sábado, 16 de março de 2019

SER GENTIL

A gentileza faz com que o homem pareça exteriormente,
como deveria ser interiormente.
Jean de la Bruyère
Se há algo com o que tem me proporcionado um profundo inconformismo é a falta de gentileza e amorosidade que estamos vivenciando no mundo. É um “salve-se quem puder” em todos os aspectos de nossas vidas. No trânsito, nas relações de trabalho e até mesmo nas relações familiares e nas amizades. Qual foi a última vez que você realmente ouviu um amigo sem estar olhando no celular ou pensando no próximo compromisso que você terá no dia. Estamos nos desconectando de nossa essência e isso é extremamente perigoso! Afinal, sem amor e gentileza a humanidade só irá regredir!
E é por isso que eu lhe pergunto: você é gentil? Sabe realmente o que significa gentileza? Muita gente confunde ser gentil com noções básicas de educação formal. “Sou gentil porque dou o meu lugar para uma pessoa mais velha se sentar. Sou gentil porque cumprimentei meu vizinho no elevador pela manhã…” Claro que essas atitudes são atos de gentileza, mas a essência do sentimento vai muito além de algumas ações formais e automáticas.
Gentileza é a qualidade do que é gentil, do que é amável. Gentileza é uma amabilidade, uma delicadeza praticada pelas pessoas. É uma forma de atenção e de cuidados que torna os relacionamentos mais humanos , mais sólidos e menos ríspidos. Quem pratica a gentileza não tem má vontade nunca e se doa prazeirosamente, não é indiferente aproxima e quer saber o que há, e sim, é cuidadosa, distinta e delicada. para com todos
Vivemos em um mundo altamente competitivo. Competimos no trabalho, por espaço no trânsito, por atenção nas redes sociais. E assim, vamos nos distanciando da preocupação com o outro, das noções básicas de empatia e gentileza.
No entanto, podemos sempre nos reconectar com esse sentimento. Não é algo simples, mas que, ao fazermos, trazemos enormes benefícios para as nossas vidas e para aqueles que nos rodeiam. Também
E é isso que vamos abordar neste artigo! Faz a gentileza de me acompanhar?
Correria e competitividade não são opostos da gentileza
Somos seres conectados e interativos. Estamos todos os dias e todas as horas em constante interação e, hoje, por meio das ferramentas de mídias sociais e de comunicação on-line, somos capazes de estar em contato com as pessoas das mais variadas localidades. Porém, apesar dessa constante interatividade, o que vemos é que as relações interpessoais próximas parecem cada vez mais superficiais, e, consequentemente, palavras como cortesia, empatia e amabilidade afiguram-se mais distantes de nossa realidade.
A impressão que nos fica é que a vida moderna, repleta de competitividade e escassa de tempo, dificulta as relações de gentileza e delicadeza. Afinal, como ser gentil enquanto enfrentamos o trânsito caótico das grandes cidades?  Como ter tempo e paciência para ouvir o outro em um dia a dia tão cheio de tarefas e obrigações?
Para reforçar essa imagem, no meio corporativo, muitas vezes, atitudes duras e arrogantes são até consideradas necessárias para alcançarmos o respeito profissional. Em um mundo cada vez mais apressado e competitivo, é comum as pessoas acreditarem que a agressividade é o caminho mais rápido para o sucesso.
Mas será que atitudes arrogantes e agressivas conquistam a confiança alheia e garantem o sucesso em longo prazo?
No livro “O Poder da Gentileza”, Linda Kaplan Thaler e Robin Koval mostram que não. Executivas de uma das mais prósperas agências de publicidade dos Estados Unidos, elas descobriram cedo que ser gentil é tão importante quanto ser eficiente.
É claro que amabilidade apenas não basta, pois trabalho duro, inteligência e talento também são essenciais.  Contudo, segundo as autoras, ser delicado e atencioso, em vez de egoísta e grosseiro, pode impulsionar sua carreira muito além do resultado mais imediato e mais importante: tornar a vida de todos mais agradável.
A partir de exemplos reais, a obra analisa o impacto positivo que a gentileza tem para cada um de nós, bem como as vantagens empresariais de se adotar uma cultura da simpatia, com menor rotatividade, menores custos de recrutamento e maior produtividade.
Ser gentil é bom para você!
E tratar bem as outras pessoas não é apenas um ato de educação ou uma vantagem profissional. É algo que também é bom para sua saúde e sua vitalidade.
Pelo menos é o que afirma a pesquisadora de psicologia, Barbara Fredrickson, autora do livro Love 2.0: Transformando Felicidade e Saúde em Momentos de Conexão. Ela estuda como os “micromomentos” de conexão com os outros, como compartilhar um sorriso ou expressar preocupação, melhoram a resiliência emocional e reduzem a susceptibilidade à depressão e à ansiedade.
Na visão de Fredrickson, nossas psiques precisam de conexão humana afirmativa da mesma forma que nossos corpos precisam de alimento saudável.
“Momentos de elevação e emoções positivas funcionam como nutrientes para a criatividade, crescimento e saúde”, diz.
Por isso, ao sermos gentis e buscarmos a empatia e a amorosidade em nossas relações, estamos fazendo bem para nós mesmos!
Estudo realizado pela professora Sonja Lyubomirsky, da Universidade da Califórnia, demonstrou que a gentileza pode nos deixar mais felizes. Ela pediu a um grupo que praticasse atitudes gentis durante dez semanas e verificou que a felicidade aumentou consideravelmente no período do estudo.
Isso porque a gentileza está ligada ao gene que libera a dopamina, o neurotransmissor que proporciona bem-estar. Por isso, aqueles que ajudam os outros regularmente têm mais saúde mental e menos depressão. Pessoas solidárias têm menos probabilidade de sofrer de doenças crônicas, e seu sistema imunológico tende a ser melhor, pois existe uma relação direta entre bem-estar, felicidade e saúde.
Pessoas gentis não são individualistas, respeitam o trabalho do colega, razão pela qual chegam mais longe, já que abrem caminhos de comunicação com os outros e se tornam mais acessíveis.
