quinta-feira, 25 de março de 2021

UM ALERTA!!! AME A SI MESMO E DEPOIS O PRÓXIMO E NO FIM DARÁ TUDO CERTO em abraços, aconchego, beijos e proximidades...

  A lição positiva do vírus



A tempos não fazemos não fazemos isso, um simples abraço


Percebemos como as pandemias se alastram?

Seja a mais recente, do coronavírus, nossa conhecida, seja a do cólera no século XIX ou da gripe espanhola no século XX.

Embora em épocas diferentes, não houve em nenhuma delas, quem estivesse imune.

Isso porque os vírus atingem a todos igualmente, independente da classe social, da cor da epiderme ou dos títulos acadêmicos.

Somos todos da mesma espécie, ou seja, constituídos da mesma matéria e vulneráveis a eles.

Não importa o que temos ou como pensamos. Não importa a profissão que abraçamos ou nossa religião.

Não há diferença se estamos acima do peso, ou se fizemos plásticas corporais.

Se os cabelos são pintados ou estão embranquecendo naturalmente. Se temos tatuagem ou usamos piercing, se nos vestimos dessa ou daquela forma, se somos moradores de rua ou vivamos em uma mansão.

Para o vírus, somos todos iguais. Simplesmente seres frágeis, diante de sua ação.

É isso que somos, iguais, da mesma espécie, filhos do mesmo pai, experienciando mais uma vida neste planeta.

Por que agimos diferente da ação dos vírus? Por que não nos vemos todos iguais?

Por que, no trato, diferenciamos as pessoas conforme sua classe social?

Por que classificamos pessoas, rotulamos atitudes, conceituamos aparências?

Não somos todos da mesma espécie?

De tempos em tempos a natureza nos obriga a algumas pausas para nos fazer lembrar dessas coisas simples.

Lembrar-nos de que não somos melhores do que ninguém. Somos muito importantes perante a vida. Nosso próximo também.

Temos direitos que defendemos e pelos quais lutamos. Igualmente devemos fazê-lo pelos direitos do próximo.

Quando moramos na mesma casa, somos corresponsáveis uns pelos outros.

Assim somos nós neste lar chamado TERRA.

Não existe problema de um. Os problemas do planeta são problemas de todos.

As dores do mundo são as dores que pertencem A TODOS. A fome que há no mundo, é a fome que diz respeito A TODOS.

Precisamos nos dar conta de que somos todos iguais. A dor de cabeça, a febre, a tosse que atinge os que vivem no Oriente alcançam, igualmente, os que vivemos no Ocidente.

O que conduz à morte no Norte, de igual forma o fará no Sul.

SOMO IGUAIS. Dessa forma, DEVEMOS TER respeitoatençãoconsideração para com todos, próximos ou distantes.

Se formos tentados a desqualificar alguém, menosprezar uma pessoa ou tratá-la com preconceito, lembremos dos VÍRUS.

Eles não agiriam assim. Identificariam em nós apenas seres humanosseres iguais.

Essa seja, talvez, a preciosa lição que as pandemias podem nos oferecer.

Elas nos recordam o que esquecemos um dia: que somos todos filhos da mesma Terra, filhos do mesmo Pai, criados de igual forma.

No mais, tudo é passageiro. Com o tempo, a beleza se vai, a fortuna troca de mãos, o emprego é outro, a saúde se desfaz.

ENTÃO QUE CADA UM DE NÓS, Aprendamos a lição positiva: agir igual para com todos. Tratemos a todos com amorosidade, gentileza e respeito que cabe àqueles que se percebem iguais, seres da mesma espécie.

 

Redação do Momento Espírita.
Em 28.5.2020
.

NUTICIONISTA DA A DICA.

 

NUTRICIONISTA DA A DICA. 

Bons Motivos para cozinhar a vapor (e como cozinhar à vapor)

https://www.tuasaude.com



  Nutricionista -Tatiana Zanin

SAÚDE EM PRIMEIRO LUGAR

Como cozinhar à vapor. Com cesto especial para panela comum: colocar uma grelha no fundo de uma panela com cerca de 2 cm de água, evitando que os alimentos estejam em contato direto com a água. Depois, deve-se tampar a panela e levar ao fogo, durante o tempo necessário para cada tipo de alimento, como indica a tabela.

 

Cozinhar os alimentos à vapor é uma técnica perfeita para quem tem pressão alta, colesterol alto, prisão de ventre, quem quer emagrecer, ou simplesmente decidiu melhorar a sua alimentação e ser mais saudável.

