quinta-feira, 23 de novembro de 2023

NATALÉ...

Natal é muito mais que enfeites, presentes, festas, luzes e comemorações...

Natal quer dizer nascimento, vida, crescimento...

E o Natal de Jesus tem um significado muito especial para o Mundo.

Geralmente não se comemora o nascimento de alguém que morreu há mais de dois milênios, a menos que esse nascimento tenha algo a nos ensinar.

Assim pensando, o Natal de Jesus deve ser meditado todos os dias, e vivido da melhor maneira possível.

Se assim é, devemos convir que Natal é muito mais do que preencher um cheque e fazer uma doação a alguém que necessita dessa ajuda.

É muito mais do que comprar uma cesta básica e entregar a uma família pobre...

É muito mais que a troca de presentes, tão costumeira nessa época.

É muito mais que reunir a família e cantar.

É muito mais que promover o jantar da empresa e reunir patrões e empregados em torno da mesma mesa.

A verdadeira comemoração do Natal de Jesus é a vivência de Seus ensinos no dia-a-dia.

É olhar nos olhos daqueles que convivem conosco e buscar entender, perdoar, envolver com carinho esses seres humanos que trilham a mesma estrada que nós.

É se deter diante de uma criança e prestar atenção no que os seus olhos dizem sem palavras...

É sentir compaixão do mais perverso criminoso, entendendo que ele é nosso irmão e que se faz violento porque desconhece a paz.

É preservar e respeitar a natureza que Deus nos concede, como meio de progresso, e fazer esforços reais para construir um mundo melhor.

O Natal é para ser vivido nos momentos em que tudo parece sucumbir...

Nas horas de enfermidades, nas horas em que somos traídos, que alguém nos calunia, que os amigos nos abandonam...

Tudo isso pode parecer estranho e você até pode pensar que essas coisas não têm nada a ver com o Natal.

No entanto, Jesus só veio à Terra para nos ensinar a viver, e não para ser lembrado de ano em ano, com práticas que não refletem maturidade, nem desejo sincero de aprender com Essa Estrela de primeira grandeza...

Ele viveu o amor a Deus e ao próximo...

Ele viveu o perdão...

Sofreu calúnias, abandono dos amigos, traição, injustiças variadas...

Dedicou Suas horas às almas sedentas de amor e conhecimento, não importando se eram ricos ou pobres, justos ou injustos, poderosos ou sem prestígio nenhum.

Sua vida foi o maior exemplo de grandeza e sabedoria.

Por ser sábio, Jesus jamais estabeleceu qualquer diferença entre os povos, não criou nenhum templo religioso, não instituiu rituais nem recomendou práticas exteriores para adorar a Deus ou como condição para conquistar a felicidade.

Ele falava das verdades que bem conhecia, das muitas moradas da Casa do Pai, da necessidade de adorar a Deus em Espírito e Verdade, e não aqui ou ali, desta ou daquela forma.

Falou que o Reino dos Céus não tem aparências exteriores, e não é um lugar a que chegaremos um dia, mas está na intimidade do ser, para ser conquistado na vivência diária.

E é esse reino de felicidade que precisa ser buscado, aprendido e vivido nos mínimos detalhes, em todos os minutos de nossa curta existência...

 

Bem, Natal é tudo isso...

É vida, e vida abundante...

É caminho e verdade...

É a porta...

É o Bom Pastor...

É o Mestre...

É o maior Amigo de todos nós.

Pense em tudo isso, e busque viver bem este Natal...

 

 

Equipe de Redação do Momento Espírita.

Canção de Natal historia de natal




Era a véspera de Natal do ano de 1818. Em Hallein, nos Alpes austríacos, o padre Joseph Mohr lia a Bíblia.

Quando se detinha nos versículos que se referiam às palavras do visitante celeste aos pastores de Belém: Eis que vos trago uma boa nova, que será de grande alegria para todo o povo: hoje nasceu o Messias, o Esperado..., bateram à porta.

Uma camponesa pedia que fosse abençoar o filho de uns pobres carvoeiros, que acabara de nascer. O padre colocou as botas de neve, vestiu seu abrigo. Atravessou o bosque, subiu a montanha.

