosfera fraterna e religiosa no ar. Convidamos até padres ou pastores para abençoar nossos lares. Acho que estamos em paz com Deus. Somos pessoas do bem, o clima natalino nos mostra isto. Nossa alma se enleva com melodias familiares de Natal; músicas que nos embalam desde criança, luzes coloridas piscando, as ruas agitadas em busca de um presente ou presentes para pessoas amadas, os preparativos da ceia; um lauto jantar – claro, para aqueles que podem! – Tudo isso nos mostra uma participativa confraternização. O que importa é a atmosfera de festa, alegria, pois é Natal. Quem vai querer parar para refletir sobre o verdadeiro sentido do Natal? Não, não dá! O que importa é o que sentimos, não o sentido real! Deixemos isso para outra hora.
É dessa forma que o verdadeiro sentido do Natal se esvai, e nos restam apenas ilusões de uma sociedade de consumo misturada ao sentimentalismo das boas ideologias humanistas – “faça o seu Natal com os pobres” -. Isso sem falar de alguns (des)orientadores religiosos, os quais se auto-apascentam ao invés de apascentarem as ovelhas de Cristo. O Salvador, neste clima natalino, é apenas um background; um segundo-plano para tantos destaques e luzes.
Há uma Luz nessa festa, e não são luzes artificiais. Há luz em meio às trevas, mas poucos conseguem enxergar. Porque muitos são chamados, mas poucos, escolhidos (Mateus 22:14). Nem todos conseguem ver essa luz. Mas há os que conseguem vislumbrar o verdadeiro sentido do Natal. Enxergar essa luz é ouvir o Verbo, Cristo Jesus, a Palavra, o “Logos”; as Escrituras, e não só ouvir, mas seguir, pois o Verbo não só é Palavra, porém, igualmente é “ação”; ver a luz também é compreender o nobre e singelo nascimento do Salvador prometido por Deus – que nascera de uma mulher -. E este conhecimento (esta luz) tem o peso do destino eterno para todos nós – independente de crer ou não nisto -. Entender isso, que Deus enviou ao mundo, no tempo que determinou, Seu próprio, único e eterno Filho, pelo poder do Espírito Santo, sem intervenção do homem. Isto é luz! Assim Ele é, na verdade, o Emanuel - ...ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco) (Mt 1.23). - A alegria desse entendimento é a verdadeira alegria e felicidade, não a alegria induzida pelo clima de Natal. Esta é a abismal diferença. Jesus Cristo é verdadeiro Deus! Mas, não paremos por aqui...
Lucas 2:34 diz: (...) Eis que este menino está destinado tanto para ruína como para levantamento de muitos... - Este menino foi escolhido por Deus tanto para a destruição como para a salvação de muita gente. O verdadeiro sentido do Natal é apontar para a luz gloriosa do Salvador, mas a obra da humanidade é má— O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más (João 3:19). Não é à toa que a figura do Papai Noel e todo clima comercial natalício encantam a todos, enquanto desprezam o Redentor Jesus Cristo e seu nascimento real! As luzes desse Natal anti-cristão é uma felicidade artificial provocada por um alucinógeno mentiroso, cujo clima é uma nuvem espessa de ignorância; trevas, obscurecendo as verdades espirituais. Jesus Cristo, que é o único Deus vivo e verdadeiro disse: e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (João 8:32). Lembre-se que o menino nascido numa manjedoura na Palestina – o Santo que dividiu o tempo em a.C e d.C - nasceu destinado não só para salvar, mas também para destruir.
Deus não está nem um pouco interessado numa humanidade sentimentalista, cheia de “boas intenções” em períodos natalinos, quando essa mesma humanidade despreza as palavras do Seu Filho (é exatamente neste sentido que a humanidade é má); quando, na verdade passamos o ano inteiro “puxando o tapete” do próximo, mentindo, enganando, esbanjando ridícula vaidade, cometendo injustiças e torpezas, inflando arrogância, discriminando, constrangendo moralmente, envolvidos em intrigas e fofocas, disputas desonestas, traindo, ameaçando, sendo revanchistas, impiedosos e hipócritas. E ao aproximar-se a atmosfera natalina, beijamos, abraçamos e nos confraternizamos fingindo amizade e amor. Definitivamente, esta não é a alegria dos salvos, pois Jesus não está sendo a figura central e excelsa.
Meus votos, para você leitor, é que você possa ser alcançado por esta Luz:
De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida (João 8:12).
Eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas (João 12:46).
Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo (2 Coríntios 4:6).
Somente esta compreensão, que depende tão-somente da graça de Deus, poderá dar sentido às palavras tão rotineiras, como: PAZ, UNIÃO, AMOR E PROSPERIDADE, e dará sua vida, desde agora e eternamente.

