sábado, 26 de maio de 2018

Amarílis


Para dar flor, a amarílis precisa notar uma diferença de temperatura e umidade. Pensa assim, na natureza, o bulbo entra em dormência quando nota que chegou o inverno. Nesse período, ele não tem mordomia nenhuma: além de passar frio, ainda recebe pouca água, às vezes nenhuma. Aí, quando voltam as chuvas e a primavera começa a aquecer o solo, ele tem mais chances de sobrevivência e sai do "sono". Se você segue regando e adubando a planta regularmente ao longo do ano todo, a amarílis não entra em dormência, fica só no estado vegetativo. Faça assim: comece a reduzir as regas e as adubações aos poucos – não vá mudar tudo de uma vez, senão, a planta acaba morrendo. Quando chegar o inverno, suspenda a água e os nutrientes totalmente, deixando o vaso num local abrigado de ventos fortes. As folhas vão cair, claro, porque a planta vai guardar energia só para o que interessa, o bulbo. Quando a primavera voltar, retome as regas e adubações também aos poucos que sua amarílis logo dará flores!

MINHA CASA

Minha casa é minha fortaleza é meu porto seguro e é onde encontro tudo que mais gosto, preciso e garças a DEUS é um lar simples, um aconchego e uma família muito grande dividida a bem da verdade, onde cada um segue seu rumo ou seu curso determinado por DEUS, mas cada um no seu ritmo e mantemos o contato da maneira que podemos, e  seguimos nossos destinos e acreditamos que é possível ser feliz cada um a seu modo e procurando fazer sempre o melhor para manter o laço familiar constantemente e um aconchego principalmente nas datas comemorativas onde dar aquele reforço do equilíbrio tipo olhe a família é de onde tudo começou, é o ponta pé inicial de tudo, é o apoio de toda uma estrutura solida. Vamos fotalecer
Toda família tem que ser reavaliada em a cada data festiva sim, reavaliar seus sentimentos, suas ações, suas falhas, seus acertos também, como agi com esse e aquele? como estou como pessoa?
 A família consegue nos medir mas no sentido de uma cobrança de proximidade e que muitas das vezes não sabemos expressar tal sentimentos e ai aflora outras cousitas como discussões por achar que seja uma cobrança, uma critica mas, não é, e sim, é um pedido de mais atenção, de carinho, de proximidade, de calor humano, de mais amor mesmo, entre os entes queridos, entre os que se amam e que aprenderam a sonhar juntos quando menores, quando pequenos, quando crianças e então todos no mesmo seio familiar onde tudo era aprendizado e de onde partiu o sonho de se expandir para outros mundos em busca de algo melhor.O  lar nos dar possibilidades de sonhos, de melhorar, de crescer, de sair para o mundo e nos proporcionar coisas boas e melhores.


É NECESSÁRIO FALAR SOBRE ISSO,SIM.

 É necessário falar sobre o  agressor, o causador de  Bullying  ele usa de ofensas destrutivas, de gestos, de palavras assim, tentando atacar os seres mais contidos e reservados em si, como as pessoas tímidas, pessoas negras, albinas, pessoas pobres, bolsistas, pessoas que vivem na sua, tipo no seu jeito de ser, de se vestir, de usar o cabelo como quer e entende ou um jeito de andar, opções sexuais, pessoas diferentes.

Pra inicio de conversa DEUS nos fez diferentes e isso é que é legal cada ser tem as suas peculiaridades e cada um tem que trabalhar e conviver com cada uma delas, os animais por exemplo? também são diferentes, pássaros, cavalos, gatos, cobras, aranhas, onças, bois, plantas, água, nuvens, o próprio ar que respiramos é diferentes em suas altitudes e ninguém reclama ao contrario, tudo que olhamos na natureza de diferente e novo achamos divino e maravilhoso, espetacular porque na realidade o é e foi criado pelo ser superior DEUS o nosso pai e ai, ele errou no ser humano justamente no ser humano? Acho uma piada de muito mau gosto; o ser humano botando defeito no outro e pior ainda em se próprio.

 Quem pratica o chamado Bullying, na realidade é uma pessoa problemática que quer destruir um outro ser a qual quer custo agredindo de todas as formas possíveis e creio que ele agi assim para que ninguém descubra o seu próprio fracasso, seu ponto fraco, seu medo, se sente ameaçado ou se ver naquela própria pessoa e tenta destruir aquela imagem não aceita por ele poroprio ou acontecimentos de sua vida que não sabemos ao certo do que se trata, e aí quer destruir a todo custo e com covardia e ainda tem os comparsas que se divertem, riem e os ajudam na destruição, no desamor, na covardia. O causador de Bullying que causa " chacota", "depreciação", "ofensas", "agressão", " é um ser de ALMA negra", è alguém que no fundo sente que não se encaixa em lugar algum e força a barra tentando destruir alguém que ele acha que não se encaixar na sociedade, ele tem uma mente destorcida e tenta encontrar alguém para ficar no seu lugar, ao invés de procurar uma ajuda, um amigo, um amparo, um aconchego, um ombro, uma palavra de carinho, enraizar novos caminhos de amizades solidas, não , eles se mostram é com agressão e ainda arrasta os de cabeças vaziasse achado os bambam da vez.
 acho que está faltando é amor em seus corações.

