quarta-feira, 19 de abril de 2017

infancia PEQUENO POEMA



  * “A infância bem educada dará ensejo à juventude bem estruturada.
 Naturalmente tal juventude produzirá uma sociedade de adultos onde as tônicas serão o trabalho, a honestidade, a fraternidade, a honradez e a fé robusta.

 Não percamos a preciosidade da idade infantil. Se a criança é o futuro já presente, invistamos nela”. 

FLORES, FLORES CULTIVE- AS













TENHA FLORES SEMPRE PERTO DE TI, É BELO É GOSTOSO, É ALEGRE DEVIDO AS CORES E FORMAS DIFERENCIADAS, PERFUMA O AMBIENTE  E ILUMINA A TUA VIDA , É CRIAÇÃO DE DEUS!!!

AQUI TEM ALGUMAS DELAS SIMPLES DE CULTIVAR.


        










Lá pela hora do almoço para alguns, ou quase para outros, quando o sol começa a entrar a pino, a Portulaca atinge seu florescimento máximo do dia. Por isso, a flor, da família das Portulacaceae, a mesma da pata-de-elefante e da beldroega-graúda, tem como nome popular onze-horas. Fácil de plantar e pouco exigente em cuidados durante o desenvolvimento, a onze-horas possui pétalas delicadas em várias cores vibrantes, tornando-se uma bela flor para ornamentação.
A onze-horas gosta muito do sol e tem florescimento o ano inteiro - diminuindo no inverno. Embora o clima quente seja seu preferido, a planta tem boa tolerância a geadas, podendo ser cultivada em todo o país. 


2) Violeta










Pequenas, delicadas e de muitas cores. Assim são as violetas, planta cuja beleza tem muitos admiradores. Cercada por folhas verdes cobertas por penugens, que dão a sensação de veludo, as flores são miúdas, abundantes e não apresentam cheiro. Entre os tons mais encontrados estão cor-de-rosa, branco, azul, mesclado e o próprio violeta.
Muito popular como ornamento, as violetas são fáceis de cultivar e não ocupam muito espaço. Alcançam tamanho de 15 a 20 centímetros e, com raízes curtas, apresentam bom desenvolvimento em pequenos vasos.
Os de plástico são bastante comuns, porém, os modelos de barro são os mais indicados pela capacidade de absorção de umidade. Irrigações em excesso podem levar as raízes ao apodrecimento.
A luminosidade é necessária para o seu crescimento, desde que, no entanto, a planta não fique exposta ao sol diretamente. Um outro cuidado que se deve ter é quanto ao ataque de pragas e à ocorrência de doenças.





Com cerca de duas dezenas de tonalidades, que vão do branco ao vermelho, a gérbera é uma flor ideal para embelezar ambientes com cores intensas e vibrantes. Muito popular,  é uma planta herbácea, perene e fácil de ser cultivada. Não exige muitos cuidados e tem boa adaptação em regiões de clima seco. Como é rústica, tolera solos mais secos, porém, em períodos de pouca chuva, deve contar com regas regulares, de uma a duas vezes por semana.
O cultivo da flor deve ser realizado em local arejado e onde há incidência de sol. Propagada por sementes, tem em geral na segunda floração a aparência mais vistosa. Com até 40 centímetros de altura, ela conta com variedades para corte e para plantio em vasos (que são exemplares de desenvolvimento mais compacto).


Flor dourada é o significado da palavra crisântemo em grego, embora suas pétalas possam mostrar uma ampla gama de cores. Além dessa diversidade, o crisântemo apresenta ainda cultivares com botões de formatos diferentes, tornando-se uma excelente opção para decorar ambientes.
O crisântemo se desenvolve bem em períodos de dias curtos, florescendo naturalmente no inverno.