E agir assim pode ser muito mais fácil do que parece. Afinal, ao contrário do que muitos pensam, a gentileza não é uma escolha, mas sim, um instinto natural do ser humano.
Uma teoria publicada pelo professor Sam Bowles, do Instituto Santa Fé (EUA), chamada de “sobrevivência do mais gentil”, afirma que a espécie humana sobreviveu graças à gentileza. Segundo Bowles, os grupos altruístas cooperam e colaboram mais para o bem-estar do próximo e da comunidade, a fim de garantir a sobrevivência.
Por outro lado, as pessoas aprendem a ser egoístas e escolhem esta atitude em determinadas situações.
Um dos principais exemplos disso é um experimento realizado em 2012 por professores da Universidade Harvard, nos Estados Unidos. Com o objetivo de descobrir se a natureza humana é egoísta ou gentil, os pesquisadores recrutaram universitários e os dividiram em grupos de quatro. Cada estudante recebeu uma quantia de dinheiro e teve a opção de separar um pouco do valor para ser multiplicado e distribuído entre o restante dos participantes. Os participantes ganhariam algo, mesmo sem compartilhar, mas, apesar da tentação de ser egoísta, a maioria das pessoas escolheu por contribuir com o restante.
A gentileza vai além:  em um estudo realizado por psicólogos da Universidade Yale, nos Estados Unidos, afirma-se que o primeiro instinto das pessoas é cuidar e salvar os outros. Os pesquisadores entrevistaram várias pessoas que tinham se arriscado por desconhecidos. “A maioria das pessoas acredita que somos instintivamente egoístas, mas nossos experimentos mostram que, quando as pessoas dependem de seus instintos, elas são mais cooperativas”, explicou o psicólogo David Rand, de Yale.
Os pesquisadores sugerem ainda que o egoísmo se evidencia quando as pessoas param para pensar antes de tomar uma atitude. Ou seja, a gentileza faz parte do instinto, o egoísmo é uma escolha.
Mas, se ser gentil é nosso instinto, por que observamos cada vez menos atitudes de amorosidade?
A resposta pode estar em mecanismo do nosso cérebro que contém um viés de negatividade.
Para nos proteger do perigo que nos espreita diariamente, seja pela violência das grandes cidades, ou pela competitividade extrema, nosso cérebro mantém nossos comportamentos de sobrevivência primários rotineiramente acionados. Desse modo, vivemos em um estado de escassez fundamental, que nos impele a uma tendência de autofoco. Nós começamos a acreditar no “sou eu ou eles.” Todo o tempo.
Sob este tipo de pressão, a própria ideia de ser gentil – manter as necessidades e sentimentos dos outros em mente, mostrando cuidado e empatia – pode começar a parecer um luxo ou até mesmo tolice.
Felizmente, porém, podemos cortar essas tendências automáticas construindo conscientemente novos hábitos mentais. “O cérebro tem a habilidade maravilhosa de tornar as coisas automáticas”, diz o PhD no tema, o psicólogo Elisha Goldstein. “Quando você tem consciência de que você quer ser gentil, e então você pratica, você está essencialmente reconectando a parte compassiva de sua mente.”
E é exatamente o ato de se concentrar nos outros o que pode reduzir nossas ansiedades e nos tirar desse estado de alerta constante.
Portanto, se começarmos a pensar mais no outro e menos em nós mesmos, vamos nos conectar com aquele instinto mais primitivo de sobrevivência do mais gentil e passar a viver com menos ansiedade e estresse. E os frutos dessa atitude só tendem a melhorar e beneficiá-lo, explica Goldstein.
“A bondade fica mais fácil com a prática.” Quando somos bons com os outros, diz Goldstein, nossos hábitos mentais de escassez, negatividade e rigidez começam a mudar. Tornamo-nos cada vez menos preocupados em obter nossa parte e mais interessados em ajudar os outros.
Faça o teste! Pratique a gentileza e você verá que todo o carinho e afeto que você proporciona voltam em dobro para você mesmo!
O vírus contagioso da gentileza
 Com certeza você já deve ter ouvido o ditado –  gentileza gera gentileza. E é exatamente nisso em que acredito! Vejo que a gentileza é como um “vírus” contagioso do bem: quanto mais gentis somos, mais nossa vida fica melhor e mais alegre, e mais pessoas ao nosso redor passam a agir da mesma maneira!
Ser gentil é um modo de agir, um jeito de ser, uma maneira de enxergar o mundo. É uma atitude muito mais sofisticada e profundada que ser educado. Conheço muita gente que segue todas as regras de etiqueta e de educação em um jantar sofisticado, mas que é incapaz de dar um sorriso sincero ao manobrista, no momento de pegar o carro. Ser gentil tem ligação com o caráter, com valores e ética.
Pessoas gentis tentam se colocar no lugar do outro, são bons ouvintes e praticam a arte da paciência. Além disso, são capazes de pedir desculpas, quando descobrem que erraram, são solidárias e companheiras. Procuram analisar as situações e serem justas. São capazes de resolver muitos conflitos, somente com seu jeito de ser.
Quem é verdadeiramente gentil o é em casa com seus familiares, com seus amigos, com seu chefe, mas também com subalternos. Ser gentil só com quem pode lhe proporcionar algo em troca não é gentileza, é interesse!
Dizem que o favor é feito com o cérebro, e a gentileza com o coração, ou seja, ser gentil não é um gesto planejado.
Seja gentil com as pessoas, e elas, provavelmente, serão gentis com você também. Como disse Shakespeare: “Eu aprendi que ser gentil é mais importante do que estar certo”.
Eu realmente acredito no poder da gentileza e busco praticá-la todos os dias da minha vida. E percebo como um simples sorriso tem o poder de realizar mudanças! Por isso, agora lhe lanço um desafio. Ao longo do dia, elogie alguém que trabalha com você e fez um bom serviço, abrace com força e carinho seu par, filhos ou pais, ouça com atenção quando alguém lhe procurar com um problema.  Pratique a empatia e a gentileza!
E é por acreditar no poder transformador da gentileza lhe convido a praticarem essa atitude, levando uma vida com mais
amorosidade e atenção ao próximo. Tente fazer isso ao menos por uma semana e verá os resultados maravilhosos que vai colher em sua vida!

