quarta-feira, 8 de setembro de 2021

A Sabedoria Vem Com O Tempo ( Postado por Andréa Lopes )

 

A Sabedoria Vem Com O Tempo


FONTE : http://equilibrioemocional.blogspot.com

Outro dia ouvi de uma idosa, a seguinte frase: ... “Se eu tivesse dinheiro, meus filhos me respeitariam mais. Virei uma marionete nas mãos deles”... O que se tem feito com os idosos? Dinheiro se perde da noite para o dia, por meio de roubos ou falências. Porém, há algo que ninguém jamais poderá tirar de ninguém: o caráter, a dignidade, a história.


A vida é um imenso ciclo de autotransformação. Quando criança, tudo é simbólico. Na adolescência tudo é problemático ou romântico. Na fase adulta encontra-se o amadurecimento, esquece-se a magia da infância e o romantismo da juventude. É na velhice que se adquire uma ampla capacidade de união, um poder de fusão das emoções e de todas as experiências e conhecimentos armazenados por toda a vida. A visão se amplia. Os olhos podem estar cansados, mas a mente enxerga longe. Esquecem-se palavras, mas não as idéias. O sentido da vida fica mais nítido e a consciência de que não se é imortal, fica cada vez mais presente. O inconsciente acompanha atento todo esse processo. Embora as forças físicas falhem, a vida pode ainda ser muito prazerosa. O idoso lúcido, possui um poder de síntese, uma sabedoria que só os anos podem dar. Uma força interior serena que imanta suas ações.


Em geral, os idosos são vistos como importunos e colocados de lado. As conversas repetitivas sobre os mesmos assuntos chateiam, quando na verdade, são poderosas fontes de manutenção de sua memória. 

Quando um idoso repetir um assunto, deve-se tentar fazê-lo ir mais longe. Questionar os pontos que não ficaram claros, esmiuçar o tema com novas perguntas. Ele precisa de estímulos, para que seu cérebro continue funcionando. Palavras cruzadas, leituras, TV, crochê, jogo de cartas, ajudam e muito.


 Dar atenção faz com que se sinta valorizado, elevando assim sua auto-estima. Um chá, ou leite com biscoitos é algo precioso.

O respeito a um ancião deve ser ensinado desde a infância. 

Ensinar os filhos a serem atenciosos, educados e pacientes com os idosos, trabalha valores e dignidade.


 Um dia se envelhece e o filho, já adulto, vai tratar os pais da maneira como foi instruído. Os pais de hoje, serão os avós de amanhã. 


Trazer na lembrança uma avó ou um avô que foram companheiros inseparáveis em nossa meninice, nos torna mais ternos com nossos filhos, que um dia nos darão netos, que também terão filhos e assim a história vai continuando. 


O importante é plantar a semente e regá-la.

Deve-se honrar e respeitar a velhice. Só se chega a ela por mérito espiritual. É nesse momento então, que se deve ter orgulho da vitória dos anos de vida conquistados. 

É o tempo de partilhar a sabedoria e de aconselhar. Para isso existem os filhos, netos, amigos mais jovens. Cada pessoa tem seu papel a cumprir. Os idosos têm muito que ensinar e os mais jovens têm muito que aprender.

INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...