Originariamente, o lisianto é de cor roxa ou branca, com pétalas simples, como é muito comum no Japão, onde foi iniciado, já na década de 1930, o melhoramento genético da planta, ampliando-se assim a oferta de cores e formas das pétalas das flores.
Suscetível a pragas e doenças, o plantio de lisianto demanda atenção do produtor. Para ter mais segurança no manejo, o ideal é consultar um profissional da área agrícola. Um engenheiro agrônomo habilitado pode elaborar um programa de pulverizações de acordo com as condições climáticas da região e com a fase do cultivo.
6) Minimargarida

Entre as mais de 20 mil espécies de margaridas, o equivalente a mais de 10% das flores existentes no mundo, as miniaturas se destacam pela graciosidade do porte reduzido dos botões.
Pequenas e delicadas, as margaridinhas, como também são chamadas na versão mini da flor, têm miolo amarelo, cercado por pétalas de diversos tons. Semelhante aos exemplares convencionais, se adaptam a qualquer clima e se proliferam facilmente, mesmo em solos mais secos. No entanto, terrenos com bastante matéria orgânica, boa capacidade de drenagem e estrutura dão suporte para garantir uma planta anual.
7) Azaleia

Branco, rosa, vermelho e tons mesclados são as principais cores da flor, que tem plantio espalhado pelo mundo. Apesar de resistentes, as azaleias estão sujeitas a ataques de algumas pragas, que podem ser combatidas com inseticidas biodegradáveis e à base de água.
Em geral, tornam-se vulneráveis ao avanço de pulgões, cochonilhas, tripes e moscas-minadoras por causa das condições inadequadas do processo de plantio. Entre elas estão regas irregulares, condições deficientes de luz e/ou de ventilação, baixa umidade relativa ou muitas plantas instaladas em uma área muito restrita.
8) Begônia

Com formatos e tonalidades variadas, a begônia é uma das opções de planta bem aceitas no mercado, além de ser fácil de lidar para quem quer cultivá-la. Destinada para ornamentação, a begônia pode atingir até 30 centímetros de altura. Com folhagens verdes ou avermelhadas e bordas recortadas, a planta floresce bem na maior parte do ano. Embora seja uma espécie perene, pode ser cultivada como uma planta anual.
Há muitas variedades de begônia para plantio, que podem ser divididas entre as mais adequadas para vaso e outras para jardins, as quais são mais indicadas para quem está iniciando a atividade de cultivo. O processo de propagação em canteiro é mais simples e as flores também têm a possibilidade de ser transferidas para vasos grandes e jardineiras.
9) Jacinto

De cores intensas, a flor, cuja altura varia de 20 a 50 centímetros, tem tamanho adequado e beleza para fazer parte de qualquer ambiente de residências, estabelecimentos comerciais e locais públicos.
Perfumada, a flor do jacinto aromatiza naturalmente o lugar onde se encontra, proporcionando uma sensação de proximidade com a natureza. Como seu exuberante e colorido florescimento ocorre na primavera, particularmente em regiões de clima frio, onde as condições naturais permitem que o bulbo passe por uma fase de dormência, que acontece durante todo o inverno, a planta é uma ótima opção para celebrar a alegre estação das flores.
10) Hortênsia

Pouco comum entre as plantas, a cor azul é a característica marcante da hortênsia (Hydrangea macrophylla), flor de cultivo fácil, rápido e simples para produção comercial. Rústica e de boa adaptação a diferentes tipos de solos, a hortênsia ainda se destaca quanto à exuberância dos cachos que possui, os quais são muito utilizados para adornar diferentes ambientes.
Disponibilidade de água e temperatura adequada são as maiores exigências para o bom desenvolvimento da hortênsia. Como é originalmente de clima ameno, a planta, oriunda da China e do Japão, não se dá muito bem em regiões quentes e secas. No entanto, por meio de técnicas de melhoramento genético, há algumas variedades da flor cultivadas em diversos países de clima tropical, temperado e subtropical.

terça-feira, 18 de abril de 2017

Coisas para fazer com seus filhos





 coisas para fazer com seus filhos antes que eles cresçam

SE A GENTE FOSSE ENUMERAR TUDO O QUE DEVE SER FEITO ANTES DE OS FILHOS CRESCEREM, A LISTA SERIA INFINITA. POR ISSO, FIZEMOS UMA PEQUENA E FÁCIL



