quinta-feira, 14 de abril de 2016

DICAS PARA TER UMA BOA NOITE DE SONO






DICAS PARA TER UMA BOA NOITE DE SONO


sonho

Todos querem ter uma boa noite de sono e acordar relaxado no dia seguinte, mas para os brasileiros dormir bem é um privilégio. Segundo dados do Instituto do Sono, 63% da população adulta do País têm alguma queixa relacionada ao sono. Em São Paulo, 25% da população apresenta dificuldades para dormir, 27% acorda precocemente e 36% têm dificuldade de manter o sono.


As causas mais importantes de dificuldade para conciliar o sono estão relacionadas com o estresse provocado pelo dia a dia agitado e com a produção inadequada de serotonina, neurotransmissor que regula o ritmo do sono.
Apesar de existirem medicamentos que ajudam a dormir, a automedicação deve ser evitada. O ideal é adotar algumas medidas para ter um sono mais saudável, o que é possível com simples mudanças no estilo de vida. O pneumologista dr. Carlos Carvalho, do HCor (Hospital do Coração) de São Paulo, dá cinco dicas para se ter uma boa noite de sono:
1) Pelo menos quatro horas antes de ir dormir, evite ingerir álcool e bebidas e alimentos com cafeína, como café, chás e chocolates. A cafeína tem efeito estimulante e acaba atrapalhando o sono. Já as bebidas alcoólicas irritam o estômago, o que pode causar desconforto gástrico durante a noite, sem contar que aumentam a diurese, provocando despertares durante a noite para urinar.
2) Procure ir para a cama sempre no mesmo horário. O metabolismo demora alguns dias para se acostumar com oscilações no horário do sono, por isso tente manter uma rotina todos os dias, inclusive nos fins de semana.
3) Durante a noite, geralmente na fase mais profunda do sono, a temperatura do corpo diminui, por isso o clima dentro do ambiente deve estar agradável. Temperaturas acima de 26 e abaixo de 18 graus Celsius não são confortáveis para o corpo, e o frio ou calor excessivos acabam fazendo com que se acorde no meio da madrugada.
4) Procure se alimentar três horas antes de deitar para que a digestão seja feita completamente antes de dormir. Coma alimentos mais leves e fáceis de ser digeridos, pois durante o sono o metabolismo desacelera. Alimentos de difícil absorção fazem o fluxo sanguíneo no estômago aumentar, enquanto o resto do corpo está mais relaxado, podendo causar refluxo.
5) Se não conseguir pegar no sono em 30 minutos, não fique deitado na cama, pois isso acaba estressando ainda mais. Levante-se e procure realizar uma atividade relaxante, como ouvir música suave ou ler, para ajudar a dormir.