 Bullying é a prática de atos violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa, que podem causar danos físicos e psicológicos às vítimas. O termo surgiu a partir do inglês bully​, palavra que significa tirano, brigão ou valentão, na tradução para o português.





sexta-feira, 25 de maio de 2018

Raul Teixeira = POST = MÃE E PAI

Dirijo-me a ti, sejas tu mulher-mãe ou homem-pai, a fim de que, juntos, alinhavemos algumas considerações a respeito do filho ou da filha que o Criador da Vida te concedeu, para que possas cooperar no processo de sua condução à felicidade.
Sabes, seja pelas informações da tua filosofia religiosa ou através dos teus pensares preocupados, que tens nobres quão graves compromissos com a alma conduzida aos teus cuidados.
Se te devotares, realmente, a esse labor, serás capaz de dar bom termo aos  deveres aceitos por ti, desde os tempos em que te achavas no Mundo dos Espíritos.
Em verdade, não conheces, essencialmente, a intimidade do ser que te foi apresentado como filho ou filha. Em cada momento da convivência com essa criatura posta sob tua responsabilidade, vais te assenhoreando, pouco a pouco, das peculiaridades gerais que o caracterizam. Percebes, então, no contato continuado com tua cria, o quanto ela traz de surpreendente, de grandioso ou degradante, no comportamento que exterioriza.
Não sabes, é bem verdade, de que experiências procedem teus filhos. Ignoras quais sejam as bagagens que trazem no imo do ser. Nenhuma notícia obtiveste a respeito dos arquivos pretéritos dos teus rebentos. Podem estar renascidos no teu lar criaturas com características de Rasputin ou de Francisco de Assis, de Messalina ou de Teresa de Ávila, de Calígula ou de Gandhi, de San Martín ou de Napoleão. Cada um chega para a convivência contigo, para o teu envolvimento, portando bagagens bem-aventuradas ou desafortunadas, que se constituíram ao longo do tempo, transformadas, hoje, na auto-herança, o que bem se pode entender como o “pecado original”, referido nos textos da Bíblia judaica, uma vez que ninguém herda erros ou virtudes de quem quer que seja, mas de si próprios. Tanto os tormentos íntimos quanto as excelentes virtudes procedem do passado espiritual do próprio indivíduo.                                                           

*   *   *
Com base nessas considerações, dedica-te a observar, ó pai, ó mãe, as marcas morais dos teus pequenos, procurando identificar, do melhor modo possível, o caráter desses seres que Deus destinou aos teus braços dedicados, aos teus cuidados responsáveis.

Desconhecendo a intimidade da tua criança, trabalharás como psicólogo doméstico, quase nunca com êxito, se ignoras que ela não passa de um Espírito reencarnado chegado ao mundo com necessidades evolutivas de vulto.
Que fizestes do filho confiado à vossa guarda? Indagar-te-á o Criador, no âmago da tua consciência. E terás dificuldade para justificar qualquer displicência ou postura inadvertida, tendo agido como “laissez-faire” perante os necessários deveres não atendidos.
Importante, meu irmão ou minha irmã, que, ao te postares diante do teu filho no empenho de educá-lo, agora identificado com sua realidade de um ser encarnado, tenhas atenção cuidadosa para com os materiais que utilizarás para influenciar sobre seus destinos, que o Criador conta que sejam elementos positivos.
No que se refira ao campo profissional, procura não induzi-lo a centralizar seu pensamento no dinheiro que poderá ganhar, uma vez que podes verificar que a profissionalização do indivíduo na sociedade exprime as possibilidades de que se exercite no espírito de cooperação com o progresso social. Ensina-lhe que o dinheiro é necessário à vida no mundo, mas que o propósito fundamental do labor profissional deve ser o da utilidade, pondo sempre as realizações de “César” a serviço de Deus. Aí, então, o trabalho dar-lhe-á grandeza d´alma e valor social, sob a tua amadurecida orientação.
Na esfera da vida social, necessário é que aprenda a respeitar as leis constituídas, a respeitar também os semelhantes, sejam crianças ou jovens como ele próprio, sejam pessoas maduras ou idosas. Busca sensibilizá-lo para o exercício da fraternidade, para que se dedique a fazer amigos, mantendo sua alegria de viver, nos planos da dignidade ética, da nobreza moral, passando a compreender que os maus exemplos dos outros não devem servir-lhe de exemplos. Insufla-lhe, por meio da tua própria vivência, o amor à verdade, o trato permanente com a honestidade, para que não venha a guardar remorsos e vários outros conflitos que perturbam a alma.
No convívio contigo, trata de acompanhar de perto teu filho ou tua filha, desenvolvendo neles, desde a fase infantil, o costume do diálogo, da confiança recíproca. Não atires tua criança aos excessos de qualquer teor. Esforça-te, consciente quanto és dos percalços do caminho humano, para não expor seus corpos desnudados à vaidade, seja em nome da moda contemporânea, seja por mero exibicionismo que recolhe os aplausos mentirosos da excitação, aplausos que costumam agradar aos pais e abrir agigantados fossos morais para o futuro.  Nesses eventos se ocultam as garras poderosas e babosas da pedofilia que não poupará teu filho, quer física quer psiquicamente.
Trabalha em teu rebento os valores positivos que nele encontres. Dá-lhe reforços felicitadores dizendo que gostaste de alguma atitude, de alguma realização de sua autoria. Confirma que ele foi feliz nesse ou noutro lance do caminho, não deixando de lado tal ensejo. Não justifiques que ele não fez mais do que a própria obrigação, uma vez que conheces agigantado número de pessoas que, mundo afora, não cumpre os próprios deveres. Então, torna-se indispensável incentivar esse valor onde e quando ele apareça.
Vale também ouvir suas idéias e opiniões, ainda quando se mostrem imaturas, ainda quando não te pareçam racionais ou próprias para a questão em apreço. Concede-lhe, por tua vez, o direito de discordar dos teus pontos de vista, substituindo o poder do autoritarismo violento pela autoridade, naturalmente construída no dia-a-dia do respeito, da amizade, posto que te tornarás o amigo mais próximo do teu rebento.
Ouve os teus filhos com respeito e fala-lhes sobre o que pensas e porque pensas, expressando a tua experiência de vida, a tua maturidade estruturada ao longo dos anos de incontáveis refregas cotidianas, admitindo que eles têm seus próprios pensamentos e que trazem na intimidade espiritual os indícios dos caminhos que deverão seguir, quando detenham maturação para fazê-lo.              

