sexta-feira, 26 de outubro de 2018

HARMONIA DAS DIFERENÇAS

De um modo geral, nosso grande problema, nas relações pessoais, é que desejamos que os outros sejam iguais a nós.
Em se falando de amigos, desejamos que eles gostem exatamente do que gostamos, que apreciem o mesmo gênero de filmes e música que constituem o nosso prazer.
No âmbito familiar, prezaríamos que todos seus membros fossem ordeiros, organizados e disciplinados como nós.
No ambiente de trabalho, reclamamos dos que deixam a cadeira fora do lugar, papel espalhado sobre a mesa e que derramam café, quando se servem.
Dizemos que são relaxados e que é muito difícil conviver com pessoas tão diferentes de nós mesmos. Por vezes, chegamos às raias da infelicidade, por essas questões.
E isso nos recorda da história de um menino chamado Pedro. Ele tinha algumas dificuldades muito próprias.
Por exemplo, quando tentava desenhar uma linha reta, ela saía toda torta.
Quando todos à sua volta olhavam para cima, ele olhava para baixo. Ficava observando as formigas, os caracóis, em sua marcha lenta, as florzinhas do caminho.
Se ele achava que ia fazer um dia lindo e ensolarado, chovia. E lá se ia por água abaixo todo o piquenique programado.
Um dia, de manhã bem cedo, quando Pedro estava andando de costas contra o vento, ele deu um encontrão em uma menina e descobriu que ela se chamava Tina. E tudo o que ela fazia era certinho.
Ela nunca amarrava os cordões de seus sapatos de forma incorreta nem virava o pão com manteiga para baixo.
Ela sempre se lembrava do guarda-chuva e até sabia escrever o seu nome direito.
Pedro ficava encantado com tudo que Tina fazia. Foi ela que lhe mostrou a diferença entre direito e esquerdo. Entre a frente e as costas.
Um dia, eles resolveram construir uma casa na árvore. Tina fez um desenho para que a casa ficasse bem firme em cima da árvore.
Pedro juntou uma porção de coisas para enfeitar a casa. Os dois acharam tudo muito engraçado. A casa ficou linda, embora as trapalhadas de Pedro.
Bem no fundo, Tina gostaria que tudo que ela fizesse não fosse tão perfeito. Ela gostava da forma de Pedro viver e ver a vida.
Então Pedro lhe arranjou um casaco e um chapéu que não combinavam. E toda vez que brincavam, Tina colocava o chapéu e o casaco, para ficar mais parecida com Pedro.
Depois, Pedro ensinou Tina a andar de costas e a dar cambalhotas.
Juntos, rolaram morro abaixo. E juntos aprenderam a fazer aviões de papel e a lançá-los, voando, para muito longe.
Um com o outro, aprenderam a ser amigos até debaixo d’água. E para sempre.
Eles aprenderam que o delicioso em um relacionamento é harmonizar as diferenças.
Aprenderam que as diferenças são importantes, porque o que um não sabe, o outro ensina. Aquilo que é difícil para um, pode ser feito ou ensinado pelo outro.
É assim que se cresce no mundo. Por causa das grandes diferenças entre as criaturas que o habitam.
*   *   *
A Sabedoria Divina colocou as pessoas no mundo, com tendências e gostos diferentes umas das outras.
Também em níveis culturais diversos e degraus evolutivos diferentes.
Tudo para nos ensinar que o grande segredo do progresso está exatamente em aprendermos uns com os outros, a trocar experiências e valorizar as diferenças.
Redação do Momento Espírita, com base no livro Pedro e Tina
de Stephen Michael King, ed. Brinquebook.
Em 9.4.2015.

COMEMORANDO O ANIVERSARIO


Como você costuma comemorar o seu aniversário?

