domingo, 10 de março de 2024

Dieta Anti-Rugas – Alimentos Bons Para a Pele

 


Dieta Anti-Rugas – Alimentos Bons Para a Pele

atualizado em 

Essa dieta anti-rugas pode te ajudar a reverter o processo de envelhecimento da pele de dentro pra fora. Os parágrafos abaixo esclarecem a conexão importante entre alimentos bons para a pele e as rugas e explica como o consumo de vitamina C, vitamina E, proteína magra, coenzima Q10, ômega 3, vitamina A, betacaroteno, zinco, quercetina, selênio e alimentos com baixo IG pode ajudar a prevenir rugas e linhas de expressão e promover a produção de colágeno.

1. Coma Alimentos Ricos em Vitamina C e Vitamina E

Vitamina C é indiscutivelmente uma das vitaminas mais importantes na batalha contra as rugas. Pesquisas mostraram uma ligação direta entre ingestão baixa de vitamina C e prevalência de uma aparência enrugada e pele seca. A Vitamina C apoia a produção de colágeno e protege contra danos da radiação UV. Ela também pode ajudar com problemas de pigmentação e problemas de pele.

Para melhorar o efeito anti-rugas da vitamina C, combine alimentos ricos em vitamina C com alimentos que contêm vitamina E, outra vitamina que pode proteger a pele do sol. Vitamina C e Vitamina E se protegem e são mais eficazes quando consumidas juntas.

2. Garanta uma Ingestão Suficiente de Proteína Magra

Fontes de proteína magra definitivamente são alimentos bons para a pele, já que ela contém aminoácidos que são essenciais para a produção de colágeno e elastina. Colágeno e elastina dão à pele sua textura e habilidade elástica. Conforme envelhecemos, nossa produção de colágeno e elastina diminui rapidamente, o que pode aparecer como rugas e marcas de expressão.

Os aminoácidos mais importantes para a produção de colágeno e elastina incluem glicina, prolina e licina. Esses três aminoácidos são abundantes em vários alimentos, incluindo peixes, ovos, carne, feijões, castanhas e sementes. Para formar colágeno forte, os aminoácidos prolina e lisina precisam de certos fatores, como vitamina C, ferro e manganês.

3. Coma Alimentos Que Contêm a Coenzima Q10

A coenzima Q10 é uma substância parecida com uma vitamina encontrada em todas as células humanas. O corpo humano é capaz de sintetizar um pouco de sua própria Q10, mas o nível de produção diminui dramaticamente conforme envelhecemos. A Q10 é encontrada em vários alimentos bons para a pele, sendo as fontes mais ricas as carnes vermelhas – particularmente carnes de órgãos como fígado e coração – e sardinhas e mexilhões frescos. Ela também é encontrada em alguns vegetais como espinafre, brócolis, amendoim, grãos integrais e gérmen de trigo.

Processar e cozinhar (principalmente fritar) diminui significativamente a quantidade de Q10 nos alimentos. Devido às suas grandes propriedades antioxidantes e sua habilidade de aumentar os efeitos antioxidantes das vitaminas C e E, a Q10 é um nutriente importante para uma dieta anti-rugas.

4. Cuidado com as Gorduras mas Não Elimine as “Gorduras Boas” Completamente

Uma dieta rica em gordura pode contribuir para rugas. Mas você não deve eliminar todas as gorduras da sua dieta. Ácidos graxos essenciais – encontrados em grandes quantidades em alimentos como castanhas, sementes, óleo de peixe e grãos integrais – são absolutamente necessários para o funcionamento adequado do corpo e devem ser obtidos através da dieta. Não apenas necessários para várias funções no corpo, eles também são alimentos bons para a pele, podendo ajudar a combater rugas quando consumidos em quantidades moderadas. Eles ajudam a hidratar a pele, mantendo-a macia e suave.

Pesquisas também sugerem que ômega 3, um tipo de ácido graxo essencial, pode ajudar a proteger a pele de danos UV, e assim de envelhecimento precoce e rugas. Os efeitos protetores são resultado das propriedades anti-inflamatórias desses ácidos graxos. Hoje em dia, a maioria das dietas modernas é deficiente em quantidades suficientes de ômega 3. Boas fontes de ômega 3 incluem soja, semente de linhaça, nozes, e peixes como salmão, bacalhau e linguado.