*   *   *
No âmbito da vida íntima, acompanha as inclinações de cada filho e, caso percebas e constates que são tristes, deprimidos, ansiosos, trabalha para dar-lhes o devido apoio, o que muitas vezes lhe indicará a necessidade de algum profissional compatível com o tipo de dificuldade que apresente. Se se apresentarem sinais de uma sexualidade nada convencional, evita aturdir-te como se já fosse o fim do mundo.
Identificando em teu filho, ou em tua filha, expressões de voracidade sexual, posturas sexuais inversivas ou apatias sexuais, pensa na melhor forma de auxiliá-lo, resguardando-o, porém, com teu atencioso carinho, evitando expô-lo nas vitrinas dos escândalos, resistindo aos pruridos do orgulho que costumam indicar posições violentas, sejam de indiferença, sejam de agressividade.
Vale a pena buscar entendê-lo sem repressões, orientá-lo apoiado na tua própria experiência vivencial. Caso haja manifestações da homossexualidade ou da heterossexualidade atormentadas, saibas que ambas te requisitam cautela na abordagem. Pedem-te o acompanhamento seguro da amizade e do respeito, no empenho de diluir ao máximo qualquer dificuldade dessas manifestações proveniente. Não o achincalhes, não lances mão da agressividade; evita constrangê-lo com chistes ou troças francamente dispensáveis e anacrônicas. Cada pessoa sabe o que sente e como sente, mesmo que, muitas vezes, não saiba explicar a procedência do que registra, a origem de seus conflitos.
Convicto de que é exceção no mundo o número dos que estão indenes aos desarranjos da vida sexual, respeita teus filhos, quando estejam atravessando fases complexas ou torturantes no campo da sua sexualidade, ouvindo-os, sentindo-os, seguindo com eles estrada afora, auxiliando-os no terreno da definição emocional, mesmo que com lágrimas ou dores morais, certo de que ainda há tempo de contribuires para o mundo melhor que todos anelamos, exatamente porque Deus confiou em ti, pai ou mãe, entregando-te um ou mais dos Seus filhos amados, em fase de reconstrução interior, na rota da felicidade.
Medita, pois, sobre tudo o que tens permitido enredar os teus filhos na caminhada terrena. Reflete quanto à qualidade de tudo isso e aprende a interferir para iluminar, a agir para renovar, a opinar para reerguer do chão planetário a ti mesmo e aos teus irmãos, colocados ao teu lado na condição de filho ou filha pelos vínculos corporais.
É ainda tempo de confirmar que a páter-maternidade é um dignificante quão abençoado exercício de cooperação com as terrenas leis do nosso Criador.

                                                                                              Camilo.
Mensagem psicografada pelo médium Raul Teixeira, em 18.02.2004, na Sociedade Espírita Esperança, em Amparo-SP.
Em 14.06.2010

mensagem de fim de semana



Não aceite ter mais um final de semana comum Não aceite ter mais um final de semana comum, como todos os outros que você lembra nesse momento, nesse final de semana faça diferente, seja diferente, faça dele especial e magnífico! Ótimo final de semana!

Fonte: https://www.lindasmensagens.com.br/bom-fim-de-semana/

quinta-feira, 24 de maio de 2018

Atitudes cidadãs podem melhorar a cidade.

Nós, munícipes, podemos fazer muito e contribuir para que a cidade onde vivemos seja melhor e progressista
Creditos: Tony Damasceno
Rose Pimentel Mader
É natural e importante que nós, cidadãos, reivindiquemos e cobremos dos agentes políticos melhorias para nossa cidade. Afinal cabe à administração pública cuidar da infraestrutura, dos serviços e das obras necessárias ao bem estar coletivo e ao desenvolvimento da cidade. Recursos municipais, estaduais e federais existem para isso e eles são fruto do nosso trabalho, através dos impostos que pagamos. Mas a construção, manutenção e crescimento de uma cidade não depende apenas dos recursos públicos, a contribuição da iniciativa privada é extraordinária, todos sabemos, através dos investimentos em todos os setores produtivos e representativos da comunidade.
Mas também nós, munícipes, podemos fazer muito e contribuir para que a cidade onde vivemos seja melhor e progressista e essa consciência que deve ser coletiva tem um nome: cidadania.
Cuidamos da nossa casa, do nosso quintal, mas também podemos cuidar da nossa rua e do nosso bairro e ser um agente transformador. Não é necessário que para isso tenhamos um cargo eletivo, basta ter boa vontade e interesse.
Claro que a atual conjuntura política e econômica do País nos tira o ânimo e nos faz descrentes, mas a força da cidadania é muito maior que o poder de um grupo nocivo que não honra a sua brasilidade.
Nós podemos sim mudar, transformar e fazer acontecer, aqui na nossa cidade. Façamos nós a nossa lição de casa.
Pensando nisto, oferecemos um espaço nesta edição especial de aniversário de Ourinhos para saber o que os cidadãos ourinhenses fazem no seu cotidiano para melhorar a cidade. Selecionamos alguns depoimentos que registramos nesta página. Fica aqui o incentivo e o estímulo para que que esta lendo este artigo que a nossa cidade seja cada vez mais presenteada com atitudes cidadãos. Afinal não basta apenas indignar-se, cobrar e reivindicar, é importante fazer a nossa parte para que Ourinhos tenha a nossa cara e seja capaz de acolher os nossos sonhos.

