quarta-feira, 9 de outubro de 2019

historia a grande pedra


Conta-se que um rei, que viveu num país além-mar, há muito tempo, era muito sábio e não poupava esforços para ensinar bons hábitos ao seu povo.
Frequentemente fazia coisas que pareciam estranhas e inúteis. Mas tudo que fazia era para ensinar o povo a ser trabalhador e cauteloso.
Nada de bom pode vir a uma nação - dizia ele - cujo povo reclama e espera que outros resolvam seus problemas.
Deus dá as coisas boas da vida a quem lida com os problemas por conta própria.
Uma noite, enquanto todos dormiam, ele pôs uma enorme pedra na estrada que passava pelo palácio. Depois foi se esconder atrás de uma cerca, e esperou para ver o que acontecia.
Primeiro veio um fazendeiro com uma carroça carregada de sementes que levava para a moagem na usina.
Quem já viu tamanho descuido? Disse ele contrariado, enquanto desviava sua carroça e contornava a pedra.
Por que esses preguiçosos não mandam retirar esta pedra da estrada?
E continuou reclamando da inutilidade dos outros, mas sem ao menos tocar, ele próprio, na pedra.
Logo depois, um jovem soldado veio cantando pela estrada. A longa pluma de seu quepe ondulava na brisa, e uma espada reluzente pendia da sua cintura.
Ele pensava na maravilhosa coragem que mostraria na guerra e não viu a pedra, mas tropeçou nela e se estatelou no chão poeirento.
Ergueu-se, sacudiu a poeira da roupa, pegou a espada e enfureceu-se com os preguiçosos que, insensatamente, haviam largado aquela pedra imensa na estrada.
Então, ele também se afastou sem pensar uma única vez que ele próprio poderia retirar a pedra.
E assim correu o dia...
Todos que por ali passavam reclamavam e resmungavam por causa da pedra no meio da estrada, mas ninguém a tocava.
Finalmente, ao cair da noite, a filha do moleiro por lá passou. Era muito trabalhadora e estava cansada, pois desde cedo andava ocupada no moinho, mas disse a si mesma:
Já está escurecendo, alguém pode tropeçar nesta pedra e se ferir gravemente. Vou tirá-la do caminho.
E tentou arrastar dali a pedra. Era muito pesada, mas a moça empurrou, e empurrou, e puxou, e inclinou, até que conseguiu retirá-la do lugar.
Para sua surpresa, encontrou uma caixa debaixo da pedra. Ergueu-a. Era pesada, pois estava cheia de alguma coisa. Havia na tampa os seguintes dizeres: Esta caixa pertence a quem retirar a pedra.
Ela a abriu e descobriu que estava cheia de ouro.
O rei então apareceu e disse com carinho:
Minha filha, com frequência encontramos obstáculos e fardos no caminho.

Podemos reclamar em alto e bom som enquanto nos desviamos deles, se assim preferimos, ou podemos erguê-los e descobrir o que eles significam.
A decepção, normalmente, é o preço da preguiça.
Então, o sábio rei montou em seu cavalo e, com um delicado boa noite, retirou-se.


* * *

Não há dor sem causa nem lágrimas sem procedência justa. Nossos obstáculos de agora foram tecidos por nós mesmos. Tenhamos, pois, a coragem de eliminá-los a golpes de esforço próprio, baseados na caridade, que é luz acesa em nosso roteiro de ascensão para Deus.Redação do Momento Espírita
MUSICA = ANDAR COM FÉ - GILBERTO GIL

CRIANÇAS - DIA DAS CRIANÇAS.



