quarta-feira, 1 de março de 2023

DICAS e + DICAS PARA AS DONAS DE CASA...

 


Sabe aquele truque ou segredo que toda dona de casa deve saber para facilitar a vida?  Veja aqui 14 dicas muito valiosas.

 cozinha:

1. Para o detergente render e ficar ainda melhor, coloque algumas gotas de vinagre e misture ao produto para potencializar o poder de desengordurar e proporcionar mais brilho às louças e panelas.

2. Mão cheirando a alho, cebola e água sanitária? Basta esfregar os dedos em uma peça de aço inoxidável (pode ser um talher) sob água corrente.

3. Arroz grudado nunca mais!  Para fazer um bem soltinho, acrescente uma colher de vinagre na água do arroz na hora do cozimento. Já para soltar o arroz que ficou empapado, coloque-o em uma peneira e passe sob água fria, como se fosse macarrão.

No banheiro:

4. Lembre-se de tirar sempre a roupa suja do banheiro e leve o cesto para a lavanderia para não acumular roupas, nem deixar um cheiro desagradável no ambiente.

5. Logo depois de escovar os dentes, procure limpar a pia, para evitar que os resíduos da pasta de dente sequem e deixem a pia suja com um ar desleixado.

6. É uma boa ideia ter desinfetantes ou sprays que liberem um cheirinho agradável sempre que o banheiro for usado.

7. Manter uma plantinha, de preferência, que cresça para cima, ajuda a circular a energia do ambiente.

Na sala:

8. Estofados da mesma cor da parede tornam os ambientes mais aconchegantes.

9. Ao decorar o ambiente, procure utilizar peças clássicas e deixe os modismos restritos aos detalhes, por exemplo: peças como almofadas, mantas e abajures, que são fáceis e mais baratos de trocar quando você enjoar.

10. Um sofá de frente para o outro é uma ideia legal para facilitar o bate-papo entre as pessoas.

11. Para conservar por mais alguns dias as flores, um pouquinho de açúcar ou um comprimido de aspirina na água do vaso vai mantê-las bonitas por muito mais tempo.

Na lavanderia:

12. As roupas estão com marca de batom? Basta esfregar um pouco de água na mancha antes de lavar.

13. Se as manchas são de caneta esferográfica, esfregue a roupa com uma mistura de leite com vinagre, repetindo o procedimento por algumas vezes.

14. Já as marcas de café são eliminadas ao lavar a roupa manchada com água morna e glicerina.



terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

PAI NOSSO!!! REFLEXÕES OU ENSINAMENTOS???





ENSINAMENTOS.

 Jesus de Nazaré, durante os poucos anos em que emprestou Sua presença amiga aos sofredores e ignorantes da Terra, foi visto orando, inúmeras vezes.

Então, um dos apóstolos, desejando verdadeiramente aprender, rogou a ele: Mestre, ensina-nos a orar.

E Jesus ensinou a mais bela síntese de como se deve fazer uma prece, proferindo a oração que conhecemos como Pai Nosso.

Percebemos não se tratar de uma simples prece, mas de um roteiro seguro do qual podemos extrair profundas lições.

Ao enunciar Pai Nosso, evoca o Criador com suprema humildade e submissão, como quem busca a proteção divina de alma aberta.

E nos autoriza a considerarmos que, filhos do mesmo Pai, formamos uma única e grande família.

Ao afirmar Que estais nos céus, reconhece a supremacia e a grandeza do Senhor do Universo, que a tudo governa com extrema sabedoria.

O Senhor do Universo que está em toda parte, em todos os mundos.

Quando Jesus fala Santificado seja o vosso nome, demonstra o respeito e a veneração pelo Ser Supremo, sentimentos que devemos todos a esse Ser incriado, Pai celeste, Criador de todas as coisas.

Quando o Mestre roga: Venha a nós o vosso reino, sua alma se abre para nos ensinar que o Reino de Deus está dentro de cada um de nós.