A vida é feita de escolhas. E o amor é uma delas!



Por:: Rosana Braga :: 


Acredito piamente que a vida de cada um de nós é composta por uma sucessão ininterrupta de escolhas. Fazemos escolhas todo tempo, desde as mais simples e automáticas, até as mais complexas, elaboradas e planejadas. Quanto mais maduros e conscientes nos tornamos, melhores e mais acertadas são as nossas escolhas.

Assim também é com o amor. Nós podemos escolher entre amar e não amar. Afinal de contas, o amor é um risco, um grande e incontrolável risco. Incontrolável porque jamais poderemos obter garantias ou certezas referentes ao que sentimos e muito menos ao que sentem por nós. E grande porque o amor é um sentimento intenso, profundo e, portanto, como diz o ditado, quanto mais alto, maior pode ser o tombo!

Por isso mesmo, admiro e procuro aprender, a cada dia, com os corajosos, aqueles que se arriscam a amar e apostam o melhor de si num relacionamento, apesar das possíveis perdas. Descubro que o amor é um dom que deve vir acompanhado de coragem, determinação e ética.

Não basta desejarmos estar ao lado de alguém, precisamos merecer. Precisamos exercitar nossa honestidade e superar nossos instintos mais primitivos. É num relacionamento íntimo e baseado num sentimento tão complexo quanto o amor que temos a oportunidade de averiguar nossa maturidade.
Quanto conseguimos ser verdadeiros com o outro e com a gente mesmo sem desrespeitar a pessoa amada? 

Quanto conseguimos nos colocar no lugar dela e perceber a dimensão da sua dor? 

Quanto somos capazes de resistir aos nossos impulsos em nome de algo superior, mais importante e mais maduro?

Amar é, definitivamente, uma escolha que pede responsabilidade. É verdade que todos nós cometemos erros
.
Mas quando o amor é o elo que une duas pessoas, independentemente de sangue, família ou obrigações sociais, é preciso tomar muito cuidado, levar muito o outro em conta para evitar estragos permanentes, quebras dolorosas demais.

O fato é que todos nós nos questionamos, em muitos momentos, se realmente vale a pena correr tantos riscos.
Sim, porque toda pessoa que ama corre o risco de perder a pessoa amada, de não ser correspondida, de ser traída, de ser enganada, enfim, de sofrer mais do que imagina que poderia suportar. Então, apenas os fortes escolhem amar!

Não são os medos que mudam, mas as atitudes que cada um toma perante os medos. Novamente voltamos ao ponto: a vida é feita de escolhas. Todos nós podemos mentir, trair, enganar e ferir o outro. Mas também todos nós podemos não mentir, não trair, não enganar e não ferir o outro.

Cada qual com o seu melhor, nas suas possibilidades e na sua maturidade, consciente ou não de seus objetivos, faz as suas próprias escolhas.
E depois, arca com as inevitáveis conseqüências destas ações , dessas atitudes.

Sugiro que você se empenhe em ser forte a fim de poder usufruir os ganhos do amor e, sobretudo, evitar as dolorosas perdas.
Mas se perceber que ainda não está pronto, seja honesto, seja humilde e ao invés de deixar cair ou de jogar no chão um coração que está em suas mãos, apenas deixe-o, apenas admita que não está conseguindo carregá-lo...

E então você, talvez, consiga compreender de fato a frase escrita por Antoine de Saint Exupéry, em seu best seller O Pequeno Príncipe:
Você se torna eternamente responsável por aquilo que cativa.

Porque muito mais difícil do que ficar ao lado de alguém para sempre é ficar por inteiro, é fazer com que seja absolutamente verdadeiro! E é exatamente isso que significa sermos responsáveis por aquilo que cativamos...



 
O que faz o amor acabar?
Até onde podemos supor, quem começa um relacionamento espera que ele não termine tão cedo. Especialmente no início, quando mostramos o melhor de nós na intenção de conquistar a pessoa amada, nossas expectativas sempre rondam a idéia – ainda que fantasiosa – do e foram felizes para sempre.

Sim, estamos cansados de ouvir que o sempre não existe que nada é eterno e que o tempo transforma as relações em algo bem diferente do que era quando começou –
lembrando que diferente, em princípio, não quer dizer nem pior e nem melhor. Mas o fato é que acreditar no amanhã é imprescindível. É esta esperança e esta significativa aposta no amor que o faz ganhar em profundidade. Ou seja, é preciso investir para ganhar, seja qual for o compromisso.