Texto de autoria desconhecida adaptado por Raniere Menezes
Dezembro de 2004

10 ideias para economizar 10 reais todos os dias


Resultado de imagem para monte dez reais

10 ideias para economizar 10 reais todos os dias

Se você acha que é impossível economizar qualquer centavo em meio à crise financeira ou com salários baixos, precisa descobrir formas simples e que funcionam lendo este artigo.
FONTE familia.com.br

                          

15,898 views   |   128 shares 
  • Sempre ouvimos aquele ditado popular que diz que "dinheiro não traz felicidade, mas manda buscar",mas o inverso também pode ser tão verdadeiro quanto esse, ou seja, a falta de dinheiro para quitarmos nossas dívidas e suprir as necessidades básicas de nossa família certamente traz desespero a qualquer pai e mãe.
    Mas conseguimos evitar que esse pesadelo tome conta de nossas vidas se começarmos a ter disciplina e mudar nossos hábitos sociais e culturais, deixarmos de ser totalmente consumistas e passarmos a ser mais poupadores.
    Podemos e conseguimos economizar um pouquinho aqui e outro ali todos os dias sim! Basta termos coragem para começar. Acompanhe as dicas a seguir e decida hoje ser mais feliz, aprendendo a ser uma pessoa econômica:
  • 1. Pague suas contas em dia   Resultado de imagem para pagando dividas

    Sabemos exatamente o dia certo que vencem todas as contas que temos, sejam de água, luz, telefone, internet, e outras, todas vencem em dias determinados por nós mesmos, ou seja você pode ligar e pedir o dia que deseja pagar sua conta.
    Planeje a melhor forma para que não ocorram atrasos no pagamento, débito em conta é uma saída, dessa forma estará evitando juros e multas por atraso que podem pesar na sua próxima fatura.


  • 2. Tenha um cofrinho na cozinha   Resultado de imagem para cofre na cozinha

    Você pode adquirir aqueles cofrinhos bem simples de plástico mesmo que compramos em casas de R$ 1,99; adquira um resistente que seja bem difícil de ser aberto.
    Coloque seu troco de moedas ali todos os dias, crie em sua família esse hábito. Para animar escolham um objetivo, algo que decidam fazer em família com o dinheiro que juntarem no cofrinho, por exemplo: uma viagem curta, um passeio, um aniversário. Ensine seus filhos a economizar.

Resultado de imagem para ofertas                                    Resultado de imagem para ofertas
  • 3. Descubra os dias das ofertas  

    A maioria dos supermercados cria o dia da feira, o dia da carne, entre outras ofertas em dias da semana específico. Essas ofertas sempre são compensadoras, no dia seguinte normalmente os produtos voltam ao preço normal, então descubra próximo a você ofertas de seu supermercado e programe-se para comprar nesses dias especiais.
  • 4. Tenha um caderno de controle diário das despesas 

    Essa dica foi trazida por diversos especialistas da área de empreendedorismo em um curso de autossuficiência que participei recentemente. Esses empresários de sucesso, afirmam que as anotações diárias de nossas despesas podem gerar uma economia de mais de 20% ao mês e até 30% ao ano.
    Claro, para que isso se concretize precisamos ter disciplina e organização, mudar os hábitos e anotar semanalmente nossos gastos, para nos habituarmos e então passarmos a anotar diariamente.
  • 5. Mentalize diariamente essa pergunta: Eu realmente preciso disso hoje?