Em pobre cabana de dois cômodos, cheia de fumaça do fogão, encontrou uma mulher com seu filho nos braços. A criança dormia.

O padre Mohr deu sua bênção ao pequeno e à mãe. Uma estranha emoção começou a tomar conta dele. A cabana não era o estábulo de Belém, mas lhe fazia lembrar o nascimento de Jesus.

Ao descer a montanha, de retorno à paróquia, as palavras do Evangelho pareciam ecoar em sua alma.

Aproximando-se da aldeia, pôde observar os archotes que brilhavam na noite, disputando seu brilho com o das estrelas.

Era o povo que seguia para a igreja, a fim de celebrar, ali, em oração, o aniversário do Divino Menino. A milenária promessa de paz vibrava no silêncio do bosque e no brilho das estrelas.

Padre Mohr não conseguiu dormir naquela noite. Febricitante, ergueu-se do leito, tomou da pena e escreveu um poema, externando o que lhe ía na alma.

Pela manhã procurou o maestro Franz Gruber, seu amigo. Mostrou-lhe os versos.

O maestro leu o poema e disse, entusiasmado: Padre, esta é a canção de Natal de que necessitamos!

Compôs a música para duas vozes e guitarra, porque o órgão da igreja, o único na localidade, estava estragado.

No dia de Natal de 1818, as crianças se reuniram, debaixo da janela da casa paroquial, para ouvir o padre Mohr e o maestro Gruber cantar.

Era diferente de tudo quanto haviam escutado. Noite de paz, noite de amor...

Dias depois, chegou ao povoado o consertador de órgão. Consertado o instrumento da igreja, o maestro Gruber tocou a nova melodia, acompanhado pela voz do padre.

O técnico em consertos de órgão era também um excelente musicista e bem depressa aprendeu letra e música da nova canção.

Consertando órgãos por todos os povoados do Tirol, como gostasse de cantar, foi divulgando a nova Canção de Natal. Não sabia quem a tinha composto pois nem o padre Mohr, nem o maestro Gruber lhe tinham dito que eram os autores.

Entre muitos que aprenderam a Canção, quatro crianças, os irmãos Strasser passaram a cantá-la.

O diretor de música do Reino da Saxônia, em ouvindo-lhes as vozes claras e afinadas, se interessou por eles e os levou a se apresentarem, num concerto.

A fama dos pequenos cantores se espalhou por toda a Europa e a Canção apaixonava os corações.

Mas ninguém sabia dizer quem era o autor.

Foi um maestro de nome Ambrose quem conseguiu chegar até Franz Gruber.

Haviam se passado mais de trinta anos. E a história do surgimento da Canção de Natal foi escrita em 30 de dezembro de 1854.

Não são conhecidas outras músicas de Franz Gruber. A Noite de paz parece ter sido sua única produção.

Não será possível crer que as vozes do céu, que se fizeram ouvir na abençoada noite do nascimento de Jesus, tivessem inspirado os versos e a primorosa melodia para que nós, os homens, pudéssemos cantar com os mensageiros celestes, dizendo da nossa alegria com a comemoração, a cada ano, do aniversário do nosso Mestre e Senhor?

 

Redação do Momento Espírita, com dados colhidos no livro Remotos
cânticos de Belém, de Wallace Leal Rodrigues, ed. O clarim.
Disponível no CD Momento Espírita Especial de Natal, v. 15, ed. FEP.
Em 24.12.2013.

 

Escute o áudio deste texto

INHAME ALIMENTO SAUDAVEL

DEVEMOS, PRESTAR MAIS ATENÇÃO AOS ALIMENTOS QUE ESTÃO AO NOSSO ALCANCE E PODE NOS BENEFICIAR, APENAS COM O CONHECIMENTO. BUSQUE, CONHEÇA,ENTENDA

Inhame, também conhecido como cará em algumas regiões do país

Inhame, também conhecido como cará em algumas regiões do país - Divulgação
Tubérculo tem várias propriedades medicinais e rende ótimas receitas 

Natural do continente africano, o inhame faz parte da base da alimentação na África Central, especialmente na Nigéria, maior produtor mundial, com cerca de três milhões de hectares.