Porém, o maior equívoco na conquista e, principalmente, na manutenção das relações, tem sido o foco. Apesar de ser essencial acreditar no futuro, é absolutamente indispensável vivenciar o hoje, o agora, este dia!

Por isso, se você quer saber o que faz o amor acabar, a resposta é apenas uma: começar a acreditar que hoje pode ser ruim porque depois você poderá consertar. Talvez até possa, mas deixar para fazer o amor valer a pena somente amanhã é a maior e mais perigosa armadilha que os casais constroem para si mesmos sem se dar conta!

Em outras palavras: nada pode garantir que o amor entre você e a pessoa com quem você se relaciona jamais vai acabar.
Isso não existe. É imprevisível e incontrolável. Entretanto, se você quer fazer o que está ao seu alcance, se quer fazer o que é possível, então, minha sugestão é para que você viva um amor de um dia.

Isso mesmo:
ame como se este amor fosse acabar ao final deste dia. Como se você tivesse apenas hoje para namorar, beijar, abraçar, falar, ouvir, ouvir bastante, considerar, perdoar, pedir perdão, ceder, reconhecer o que o outro faz de bom, reconhecer o que você faz que não é muito legal... Enfim, apenas hoje, apenas agora...

Claro que isso não significa que se você não puder aproveitar o hoje, estará tudo acabado.
Mas esteja certo de que se você se relacionar na maior parte do tempo sempre esperando pelo amanhã para que seja bom, então, está fadado ao fim! Pode ser oficial ou camuflado, mas o fim será inevitável!

Portanto, não perca mais tempo! Quanto antes você começar, mais fácil será instaurar esta dinâmica no seu relacionamento.
Mais eficiente e mais prazeroso será praticar o amor por um dia!

Afinal de contas, é fácil compreender o quão mais possível é viver um grande amor por 15 ou 20 horas do que por 15 ou 20 anos... E na mesma medida, por 15 ou 20 minutos do que por 15 ou 20 horas.
Então, que tal uma ligação carinhosa, um convite picante, uma flor sem motivos aparentes, um elogio despretensioso?

Nada de mais para quem quer viver uma linda história de amor, não acha?

A RAIVA É UM SENTIMENTO NATURAL


Quase sempre reprimida, a raiva é legítima e precisa ser expressa de maneira honesta, se você quiser preservar sua saúde física e mental 
A raiva é um sentimento natural a todo ser humano e até pode ser benéfica
Os dentes cerram, o coração acelera, o sangue ferve, o rosto fica vermelho e temos vontade de gritar e, às vezes, até mesmo de pular no pescoço do outro. Atire a primeira pedra quem nunca sentiu raiva, emoção quase sempre reprimida ou disfarçada para não parecermos destemperadas. "Raiva não é agressividade e nem hostilidade, são emoções diferentes", diz Maria Teresa Nappi Moreno, doutora em psicologia clínica pelo Núcleo de Psicossomática e Psicologia Hospitalar da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e autora do livro Raiva, uma das Emoções Ligadas à Gastrite e à Esofagite (Vetor). "Quando mal trabalhada, pode ser expressa por comportamentos agressivos ou hostis".

Para Vera Martins, especialista em medicina comportamental pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), desde crianças somos ensinadas que a raiva é uma emoção negativa, pecaminosa e típica de pessoas mal-educadas. Também acreditamos que se demonstrarmos nossa irritação, ninguém irá gostar de nós. Ou ainda que possuímos algo de ruim que precisa ser contido, do contrário seremos capazes de machucar ou até de matar alguém.

Na realidade, esse sentimento está relacionado a uma manifestação de força e energia, cuja principal função é expressar que algo não está bem, impulsionando-nos a buscar mudanças. "A partir do momento que um evento ou uma pessoa nos fere além do aceitável, vivenciamos um mal-estar que pode variar de uma sensação de aborrecimento, irritação até uma explosão de ira e fúria", afirma em seu livro Tenha Calma! - Como Lidar com a Raiva no Trabalho e Transformá-la em Resultados Positivos (Campus Elsevier).

Aprendendo a lidar com o fracasso


Como diz a música do Lulu Santos, “não existiria som, se não houvesse o silêncio, e não haveria luz, se não fosse a escuridão”. Assim acontece em alguns momentos quando não conseguimos valorizar o que temos, até nos deparar com alguém em uma situação bem pior. Ou então quando o pior acontece conosco.
É tentador imaginar e desejar uma vida livre de problemas e decepções, porém sem as derrotas e adversidades, não conseguiríamos saborear as vitórias e realmente valorizar nossas conquistas. Por isso, precisamos aprender que fracassos não são tão ruins, pois servem em nossa vida como uma ponte para o sucesso.
Sabemos que situações ruins nos acometerão ao longo da nossa existência e infelizmente não é possível evita-las. Porém o que fazemos diante de uma situação ruim é o que determina o que vem pela frente. Se entregar a sentimentos ruins como tristeza, mágoas, rancor, tende a piorar seu quadro, pois raramente situações mudam do dia pra noite sem que ajamos. 