E que para encontrá-lo é preciso buscar com todas as forças. Um reino que não é de aparências exteriores, nem de futilidades.

Um reino imperecível.

Quando Jesus profere as palavras: Seja feita a vossa vontade, submete-se fielmente ao Pai, confiante em Suas soberanas leis.

Oferta-nos a lição de que não devemos desejar que prevaleçam as nossas vontades e nossos desejos.

Quando Seus lábios se abrem para pedir: O pão nosso de cada dia nos dai hoje, sua rogativa é de um filho agradecido, que reconhece a misericórdia e a providência divinas.


E nos diz que, se com nosso trabalho, obtemos nosso sustento, também necessitamos do pão da alma, que somente o Pai nos pode oferecer.

Jesus continua e roga: Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.

Assinala uma lei simples e imutável que estabelece o perdão como condição básica para sermos perdoados.

Rogando ao Pai: Não nos deixeis cair em tentação, Jesus nos convida a buscar o amparo do Alto para as nossas intenções de autossuperação, de renovação íntima, de construção do homem novo.

Uma súplica e um desejo que nos devem ser constantes, querendo trilhar somente as veredas do bem e da justiça.

E, quase finalizando, ao solicitar: Livrai-nos do mal, ratifica esse nosso anseio de agir com retidão, não desejando nos afastar das soberanas leis de Deus.

É um pedido para que sejamos fortalecidos a fim de não virmos a cometer erros, tão comuns em nossas jornadas.

Por fim, conclui: Amém, palavra hebraica que significa, em síntese, concordância, adesão.

Também podemos entender como Certamente, De verdade. Assim seja.

Dessa forma, quando tornarmos a orar o Pai Nosso, pensemos em cada frase, e nos iluminemos, com cada ensino.

Acima de tudo, lembremos que se trata de oração ensinada pelo nosso Modelo e Guia.

Um autêntico e sincero diálogo com o Pai.

Redação do Momento Espírita.
Em 21.2.2023.

 


REFLEXÃO DO DIA


 Quem, conhecendo a verdade, 

Ajuda e ama a quem erra,

 Já começou a ser anjo 

Embora viva na Terra.

                                             JOSÉ DE CASTRO

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

COMO LIMPAR NOSSO SANGUE?

 


COMO “LIMPAR” MEU SANGUE?


QUAL A FUNÇÃO DO SANGUE NO NOSSO CORPO?

O sangue tem funções muito importantes para o funcionamento do nosso corpo, como o transporte de oxigênio, hormônios, nutrientes e células do sistema imunológico. Estas substâncias contribuem para a manutenção da nossa saúde.


Além disso, o sangue leva nutrientes do trato digestivo para outras partes do organismo. O sangue tem os glóbulos brancos que protege nosso corpo de microrganismos prejudiciais à saúde.


Outra finalidade dos glóbulos brancos presentes no sangue refere-se a coagulação do sangue, evitando hemorragias, em virtude de algum ferimento ou corte. 


O sangue também regula o pH, mantendo o corpo hidratado e em temperatura adequada. Do contrário, quando o sangue deixa de ser saudável, vêm as doenças e o desequilíbrio em nosso organismo.


E, como são eliminadas as impurezas do sangue? As impurezas presentes no sangue são eliminadas em forma de urina pelos rins que são responsáveis pela purificação de nosso sistema sanguíneo.


Isso acontece, por exemplo, quando ficamos doentes e ingerimos muitos medicamentos e alta quantidade, que vão se acumulando no sangue até que sejam eliminados pela urina e o mesmo seja “limpo”.


 


QUAIS AS CAUSAS DE IMPUREZAS NO SANGUE?

