quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

SAÚDE CORONA VIROS DOA ÇÃO DE SANGUE

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/

 Antes mesmo de a pandemia de coronavírus ocorrer, o Brasil já sofria com a baixa adesão de doadores de sangue. Agora, o cenário é ainda mais preocupante. No mês passado, os postos de coleta de sangue tiveram uma queda de 30% no número de doadores, segundo a Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue), com sede em São Paulo, e que gere diversos postos de coleta no estado. E essa diminuição pode ser explicada pelo medo do doador se contaminar em um ambiente hospitalar, além de restrições caso ele tenha tido contato com pacientes que apresentaram sintomas de covid-19. Relacionadas Feirantes de bairro nobre de SP relatam impotência perante coronavírus Coronavírus: sexo não ... - Veja mais em https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/04/09/coronavirus-como-doar-sangue-em-seguranca-durante-a-pandemia.htm?cmpid=copiaecola





Seja Luz Para as Pessoas à Sua Volta!


 

Você é um instrumento do universo, seja luz para as pessoas à sua volta!

Patrícia Tavares para O Segredo | 2min. de leitura

07/03/2020 


Atente-se, seja delicado, carinhoso, cuidadoso ao proferir palavras a alguém; você é um instrumento do Universo, então seja um instrumento de luz, use palavras positivas e cordiais

Diga a quem está perto ou longe o quanto a pessoa está bonita. Use palavras de incentivo, dando força e coragem a quem se sente desanimado, isso pode modificar significativamente a sua vida.

Não use palavras de deboche, de críticas, de desvalor, mesmo que de brincadeira, porque as palavras têm uma força incalculável, elas são poderosas, servem como instrumento valioso – bom ou ruim – na boca de quem as profere, principalmente quando vêm diretamente do coração, por isso tenha atenção ao verbalizá-la

E você não sabe o momento do outro, todos nós temos nossas lutas e dificuldades e, muitas vezes, não estão estampadas em nossos semblantes. 

Ao tratar com o outro, ao olhar para seu colega, amigo, parceiro, ao proferir frases e palavras, veja se elas estão servindo para melhorar ou para criar uma vibração negativa.

Atente-se, seja delicado, carinhoso, cuidadoso ao proferir palavras a quem quer que seja; você é um instrumento do Universo, então seja um instrumento de luz, use palavras positivas e cordiais. Evite julgar, apontar defeitos, isso não contribuirá para o outro melhorar, não será um incentivo, e sim gerará um sentimento ruim para o emissor e o receptor.

É hora de mudar nossas energias, transformar nosso coração, transmitir o melhor, em nossas atitudes, palavras e vibrações.

 



Se não existe confiança, caia fora!




OUÇA , COM FÉ

 OUÇA AS PALAVRAS QUE  VOCE FALA

O poder das palavras positivas

Você já notou que as palavras repetidas por nós têm um poder grandioso?

E como no poder da atração, não só o que você pensa, mas também o que fala constantemente se transforma numa força, boa ou ruim.

As palavras são potências energéticas que saem de nossa boca e se tornam força cósmica liberada para o universo, gerando enfim em matéria e desejos e até mesmo em transtornos quando mal faladas, se for o caso.

Eu mesmo sou um exemplo disso, na minha história de vida: ao engravidar, que sempre foi um sonho.

Logo ao fazer o teste de farmácia e resultar em positivo, logo pensei e disse quero um filho, e eu ainda não praticava o sentimento de atração, mas já estava colocando o poder do sentimento positivo e gratidão dentro de mim e liberando com palavras,  e sentir que é base primordial para realização das palavras ditas.Deu tudo certo e tive meu filho.

O coração sente a emoção vivida naquele momento, o cérebro descreve a imagem do sentimento e desenvolve. Mas você ao falar e sentir de alguma forma existe uma sintonia com universo que deliberadamente torna este sentimento em criação.


É preciso que  falemos sempre palavras positivas, mesmo em situações que exijam de nós um empenho maior.

Por isso listei algumas palavras positivas, que colocadas em prática em nosso dia a dia, cria uma atmosfera de bem-estar e motivação. São elas:

Fé, amor, força, foco, motivação, esperança, superação, alegria, união, oportunidade, resiliência, flexibilidade, felicidade, autoestima, tentativa, recomeço, perdão, criatividade, respeito, solução, saúde, confiança, cordialidade, honestidade, parceria etc.