    Quando tiver aquele desejo compulsivo de adquirir uma peça de roupa, um calçado, uma joia, ou algo, pense por um segundo se realmente está precisando daquela roupa, analise quanta falta aquele dinheiro gasto pode causar no final do seu mês e do seu orçamento.
  • 6. Vá ao supermercado de barriga cheia

    Procure sempre fazer suas compras após ter feito suas refeições, ou algum lanche, pois seu cérebro pode exigir que você compre um pouco além do necessário se for ao supermercado com muita fome.
    Nosso organismo nos manda mensagens de anseio por satisfazer aquele vazio, observe que em um momento em que está com fome, comeria qualquer coisa, porém se não estiver já passa a ser mais seletivo em sua escolha.
  • 7. Diminua as saídas para comer fora

    Resolvemos fazer isso aqui em casa e ajudou muito a economizar, programamos nossas saídas ao parque para depois do almoço, não mais na hora do almoço como costumávamos fazer.
    Assim conseguimos economizar bastante com comida, sem contar que garantimos uma alimentação mais adequada e saudável escolhendo verduras e frutas ao invés de conservantes.
  • 8. Compre objetos e roupas usadas

    Principalmente se você tem filhos pequenos, sabe quanto gasto consegue economizar com roupas, brinquedos, sapatos, berços, móveis, etc., adquirindo coisas usadas, mas com boa qualidade.
    Você pode, com ajuda do seu esposo reformar coisas, consertar coisas, e criar coisas também, gerando economia doméstica para dentro do seu lar.
  • 9. Aprenda a dizer não

    A arte de ser um bom pai e uma boa mãe, não está naqueles momentos sublimes das fotos perfeitas e felizes tiradas em família; provamos que somos capazes de ser bons pais, quando sabemos dizer não. Nossos filhos precisam disso, carecem aprender de nós limites e restrições.
    Não tente preencher sua falta de tempo com bens materiais, ao invés disso, consiga tempo de qualidade com seus filhos, evite criar seres humanos mais descontentes com tudo quando crescerem.
  • 10. Use o que tem disponível em casa

    Podemos usar a internet como fonte rica de informação e comunicação, assim evitamos adquirir jornais e revistas; podemos enfeitar nossa casa com a reforma daquele quadro ou com a pintura daquele guarda-roupa, entre outras formas de reciclar muitos objetos que temos disponíveis em casa e que com um pouco de esforço podem passar a ser novos novamente.
    Além dessas dicas, existem muitas outras milhares de dicas na internet que você pode encontrar para começar hoje mesmo a mudar sua mentalidade, seus hábitos e seu consumismo. Aplique em sua vida e na sua família e poderá garantir uma mente mais tranquila na hora de dormir.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

LINDO NATAL









Bom Dia Natal Imagem 7

Momento Mágico

Esse é momento de descobrir em nós os nossos sentimentos, perspectivas, possibilidades, limitações e potencialidades. É momento de romper as cadeias que nos separam do único e universal princípio da divindade. É momento de buscar a mão benfazeja que nos conduzirá à vereda luminosa, aquecida pelo fogo do Espírito do Cristo, que habita em nós. É momento de entrega, celebração, compaixão, perdão, e, sobretudo, amor.

















Natal é amor em nossos corações todos os dias








Filhotes de cachorro em tampões do Natal em um fundo branco




“Como assim ‘aprender a amar’?”




José Luiz Zorzan Jr



Em nossa cultura temos a ideia errônea de que amar é algo que já sabemos de nascença.
Eu acredito que sim, somos seres amorosos, somos o amor em manifestação e o amor flui através de nós e de nossas ações. Mas é justamente sobre isso que quero falar, somos o amor, possuímos o amor em nós mesmos, o amor está dentro de nós, mas é importante aprender a externalizar o amor que existe em você.
O ato de deixar o amor fluir e expressar nossa amorosidade, tanto em um relacionamento sensual quanto familiar, profissional e tantos outros, é uma arte.E como todas as artes, devemos sim levar em consideração o fator ‘dom’, mas existe também o fator ‘treino’, o artista deve estar sempre em constante aprimoramento e aprendizado. No esporte é assim também o atleta deve treinar sempre, e todos os dias se dedicar à melhoria da técnica.
Convido você a refletir sobre o assunto. Se em todas as outras áreas, nós devemos sempre estar em busca de crescimento, por que com o amor seria diferente?
Se um médico apenas fizer o curso de medicina e depois disso não mais estudar, certamente ele vai se tornar pouco capaz de exercer sua profissão, pois vários medicamentos surgem todos os dias e também novas doenças, sendo assim ele pode até se tornar muito perigoso.
Mas não quero me estender muito na argumentação de como é importante aprender a amar, acredito que você já entendeu a necessidade disso.
Minhas dicas para o sucesso no relacionamento conjugal:
– Não chegue a um relacionamento com pré-conceitos, carregado de ideias sobre “homem (ou mulher) é tudo igual”
– Não ache que a forma como seus pais se relacionam é a única forma de se relacionar. Mas se por acaso eles tinham um bom relacionamento aprenda com eles. E se não, aprenda também, sobre o que não fazer.
– Não fale mal de seu parceiro(a) para seus(as) amigos(as). Isso pode fazer com que cresça em você o mal hábito de só olhar os pontos negativos. Se precisar desabafar procure um profissional (um psicoterapeuta), será mais saudável.
– Todos nós temos defeitos e virtudes. Concentre-se nas virtudes do seu amado e os exalte, faça com ele(a) saiba que você gosta disso, isso fará com que ele(a) repita sempre o ato.
Converse, converse, converse, converse,converse, sempre!
O diálogo é a base do bom relacionamento. Mas observe, nunca com o intuito de mudar a opinião do outro, e sempre com a intenção de mostrar o seu ponto de vista e entender o dele(a).
Enfim, existem várias dicas sobre como você pode melhorar a sua vida afetiva.
E acredite isso é muito bom, e fará sua vida mais feliz!!
Saiba que, para amar e amar bem, com maestria, você precisa se dedicar.
Leia sobre o assunto, faça cursos busque o conhecimento.
Para ter um bom relacionamento você deve:
Dedicar-se a si mesmo
Dedicar-se ao seu aprimoramento pessoal
Dedicar-se ao outro
Dedicar-se ao amor que os une
Ame!!!