Além de todos os benefícios em manter nutrientes nos alimentos, evitando que se percam na água do cozimento, também é muito prático e pode se cozinhar ao mesmo tempo, cereais como arroz ou quinoa, verduras, legumes, carne, peixe ou frango.

Assim, 5 bons motivos para cozinhar a vapor são:

 

Ajudar a emagrecer, pois não é necessário utilizar azeite, manteiga ou óleo para cozinhar, reduzindo o número de calorias da refeição, além de aumentar a sensação de saciedade, devido à quantidade de fibras;

 

Regular o trânsito intestinal, pois o vapor mantém a qualidade das fibras dos alimentos, ajudando a tratar a prisão de ventre;

Diminuir o colesterol, porque não utiliza qualquer tipo de gordura na preparação dos alimentos, evitando o acúmulo de colesterol ruim no sangue e diminuindo o risco de doenças cardiovasculares;

 

Controlar a pressão arterial, porque não é necessário utilizar sal e outros condimentos ricos em sódio, como molho inglês ou shoyu para dar sabor aos alimentos, uma vez que o vapor mantém todo o sabor do alimento;

 

Aumentar a qualidade de vida porque cria hábitos alimentares saudáveis, permitindo preparar de forma saudável qualquer alimento, como vegetais, carne, peixe, frango, ovos, e até, arroz, prevenindo doenças relacionadas com a má alimentação.

 

Cozinhar a vapor é uma ótima forma de incentivar a ingestão de legumes e frutas, por adultos e crianças, podendo ser feito até mesmo numa panela normal. Veja também Como cozinhar os alimentos para manter os nutrientes.

 

Como cozinhar à vapor

·          

·         Com cesto especial para panela comum: colocar uma grelha no fundo de uma panela com cerca de 2 cm de água, evitando que os alimentos estejam em contato direto com a água. Depois, deve-se tampar a panela e levar ao fogo, durante o tempo necessário para cada tipo de alimento, como indica a tabela.

·          

·         Panelas para cozinhar à vapor: existem panelas especiais para cozinhar a vapor, como as da Tramontina ou da Mondial, que permitem colocar uma camada em cima da outra para cozinhar vários alimentos ao mesmo tempo.

·         Panela elétrica ao vapor: basta adicionar os alimentos no recipiente próprio, respeitar seu modo de uso e ligar a panela à corrente elétrica. 

·         No micro-ondas: usar um recipiente próprio que possa ser levado ao micro-ondas e cobrir com uma película aderente, fazendo pequenos furinhos para que o vapor possa sair.

·         Com cesto de bambu: colocar o cesto dentro do wok, adicionar os alimentos ao cesto, colocar cerca de 2 cm de água no wok, o suficiente para tampar o fundo da panela. 

·          

Os alimentos devem estar devidamente cozidos quando estiverem macios. Dessa forma é possível cozinhar diversos alimentos ao mesmo tempo, aproveitando ao máximo suas propriedades. 

Assista o vídeo seguinte e veja como cozinhar ao vapor, assim como outros truques muito úteis para cozinhar:

Para os alimentos ficarem ainda mais saborosos e nutritivos podem ser adicionadas ervas aromáticas ou especiarias na água como orégano, cominhos ou tomilho, por exemplo.

 

Tabela de tempo para cozinhar alguns alimentos a vapor

Alimentos

Quantidade

Tempo de preparo na panela a vapor

Tempo de preparo no micro-ondas

Aspargos

450 gramas

12 a 15 minutos

6 a 8 minutos

Brócolis

225 gramas

8 a 11 minutos

5 minutos

Cenoura

225 gramas

10 a 12 minutos

8 minutos

Batata fatiada

225 gramas

10 a 12 minutos

6 minutos

Couve-flor

1 cabeça

13 a 16 minutos

6 a 8 minutos

Ovo

6

15 a 25 minutos

2 minutos

Peixe

500 gramas

9 a 13 minutos

5 a 8 minutos

Bife (carne vermelha)

220 gramas

8 a 10 minutos

-------------------

Frango (carne branca)

500 gramas

12 a 15 minutos

8 a 10 minutos

Para facilitar o cozimento dos alimentos e diminuir o tempo de preparo é recomendado cortá-los em pedaços pequenos.

