sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Conhecer, entender é uma forma de valorizar a saúde




Adenoide

Adenoide é o nome de dois pequenos conglomerados de tecido linfoide, que se localizam na rinofaringe, região situada atrás das cavidades nasais e acima do palato mole (céu da boca).  Adenoide não é o nome de uma doença. Assim como as amídalas (ou tonsilas palatinas), elas são órgãos que fazem parte do sistema imunológico e produzem anticorpos. Conhecidas popularmente como carne esponjosa, constituem um mecanismo de defesa contra a invasão de agentes estranhos ao organismo.
As adenoides, que não são visíveis quando a pessoa abre a boca, aumentam de volume nos primeiros anos de vida, mas começam a regredir por volta dos seis, sete anos de idade. Como nariz, garganta e ouvido se comunicam internamente, as adenoidites (processo inflamatório) de repetição ou hipertrofia das adenoides (crescimento muito rápido), além de prejudicar a respiração, podem obstruir a abertura da tuba auditiva (ou trompa de Eustáquio), um canal de comunicação entre o nariz e o ouvido médio, e gerar complicações como otites e perda auditiva.
Em geral, episódios de hipertrofia das adenoides e adenoidites estão associados à infecção das amídalas.
Sintomas
A principal consequência das adenoidites de repetição ou da hipertrofia das adenoides é a obstrução nasal que obriga a criança a respirar o tempo todo pela boca, o que  pode provocar alterações no desenvolvimento da arcada dentária e da musculatura da face, ronco, apneia do sono, voz anasalada e acúmulo da secreção no interior do nariz.
Diagnóstico
O diagnóstico da adenoidite leva em conta os sinais e sintomas da doença. Exames como a endoscopia nasal e raios-X podem ajudar a esclarecer o diagnóstico à medida que permitem avaliar a gravidade da obstrução que a hipertrofia das adenoides impõe à passagem de ar pelo rinofaringe.
Tratamento
Embora a tendência seja o volume das adenoides diminuir com o crescimento, a cirurgia é indicada nos casos de otite de repetição, perda auditiva, apneia do sono e quando a obstrução nasal é tão grave que a criança só consegue respirar pela boca. É uma cirurgia simples que não afeta o sistema de defesa local, porque existem outras estruturas capazes de desempenhar essa função perfeitamente. Em geral, no mesmo ato cirúrgico, são removidas também as amídalas comprometidas por infecções de repetição e presença constante de pus. De qualquer forma, a cirurgia só é uma opção depois que o tratamento farmacológico (com remédios) não apresentou resultados satisfatórios.
Recomendações
* Não existem vacinas contra as adenoidites ou a hiperplasia das adenoides, mas  ajuda bastante na prevenção lavar frequentemente as mãos com água e sabão e as cavidades nasais com soro fisiológico;
* Criança que volta e meia apresenta infecções de garganta e das adenoides precisa ser acompanhada por um médico. Não a medique por conta própria;
* Estudos já mostraram que remoção das adenoides não traz nenhum prejuízo para a defesa do aparelho respiratório da criança. Ao contrário, seu estado geral melhora, porque o foco infeccioso e a obstrução respiratória desaparecem.F

FONTE  DR DRAUZIO VARELA

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Significado das Flores
















Resultado de imagem para MEU LINDO JARDIM




Significado das Flores

Em um belo jardim fui procurar rosas, desejando dizer
que está nascendo um novo amor no meu coração...
Que me preenche, me alegra, torna mais lindo o amanhecer.

Procurei violetas, e timidade te digo,
não deixo de te amar...
Porque és a soma de toas as coisas mais puras qe eu já vivi ou sempre quis.

Busquei entre as ramagens um cravo vermelho
só para que te lembres que eu vivo por ti...
E és tão influente em meus dias...

Descobri as orquídeas escondidas,
Elas te dizem que me atrais mais que tudo,
E de forma declarada admito:
É em teu corpo que eu me encanto...

Deito na relva macia entre os amores-perfeitos,
fecho os olhos e digo em pensamento:
Nosso amor vai durar para sempre...

Debruço-me sobre as margaridas e suspiro,
Não há mais ninguém nesse mundo a não ser tu...

As azaléias rosas e vermelhas balançam com a brisa,
e sopram numa voz apaixonada que te amo há muito tempo...

Na beleza imensurável desse jardim encontro rosas vermelhas,
que significam como toda sua delicadeza: "eu te amo"....

Cada flor seu significado, cada pétala um beijo...
Cada perfume uma lembrança, cada folha um suspiro...

Quisera eu enviar-te flores todos os dias,
Para que te lembres de mim, de como participas de meus dias,
Mas sou mera senhora, que lança contra o vento
Palavras perfumadas para que cheguem aos teus ouvidos,
Como o sussurro da brisa desse nosso imenso jardim...
do amor...


