segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

ESCOLHA SAÚDE

 

A beleza está no prato: é só acertar nas escolhas


Castanha para vasinhos 

Varizes e vasinhos podem indicar deficiências nutricionais ou congestão do fígado. Reforce as doses de vitamina E, presente nas castanhas, abacate e amêndoas. Como são ricos em selênio, importante antioxidante, esses alimentos diminuem o colesterol ruim e melhoram a circulação sanguínea. Evite roupas apertadas, faça muito exercício e dê adeus ao cigarro.

 A coloração dos alimentos é determinada pela presença dos pigmentos. Estas substâncias além de colorir, desempenham diariamente papéis importantes na prevenção e na proteção do organismo contra diversas doenças infecciosas. Cada cor dos alimentos fornece ao corpo certos nutrientes e fotoquímicos que exercem benefícios e previnem doenças.

 

 O Ministério da Saúde recomenda sempre uma alimentação colorida. Devemos variar os alimentos, no entanto, é necessário saber combiná-los. Os alimentos apresentam cores variadas, como: verde, roxo, laranja, amarelo, branco, marrom entre outras, e cada uma exerce importante função no organismo.

Alimentos de coloração branca são benéficos para a saúde do coração, pois ajudam a controlar o colesterol. Apresentam vitaminas do complexo B e flavonoides.


Alimentos de cor laranja, como a abóbora e a cenoura, são antioxidantes, estimulam a inteligência e a vitalidade, além de terem vitamina A, B e C na composição. Quando consumidos diariamente fornecem uma injeção de energia.


Alimentos de cores roxa são ricos em antioxidantes e antocianina, que ajudam a combater o envelhecimento e neutralizam as substâncias cancerígenas. Podem ser encontrados em alimentos como: uva, ameixa, figo, jabuticaba, beterraba, berinjela entre outros.


Os alimentos de cor verde proporcionam uma dieta mais saudável. Deixam as pessoas mais relaxadas e de bem com a vida. Sao ricos em vitamina C, potássio e proteínas, além de serem ótima fonte de antioxidante. O consumo de alimentos como a alface, o brócolis, chuchu e abacate oferecem estes benefícios.

Já os alimentos que apresentam coloração vermelha, melhoram a pressão sanguínea e a respiração. Alimentos como o morango, framboesa, pimentões vermelhos, vinho tinto, acerola, melancia, goiaba e tomate, apresentam essa coloraçao, por terem em sua composiçao o licopeno, além de fornecerem vitamina C.


Os alimentos de cor marrom carregam grande quantidade de fibras e vitaminas dos complexos B e E, que resultam em uma melhora no funcionamento do intestino. Reduzem a ansiedade, depressão e previnem doenças cardiovasculares. Alimentos como as nozes, aveia, castanhas e cereais integrais, carregam grande aporte dessas substâncias.



Os alimentos de cor amarela sao ótimos para proporcionar ânimo. Apresentam em sua composição carboidratos, potássio, magnésio e ferro. Consumir banana, abacaxi, milho entre outros, pode ajudar a recuperar as forças.

Para obter resultado positivo é necessário consumir diariamente esses alimentos, diversificando na escolha de suas cores. Não é de imediato que se tem a resposta do corpo. É em longo prazo que você verá o resultado. Consulte um profissional nutricionista sempre que necessário, pois somente ele poderá lhe orientar corretamente em uma dieta adequada. Lembre-se sempre que o padrão de funcionamento do seu corpo será determinado pela quantidade e qualidade dos alimentos que você consome.

 

TENHA PÉS DE PRINCESA


 


Pés Rachados: O Que Fazer?    


 

 

 são lesões que surgem  em decorrência da eliminação dos tecidos cutâneos, cuja causa primeira é a perda de elasticidade da pele.

Quais As Causas?

            São muitos os fatores que podem causar as temidas rachaduras, quais sejam:

Excesso de peso : o excesso de peso é uma sobrecarga para os pés que, para se protegerem, ficam ainda mais grossos.
 Hábitos alimentares: alguns alimentos, como o ácido úrico, por exemplo, são causadores dessas lesões 
Ingestão de água: manter o  corpo hidratando de dentro pra fora é essencial para evitar o problema. 
Problemas hormonai Medicamentos : alguns medicamentos afetam a e comprometem a elasticidade da pele, o que acaba favorecendo o aparecimento das rachaduras 

 Sapatos inadequados Meias inadequadas: meias de materiais sintéticos devem ser evitadas, já que facilitam bastante a proliferação de fungos e bactérias. 

Exposição da pele a agressões químicas : agridem a pele  e, de quebra, contaminam as lesões, podendo causar problemas ainda mais graves. 

Exposição da pele a agressões do solo: intensifica o ressecamento, compromete a elasticidade e agridem a pele. 
 Idade: com o avanço da idade, a elasticidade natural da pele é reduzida, o que faz com que os pés rachem.

Como Evitar?

*Controle o peso, pois qualquer excesso é um sobrecarga que, como reação de defesa, engrossa os pés.
*Faça do hidratante o seu melhor amigo, já que é ele quem vai garantir a elasticidade da pele.
*Esqueça as meias sintéticas! Meias precisam ser de algodão!
*Use sapatos adequados (no próximo tópico explico quais são) e , preferencialmente, fechados
*Excluam, para todo o sempre, os sapatos apertados, já que eles afetam  circulação.
*Mantenham o organismo hidratado

TENHA PÉS DE PRINCESA

 

Soja contra pés e calcanhares rachados


O problema é um alerta do corpo de que há aumento de fungos. Para combatê-los, coma alimentos ricos em biotina (vitamina H), como fígado, soja (grão, tofu, missô ou proteína texturizada) e gema de ovo. A vitamina também é produzida pelas bactérias do bem que se alojam no intestino. Sua carência está ligada à furunculose, seborréia, eczema e aumento dos fungos no corpo. Para dar uma forcinha à hidratação da pele nessa região, não se esqueça ainda de massagear os pés com óleo de linhaça.


 "Da Patricinha Esperta".





INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...