quarta-feira, 13 de abril de 2022

Redescobrindo o Perdão!!!

Boa Tarde... Desfrute de cada momento da sua tarde, que ela seja

serena, tranquila e que Deus nos abençoe transbordando
nossos corações de AMOR, CARINHO E PAZ.





Redescobrindo o perdão

Até há pouco tempo, falar de perdão cabia de forma exclusiva aos religiosos. Dizer a alguém que lhe seria melhor perdoar, conforme ensinou Jesus, parecia próprio de quem vive fora da realidade.

No entanto, na atualidade, perdoar tem se tornado uma medida de bom senso. Pessoas não religiosas têm descoberto que perdoar é terapêutico.

O Dr. Fred Luskin, diretor do Projeto Perdão, da Universidade de Stanford, em seu livro O poder do perdão, afirma que carregar a bagagem da amargura é muito tóxico.

Nos estudos que realizou com voluntários, constatou que a ação de perdoar lhes melhorou os níveis de energia, de humor, a qualidade do sono e a vitalidade física geral.

Isso ocorre, explica, porque somos programados para lidar com a tensão. Pode ser um alarme de incêndio, uma crise, uma discussão mais acalorada.

Nessas ocasiões, o corpo libera os hormônios do estresse – adrenalina e cortisol – acelerando o coração, a respiração e fazendo a mente disparar.

Ao mesmo tempo, a liberação de açúcar estimula os músculos e os fatores de coagulação aumentam no sangue.

Se isso for breve como, por exemplo, um sobressalto na estrada por um quase acidente, é inofensivo.

Contudo, a raiva e o ressentimento são como acidentes que não têm fim. Transformam em toxinas os hormônios que deveriam nos salvar.

O efeito depressor do cortisol no sistema imunológico está relacionado a doenças graves. Ele esgota o cérebro, causando atrofia celular e perda de memória.

Ainda mais, provoca doenças cardíacas por elevar a pressão sanguínea, os níveis de açúcar no sangue, enrijecendo as artérias.

É aí que entra o perdão, que parece interromper a circulação desses hormônios.

Vejamos algumas dicas para encontrar a paz, através do perdão, melhorando a nossa qualidade de vida.

Primeira – concentre-se nos fatos da ofensa. Quase sempre quando nos sentimos ofendidos, nossa tendência é aumentar o que de fato aconteceu.

Acrescentamos os nossos sentimentos e tudo toma um volume muito maior.

Segunda – tente entender o que ocasionou a ofensa. Por vezes, somos nós mesmos os promotores dela, por algo que tenhamos dito ou feito.

Mesmo que não tenha sido nossa intenção ferir a outro, a forma como dizemos ou uma atitude que tomemos em um momento delicado, pode levar a criatura a reagir mal, agredindo.

Terceira - focalize a natureza humana do agressor, não só a sua atitude. Pense em que nós mesmos, no trato pessoal, em momentos de estresse, de cansaço, dizemos coisas que constituem mais um desabafo. Assim pode ocorrer com o outro, porque na Terra somos todos ainda seres muito imperfeitos.

Quarta – perdoe apenas para si mesmo. Ninguém mais. Perdoe em seu coração. Não é indispensável que você comunique o fato ao agressor.

Enfim, lembre que perdoar de forma alguma significa que você concorda com a ofensa. Muito menos que você deve permitir que o tratem injustamente.

*   *   *

A sabedoria de Jesus recomendou, há mais de dois mil anos:  Amai os vossos inimigos. Fazei o bem aos que vos odeiam. Orai pelos que vos perseguem e caluniam. Perdoai aos homens as faltas que cometerem contra vós.

E acentuou que nunca se deveria guardar mágoa.

Se, num momento de oferenda de nosso coração ao Pai, nos lembrássemos de que alguém tem algo contra nós, prescreveu Jesus que deveríamos, antes, nos reconciliar com o adversário.

O Mestre do amor e da sensibilidade sabia porque dizia essas coisas.

Os estudiosos de hoje estão provando que Ele tinha toda a razão.

 

Momento Espírita, com base no artigo
O poder do perdão, de Lisa Collier Cool, de
Seleções Reader’s Digest, junho/2004,
e no 
Evangelho de Mateus, cap. 6: 43 a 47
 e cap. 6:14 e 15.
Em  27.1.2014.


 Boa Tarde... Desfrute de cada momento da sua tarde, que ela seja

serena, tranquila e que Deus nos abençoe transbordando
nossos corações de AMOR, CARINHO E PAZ.

8 benefícios de arrumar a cama todos os dias

 


Já arrumou sua cama hoje? Não? Então volte agora mesmo para o seu quarto e cumpra essa primeira tarefa do dia. 

Pode parecer bobagem, mas acredite: existem inúmeros benefícios de arrumar a cama pela manhã.

E não somos nós que estamos dizendo. Tem muita gente séria e respeitada pesquisando sobre isso em universidades e instituições de renome pelo mundo afora. 