É possível aprender a amar?

José Luiz Zorzan Jr



É possível aprender a amar?




Amar é muito descrito como um sentimento natural, arrebatador e indiscritível. Contudo essa visão romântica está muito distante da verdade. Amar é um verbo, o que siginifica ação e como tal é possível sim aprender. Ninguem nasce amando, o amor é desenvolvido. Aprendemos a amar sendo amados por alguém, quem nunca foi amado não tem como saber o que isso significa.
E como se aprende a amar?
Cuidando! Quem ama, cuida. Cuidar indica acolher a dor, perceber que ela existe, viver junto as alegrias e tristezas, ensinar o certo, dar os limites, aguentar as birras, não desistir, não se tornar indiferente. Quem teve alguem que foi presente neste sentido desenvolve amor por outros também.  Quem não teve (não tem) se torna uma pessoa autocentrada, dirigida a si mesma, que não consegue, não sabe amar a ninguém.
Isso porque “aprendemos a amar a partir do momento em que nascemos e da maneira como vamos ser cuidados pelas pessoas que nos desejaram” (Ivan Capelatto em Diálogos sobre a afetividade)
Contudo, isso não se refere apenas ao bebê. Também com amigos, com os namoros, com as pessoas em geral, aprendemos a amá-las nessa troca de cuidados.



DIZEM, QUEM, APRENDE ANDAR DE BICICLETA JAMAIS ESQUECE.


  • Dizem que a mesma coisa acontece com o exercício. Seus músculos se lembram de seu estado mais apto e mesmo se você deixar de praticar exercícios, ao recomeçar, seu corpo reaprende como estar em forma e leva menos tempo para fazê-lo, porque já esteve em boa forma antes.
    Eu acredito que o amor se comporta da mesma maneira. Ouvimos tanto falar de casais que "se afastaram". Eles perderam o entendimento e a harmonia que seu casamento teve uma vez. Mas o que se poderia reaprender no casamento assim como ANDAR DE BICICLETA ou no exercício físico?
    O necessário a se fazer está diante de vocês e provavelmente parece assustador. Ainda assim, passo a passo, o casal pode trabalhar em conjunto, fazendo os exercícios e deveres de casa para ajudá-los a lembrar-se onde e como começaram.QUEREM HARMONIA, ENTENDIMENTO, CARINHO, CUMPLICIDADE.ENTÃO QUEBRE, ESSE MURO ENTRE VOCÊS. ISSO MESMO ESSE MURO INVISÍVEL E FORTALEÇA EM NOVAS ENERGIAS DE BOAS CONVIVÊNCIAS , DIALOGO, BUSQUE DENTRO DE VOCÊS A ESSÊNCIA DA VIDA  A DOIS.
    Aqui estão alguns passos recomendados quando se deseja reaprender a amar:
  • 1. Lembrar

    Passe um tempo verdadeiramente lembrando-se do seu namoro e casamento. Se houver um álbum de recordações ou diário, leia-os. Feche os olhos e reviva a data memorável. O que foi que fez você amar essa pessoa?
  • 2. Perdoar