5. Consuma Alimentos Ricos em Vitamina A e Betacaroteno

Vitamina A é um nutriente importante necessário para manter, proteger e reparar a pele. Uma deficiência de vitamina A pode causar erupções cutâneas e pele seca. Betacaroteno – que é encontrado em vegetais e frutas amarelos/laranja e verdes como espinafre, cenoura, batata doce, abóbora, manga, melão e damasco – também tem um papel importante na dieta anti-rugas devido às suas propriedades antioxidantes, assim como seu papel como precursor da vitamina A.

Nota: Uma grande quantidade de pessoas em países ocidentais parecem ter uma variação genética que as impede de converter betacaroteno em vitamina A.

6. Aumente Sua Ingestão de Zinco

Zinco é outro componente vital de uma pele jovem, já que ele tem um papel importante no crescimento e reparo de tecidos, e na regulação de secreção de óleos. Ele também tem um papel na síntese de proteína e na formação de colágeno, duas coisas necessárias para a manutenção da pele saudável. Além disso, o zinco é necessário para converter betacaroteno em vitamina A e é essencial para a produção de superóxido dismutase, uma enzima antioxidante importante que ajuda a proteger a pele de danos causados por radicais livres.

O zinco é encontrado em vários alimentos bons para a pele. Algumas das melhores fontes incluem ostras, carne vermelha e aves. O zinco encontrado em fontes vegetais como castanhas, alho, legumes e grãos não é tão facilmente usado pelo corpo, embora a aveia seja uma boa fonte de zinco que o corpo pode usar facilmente.

7. Consuma Alimentos Que Contêm Quercetina

Flavonoides são compostos naturais que dão a muitas plantas, incluindo frutas e vegetais, suas cores vibrantes e as protegem de micróbios e insetos. Alguns desses compostos contêm elementos estruturais que permitem que eles ajam como antioxidantes e eliminem radicais livres, assim contribuindo na batalha contra as rugas. Quercetina, um dos flavonoides mais abundantes na natureza, é particularmente eficaz na eliminação de radicais livres. Alimentos bons para a pele por possuírem a quercetina incluem cebola, brócolis, maçã, uvas roxas, frutas cítricas, cereja, chá, vinho tinto e muitas frutas vermelhas, como framboesa e cranberry.

8. Certifique-se de Ingerir Selênio Suficiente

Melhorar a ingestão de selênio com alimentos como castanha do pará, bacalhau, camarão e linguado pode ajudar a proteger a pele dos efeitos prejudiciais do sol. Os benefícios potenciais do selênio na pele são baseados em seu papel no sistema antioxidante do corpo: o selênio é um componente importante de várias enzimas envolvidas na defesa antioxidante. Para conseguir o máximo dos benefícios do selênio, o combine com alimentos ricos em vitamina E (o selênio aumenta a eficácia da vitamina E).

9. Favoreça Alimentos com Amido e Limite a Quantidade de Carboidratos Simples

Carboidratos – classificados como simples ou compostos – são a fonte primária de energia para o corpo humano. Uma dieta anti-rugas deve concentrar-se em alimentos com amido e limitar a quantidade de carboidratos simples consumidos. Em um estudo, pesquisadores deram a 14 indivíduos saudáveis uma bebida com 75 gramas de glicose – a forma mais simples de açúcar. Essa quantidade é equivalente a cerca de duas latas de refrigerante.

O grupo de controle tomou uma bebida composta de água e o adoçante artificial sacarina. Amostras de sangue revelaram que geração de radicais livres aumentou de forma significante nos indivíduos, enquanto não houve mudança no grupo de controle.

Radicais livres podem contribuir para rugas ao danificar o colágeno e elastina. Além disso, açúcares simples e carboidratos refinados geralmente levam a uma elevação rápida nos níveis de açúcar no sangue, que em retorno, encoraja inflamação a um nível celular, possivelmente contribuindo para a pele flácida e enrugada. 