“Cresci em cidade de praia, com muitos em volta, rodeados de atividades simples. A gente se divertia muito catando pedra, fazendo corrida de tampinha na areia, castelo, comidinha, cabana, jogando baleado ou fazendo guerra de frutas”, conta Nanna. Foi daí que veio a inspiração para  aobra 101 Coisas para Fazer Com Seus Filhos Antes Que Eles Cresçam, da Editora Hunter Books.
Anúncio
FECHAR
Com o filho, ela ainda não fez todas. Por enquanto, marcou umas 80 no check-list, entre elas tapar a lua com o dedo, dormir todo mundo junto e fazer cabana na sala. Maneiras deliciosas de fortalecer o vínculo com eles. O livro traz ainda ideias como troca de cócegas, tocar o rosto de olhos fechados e encarar até um dos dois abrir um sorriso. Aproveite as férias e comece já a colocar a sua lista em prática.
1) Deixar uma surpresa ao lado da cama
Foi comprovado, acordar e ter uma boa surpresa ao lado da cama melhora em 100% o dia. Para a criança, 1000%. Surpresas quebram a rotina. Elas já acordam espreguiçando, prontas para colocar o chinelo e achar a mãe ou pai, no entanto deparam com um embrulho. Com dificuldade, tentarão lembrar em que mês e dia estão – Natal, aniversário ou Dia das Crianças. Ao perceberem que se trata de uma surpresa, encherão os olhos.
2) Ouvir o mar na conchinha
Toda criança tem de ter a chance de fazer uma chamada para o mar. E isso é possível com o uso de uma conchinha. É por ela que se pode ouvir o mar, e cada um interpreta a conversa de um jeito. Alguns ouvem as ondas correndo, outros ouvem apenas um balanço lento de águas, algumas vezes aparece um canto de pássaro de fundo. Portanto, tratem de realizar esse feito. Se existir somente uma concha, quem está ouvindo não pode demorar, o outro não quer ficar de fora desse bate-papo.
3) Derrubar sequência do dominó
Enfileirem as pedras do dominó com proximidade mínima, será mais legal com uma fila longa, com pelo menos cinco caixas de dominó. Cada um colocará uma peça. Antes de chegar a hora esperada, os dois já estarão pensando quem será o felizardo para iniciar a derrubada. Pais, sejam gentis, deem a vez ao filho ou à filha.
4) Tapar a lua com o dedo
Que tal provocar um eclipse? Vocês conseguem. Posicione as mãos mais ou menos na direção da Lua, a distância permitirá a redução desse astro gigante. Podem tocá-lo, sintam em suas mãos, só não a deixem escapulir com as estrelas que a chamam. Assumam que tudo é possível, depende apenas do ponto de vista. Melhor, a posição da vista com que se enxergam as coisas. Veja a Lua entre os dedos, seu brilho causará um belo teatro de sombras ao ar livre.
5) Levá-lo ao trabalho
Pode ser que eles pensem que seja uma caverna de adultos, um parque para gente grande ou uma máquina que gente de gravata mexe para ganhar dinheiro. Tente, pelo menos uma vez, levá-lo a esse esconderijo. Ele se sentirá como parte de sua vida, de fato. É possível que em casa ele reproduza algumas atitudes, pegará os seus óculos e dirá: “O relatório está aqui”.
6) Permitir o que é proibido
Parece que crianças buscam o proibido desde que nascem. Ainda mais quando lhe dizem que algo não pode ser feito. “Por quê? Por quê? Por quê?” Por que não fugir à regra? Só uma vez (ou outra). E pais cúmplices é mais legal, quebra quela pose rígida que se vê no imaginário familiar. Afinal, deixar o menino comer bolacha depois de escovar os dentes, não doerá muito. “Pode, vai”.
7) Dançar solto como se ninguém estivesse olhando
A dança é o movimento da alma, liberem emoções, mexam os quadris. Vale copiar a ginga de famosos, mas, se fizerem a própria coreografia, ficará perfeito. Pais, acompanhem a energia dos seus filhos, nada de colocar culpa nas juntas ou no tempo aposentado. Filhos, acompanhem os passos dos pais. Vocês estão num ato único, esqueçam a plateria, não se preocupem com os aplausos… Dançarinos como vocês tendem a ganhar os céus.
8) Ter um esconderijo
Alguns tiveram o privilégio de ter casa na árvore, mas, caso não tenha sido você, não fique triste. O essencial é ter um lugar para os dois, onde possam se encontrar secretamente, sem que ninguém interrompa. Esconderijos enchem pensamentos infantis, são casas de heróis e de seres poderosos, e com certeza vocês se sentirão como um deles… quando, longe de tudo, vocês estiverem neste canto, onde as horas não passam e ninguém invade.
9) Encarar, até um dos dois abrir o sorriso
Esta prática envolve concentração. Pense na variedade de imagens na mente de uma criança ao ser encarada pelo pai ou pela mãe. Normalmente imagens de bronca, entre outras atitudes chata. Aqui é diferente, será um jogo de controle emocional. Olho no olho, lábios fechados, caras sérias. Isso deve ser mantido até um explodir em sorrisos. O silêncio será quebrado depois, e alegrias (entre tons graves e agudos) devem gritar, fazendo com que ambos saiam ganhando.
10) Comer pastel na feira (ir à feira)
Há de expor que o mundo não gira apenas em torno de modismos, e que há também o popular – o simples, porém aconchegante. A feira expressa muito bem essa ideia, em meio a bancas, gritos dos feirantes e bordões como “Moça bonita não paga, mas também não leva”. Os pequenos verão graça nesse planeta, e devem estar à vontade na ocasião – no máximo chinelo e regata. Certamente não resistirão à barraquinha do pastel, e quem irá dizer que não há razões para ir à feira?
Sobre a autora
Nanna Preto é baiana, mas mora em São Paulo. Começou a carreira de jornalista cobrindo mercado financeiro, depois enveredou para o mundo dos esportes. Em 2008, organizou a agenda para ter mais tempo para o filho e o marido, sem deixar de lado o trabalho como jornalista. É autora do blog Dica de Mãe (didcademae.com), cuja ideia surgiu para contar à família, que mora em Salvador, o que estava acontecendo com o Gabriel. Depois, acabou virando um canal de interesse para outras mães, em que conta suas experiências de morar longe da família, não ter babá e criar o filho só com o marido. O blog tem uma categoria que chama “100 coisas” onde Nanna posta o que fazer com as crianças.