    Se você foi injustiçado, perdoe. Se foi injusto peça perdão. Deixe o passado para trás.
  • 3. Comunicar seu desejo de renovar seu casamento

    Livre-se de frases e pensamentos do tipo, "Eu casei com você, não casei?” e "Você sabe como eu me sinto", e perguntas como, "O que estávamos pensando?” Em seu lugar, diga, "Eu te amo porque ” e "Eu casei com você porque não poderia imaginar acordar todos os dias e não ver seu rosto ou ouvir sua voz", e "Sei o que eu estava pensando e quão ansiosos estávamos para começar nossa vida juntos, e nunca me arrependo em nenhum momento da minha decisão."
  • 4. Ser honesto sem ferir o outro

    Se algo específico o está incomodando fale, mas sem acusações duras. Use declarações com o "Eu". "Eu me sinto amado quando você ” ou "Eu seria realmente feliz se você não se importasse de mudar uma coisa: .”
  • 5. Pensar apenas em seu cônjuge

    Durante períodos de estresse conjugal, não é incomum começar a pensar em outra pessoa. Mude esses pensamentos quando vierem e pense em seu cônjuge.
  • 6. Nunca falar mal de seu cônjuge para ninguém

    Você vai atrair atenção perigosa ao fazê-lo e agravar o problema em sua própria mente.
  • 7. Se precisar enfrentar um flerte,

    deixe a pessoa saber que você é fiel ao seu cônjuge e diga algo carinhoso sobre ele e por que você está com ele.
  • 8. Conquistar o seu cônjuge

    Volte à estaca zero e faça as coisas que você fez para conquistá-lo. Dê pequenos presentes. Faça uma refeição especial. Convide-o para sair uma vez por semana, mesmo que seja apenas para fazer as compras juntos.
  • 9. Autoexame

    É bastante normal que você veja suas próprias mudanças e ache que o seu cônjuge não mudou nada ou vice-versa. Olhe para as mudanças naquilo que os fazia sofrer, o progresso que fizeram, e os testes que vocês têm resistido juntos.
    Se você está em um casamento que parece estar desmoronando ao seu redor, pegue um tijolo e coloque-o de volta no lugar. Faça a sua parte. Exerça o seu desejo de mantê-lo intacto. Você pode reaprender a amar.


Becky Lyn is an author and a 35+ year (most of the time) single mom.


terça-feira, 22 de dezembro de 2015

SEI PERDOAR OS OUTROS E A MIM MESMA?


Acumular mágoas, rancores e arrependimentos é um grande impedimento para seguir em frente. De coração pesado, não se vai longe. “É preciso transformar essas emoções, tentando achar uma nova solução para o conflito. Do contrário, a tendência é a pessoa ficar paralisada”, afirma a consultora Ruth. Avalie se você é racional ou passional. Mas, ainda que o jeito de lidar com contendas mude, a regra é igual para ambos os tipos: “Para perdoar com a cabeça e o coração, deve-se ter disposição para falar e pensar sobre o que aconteceu. O perdão completo só se dá quando todas as defesas se derreteram”, diz Otávio de Toledo. E não é diferente se o conflito é consigo mesma.

FLORES NO CAMINHO



Fátima Merigue de Mendonça
Direitos autorais reservados) 1999


Encontro flores em meu caminho.
- Quem as plantou? Você!
As vezes colho-as somente para sentir
teu amor mais presente.
Ás vezes apenas observo-as,
mas as tenho sempre perto de mim.

Através dos meus olhos
deixo existir uma metamorfose, vou
transformando violetas em lírios,
vermelho em amarelo.
De repente, tudo se colore.
O meu jardim é a cor dos teus olhos.

No vale da minha vida
observo o por do sol,
azuis e brancos.
As flores enfeitam o leito
dos meus sonhos,
e nestes sonhos busco em detalhes
o teu corpo, a tua presença
que vem e vai!

No jardim da minha vida te desenho,
detalhes por detalhes.
Posso sentir o teu cheiro
misturando-se com o perfume das rosas.
Posso sentir o calor dos
teus abraços me aquecendo,
me excitando, com o calor do meu sol
no verão mais quente deste sábado.
No jardim da minha vida
eu consigo te tocar.

Tuas mãos que deslizaram meu corpo suavemente
agora colhe flores em homenagem
ao nosso amor.
Através das flores eu chego até você
Suavemente,
freneticamente
Simplesmente!

INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...