Você sabia que a alimentação pode afetar diretamente a nossa noite de sono? Sim, isso mesmo!

Os alimentos, dependendo de sua composição podem nos ajudar a ter uma boa noite de sono, ou então, podem fazer com que seja mais difícil relaxar e descansar, como por exemplo alimentos ricos em cafeína, açúcar, gordura e também o álcool.

Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira do Sono evidenciou que 53,9% dos indivíduos se queixam de insônia e 43% relatam que se sentem cansados durante o dia, afetando assim negativamente a qualidade de vida.

Uma boa e saudável alimentação, combinado com exercício físico, pode fazer com que as noites de sono sejam muito mais reparadoras e relaxantes.

 Os alimentos ricos em triptofano regulam os níveis de serotonina, hormônio regulador do sono, fazendo com que diminua a atividade do nosso organismo, causando um efeito de relaxamento do corpo. 

Também é importante consumir alimentos ricos em melatonina, pois é o hormônio responsável pelo sono. 

Os alimentos pesados e muitos calóricos durante a noite, fazem com que nosso corpo libere cortisol e adrenalina fazendo ficarmos em estado de alerta e prejudicando o ciclo do sono. 

O ideal sempre é se alimentar 3 horas antes de dormir, consumindo alimentos leves.

 

12 alimentos que ajudam na qualidade do sono

  • Aveia: é um cereal rico em Melatonina (hormônio do sono). Uma opção de lanche antes de dormir, é uma pequena tigela de mingau com aveia ou então um biscoito de aveia. 
  • Banana: é uma fruta rica em potássio, sendo esse um mineral essencial para uma noite profunda de sono. Na banana também é possível encontrar triptofano e magnésio, que são nutrientes que favorecem a produção de melatonina, o hormônio do sono.
  • Feijão: é rico em vitaminas do complexo B, que tem sido muito utilizada para tratar ansiedade e depressão, e principalmente a vitamina B6 que ajuda a convertê-lo em serotonina. 
  • Oleaginosas: como castanhas, amêndoas e nozes. São ricas em triptofano, vitamina B6 e magnésio que ajudam a produzir melatonina e dão sensação de descanso. 
  • Folhas verdes: são ricas em cálcio e magnésio. Ajudam a reduzir os níveis de estresse que podem causar distúrbios do sono. Sugestões: alface, couve e espinafre.
  • Mel: a pequena quantidade de glicose reduzirá os níveis de orexina, que é um neurotransmissor ligado a insônia. É só adicionar um fiozinho no leite morno ou no chá antes de dormir. 
  • Leite: o famoso copo de leite quente que as avós ofereciam à noite, para dormir melhor, foi comprovado cientificamente, visto que o leite é rico em triptofano, que auxilia na produção de melatonina.  
  • Chocolate amargo: quem não ama comer um chocolate de sobremesa, não é? Quando ingerido em pequena quantidade, relaxa a mente e o corpo, visto que é composto por serotonina. Mas apenas a versão amarga contém esse efeito. 
  • Chá de Camomila: como todos sabem, esse chá tem efeito calmante. E cientificamente, é considerada um tranquilizante leve e indutor do sono, isso porque é composto por um antioxidante chamado apigenina, que ajuda a diminuir a ansiedade e iniciar o sono.
  • Kiwi: foi publicado recentemente, um estudo feito na Universidade Médica de Taipei, em Taiwan, que evidenciou o Kiwi como uma fruta aliada do sono, visto que ela é composta por uma combinação de antioxidantes, potássio e serotonina que favorecem a indução e qualidade do sono. 
  • Iogurte: contém o aminoácido triptofano, que é um grande ativo na hora de produzir hormônios que ajudam a regular o sono, como a serotonina e a melatonina. Também ajuda na digestão dos alimentos, sendo ótimo ingerir antes de dormir.
  • Peixes: são ricos em Ômega-3, que é um tipo de gordura saudável. A combinação entre ômega-3 e a vitamina D favorecem o sono, pois ambos auxiliam na produção de serotonina.

 

Artigo redigido pela enfermeira Andrielle Oliveira