Por essas e por outras que te convidamos a entender porque esse simples hábito pode ser tão importante na sua vida e como você pode aderi-lo de uma vez por todas. 

8 benefícios de arrumar a cama todos os dias

1. Motivação para começar o dia

Arrumar a cama pela manhã é o primeiro incentivo para começar bem o dia, com motivação e entusiasmo. Isso porque essa simples tarefa do dia traz a sensação de bem estar e te enche de ânimo para realizar outras tarefas, criando com isso um ciclo positivo de realização.

O almirante da marinha americana, Willian H. McCraven, até escreveu um livro sobre o assunto. 

Sob o titulo “Arrume sua cama – Pequenos hábitos que podem mudar sua vida – e talvez o mundo”, o almirante afirma que “ Se você quer mudar o mundo, precisa começar arrumando a própria cama. Isso lhe dará uma pequena sensação de orgulho e irá encorajá-lo a fazer outra tarefa, e mais outra e mais outra. No fim do dia, aquela tarefa concluída terá se transformado em várias tarefas concluídas”.

O almirante ainda diz que quem não consegue realizar pequenas tarefas diárias, dificilmente será capaz de realizar as grandes.

2. Cria hábitos positivos

Cria hábitos positivos

Arrumar a cama pela manhã também te ajuda a desencadear uma centena de outros hábitos positivos.

Comece encarando essa atitude como sua grande tarefa do dia e, em seguida, continue realizando outras, maiores e mais emblemáticas, como manter uma rotina de atividades físicas ou seguir um cronograma de estudos, por exemplo. 


O escritor norte-americano Charles Duhingg, autor do best-seller “O Poder do Hábito”, afirma que o simples ato de arrumar a cama pode provocar um efeito dominó positivo, fazendo com que outros bons hábitos comecem a surgir. 

3. Te faz dormir melhor

Tem gente que pensa que arrumar a cama pela manhã é um trabalho desnecessário, uma vez que ao chegar a noite terá que desarrumar tudo novamente.

Mas esse pensamento é um grande engano. Segundo um estudo realizado pela National Sleep Foundation, uma instituição americana especializada em estudos do sono, revelou que os participantes da pesquisa que arrumam a cama todos os dias possuem 19% de chance de dormir melhor.  

Isso porque a sensação de um quarto arrumado é bem vista pelos sentidos humanos.

Quem sabe sua insônia não vem aí da cama desarrumada?

4. Deixa seu quarto mais bonito

E o que acha de deixar o seu quarto mais bonito? Você consegue isso fazendo sua cama todos os dias pela manhã.

Além do seu quarto ficar visivelmente mais interessante do ponto de vista decorativo, com toda certeza ela ficará também livre da bagunça, já que ao arrumar a cama, muito provavelmente você acabará se sentindo incomodando com a roupa suja no chão e com a louça da noite anterior que dormiu sobre o criado mudo.

5. Evita alergias e outros problemas de saúde

Cama arrumada é sinônimo de boa saúde, especialmente para quem sofre com problemas respiratórios.

Isso porque ao esticar o edredon você evita que ácaros e poeira se depositem sobre o lençol e entrem em contato direto com você durante a noite.

6. Em dia com o Feng Shui

Se você se liga em energia e alto astral vai gostar de saber que para o Feng Shui, técnica chinesa de harmonização de ambientes, uma cama arrumada é sinal de clareza de pensamentos e organização pessoal. Já uma cama por fazer acaba atraindo a sensação de estagnação, interrompendo e atrapalhando o fluxo energético da casa.

7. Sensação de dever cumprido

Sensação de dever cumprido

Uma das melhores sensações que existem é aquela de dever cumprido. Agora, imagine ter essa sensação logo nos primeiros momentos do dia? Muito bom, né? Pois é isso mesmo que você consegue ao arrumar sua cama todos os dias.

Se precisar faça um check list das tarefas do dia e comece logo marcando a primeira tarefa (arrumar a cama) como realizada, você vai ver como é gratificante. 

8. Aumenta a produtividade

Por fim, mas extremamente importante: arrumar a cama todos os dias é fundamental para sua produtividade.

Não está entendendo? A gente explica. Sabe aquela sensação de preguiça e procrastinação que você sente quando passa o dia inteiro de pijama? 

Pois bem, deixar de arrumar a cama te deixa do mesmo modo, com aquela sensação de que você acordou, mas ainda não está preparado para começar o dia.

E essa sensação é ainda maior para quem faz home office. Imagina trabalhar em um ambiente onde a cama está toda bagunçada?  Não tem foco e concentração que resistam.

Portanto, se você deseja ser mais produtivo, comece arrumando a própria cama.

9. Diminui o estresse

Sabia que uma cama arrumada ajuda a reduzir os níveis de estresse e, consequentemente, te deixa mais feliz?

Para escrever o livro “The Happiness Project” (Projeto Felicidade, em português), a autora norte-americana Gretchen Rubin, pesquisou os hábitos que traziam mais felicidade para as pessoas. 

