quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

A estrela do Natal

 A estrela do Natal

Naquela manhã, avó e neta carregavam diversos enfeites e diminutas lâmpadas coloridas. Chegara o esperado dia de enfeitar a árvore de Natal.

Aos poucos, o belo pinheiro foi se transformando: luzes cintilantes o iluminavam, bolas de cores variadas o adornavam e, no topo, uma estrela fulgurante arrematava a encantadora decoração.

Algumas horas depois, a árvore de Natal estava completamente enfeitada.

Vovó, eu gosto muito de decorar o pinheirinho de Natal com você! - Revelou a menina, aconchegando-se no colo da gentil senhora.

E eu gosto muito que você me ajude a fazer isso, minha filha, redarguiu a avó, sorrindo.

Mas você sabe, prosseguiu, é preciso também que enfeitemos o pinheirinho que todos temos dentro do coração.

Um pinheirinho dentro do coração? - Questionou a menina, sem compreender.

Sim, respondeu a avó. O Criador plantou no coração de cada um de nós um pinheirinho. É nossa responsabilidade enfeitá-lo, assim como enfeitamos a árvore que agora ilumina a nossa casa.

Mas, vovócomo podemos enfeitar o pinheirinho do coração?

­Ora, minha filha, nós o enfeitamos com laços, bolas coloridas, luzes e até mesmo com uma estrela como esta, explicou a senhora, indicando a estrela que fora colocada, no topo da árvore, que ambas haviam enfeitado.

Mas como fazemos isso?

A avó abraçou a neta, correndo-lhe os dedos pelos cabelos, e respondeu:

Quando somos caridosos, quando perdoamos, quando amamos, criamos laços fraternos com aqueles que estão ao nosso redor.

São esses laços que enfeitam o pinheirinho que Deus plantou em nós.

Da mesma forma, a gentileza, o respeito, a humildade, a empatia, a generosidade, são as bolas coloridas com as quais enfeitamos a árvore do coração.

­As luzes, prosseguiu a avó, são nossas orações. Todas as vezes que falamos com Deus, uma cintilante luz brilha em nosso interior, iluminando nosso caminho.

E a estrela, vovó? - Questionou a menina, olhos brilhantes, atenta à explicação.

A estrela é a fé. Fé que, quando cultivada, brilha no céu de nossas almas e transforma o choro e a tristeza em esperança.

E nos fortalece a vontade para continuar perseguindo nossos sonhos, até os vermos concretizados.

Abraçando a neta, a avó finalizou: Lembre que não há, minha filha, nenhuma estrela mais cintilante do que a fé e nenhuma luz mais brilhante que a oração.

*   *   *

A poetisa Cora Coralina escreveu certa vez: Enfeite a árvore de sua vida com guirlandas de gratidão.

Em sua lista de presentes, em cada caixinha embrulhe um pedacinho de amor, ternura, reconciliação, perdão!

No estoque do coração, a hora é agora!

Enfeite seu interior! Seja diferente! Seja reluzente!

*   *   *

Neste Natal, ofertemos para o desafeto, o perdão; para o oponente, a tolerância; para o próximo, o amor; para a criança, o exemplo; para o passado, a lição; para o presente, a oportunidade; para o futuro, a confiança; para nós mesmos, o nascimento de Jesus em nossos corações.

Feliz Natal para todos nós!

 Redação do Momento Espírita, com base no
poema 
Poesia de Natal, do livro Meu livro de
cordel, de Cora Coralina, ed. Global.
Em 18.12.2017.

 

boa tarde#motivação


 Boa tarde!

Seja grato.
A vida é um presente de uso único, e cada instante deve ser vivido intensamente.Aproveite essa tarde para fazer algo que te faça bem, que te traga paz e felicidade. Seja gentil com os outros e, principalmente, consigo mesmo, e verá como o mundo pode ser um lugar melhor.

 Boa tarde!

Desejo que você esteja tendo um dia lindo maravilhoso, esplendido e que a correria do dia a dia não te deixe esquecer de apreciar as coisas simples da vida. E que você nunca esqueça de ser grato a DEUS , agradeça por tudo que te acontece bom e de coisas que você acha que não é muito bom , mas, deve acontecer nesse momento por que é para o nosso crescimento

Permita-se desacelerar. Aproveite o momento presente. Olhe ao seu redor e veja quanta beleza existe em cada detalhe.


FIM.