sexta-feira, 15 de março de 2019

REPORTAGEM NO ALMA GÊMEA.

https://mariahconceicao.blogspot.com




Governadores do Nordeste assinam no Maranhão documento que cria consórcio entre estados

Protocolo que cria o Consórcio Nordeste foi assinado nesta quinta-feira (14), em São Luís. Projeto é a união dos nove estados e prevê parceria em projetos econômicos, políticos, infraestrutural e social.

Por Rafaelle Fróes, Rafael Cardoso e Alex Barbosa, G1 MA e TV Mirante — São Luís, MA

14/03/2019 17h07  Atualizado há 11 horas



Os governadores dos nove estados do Nordeste se reuniram nesta quinta-feira (14) em São Luís, para assinar o protocolo que cria o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste).

A união entre os nove estados prevê o desenvolvimento em diversos projetos, além da parceria econômica, política, infraestrutural e educacional entre as unidades federativas. O Consórcio Nordeste deve atuar em dez pontos principais.





Pela manhã, os nove governadores se reuniram a portas fechadas no Palácio dos Leões, sede do governo do Maranhão, para discutir alguns pontos estratégicos do consórcio. A assinatura do documento foi realizada durante o Fórum de Governadores do Nordeste.

Estiveram presentes no encontro, os governadores do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB); do Piauí, Wellington Dias (PT); do Ceará, Camilo Santana (PT); do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT); de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB); da Paraíba, João Azevedo (PSB); o vice-governador de Alagoas, Luciano Barbosa (MDB); de Sergipe, Belivado Chagas (PDT) e da Bahia, Rui Costa (PT).

Durante a assinatura da protocolo, o governador da Bahia, Rui Costa (PT) foi escolhido como primeiro presidente do Consórcio Nordeste, com mandato de um ano. O acordo entre os nove governadores definiu que a cada ano, será feito um rodízio no grupo.





Os representantes de cada estado também assinaram uma carta conjunta que fala sobre o consórcio, mas também cita o posicionamento da região com temas em debate no Congresso Nacional, como a Reforma da Previdência e mudanças no Estatuto do Desarmamento.

O texto diz que as armas servem apenas para aumentar a violência e são citados como exemplos, os casos do assassinato da vereadora Marielle Franco em março de 2018 e do massacre em uma escola de Suzano (SP) ocorrido nesta quarta-feira (13). Na carta, os governadores prestam sua solidariedade às famílias das vítimas do massacre.





Carta à sociedade assinada pelos governadores do nordeste nesta quinta-feira (14) — Foto: Divulgação



Consórcio Nordeste

A criação do Consórcio Nordeste prevê a parceria conjunta dos nove estados do Nordeste em dez pontos. O acordo permitirá, por exemplo, o intercâmbio de estudantes, apoio na segurança pública dos estados, parceria em obras de infraestrutura e a realização de compras conjuntas, buscando a diminuir o preço de produtos e serviços.



Consórcio Nordeste

A criação do Consórcio Nordeste prevê a parceria conjunta dos nove estados do Nordeste em dez pontos. O acordo permitirá, por exemplo, o intercâmbio de estudantes, apoio na segurança pública dos estados, parceria em obras de infraestrutura e a realização de compras conjuntas, buscando a diminuir o preço de produtos e serviços.