São muitas palavras de positividade que podemos colocar no nosso convívio diário com as pessoas ao nosso redor que quando declaradas com sentimento verdadeiro podem, sim, mudar uma ação e até mesmo uma vida.

Quando colocamos em prática esse pensamento seguro de objetividade de dizer palavras carregadas de boas intenções que satisfaçam os nossos corações, geramos uma força de bem- estar e magnetismo que são ações de amor.

E se acaso vierem aqueles pensamentos negativos, impedindo-o de citar palavras de encorajamento, simplesmente, lembre-se de que estamos aqui nesta terra por um bem maior: a vida, e não devemos nos abater, porque amor gera amor. E diga: vai dar tudo certo!

Você não veio aqui para sofrer e desistir, mais para amar e ser amado.

Acredite: palavras têm poder!

terça-feira, 12 de janeiro de 2021

MAGRO X GORDO

 


Li uma reportagem da Gloria Kalil sobre gordo x magro onde ela diz: obesidade ou anorexia? O nome carinhoso para obesas é “fofa”, assim como o das anoréxicas é “magrinha”. As duas são anomalias e nem de longe padrão de beleza para ninguém da cultura ocidental moderna. 

E aí, digo, como e onde vai parar essa onda de ditar regras na moda. Porque de nada adianta, as pessoas querem andar na moda, estar linda, apresentável.
Mas acabam se desesperando e mete os pés pelas mãos, emagrecem demais, perdem o senso de compostura do que realmente é certo ou errado, outras engordam de mais, e sai dizendo por aí que se ama do jeito que é, e pronto, tentando enganar o resto do mundo, por que está enganada já algum tempo.

Antes de qualquer coisa, devemos sim, é abrir os olhos e ver o que está acontecendo as nossas vidas, a nossa saúde, valorizar o que é certo, descartar o errado, nos policiar, com uma alimentação saudável e principalmente nos movimentar, caminhar, pular, deixar de lado a preguiça e nos olhar de frente do espelho e de preferência despidos sem nenhuma camuflagem e não se desesperar, simplesmente analisar e ter coerência.

Lembre-se, faça uma auto-analise você e o seu Eu interior, Ao entrar em uma loja quantas roupas experimenta, e não achando o que lhe serve? 

Ao sentar a mesa quantos pratos experimentam, sabendo que deveria comer o sulficente? Ao entrar em uma academia quantos pesos sustenta, quando sabe que é importante se execitar. 

Temos que nos sentir bem, fazer  que é certo cem muita complicação, sem muita explicação.Ser nos mesmos sem apelação.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

horta de legumes e ervas

 

Faça uma horta de legumes e ervas usando 1 m² do quintal da sua casa

Voltou de uma viagem para o interior e ficou mal acostumado com todos os alimentos frescos à disposição? Pois saiba que dá para tentar fazer isso em casa. Com um sistema originário do Serviço de Parques de Lima (SERPAR), no Peru, é possível aprender como fazer uma horta ocupando apenas um metro quadrado e ainda deixar de consumir vegetais que possuem resíduos de agrotóxicos - caso da maioria dos que são comercializados no Brasil, como a Agência Nacional de Vigilância (Anvisa) mostrou em uma pesquisa, em 2011.

Como fazer

Perfeita para pequenos espaços em seu quintal, a horta é suficiente para prover a quantidade de legumes ingerida diariamente por uma pessoa durante um mês. Para fazê-la, basta dividir um metro quadrado de terra em 16 quadrados de mesmo tamanho (25 centímetros quadrados). Então é só plantar, em cada quadradinho, uma variedade diferente de erva ou legume.

No entanto, alguns cuidados são necessários. As plantas maiores devem ficar nas fileiras de trás e as menores, nas fileiras da frente, assim a luz solar chega para todas. As plantas verticais, como os tomates, devem ser penduradas em uma estrutura de suporte - que deve ser instalada em uma das "linhas" da horta (tubos de ferro, de PVC ou outros itens reutilizados podem compor a estrutura), amarrando-as para que suportem o peso.