 

quarta-feira, 24 de março de 2021

Previsão do Tempo

Ciclone extratropical ameaça final de semana em estados do Sul

Previsão do tempo indica que há riscos para alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra

26/03/2021 - 15:40 | Por Redação - SBA | Siga-nos no Google News


A temperatura despenca no Sul a partir deste fim de semana pelo rompimento de um bloqueio atmosférico e avanço de uma frente fria. A temperatura máxima se aproximará dos 20°C no oeste e norte do Rio Grande do Sul e oeste e sul de Santa Catarina entre o sábado e quarta-feira da semana que vem. 

A menor temperatura mínima está prevista para quinta-feira da semana que vem com valores em torno dos 5°C nas Serra de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Há potencial para geadas em Urupema-SC.

No sábado, a chuva ainda será intensa pelo Sul, especialmente entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina por causa da ação de uma frente fria na altura do estado catarinense e mais uma área de baixa pressão atmosférica entre a Argentina e o Rio Grande do Sul e o corredor de umidade que vem da Amazônia. 

A Somar Meteorologia ressalta que essa baixa pressão poderá se tornar um ciclone extratropical já no domingo, na costa da Região Sul. 

No sábado (27), na maior parte do estado gaúcho a chuva vem ao longo do dia, e na forma de temporais no estado gaúcho e em pontos de Santa Catarina. 

Atenção aos acumulados elevados mais uma vez na metade sul gaúcho e entre o nordeste do Rio Grande do Sul e o sudeste de Santa Catarina. Há riscos para alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra. Além disso, nessas áreas as rajadas de vento podem passar dos 50km/h e ter ainda quedas de granizo. 

 

 

A chuva vem também em forma de temporais, só que após uma tarde de calor, em grande parte de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo e sul de Minas Gerais. Tem riscos também para rajadas acima dos 50km/h, com raios e queda de granizo. 

As áreas em que mais devem ter pedras de gelo são entre SC, PR, SP e sul de MG. Chove de maneira mais isolada entre o sul do Espírito Santo, o Rio de Janeiro (entre o Médio Paraíba, Costa Verde e Serrana), e o leste de Minas Gerais. Com possibilidade também de rajadas de vento e eventuais quedas de granizo. 

Nas regiões Norte e Nordeste a chuva prossegue de maneira intensa e ao longo do dia. Com destaque entre o Amapá e o Rio Grande do Norte (passando por São Luís, Teresina, Macapá, Fortaleza e Natal), onde devem ter chuva volumosa e de mais de 50mm, com riscos para alagamentos e demais transtornos. Tudo por conta da zona de convergência intertropical (ZCIT). 

No leste do Nordeste, entre o litoral baiano e o estado da Paraíba, tem pancadas de chuva também, devido à borda do Vórtice Ciclônico nos Altos Níveis da Atmosfera (VCAN) e mais a umidade que vem do mar. Entre o Amazonas, Rondônia e o Acre tem previsão também de fortes pancadas de chuva no decorrer do dia. Com acumulados elevados, com riscos para novas cheias. 

Nessas áreas temos a influência do calor, da alta umidade e mais a presença de 2 Vórtices Ciclônicos nos Altos Níveis da Atmosfera (um entre o AM e o MT e outro entre o AM e o PA). Aliás, no norte e no oeste do Mato Grosso as chuvas ocorrem mais a partir da tarde, também na forma de pancadas fortes, só que de maneira irregular e isolada. 

No Brasil central, do Mato Grosso do Sul até o centro da Bahia, o tempo continua firme e seco, a exemplo de Goiás, Belo Horizonte e Distrito Federal. Com registros de temperaturas bem elevadas e umidade do ar mais baixa, atingindo níveis críticos, abaixo dos 30%. Por outro lado, as temperaturas mais baixas, com sensação de frio no sábado ocorrerá no Rio Grande do Sul e no sudeste catarinense, por conta do tempo mais fechado. 

 

 

Informações por Somar Meteorologia


xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Previsão do Tempo

Reposição de umidade do solo no Nordeste deve favorecer culturas de subsistência



FONTE: https://sba1.com/noticias/noticia/12577/Reposicao-de-umidade-do-solo-no-Nordeste-deve-favorecer-culturas-de-subsistencia

Previsão do tempo para esta quarta-feira (24) aponta que a influência da Zona de Convergência Intertropical intensificará a chuva em estados do Nordeste

24/03/2021 - 08:40 | Por Redação - SBA | Siga-nos no Google News


A previsão do tempo indica que esta quarta-feira (24) será mais um dia de sol, calor e pancadas de chuva em grande parte do Brasil. Começando pela região Nordeste, a influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) intensifica a chuva entre o Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, onde são esperados acumulados mais elevados. 

