sexta-feira, 20 de maio de 2022

CUIDE DE NOSSO PLANETA!!! mercúrio mata e está nas lampadas fluorecentes

 

Lâmpada Fluorescente, evite a contaminação



Essas lâmpadas são extremamente toxicas, podem contaminar o lençol freático com o mercúrio  e contaminar também os humanos. O mercúrio tem efeito acumulativo e a exposição prolongada causa danos pulmonares, renais e neurológicos causando doenças como o mal de minamata.

No Japão em 1953 na região de Minamata, houve o primeiro caso de lesão comprovado  no sistema nervoso central, em moradores perto desta região. Uma industria plástica utilizava o Mg (Mercúrio) como catalisador na produção de plástico, chegando a contaminar a Bahia de Minamata, e assim a biota existente na região.

A água e os alimentos ingeridos como verduras e peixes foram fontes de contaminação. Mais de 1.300 pessoas morreram intoxicadas com esses sintomas conhecidos como mal de Minamata ou Doença de Minamata. Os médicos ficaram confusos com os sintomas: convulsões severas, surtos de psicose, perda de consciência, febre alta e coma.

Após as pesquisas e de mais vitimas fatais, os médicos constataram que as pessoas sofreram envenenamento por mercúrio em decorrência do consumo de peixes da Bahia. Alem das conseqüências físicas terríveis, a doença é transmitida geneticamente, acarretando o nascimento de crianças com deformações ate 1997, mais de 12.500 haviam sido reconhecidas pelo governo japonês como “vitimas de Minamata”.

PRECAUÇÕES

Quando a lâmpada é quebrada, libera o gás toxico. O interior do tubo das lâmpadas fluorescentes é revestido com uma poeira fosforosa contendo diferentes metais, entre os quais: vapor de mercúrio.

Confira os Procedimentos Recomendados:

Nunca tirar os pinos de contato elétrico das Lâmpadas fluorescentes, pois o vapor de mercúrio pode ser liberado;

Não use equipamento de aspiração para a limpeza;

Caso quebre acidentalmente, abra todas as portas e janelas do ambiente, aumentando a ventilação e ausente-se do local por no mínimo 15 minutos;

Após 15 minutos, colete os cacos de vidro e coloque-os em saco plástico. Evite o contato do material recolhido com a pele;

Com a ajuda de um papel umedecido, colete os pequenos resíduos que ainda restarem;

Coloque todo o material dentro de um segundo saco plástico evitando a continua evaporação do mercúrio liberado;

Logo após o procedimento, lave as mãos com água corrente e sabão.

O que Fazer com as Lâmpadas?

O revendedor e o fabricante tem responsabilidade socioambiental e legal de receber de volta as lâmpadas queimadas e providenciar sua descontaminação. Portanto, quando comprar sua lâmpada nova, faça a devolução da que se encontra queimada nos próprios locais de revenda.

quarta-feira, 18 de maio de 2022

SAÚDE

 

Alimentação saudável é direito de todos,                                

 VAMOS NOS INTEIRAR UM POUCO MAIS SOBRE ISSO?


Ter uma alimentação saudável vai além da ideia simples de ingestão nutrientes. Portanto, se faz necessário olhar para os alimentos que contêm e fornecem tais nutrientes e buscar combinações que sejam complementares.

Nesse sentido, muitos estudos têm demonstrado que o efeito de nutrientes, de forma individual, é insuficiente para explicar a relação entre alimentação e saúde. Quando você consome uma laranja, talvez pense apenas na vitamina C, mas o seu organismo irá absorver uma combinação de nutrientes. E não é só isso: por exemplo, a combinação de laranja com feijoada aumenta a absorção do ferro presente no feijão.

Por isso, sempre que possível é importante priorizar o consumo de frutas, verduras e legumes no lugar de medicamentos ou suplementos. Além disso, segundo alguns pesquisadores, a combinação de alimentos de origem vegetal forma refeições nutricionalmente balanceadas, saborosas e culturalmente apropriadas. Sendo assim, podem ser complementadas com pequenas quantidades de alimentos de origem animal.

Com isso, para adquirir uma alimentação saudável alguns grupos de alimentos devem ser priorizados. Saiba mais sobre eles ao longo do nosso texto!

Os quatro grupos de alimentos

grupos de alimentos

Parte do processo de adotar uma alimentação saudável relaciona-se com a ingestão de insumos provenientes dos diferentes grupos de alimentos. Nesse sentido,  a classificação chamada de NOVA, desenvolvida pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (Nupens/USP), se torna um importante aliado.

Esse estudo agrupa os alimentos segundo a extensão e o propósito do processamento (físico, químico ou biológico) a que são submetidos, após a separação do alimento da natureza. Dessa forma, foram criados quatro grupos:

Alimentos in natura ou minimamente processados

 

alimentos in natura ou minimamente processados
Alguns alimentos que estão no grupo de in natura ou minimamente processados.

Os alimentos considerados in natura são representados por partes comestíveis de plantas ou animais (sementes, frutos, folhas, caules, raízes, ovos e leite) e adquiridos para consumo sem que tenham sofrido qualquer alteração após sua retirada da natureza. Portanto, esse é grupo é o mais indicado para adquirir uma alimentação saudável.

Dá-se o nome de “minimamente processados” aos alimentos in natura que foram submetidos a processos como remoção de partes não comestíveis. Tal remoção ocorre a partir da secagem, desidratação, torra, refrigeração ou pasteurização, entre outros processos que não envolvam a adição de substâncias como sal, açúcar, óleos ou gorduras.

São exemplos desse grupo: legumes, verduras, frutas (frescos ou embalados), arroz, feijão, milho, trigo e outros cereais; carnes bovinas, de porco e de aves. Além disso, entram aqui granola, castanhas, nozes, amendoim e outras oleaginosas (sem adição de sal e outras substâncias); ervas frescas, farinhas, leite, ovos, água, chá, café e muitos outros alimentos.