Ela tem o dom especial de dar sabor e graça a tudo. Contenta-se com tão pouco: um passeio, um pôr-do-sol, um pacote de pipoca.
E tem a pretensão de que o mundo inteiro lhe pertence. É sua a árvore, a bola, a peteca. É seu o pássaro, o jardim. São seus o carro do papai e o batom da mamãe.
Uma criança nasce com um brilho angelical e mesmo crescendo, sempre fica um halo de luz suficiente para nos cativar o coração, mesmo que ela se sente no lodo, chore a todo o volume, faça um berreiro ou ande pela casa se gabando, depois de vestir as melhores roupas e sapatos de sua mãe ou de seu pai.
Ela pode ser a mais carinhosa do mundo e parecer a mais ingênua, até ao ponto de esgotar a nossa capacidade de responder perguntas.
Quando está brincando, produz todo tipo de ruídos que nos colocam os nervos à flor da pele.
Quando a repreendem ela fica quietinha, faz beicinho, carinha de choro. Mas continua com esse brilho angelical nos olhos.
Ela é a inocência jogada na Terra, a beleza fazendo cambalhotas e também a mais doce expressão do amor materno, quando acaricia e faz dormir a sua boneca ou o seu bichinho de pelúcia.
Quando Deus a cria, utiliza uma parte da matéria prima de muitas de suas criaturas. Usa os gorjeios do sabiá e os saltos do gafanhoto, a curiosidade e a suavidade do gato, a ligeireza do antílope e a teimosia de uma mulinha.
Gosta de sapatos novos, de sorvete, brinquedos, do jardim de infância, dos companheiros de folguedos e de correr atrás dos pombos e do gatinho.
Adora livros de colorir, as lições de dança, a bola e o patinete.
Ama a praia, o sol, o mar, as férias, o luar e as estrelas.
Não gosta que lhe penteiem o cabelo e é a mais ocupada criatura na hora de ir para a cama, porque sempre precisa acabar alguma coisa que ainda nem começou.
Ninguém nos dá maiores aflições ou alegrias, desgosto ou satisfações ou o mais legítimo orgulho.
Pode bagunçar nossos papéis de trabalho, nosso cabelo e a roupa. É especialista em nos pedir tempo para compartilhar das suas brincadeiras e tem uma fértil imaginação.
Às vezes, pode parecer uma calamidade, que quase nos desespera com tantos ruídos e travessuras.
Mas quando sentimos que as nossas esperanças e desejos estão a ponto de cair por terra, quando o mundo parece que se fecha para nós;
quando chegamos a pensar que o fracasso logo nos alcançará, ela nos converte em majestades, quando se senta em nossos joelhos, passa os bracinhos pelo nosso pescoço e pede para contar um segredo no ouvido, e diz: Eu te amo!
*   *   *
As crianças são como espelhos. Na presença do amor, refletem o amor. Quando o amor está ausente, elas nada têm a refletir.
Guardamos sérias responsabilidades para com esses Espíritos que nos foram confiados por Deus, Nosso Pai.
Na condição de pais, é nosso dever guiá-los pelos caminhos do bem, falar-lhes de responsabilidades e dos objetivos da vida.
Pensemos nisso.
Redação do Momento Espírita, com base no textoQue é uma menina?, de Juan Alfonso Astiazarán, do
livro 
Um presente especial, de Roger Patrón L

terça-feira, 8 de outubro de 2019

A UNIÃO DEPENDE DE NOSSAS ATITUDES

SEJA RESPONSÁVEL POR SUAS ATITUDES

Quantas vezes fazemos besteira por não pensar nas consequências antes de agir? Assumir a responsabilidade pelos seus atos inclui imaginar como eles afetam outras pessoas. Se você puder evitar machucar alguém, por que não? Escolha bem as suas ações para não ter, que se arrepender, depois.