A mudança acontece quando mudo meu jeito de agir diante da situação. Ao invés de gastar energias tentando mudar a situação foque-se em entender: o que esta situação pode mudar em mim? O que eu posso aprender com ela, e o que esta aprendizagem traz de novo, e de crescimento para minha vida?
Citando o autor Augusto Cury - “Não há céu sem tempestades, e só é digno do pódio quem usa as derrotas para alcançá-lo”. Muitas vezes a tempestade está tão forte que sequer conseguimos imaginar que existe também um céu azul. Como fazer nesses momentos? Abrace sua fé, cerque-se de pessoas que lhe fazem bem, pois é muito importante ter com quem contar. 
Precisamos nos reinventar, nos despir do orgulho e aceitar que não somos completos sozinhos. Pedir uma ajuda, pedir um conselho, pedir um ombro, pedir uma companhia. São pequenos gestos que contribuem para o fortalecimento do nosso eu. Um gesto de cuidado pode não mudar a situação na quele momento , mas muda o seu humor, seu estado de espírito, e ainda por cima te dá forças para encarar a situação. 
Psicóloga Ana Carolina Perez - Psicólogo e Terapia

quarta-feira, 23 de maio de 2018

"Ser feliz ou ter razão?"

"Ser feliz ou ter razão?"
Para reflexão...


Oito da noite, numa avenida movimentada.
O casal já está atrasado para jantar na casa de uns amigos.
O endereço é novo e ela consultou no mapa antes de sair.
Ele conduz o carro.

Ela orienta e pede para que vire, na próxima rua, à esquerda.
Ele tem certeza de que é à direita.
Discutem. percebendo que além de atrasados, poderiam ficar mal-humorados, ela deixa que ele decida.
Ele vira à direita e percebe, então, que estava errado.
Embora com dificuldade, admite que insistiu no caminho errado, enquanto faz o retorno. 

Ela sorri e diz que não há nenhum problema se chegarem alguns minutos atrasados.
Mas ele ainda quer saber:
- Se tinha tanta certeza de que eu estava indo pelo caminho errado, devia ter insistido um pouco mais...
E ela diz:

- Entre ter razão e ser feliz, prefiro ser feliz.
Estávamos à beira de uma discussão, se eu insistisse mais, teríamos estragado a noite!

Moral da história:

Esse fato foi contado por uma empresária, durante uma palestra sobre simplicidade no trabalho.
Ela usou a cena para ilustrar quanta energia nós gastamos apenas para demonstrar que temos razão, independentemente, de tê-la ou não.
Diante disso me pergunto:

'Quero ser feliz ou ter razão?'
E lembrei de um outro pensamento parecido, diz o seguinte:
“Nunca se justifique. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam."

O que fazer com a casca de ovo?


21 dicas de como reutilizar a casaca do ovo.