Quando se é criança, aniversário tem gosto de brigadeiro e sabor de brincadeiras. Espera-se o dia com muita ansiedade.
As mães já estão habituadas a responder, durante meses, a mesma pergunta: É hoje o dia do meu aniversário?
E, em verdade, embora as crianças queiram muito comemorar, para elas o mais importante são os amigos. É claro que elas adoram abrir os pacotes de presentes. Aliás, rasgam o papel com muita pressa, pois querem logo ver o que está dentro.
Elas gostam de cachorro quente, brigadeiro e sorvete. Mas, o que mais apreciam são as brincadeiras com os amigos.
Tão verdadeiro é isso que, normalmente, quem fica ao redor da mesa de doces e salgados são os adultos. A criançada está correndo no jardim, no pátio, gritando, pulando, rindo.
Costuma-se dizer que algumas datas são marcantes. O calendário terrestre estabeleceu, por exemplo, o aniversário de quinze anos como especial. Particularmente para as meninas.
Não mais que o de vinte e um anos, porque os jovens conquistam a sua liberdade. É a maioridade.
E que se dizer da marca dos cincoenta anos? Meio século de conquistas, de atividades. Idade de reflexão, de ponderação.
Na medida em que os anos vão se somando, os aniversários passam a ter outro sabor. Sabor de saudade, de lembrança, de recordações, de amigos que já não estão ao seu lado.
Há os que apreciam festas ruidosas, com música, dança e muitas pessoas ao redor. Há os que preferem comemorações mais íntimas, com os amigos mais chegados.
A atriz Jamie Lee Curtis instituiu uma tradição de aniversário envolvendo a sua mãe, a também atriz Janet Leigh.
Todos os anos, até a morte de sua mãe, em 2004, no aniversário de Jamie, ela telefonava para a mãe às oito horas e trinta e seis minutos,e imitava um obstetra:
Muito bem, Janet. Vamos. Continue a fazer força. Respire fundo. Lá vai!
Às oito horas e trinta e sete minutos, Jamie imitava o choro de um recém-nascido e agradecia à mãe por ter feito tanta força.
Toda vez, conta a atriz, sua mãe ria e chorava ao mesmo tempo.
E sempre que alguém comemora um aniversário, Jamie pergunta: Já ligou para sua mãe e agradeceu?
*   *   *
Todos os que estamos vivendo na Terra devemos ser muito gratos pela vida. Nosso primeiro agradecimento a Deus, que por amor nos criou.
Depois a nossos pais que nos geraram. A nossa mãe que nos embalou com sua sinfonia rítmica, mantendo-nos próximos ao seu coração, durante toda a gestação.
E depois de termos nascido, nos amamentou, cuidou, ensinou, esquecendo-se de si mesma.
Por isso, não aguarde o seu aniversário. Hoje mesmo, agora, diga para sua mãe: Obrigado, mãe, por tantas coisas, pela minha vida. Obrigado por ter me transformado nesse ser completo que vive, ama, sente, trabalha e é feliz.

Redação do Momento Espírita, com base no artigo Comemoração, de Seleções Reader's Digest, de abril de 2000.


Em 02.09.2011.

Quando nada parece dar certo, vou ver o cortador de pedras martelando sua rocha talvez 100 vezes, sem que uma única rachadura apareça. Mas na centésima primeira martelada a pedra se abre em duas, e eu sei que não foi aquela que conseguiu isso, mas todas as que vieram antes.

Feliz aniversário

Um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano. 
Desejo a você, um ano cheio de amor e de alegrias. 
Afinal fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas. 
Sorrir novos motivos e chorar outros, porque amar o próximo é dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes. 
Fazer Aniversário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus. 
É ser grato, reconhecido, forte, destemido. 
É ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo; 
Parabéns a você nesse dia tão grandioso.

QUE OS FILHOS POSSAM RESPEITAR OS PAIS



4 razões porque os filhos param de respeitar os pais

Antes de mais nada analise seu comportamento perante seus filhos. Após, aplique estas dicas para encontrar a melhor maneira de mostrar a eles como devem agir.

Por Renata Finholdt
Muitos pais sofrem acreditando que estão criando mal seus filhos e não sabem o que estão fazendo de errado, tampouco como consertar aquela situação. Seus filhos, mesmo sendo pequenos, têm atitudes de desobediência e desrespeito que lhes causam profunda tristeza
Corrigir com algumas palavras mais duras ou colocá-los de castigo por alguns instantes não surtem o efeito necessário para que aquela situação cesse de vez. O ideal é cortar o mal pela raiz, primeiramente mudar as próprias atitudes para que assim os filhos possam ser corrigidos.
De acordo com a experiente Dra. Erica Reischer, psicóloga e terapeuta familiar, algumas das razões pelas quais os filhos deixam de respeitar seus pais, são:

Os pais deixam de prestar atenção em seus filhos e não percebem o comportamento desrespeitoso

Está certo que vida de pai e mãe não é fácil, mas é preciso colocar algumas coisas em ordem de prioridade, e os filhos devem ser um dos primeiros da lista. Talvez seja preciso fazer algum tipo de autoavaliação para verificar como é o seu relacionamento com seus próprios filhos. Você dá atenção necessária todos os dias? Presta atenção não só nas necessidades deles, mas também nas conversas?
Por ignorarem os filhos em prol de algo menos importante, as crianças acabam perdendo o respeito pelos pais e passam a ignorar seus pedidos e ordens. Talvez seja apenas um espelho da maneira como estão sendo tratadas.