No Brasil cultiva-se dois tipos da planta: o inhame e o inhame-roxo, também conhecido como cará em algumas regiões do país, o último é encontrado principalmente no Nordeste, maior produtora e também consumidora da raiz. Uma única planta desse tubérculo pode produzir mais de 20Kg de inhame por vez. Por ser de clima tropical, ele desenvolve-se bem em regiões quentes e úmidas


É uma importante fonte de carboidratos e por ter uma quantidade significativa de fibras, não eleva as taxas de glicemia do corpo. Assim seu consumo é sugerido para pessoas com diabetes ou que buscam uma reeducação alimentar. Além disso, ele tem boas quantidades de vitamina C e vitaminas do complexo B (como B1, B3, B5, B6 e B9) importantes para o funcionamento do organismo e também para o fortalecimento do sistema imunológico.  Ele possui baixo teor de gordura sendo reconhecido por ajudar a limpar o sangue.

Pode ser consumido cozido, frito e assado em pirão, sopas, cremes, pães, bolos, biscoitos, panquecas e tortas. 

Uma dica importante no armazenamento é não guardar o inhame na geladeira pois ele absorve umidade e amolece. O melhor é mantê-lo em lugar fechado, seco e escuro se não você pode se surpreendido, porque assim como a batata, o inhame brota ao ficar exposto à luz do sol.

Edição: Anelize Moreira







COMO USAR O VINAGRE E O BICARBONATO NA LIMPEZA DA CASA E DAS ROUPAS

 


Produtos de limpeza industrializados costumam ser específicos para uma função. Com isso, gastamos cada vez mais dinheiro para conseguir ter em casa todos os produtos necessários. Além de serem mais caros, os produtos de limpeza disponíveis no mercado são mais agressivos e quase sempre contêm substâncias perigosas e nem sempre tão eficazes quanto o vinagre e o bicarbonato de sódio.Quando utilizamos produtos caseiros e naturais, além de economizar, ajuda muito no caso dos alérgicos a produtos de limpeza.

vinagre e o bicarbonato de sódio são dois produtos simples e baratos que fazem milagres na hora de limpar a casa e as roupas. O vinagre branco, por exemplo, é poderoso na hora de matar germes, tirar manchas e dissolver gorduras, já o bicarbonato de sódio extermina bactérias e ajuda a eliminar manchas.

O vinagre é ácido e adstringente, por essa razão é um excelente produto de limpeza, mas pode causar irritabilidade se não for diluído em água. Portanto, nunca use o produto puro. O vinagre é um ingrediente comum nos limpadores comerciais. Outros cuidados típicos devem ser tomados, como: deixar o produto longe de crianças e evitar contato com mucosas durante o uso. Fora isso, ele é um produto completamente inofensivo. O vinagre utilizado para estes fins deve ser  o de vinho branco.

Essas são algumas das utilidades desses poderosos aliados no nosso dia a dia, e que não podem faltar nos nossos produtos de limpeza.


Vamos citar algumas das muitas utilidades desses dois agentes multiusos.

  • Limpeza do chão

limpando o chão - COMO USAR O VINAGRE E O BICARBONATO NA LIMPEZA DA CASA E DAS ROUPAS

Para usá-lo como limpador em casa, basta passar um pano seco para remover o pó e depois adicionar uma mistura de ½ copo de água e ½ copo de vinagre em um recipiente e espirrar na superfície seca. O vinagre é um removedor de gorduras e não deixa resíduo. Porém, não é aconselhável em revestimentos de verniz e cera, pois ele pode prejudicar a textura da área. O vinagre deixa um leve cheiro, no entanto o aroma não permanece por muito tempo e é importante diluir o produto com água na proporção de 1:1 para que o cheiro não fique muito forte.  Combina com bicarbonato de sódio e sal. O segundo é ideal para a limpeza de superfícies metálicas.