Confira todos os pontos:

1.   Mais economia: compra conjunta de produtos ou serviços contratados entre os estados;

2.   Cooperação: busca tornar o processo de cooperação interestadual mais eficiente, principalmente na ajuda de um estado para outro em casos de emergência, por exemplo;

3.   Vender mais: juntos, os nove estados vão poder melhorar as condições de exportação dos produtos produzidos;

4.   Força política: o consórcio representa busca maior peso nas decisões nacionais;

5.   Atrair investidores: a união dos estados vai poder definir linhas de atuação conjuntas para atrair mais investidores;

6.   Intercâmbio estudantil e profissional: devem ser feitas parcerias e ações entre os estados na área de educação;

7.   Projetos conjuntos: o consórcio vai integrar a infraestrutura dos nove estados e a iniciativa busca utilizar os recursos públicos da melhor forma possível;

8.   Troca de tecnologia e conhecimento: a união vai permitir a circulação, troca de informações, conhecimento e tecnologia entre os estados, de maneira acelerada;

9.   Criação de fundos: o consórcio poderá criar diversos tipos de fundos para facilitar financiamentos e obtenção de recursos;

10.                    Parques industriais e polos tecnológicos: a união vai permitir a reunião de indústrias e empresas para reduzir custos e incentivar a geração de emprego.

quarta-feira, 13 de março de 2019

Amanheço Pensando em Você


Amanheço Pensando em Você


Liah Conceição

Com ternura o dia amanheceu... E logo já estava em meus pensamentos.

Imaginei te dando um longo beijo de bom dia e te desejando muita tranquilidade para enfrentar mais uma etapa em sua vida.
As palavras são expressão máxima dos sentimentos, então que as minhas possam ser para você nesse momento a alegria e a certeza de que és muito querido e desejado por mim.

A gente se entende de uma maneira tão simples que uma troca de olhares já nos faz saber exatamente o que o outro deseja e quer. Em tudo que faço, desejo, quero e penso tem você a me acompanhar, a me fazer ouvir muitas palavras de carinho e ternura, que me fazem tão bem.

Eu sempre te quis tanto, mesmo quando ainda nem te conhecia e hoje que tenho você comigo, sinto que todos os meus desejos podem se tornar realidade.

Que durante esse dia você possa reservar alguns instantes para pensar em mim, pois com certeza eu estarei pensando em você.
E quando o entardecer invadir o dia expulsado a luz do sol, cada estrela que aparecer me dará notícias suas e assim você adormecerá sempre em meu coração. Meus beijos são e serão sempre seus!


musica - Vander Lee -

Bom Dia

Vander Lee - 

composição de Vander Lee

Letra
  
Bom dia
Como estar vivo é bom
Sorria
Todos têm esse dom
Deixa eu cantar pra ti
Deixa eu dançar no seu salão
Varrer o seu quintal
Colocar seus pés no chão
Molhar o seu jardim
E preparar seu pão
Sorriso de maçã
Com beijos de melão
Andar a pé, deixar fluir a fé num velho novo dia
Em que estar vivo é bom
Magia
Deixa rolar o som
Deixa eu cantar pra ti
Deixa eu dançar no seu salão
Varrer o seu quintal
Colocar seus pés no chão
Nos lábios da manhã, palavras de algodão
E flores de romã no seio da canção
Quero te ver dormir e acordar
Ver que viver nunca é em vão, nunca é em vão
Fadas no jardim, pragas no capim
Tudo quer brincar dentro de mim
Vento, boi da cara preta
Vai ninando as roupas brancas no varal
Diz o querubim
Que venha tocar na minha corda vocal
Que me dê matéria prima
Que eu te faço aquela rima colegial
Poemas semeados no jardim da infância
Regados pelo fogo do desejo
Subindo pela rua, crescendo no muro
Vem me colorindo o futuro como um beijo

“A oração é

Com a palavra, um Nobel de Medicina e Fisiologia


O dr. Alexis Carrel (1873-1944), Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia (1912), famoso autor de O homem, esse desconhecido, escreveu a respeito do assunto que alenta as Almas:

A oração é (...) a forma de energia mais poderosa que o homem é capaz de gerar. Trata-se de uma força tão real como a gravidade terrestre. 
Na minha qualidade de médico, tenho visto enfermos que, depois de tentarem, sem resultado, os outros meios terapêuticos, conseguiram libertar-se da melancolia e da doença, pelo sereno esforço da Prece.

 É esta, pois, no mundo, a única força que parece capaz de superar as chamadas ‘leis da Natureza’.

 Há muitas pessoas que se limitam a ver na Prece (...) um refúgio para os tímidos, ou mero apelo infantil movido pelo desejo de coisas materiais. Concebê-la, entretanto, nesses termos, é menosprezá-la erroneamente. (...) ‘Ninguém jamais rezou’, disse Emerson (1803-1882), ‘sem que houvesse aprendido alguma coisa’. (...) O mais profundo manancial de energia e perfeição, que se acha ao nosso alcance, tem sido miseravelmente abandonado. 