Não se faça de bobo

Não adianta deixar para depois o que você pode fazer agora, isso vai acabar atrapalhando o seu amanhã.
 Na vida só temos uma chance de fazer tudo direito, faça corretamente agora e você não precisará fazer reparos, APARAR AS ARESTAS no seu amanhã.
 Não se faça de bobo quando a vida te cobra, seja responsável pelas suas atitudes e leal com aquilo que você quer
. Dessa forma ninguém será capaz de te barrar na linha de chegada. Existe um limite dentro de você, a sua mente e o infinito, mas a única coisa que pode te barrar é aquilo que você faz do seu agora. 
Quanto mais cedo percebemos que a vida acompanha o nosso ritmo, melhor lidamos com as nossas atitudes. Pensar não custa nada, olhe para fora da caixa e explore o melhor que existe dentro de você.


Ouvi Dizer - Melim
Papapaparapapapa
Ôôuôô
Ôôuôô
Ah se eu acordasse todo dia
Com o seu bom dia
De tanto café na cama
Faltariam xicaras
Me atrasaria
Só pra ficar de preguiça
Se toda arte
Se inspirasse em seus traços
Então qualquer esboço
Viraria um quadro
Monaliza
Com você tudo fica tão leve
Que até te levo
Na garupa da bicicleta
O preto e branco tem cor
A vida tem mais humor
E pouco a pouco o vazio
Se completa
O errado se acerta
O quebrado conserta
E assim, tudo muda
Mesmo sem mudar
A paz se multiplicou
Que bom que você chegou
Pra somar
Ouvi dizer
Que existe paraiso na terra
E coisas que eu nunca entendi
Coisas que eu nunca entendi
Só ouvi dizer
Que quando arrepia já era
Coisas que eu só entendi
Quando eu te conheci
Papapaparapapapa
Ôôuôô
Ôôuôô
Com você tudo fica tão leve
Que até te levo
Na garupa…

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Motivação para Vida

Motivação para Vida


A vida é um dom maravilhoso que recebemos de Deus. Deus criou este Universo maravilhoso e colocou nele o homem para ser feliz, para conquistar sonhos, prosperidade, vencer; enfim, viver uma grande e maravilhosa aventura. 
É essa fé que devemos ter, acreditar que este Universo conspira a nosso favor. Estamos neste planeta com a missão de jamais perdermos a fé, devemos ter a certeza da vitória do presente sobre o passado e de que a solução para os nossos problemas está dentro de nós, precisamos aprender a nos conectar conosco, a ouvir a nossa voz interior.
Em primeiro lugar devemos nos amar, nos valorizarmos enquanto pessoa que tem sonhos, que tem desejos e viver em busca da realização desses sonhos definindo objetivos e metas que nos conduzirão ao alcance desses objetivos. 

Devemos perder os medos que nos impedem de descobrirmos as nossas qualidades, as nossas potencialidades, de reconhecermos que temos uma missão, e que Deus nos deu esse dom maravilhoso da vida, mas com uma grande responsabilidade que é a de sermos felizes e de darmos manutenção a sua obra de criação.