CUIDE DE VOCE

 

Quer ter uma pele viçosa? Siga nossas dicas e melhore o viço da pele

    Quem segue uma rotina de skincare busca saúde e beleza e, dentro dos resultados desejados, uma pele viçosa está entre eles. Diferente da oleosidade, o viço na pele representa hidratação, cuidado… e quem não quer, não é mesmo? Se você busca maneiras de como deixar a pele mais viçosa, você está no lugar certo!

Saiba como ter uma pele viçosa e brilhante com cuidados simples na sua rotina diária.

O que é uma pele viçosa?

Brilho nem sempre é sinônimo de excesso de oleosidade. O viço diz respeito ao brilho saudável da pele, somado ao tom uniforme, hidratação e ausênciahomogeneidade da pele?

O turgor faz referência à elasticidade da pele, ou seja, a capacidade da derme de esticar e voltar para a forma original. Já a homogeoneidade diz respeito à ausência de manchas, quando o tom da pele está uniforme.

mulher com pele viçosa

Como deixar a pele viçosa?

Muitos fatores podem influenciar a viço da pele, e eles podem ser internos ou externos. Independentemente de qual seja, para ter uma pele mais viçosa, alguns cuidados precisam ser incluídos na rotina, como:

Ter uma alimentação balanceada

O consumo exagerado de alimentos ultraprocessados, bem como de açúcar refinado, contribuem para quadros inflamatórios e aumentam a probabilidade do envelhecimento precoce. Para evitar isso, mantenha uma dieta rica e balanceada, privilegiando alimentos naturais.

Beber água

Manter o corpo hidratado é fundamental para que a pele também fique hidratada e com viço. Por isso, mantenha o consumo de água ao longo do dia equilibrado.

Rever alguns hábitos

Consumo de bebida alcoólica e tabagismo são hábitos nocivos para o corpo como um todo. Enquanto que o álcool desidrata a pele, o cigarro promove o envelhecimento precoce.

Manter uma rotina de skincare

Para uma pele viçosa, ter cuidados diários é fundamental. Com uma rotina diurna e noturna, mantenha a pele limpa, hidratada e protegida todos os dias.

Investir em ativos poderosos

Muitos são os ativos que podem devolver o viço da pele e que podem ser incluídos facilmente na skincare. Nossa sugestão é o Sérum Facial Antioxidante 10% Vitamina C Nanoencapsulada, que proporciona alto poder de hidratação da pele, suaviza linhas finas, protege contra o envelhecimento precoce, uniformiza a textura da pele do rosto e confere luminosidade natural!

O que pode tirar o viço da pele?

Depois de cuidar bem da pele e deixá-la com viço, ninguém quer perder o brilho natural e o aspecto saudável. Para continuar com a pele viçosa, veja alguns fatores que podem tirar o viço da pele:

  • Má alimentação
  • Baixa ingestão de água
  • Consumo de álcool e fumo
  • Sono desregulado
  • Alta exposição ao sol e à poluição

Precisando de mais dicas para deixar a pele viçosa como nunca? Então saiba tudo hidratação para o rosto: benefícios, dicas e receitinhas caseiras!

terça-feira, 5 de dezembro de 2023

APRENDA A SE AMAR !!!

 10/05/2010 - Aprenda A Se Amar!


Você já reparou que por vezes queremos abraçar o mundo, quando na verdade não conseguimos abraçar a nós mesmos? 

Qual foi a última vez que você se abraçou?... Queremos cuidar de todos, enquanto não conseguimos, ou não sabemos cuidar de nós e nem daqueles que amamos.

 Quando não recebemos amor e atenção de nossos genitores da forma que desejávamos na infância, passamos a vida em busca deste amor em forma de reconhecimento e aprovação.

Esperamos sempre, consciente ou inconscientemente, que alguém reconheça nosso valor e, quando não acontece, 
perdemos nosso referencial interno e também nossa autoestima.
 Esperamos aprovação pelo que fazemos e, acima de tudo, pelo que somos e realizamos.

E por não sermos reconhecidos, principalmente por pessoas significativas, deixamos de acreditar em nossa capacidade.

Assim, passamos a buscar amor sempre no outro, e nunca dentro de nós. Esquecemos o quanto é essencial aprendermos 
a nos amar.

Em alguns momentos, perdemos nosso amor-próprio e com ele nossa confiança, por isso a opinião dos outros se torna tão importante.

 Quantas vezes você disse a si mesmo do seu próprio amor?
Quantas vezes você disse que se ama? Nunca? Pode ser! Mas sempre é tempo para começar.
Do mesmo modo que nosso físico precisa de água e comida, nossas emoções também precisam ser alimentadas. Mas estamos sempre esperando que o outro nos ame, nos abrace, que reconheça nosso valor, demonstre o quanto somos importantes, pois não nos sentimos capazes.
Por que não nos amamos? Não nos aprovamos? Não nos sentimos importantes? Já pensou que se não nutrirmos estes sentimentos por nós mesmos, como podemos esperar que alguém o faça, e ainda mais, que faça melhor que nós? Por que desprezamos tanto nossa capacidade? Já pensou sobre isso?

