segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

ESCOLHA SAÚDE

 

A beleza está no prato: é só acertar nas escolhas


Castanha para vasinhos 

Varizes e vasinhos podem indicar deficiências nutricionais ou congestão do fígado. Reforce as doses de vitamina E, presente nas castanhas, abacate e amêndoas. Como são ricos em selênio, importante antioxidante, esses alimentos diminuem o colesterol ruim e melhoram a circulação sanguínea. Evite roupas apertadas, faça muito exercício e dê adeus ao cigarro.

 A coloração dos alimentos é determinada pela presença dos pigmentos. Estas substâncias além de colorir, desempenham diariamente papéis importantes na prevenção e na proteção do organismo contra diversas doenças infecciosas. Cada cor dos alimentos fornece ao corpo certos nutrientes e fotoquímicos que exercem benefícios e previnem doenças.

 

 O Ministério da Saúde recomenda sempre uma alimentação colorida. Devemos variar os alimentos, no entanto, é necessário saber combiná-los. Os alimentos apresentam cores variadas, como: verde, roxo, laranja, amarelo, branco, marrom entre outras, e cada uma exerce importante função no organismo.

Alimentos de coloração branca são benéficos para a saúde do coração, pois ajudam a controlar o colesterol. Apresentam vitaminas do complexo B e flavonoides.


Alimentos de cor laranja, como a abóbora e a cenoura, são antioxidantes, estimulam a inteligência e a vitalidade, além de terem vitamina A, B e C na composição. Quando consumidos diariamente fornecem uma injeção de energia.


Alimentos de cores roxa são ricos em antioxidantes e antocianina, que ajudam a combater o envelhecimento e neutralizam as substâncias cancerígenas. Podem ser encontrados em alimentos como: uva, ameixa, figo, jabuticaba, beterraba, berinjela entre outros.


Os alimentos de cor verde proporcionam uma dieta mais saudável. Deixam as pessoas mais relaxadas e de bem com a vida. Sao ricos em vitamina C, potássio e proteínas, além de serem ótima fonte de antioxidante. O consumo de alimentos como a alface, o brócolis, chuchu e abacate oferecem estes benefícios.

Já os alimentos que apresentam coloração vermelha, melhoram a pressão sanguínea e a respiração. Alimentos como o morango, framboesa, pimentões vermelhos, vinho tinto, acerola, melancia, goiaba e tomate, apresentam essa coloraçao, por terem em sua composiçao o licopeno, além de fornecerem vitamina C.


Os alimentos de cor marrom carregam grande quantidade de fibras e vitaminas dos complexos B e E, que resultam em uma melhora no funcionamento do intestino. Reduzem a ansiedade, depressão e previnem doenças cardiovasculares. Alimentos como as nozes, aveia, castanhas e cereais integrais, carregam grande aporte dessas substâncias.



Os alimentos de cor amarela sao ótimos para proporcionar ânimo. Apresentam em sua composição carboidratos, potássio, magnésio e ferro. Consumir banana, abacaxi, milho entre outros, pode ajudar a recuperar as forças.

Para obter resultado positivo é necessário consumir diariamente esses alimentos, diversificando na escolha de suas cores. Não é de imediato que se tem a resposta do corpo. É em longo prazo que você verá o resultado. Consulte um profissional nutricionista sempre que necessário, pois somente ele poderá lhe orientar corretamente em uma dieta adequada. Lembre-se sempre que o padrão de funcionamento do seu corpo será determinado pela quantidade e qualidade dos alimentos que você consome.

 

TENHA PÉS DE PRINCESA







 


Pés Rachados: O Que Fazer?    


 

 

 são lesões que surgem  em decorrência da eliminação dos tecidos cutâneos, cuja causa primeira é a perda de elasticidade da pele.
Quais As Causas?
            São muitos os fatores que podem causar as temidas rachaduras, quais sejam:
Excesso de peso : o excesso de peso é uma sobrecarga para os pés que, para se protegerem, ficam ainda mais grossos.

 

 Hábitos alimentares: alguns alimentos, como o ácido úrico, por exemplo, são causadores dessas lesões 

 

Ingestão de água: manter o  corpo hidratando de dentro pra fora é essencial para evitar o problema. 
Problemas hormonais Medicamentos : alguns medicamentos afetam a e comprometem a elasticidade da pele, o que acaba favorecendo o aparecimento das rachaduras 

 

Sapatos inadequados Meias inadequadas: meias de materiais sintéticos devem ser evitadas, já que facilitam bastante a proliferação de fungos e bactérias. 
Exposição da pele a agressões químicas : agridem a pele  e, de quebra, contaminam as lesões, podendo causar problemas ainda mais graves. 
Exposição da pele a agressões do solo: intensifica o ressecamento, compromete a elasticidade e agridem a pele. 
 Idade: com o avanço da idade, a elasticidade natural da pele é reduzida, o que faz com que os pés rachem.

 Como Evitar?

*Controle o peso, pois qualquer excesso é uma sobrecarga que, como reação de defesa, engrossa os pés.
*Faça do hidratante o seu melhor amigo, já que é ele quem vai garantir a elasticidade da pele.
*Esqueça as meias sintéticas! Meias precisam ser de algodão!
*Use sapatos adequados (no próximo tópico explico quais são) e , preferencialmente, fechados
*Excluam, para todo o sempre, os sapatos apertados, já que eles afetam  circulação.
*Mantenham o organismo hidratado
TENHA PÉS DE PRINCESA

 
Soja contra pés e calcanhares rachados

 


O problema é um alerta do corpo de que há aumento de fungos. Para combatê-los, coma alimentos ricos em biotina (vitamina H), como fígado, soja (grão, tofu, missô ou proteína texturizada) e gema de ovo.
A vitamina também é produzida pelas bactérias do bem que se alojam no intestino. Sua carência está ligada à furunculose, seborréia, eczema e aumento dos fungos no corpo. Para dar uma forcinha à hidratação da pele nessa região, não se esqueça ainda de massagear os pés com óleo de linhaça.

 "Da Patricinha Esperta".

INICIO

BELEZA RECEITAS CASEIRAS

 BABOSA COM QUIABO Para fazer uma máscara de babosa e quiabo para a pele, extraia o gel de babosa (após retirar a aloína) e misture com qui...