Os pais se acostumam com o comportamento de seus filhos

      • Muitos pais não conseguem corrigir seus filhos nas primeiras vezes que eles os tratam desrespeitosamente e a consequência disso é que próximas atitudes semelhantes virão.Lembrem-se, pais, é seu dever cuidar e educar seus filhos. Eles precisam crescer educados e sadios. Quando eles ultrapassarem os limites de uma boa educação a correção de forma pacífica é necessária para que ambos, vocês e eles, não sofram depois.

Os pais não têm certeza de como modificar tal comportamento

Quando seus filhos os tratam com desrespeito qual a melhor atitude a tomar? Cada família com certeza encontrará a melhor resposta, no entanto, o que não pode deixar de ser feito é sinalizar aos pequenos que aquela atitude além de feia é errada. Eles precisam entender isso.
Se vocês ainda não sabem como corrigi-los há sempre a experiência das pessoas mais velhas ou amigos próximos que poderão trazer algum tipo de auxílio para esses casos.

O comportamento não se adapta as suas expectativas de como as crianças devem agir

Muitas vezes criamos em nossa mente falsas ideias de como são as coisas. Uma criança com mau comportamento ou que faz birra no supermercado para que os pais comprem algo que ela quer não está agindo certo, por mais que alguns pais achem isso normal.
A educação deve ser dada às crianças desde ainda bem pequenas. Elas precisam conhecer a palavra respeito e aprender a agir respeitosamente. Não deixe que os pequenos assumam comportamentos ruins imaginando que um dia crescerão e entenderão o que é certo. Isso pode não acontecer e você terá criado um adulto prepotente e mal-educado.
Passem hoje mesmo a analisar suas atitudes em relação aos seus filhos e assumam a posição de educadores para o próprio bem deles.

É BOM REPRISAR PARA FORTALECER O NOSSO ESPIRITO.

BOA NOITE

Nesta noite quero deixar uma mensagem  se possível compartilhe com seus amigos, para que seus filhos tenham uma ótima vida, uma ótima saúde e alegria ao acordar

. Por exemplo aprendi que o estado mental  logo antes de adormecer é importante desligar aparelhos eletronicos, tvs, celular, ou computadodor: então todas as noites quando coloco meu filho para dormir  fazemos a nossa oração de sempre o 
pai nosso quando ele se deita eu o acaricio converso dizendo que é bom dormir, descansar o corpo e a mente nos fortalece e digo:

 Este filho antes de mim é de DEUS nosso pai criador dos céus e da terra, o qual DEUS designou para que eu cuidasse, guiasse, orientasse no caminho do bem, do amor e  você, meu filho amado é sadio e inteligente, vive em harmonia com todos. 
Muito obrigada por se comportar bem com todos no dia die hoje, filho querido EMMANUEL, tem um bom sono.
DEUS e JESUS agradeço por protele-lo. E graças a essa proteção ele tem um sono tranquilo e calmo.ASSIM SEJA.

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Dica de Etiqueta para quem é Visita

Dica de Etiqueta para quem é Visita

Se você vai visitar alguém pela primeira vez, não custa levar um pequeno presente.
Pode ser uma caixa de biscoitos ou de chocolates, uma garrafa de vinho ou outra lembrança impessoal e pouco comprometedora.





Essa regra vale também quando um amigo seu muda de casa e, nesse caso, é muito mais fácil presentear, porque conhecemos seu gosto. Pense em algo que possa ser usado na nova casa.

ALIMENTAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA


DICAS DE SAÚDE


Você já percebeu que, nos últimos anos, ouve-se falar muito em alimentação saudável? 
Parece até que virou moda, mas não é bem isso: na verdade, as pessoas estão despertando para o fato de que alimentação e qualidade de vida estão interligadas.
 Quem quiser ter mais saúde e uma vida de qualidade precisa melhorar os hábitos alimentares e adotar práticas que levem a esse objetivo — do contrário, isso não passará mesmo de uma simples moda. Comer bem e de forma correta é um estilo de vida!
 Quer entender melhor como adotar essa postura no dia a dia? Confira agora nossas 4 dicas incríveis para construir hábitos saudáveis!
1. FAÇA UMA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR 
Essa é a forma mais segura de perder peso – ou ganhar – com saúde. Também é por meio dela que é possível mudar sua relação com a comida e ter uma vida longe de doenças e com mais disposição. 
Segundo estudos recentes, a população brasileira possui alto consumo de alimentos não saudáveis, considerados fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis, como o diabetes. 
Por isso, é importante que o SEU cardápio seja balanceado, rico em vitaminas, fibras, proteínas, carboidratos, lipídios. O equilíbrio é a palavra de ordem quando se trata de reeducação alimentar.
 Comece por ela!
 2. FUJA DOS PROCESSADOS E INDUSTRIALIZADOS
Muito comuns nas prateleiras dos supermercados, esses alimentos são verdadeiros vilões da saúde. Mesmo que sejam práticos, NO NOSSO DIA A DIA, não vale a pena o risco. Eles possuem poucos nutrientes, além de conter substâncias que favorecem o aparecimento de doenças ao longo do tempo. 
Os processados e industrializados mais conhecidos são: 
• empanados de frango;
• refrigerantes;
• salsichas;
• biscoitos recheados;
• alguns cereais;
• molhos prontos para saladas;
• barras de cereal. 
 3. EVITE ALIMENTOS RICOS EM GORDURA E AÇÚCARES 
A gordura também é importante para o bom funcionamento do organismo. Mas apenas uma pequena quantidade é necessária.