METABOLISMO

PRIVAÇÃO DO SONO

Drauzio Varella


Controlar o ritmo das horas é uma das maravilhas da função cerebral. Sinais que partem do tecido cerebral controlam o ritmo diário das reações metabólicas essenciais para o funcionamento harmonioso do organismo. Os neurônios responsáveis pelo controle do ritmo das reações fisiológicas fundamentais estão concentrados numa região do cérebro conhecida como núcleo supra-quiasmático.
Estudos conduzidos em ratos mostram que o ritmo básico gerado nessa área do sistema nervoso é mantido silenciosamente em ciclos de 24 horas, pela alternância de luz e escuro que o animal experimenta durante o dia e a noite. Do ponto de vista evolucionista, esse mecanismo é arcaico pode ser encontrado mesmo nas bactérias. No entanto, as vicissitudes da vida moderna podem subverter essa ordenação de funcionamento que a evolução preservou durante bilhões de anos.
Importância das horas de sono
Dormir oito horas por noite é um luxo de poucos nas grandes cidades. O telefone que toca sem cerimônia até altas horas, o filme na TV, as crianças acordadas até tarde, os programas noturnos, o trabalho que levamos para terminar em casa e os compromissos logo cedo, colaboram para que o intervalo de tempo reservado para o sono seja cada vez mais curto no mundo moderno.
Trabalhos experimentais demonstram que o sono nos mamíferos é essencial para o combate eficaz às infecções, para que o cérebro processe informações, armazene memórias e elabore estratégias essenciais à sobrevivência da espécie.
As pessoas que não dormem o suficiente sentem falta de energia para as tarefas diárias, ficam deprimidas ou irritadiças, queixam-se de dificuldade de concentração, apresentam maior frequência de doenças infecciosas, acidentes automobilísticos e envelhecem mais rapidamente.
Há evidências consistentes de que a privação de sono também aumente o risco de diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e obesidade. Por outro lado, os adultos que dormem mais do que sete a oito horas por dia, enfrentam problemas semelhantes aos que dormem menos do que o necessário.
O número de horas de sono ideal para reparar as energias gastas em vigília costuma ser em média de seis a oito horas por dia. Enquanto para alguns cinco horas por noite são suficientes para enfrentar as tarefas diárias, outros passam o dia cansados se não dormirem nove ou dez. Como regra, os mais velhos necessitam de menos horas de sono do que as crianças e os adolescentes.
A verdade é que os especialistas não conseguem entrar em acordo sobre quantas horas cada organismo precisa para repousar adequadamente. A maioria, entretanto, concorda com as três regras seguintes:
1) Dormir o suficiente para passar o dia inteiro sem sentir sono;
2) Dormir até acordar sem necessidade de despertador;
3) Dormir o número médio de horas que costumamos dormir depois de alguns dias de férias (levar em conta que nos primeiros dias sem compromissos podemos dormir mais do que o necessário).
Sugestões para bem dormir
A tabela abaixo reúne as sugestões clássicas para uma noite bem dormida:
1) Evite cafeína, nicotina e álcool nas últimas horas do dia;
2) Não faça refeições exageradas antes de deitar;
3) Procure deitar no mesmo horário, mesmo nos finais de semana;
4) Procure fazer exercícios físicos durante o dia, mas evite fazê-los à noite;
5) Mantenha o quarto arejado e numa temperatura agradável;
6) Use a cama apenas para dormir e fazer sexo;
7) Faça exercícios de relaxamento ou tome banho quente antes de deitar;
8) Só use pílulas para dormir em caso de absoluta necessidade e sob orientação médica;
9) Evite dormir durante o dia. Se for muito necessário, faça-o por períodos de no máximo uma hora, antes das três da tarde;
10) Se estiver deitado por mais de trinta minutos sem conseguir pegar no sono, saia da cama e vá ler um livro sob a luz de um abajur em outro cômodo;
11) Não assista à TV no quarto de dormir.
Se as sugestões acima forem inúteis, procure um especialista em sono. Há distúrbios como a apneia do sono que exigem orientação médica, tratamento clínico, aparelhos para auxiliar a respiração e até cirurgia.



quarta-feira, 13 de abril de 2016

Prepare um suco rico em potássio


Prepare um suco rico em potássio

Prepare um suco rico em potássio



A PROTESTE oferece dicas de receitas que ajudam a melhorar e incrementar seu cardápio. Aprenda aqui um delicioso suco de polpa de fruta com água de coco que ajuda na recuperação pós-exercício.

Durante uma caminhada ou corrida o corpo não perde apenas água pelo suor, sais minerais também se vão durante o exercício. Por isso, a PROTESTE elaborou uma receita de suco rico em potássio que pode substituir o isotônico depois da atividade física. Confira abaixo o que é necessário para preparar a bebida e também veja os dados nutricionais.
Ingredientes:


  • 500 ml de água de coco
  • 50g de polpa de morango ou morango fruta fresca ou congelada 
Preparo: Liquidifique os ingredientes e sirva. 

Água de Coco com Polpa de Fruta
Porção 300 ml (1 copo)
Valor Energético
92,85Kcal
Carboidratos
20,88g
Proteína
0,78g
Gordura Total
0,69g
Ácidos graxos saturados
0,36g
Ácidos graxos trans
<0,06
Fibra Alimentar Total
<0,01g
Sódio
156,66mg
Potássio
438,6mg




Reclame com a ajuda da PROTESTE







NOTÍCIA


Reclame com a ajuda da PROTESTE e resolva seus problemas de consumo
11 abril 2016
Você ainda não conhece o Reclame da PROTESTE? Agora ficou mais fácil fazer valer os seus direitos! Com o nosso novo canal, você faz uma reclamação e conta com o apoio de nossos advogados para resolver o problema.

 Faça sua voz ser ouvida!
Muitos consumidores já contrataram um serviço ou compraram um produto que não atendeu às suas expectativas. Para facilitar a vida destas pessoas, a PROTESTE disponibiliza o Reclame para que o consumidor faça reclamações gratuitamente e de forma rápida e simples, na qual é possível enviar reclamações diretamente para as empresas ou pedir a ajuda dos advogados.