Ingredientes culinários processados

ingredientes culinários processados
Alguns alimentos que estão no grupo de ingredientes culinários processados.

No segundo grupo, são dispostos os principais produtos presentes em muitas cozinhas e utilizados para temperar e dar sabor aos alimentos. Nesse sentido, são as substâncias extraídas diretamente de alimentos do grupo 1 ou da natureza.

Portanto, podem fazer parte do processo de extração dessas substâncias as técnicas de prensagem, moagem, pulverização, secagem e refino. São exemplos dessas substâncias: sal de cozinha, açúcar, mel, óleo de soja ou de oliva, manteiga e amido.

Alimentos processados

alimentos processados
Alguns alimentos que estão no grupo de processados.

Fazem parte do terceiro grupo da classificação NOVA as conservas de hortaliças, cereais ou leguminosas, além das castanhas adicionadas de sal ou açúcar. Aqui, também entram as carnes salgadas, peixes conservados em óleo ou água e sal, frutas em calda, queijos e pães. Por último, cerveja e vinho constam nesse grupo.

Ou seja, os alimentos processados são aqueles em que houve adição de sal ou açúcar, e eventualmente óleo, vinagre ou outra substância do grupo 2 a um alimento do grupo 1. Em sua maioria, são produtos com dois ou três ingredientes.

Dessa forma, a principal função do processamento é aumentar a durabilidade dos alimentos in natura ou minimamente processados.

Alimentos ultraprocessados

alimentos ultraprocessados
Alguns alimentos que estão no grupo de ultraprocessados.

São considerados alimentos ultraprocessados aqueles produtos fabricados com vários ingredientes dos outros três grupos. Além disso, é comum o uso de antioxidantes, estabilizantes e conservantes artificiais.

A principal função do ultraprocessamento é criar produtos industriais prontos para comer, beber ou para aquecer. Em suma, que sejam práticos e de fácil consumo. Nesse sentido, são utilizadas várias técnicas industriais como extrusão, moldagem e pré-processamento por fritura.

São exemplos de produtos ultraprocessados: biscoitos doces e salgados; sorvetes, balas, chocolate e guloseimas em geral; cereais matinais e barras de cereal; bolos e misturas para bolo. Aqui, também entram produtos instantâneos, molhos prontos, margarinas, bebidas adoçadas, carbonatadas e com adição de corante e aromatizantes; além de produtos congelados e prontos para aquecimento.

O consumo dos brasileiros

Segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares 2017-2018 (POF), o grupo de alimentos que compreende a maior parte das calorias ingeridas pelos Brasileiros fazem parte dos classificados como in natura ou minimamente processados. Em seguida, entram os alimentos ultraprocessados, os minimamente processados e por último os ingredientes culinários processados.

A POF apresentou, ainda, que o arroz, carne bovina ou de aves, bem como feijão e frutas, são os principais alimentos, dentro do grupo 1, que fazem parte das calorias totais adquiridas por uma pessoa. Enquanto isso, o óleo vegetal é o principal representante dos ingredientes culinários processados, já o pão é o representante dos alimentos processados e a margarina é o destaque dos alimentos ultraprocessados.

Dicas para uma alimentação saudável

Separamos algumas dicas para ajudar você a ter uma alimentação mais saudável, seja em casa ou fora dela. Confira abaixo:

  •         Intensificar o consumo dos alimentos in natura na alimentação;
  •         Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias;
  •         Limitar o consumo de alimentos processados e ultraprocessados;
  •         Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia;
  •         Fazer compras em locais que ofertem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados;
  •         Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias;
  •         Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece.

Se preocupa em manter uma alimentação saudável? SE ALIMENTE BEM E NA HORA CERTA, MANHÃ , MEIO DIA E A NOITE SEMPRE EM HORÁRIOS REGULARES, E CLARO LANCHAR UMA FRUTA AS 9:OO HS E AS 15:00 HS.

,

BOA TARDE

BOA TARDE PARA OS OTIMISTAS E OS PESSIMISTAS

Boa tarde! Se somos pessimistas sempre pensamos que ainda faltam algumas horas para que o dia acabe, para que as horas de trabalho cheguem ao fim. 

Se somos otimistas ficamos contentes porque parte do dia já passou, e apenas faltam algumas horas para que o dia acabe.

Todos temos jeitos diferentes de ver o mundo e a vida, mas o que realmente importa é que independentemente da forma de encarar as diferentes situações da vida, todos consigam ser felizes do jeito que são.

BOA TARDE.


segunda-feira, 16 de maio de 2022

QUE TENHAMOS FÉ EM DEUS.

ABRO A PROGRAMAÇÃO COM ESSAS PALAVRAS MAGNIFICAS DA SAMARA SANTOS E DE MIM PARA VOCÊ OUVINTE novavidafm.com.br .



Abençoada seja a nossa fé de todos os dias, que nos alimenta e nos faz acreditar em nossas próprias asas.

 Abençoado seja o desejo por dias vindouros, que não nos falte o brilho do verbo viver. 

Abençoada seja a delicadeza com que os raios de sol tocam nossa pele, a brisa que vem nos acalentar, o doce beijo de quem nos quer bem ou a delicadeza com que o mundo gira.

 Abençoada seja à força de dentro, a luz da alma que nunca apaga mesmo em dias de total escuridão, abençoado seja o eterno brilho dos nossos olhos. 

Abençoado seja o amor pelo próximo, não importando a intensidade, mas que seja sempre de amor. 

Abençoado seja o dia de hoje de todos nós, amém.Que assim seja.

INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...