Elas são fundamentais para a produção de energia e de hormônios, mas o consumo em excesso inibe o apetite para outros alimentos saudáveis, além de causar problemas como a obesidade.

São elas: margarina, óleos, manteiga, chocolates, doces, açúcar e demais alimentos gordurosos.
4. CONSUMA ALIMENTOS QUE ESTIMULAM A PRODUÇÃO DE SEROTONINA

Quando se fala em bem-estar a nível fisiológico não podemos esquecer da serotonina. Ela é conhecida como o hormônio da felicidade e sua produção está ligada também à alimentação.

É possível ser mais feliz de acordo com os alimentos que você come. E não se trata das comidas doces e gordurosas que enchem os olhos de muitas pessoas. São itens saudáveis que você pode incluir no cardápio e desfrutar de muitos benefícios, dentre eles a qualidade do sono, um !!! dormimir bem é maravilhoso  e o sono influencia diretamente na qualidade de vida.

Veja quais alimentos que possuem esse hormônio A SERETONINA

• alimentos ricos em ácido fólico (folhas verdes, leguminosas, abacate, laranja, aspargo);
• fontes de vitamina B6 (banana, leite, feijão, aveia, lentilha, abacate);
• fontes de magnésio (leguminosas, ostras, arroz integral, salmão, nozes);
• alimentos com triptofano em sua composição (ovos, castanha, banana, aveia, amendoim, amêndoas, queijos, peixe, frango).

Como se percebe, é possível montar um cardápio completo, longe dos alimentos não saudáveis e, assim, conquistar uma vida melhor. O que você come determina seu estilo de vida. Então, que tal começar hoje mesmo a rever seus hábitos?

Viu como a relação entre alimentação e qualidade de vida é coisa séria?
Fonte:
http://www.meupedeconforto.com.br

terça-feira, 23 de outubro de 2018

MITOS OU VERDADES

fonte : https://m.megacurioso.com.br

1 – Deixar o chinelo virado para cima faz a mãe morrer

Em realidade, a crença popular de que deixar os calçados com a sola virada para cima pode causar a morte de alguém — mais precisamente, da mãe do “desorganizado” — obviamente não tem qualquer fundamento científico. Ela se originou na época em que não era comum que as residências tivessem pisos como hoje em dia.
As mães brigavam com as crianças que deixavam sapatos jogados de qualquer jeito porque isso sujava os calçados, e uma delas — que provavelmente devia ter um filho especialmente bagunceiro — teve a ideia de inventar que deixar os chinelos com a sola virada para cima poderia matá-la. Por certo, a crença de que dormir com as portas do guarda-roupa pode matar o pai certamente surgiu da tentativa de alguma mãe de tornar os filhos mais organizados.

2 – Tomar leite com manga faz mal

Ao contrário do que muita — muita! — gente pensa, tomar leite com manga não faz mal nem oferece risco de vida a ninguém. Na verdade, a mistura dos dois ingredientes é bastante saudável e proporciona um coquetel nutricional composto por proteínas, lipídios, cálcio, vitaminas, riboflavina, magnésio, fósforo, ferro e caroteno. Então, de onde é que surgiu esse papo de que a mistura pode ser letal?
A origem do mito remonta à época do Brasil Colonial, quando o leite era um alimento pouco acessível e caro ao qual só os senhores de engenho podiam se dar ao luxo de consumir com frequência. E como os patrões não queriam que os escravos bebessem o alimento, eles inventaram essa história boba — que se espalhou e persiste até hoje.