segunda-feira, 17 de abril de 2017

O Valor das Pequenas Coisas






17/04/2017
O Valor das Pequenas Coisas 

Aprenda a escutar a voz das coisas, dos fatos, e você verá como tudo fala, como tudo se comunica contigo...
Em cada indelicadeza, assassino um pouco aqueles que me amam... 
Em cada desatenção, não sou nem educado, nem cristão...
Em cada olhar de desprezo, alguém termina magoado...
Em cada gesto de impaciência, dou uma bofetada invisível nos que convivem comigo... 
Em cada perdão que eu nego,
vai um pedaço do meu egoísmo... 
Em cada ressentimento, revelo meu amor-próprio ferido... 
Em cada palavra áspera que digo, perco alguns pontos no céu... 
Em cada omissão que pratico, rasgo uma folha do evangelho...
Em cada esmola que eu nego, um pobre se afasta mais triste... 
Em cada oração que não faço, eu peco...
Em cada juízo maldoso, meu lado mesquinho se revela...
Em cada fofoca que faço, eu peco contra o silêncio... 
Em cada pranto que enxugo, eu torno alguém mais feliz...
Em cada ato de fé, eu canto um hino à vida...
Em cada sorriso que espalho, eu planto alguma esperança...
Em cada espinho que finco, machuco algum coração...
Em cada espinho que arranco, alguém beijará minha mão...
Em cada rosa que oferto, os anjos dizem: "Amém"... 

INICIO

FAMILIA : Família é uma Árvore de Amor

  O laço mais lindo da vida é sempre o de uma família unida e repleta de amor. A família é uma árvore de amor Existem no mundo diferente...