A previsão de reposição da umidade no solo no interior do Nordeste deve ajudar no desenvolvimento de culturas de subsistência como feijão, milho e mandioca.

Nas demais áreas nordestinas, a chuva é rápida e passageira. Entre o interior da Bahia, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Rio de Janeiro, grande parte de Minas Gerais e interior de São Paulo, uma massa de ar quente e seco segue marcando presença, o que garante mais um dia quente e ensolarado. 

Os ventos úmidos que sopram do mar combinado à topografia local, provocam chuva rápida e isolada entre o sul de Minas Gerais e faixa leste paulista, mas não há expectativa para grandes volumes de chuva até o momento. 

 

 

No Sul, a combinação entre calor, umidade e um sistema de baixa pressão atmosférica na costa de Santa Catarina, mantém o risco para temporais isolados nos três estados da Região, que ocorrem preferencialmente no período da tarde, acompanhados por raios e ventos moderados. 

É somente em áreas da Campanha Gaúcha que o tempo firme predomina. O mar fica agitado entre o litoral norte do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina. A chuva mais frequente na fronteira com o Uruguai diminuirá o ritmo de colheita do arroz até o fim desta semana no estado gaúcho.

Na região Norte do Brasil, a combinação entre calor e umidade mantém o risco para chuva em todos os estados, com destaque para o Amazonas, norte do Pará e Roraima, onde são esperados os maiores acumulados de chuva e não se descarta o risco para transtornos.

 

Informações por Somar Meteorologia


terça-feira, 23 de março de 2021

Faça a vida acontecer do seu jeito

 Faça a vida acontecer do seu jeito

FONTE: https://blog.grancursosonline.com.br/faca-a-vida-acontecer-do-seu-jeito/


                 “Três coisas são necessárias para a salvação do homem: saber o que deve CRER, o que deve QUERER e o que deve FAZER” – São Tomás de Aquino (1225-1274), filósofo e teólogo italiano

O filósofo Clóvis de Barros costuma dizer que metade do que acontece em nossa vida é resultado das nossas escolhas, das nossas iniciativas, das nossas decisões; os outros cinquenta por cento dependem do acaso, ou seja, estão fora do nosso controle. Ora, se é assim, há boas chances de fazermos as coisas acontecerem como desejamos. Não somos donos de tudo, mas somos donos de muito. Trabalhemos, pois, para a vida valer a pena. Afinal, não estamos nela só de espectadores.

“Trabalhemos, pois, para a vida

 valer a pena. 

Afinal, não estamos nela só de

 espectadores”.

Se a parcela que podemos influenciar corresponde mesmo à metade das experiências que vivenciamos, não tenho certeza e ninguém tem. Mas não importa. O que interessa é que devemos assumir os nossos erros e as consequências das nossas decisões. Precisamos lidar com nossas vulnerabilidades e engajar com elas, compreendendo que isso não é uma escolha. Não temos como desligar a chave de vulnerabilidade e incerteza na vida. O que nós podemos fazer é escolher como avançar sabendo dessa nossa vulnerabilidade e exposição diária ao risco. É isso que determina nossa clareza de propósito e a força de nossa coragem. É isso que determina a nossa capacidade de fazer a força acontecer do nosso jeito, por mais paradoxal que pareça, pois geralmente pensamos que vulnerabilidade está associada a ser um refém das circunstâncias – mas é justamente o contrário.

Quando digo “fazer a vida acontecer do nosso jeito”, refiro-me a cultivar a autenticidade, libertando-nos das aparências e vivendo sem nos preocuparmos demais com o que os outros pensam a nosso respeito. Trata-se de cultivar a calma e a tranquilidade, livrando-se da presença diária da ansiedade. É semear a gratidão, a alegria, a intuição e a fé, esquivando-se do sentimento de escassez, resistindo à necessidade de certezas e controlando o medo do desconhecido. É cultivar o espírito flexível, desvencilhando-se da monotonia e da impotência. É valorizar o lazer e o descanso, fugindo da exaustão como símbolo de status e de produtividade. É dar espaço à criatividade, ignorando comparações inúteis. É abraçar a vida tendo o amor próprio como base de tudo, com a convicção de que o próprio valor não se mede pela quantidade de likes numa rede social, e sim pelo coração misericordioso e justo que cada um carrega dentro do peito. Trata-se de saber plantar onde a terra é fértil e faz sol ou chove no período certo (quem planta uma goiabeira no ártico nunca colherá fruto algum…). Sabedoria, enfim, é a palavra-chave.