É preciso aprender a identificar cada sentimento, sabendo o que sente e depois respeitar estes mesmos sentimentos e não desprezá-los. Não nos respeitamos e depois reclamamos que os outros não nos respeitam. Quantas vezes você sentiu algo e ignorou este sentimento para você mesmo? 
Geralmente isto acontece porque durante a vida, as pessoas tidas como significativas, ignoraram suas reais necessidades emocionais e com o tempo você aprendeu a fazer o mesmo. Por que desprezaram sua dor, você vai fazer igual? Pare com esse círculo vicioso.

Olhe para dentro de você. Não como quem olha no espelho, superficialmente e tentando encontrar algum defeito, e porque até neste momento a imagem refletida é invertida. Olhe de verdade para dentro de seu ser, de sua alma. Deixe o medo de lado, pois ele não permite que você cresça. Enfrente-o e acredite que irá descobrir muitas qualidades que talvez ninguém reconheça, mas que há dentro de você. E se encontrar defeitos, quem não os têm? Olhe para eles com carinho, para mudar cada um, se quiser. Transforme este momento no que podemos chamar verdadeiramente de crescimento, evolução.

Liberte-se das necessidades não supridas de amor, aprovação, reconhecimento e saiba que só você pode se aprovar. Aprenda a se abraçar, se respeitar, se aceitar, se amar. Dê a si mesmo todo o amor que espera receber de alguém, pois só assim você poderá realmente ser amado e amar. Liberte-se das culpas, perdoe e perdoe-se! Liberte-se também das mágoas e dos ressentimentos do passado que só aprisionam e machucam tanto.



Agora, com as mãos livres, faça o seguinte exercício: coloque sua mão direita sobre seu braço esquerdo e sua mão esquerda sobre seu braço direito. Pronto! Você está aprendendo a se abraçar. 
Abrace-se com carinho, fale do quanto você é capaz, do quanto você pode conquistar com seus próprios méritos. Fale do quanto acredita em você e, principalmente, do quanto você se ama. Fale que a partir de agora, só você mesmo pode aprovar ou não o que faz. Se ninguém o ama, você se ama. Se ninguém vibra com suas conquistas, você mais do que ninguém passará a valorizar e a celebrar cada uma delas.

Não espere mais que o outro venha salvá-lo, venha aprová-lo e reconhecer tudo de bom que você faz. Pare de colocar sua vida e seus sentimentos, que é tudo Que você tem de mais valioso, nas mãos de alguém. É claro que você pode dividir tudo isso com alguém que seja muito especial e que o ame muito, do contrário, guarde tudo só para você.

Agora olhe para dentro de você, sem medo, para que possa se descobrir. Perceba sua essência, deixe brilhar sua luz, pois só assim encontrará paz e poderá valorizar sua maior dádiva: sua vida neste momento presente! Afinal, o passado já se foi... e o amanhã, ah, o amanhã! Quem saberá? Por isso, a hora de começar é agora, faça seu melhor já! Comece irradiando amor... primeiro por você, depois poderá contagiar aqueles que ama.

 Você acredita que as pessoas duras, ríspidas, autoritárias sejam as piores? Você acha que as pessoas que não têm temperamento autoritário, sejam melhores do que as que têm?

Muitos acreditam ter superior discernimento e assim criticam os motivos dos demais. Porém, nossa mente finita e limitada não pode ler o coração das pessoas. Somos imperfeitos e, por isso, não estamos qualificados para o julgamento dos outros. Por isso, nosso papel na vida não é o de juiz.

Os que tendem a criticar e a corrigir demais os outros, frequentemente estão inconscientes dos próprios defeitos, os quais podem ser piores do que aqueles que condenam nas outras pessoas. Atitudes de crítica e busca de controle sobre os outros fazem mais mal do que bem para quem as pratica.

Considerando a verdade de que não podemos ler o coração das pessoas, é melhor não atribuir a elas motivos errados. Nem todos tiveram boa educação emocional. Alguns indivíduos vieram de lares quebrantados por abusos variados, gerando crianças duras, defensivas, autoritárias, como “cactos cheios de espinhos”, dos quais brotam palavras rudes.