  • Como desodorizador de roupas e ambientes

tirando odor das roupas - COMO USAR O VINAGRE E O BICARBONATO NA LIMPEZA DA CASA E DAS ROUPAS

Pode ser usado para retirar cheiro de tabaco de estofados e armários. Durante a lavagem, seja na máquina ou à mão, acrescente 100 ml de vinagre de vinho branco na água junto com o sabão líquido.

  • Limpar janelas e espelhos

limpando os vidros - COMO USAR O VINAGRE E O BICARBONATO NA LIMPEZA DA CASA E DAS ROUPAS

Use 100 ml de vinagre de qualquer tipo, ½ balde de água e Jornal velho. Use um pano umedecido com a mistura para tirar o grosso da sujeira nas janelas. Logo após, retire o excesso de umidade com jornal até que o vidro seque completamente.

  • Limpar limo

vinagre pia - COMO USAR O VINAGRE E O BICARBONATO NA LIMPEZA DA CASA E DAS ROUPAS

Para retirar o limo que se acumula nas partes úmidas da pia ou banheiro é aconselhável uma solução mais concentrada (1:1), essa proporção é muito boa para desengordurar o fogão e forno.Mas nada de jogar a solução fora, basta encontrar uma garrafa de plástico usada e guardar o produto para a próxima faxina.

  • Retirar o mofo

tirando mofo com vinagre - COMO USAR O VINAGRE E O BICARBONATO NA LIMPEZA DA CASA E DAS ROUPAS

Use 240 ml de vinagre branco; 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio. Misture os dois ingredientes em um recipiente grande, pois a solução deve borbulhar bastante. Após borbulhar, coloque a mistura em um borrifador para aplicar e borrife a solução nos objetos mofados, deixando agir por mais ou menos 10 minutos. Depois, seque o local com um pano limpo. Esse processo deve ser repetido uma vez por mês.

  • Deixar as roupas mais brancas

roupabranca - COMO USAR O VINAGRE E O BICARBONATO NA LIMPEZA DA CASA E DAS ROUPAS

 

Quando for lavar roupas brancas, acrescente um pouco de bicarbonato na máquina, assim elas ficarão ainda mais branquinhas.

  • Tirar manchas amareladas na roupa

lavando roupa 300x168 - COMO USAR O VINAGRE E O BICARBONATO NA LIMPEZA DA CASA E DAS ROUPAS

Use 1 colher de sopa de vinagre de álcool branco;1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. Faça uma pasta com os ingredientes. Com o tecido seco, espalhe sobre a parte amarelada da roupa e deixe descansar por uma hora. Depois, coloque a roupa na máquina de lavar e lave-a normalmente.

  • Retirar odores da geladeira ou do freezer

limpando geladeira - COMO USAR O VINAGRE E O BICARBONATO NA LIMPEZA DA CASA E DAS ROUPAS

Use 1 colher de sopa de bicarbonato;1 litro de água morna. Misture e passe dentro do local. O Bicarbonato de sódio também ajuda a tirar cheiro ruim de geladeira e desgrudar sujeira da panela.

  • Limpeza do cano de pia

limpando cano de pia - COMO USAR O VINAGRE E O BICARBONATO NA LIMPEZA DA CASA E DAS ROUPAS

Use 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e ½ xícara de vinagre. Misture os dois e coloque a solução no cano entupido, dependendo do motivo do entupimento, a mistura pode não funcionar.

  • Higienizar recipientes e eliminar odores

limpar a tabua de carne - COMO USAR O VINAGRE E O BICARBONATO NA LIMPEZA DA CASA E DAS ROUPAS

Use 3 colheres (sopa) de bicarbonato; ½ colher (sopa) de hipoclorito de sódio;1 litro de água. Junte os ingredientes e passe a solução nos recipientes que você deseja higienizar, como tábuas de carne, cascas de frutas e legumes, cestos de lixo, entre outros. Deixe-os de molho por duas horas e enxágue.

  • Limpeza do micro-ondas

limpar microondas com vinagre - COMO USAR O VINAGRE E O BICARBONATO NA LIMPEZA DA CASA E DAS ROUPAS

Coloque o bicarbonato de sódio em uma esponja limpa e úmida e passe-a suavemente dentro e fora do micro-ondas sem arranhar (use o lado amarelo da esponja).