Para sua surpresa, Rubin descobriu que tarefas simples e pequenas do dia a dia, quando executadas, como é o caso de arrumar a cama, são capazes de promover uma grande sensação de bem estar.

Já um estudo publicado pelas revistas norte-americanas “Hunch” e “Psychology Today” indica que o hábito de arrumar a cama está relacionado com as pessoas que se sentem felizes e bem- humoradas. 

A pesquisa realizada com 70 mil voluntários mostrou que 71% dos que arrumam a cama pela manhã se sentem mais felizes.

E como arrumar a cama?

E como arrumar a cama?

Arrumar a cama não é um mistério, nem tem muito segredo. Você precisa apenas dobrar e guardar os cobertores, esticar o lençol de baixo e forrar a cama com um edredom, colcha ou cobre leito.

A dúvida que fica é como tornar isso um hábito? Primeiro, experimente acordar 5 minutos antes, assim você não terá a desculpa de que não teve tempo para fazer a cama.

Procure também fazer isso logo que se levantar, dessa forma você não corre o risco de se distrair com outras coisas e acabar deixando a tarefa para depois.

Por fim, mude a chavinha aí na sua cabeça e se conscientize de uma vez por todas de que hábitos e rotinas são importantes para o cérebro funcionar melhor e responder positivamente ao longo do dia. Faça isso de modo tão natural quanto tomar banho e escovar os dentes.

E, então, está esperando o quê para começar hoje mesmo a arrumar a sua cama? 

segunda-feira, 11 de abril de 2022

HISTORIA -

 Boas Maneiras 


A cansada ex-professora se encaminhou ao caixa do supermercado. Sua perna esquerda doía e ela esperava ter tomado todos os comprimidos do dia. Um para pressão alta, outro para a tonteira e outros tantos para as suas demais enfermidades.
Pensando em sua vida, agradeceu a Deus por ter se aposentado há alguns anos, porque sentia que não tinha mais energia para ensinar.
Antes de chegar na fila do caixa, viu um rapaz com quatro crianças e a esposa grávida. Ela não pôde deixar de notar a tatuagem em seu pescoço.
Logo deduziu que ele estivera preso. Aquele tipo de tatuagem parecia muito próprio de presidiários.
Continuou a observá-lo. Ele vestia camiseta branca e calças largas. Trazia o cabelo raspado.
Pensou que ele era membro de uma gangue. E por isso, tentou deixar que o homem passasse na sua frente, na fila.
Você pode ir primeiro. – Ofereceu.
Não, a senhora primeiro. – Insistiu ele.
Ela ainda disse que ele estava com crianças e a mulher grávida. Era justo que fosse atendido antes.
Com um gesto largo e um sorriso, ele indicou o caminho para a ex-professora e disse:
Por favor, adiante-se. Devemos respeitar os mais velhos.
Ela aceitou e caminhou, mancando, na frente dele. A professora que ainda existia nela não pôde desperdiçar o momento. Virando-se para ele, perguntou:
Quem lhe ensinou boas maneiras?
O homem respondeu rápido: A senhora, professora, na terceira série.
*   *   *
Todo professor é um semeador. Exatamente como na parábola narrada pelo Mestre Jesus, algumas sementes poderão cair à beira do caminho, serem pisadas e comidas pelas aves do céu.
Poderão cair sobre pedras e, por não terem raízes, após um tempo, fenecerem.
Ou então cair entre espinhos e por eles serem sufocadas. Mas as que caem em terra boa, crescem e dão frutos.
Como toda semente é única, uma dará frutos à proporção de trinta por um, outra cinquenta por um e outra ainda setenta e cem por um.
O importante é se saber que toda semente lançada ao solo, cedo ou tarde, frutifica. Por isso mesmo, todos somos convidados a semear a boa semente, sem a preocupação da colheita.
Às vezes, enquanto semeamos pode nos parecer que tudo é vão, mas os conceitos de honestidade, respeito, dignidade, que lançarmos ao solo da infância, algum dia se manifestarão.
Assim, não nos cansemos de ensinar e exemplificar. O tempo transcorrerá, muitas situações haverão de se modificar. Contudo, a boa semente permanece no coração e rende frutos.
*   *   *
A aparente inocência da infância oculta bagagens alicerçadas ao largo de séculos de existências.
Dessa forma, educá-la significa trabalhar para podar ou inibir a ação dos elementos perniciosos trazidos em sua intimidade.
Ao mesmo tempo, incentivar as conquistas felizes, maduras e nobres.
A infância bem educada dará ensejo à juventude bem estruturada, em termos gerais. Essa, por sua vez, propiciará o surgimento de uma sociedade de adultos honrados, honestos, fraternos.
Em resumo, um mundo melhor.
Redação do Momento Espírita com 
base em texto de autor ignorado.
Em 27.1.2015.



FILHA - MÚSICA DE RICK E RENNER

INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...