(...) Se a força da Prece for posta em ação na vida de homens e mulheres; se o Espírito proclamar os seus desígnios claramente, invictamente, haverá então confiança de que não sejam em vão os nossos anseios por um mundo melhor”.

segunda-feira, 11 de março de 2019

NUNCA SE DIMINUA OU SE SINTA SUPERIOR A ALGUÉM.

Texto de Augusto Cury do livro Você é Insubstituível
Todo ser humano passa por turbulências em sua vida. A
alguns falta o pão na mesa; a outros, a alegria na alma. Uns lutam
para sobreviver. Outros são ricos e abastados, mas mendigam o pão da tranqüilidade e da felicidade.

Que pão falta em sua vida?
Quando o homem explorar intensamente o pequeno átomo e o
imenso espaço e disser que domina o mundo, quando conquistar as
mais complexas tecnologias e disser que sabe tudo, então ele terá tempo para se voltar para dentro de si mesmo. Nesse momento descobrirá que
cometeu um grande erro. Qual?

Compreenderá que dominou o mundo de fora, mas não
dominou o mundo de dentro, os imensos territórios da sua alma.
Descobrirá que se tornou um gigante na ciência, mas que é um frágil
menino que não sabe navegar nas águas da emoção e que desconhece
os segredos que tecem a colcha de retalhos da sua inteligência.
Quando isso ocorrer, algo novo acontecerá. Ele encontrará pela
segunda vez a sua maior invenção: a roda. A roda? Sim, só que dessa vez

será a roda da emoção. Encontrando-a, ele percorrerá territórios pouco
explorados e, por fim, encontrará o que sempre procurou: o amor, o
amor pela vida e pelo Autor da vida.
Ao aprender a amar, o homem derramará lágrimas não de tristeza,
mas de alegria. Chorará não pelas guerras nem pelas injustiças, mas
porque compreendeu que procurou a felicidade em todo o universo
e não a encontrou. Perceberá que Deus a escondeu no único lugar em
que ele não pensou em procurá-la: dentro de si mesmo.
Nesse dia, sua vida se encherá de significado e uma revolução
silenciosa ocorrerá no âmago do seu espírito: a soberba dará lugar à
simplicidade, o julgamento dará lugar ao respeito, a discriminação
dará lugar à solidariedade, a insensatez dará lugar à sabedoria. Mas
esse tempo ainda está distante. Por quê?
Porque nem sequer descobrimos que a pior miséria humana se
encontra no solo da emoção. O homem sonha em viver dias felizes,
mas não sabe conquistar a felicidade. Os poderosos tentaram dominála.

Cercaram-na com exércitos, encurralaram-na com armas,
pressionaram-na com suas vitórias. Mas a felicidade os deixou atônitos,
pois nunca o poder conseguiu controlá-la.
Os magnatas tentaram comprá-la. Construíram impérios,
amealharam fortunas, compraram jóias. Mas a felicidade os deixou
perplexos, pois ela jamais se deixou vender e disse-lhes: "O sentido da
vida se encontra num mercado onde não se usa dinheiro!" Por isso
há miseráveis que moram em palácios e ricos que moram em
casebres.

Os cientistas tentaram entender a felicidade. Pesquisaram-na,
fizeram estatísticas, mas ela os confundiu, falando-lhes: "A lógica
numérica jamais compreenderá a lógica da emoção!" Perturbados,
descobriram que o mundo da emoção é indecifrável pelo mundo das
idéias. Por isso, os cientistas que viveram uma vida exclusivamente
lógica e rígida foram infelizes.
Os intelectuais buscaram a felicidade nos livros de filosofia, mas
não a encontraram. Por quê? Porque há mais mistérios entre a emoção
e a razão do que jamais sonhou a mente dos filósofos. Por isso, os

pensadores que amaram o mundo das idéias e desprezaram o mundo
da emoção perderam o encanto pela vida.


Os famosos tentaram seduzir a felicidade. Ofereceram em troca
dela os aplausos, os autógrafos, o assédio da TV.Mas ela golpeou-os,
dizendo: "Escondo-me no cerne das coisas simples!" Rejeitando o seu

recado, muitos não trabalharam bem a fama. Perderam a singeleza da
vida, se angustiaram e viveram a pior solidão: sentir-se só no meio da
multidão.
Os jovens gritaram: "O prazer de viver nos pertence!" Fizeram
festas e promoveram shows, alguns se drogaram e outros apreciaram