A manutenção é tranquila, pois qualquer pessoa consegue alcançar facilmente todo o espaço da plantação sem que plantar, regar e colher se tornem grandes trabalhos. A altura da horta chega, no máximo, à cintura de uma pessoa (o que facilita a vida de deficientes físicos).

A rotação de cultivos é automática. Por exemplo: um cultivo que leva mais tempo, como o do tomate, pode ser plantado entre outros cultivos de colheita rápida e que serão colhidos antes que a planta precise de mais espaço.

Veja abaixo quais alimentos podem ser cultivados:

Como fazer a horta de 1 m²

Plantas pequenas:

  • Rabanete;
  • Cenoura
  • Cebola;
  • Espinafre;
  • Beterraba;
  • Alface;
  • Salsa.

Plantas grandes:

  • Repolho;
  • Brócolis;
  • Couve-flor;
  • Berinjela;
  • Pimentas.

Plantas verticais:

  • Tomate;
  • Pepino;
  • Vagem;
  • Ervilha;
  • Feijão.

Fonte: SERPAR

 Edição do dia 05/11/2017

05/11/2017 09h16 - Atualizado em 05/11/2017 09h16

Sabedoria antiga dos benzedores une plantas medicinais, orações e fé

Conheça a crença na tradição de cura pela natureza e pela fé. Antropólogo e neurocientista comentam o significado da prática no Brasil e no mundo.

Helen MartinsIrati, PR

00:00/08:10

Plantas medicinais, orações e fé. É o que o Globo  Rural mostra na reportagem sobre benzedeiras e benzedores, feita no Paraná.

Na casa onde as plantas medicinais se espalham até pela calçada, vive a benzedeira Agda de Andrade Cavalheiro. E de planta ela entende bem. “De planta eu entendo de tudo”, conta.

Com tanto conhecimento, Agda é famosa na cidade de Rebouças, no Paraná. Recebe sempre a visita de gente atrás de cura. Uma hora procuram plantas medicinais outra hora é um benzimento. Com um raminho de arruda e o terço na mão, Agda vai benzendo quem a procura.

Um outro tipo de benzimento é feito com a costura de pedacinhos de pano durante as orações. O comprimento da linha é medido na parte machucada do corpo da pessoa. Agda diz que a reza recupera contusões e dores musculares. “Quando terminar, eu tenho que deixar pendurado, quando inteirar três vezes, eu jogo no fogo ou formigueira”, explica.

O uso das plantas medicinais ela aprendeu com o pai, mas a benzer, foi depois que teve os filhos. “Comecei a ter as crianças e levar no benzedor e comecei a aprender”.

Aprendeu a ponto de, hoje, benzer até a distância. “Deus sabe onde eles estão e o que eles precisam.  Nós somos como um celular: nós mandamos a mensagem e Deus manda a resposta na hora.  Nós terminamos a oração e de lá ele já tá mandando a benção que precisa. Não custa nada. Para mim veio de graça e de graça sairá”, afirma Agda.

O benzimento é costume antigo e está no dicionário. Benzer vem do latim bene dicere, que significa bem dizer.  Dizer bem de alguém e fazer o bem.

Quem explica sua origem é o antropólogo João Baptista Borges Pereira.  “No Brasil está desde o Descobrimento porque é uma herança do catolicismo português. Em Portugal, as mulheres ou são benzedoras ou são demoníacas. Pode fazer o bem ou o mal. Quanto mais a mulher envelhece, ela vai se tornando feiticeira e indesejável. Mas no Brasil, a benzedeira passa elementos sincréticos, misturados, com influências indígenas e africanas, ligada às influências portuguesas. Elas tinham uma preocupação grande de fazer o bem. As benzedeiras fundamentalmente são pessoas do bem”.

Não é qualquer um que sabe as plantas certas para cada problema. E, dependendo da quantidade, a mesma erva que pode curar, também pode fazer mal. Assista a reportagem completa no vídeo acima e veja a explicação das benzedeiras sobre os diversos tratamentos.


Benzedores de dois municípios do PR possuem carteirinha da Secretaria Municipal de Saúde

00:00/16:08

Benzedores dos municípios de Rebouças e São João do Triunfo, no Paraná, se organizaram e hoje têm até carteirinha da Secretaria de Saúde. Agora, a luta é para que outro município vizinho, Irati, também faça a sua lei.