Por Chico Sant’Anna
 https://chicosantanna.wordpress.com
A casca de ovo não é bombril, mas tem muitas utilidades. A maioria das pessoas acha que as cascas de ovo são simplesmente lixo. No entanto, elas podem ser um recurso muito útil para a nossa vida cotidiana. Vale lembrar que uma casca de ovo é composta por carbonato de cálcio, que é também o principal ingrediente de alguns antiácidos. Possuem ainda outros nutrientes essenciais às nossas plantas como o potássio e magnésio. Cada casca de tamanho médio contém aproximadamente 750 a 800 mg de cálcio, enquanto o copo de leite tem 290 mg.
A cor da casca depende da raça da galinha que produziu o ovo. As brancas produzem ovos brancos, e as marrons produzem ovos marrons. O uso de cascas de ovos caipiras, domésticas assegura uma farinha ainda mais orgânica.
Leia também
O reuso das cacas de ovos pode ser moída, em pedaços ou até na forma como ficou após o uso do ovo. Porém, uma maneira simples de potencializar os benefícios do reaproveitamento das cascas de ovos é transformando-as em uma farinha. Uma preciosa farinha, ecológica, barata, rica em minerais, com múltiplos usos, que vão da saúde humana e animal até a fertilização de canteiros, hortas, vasos, árvores e até orquídeas.
Como fazer a farinha
O primeiro passo na produção da farinha de cascas é colocar as cascas para secar à sombra, sempre que tivermos disponível. Não devem ser colocadas ao sol, pois possuem uma pequena quantidade de nitrogênio, que poderá se perder. Não é conveniente guardá-las para secar depois, pois a decomposição das partes orgânicas ainda úmidas poderá provocar mal cheiro e atrair animais indesejados, como moscas. Vá secando e guardando depois, até obter uma boa quantidade que mereça ser processada.
Se estiver com pressa e não puder esperar que as cascas sequem naturalmente, coloque-as cascas limpas e secas no forno elétrico ou convencional por 5 minutos, em potência média, para desidratá-las. Não as deixe queimar. Se estiver usando um forninho elétrico, ajuste o aparelho para que apenas a parte de baixo do forninho esquente – o calor vindo de cima e de baixo tostará as cascas.
casca de ovoCom as cascas de uma dúzia de ovos bem secas já se pode começar a fazer a farinha. Coloque-as em um saco plástico e quebre-as apertando com as mãos. Não se preocupe em moê-las bem, pois logo após elas vão para o liquidificador. Coloque-as aos poucos no aparelho e bata até transformá-las em pó. Obtida a farinha, coloque-a num vidro com tampa, e guarde-a num lugar fresco.
A farinha da casca de ovo é tradicionalmente utilizada na chamada multimistura, disseminada pela Pastoral da Criança nas ações de combate a desnutrição.
O uso da casca de ovo em forma de farinha ou mesmo em pedaços tem multiplas aplicações. No campo da Saúde, da jardinagem, da criação de animais domésticos e até no dia-a-dia do lar.
Confira abaixo 21 dicas,e não jogue mais casca de ovo no lixo. O planeta agradece.
Dicas de Saúde
Combate à osteoporose
A alimentação diária deve conter quantidades relativamente elevadas de cálcio (1.000-1.500 mg) para que as demandas fisiológicas de adolescentes, adultos ou idosos sejam supridas. Uma alimentação deficiente em cálcio compromete a formação do tecido ósseo e induz à perda da densidade óssea, levando à osteoporose. Essa enfermidade não está restrita aos idosos, mas é também comum entre adolescentes com amenorréia, e representa um grave problema de saúde pública quer pela incapacidade física dos pacientes quer pelo tratamento prolongado das fraturas decorrentes da doença.
Para grupos sociais de baixa renda sem acesso a produtos, o pó da casca de ovo se apresenta como fonte alternativa de cálcio. Já é comumente utilizado em programas sociais destinados à melhoria das condições de saúde de determinados segmentos populacionais. Além do aspecto econômico, o cálcio da casca de ovo apresenta vantagens nutricionais, pois não está associado a elevadas quantidades de proteína e sódio (como acontece, por exemplo, nos queijos), que podem induzir a um aumento da excreção renal de cálcio.
Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Goiás constatou que a adição do pó da casca de ovo às receitas culinárias não altera a aparência nem o sabor delas, e resulta em teores significativos de cálcio nos alimentos. Teores comparáveis aos de alimentos-tradicionalmente fontes de cálcio, tais como o leite. Segundo o estudo, a ingestão de duas porções diárias é capaz de cobrir cerca de 50% das recomendações de ingestão do mineral.
Muita gente come cascas de ovo por suas impressionantes quantidades de cálcio. Para fazer isso, você deve esmagá-las e triturá-las, e então acrescentá-las às comidas, polvilhando em sopas, sobremesas, molhos, cremes, saladas, etc. Não sentirá nenhum sabor diferente em seus pratos e entradas, e poderá melhorar a saúde dos seus ossos.
Cães e gatos
A dica acima vale tanto para os seres humanos quanto para cães e gatos. Para os animais domésticos, o pó da casca de ovo pode ser usado sobre a alimentação tradicionalmente utilizada. Existe uma regrinha bem básica que estipula que 1/2 colher de chá de pó de casca de ovo fornece cálcio suficiente para 500g de alimentos.
Remédio para a diarreia canina
Se você tem um cachorro que comeu algo que não devia, pode esmagar um pouco de casca de ovo junto com uma borra de café, até convertê-los em um pó. Polvilhe algumas colheres na ração ou na comida, e a diarreia desaparecerá em um dia.
Mineralizante
A casca de ovo tem poderes remineralizante para o organismo humano. Para usufruir dessas qualidades, deixe as cascas de ovo de molho na água com suco de limão durante algumas semanas e guarde esta mistura na geladeira. Acrescente um pouco dela à vitaminas de frutas e vegetais para obter minerais adicionais.
Curativo natural
A membrana da casca de ovo (a parte interior que é como uma película transparente) serve para promover a cura de cortes e arranhões. Assim, da próxima vez que se machucar, aplique-a e deixe-a agir sozinha.
Fortalecer as unhas
Esmague e triture as cascas de ovo até transformá-las em um pó e acrescente um pouco ao seu esmalte. Quando pintar as unhas, estará fortalecendo-as. Essa dica é perfeita para mulheres que têm unhas quebradiças e que demoram em crescer.
Redução de rugas
Pegue um pouco de pó de casca de ovo esmagada e coloque nas bandejas de cubo de gelo junto com água. Quando os cubos estiverem congelados, coloque no rosto para ajudar a atenuar a aparência das rugas.
Máscara nutritiva
A casca de ovo é usada como um componente de rejuvenescimento e nutrição. Existem algumas receitas para tais máscaras. Use um pilão para moer as cascas de ovo e misture-as com uma clara de ovo para fazer uma máscara caseira saudável que reduz a tensão facial. Deixe que ela seque antes de enxaguar.
Oura opção é a máscara com casca de ovo e limão. Essa máscara consiste de: 1 colher de chá de pó de casca, 1 colher de chá sumo de limão 1 colher de chá de limão, 1 colher de chá de óleo vegetal refinado e gema de um ovo.grind gema, acrescente raspas de laranja, deixe repousar, coberta por uma meia hora. Adicione os demais ingredientes, misture bem. Aplique no rosto por 15-30 minutos, retirados os restos de um tampão. Esta máscara é recomendado para fazer 2-3 vezes por mês, não mais, com pele escamosa seca.
Para outras receitas, clique aqui
Tratando irritações na pele
Coloque a casca de um ovo em um recipiente pequeno com vinagre de maçã e deixe descansar por dois dias. Passe a mistura em leves irritações na pele ou áreas com coceira. Os resultados são quase imediatos.
Alívio para picadas
Uma mistura de casca de ovo e vinagre de maçã pode representar um grande alívio à coceira das picadas de mosquitos. Se você ou alguém da família passa o verão sofrendo com a alergia causada por picadas de mosquito, tenha sempre à mão esta receitinha natural, que alivia a vermelhidão e a coceira. Lave, seque e esmague a casca de ovo e deixe-a de molho por 2 dias num pequeno frasco de vinagre de maçã. Passe a solução na área afetada três ou mais vezes ao dia. Durante o molho no vinagre, forma-se o sal acetato de cálcio que, ao cristalizar, esquenta a pele trazendo sensação de conforto.
Dicas de culinária
Tirando a acidez do café
Ferver cascas de ovo no café (algo que vem sendo feito há séculos) ajudará a reduzir o sabor amargo. Lembre-se de lavar bem a casca e coar o café para não comer nenhum pedaço. Duas substâncias presentes nos grãos de café – o ácido clorogênico lactonas e o fenil indane – provocam acidez, que muitas vezes ataca estômagos mais sensíveis. Para neutralizá-la, use o pH alcalino da casca do ovo. Basta colocar uma casca (limpa) no filtro da cafeteira. A bebida não perde o sabor.
Moldes para gelatina
Fure uma das extremidades da casca do ovo com agulha e, cuidadosamente, abra uma pequena abertura na outra ponta. Assopre o buraquinho menor para que a clara e a gema saiam do outro lado. Limpe o interior com água e sabão e seque a casca no forno. Agora preencha-a com o líquido da gelatina e feche o furinho menor com esparadrapo. Coloque o “recipiente” em pé na caixa de ovo e leve à geladeira para a gelatina endurecer. Retire o esparadrapo antes de servir. Na hora de comer, as crianças vão descascar o “ovo” e encontrar um recheio com cores vibrantes da gelatina.
Reforçando bolos e tortas
Rica em cálcio, a farinha da casca de ovo pode ser misturada à farinha de bolos e pães (basta uma pitada) para complementar a necessidade do mineral na alimentação. Duas colheres de sopa são suficientes.
Dicas para o lar
Afiar lâminas do liquidificador
Coloque a casca (o mais inteira possível) no congelador e use-a para limpar e afiar as lâminas do liquidificador, acrescentando água.
Areando panelas
Reduza o uso da palha de aço. As cascas de ovo limpas e esmagadas servem para esfregar as panelas que têm comida grudada no fundo ou nas paredes e substituem com eficiência esse produto na hora de limpar panelas e frigideiras. Na próxima vez que tiver que lavar os pratos, use cascas de ovo para tirar a comida. Basta colocar um punhado na esponja já ensaboada.
Velas decorativas
A próxima vez que comer ovos duros, quebre-os cuidadosamente pela parte de cima e deixe o resto para fazer uma base que será preenchida com cera para vela. Basta inserir um pavio, deixar que a cera se fixe e tirar a casca.
Branqueando as roupas
Alguns dizem que, se colocarmos cascas de ovo em um saquinho de malha e deixá-lo na máquina de lavar, as manchas desaparecerão na lavagem e as roupas brancas ficarão reluzentes.
Enfeites de Natal e de Páscoa
As cascas de ovos decoradas podem ser utilizadas para decorar as árvores de natal e também o jardim, na Páscoa. O ideal é que os ovos sejam pintados. Em alguns países do Leste Europeu, como na Ucrânia, essa é uma tradição antiga. Além dos pinheiros plantas da família das agaves (pitas) são muito utilizadas. Em cada extremidade das folhas, uma casca de ovo decorada é espetada. Essa pode ser um excelente entretenimento para as crianças, assim como uma maneira de gastar menos nas festas.
Leia também:

Pintados eles são utilizados nas decorações de Natal e da Páscoa, dependendo da cultura local

Para isso, fure uma das extremidades da casca com agulha e, com cuidado, abra uma pequena tampa na outra ponta. Assopre pelo buraco menor para que a clara e a gema saiam pela abertura do outro lado. Higienize o interior com água e sabão e seque a casca no forno. Além de pintados, os ovos podem ser recheados com confete de chocolate. Daí é só preencher com os confetes, fechar a abertura com papel de seda e decorar com canetinha colorida, tinta ou glitter.
Veja aqui como colorir ovos para a Páscoa
Dicas de Jardinagem
Combate a pragas do jardim
Os animais de corpo mole, como lesmas e caracóis, evitarão os vasos e jardineiras salpicadas de casca de ovos. Há quem diga que os cacos das cascas são afiados para tais animais. Já uma explicação química aponta que o cálcio existente mudará rapidamente o pH (índice de acidez) do solo, tornando-o menos amigável para esses bichinhos. A prática evita o uso de pesticidas químicos e as plantas e flores estarão a salvo de seus predadores.

Nos vasos já prontos, utilize uma colherinha de café nos vasos pequenos e duas ou três em vasos maiores.
Nos vasos já prontos, utilize uma colherinha de café nos vasos pequenos e duas ou três em vasos maiores.

Preparo de hortas e vasos
No preparo da terra ou substrato para jardinagem ou vasos, coloque 50 gramas da farinha de cascas acima descrita, são suficientes para cada 20 litros de terra. Nos vasos já prontos, utilize uma colherinha de café nos vasos pequenos e duas ou três em vasos maiores. Faça isto uma vez a cada 40 dias.
Se estiver começando a sua horta (ainda que seja em vasos ou jardineiras), e preferir usar a cascassem ter sido moída, você pode misturar um pouco de casca de ovo e adubo Na terra, pode espalhá-las diretamente no solo da sua horta, e até jogar na pilha de compostagem.
Fortalecendo tomates
Se na sua horta você cultiva tomates, certamente saberá que um problema comum do tomateiro é que ele não tem força suficiente para suportar o peso dos frutos. Quem entende de jardim comumente coloca cascas de ovo na terra onde estão as plantas de tomate para ajudar a combater este problema.
FONTE

INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...