viver perigosamente. Mas a felicidade chocou-os com seu discurso:
"Eu não me encontro no prazer imediato, nem me revelo aos que desprezam
seu futuro e as conseqüências dos seus atos!"
Algumas pessoas creram que poderiam cultivar a felicidade em
laboratório. Isolaram-se do mundo, baniram as pessoas complicadas
de sua história e as dificuldades de sua vida. Gritaram: "Estamos
livres de problemas!" Mas a felicidade sumiu e deixou-lhes um bilhete:
"Eu aprecio o 'cheiro' de gente e cresço em meio aos transtornos da
vida."
Por que muitos falharam em conquistar a felicidade? Porque
quiseram o perfume das flores, mas não quiseram sujar suas mãos
para cultivá-las; porque quiseram um lugar no pódio, mas desprezaram
a labuta dos treinos. Precisamos aprender a navegar nas águas da
emoção se quisermos ter qualidade de vida no mundo estressante em
que vivemos.
O mundo da emoção não aceita atos heróicos tais como: "De
hoje em diante acordarei bem-humorado", "Daqui para frente serei
uma pessoa calma", "De agora em diante serei uma pessoa feliz, com
alto astral e cheia de auto-estima". Grande engano! No calor da
segunda-feira todas essas intenções se evaporam...
No mundo da emoção as palavras-chaves são "treinamento" e
"educação". Você precisa treinar sua emoção para ser feliz. Você precisa
educá-la para superar as perdas e as frustrações. Caso contrário, sua
emoção nunca será estável e nem capaz de contemplar o belo nos
pequenos eventos da rotina diária. Você contempla o belo?
Pisou nesta Terra um excelente mestre da emoção. Ele conseguia
erguer os olhos e enxergar o belo num ambiente de pedras e areias.
No auge da fama e sob intensa perseguição, ele fazia pausas e dizia:
"Olhai os lírios do campo." Somente alguém plenamente feliz e em paz é

capaz de gerenciar seus pensamentos e fazer de uma pequena flor um
espetáculo aos seus olhos.
Entretanto, muitos não conseguem ter prazer de viver. Eles estão
desanimados e ansiosos. Por isso dizem: "A felicidade não existe. Ela é
um sonho de homens que não acordam." Eles se sentem sem forças
para superar seus pensamentos negativos e para vencer as batalhas do
dia-a-dia. Alguns, apesar de não terem problemas exteriores, também
perderam o sentido da vida.
Hoje você é grande, mas sente-se
pequeno. Por quê? Porque as barreiras o assustam e, às vezes, o
paralisam.
Ao nascer, a memória de uma criança parece uma esponja,
absorve tudo, arquiva inúmeras experiências. Foi assim que
aconteceu com você. Nos computadores, o registro das informações
depende de um comando. Na memória humana, ele é automático e
involuntário, produzido pelo fenômeno RAM (Registro Automático
da Memória). O fenômeno RAM se tornou o artesão de sua
inteligência.
Diariamente, milhares de pensamentos e emoções foram
registrados. As experiências com grande volume emocional foram
arquivadas privilegiadamente. Desse modo, o medo, carinho, rejeição, correção, apoio foram tecendo a colcha de retalhos de sua memória
consciente e inconsciente. Cuidar do que você arquiva é acarinhar a

sua vida. Você sabe cuidar de si mesmo?
Sua inteligência é um
mistério. Encante-se com ela. Jamais duvide que você possui uma
biografia espetacular.
Depois de arquivar milhões de pensamentos na sua memória,
surgiu algo ainda mais fantástico: a consciência. Milhões de livros são
insuficientes para explicá-la. Através dela descobrimos que temos um

"eu" e que somos um ser exclusivo no teatro da vida. Através dela
construímos as relações sociais, amamos, sentimos falta das pessoas e
procuramos romper nossa bolha de solidão.
A personalidade foi, assim, confeccionada de maneira multifocal e
bela. Se você é negativista, inseguro, corajoso, sonhador, isto se deve à

história escrita em sua memória. Você interpreta o mundo pelas
janelas da sua história. Ela contém milhares de arquivos com bilhões
de informações. Você não pode deletar a sua memória, nem as
experiências dolorosas nem as prazerosas. Ela só pode ser reescrita.
Como?

Aplique a técnica do DCD (duvide, critique e determine).
Duvide de tudo aquilo que controla sua emoção e conspira contra
sua vida. Critique cada pensamento negativo. Critique a passividade
do "eu". Critique seu conformismo e reflita sobre as causas de seus
conflitos. Determine ser alegre, seguro,' feliz. Dê um choque de
lucidez em sua emoção, arquive novas experiências! Seja autor e não

vítima de sua história.
O homem é líder do mundo em que está, mas não é líder de seu
mundo psicológico. A técnica do DCD deve ser feita diariamente com
emoção e realidade e durante pelo menos seis meses.
 Ela contribui
para reeditar o filme do seu inconsciente. Você não pode apagar o
filme de sua vida, mas pode reeditá-lo. Não há milagre para mudar a
personalidade, mas é possível treinar a emoção para ser feliz.

Ao longo da formação da personalidade nos tornamos seres que
pensam e que podem mudar a nossa história, privilégio indizível da
espécie humana. Somos uma espécie inteligente num universo
desconhecido. Só não se encanta com a vida quem está sufocado por
preocupações, atolado com suas atividades e não consegue ver além da
cortina das suas dificuldades.