Oitenta e sete anos e a benzedeira Selmira Killer ainda cuida sozinha do seu quintal. Assim fica próxima do seu passado, de trabalhadora rural desde os dez anos de idade.

No centro dos canteiros planta hortaliças, na beirada, as ervas medicinais. Ela mora sozinha em Fernandes Pinheiro. Cidade que, pelo jeito das crianças no meio da rua, a caminho da escola, parece bem tranquila. Mesmo assim, Selmira, benzedeira requisitada, toma suas cautelas. “Homem eu benzo só de longe. Mulher e criança eu benzo de perto, homem não”.

Selmira fala sobre os santos que estão presentes em seu altar. “São Bento, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Graças, Menino Jesus e o monge João Maria”.

Ela conta que a fé era maior antigamente. “Antigamente era porque não tinha médico nada. Só Deus. Só Deus e fé nos santos nos protetores deles. Só remédio de horta, de mato”.

Dar continuidade a essa fé é uma preocupação para benzedores mais antigos, mas não para Selmira. “Os que estão vindo no mundo vão precisar e tem que ter gente que ajude”.

Para ela, o sucessor está definido: o neto, o geógrafo Antônio Michel Killer. Mas ele diz que não basta aprender só as orações. “Não. É o primeiro passo. Você pode fazer pra você, sua família. Depois, se for tocado, se tiver o dom, esse dom divino que as benzedeiras possuem. Deus tem que dar o dom”.

A proximidade com a avó, levou o geógrafo e aprendiz de benzedor, Michel, a se envolver na busca da valorização desse ofício tradicional.  O município de Rebouças foi o primeiro a regulamentar o ofício. Começou com um levantamento das pessoas que possuíam esses conhecimentos tão antigos, essa sabedoria na área da saúde.

Como a população continua procurando, a atividade se mantém viva.  No levantamento feito, em 2008, foram encontrados muitos benzedores e detentores de outros ofícios tradicionais como remedieiros e parteiras. Em Rebouças, foram 134.  No município de São João do Triunfo, 167 e, em Irati, 187.

Os números surpreenderam. Acreditava-se que seriam bem menores. Isso porque a atividade era exercida quase que escondida. “No começo tinha até medo de falar que eram benzedeiras até pra gente por causa dessa repressão histórica que existe desde o século passado”, fala Michel.

Desse levantamento veio a formação do movimento Aprendizes da Sabedoria e ganhando visibilidade e coragem, os benzedores começaram a denunciar o preconceito. O tema é polêmico e muitas benzedeiras falam que já foram chamadas de feiticeiras.

O neurocientista, Sérgio Felipe de Oliveira, especialista em medicina e espiritualidade, fala sobre o assunto. “Hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS) já admite a questão espiritual e existe muito estudo sobre espiritualidade na prática clínica. Quando a medicina oficial, o SUS (Sistema Único de Saúde), resolve dialogar com as benzedeiras, encontra-se um ponto que permite o integrativo e esse ponto beneficia o paciente. A força da fé é tremenda, mas precisa haver afeto e amor. Uma relação fria não abre caminhos. Uma relação de afeto e amor soluciona milhões de problemas”.

Os saberes populares estão presentes em duas políticas do Governo Federal: a política nacional de plantas medicinais e fitoterápicos considera "o valioso conhecimento tradicional associado ao uso de plantas medicinais" capaz de ajudar na qualidade de vida da população.

E, na política nacional de práticas integrativas complementares em saúde, que visa integrar a medicina tradicional e terapias alternativas, estão novamente as plantas medicinais.

Mas a primeira lei municipal que reconhece os ofícios tradicionais de saúde popular, foi aprovada em Rebouças. Na cidade, as carteirinhas são emitidas pela Secretaria Municipal de Saúde.

“Eles se sentem mais seguros, digamos assim, valorizados pelo trabalho deles, pela cultura que eles vêm desenvolvendo há anos e não nos atrapalha desde que quando tiverem essas pessoas procurando por eles, eles também peçam que essas pessoas procurem pelo posto de saúde, que levem ao médico. Trabalhamos numa certa parceria”, afirma a secretária de Saúde do município, Tânia Maria Selhorst.

Assista a reportagem completa no vídeo acima.

INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...