A verdade é que as pessoas nunca estão satisfeitas: reclamam de não terem o que desejam e queixam-se por não gostarem do que têm. Esquisito isso. Poucas se alegram com o que conquistaram, e menos ainda valorizam o que está à mão. Penso que talvez fosse melhor nos concentrarmos nas coisas que fazemos e para quem fazemos, atentando para a grandeza daquilo que é da nossa natureza e dando o devido valor ao que sabemos fazer com excelência. Você é bom empreendedor? Mergulhe no empreendedorismo! Sente que será um ótimo servidor do cidadão-cliente? Estude para se tornar um! É bom cantor, músico, pintor, jogador de futebol? Explore e desenvolva seu talento! Se fizermos as coisas acontecerem do nosso jeito, estaremos mais próximos de alcançar uma existência plena, com cada segundo equivalente a um instante de eternidade.

O concurseiro, por exemplo, precisa saber que, se entrou na fila para uma vaga, terá de ficar lá até ser aprovado, dando o seu melhor todos os dias de estudo e avançando posições prova após prova, certame após certame. Não falo isso da boca para fora; é nesse pensamento de perseverança que pauto meu jeito de agir, de trabalhar, de viver: todos os dias procuro fazer o meu melhor pela empresa que ajudei a fundar, pelos colaboradores e por nossos alunos. Eu sei que a vida é aqui e agora. Ela acontece durante o trabalho, enquanto estudo um novo assunto, quando ministro uma palestra, em meio a um GRAN DICA, no momento em que escrevo este artigo, buscando, com esmero, a melhor palavra, a melhor frase, a melhor citação para compartilhar com você, meu fiel leitor.

Estou à vontade no meu universo particular, o mundo empresarial em que me envolvi. Conheço minhas limitações, minhas fragilidades e meu potencial. Tenho consciência do que se encaixa e do que não se encaixa perfeitamente nesse meio que escolhi. Reconheço qual é o meu perfil, sei dos meus valores e princípios. Aproveito, então, para usar cada segundo, cada minuto, cada hora e dia da minha vida para extrair de mim mesmo a performance mais incrível e perfeita possível no contexto. E acredito de verdade que todos deveriam agir assim, especialmente quando em jogo os sonhos – nossos e dos outros.

Caro amigo, a vida pode ser maravilhosa, desde que alcancemos o ponto de lamentarmos o fim do expediente, do dia, da semana, do ano. Parece estranho, mas não deveria. O fim das coisas boas tem mais é de ser lamentado. Encante-se com o mundo que se apresenta a você, encante-se com o agora. Sinta-se surpreendido ao notar que o tempo passa rápido demais, que um bom papo com alguém querido tenha acabado. Abra os olhos para enxergar o valor do tempo e de tudo que acontece à sua volta. Assim, não tenho a menor dúvida, você honrará sua existência, dignificando-a com o melhor de si a todo instante.

Encante-se com o mundo que se apresenta a você, encante-se com o agora.

Nas palavras do filósofo e escritor francês Jean-Paul Sartre, “somos indivíduos livres e nossa liberdade nos condena a tomar decisões durante toda a vida. Não existem valores ou regras eternas, a partir das quais podemos nos guiar. E isso torna mais importantes nossas decisões, nossas escolhas. Viver é isto: ficar se equilibrando o tempo todo entre escolhas e consequências”. Veja que liberdade não significa conquistar tudo que almejamos, mas nos manter determinados a fazer a vida – dentro dos cinquenta por cento que nos compete influenciar – acontecer do nosso jeito. Guarde a lição de Leandro Karnal, que dispensa apresentações: “A vida é primeiro o que eu tenho, depois vem a essência”.

Tenha pressa em viver! Se consegui incutir em você um pouco disso, a mensagem desta semana já terá valido a pena. Nesse caso, registre nos comentários: Vou fazer a vida acontecer!

“A vida é feita de escolhas. Quando você dá um passo à frente, inevitavelmente alguma coisa fica para trás.” – Caio Fernando Abreu (1948-1996), escritor, dramaturgo e jornalista.

INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...