 Muitos correm atrás da felicidade sem saber que a felicidade é um estado de espírito que se encontra em seu próprio coração, e pior, confundem felicidade com conquista de bens materiais, os quais são importantes é claro, pois nos trazem conforto, mas não significam felicidade. Felicidade é voltar a sonhar, a se amar, a viver de uma forma simples.
Outro fator importante a ser repensado e modificado é a questão sobre passado, presente e futuro:
Passado: Devemos encarar o passado como algo que não existe, já passou, não temos como mudá-lo e, portanto o passado deve ficar enterrado. A única coisa do passado que devemos manter em nosso presente são as coisas boas que ficaram, sobre as lembranças positivas, aquilo que realmente nos traga algum beneficio no presente, fatos que nos mostram que fomos capazes de lutar, que enfrentamos as dificuldades e vencemos, aprendemos e crescemos, e reconhecer que muitas vezes esse crescimento veio através de erros e quedas que foram de fundamental importância. O que fazemos de errado é ficarmos amargando um passado que não pode ser modificado, alimentando o que deu errado, lembrando tristezas, mágoas, rancores, que só trazem desesperança e desmotivação. Devemos fazer o exercício de auto perdão, reconhecendo nossos erros como oportunidades para aprendizado para futuros acertos. Devemos aprender a nos perdoar e a pedir perdão eliminando tristezas, rancores, mágoas, tudo de negativo que nos impede de crescer.
Todos os fatos desagradáveis, todos os obstáculos, todos os problemas são formas que a vida encontra para nos testar, para que busquemos dentro de nós as soluções e respostas que nos façam superá-los, ganhar força e crescer em aprendizado galgando um degrau a mais na escala da vida. E podemos ter certeza de que a vida não nos coloca diante de problemas e obstáculos que não possamos suportar, se os problemas vem para nós é porque temos condições de enfrentá-los e superá-los.Devemos, pois não reclamar tanto diante das dificuldades e vicissitudes que a vida nos coloca, mas agradecer a Deus, pois é através delas que crescemos e aprendemos.
FuturoDevemos deixar de viver ansiosos e angustiados por coisas que estão previstas para acontecer no futuro, deixando de viver o presente na expectativa de fatos e acontecimentos futuros, correndo atrás do amanhã, ou mesmo deixando para amanhã o que pode e deve estar realizando hoje. O futuro a Deus pertence, e só Deus sabe se estaremos ou não aqui amanhã.
Presente: Passe a encarar o hoje como sendo o último dia de sua vida. Devemos valorizar sim o presente, o aqui e agora traçando metas e correndo atrás da realização de nossos sonhos e objetivos. Descubra o quão importante você é, existe alguém em algum lugar que espera por você, que acredita em você, que te ama… E você como se coloca diante da vida, qual a sua atitude? Quais os seus sonhos? O que você está fazendo para realizar seus sonhos, para conquistar seus objetivos. Você acredita em você? Você reconhece seus potenciais? Você se conhece? Você se ama?
É importante que façamos uma reflexão sobre quem realmente somos, se temos nos valorizado, se gostamos de nós, se temos buscado a realização de nossos sonhos. Muitas vezes assumimos posturas que vão contra a nossa alma, que não são condizentes com o que realmente queremos, escolhemos relacionamentos, ambientes, profissão, roupas, atitudes, baseados em aparências ou em medo da crítica, negando nosso verdadeiro eu, e trazendo tristezas, mágoas, insatisfação, frustração e daí advém uma vida de tristeza e dor, nos sentimos derrotados, e a nossa auto-estima é jogada no lixo. Precisamos parar e refletir sobre o que vale e o que não vale a pena em nossa vida, sobre o modo como estamos vivendo, sobre as coisas que estamos fazendo, sobre o nosso trabalho, sobre as pessoas de nossos relacionamentos, enfim, o que está realmente valendo a pena. Precisamos passar tudo na peneira e deixar apenas o que realmente vale a pena, o que realmente está contribuindo para o nosso crescimento, para o alcance de nossos objetivos, o que nos faz realmente felizes. E a partir daí tomar uma decisão de mudança, abandonando tudo o que não vale a pena, tudo o que nos faz infelizes e nos impede de crescer.
Quando acreditamos em nós e definimos nossos verdadeiros objetivos nada nos tira do nosso caminho, nem problemas, nem dificuldades, nem doenças, nem drogas, nem mentiras, nem solidão, nada nos abala, pois sabemos o que queremos e confiamos em nós. Somos os responsáveis pelas nossas derrotas e pelos nossos sucessos, colhemos o que plantamos, somos os responsáveis pelos nossos atos, temos livre arbítrio e devemos manter o leme de nossa vida em nossas mãos, e não entregá-lo a mãe, pai, namorado, amigo, filhos, doença, trabalho, drogas, etc., enfim não entregá-lo a ninguém.
Devemos valorizar o momento presente, cuidando de quem amamos, de nós, praticarmos o exercício do amor e perdão para conosco e para com todos os que nos cercam, para com a natureza, para com os animais, para com o Universo.
Compilado por Maria de Fátima Estimado Corga – Psicóloga – CRP 13521/06, Terapeuta do Instituto Luz
fim.