Diariamente, somos expostos a várias condições que contaminam o sangue de toxinas, e, acabam sobrecarregando os órgãos do corpo, desencadeando consequentemente doenças, tais como: 

Alimentação inadequada, pobre de frutas e vegetais

Pouca hidratação

Estresse, gerando a produção de cortisol e adrenalina

Poluição

Exposição a produtos químicos

Mau funcionamento dos órgãos purificadores do corpo 

 


POR QUE O SANGUE PRECISA SER LIMPO? 

O sangue precisa ser limpo para impedir o aparecimento de doenças, tais quais: 


Alergias

Dores de cabeça

Náuseas

Cansaço

Acne

Manchas na pele

Problemas ósseos

Distúrbios renal, hepático ou cardíaco

Mau funcionamento do sistema linfático

Inflamações e infecções

Enfraquecimento do sistema imunológico

Obstrução de artérias e veias

 


COMO O ORGANISMO PURIFICA O SANGUE? 

Os rins são os órgãos responsáveis pela filtração do sangue. O produto resultante após a filtração e reabsorção é chamado de urina. Também, eliminamos através da respiração, pela expiração do CO2 e pelo suor.


 




COMO “LIMPAR” MEU SANGUE? 


Para limpar o sangue alguns hábitos devem ser adotados diariamente, como o consumo adequado de água, de alimentos, chás e sucos que possuem propriedades depurativas e desintoxicantes. Inclua nesta rotina hábitos como:


Tomar bastante água: os rins eliminam as toxinas do sangue pela urina e a água é o veículo que este órgão utiliza para realizar o seu trabalho. 

A água também mantém os vasos sanguíneos saudáveis e limpos para que o sangue possa circular livremente.

O ideal é beber 2 litros de água por dia, ou até mais, dependendo das necessidades e atividades físicas da pessoa.

Manter uma alimentação equilibrada, longe de alimentos pesados e gordurosos, pois estes contaminam o sangue (devemos consumir frutas, verduras, hortaliças frescas, grãos, castanhas, açúcar mascavo, limão).

Praticar atividades físicas diárias: ajuda a melhorar a circulação sanguínea e a oxigenação do sangue para o funcionamento adequado do corpo, além de melhorar a saúde muscular.

Procure uma avaliação médica para fazer uma avaliação criteriosa e verificar a necessidade de um tratamento convencional. 


REFLEXÃO DO DIA



Filho do meu coração, Nas lutas por luz e paz,

 Não te afastes da razão Mas só na fé vencerás.

 AUTA DE SOUZA

domingo, 26 de fevereiro de 2023

Coalhada é Alimento do Bem para a Saúde, PERFEITA!!!

Coalhada é alimento do bem 

para a saúde


 Você adora iogurte, mas faz nariz torto para a coalhada? Pois saiba que este alimento, além de ser uma delícia e não conter conservantes, faz bem para a pele, para o funcionamento do intestino e, até mesmo, ajuda a reduzir o mau colesterol.

 Segundo a nutricionista Andrezza Botelho da Silva, a coalhada é a parte sólida resultante da coagulação do leite. A parte líquida, por sua vez, é chamada de soro do leite. “A preparação de leites fermentados é uma forma natural de conservação do leite, já que a acidificação funciona como um conservante natural contra o desenvolvimento de muitas bactérias nocivas aos seres humanos”, garante a nutricionista. 


Benefícios do consumo da coalhada:

Andrezza Botelho explica que a coalhada é um alimento de altíssimo valor nutritivo, mas destaca o elevado valor biológico das proteínas existentes no leite fermentado. “Estas proteínas proporcionam o aumento da biodisponibilidade de vitaminas do complexo B no intestino humano, o que resulta na melhor absorção de cálcio pelo organismo”, explica. 

O consumo regular de coalhada, graças aos lactobacilos (microorganismos do bem) presentes no alimento, também recupera e equilibra a flora intestinal, melhorando as suas funções e ajudando em casos de prisão de ventre ou de diarréias.

“Por esta característica, a coalhada ajuda a modular diarréias causadas por antibióticos, quimioterapias, radioterapias e situações de estresse, sendo muito receitada em hospitais e tratamentos médicos”, complementa Andrezza Botelho.