Quando eram crianças talvez tenham copiado o modo irritadiço de algum adulto que exercia forte influência sobre eles. Talvez o pai ou a mãe, ou ambos, fossem abusivos verbalmente, e a criança copiou o comportamento disfuncional. Podem ter aprendido a ter “espinhos” para se defenderem de abusos reais e também como proteção contra o medo e o desconforto pela dor produzida por tais abusos. E assim, os espinhos passaram a ser parte do seu ser. Muitas pessoas assim não percebem seu jeito, acham até que seja normal e que os outros é que são muito sensíveis.

Nem tudo está perdido! 

Ao cultivarmos o amor e a compaixão, os sentimentos e as palavras serão amáveis para com as pessoas que ainda não se conhecem a ponto de reconhecer os próprios defeitos. Não é fácil lidar com alguém que está sempre na defensiva, mas talvez nosso amor e paciência sejam o único caminho para que delas possa vir a brotar flor, ou seja, para que elas se tornem dóceis e deixem de ostentar seus espinhos.

Contudo, lembre-se de que você não é o padrão do mundo. Somos todos imperfeitos em maior ou menor grau e, por isso, não podemos exigir do outro aquilo que não oferecemos.

Aqueles com quem você lida no dia a dia da vida podem ter sensibilidades tão afiadas quanto as suas. Uma palavra amável, ou uma mão ajudadora sem hipocrisia, podem salvar muitos “cactos espinhosos” da ruína nos relacionamentos.

Equilíbrio é a chave

Conseguir demonstrar bondade, paciência, perdão, e amor para com as pessoas rudes é uma grande virtude. Por outro lado, saber colocar limites nos abusos delas, também é um grande feito.

Precisamos entender que muita gente, infelizmente, não vai florescer nem mesmo depois de muitos anos de vida. Isso ocorre porque não é do seu interesse melhorar como pessoa. Parece-lhes mais fácil manter somente os espinhos à vista e continuar machucando os outros constantemente. Outras desejarão ou estarão abertas para aprender a abandonar seus espinhos e usar defesas mais adequadas, não destrutivas dos relacionamentos quando se sentirem ameaçadas. Nesse caso, o que lhes falta é apenas a percepção do seu funcionamento pessoal, das escolhas e comportamentos.

Mas, se pararmos para pensar com humildade, a tomada de consciência não é algo de que todos nós precisamos durante toda a vida? Sendo assim, sejamos todos frutíferos no que nos cabe. Lutemos diariamente para evitar julgar as pessoas, de pensar nos defeitos delas. Façamos o exercício contrário: em vez de focalizarmos os defeitos alheios, olhemos corajosamente para os nossos próprios e nos esforcemos para vencê-los.

Quer um conselho? Primeiro de tudo, olhe-se a si mesmo. Depois, olhe-se de novo. Somente compreendo a si mesmo será possível crescer como ser humano.

Cesar Vasconcellos de Souza é Psiquiatra

www.doutorcesar.com.br

SEDENTARISMO

 De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o sedentarismo continua crescendo na América Latina, sendo a região do mundo com maior índice de pessoas que não fazem exercícios físicos (39%) e o Brasil lidera essa lista: 47% da população brasileira é sedentária.

A taxa de sedentarismo continua crescendo, desde 2002 a taxa cresceu 15% no país. Ainda de acordo com a pesquisa, cerca de 1,4 bilhão de adultos no mundo correm risco de desenvolver doenças por causa da falta de atividade física.

O que é sedentarismo?

Primeiro, você pode estar se perguntando a que estamos nos referindo quando mencionamos um estilo de vida sedentário.

Um estilo de vida sedentário é definido como um tipo de estilo de vida em que um indivíduo não recebe quantidades regulares de atividade física.

No estudo divulgado pela revista científica Lancet, a OMS classifica como atividade física insuficiente quem pratica menos de 150 minutos de exercício de intensidade moderada ou menos de 75 minutos de alta intensidade durante a semana.

A maioria dos profissionais de saúde também concorda que caminhar 10.000 passos por dia (aproximadamente 6-8kms) é o objetivo ideal para melhorar a saúde e reduzir os riscos à saúde causados ​​pelo sedentarismo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 60 a 85% da população mundial não se dedica a atividades suficientes, o que torna o sedentarismo o quarto principal fator de risco para mortalidade global.

Então, por que é que somos mais sedentários agora do que há apenas 50 anos?

O principal fator que contribui para o aumento do sedentarismo no trabalho é a tecnologia, pois trouxe modos de trânsito mais inativos, causou um aumento nos empregos sedentários e desenvolveu mais atividades sociais que podem ser feitas sentado (ou seja, assistir TV, navegar na web, jogar videogames).