Assim, o açúcar tem a habilidade de atacar o colágeno diretamente, deixando o tecido flácido. 

Finalmente, o açúcar pode tirar do corpo alguns nutrientes importantes para combater rugas, incluindo vitamina E e vitamina C, e por isso deve-se evitá-lo numa dieta anti-rugas.

4 remédios caseiros para combater rugas naturalmente

 

Uma ótima forma de combater rugas ou evitar o aparecimento de novas rugas é melhorar a hidratação e a elasticidade da pele, aplicando diariamente uma máscara nutritiva, um tônico facial e um creme antirrugas, que podem 

feitos em casa com ingredientes naturais.

Esses produtos ajudam a manter a pele mais nutrida e livre de toxinas que causam o envelhecimento da pele e o aparecimento de linhas de expressão e rugas. Outras recomendações para conter as rugas são lavar o rosto com água mineral, usar filtro solar todos os dias e deixar de fumar. 

Os ingredientes destes produtos podem ser encontrados em farmácias e lojas de produtos naturais.

Imagem ilustrativa número 1

1. Máscara nutritiva antirrugas

A máscara nutritiva antirrugas ajuda a aumentar a hidratação da pele, além de revitalizar e nutrir a pele, o que contribui para diminuir o aparecimento de rugas e melhorar o aspecto de envelhecimento da pele.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de glicerina líquida;
  • 1 colher e meia de água de hamamélis;
  • 3 colheres de sopa de mel de abelhas;
  • 1 colher de sopa de água de rosas.

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador, depois aplicar a máscara no rosto e deixar atuar por 20 minutos. Lavar o rosto com água morna e, em seguida, usar um tônico para a pele.

2. Tônico de chá verde

O tônico de chá verde ajuda a reduzir a inflamação, aumentar a elasticidade da pele e reduzir a obstrução de poros, além de deixar a pele com um brilho jovem.

Ingredientes

  • 3 colheres de chá verde;
  • 1 xícara de água fervente. 

Modo de preparo

Adicionar o chá verde na água fervente e deixar descansar por 20 minutos. Com a ajuda de um pedacinho de algodão, espalhar o tônico no rosto 2 vezes ao dia e deixar secar sozinho.

3. Tônico de rosas e babosa

O tônico de rosas e babosa ajuda a deixar a pele do rosto mais macia e brilhante, melhorando o aspecto e a elasticidade da pele, o que ajuda a combater as rugas. Além disso, a babosa, chamada cientificamente de Aloe vera, possui antioxidantes que combatem os radicais livres que causam danos às células e envelhecimento da pele.

Ingredientes

  • Pétalas de rosa vermelhas frescas;
  • Gel da folha de babosa fresco.

Modo de preparo

Cortar uma folha de babosa, lavar e retirar o gel que tem dentro da folha. Lavar as pétalas de rosa vermelha fresca. Colocar tudo no liquidificador e bater, ou usar um mixer. Coar e armazenar em um frasco de vidro limpo e seco. Colocar um pouco do tônico em um algodão e aplicar no rosto limpo, de preferência à noite.

4. Creme antirrugas caseiro

O creme antirrugas caseiro para o rosto ajuda na renovação de células da pele e combate a inflamação, melhorando a saúde da pele e revertendo os sinais de envelhecimento.

Ingredientes

  • ½ xícara de óleo de amêndoa;
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco;
  • 2 colheres de sopa de cera de abelha derretida;
  • 1 colher de chá de óleo de vitamina E;
  • 2 colheres de sopa de manteiga de karité;
  • 15 gotas de óleo essencial de olíbano.

Modo de preparo


Misturar todos os ingredientes em um recipiente limpo e seco. Mexer bem rápido até conseguir uma mistura firme. Colocar a mistura em um recipiente hermético limpo e seco, coberto com papel alumínio, e manter em ambiente fresco e seco

Aplicar generosamente no rosto à noite, após lavar o rosto, tendo cuidado para não entrar o creme nos olhos.

INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...