A qualidade microbiológica da coalhada também auxilia na prevenção do crescimento de microorganismos patogênicos e agentes causadores de doenças, o que a faz ser conhecida como um alimento probiótico e imunomodulador, com capacidade até mesmo de ajudar a evitar cânceres.

A presença de grandes quantidades de ácidos graxos (gorduras), provenientes do leite, faz da coalhada um alimento capaz de ajudar na redução do mau colesterol e, conseqüentemente, diminui os riscos de infarto. 

O leite coalho é, também, um alimento rico em cálcio, com cerca de 490mg para cada 100g e fósforo. Por isso, ela costuma ser indicada em dietas para pessoas com deficiência destes nutrientes e também para crianças em fase de crescimento. 

Apesar de proveniente do leite, a coalhada ajuda em casos de intolerância à lactose, já que, no processo de fermentação, as bactérias transformam a lactose em ácido láctico, que é facilmente digerível até pelos estômagos mais sensíveis. “O leite coalhado preserva a gordura, os minerais e o conteúdo de vitaminas do leite puro, mas apresenta bem menos lactose que o leite. Quando elaborada a partir do leite desnatado, por exemplo, a coalhada chega a ser seis vezes mais digerível que o leite comum in natura”, garante a especialista.

Como Consumir:

A coalhada, apesar de fazer muito bem para a saúde em diversos aspectos, é grande fonte de energia, por isso deve ser consumida com moderação. Para se ter uma idéia, 100 g de coalhada contém 256 calorias.

Segundo Andrezza Botelho, o ideal é consumir na ceia ou antes de dormir, pois nesse horário acontece o pico do hormônio PTH, responsável pelo transporte do cálcio para os ossos. “Ela também pode ser saboreada no café da manhã, doce ou salgada, líquida ou pastosa, fresca, seca ou cozida. Serve como acompanhamento, tempero, base para outros pratos e como refresco, se diluída em água”, afirma. 

“A combinação coalhada e frutas frescas ou secas é um ótimo casamento porque une os benefícios da coalhada, que melhora a saúde intestinal, entre outros, e das frutas, que contém fibras, que, entre outros benefícios, servem de alimentos para essas bactérias do bem. O resultado disso é a acidificação do ambiente intestinal com o aumento dessas bactérias facilitando a biodisponibilidade das vitaminas e minerais da dieta”, completa a nutricionista Andrezza Botelho.

Para fazer em casa:

Coalhada fresca: separe um litro de leite e um copo de iogurte natural. Numa panela, leve o leite ao fogo alto. Quando ferver, desligue e deixe amornar até que não haja mais vapor.

 Adicione o iogurte e misture com uma colher, mexendo sempre no mesmo sentido. Transfira para uma tigela e tampe com um prato.

 Embrulhe com um pano de prato e guarde no forno desligado ou dentro de um armário. Depois de oito horas, leve a coalhada à geladeira. O ideal é fazer da noite para o dia. Assim não tem perigo de ficar chacoalhando, tira daqui, passa pra lá, o que pode desandar todo o processo. 

Lembre-se que, no período de fermentação, que dura em média oito horas, o leite deve se manter rigorosamente entre 33 e 35ºC de temperatura. Caso queira uma coalhada adoçada, basta adicionar açúcar ao leite antes de aquecê-lo. 

Coalhada seca: para fazer a coalhada seca basta deixar a coalhada fresca escorrer durante um dia inteiro dentro de um coador descartável de papel. Coloque o coador de café dentro do suporte de cafeteira e deixe o soro escorrendo em um copo. Descarte o soro e leve a coalhada à geladeira. Para consumi-la tempere-a com sal e azeite de oliva. Fica uma delícia.



Autor: Andrezza Botelho

Referências bibliográficas: 

Fonte: Cristiana Arcangeli.

INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...