O canal foi lançado há cinco meses e está ganhando cada vez mais usuários. Nestes meses, já foram recebidas mais de 3300 reclamações e a média de valor recuperado foi de R$ 900.

Confira quais foram os setores mais reclamados:
  1. Bens de Consumo;
  2. Telecomunicações e Serviços Postais;
  3. Serviços Financeiros;
  4. Serviços.

Não perca tempo e aproveite o Reclame da PROTESTE você também.Veja abaixo como utilizar as duas opções disponíveis.

  • Na primeira, a queixa será encaminhada diretamente para aempresa resolver o problema.

  • A segunda opção possui o diferencial da atuação da nossa equipe de advogados.

  •  Nesta opção todos os consumidores recebem uma orientação e os associados da PROTESTE contam também com o serviço de intervenção junto à empresa ou loja para a solução do caso.

Ao enviar a reclamação, é possível deixá-la privada ou pública no site, além de poder acompanhar na página de reclamações públicas as manifestações das empresas sobre as queixas publicadas.

Desta forma, o consumidor consegue resolver seu problema sem sair de casa e não precisa mais ficar de mãos atadas quando seus direitos forem desrespeitados.

E para a empresa ou loja é uma oportunidade de resolver a questão rapidamente e deixar o consumidor satisfeito com seu produto ou serviço.

Peça a ajuda da PROTESTE você também e resolva seus problemas de consumo sem estresse.



segunda-feira, 11 de abril de 2016

Pessoas Difíceis


 Pessoas Difíceis




Estamos sempre interagindo com pessoas. São familiares, amigos, companheiros de trabalho. Algumas, apesar de não estarem livres de problemas, conseguem levar a vida numa boa, conversam normalmente, esboçam sorrisos. 
Outras são mais reservadas, tímidas talvez. E existem aquelas que são difíceis de lidar. São autoritárias, austeras e em alguns casos, até grosseiras.

O indivíduo autoritário necessita acreditar que é superior aos outros. Seu comportamento imperioso é um mecanismo de defesa, que seu próprio ego desenvolveu, para que os outros nunca penetrem seu âmago. 

Na verdade, esconde uma grande insegurança, baixa auto-estima e complexo de inferioridade, que o leva muitas vezes a desenvolver uma conduta materialista. Quando a pretensão e a arrogância se manifestam, fica difícil conviver. Ele desenvolve também, uma desconfiança de tudo ao seu redor. 

Por isso tende a querer as coisas do seu jeito, pois só assim tudo sairá certo e não precisa temer intervenção alheia. 

Conviver com pessoas assim desgasta, cansa. Quando é alguém da família, menos mal. Família vai ser sempre família e tentamos conviver da melhor maneira, há até a intimidade e a liberdade de se falar alguma coisa.

 Porém, quando é alguém com quem somos obrigados a conviver (trabalho, estudos), às vezes perdemos a paciência.

Sempre que depararmos com alguma pessoa difícil, vale uma pequena análise da problemática que a envolve. A começar de seu passado. É claro que, dependendo de quem for, não teremos acesso algum à sua história, mas dá para ter uma idéia à luz da psicologia.

 Alguém autoritário com certeza passou por momentos em sua vida, em especial na infância, em que sua segurança ficou comprometida. Pais rígidos, pouco atenciosos, pouco carinho, promessas não cumpridas, tudo isso desestrutura o emocional, comprometendo-o severamente, acarretando imaturidade.

 Nos cabe então considerar que, para quem teve tantos problemas, nada mais compreensível que tenha se tornado tão complicado. Com essa visão geral, as ações dessa determinada pessoa, passam a não ter tanta influência em nossas vidas. Resta-nos não julgá-la, mas procurar entender e respeitar seus defeitos que, com certeza, vieram através de sofrimentos.

Ninguém consegue mudar a vida de ninguém. Já é difícil mudar a própria vida. Porém, podemos sinalizar de vez em quando. Podemos responder às ordens com: ... “

Você quer assim, ou você gostaria que fosse assim”... Ninguém gosta de ser dominado. Liberdade é fundamental para todos os tipos de relações humanas. 

Pessoas amadurecidas e inteligentes, levam o outro a pensar em suas ações com simples palavras e atitudes pacíficas, sem brigas, sem imposição. 

A você, que de alguma maneira se enquadra como “difícil”, faço um convite: mergulhe no seu íntimo mais profundo, encontre algo realmente forte e verdadeiro em si. Cure seu ego ferido. Tudo pode estar dando certo, mas é temporário, até o dia em que as pessoas ao seu redor se cansem.




INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...