SAUDE ACIMA DE TUDO



Resultado de imagem para dia do professor de educação física



SAUDE ACIMA DE TUDO

                                                            1º DE SETEMBRO

DIA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

A Educação Física faz bem não só para o seu corpo, como também para a sua mente! 

01 de Setembro é o Dia dos Professores de Educação Física, homenageie aquele que te proporciona uma vida muito mais saudável!


LEMBRE-SE

As atividades esportivas fazem bem para o homem, pois através delas é possível obter equilíbrio físico e emocional.

E MAI DIGA 
Obrigado por promover saúde e bem estar. Parabéns profissionais de educação física!

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

politica de convivencia






politica de convivencia

Há duas tendências muito fortes no ser humano: uma para buscar a autonomia, a auto-suficiência, a independência; e outra para fazer parte e pertencer a uma unidade maior.
Publicidade
Essa unidade maior pode ser definida como a família, a nação, uma ideologia, ou seja, um universo maior que tenha um significado importante. Dessa forma o indivíduo se desenvolve, ultrapassa sua individualidade e busca a integração com os outros.
Para se desenvolver de forma equilibrada, a pessoa precisa se comprometer, se adaptar, ceder. Tudo isso não é muito fácil, pois sempre haverá conflitos entre o eu e o outro, entre o querer tudo para si e precisar fazer algo para o outro. A vida em sociedade fica mais fácil quando entendemos que dependemos uns dos outros para viver melhor, e que juntos somos mais fortes.

Os seres humanos não vivem juntos apenas por escolha, mas porque a vida em sociedade é uma necessidade. Se alguém, por livre vontade, se isolasse numa ilha, com todos os recursos para sobrevivência, em pouco tempo sentiria falta de companhia e sofreria com a solidão, por não ter com quem compartilhar idéias, dar e receber afeto. Poderia até mesmo enlouquecer.
Portanto, as pessoas satisfazem suas próprias necessidades vivendo em sociedade.
Quando a auto-estima - a visão que a pessoa tem de si mesma - é positiva, o relacionamento 
em sociedade torna-se mais fácil, mais saudável e mais satisfatório. O inverso também é verdadeiro, isto é, um bom relacionamento social alimenta a auto-estima positiva.
Para manter um bom relacionamento com as outras pessoas são necessárias algumas condições básicas: sermos autônomos, assertivos, confiantes e termos auto-estima elevada. Sem essas condições, atribuiremos aos outros a causa das dúvidas, fraquezas, incertezas e desconfianças que temos a respeito de nós mesmos.
Em sociedade o eu e o outro sempre se relacionam, e as necessidades sociais vão sendo estabelecidas. Elogiamos e somos elogiados; compreendemos e somos compreendidos; amamos e somos amados; vemos e somos vistos; valorizamos e somos valorizados. 

Até as frustrações são mútuas: rejeitamos e somos rejeitados; causamos dor no outro e ele em nós; discriminamos e somos discriminados. O certo é que para o bem e para o mal, querendo ou não, o outro é parte de nossa vida e nossa vida é parte do outro.
Muitas pessoas se queixam de que a sociedade define muitas regras e que sem elas a vida poderia ser melhor. A verdade é que cada um deve definir seu limite, respeitar a sua individualidade e também a do outro. Aí surge a pergunta: isso também não é uma regra?
A necessidade de nos mantermos unidos a outros seres humanos não é um capricho ou um desejo individual, é uma questão de sobrevivência orientada pelo instinto e referendada pela razão.
Aproveite para crescer, melhorar e aperfeiçoar-se como ser humano. Assim, você estará sempre motivado para praticar o bem e para o bem-estar de si mesmo e de todos os que convivem com você em sociedade.
fonte : mais equilibrio

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

POLUIÇÃO: O HOMEM É O GRANDE VILÃO









POLUIÇÃO: O HOMEM É O GRANDE VILÃO

Veja só que coisa triste: o homem é o único ser vivo que destrói o ambiente em que vive. Nenhum outro habitante do planeta polui o ar, contamina a água, devasta florestas... 

As cidades são os centros de trabalho e moradia da maioria das pessoas do mundo. Algumas chegam a ter milhões de habitantes! Para abastecer e abrigar esse mundão de gente, consumimos energia, exploramos muitos recursos naturais e produzimos um montão de lixo

Resultado de imagem para CARRO POLUINDO

É aí que mora o problema. A ação do homem é perigosa pois é feita em grandes proporções. A fumaça das indústrias, das queimadas e dos carros das grandes cidades enchem o céu de gases tóxicos. 
Resultado de imagem para desmatamento e queimadas

Os esgotos não-tratados e o lixo produzido por indústrias e por milhões de pessoas contaminam a água e o solo









INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...