Cada ser humano possui um mundo único no palco da sua alma e
espírito. Descubra-o. Reis e súditos, miseráveis e abastados são
igualmente ímpares. Acima de sermos negros, brancos, árabes, judeus,
americanos, somos uma única espécie. Quem almeja ver dias felizes

precisa aprender a amar a sua espécie tanto quanto o seu grupo
social.
Se você amar profundamente a espécie humana, estará
contribuindo para provocar a maior revolução social da História.
Estamos perdendo o instinto de espécie. Temos culturas e habilidades

distintas, mas somos iguais no funcionamento da mente. Até as
crianças deficientes mentais são tão complexas quanto os intelectuais.
A diferença está apenas na reserva da memória.
Por isso, toda discriminação é insana e inumana. Nunca se
diminua ou se considere superior a alguém. Estenda as mãos, a
partir de hoje, para as pessoas que pensam diferente de você.Você

também comete erros e nem sempre é fácil suportá-los. Seja um
sábio, reconheça seus erros e não se esconda atrás da sua rigidez e de
seus julgamentos.
Há dois tipos de sabedoria: a inferior e a superior. A sabedoria
inferior é dada pelo quanto uma pessoa sabe e a superior é dada pelo

quanto ela tem consciência de que não sabe.
Tenha a sabedoria superior. Seja um eterno aprendiz na escola da
vida. A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior alivia, a
inferior culpa; a superior perdoa, a inferior condena.
Sem o perdão, o monstro do passado eclodirá em seu presente e
controlará seu futuro. Qual é a melhor forma de enfrentar um
inimigo? É perdoá-lo.

A palavra-chave para perdoá-lo não é tentar perdoá-lo, mas
compreendê-lo. Ao compreendê-lo, você o perdoa. Se o perdoa, ele
morre dentro de você e renasce de outra forma. Caso contrário, seu
inimigo dormirá com você...
Se alguém lhe bloquear a porta, não gaste energia com o
confronto, procure as janelas. Lembre-se da sabedoria da água: "A

água nunca discute com seus obstáculos, mas os contorna."
Texto de Augusto Cury do livro Você é Insubstituível

Ler pode mudar sua vida:

Ler pode mudar sua vida: veja quais são os 20 principais benefícios da leitura

Fonte:https://www.pensador.com/principais_beneficios_leitura/
Que ler faz bem todo mundo já sabe. E se pararmos para pensar, estamos lendo o tempo todo, só que agora na tela do celular. Adquirir informação é positivo, mas a leitura para além das redes sociais pode fazer toda diferença na vida das pessoas. 
Quer saber por quê? Nesse artigos selecionamos os 20 principais benefícios da leiturapara a saúde dos seres humanos, para a sociedade, etc.
Esperamos que ao final você saia correndo para escolher um livro!

Os benefícios da leitura para o cérebro e mente 

1. A leitura previne doenças como Alzheimer e outros tipos de demência 

Quando você lê está fazendo com o seu cérebro o que as pessoas fazem na academia: literalmente exercitando os neurônios, forçando a lembrar de muitas coisas, decorando personagens, compreendendo as histórias através da memória. 
Tudo isso ajuda a manter o seu cérebro saudável, e pesquisas científicas comprovam a redução de chance de doenças mentais em 32% em leitores

2. Ler poemas e textos complexos torna o seu cérebro elástico e ativo

A gente acha que o nosso cérebro fica ali paradinho, só pensando. Mas não é verdade ele é como um músculo que, quando exercitado, ganha elasticidade e força. Estudos comprovam que cérebros de leitores são mais flexíveis e capazes de realizar tarefas com 

3. A leitura é inimiga da ansiedade e depressão 

Sabe os renegados livros de autoajuda? Eles são os melhores no combate a quadros depressivos, pois pacientes assim precisam de intervenções mais diretas em seu tratamento. Mesmo Freud costumava usar livros no tratamento de seus pacientes! 

4. Pessoas que leem são mais felizes e satisfeitas com a vida 

Que a leitura torna as pessoas mais inteligentes e ajuda na memória já sabemos, mas e esse papo de felicidade? É verdade. Um estudo da Universidade of Liverpool comprovou que adultos que leem apenas trinta minutos por semana declaram estar 20% mais satisfeitos com a sua vida do que não-leitores
Isso porque pessoas que leem tem mais facilidade em fazer planos, tomar decisões e organizar prioridades. O reflexo disso é uma autoavaliação mais satisfeita. Simples, não é? 

Benefícios da leitura diária para sua saúde 

5. Apenas seis minutos de leitura diária silenciosa são suficientes para você relaxar 

Seis minutos! Apenas seis minutos! Não parece mentira? Mas foi tudo comprovado no estudo britânico da Universidade de Sussex no REINO UNIDO . Esse pedacinho de tempo no seu dia já é suficiente para reduzir a frequência cardíaca e aliviar a tensão muscular.
Inclusive, segundo o mesmo estudo, ler durante seis minutos funciona melhor para o relaxamento do que ouvir música, passear ou beber uma xícara de chá. 

6. Ler trinta minutos por dia pode adicionar dois anos à sua vida 

Pesquisadores da Universidade de Yale realizaram um estudo com mais de vinte mil pessoas e descobriram que as que, ao longo dos anos, liam mais de trinta minutos por dia, tinham um tempo de vida média dois anos maior do que as que não liam. 
E ainda: os leitores de livros que relataram realizar mais de três horas de leitura por semana eram 23% menos propensos a morrer do que seus colegas que liam apenas jornais ou revistas.

7. Ler te torna uma pessoa emocionalmente mais inteligente   

Muito se fala hoje da tal inteligência emocional. A capacidade de lidar e entender seus sentimentos e os de outras pessoas é uma valiosa qualidade. O conhecimento encontrado nos livros e o exercício de compreender personagens e fatos são capazes de trazer um incremento na sua inteligência emocional. 