  • Para limpar pentes, escovas de dentes e de cabelo

vinagre escova - COMO USAR O VINAGRE E O BICARBONATO NA LIMPEZA DA CASA E DAS ROUPAS

Use 500ml de água morna; 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Mergulhe o que você deseja limpar nessa solução e deixe repousar durante algumas horas. Lave normalmente e deixe secar ao ar livre.

  • Aumentar a eficácia do sabão de lavar roupas

vinagre roupa 1 - COMO USAR O VINAGRE E O BICARBONATO NA LIMPEZA DA CASA E DAS ROUPAS

Coloque ½ xícara de bicarbonato de sódio. Acrescente ao sabão de roupas o bicarbonato a cada lavagem para tornar mais fácil a limpeza das roupas e econômica, pois com o bicarbonato, não é mais necessário colocar tanto sabão na hora da lavagem.

  • Limpar cortinas de chuveiro

cortina de chuveiro - COMO USAR O VINAGRE E O BICARBONATO NA LIMPEZA DA CASA E DAS ROUPAS

 

Coloque o bicarbonato de sódio diretamente em uma esponja limpa e úmida ou escova e passe na cortina.

  • Limpar vidros e telas de TV e computador

limpeza casa vinagre - COMO USAR O VINAGRE E O BICARBONATO NA LIMPEZA DA CASA E DAS ROUPAS

Para limpar a parte interna do guarda roupas e o berço do bebê, temos que ter um borrifador com o vinagre sempre às mãos. Aquele bolor branco que aparece em tempos de chuvas, logo é dissipado em todos os armários.

  • Remover manchas amareladas do vaso sanitário

limpando vaso - COMO USAR O VINAGRE E O BICARBONATO NA LIMPEZA DA CASA E DAS ROUPAS

Despeje vinagre de vinho branco no vaso sanitário e deixe agir por 30 minutos. Coloque um pouco de bicarbonato de sódio em uma escova para limpeza de vasos e esfregue as áreas manchadas. Depois de mais 30 minutos, é só dar descarga.

LIMPEZA BRNCURA

 

A mistura destes ingredientes promete deixar a roupa 10 vezes mais branca

História por Notícias ao Minuto Brasil  • 16h



Você sabia que é possível lavar roupas brancas com uma solução caseira que ajuda a economizar água e energia? Além disso, essa solução também ajuda a proteger as roupas dos danos causados pela utilização contínua da máquina de lavar.

Para fazer essa solução, você vai precisar de:

Sal grosso

Bicarbonato de sódio

Vinagre branco

Modo de preparo:

Em um recipiente, misture partes iguais de sal grosso e bicarbonato de sódio.

Adicione uma colher de sopa de vinagre branco por cada duas colheres de sopa da mistura seca.

Misture bem todos os ingredientes até que eles estejam bem integrados.

Encha um balde com água morna e adicione a mistura de sal, bicarbonato e vinagre.

Coloque as roupas brancas no balde e deixe de molho por cerca de 30 a 60 minutos.

Esfregue delicadamente as áreas mais amareladas ou manchadas das peças.

Enxágue as roupas com água limpa para remover todos os resíduos da mistura.

Como funciona?

O sal grosso ajuda a remover as manchas e a sujeira, enquanto o bicarbonato de sódio ajuda a clarear as roupas. O vinagre branco, por sua vez, ajuda a remover odores e amaciar as roupas.

Dicas:

- Para obter melhores resultados, use roupas brancas que não estejam muito sujas.

 Se as roupas estiverem muito sujas, você pode deixar elas de molho por mais tempo.

- Se as roupas estiverem manchadas, você pode esfregar as manchas com mais força.

Experimente essa solução caseira e veja a diferença!

INICIO

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE UM FILTRO DE BARRO.

  O filtro de barro além de dar um toque rústico à sua cozinha, ele é conhecido por proporcionar uma das águas mais puras e saudáveis. Mas, ...