Professora cria caderno de elogios

Professora cria caderno de elogios para valorizar autoestima dos alunos…

Com meditação e trabalho interdisciplinar, crianças de uma comunidade pesqueira do Rio Grande do Norte passaram a se concentrar mais nas atividades escolares
Tenho vinte anos de experiência na sala de aula, mas só pude comprovar há dez anos atrás o quanto é importante elogiar e valorizar a autoestima das crianças. Trabalho com os meus alunos de forma interdisciplinar e faço rodas de conversa que ajudam a direcionar a nossa mente para práticas contemplativas e meditativas.
A ideia é extrair o que as crianças têm de melhor. Durante alguns minutos, agradecemos por tudo o que temos e pensamos em sonhos que já foram realizados. Apesar de enfrentar resistência no início, aos poucos começamos a alcançar os nossos objetivos. No Centro de Educação Integrada de Maracajaú, em Maxaranguape (RN), os alunos do quinto ano do ensino fundamental passaram a ter melhor concentração, o que facilita bastante o rendimento nas atividades escolares.
Para que os alunos possam adquirir confiança e demonstrar os seus interesses, organizo pequenos grupos de estudo com monitores. Faço a distribuição deles conforme diferentes níveis de aprendizagens, possibilitando que tirem dúvidas e aprendam juntos. Ao perceber que podem auxiliar no processo de aprendizagem dos colegas, eles sentem ser úteis e também ficam mais seguros.

Todos os dias tentamos usar palavras positivas e frases afirmativas. Na nossa sala, construímos um caderno de elogios e uma mala de sabedoria com livros e histórias altruístas.

Nós confeccionamos o caderno com folhas de rascunho e decoramos com recortes, colagens e desenhos criativos feitos pelos alunos.
Também chamamos essa atividade de correio da amizade. Durante a semana, escolhemos um momento no início ou no final da aula para escrever elogios aos colegas, professores ou qualquer outra pessoa da comunidade escolar. É um momento grandioso, que além de estimular a leitura e a escrita, ainda ajuda a melhorar o relacionamento na escola.
O projeto está sendo ampliado, e outros professores dos anos finais do ensino fundamental estão trabalhando com essa ideia.

O caderno de elogios também é usado pela equipe pedagógica e os demais funcionários da escola.

Nós o deixamos na sala dos professores e em algum momento do dia exaltamos as qualidades dos nossos colegas para manter um ambiente de convívio harmonioso.
Faço esse trabalho há dez anos, pois me coloco no lugar dos alunos, que estão acostumados a passar uma manhã inteira levando broncas, fazendo tudo o que os professores pedem e sendo obrigados a sentar em outro lugar para não conversar com o colega do lado.
Tenho duas filhas e sempre pergunto como elas gostariam que os professores atuassem na aula. Com esse retorno, tenho ampliado minhas manhãs com atividades inovadoras, que buscam unir a prática e usar os livros para transformar a aula teórica de forma desafiadora.
O professor Marcos Rogério Silvestre me possibilitou conhecer, estudar e aprofundar meus conhecimentos no modelo do Projeto Âncora. Aprendemos com os demais colegas de trabalho e, principalmente, com o educador José Pacheco sobre autonomia, diversas formas de avaliar uma criança e como ter um momento de escuta para saber o apelo de cada um dos nossos grandes gênios. Cada um é diferente, aprende de uma forma diferente e gosta de coisas diferentes.
Mesmo trabalhando em uma pequena comunidade pesqueira, encontro pais gratos pela educação global dos seus filhos. Eles se envolvem em pequenas ações e também contam que percebem uma mudança de comportamento e atitudes por parte das crianças. Com uma educação emocional e afetiva, tento preparar as crianças para um mundo novo.
SANDRA CRISTINA DA SILVA CASSIANO
Sou pedagoga, psicopedagoga clínica é institucional, coordenadora pedagógica, orientadora educacional, professora na sala de AEE atendimento educacional especializa na sala...