3 – Abrir o guarda-chuva dentro de casa dá azar

Não tenha medo de abrir o guarda-chuva dentro da sua casa para secar depois de um dia de tormenta. A ação não tem nada a ver com possíveis marés de má sorte, e a crença possivelmente surgiu na Inglaterra do século 18, quando os guarda-chuvas com estrutura rígida de metal começaram a se tornar bastante comuns — assim como os acidentes ocasionados pela abertura desses objetos nas residências.
Abrir um guarda-chuva de repente podia ferir crianças e adultos distraídos, assustar animais e derrubar objetos — e, dependendo da situação, esses pequenos “desastres” domésticos podiam resultar em discussões e brigas acaloradas. Assim, para estimular as pessoas a se tornarem mais cuidadosas, começou a circular a história de que abrir o guarda-chuva dentro de casa dava azar.

4 – Cortar o cabelo depois de comer faz mal

O processo de digestão não guarda qualquer relação com os cabelos — ou unhas, já que também existe o mito de que fazer a manicure (ou pedicuro) após as refeições pode ser prejudicial para a saúde.
A crença possivelmente está atrelada à superstição de que não devemos comer diante de um espelho, já que normalmente nos sentamos diante de um para aparar as madeixas. O que faria mal mesmo seria comer os cabelos ou as unhas depois do corte! E falando sobre comer diante do espelho...

5 – Não se deve comer diante do espelho

Tivemos um pouco de dificuldade para encontrar a origem dessa crença, mas uma explicação que achamos foi a de que ela surgiu por conta de um monarca guloso. Segundo a lenda, o tal rei foi visitar a taberna de um de seus vassalos, e o cara, que era um mestre-cuca esperto, preparou um banquete em sua homenagem e sentou o comilão em sua melhor mesa — posicionada diante de um enorme espelho.
Quando o taberneiro começou a servir os pratos, além de o rei ver o seu próprio reflexo, ele também via toda a comida “duplicada” no espelho. E o homem comeu e comeu até passar mal e, quando se viu na imagem refletida — com o rosto todo vermelho e suado —, ficou apavorado. Depois disso, o rei proibiu que os locais onde ele comia tivessem espelhos, a história acabou se espalhando e daí teria surgido o mito de que comer diante desses objetos faz mal.

6 – É perigoso ficar na frente do espelho durante raios e trovões

Muita gente acredita que os espelhos têm o poder de atrair raios, mas a verdade é que essa crença não possui qualquer fundamento científico. Uma possível explicação para a origem do mito é o fato de os espelhos refletirem a luminosidade produzida por esses fenômenos meteorológicos — e algum sujeito pego desprevenido pode ter se assustado com o clarão e pensado que o raio partiu de dentro do espelho.
Outra explicação seria que, na época do Brasil Colonial, os espelhos de grandes proporções costumavam ficar montados em estruturas metálicas — e essas sim podiam propiciar um aumento na incidência de raios no interior das casas.

7 – Assobiar dentro de casa atrai cobras

Você alguma vez levou bronca por estar assobiando dentro de casa — especialmente se era à noite —, já que o som poderia atrair cobras? Pode ficar tranquilo, pois esses animais são surdos e não vão fazer questão de ir até a sua residência nem que você assobie uma obra inteira do Mozart!
Em realidade, as cobras não possuem ouvido externo e são dotadas apenas de um sistema auditivo interno rudimentar — o que significa que elas são surdas. Por certo, sabe aqueles encantadores de serpentes indianos? Eles não dominam os animais por conta da música de suas flautas, mas sim pelo movimento que eles fazem com o instrumento musical.

8 – É possível descobrir o sexo do bebê pelo formato da barriga

Você já ouviu alguém falar para uma grávida que as barrigas mais altas e “pontudas” indicam que o bebê será menino, e que, quando elas são mais largas e esparramadas, a criança será menina? Pois, mais do que olhar para o formato das barrigas, existe outro local do corpo que pode dar uma pista mais fidedigna na hora de palpitar sobre o sexo do feto: as mamas.
Estudos apontaram que as grávidas de meninas costumam desenvolver seios maiores, enquanto as mamas das mulheres esperando meninos “crescem” menos. A explicação seria que os fetos do sexo masculino produzem mais testosterona e costumam ficar maiores e, portanto, exigem mais energia das futuras mamães — o que resulta em um menor aumento dos seios.

***

Conforme explicamos no comecinho da matéria, nossa equipe selecionou oito crenças populares mencionadas pelos nossos leitores. No entanto, se você tiver curiosidade e interesse em saber um pouco mais sobre outras crendices e superstições, avise aí nos comentários — que a gente pesquisa e tenta encontrar como foi que elas surgiram!
*Publicado em 11/3/2016

INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...