MULHER


Como alcançar a mulher de valor?
“A mulher de valor proporciona sempre o bem, a alegria, nunca desgosto. Trabalha prazerosamente e cinge-se com firmeza. Redobra a força de seus braços. Fortaleza e dignidade são seus adornos, ela sorri para o futuro. Abre a boca para a sabedoria e uma instrução bondosa está na sua língua” (confira Provérbios 31, 10-31).
Onde está a mulher de valor? Como se pode alcançá-la? Ela é fruto da conquista de cada momento. É preciso fazer bem todas as coisas e dar sentido a tudo que se realiza. As decisões da vida cotidiana a constroem. Ela vai escolhendo bem a cada momento. Ela sabe viver bem o hoje, para assim, dar oportunidade a Deus de reconciliá-la com seu passado. Ela vive a simplicidade de cada momento e só assim sabe proporcionar alegria, sem nunca dar desgosto a ninguém. Sua beleza vem desta sabedoria de viver bem o tempo que se chama hoje. Ela é bondosa, porque sabe ser agradecida, fez a experiência de receber mais do que mereceu.


Dicas para sempre manter a qualidade do conteúdo na rádio

  1.  
Você deve fazer inúmeros planos para tornar sua rádio um bom negócio e, com certeza, um deles é agradar seus ouvintes na maior parte do tempo e torná-los fieis à sua programação. E claro, contando sempre com um bom alcance de sinal e uma transmissão de qualidade, não é mesmo?
Mas o que fazer além do que já é feito? Como melhorar o conteúdo na rádio? De que forma dinamizar a programação? Comece não trocando de estação, ou melhor, de blog, e lendo nossas 4 dicas para manter a qualidade do conteúdo na sua rádio.
1. Seja mais dinâmico e proativo
Vamos começar por questões que afastam os ouvintes de nossa programação. O rádio é um veículo que tem como base três elementos: música, entretenimento e informação. Se você deixar a desejar nesses pilares básicos, com certeza vai perder ouvintes, audiência e dinheiro. Por isso, busque ser dinâmico e proativo!
  • Não deixe de atualizar sua grade de músicas com lançamentos e mais tocadas;
  • Tenha sempre na programação humor, esporte, dicas e entretenimento;
  • Procure checar as fontes e oferecer informação relevante e sempre confiável.
2. Valorize o conteúdo local
Pense: as pessoas gostam muito mais de saber de notícias e acontecimentos ligados à sua própria realidade do que de realidades alheias. Então, sua audiência subirá ainda mais se sua rádio incluir um pouco mais programação local.
Fale de sua cidade e região, dê importância aos eventos que acontecem próximo ou no seu município e, se possível, faça cobertura desses eventos.
Com mais conteúdo local na sua grade, você consegue:
  • Evitar a concorrência com as grandes emissoras;
  • Fidelizar os ouvintes da cidade e da região;
  • Criar laços mais estreitos com a comunidade;
  • Ter uma programação diferenciada para oferecer.
3. Faça programas temáticos
Nada melhor do que aproveitar temas que estão em alta para fidelizar o público que nos ouve. Não precisa ser apenas datas comemorativas como dia das mães, dos pais ou dos namorados. Você pode procurar assuntos que estão sendo bastante comentados na mídia como a valorização da mulher, o preconceito, até a própria crise possibilita trocas de ideias, boas reportagens, informação e músicas com esse tema.

Outra dica é criar pautas como assuntos que marcaram época, trilhas de filmes, séries e novelas e reportagens especiais sobre os problemas nacionais que afetam o cotidiano de seus ouvintes. Criando uma programação temática, você ganha audiência e evita que:
  • Ouvintes já acostumados com sua rádio procurem uma programação diferente;
  • A desmotivação tome conta da equipe, que sempre trabalha os mesmos temas.
4. Crie outros canais de comunicação
Já se foi o tempo em que os ouvintes se comunicavam com as rádios apenas pelo telefone. Hoje, com a internet e as redes sociais, a relação de uma rádio com seus ouvintes precisa ser dinâmica e eficiente.
Crie outros canais de comunicação com quem te ouve, seja grupo de WhatsApp, perfil no Facebook ou Instagram, canal no YouTube… Enfim, o que você não pode deixar de fazer é se comunicar, independentemente do meio utilizado.
Tendo mais de uma forma de se comunicar com os ouvintes, você acaba conhecendo melhor as preferências e horários de participação de seus públicos, podendo personalizar a programação e aumentar a audiência. Imagine que:
  • De manhã, muitas pessoas mais idosas ligam pedindo música e oração;
  • À tarde, o Facebook “bomba” com a galera jovem mandando recados e pedindo abraços;
  • Já à noite, um público de perfil mais sóbrio pode preferir o WhatsApp para pedir ou oferecer músicas.
Com essas informações, não fica muito mais fácil pensar e planejar a programação de conteúdo na rádio? Aproveite e comente aqui quais são suas maiores dificuldades para manter uma programação de qualidade e que desperte interesse.
Comentários


INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...