Outubro Rosa

Falta conhecimento sobre causas e diagnóstico do câncer de mama no Brasil

No Outubro Rosa, estudo revela que brasileiras acreditam mais no autoexame do que na mamografia e não sabem quais os grandes fatores de risco desse tumor



Pesquisa revela que ainda há dúvidas sobre os fatores de risco e diagnóstico do câncer de mama no Brasil. 
Apesar dos avanços desde as primeiras ações do Outubro Rosa no Brasil, em 2002, há muita desinformação sobre as causas e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Foi o que concluiu uma pesquisa encomendada pelo Coletivo Pink, do laboratório Pfizer.
O levantamento “Câncer de mama hoje: como o Brasil enxerga a paciente e sua doença?” foi conduzido pelo Ibope Inteligência. Foram entrevistadas 1 040 mulheres e 960 homens da cidade de São Paulo e das regiões metropolitanas de Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Curitiba através de uma plataforma online.
“O resultado vai ser útil para direcionar as próximas campanhas. Mesmo após mais de 15 anos de Outubro Rosa, tem muita coisa que os brasileiros não sabem”, comenta a oncologista Marina Sahade, do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

A importância da mamografia

Uma das mensagens propagadas pela ação anual é a de realizar o autoexame. Qualquer alteração (caroço, corrimento, deformação, coceira) pode ser indício da doença.

No entanto, a maneira mais eficaz de diagnosticá-la precocemente é a mamografia. Isso torna preocupante o achado da pesquisa de que 77% das mulheres confiam mais na própria avaliação em casa.
“O autoexame é importante e tem que ser feito. Mas a mamografia detecta tumores menores, quando eles ainda têm milímetros. A chance de cura nesse momento é muito maior”, alerta Marina.
E mais: 53% das entrevistadas acreditam que, quando a mamografia não encontra alterações, é desnecessário repetir o procedimento no futuro. “O Ministério da Saúde recomenda que toda mulher acima dos 50 anos faça esse exame a cada dois anos. Já a maioria das sociedades médicas orienta que ele seja realizado anualmente a partir dos 40 anos”, ensina a oncologista.

Os fatores de risco do câncer de mama

A pesquisa também revela uma falta de entendimento sobre o que provoca essa enfermidade: 73% das participantes acreditam que a grande causa é a herança genética.
“Na verdade, ela corresponde a menos de 10% dos casos”, esclarece Marina. “O estilo de vida que é preponderante. Obesidade e sedentarismo são os fatores mais importantes”, informa Marina. Porém, apenas 23% do público feminino sabe disso.
Outras questões aumentam a probabilidade de desenvolver o câncer de mama. “Ter uma menopausa tardia ou uma primeira menstruação mais cedo, não ter filhos, não amamentar, abusar de álcool e consumir alimentos processados”, lista a doutora.
Quando se trata desses fatores, também há desinformação entre mulheres e homens:
  • Apenas 10% dos brasileiros conhecem a relação desse tumor com bebidas alcoólicas
  • 54% não sabem ou não creem que comer carne processada e embutidos está associado à doença
  • 53% acham que quem começa a menstruar antes dos 12 anos não corre um risco maior
  • Somente 13% pensam que a menopausa tardia eleva o perigo
Além disso, mitos antigos persistem. Há quem ache que esquentar alimentos no micro-ondas está ligado à enfermidade (31%) e quem desconfie de que usar sutiã com bojo aumenta a possibilidade de câncer de mama (39%). Isso simplesmente não é verdade.
“Existe muita notícia falsa e explicações incorretas na internet. É necessário disseminar informação de qualidade”, conclui a oncologista.

INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...