No geral, os empregos sedentários aumentaram 83% desde 1950 e os empregos fisicamente ativos agora representam apenas cerca de 25% de nossa força de trabalho, o que é 50% menor que em 1950.

Efeitos do sedentarismo

O humor piora

Sentindo pra baixo? Culpe a sua cadeira: Depois de pesquisar mais de 3.300 funcionários do governo, pesquisadores australianos descobriram que homens que permaneciam sentados mais de 6 horas por dia no trabalho tinham 90% mais chances de sentir distúrbios psicológicos moderados – como se sentir nervosos, inquietos, desesperados ou até cansados – do que os homens que se sentaram por menos de 3 horas por dia.

O risco de câncer aumenta

Uma meta-análise alemã de 43 estudos diferentes, incluindo mais de 4 milhões de pessoas, descobriu que o comportamento sedentário aumenta significativamente o risco de vários tipos de câncer.

As pessoas que registraram o maior tempo sentado experimentaram um risco 24% maior de desenvolver câncer de cólon, 32% maior de câncer de endométrio e 21% maior de câncer de pulmão.

Você começa a esquecer coisas

Sua saúde cerebral sofre quando você fica sentado por muito tempo: adultos mais velhos que são sedentários podem ter a mesma probabilidade de desenvolver demência do que pessoas geneticamente predispostas à condição, conforme uma nova pesquisa publicada no periódico sobre doença de Alzheimer.

Seu nível de açúcar sobe

Mesmo se você estiver com um peso saudável, seu nível de açúcar no sangue pode aumentar se você ficar parado em uma cadeira por muito tempo, de acordo com um estudo recente da Universidade da Flórida.

Na verdade, os adultos sedentários tinham maior probabilidade de ter níveis de açúcar no sangue alterados o suficiente para ser considerado pré-diabetes pela Associação Americana de Diabetes.

Suas costas podem doer

Os efeitos de curvar-se na frente do computador podem durar além do seu horário de trabalho: sentar-se por apenas 4 horas seguidas pode aumentar a pressão sobre os discos da parte inferior das costas, segundo um estudo da Penn State. Essa compressão pode levar à degeneração do disco, o maior culpado pela dor nas costas.

Soluções para um estilo de vida sedentário

Um estilo de vida mais ativo pode reduzir significativamente as chances de condições crônicas de saúde, distúrbios mentais e morte prematura.

Além das informações já conhecidas por todos, como uma alimentação saudável, praticar algum esportedormir bem e tomar cuidado com a ansiedade, algumas dicas podem te ajudar a sair do sedentarismo e evitar várias doenças:

Aumento da atividade física

Pesquisas mostraram que a atividade física, incluindo exercícios e esportes, pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e obesidade.

Evidências também mostram consistentemente que o exercício pode melhorar a saúde mental. Um estudo de 2018 com cerca de um milhão pessoas descobriu que aqueles que se exercitaram relataram menos problemas de saúde mental do que aqueles que não o fizeram.

É melhor combinar uma variedade de exercícios cardiovasculares, como corrida ou ciclismo, com exercícios de treinamento de força, como musculação. Fazer pelo menos três corridas de 30 minutos e duas sessões de 30 minutos de musculação por semana seria suficiente para atender às diretrizes mínimas de atividade física.

Reduzir o tempo gasto sendo sedentário

As pessoas podem reduzir a quantidade de tempo que passam sendo sedentárias por:

  1. Ir em pé ao invés de sentar no transporte público;
  2. Caminhar para o trabalho;
  3. Caminhar durante o horário de almoço;
  4. Baixar aplicativos de lembrete para se levantar a cada 30 minutos se trabalha em uma mesa;
  5. Dar um passeio ou levantar-se durante as pausas para café ou chá;
  6. Receber telefonemas do lado de fora e andando ao mesmo tempo;
  7. Passar algum tempo livre sendo ativo em vez de assistir televisão ou jogar videogames;
  8. Levantar-se e andar por aí durante os comerciais de televisão.

Pegue as escadas

Uma das melhores iniciativas para mudar o estilo de vida.

Estudos descobriram que subir de escadas, que é considerada atividade física de intensidade vigorosa, queima mais calorias por minuto do que a corrida.

E isso é tão fácil de fazer. As escadas estão sempre à sua frente e, portanto, pode ser muito mais fácil e mais rápido subir as escadas do que chegar à academia ou ao campo de esportes.

 E que tal ? Brincar de cobra cega, dançar com as crianças, pular corda, brincar de esconde-escode, de paga-pega, jogar bola, subir em árvores para colher frutas,

INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...